Eu inicialmente achei que o problema todo se resumia a gastos de condomínio ou algo simplezinho, mas o buraco é bem mais embaixo. O que quero dizer é que esse negócio de tubulação passa não um cabinho de nada, vem de operadora diferente que pode até não estar mais em uso (mas a VIVO não pode mexer)... enfim, é uma salada (e pra piorar são dois edifícios na mesmíssima área) e pra desobstruir eu não sei qual a mágica que vai rolar, porque se for o que eu vi nesse primeiro dia então já era pra mim. O problema é que não tem caixa no chão, aparentemente é tudo esgoto ou se ficarem quebrando é arriscado romper tubulação de água.
Outro ponto, provavelmente esse equipamento que detecta cabo subterrâneo é extremamente caro e duvido e muito que aqui no Brasil em que querem cortar até gasto com cafezinho a operadora se anime em obter. A questão não é apenas o gasto, é a complexidade de uma obra dessas e como eu disse antes é fantasia querer fazer algo desse tipo pra um morador só, aliás, nem se todos os 6 quisessem ao mesmo tempo acho que mandariam fazer, porque aí se trata de uma tubulação que percorre uns 10 metros até sair do edifício e ir pra rua.
Vou dar um exemplo de como não é pratico fazer o que a VIVO quer (no final do meu post). E pra não ficar só nos textos vou postar até mesmo fotos aqui de dentro.
Eu tirei umas em melhor qualidade só pra vcs terem uma ideia da situação. Não vou exibir cada foto diretamente no tópico pra não ficar ruim a visualização, então é só clicar em cada link e mandar ampliar.
Vou colocar isso tudo só pra que vcs entendam o porquê eu critico tanto. Vou enumerar cada observação pra facilitar.
1) Essa foto é da visão que eu tenho quando desço as escadas do meu apto (localizado no primeiro andar). O armário preto (onde estão as operadoras) fica logo à esquerda.
2) E esse é o tal armário. Reparem que entram 3 cabos na tubulação.
O que a VIVO quer? Enfiar o cabo de fibra dela, pra só depois colocar isso aqui nesse armário preto:
A tal "central", que eu comentei. Então qual é a dificuldade? É que o cabo vindo da rua está obstruído até chegar nesse local onde os 3 acima estão entrando na tubulação.
E o que a VIVO fez até agora? Eles querem saber onde está a caixa no solo do edifício, pra poder desobstruir. Mas não acharam.
3) Isso aqui é uma vista já do lado de fora. Dá pra ver o armário dos cabos das operadoras lá dentro:
Essa foto é melhor ainda, pois aí dá pra ver que o armário está de frente pra garagem:
4) E aqui já do lado de fora dá pra ver o que tem do lado direito desse armário: a caixa contendo os relógios de energia elétrica de todos os moradores.
5) Esse ângulo da foto é justamente de frente pro armário, mas do lado de fora. Esse piso vermelho é da garagem dos carros.
Então pela lógica a tubulação está SIM saindo no piso da garagem. Mas obviamente ela está fazendo a curva para outro local do edifício.
6) Agora prestem atenção nessa foto:
Ela é uma vista distante dessa garagem e do piso que está do lado direito dela. Dá pra ver ao fundo (canto superior direito) exatamente onde quebraram o chão.
Outras vistas dessa garagem:
Nessa foto abaixo eu vou dar um zoom exatamente onde rolou a picaretada e quase rompem a tubulação de água:
(O que prova que não dá pra ficar abrindo sem pensar duas vezes. O rapaz teve cuidado e não aconteceu nada, mas ele mesmo advertiu)
Lembrem-se: do lado direito do quadro de relógios de energia. E do lado direito do armário das operadoras, já saindo.
Por outro ângulo:
7) A foto abaixo é a mais importante:
Estão vendo que há uma caixa dágua ali do lado direito do poste (e esquerdo da coluna)? Sabem por onde a tubulação está entrando?
Por aqui:
Mas isso já é do lado de fora do edifício, já na calçada da rua, onde entram cabos de poste. Então ela está entrando aí (foto acima, onde circulei) e obstruindo até chegar ao tal armário preto. Tudo isso debaixo da terra, lógico, não dá pra ver tubulação alguma dentro do prédio.
Outros ângulos:
Em diagonal:
8) Por fim como teria sido a instalação se tivessem concordado no esquema de varal...
E por que não é prático? Vamos lá...
- Porque a VIVO certamente não tem o tal equipamento (pesquisem por GEORRADAR, vejam o vídeo do Youtube postado anteriormente) pra detectar por onde o cabo (ops, os 3 que estão entrando no armário PRETO) está(ão) passando. Tentaram passar um guia vindo lá de fora, mas tanto de fora como de dentro (pelo armário preto)... falhou.
O guia não está chegando onde precisa.
Aí vieram quebrar o chão ou querer abrir caixa que fica no piso. Mas até agora só se viu caixa de esgoto/água.
E pode ser que nem exista caixa alguma. Podem ter construído esse edifício sem isso.
- Em algum local desse piso da garagem ou do lado direito dele (esquerdo não é!) essa tubulação está passando. Mas o que a VIVO fará? Quebrar o chão todo pra abrir a tubulação e desfazer o enrosco (obstrução)? Não vejo como.
Vão mandar construir outra tubulação? Quebrar 10 ou mais metros de piso só pra isso?
- Digamos que o problema esteja no piso da garagem, esse vermelho. Digamos também que ele venha em linha reta e faça a curva apenas ao chegar ali onde fiz o círculo. Mesmo que o síndico mande quebrar isso implica em impedir que carros estacionem nessa área, e não por 2 horas, mas talvez por DIAS. Se algo assim for necessário já dá pra esquecer pois por esse transtorno ninguém passará.
E isso que é só pra mim, hein...
Esse é o resumo da ópera.