[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

No meu modem antigo (Mitrastar) desativar o Ipv6 resolveu todos os problemas que eu tinha com a net... só troquei porque a fonte dele queimou mesmo...

Uma possibilidade é o q software dele tava bugado. Implementaram o suporte, mas nem testaram, e deixaram ferrado mesmo.

Eu tô começando a aprender sobre IPv6 agora, justamente pq descobri q tava em CGNAT. Já estamos começando o período de IPv4 ficando raro. CGNAT pode te atender, ou vc achar q atende, mas é melhor num adiar ter IPv6 funcionando. Desativar ele então, pior ainda.
 
Pessoal, sei que para ter um ping baixo existem vários fatores, desde hardware, velocidade nas duas pontas, e principalmente uma boa configuração do roteador/modem. Além do que já fiz, vocês podem me ajudar com alguma outra dica de configuração? Vide abaixo minha estrutura hoje:

PING-Anota-o-2019-08-16-113345.jpg


Vivo Fibra 200 Mb

Modelo Roteador Vivo GPT-2541GNAC-N2: configurado em bridge, dhcp desativado, WDS desativado, Wifi 2.4 e 5ghz desativados. Quando criei a conexão bridge em Wan Service, coloquei o Vlan8021p = 0 e o VlanMuxid = 600 (pois o 10 não funcionou).

Roteador TpLink Archer C8 v2 autenticando o ppoe, WDS desativados, Dhcp ativado, Wi-fi 2.4 e 5ghz ativados.

Consigo de alguma forma cair esse ping da imagem? Ontem estava batendo 39 ms então resetei tudo e reconfigurei, melhorando mais. Porém eu queria chegar o mais próximo do 0 possível.
 
Pessoal, sei que para ter um ping baixo existem vários fatores, desde hardware, velocidade nas duas pontas, e principalmente uma boa configuração do roteador/modem. Além do que já fiz, vocês podem me ajudar com alguma outra dica de configuração? Vide abaixo minha estrutura hoje:

PING-Anota-o-2019-08-16-113345.jpg


Vivo Fibra 200 Mb

Modelo Roteador Vivo GPT-2541GNAC-N2: configurado em bridge, dhcp desativado, WDS desativado, Wifi 2.4 e 5ghz desativados. Quando criei a conexão bridge em Wan Service, coloquei o Vlan8021p = 0 e o VlanMuxid = 600 (pois o 10 não funcionou).

Roteador TpLink Archer C8 v2 autenticando o ppoe, WDS desativados, Dhcp ativado, Wi-fi 2.4 e 5ghz ativados.

Consigo de alguma forma cair esse ping da imagem? Ontem estava batendo 39 ms então resetei tudo e reconfigurei, melhorando mais. Porém eu queria chegar o mais próximo do 0 possível.
Aqui geralmente fica entre 1~5ms dependendo do host em que o teste é executado, sabe o que isso significa?
xbvllz.jpg

A latência nessa pagina é apenas uma referência, o importante é que em outros serviços que você utiliza -e que dependam disso- esteja tudo certo (leia-se: baixo e/ou estável).

De toda forma, este teste foi feito via cabo ou WiFi ? Experimentou remover o C8 da rede (voltar o Mitrastar para o padrão) e executar o mesmo teste pra ver se há diferença?

Tenho um palpite de que o TP-Link esteja causando isso.
 
Vocês veem como eu tenho razão em reclamar, a Vivo veio aqui e em menos de 2h foram embora porque o cabo vindo da rua não passou pela tubulação até chegar ao armário do edifício... vamos ver se irão voltar... queriam descobrir uma caixa no solo e quebraram o chão em uns 3 pontos com picareta, sem sucesso. Ficaram de ligar novamente e voltar. O cabo não passa porque já tem 3 entrando, um deles da NET, de cor preta, bem grosso. Mas aí eu pesquisei um pouco melhor e descobri que existe um equipamento chamado GEORRADAR que em teoria descobre sim onde o cabo está passando



Como demonstra esse vídeo acima. Isso evitaria ter que ficar quebrando o chão e até arriscar a romper tubulação de água. Mas quem disse que uma operadora dessas vai gastar com algo assim? Ora, se está tão preocupada em proteger o cabo (isso chega a ser até piada, pois o cabo enterrado só falta ser chamado de submarino, garanto que se ficasse pendurado como um varal sofreria menos), em fazer tudo isso só pra deixar uma central dela pro edifício inteiro, então no mínimo, no mínimo mesmo deveria ter algo assim, pra justamente evitar ter que quebrar o chão todo até achar uma caixa que provavelmente nem existe, é possível que venha da rua direto e a única maneira de desobstruir seja quebrando uns 10 metros de chão e construindo outra tubulação no lugar.

Puta quel pariowl, um trabalho fodido desses, um transtorno enorme só porque os gatunos da VIVO não podem instalar pra uma pessoa só, eles tem porque tem que instalar a centralzinha pra servir todo mundo, mesmo que fique provado por A+B que a estrutura do prédio não comporta. Eu acho que até dava antes, mas vejam só, edifício de 40 anos não foi construído pra ficar passando 50 cabos de operadoras diferentes, digamos que a NET tenha passado o dela há 10 anos, por isso é que hoje não rola mais enfiar cabo de fibra. Além disso debaixo da terra o cabo está fazendo certamente uma curva em algum lugar, ele não vem em linha reta.

E vocês ainda ficam defendendo esse tipo de sacanagem e fingem não entender que a inviabilidade técnica aí É POR PURA E SIMPLES GANÂNCIA da operadora. O Brasil realmente não é pra amadores...
 
uta quel pariowl, um trabalho fodido desses, um transtorno enorme só porque os gatunos da VIVO não podem instalar pra uma pessoa só, eles tem porque tem que instalar a centralzinha pra servir todo mundo, mesmo que fique provado por A+B que a estrutura do prédio não comporta. Eu acho que até dava antes, mas vejam só, edifício de 40 anos não foi construído pra ficar passando 50 cabos de operadoras diferentes, digamos que a NET tenha passado o dela há 10 anos, por isso é que hoje não rola mais enfiar cabo de fibra. Além disso debaixo da terra o cabo está fazendo certamente uma curva em algum lugar, ele não vem em linha reta.

Concordo q eles precisam usar algum tipo de ultrassom pra identificar onde tá passando e furar só lá. Mas tb qqr buraco q exista deve ter uma tampa né, se num tem tampa é pq num existe.

Aqui a fiber fez curva pra tudo q é lado, subindo e descendo parede de volta, sendo puxada com força pq o tubo é estreito. Tiveram q tirar o coaxial de TV q o morador antigo instalou e aproveitaram pra usar ele de guia.

Acredito q oq eles querem é deixar a fiber isolada, longe de vandalismo. Água num vai estragar ela, mas cimento solto vai.

Eu continuo na opinião q eles estão pelo menos no momento preferindo perder vendas e obrigar os prédios a sequarem. Os q fizerem, vão estar prontos por décadas, e a empresa vai ter fiber lá, segura e sem manutenção.

Se a tubulação aí tá ruim, seja entupida com cimento ou estreita d+ pra passar mais cabos, o jeito é mesmo quebrar tudo e reformar. Sem interesse de outros moradores fica difícil mesmo, talvez em mais 10 anos mais gente tenha interesse.
 
Pessoal, sei que para ter um ping baixo existem vários fatores, desde hardware, velocidade nas duas pontas, e principalmente uma boa configuração do roteador/modem. Além do que já fiz, vocês podem me ajudar com alguma outra dica de configuração? Vide abaixo minha estrutura hoje:


Vivo Fibra 200 Mb

Modelo Roteador Vivo GPT-2541GNAC-N2: configurado em bridge, dhcp desativado, WDS desativado, Wifi 2.4 e 5ghz desativados. Quando criei a conexão bridge em Wan Service, coloquei o Vlan8021p = 0 e o VlanMuxid = 600 (pois o 10 não funcionou).

Roteador TpLink Archer C8 v2 autenticando o ppoe, WDS desativados, Dhcp ativado, Wi-fi 2.4 e 5ghz ativados.

Consigo de alguma forma cair esse ping da imagem? Ontem estava batendo 39 ms então resetei tudo e reconfigurei, melhorando mais. Porém eu queria chegar o mais próximo do 0 possível.
Bem simples de resolver, testa no servidor de SP/RJ/BH, se der mais baixo é porque sua rota está dando voltas, deve primeiro ir para BH ou SP e após isso voltar para Uberlândia.
Esse provedor do Speedtest não deve ter rota direto com a Vivo na localidade, causando esse ping mais alto.

Um IX na sua cidade talvez resolveria o problema.
 
Eu inicialmente achei que o problema todo se resumia a gastos de condomínio ou algo simplezinho, mas o buraco é bem mais embaixo. O que quero dizer é que esse negócio de tubulação passa não um cabinho de nada, vem de operadora diferente que pode até não estar mais em uso (mas a VIVO não pode mexer)... enfim, é uma salada (e pra piorar são dois edifícios na mesmíssima área) e pra desobstruir eu não sei qual a mágica que vai rolar, porque se for o que eu vi nesse primeiro dia então já era pra mim. O problema é que não tem caixa no chão, aparentemente é tudo esgoto ou se ficarem quebrando é arriscado romper tubulação de água.

Outro ponto, provavelmente esse equipamento que detecta cabo subterrâneo é extremamente caro e duvido e muito que aqui no Brasil em que querem cortar até gasto com cafezinho a operadora se anime em obter. A questão não é apenas o gasto, é a complexidade de uma obra dessas e como eu disse antes é fantasia querer fazer algo desse tipo pra um morador só, aliás, nem se todos os 6 quisessem ao mesmo tempo acho que mandariam fazer, porque aí se trata de uma tubulação que percorre uns 10 metros até sair do edifício e ir pra rua.

Vou dar um exemplo de como não é pratico fazer o que a VIVO quer (no final do meu post). E pra não ficar só nos textos vou postar até mesmo fotos aqui de dentro.

Eu tirei umas em melhor qualidade só pra vcs terem uma ideia da situação. Não vou exibir cada foto diretamente no tópico pra não ficar ruim a visualização, então é só clicar em cada link e mandar ampliar.

Vou colocar isso tudo só pra que vcs entendam o porquê eu critico tanto. Vou enumerar cada observação pra facilitar.
1) Essa foto é da visão que eu tenho quando desço as escadas do meu apto (localizado no primeiro andar). O armário preto (onde estão as operadoras) fica logo à esquerda.


2) E esse é o tal armário. Reparem que entram 3 cabos na tubulação.


O que a VIVO quer? Enfiar o cabo de fibra dela, pra só depois colocar isso aqui nesse armário preto:

3ydXotD.jpg


A tal "central", que eu comentei. Então qual é a dificuldade? É que o cabo vindo da rua está obstruído até chegar nesse local onde os 3 acima estão entrando na tubulação.

E o que a VIVO fez até agora? Eles querem saber onde está a caixa no solo do edifício, pra poder desobstruir. Mas não acharam.

3) Isso aqui é uma vista já do lado de fora. Dá pra ver o armário dos cabos das operadoras lá dentro:


Essa foto é melhor ainda, pois aí dá pra ver que o armário está de frente pra garagem:


4) E aqui já do lado de fora dá pra ver o que tem do lado direito desse armário: a caixa contendo os relógios de energia elétrica de todos os moradores.



5) Esse ângulo da foto é justamente de frente pro armário, mas do lado de fora. Esse piso vermelho é da garagem dos carros.



Então pela lógica a tubulação está SIM saindo no piso da garagem. Mas obviamente ela está fazendo a curva para outro local do edifício.

6) Agora prestem atenção nessa foto:


Ela é uma vista distante dessa garagem e do piso que está do lado direito dela. Dá pra ver ao fundo (canto superior direito) exatamente onde quebraram o chão.

Outras vistas dessa garagem:



Nessa foto abaixo eu vou dar um zoom exatamente onde rolou a picaretada e quase rompem a tubulação de água:


(O que prova que não dá pra ficar abrindo sem pensar duas vezes. O rapaz teve cuidado e não aconteceu nada, mas ele mesmo advertiu)

Lembrem-se: do lado direito do quadro de relógios de energia. E do lado direito do armário das operadoras, já saindo.

Por outro ângulo:

7) A foto abaixo é a mais importante:


Estão vendo que há uma caixa dágua ali do lado direito do poste (e esquerdo da coluna)? Sabem por onde a tubulação está entrando?

Por aqui:

UpCwvGO.jpg


Mas isso já é do lado de fora do edifício, já na calçada da rua, onde entram cabos de poste. Então ela está entrando aí (foto acima, onde circulei) e obstruindo até chegar ao tal armário preto. Tudo isso debaixo da terra, lógico, não dá pra ver tubulação alguma dentro do prédio.

Outros ângulos:



Em diagonal:

8) Por fim como teria sido a instalação se tivessem concordado no esquema de varal...




*******
E por que não é prático? Vamos lá...

- Porque a VIVO certamente não tem o tal equipamento (pesquisem por GEORRADAR, vejam o vídeo do Youtube postado anteriormente) pra detectar por onde o cabo (ops, os 3 que estão entrando no armário PRETO) está(ão) passando. Tentaram passar um guia vindo lá de fora, mas tanto de fora como de dentro (pelo armário preto)... falhou.

O guia não está chegando onde precisa.

Aí vieram quebrar o chão ou querer abrir caixa que fica no piso. Mas até agora só se viu caixa de esgoto/água.

E pode ser que nem exista caixa alguma. Podem ter construído esse edifício sem isso.

- Em algum local desse piso da garagem ou do lado direito dele (esquerdo não é!) essa tubulação está passando. Mas o que a VIVO fará? Quebrar o chão todo pra abrir a tubulação e desfazer o enrosco (obstrução)? Não vejo como.

Vão mandar construir outra tubulação? Quebrar 10 ou mais metros de piso só pra isso?

- Digamos que o problema esteja no piso da garagem, esse vermelho. Digamos também que ele venha em linha reta e faça a curva apenas ao chegar ali onde fiz o círculo. Mesmo que o síndico mande quebrar isso implica em impedir que carros estacionem nessa área, e não por 2 horas, mas talvez por DIAS. Se algo assim for necessário já dá pra esquecer pois por esse transtorno ninguém passará.

E isso que é só pra mim, hein...

Esse é o resumo da ópera.
 
Pessoal, sei que para ter um ping baixo existem vários fatores, desde hardware, velocidade nas duas pontas, e principalmente uma boa configuração do roteador/modem. Além do que já fiz, vocês podem me ajudar com alguma outra dica de configuração? Vide abaixo minha estrutura hoje:



Vivo Fibra 200 Mb

Modelo Roteador Vivo GPT-2541GNAC-N2: configurado em bridge, dhcp desativado, WDS desativado, Wifi 2.4 e 5ghz desativados. Quando criei a conexão bridge em Wan Service, coloquei o Vlan8021p = 0 e o VlanMuxid = 600 (pois o 10 não funcionou).

Roteador TpLink Archer C8 v2 autenticando o ppoe, WDS desativados, Dhcp ativado, Wi-fi 2.4 e 5ghz ativados.

Consigo de alguma forma cair esse ping da imagem? Ontem estava batendo 39 ms então resetei tudo e reconfigurei, melhorando mais. Porém eu queria chegar o mais próximo do 0 possível.
É amigo, estamos no mesmo barco, sua conexão deve estar vindo de um gateway distante da sua localidade, moro na divisa de MG/SP e meu gateway fica em Belo Horizonte, o dobro da distância para SP/Capital, resumindo, para serviços em SP minha conexão faz o seguinte trajeto BH->SP->BH e depois que volta para mim, um trajeto de aproximadamente 250km se transforma em 2.100 km, minha latência mínima é para BH, em 11 ms.
 
Eu inicialmente achei que o problema todo se resumia a gastos de condomínio ou algo simplezinho, mas o buraco é bem mais embaixo. O que quero dizer é que esse negócio de tubulação passa não um cabinho de nada, vem de operadora diferente que pode até não estar mais em uso (mas a VIVO não pode mexer)... enfim, é uma salada (e pra piorar são dois edifícios na mesmíssima área) e pra desobstruir eu não sei qual a mágica que vai rolar, porque se for o que eu vi nesse primeiro dia então já era pra mim. O problema é que não tem caixa no chão, aparentemente é tudo esgoto ou se ficarem quebrando é arriscado romper tubulação de água.

Outro ponto, provavelmente esse equipamento que detecta cabo subterrâneo é extremamente caro e duvido e muito que aqui no Brasil em que querem cortar até gasto com cafezinho a operadora se anime em obter. A questão não é apenas o gasto, é a complexidade de uma obra dessas e como eu disse antes é fantasia querer fazer algo desse tipo pra um morador só, aliás, nem se todos os 6 quisessem ao mesmo tempo acho que mandariam fazer, porque aí se trata de uma tubulação que percorre uns 10 metros até sair do edifício e ir pra rua.

Vou dar um exemplo de como não é pratico fazer o que a VIVO quer (no final do meu post). E pra não ficar só nos textos vou postar até mesmo fotos aqui de dentro.

Eu tirei umas em melhor qualidade só pra vcs terem uma ideia da situação. Não vou exibir cada foto diretamente no tópico pra não ficar ruim a visualização, então é só clicar em cada link e mandar ampliar.

Vou colocar isso tudo só pra que vcs entendam o porquê eu critico tanto. Vou enumerar cada observação pra facilitar.

1) Essa foto é da visão que eu tenho quando desço as escadas do meu apto (localizado no primeiro andar). O armário preto (onde estão as operadoras) fica logo à esquerda.


2) E esse é o tal armário. Reparem que entram 3 cabos na tubulação.


O que a VIVO quer? Enfiar o cabo de fibra dela, pra só depois colocar isso aqui nesse armário preto:



A tal "central", que eu comentei. Então qual é a dificuldade? É que o cabo vindo da rua está obstruído até chegar nesse local onde os 3 acima estão entrando na tubulação.

E o que a VIVO fez até agora? Eles querem saber onde está a caixa no solo do edifício, pra poder desobstruir. Mas não acharam.

3) Isso aqui é uma vista já do lado de fora. Dá pra ver o armário dos cabos das operadoras lá dentro:


Essa foto é melhor ainda, pois aí dá pra ver que o armário está de frente pra garagem:


4) E aqui já do lado de fora dá pra ver o que tem do lado direito desse armário: a caixa contendo os relógios de energia elétrica de todos os moradores.



5) Esse ângulo da foto é justamente de frente pro armário, mas do lado de fora. Esse piso vermelho é da garagem dos carros.



Então pela lógica a tubulação está SIM saindo no piso da garagem. Mas obviamente ela está fazendo a curva para outro local do edifício.

6) Agora prestem atenção nessa foto:


Ela é uma vista distante dessa garagem e do piso que está do lado direito dela. Dá pra ver ao fundo (canto superior direito) exatamente onde quebraram o chão.

Outras vistas dessa garagem:



Nessa foto abaixo eu vou dar um zoom exatamente onde rolou a picaretada e quase rompem a tubulação de água:


(O que prova que não dá pra ficar abrindo sem pensar duas vezes. O rapaz teve cuidado e não aconteceu nada, mas ele mesmo advertiu)

Lembrem-se: do lado direito do quadro de relógios de energia. E do lado direito do armário das operadoras, já saindo.

Por outro ângulo:

7) A foto abaixo é a mais importante:


Estão vendo que há uma caixa dágua ali do lado direito do poste (e esquerdo da coluna)? Sabem por onde a tubulação está entrando?

Por aqui:



Mas isso já é do lado de fora do edifício, já na calçada da rua, onde entram cabos de poste. Então ela está entrando aí (foto acima, onde circulei) e obstruindo até chegar ao tal armário preto. Tudo isso debaixo da terra, lógico, não dá pra ver tubulação alguma dentro do prédio.

Outros ângulos:



Em diagonal:

8) Por fim como teria sido a instalação se tivessem concordado no esquema de varal...




*******
E por que não é prático? Vamos lá...

- Porque a VIVO certamente não tem o tal equipamento (pesquisem por GEORRADAR, vejam o vídeo do Youtube postado anteriormente) pra detectar por onde o cabo (ops, os 3 que estão entrando no armário PRETO) está(ão) passando. Tentaram passar um guia vindo lá de fora, mas tanto de fora como de dentro (pelo armário preto)... falhou.

O guia não está chegando onde precisa.

Aí vieram quebrar o chão ou querer abrir caixa que fica no piso. Mas até agora só se viu caixa de esgoto/água.

E pode ser que nem exista caixa alguma. Podem ter construído esse edifício sem isso.

- Em algum local desse piso da garagem ou do lado direito dele (esquerdo não é!) essa tubulação está passando. Mas o que a VIVO fará? Quebrar o chão todo pra abrir a tubulação e desfazer o enrosco (obstrução)? Não vejo como.

Vão mandar construir outra tubulação? Quebrar 10 ou mais metros de piso só pra isso?

- Digamos que o problema esteja no piso da garagem, esse vermelho. Digamos também que ele venha em linha reta e faça a curva apenas ao chegar ali onde fiz o círculo. Mesmo que o síndico mande quebrar isso implica em impedir que carros estacionem nessa área, e não por 2 horas, mas talvez por DIAS. Se algo assim for necessário já dá pra esquecer pois por esse transtorno ninguém passará.

E isso que é só pra mim, hein...

Esse é o resumo da ópera.

sem maldade Maratonista, a operadora tem seus padrões se ela exige que instalações em prédio seja colocado o CTO interno, se tenha um numero minimo de assinantes em um edifico, se tem que passar o cabo principal diretamente pro DG principal, é uma politica dela que vc tem que aceitar, vc concordando ou não. é a mesma coisa que vc ter uma empresa com regras bem definidas e o seu cliente querer que vc faça tudo que vá de encontro com suas regras.

a questão da tubulação já passei por problema parecido num endereço antigo com a net, não tinha cabeamento no prédio comercial e eu tinha sido o primeiro a solicitar a instalação, no dia foram passar o cabo rg-11 e deu tubulação obstruída tb e sem caixa de passagem entre o poste de entrada e o DG do prédio, ficamos o dia inteiro pra encontrar o problema e descobrimos que a tubulação tinha cedido por conta de peso de carros, e foi negada a instalação o detalhe é que eles tb informaram assim que o próprio condomínio realiza-se a manutenção ou disponibiliza-se um novo caminho seria feito a adequação, dito e feito no msm dia arrumamos uma nova passagem e adequaram.

enfim, essa parada de tubulação não tem nada que a vivo possa fazer msm, isso é de responsabilidade unica do próprio prédio, a responsabilidade da operadora é passar o cabeamento e colocar os equipamentos necessários para a prestação do serviço dela, inclusive essas duas caixas que a vivo colocou ae na sua foto uma é obrigatória que é pra converter fira de rua pra fibra interna(fibra de rua tem elementos inflamáveis que não pode ser utilizado dentro de prédios, sem falar que essa fibra é mais cara) e a segunda caixa é o CTO interno pra distribuição.

a questão que vc falou da garagem cabe unica e exclusivamente ao seu prédio e moradores, pode-se querer recuperar essa tubulação antiga ou fazer o que pra mim seria o melhor, uma nova passagem de cabos de telecom por onde quer que seja. mas é aquela num prédio o que manda é votação em assembleia se 50%+1 não aceitarem infelizmente tu vai ter que aceitar a decisão.

enfim, tu ainda tem a possibilidade de conseguir a fibra da vivo ae no sem endereço, e eu aqui como sindico com assembleia já deu aprovação, com tubulação desobstruída e tudo só esperando a fibra, e a vivo por algum motivo não quer vender pra ninguém do prédio :shrug: mas pra todos os prédios vizinhos já tem.
 
Eu até sugeri passar o cabo do poste (ver fotos) pelo muro e dele entrar nesse armário preto de alguma forma, mas eles querem de todo jeito passar por debaixo do solo.

Enfim, não entendo o que vão fazer, mas o que deu pra perceber até agora é que se for algo que precisa mobilizar mais que um morador, e sim o edifício inteiro, então FODEU, e no mundo real as pessoas não vão querer passar por tamanho transtorno só pra que 1 entre 6 (ou ainda que fosse 2 de 6) tenham internet.

O que detonou tudo foi esse cabo da NET, que é grosso pra caralho, e que só Deus sabe como entrou por essa tubulação aí.

É que nem querer que sua rua não tenha cabos de energia em poste, e seja tudo enterrado. Ora, visualmente é uma maravilha morar num lugar assim, e ficar com uma nojeira de fios qualquer um é contra. Mas aí vc vai ver os custos e a complexidade e se for tipo 10 vezes mais caro e isso implicar em aumentar a conta de luz de todo mundo? Aqui por ex. pagamos R$ 38 só de iluminação pública. Será que se só eu quiser enterrar todos os cabos os meus vizinhos vão concordar em pagar R$ 50 de iluminação pública por 10 anos?

E não é só a questão financeira, o problema é que se precisar (vamos supor) quebrar o chão todinho da garagem, onde as pessoas irão estacionar? Na rua? Pro ladrão levar? Já levaram carro até aqui dentro (felizmente abandonaram depois, e foi recuperado), imagina lá fora... Ou gastar uma nota com estacionamento?

Não dá, é por isso que eu falei que seria melhor mandar derrubar o prédio inteiro e construir outro, pra começar essa porcaria tem 3 andares, e hoje ninguém constrói assim.

O que eu falei do cabo da fibra ser exposto é que quando o técnico abriu lá fora (já na calçada, indo pra rua) deu pra ver que o cabo precisa ser fodão pra aguentar, já que tem água em volta, e não vejo como ficar esticado ao ar livre ele possa deteriorar pior que isso. A menos que vc se refira a possibilidade de romper ou alguém levar, mas aí é também uma suposição, e convenhamos, frescura, pois se fosse por isso ninguém instalava antena de TV.

Tá explicado o motivo de quase ninguém ter fibra, os caras querem tirar leite de pedra, não tem como, outra coisa é que digamos que o prédio concorde em reformar a tubulação, vc acha que vão fazer o que com os cabos que já existem? Ora, mexer neles. Aí digamos que desligue o da NET, o morador vai é meter um processo em alguém por isso.

Então não é só a parte de gastos, é que a situação é tão ruim que pode ser que nem compense ou dê pra mexer. Vou esperar uma posição até semana que vem, mas pelo que vi até agora não estou alimentando esperanças.

O que mais me irrita é que a NET instalou o 120 Mega dela pelo coaxial tranquilo, e no "esquema" varal, mas fibra não, tem que ser só desse jeito... :feelbad:

P.S.: agora observando bem acho que existe uma central da NET nesse armário preto... então o esquema de varal provavelmente é só quando vai puxar pro assinante, mas a NET já está entrando aqui como a VIVO tanto quer.

É, complicado...
 
Última edição:
viche a vivo ja fez muito ai. em quebrar tudo ai. não sei como ja não deram inviabilidade técnica para instalação.

o esquema é ai mais facil é fazer o trajeto pro cabo que sai do poste ai até o armário ali da garagem.
ai resolve os problemas. agora se dentro do amario até seu apt tiver o mesmo problema ai vai ter outra dor de cabeça
 
Eu até sugeri passar o cabo do poste (ver fotos) pelo muro e dele entrar nesse armário preto de alguma forma, mas eles querem de todo jeito passar por debaixo do solo.

Enfim, não entendo o que vão fazer, mas o que deu pra perceber até agora é que se for algo que precisa mobilizar mais que um morador, e sim o edifício inteiro, então FODEU, e no mundo real as pessoas não vão querer passar por tamanho transtorno só pra que 1 entre 6 (ou ainda que fosse 2 de 6) tenham internet.

O que detonou tudo foi esse cabo da NET, que é grosso pra caralho, e que só Deus sabe como entrou por essa tubulação aí.

É que nem querer que sua rua não tenha cabos de energia em poste, e seja tudo enterrado. Ora, visualmente é uma maravilha morar num lugar assim, e ficar com uma nojeira de fios qualquer um é contra. Mas aí vc vai ver os custos e a complexidade e se for tipo 10 vezes mais caro e isso implicar em aumentar a conta de luz de todo mundo? Aqui por ex. pagamos R$ 38 só de iluminação pública. Será que se só eu quiser enterrar todos os cabos os meus vizinhos vão concordar em pagar R$ 50 de iluminação pública por 10 anos?

E não é só a questão financeira, o problema é que se precisar (vamos supor) quebrar o chão todinho da garagem, onde as pessoas irão estacionar? Na rua? Pro ladrão levar? Já levaram carro até aqui dentro (felizmente abandonaram depois, e foi recuperado), imagina lá fora... Ou gastar uma nota com estacionamento?

Não dá, é por isso que eu falei que seria melhor mandar derrubar o prédio inteiro e construir outro, pra começar essa porcaria tem 3 andares, e hoje ninguém constrói assim.

O que eu falei do cabo da fibra ser exposto é que quando o técnico abriu lá fora (já na calçada, indo pra rua) deu pra ver que o cabo precisa ser fodão pra aguentar, já que tem água em volta, e não vejo como ficar esticado ao ar livre ele possa deteriorar pior que isso. A menos que vc se refira a possibilidade de romper ou alguém levar, mas aí é também uma suposição, e convenhamos, frescura, pois se fosse por isso ninguém instalava antena de TV.

Tá explicado o motivo de quase ninguém ter fibra, os caras querem tirar leite de pedra, não tem como, outra coisa é que digamos que o prédio concorde em reformar a tubulação, vc acha que vão fazer o que com os cabos que já existem? Ora, mexer neles. Aí digamos que desligue o da NET, o morador vai é meter um processo em alguém por isso.

Então não é só a parte de gastos, é que a situação é tão ruim que pode ser que nem compense ou dê pra mexer. Vou esperar uma posição até semana que vem, mas pelo que vi até agora não estou alimentando esperanças.

O que mais me irrita é que a NET instalou o 120 Mega dela pelo coaxial tranquilo, e no "esquema" varal, mas fibra não, tem que ser só desse jeito...

P.S.: agora observando bem acho que existe uma central da NET nesse armário preto... então o esquema de varal provavelmente é só quando vai puxar pro assinante, mas a NET já está entrando aqui como a VIVO tanto quer.

É, complicado...
Cara, eu tambem tive esse problema com adequacao, moro num predio de kitinetes com 2 andares, sao umas 9 kitinets, depois de ver a vivo cabeando e liberando as instalacoes peguei um contato de um vendedor com que minha mae tinha assinado, meu predio fica na quina entre 2 ruas, informei o endereco da rua principal e o vendedor dizendo que nao tinha disponibilidade com a caixa a 50 100 metros do predio na rua principal entao passei umas fotos do local e disse que teria que ser feito uma adequaçao no predio, bla bla bla "até tem um armario com cabeamento da Net e da oi, mas foi um sufoco pra passar o cabo da net pro meu apartamento, logo eu duvido que eles fariam a adequacao"...que levaria mais de 40 dias, e nao dava pra puxar um drop da caixa até meu apartamento, isso que meu predio tem lage, telhado, depois de uns dias tentei com um vendedor na rua e nada, depois com outro e ele me sugeriu passar o cadastro da outra rua transversal dessa rua principal, e passou no sistema, nao precisou de porcaria de adequacao nenhuma, ainda uma vizinha de baixo assinou tambem o tecnico puxou o drop da caixa ate o modem passando pela lage e descendo junto com o cabo da net, o da vizinha foi mais complicado ainda, desceu pela parede e passou por dentro do armario ate chegar no apartamento... isso é falta de vontade e burocracia da empresa mesmo, no predio da minha mae tem 3 andares com 6 apartamentos e a caixa curiosamente fica no poste e eles puxaram o drop da caixa até diretamente ao modem
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alias, a vivo parece que liberou o modo bridge nesse ultimo update pro modem askey, tenho um roteador tenda ac11, configurei certo o ppoe e esta muito boa a navegacao, e meu telefone ainda funciona, ja a tv nao tenho mas acho que deva parar de funcionar se fizer isso
 
Última edição:
Provavelmente não quiseram jogar do poste pro armário preto porque ou o cabo ficaria no chão (sim, no chão mesmo, descendo daquele poste da foto 8)) ou com fixa fio no muro (não acho que tem como, com chuva isso cede) ou então teria que vir pelos cantos do edifício, mas a ideia de estender esse cabo precioso deles de alguma forma parece que da chilique em supervisor.

Eu não estou falando do cabo que já entraria no modem da fibra, me refiro ao cabo que entraria nesse armário preto pra central que eles instalariam... um segundo cabo é que iria pro meu apartamento. Mas esse viria do armário preto, e não do poste.

Ou então poderiam construir uma tubulação nova e nesse lado direito aí, pois não pega a garagem. Na foto da caixa dos relógios do apartamento é possível ver um fio no chão, perto do ralo, mas é de um interfone que está ligado numa central que fica no edifício B. E é um cabo cinza pequeno, que inclusive cruza esse piso do lado direito dos relógios de energia.

Inclusive a dúvida era que o cabo estivesse entrando no lado esquerdo, no edifício B que não aparece nessas fotos mas fica na mesma área do meu, e tem a garagem deles, mas o técnico constatou que de fato o cabo do poste entra pro lado do meu apto mesmo. Ele teve que abrir a caixa que fica no piso da rua, na base da picaretada e levantar uma pedra pesada, e lá ele mostrou cabos super grossos e pretos que vem do poste.

Com tubulação de décadas atrás é óbvio que nem mesmo guia vai chegar onde se quer. Em algum lugar debaixo da terra tá rolando alguma curva e esses 3 cabos (acho que um é da Oi) é que estão bloqueando.
 
Última edição:
sem maldade Maratonista, a operadora tem seus padrões se ela exige que instalações em prédio seja colocado o CTO interno, se tenha um numero minimo de assinantes em um edifico, se tem que passar o cabo principal diretamente pro DG principal, é uma politica dela que vc tem que aceitar, vc concordando ou não. é a mesma coisa que vc ter uma empresa com regras bem definidas e o seu cliente querer que vc faça tudo que vá de encontro com suas regras.

a questão da tubulação já passei por problema parecido num endereço antigo com a net, não tinha cabeamento no prédio comercial e eu tinha sido o primeiro a solicitar a instalação, no dia foram passar o cabo rg-11 e deu tubulação obstruída tb e sem caixa de passagem entre o poste de entrada e o DG do prédio, ficamos o dia inteiro pra encontrar o problema e descobrimos que a tubulação tinha cedido por conta de peso de carros, e foi negada a instalação o detalhe é que eles tb informaram assim que o próprio condomínio realiza-se a manutenção ou disponibiliza-se um novo caminho seria feito a adequação, dito e feito no msm dia arrumamos uma nova passagem e adequaram.

enfim, essa parada de tubulação não tem nada que a vivo possa fazer msm, isso é de responsabilidade unica do próprio prédio, a responsabilidade da operadora é passar o cabeamento e colocar os equipamentos necessários para a prestação do serviço dela, inclusive essas duas caixas que a vivo colocou ae na sua foto uma é obrigatória que é pra converter fira de rua pra fibra interna(fibra de rua tem elementos inflamáveis que não pode ser utilizado dentro de prédios, sem falar que essa fibra é mais cara) e a segunda caixa é o CTO interno pra distribuição.

a questão que vc falou da garagem cabe unica e exclusivamente ao seu prédio e moradores, pode-se querer recuperar essa tubulação antiga ou fazer o que pra mim seria o melhor, uma nova passagem de cabos de telecom por onde quer que seja. mas é aquela num prédio o que manda é votação em assembleia se 50%+1 não aceitarem infelizmente tu vai ter que aceitar a decisão.

enfim, tu ainda tem a possibilidade de conseguir a fibra da vivo ae no sem endereço, e eu aqui como sindico com assembleia já deu aprovação, com tubulação desobstruída e tudo só esperando a fibra, e a vivo por algum motivo não quer vender pra ninguém do prédio mas pra todos os prédios vizinhos já tem.
Não adianta explicar, este é do tipo que acha que tudo deve estar ao seu dispor só porque ele assim o deseja. Confunde direito com prepotência. Ficam dando corda ele vai falando. Muitos já explicaram e ele não escuta, alias, é do tipo que só escuta quando falam o que quer ouvir, não o que precisa ouvir. Não percam mais o tempo.
 
Não adianta explicar, este é do tipo que acha que tudo deve estar ao seu dispor só porque ele assim o deseja. Confunde direito com prepotência. Ficam dando corda ele vai falando. Muitos já explicaram e ele não escuta, alias, é do tipo que só escuta quando falam o que quer ouvir, não o que precisa ouvir. Não percam mais o tempo.

Boa.
 
“As prestadoras só podem recusar a prestação de serviços em sua área de atuação caso não exista viabilidade técnica e disponibilidade de rede no local. O prazo para a instalação do serviço deve ser especificado no contrato e não pode ser superior a 15 dias úteis.”
Fundamentação Legal: Art. 23 da Resolução nº 574/2011 da Anatel.

Artigo 37 do CDC

“ É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

§ 1º - É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

§ 3º - Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.”

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

IX - recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais;

Resta saber o que é “viabilidade técnica” para os experts aqui do Adrena

Não acho que se encaixe em supervisor dando fricote por não querer proteger esse cabinho que vem do poste, e lucrar mais

Como se um cabo que vive mergulhado numa poça de merda precisasse de proteção.

É querer instalar da maneira que a operadora quiser e for inviável ao consumidor? O que faz você pensar que a isenção do custo da instalação se confunde com obrigar um condomínio a fazer uma obra que irá detonar com todos os moradores? Isso me parece aquela história do ponto adicional na TV a cabo que foi barrada por lei, mas pra ganhar de qualquer jeito passaram a cobrar pelo aluguel de algum equipamento extra.

Vou ficar acompanhando esse caso e dependendo dos desdobramentos vou entrar na justiça, isso é tão certo quanto a morte ou pagamento de impostos. Aliás eu fiz isso na época que fizeram o downgrade mesmo podendo continuar no 50 mega (pois como agora não quiseram ter trabalho), mas não deu em nada porque não estava no meu nome, apesar de eu ser um dos consumidores da residência.

Esse país só tem puxa sacos dos poderosos de plantão... brasileiro adora arrumar um pra se deixar escravizar. Eu por outro lado enxergo de longe a má fé dessas empresas. O técnico não tem culpa, evidentemente, pois ele faz o que mandam. Mas você tem que ser um grandessíssimo filho da puta pra não se sensibilizar com o trabalho desnecessário que os caras tem só porque um idiota que provavelmente está dando ordens de uma sala com ar condicionado e no bem bom manda uma instalação parar só porque quer que a empresa fature mais instalando de uma forma que venha a lucrar num futuro distante.

Você tem que ser muito cretino pra querer convencer outros de que a VIVO faz isso pensando no bem dos clientes.

Só se for bens, no plural.

Nada de muito diferente da mentalidade tacanha e mesquinha de muitos aqui do fórum.
 
“As prestadoras só podem recusar a prestação de serviços em sua área de atuação caso não exista viabilidade técnica e disponibilidade de rede no local. O prazo para a instalação do serviço deve ser especificado no contrato e não pode ser superior a 15 dias úteis.”
Fundamentação Legal: Art. 23 da Resolução nº 574/2011 da Anatel.

Artigo 37 do CDC

“ É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

§ 1º - É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

§ 3º - Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.”

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

IX - recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais;

Resta saber o que é “viabilidade técnica” para os experts aqui do Adrena

Não acho que se encaixe em supervisor dando fricote por não querer proteger esse cabinho que vem do poste, e lucrar mais

Como se um cabo que vive mergulhado numa poça de merda precisasse de proteção.

É querer instalar da maneira que a operadora quiser e for inviável ao consumidor? O que faz você pensar que a isenção do custo da instalação se confunde com obrigar um condomínio a fazer uma obra que irá detonar com todos os moradores? Isso me parece aquela história do ponto adicional na TV a cabo que foi barrada por lei, mas pra ganhar de qualquer jeito passaram a cobrar pelo aluguel de algum equipamento extra.

Vou ficar acompanhando esse caso e dependendo dos desdobramentos vou entrar na justiça, isso é tão certo quanto a morte ou pagamento de impostos. Aliás eu fiz isso na época que fizeram o downgrade mesmo podendo continuar no 50 mega (pois como agora não quiseram ter trabalho), mas não deu em nada porque não estava no meu nome, apesar de eu ser um dos consumidores da residência.

Esse país só tem puxa sacos dos poderosos de plantão... brasileiro adora arrumar um pra se deixar escravizar. Eu por outro lado enxergo de longe a má fé dessas empresas. O técnico não tem culpa, evidentemente, pois ele faz o que mandam. Mas você tem que ser um grandessíssimo filho da puta pra não se sensibilizar com o trabalho desnecessário que os caras tem só porque um idiota que provavelmente está dando ordens de uma sala com ar condicionado e no bem bom manda uma instalação parar só porque quer que a empresa fature mais instalando de uma forma que venha a lucrar num futuro distante.

Você tem que ser muito cretino pra querer convencer outros de que a VIVO faz isso pensando no bem dos clientes.

Só se for bens, no plural.

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tu quer saber o que é viabilidade técnica? viabilidade técnica é a prestadora conseguir disponibilizar o serviço solicitado pelo cliente por qual quer meio que seja o contratado, no seu caso por meio de fibra gpon, e adivinha não a viabilidade técnica no seu endereço por problemas ESTRUTURAIS DO IMÓVEL.

só com isso a vivo já tem todo o direito de negar qual quer tipo de serviço gpon pro seu prédio e vc não poderá fazer nada.
a empresa esta sendo contratada para prestar serviço de telecom NÃO PARA SERVIÇO DE PEDREIRO pra quebrar parede e buracos no prédio pra poder passar o cabo.

enfim, entenda a operadora só é obrigada a oferecer os serviços de tv e internet aonde ela tem condições de prestar tal serviço; o serviço de telefone fixo só as operadoras concessionarias em suas regiões que são obrigadas a prestar ate no c* do brasil a disponibilidade de linha que são em sp a vivo e a oi no resto do brasil, e preste bem atenção APENAS NO SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA. https://www.teleco.com.br/fixa06.asp https://www.teleco.com.br/pgo.asp

e essa citação do cdc cai por terra, a vivo não esta fazendo nada de irregular como citado no próprio cdc.

entenda Maratonista, a empresa pode ter a politica interna que for, vc pode não concordar com ela e vc esta LIVRE pra escolher qual quer empresa pra contratar.
não adianta ficar falando que a vivo é obrigada a ti fornecer os serviços da forma que vc quer pois ela não é.

e o teu caso ainda esta simples de resolver que é fazer a bendita manutenção predial pra desobstruir a tubulação, se vc estive-se morando no meu endereço aonde a vivo literalmente liga o foda-se e nega venda pra todos os apartamentos vc teria um infarto na hora.

pois bem, se vc continua com a ideia de que a empresa tem que por que tem de fazer todas as suas vontades, eu ti aconselho ir pra justiça e trate la do sues problemas pois aqui no forum ninguém é pago e nem obrigado a resolver os problemas de ninguém.
 
Pessoal...

Vamos manter as boas praticas de argumentações mantendo o tópico em alto nível.

Mosqueteirors
 
“As prestadoras só podem recusar a prestação de serviços em sua área de atuação caso não exista viabilidade técnica e disponibilidade de rede no local. O prazo para a instalação do serviço deve ser especificado no contrato e não pode ser superior a 15 dias úteis.”
Fundamentação Legal: Art. 23 da Resolução nº 574/2011 da Anatel.

Artigo 37 do CDC

“ É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

§ 1º - É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

§ 3º - Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.”

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

IX - recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais;

Resta saber o que é “viabilidade técnica” para os experts aqui do Adrena

Não acho que se encaixe em supervisor dando fricote por não querer proteger esse cabinho que vem do poste, e lucrar mais

Como se um cabo que vive mergulhado numa poça de merda precisasse de proteção.

É querer instalar da maneira que a operadora quiser e for inviável ao consumidor? O que faz você pensar que a isenção do custo da instalação se confunde com obrigar um condomínio a fazer uma obra que irá detonar com todos os moradores? Isso me parece aquela história do ponto adicional na TV a cabo que foi barrada por lei, mas pra ganhar de qualquer jeito passaram a cobrar pelo aluguel de algum equipamento extra.

Vou ficar acompanhando esse caso e dependendo dos desdobramentos vou entrar na justiça, isso é tão certo quanto a morte ou pagamento de impostos. Aliás eu fiz isso na época que fizeram o downgrade mesmo podendo continuar no 50 mega (pois como agora não quiseram ter trabalho), mas não deu em nada porque não estava no meu nome, apesar de eu ser um dos consumidores da residência.

Esse país só tem puxa sacos dos poderosos de plantão... brasileiro adora arrumar um pra se deixar escravizar. Eu por outro lado enxergo de longe a má fé dessas empresas. O técnico não tem culpa, evidentemente, pois ele faz o que mandam. Mas você tem que ser um grandessíssimo filho da puta pra não se sensibilizar com o trabalho desnecessário que os caras tem só porque um idiota que provavelmente está dando ordens de uma sala com ar condicionado e no bem bom manda uma instalação parar só porque quer que a empresa fature mais instalando de uma forma que venha a lucrar num futuro distante.

Você tem que ser muito cretino pra querer convencer outros de que a VIVO faz isso pensando no bem dos clientes.

Só se for bens, no plural.

Nada de muito diferente da mentalidade tacanha e mesquinha de muitos aqui do fórum.
Realmente nao tem o que fazer, o jeito é tentar ir na central deles e tentar falar com o gerente, supervisor e explicar o caso, pode ser que ele libere a instalacao por forma se varal, aqui no meu predio tambem tem armario com operadoras instaladas mas o cabo entrou pela lage e desceu pro meu modem, nao precisou de adequacao nenhuma no armario, talvez o supervisor daqui nao deu bola e liberou a instalacao ou o tecnico fez por sua conta
 
A latência nessa pagina é apenas uma referência, o importante é que em outros serviços que você utiliza -e que dependam disso- esteja tudo certo (leia-se: baixo e/ou estável).

De toda forma, este teste foi feito via cabo ou WiFi ? Experimentou remover o C8 da rede (voltar o Mitrastar para o padrão) e executar o mesmo teste pra ver se há diferença?

Tenho um palpite de que o TP-Link esteja causando isso.
Sim, outro serviço que tenho parâmetro é o ping no Battlefield V no XoneX. Antes de resetar tudo estava em 35. Agora crava em 15 (o qual eu considero excelente). Mas como vejo outros jogadores com ping de 7, 8 quero ver se há alguma dica extra de configuração (seja no roteador da Vivo ou no meu) que possa diminuir mais ainda. Respondendo suas perguntas, sempre que faço teste de velocidade, derrubo todos da rede (smartphones, tv´s, chromecast) e deixo apenas meu notebook ligado no roteador via cabo (Cat7 blindado da Ugreen). E justamente para eliminar qualquer configuração equivocada da minha parte, iniciei os testes apenas com o roteador da Vivo, exatamente como ele foi configurado no dia da instalação. Friso que está satisfatório o serviço, porém se tiver mais algo que eu possa fazer pra favorecer o ping baixo, com as dicas dos colegas aqui, posso fazer pra testar.
É amigo, estamos no mesmo barco, sua conexão deve estar vindo de um gateway distante da sua localidade, moro na divisa de MG/SP e meu gateway fica em Belo Horizonte, o dobro da distância para SP/Capital, resumindo, para serviços em SP minha conexão faz o seguinte trajeto BH->SP->BH e depois que volta para mim, um trajeto de aproximadamente 250km se transforma em 2.100 km, minha latência mínima é para BH, em 11 ms.
Moro em Uberlândia/MG. Como faço esse teste? É possível direcionar de alguma forma para SP reivindicando na VIVO ou mudando manualmente DNS (pergunta de leigo blz?)
 
Última edição:
Sim, outro serviço que tenho parâmetro é o ping no Battlefield V no XoneX. Antes de resetar tudo estava em 35. Agora crava em 15 (o qual eu considero excelente). Mas como vejo outros jogadores com ping de 7, 8 quero ver se há alguma dica extra de configuração (seja no roteador da Vivo ou no meu) que possa diminuir mais ainda. Respondendo suas perguntas, sempre que faço teste de velocidade, derrubo todos da rede (smartphones, tv´s, chromecast) e deixo apenas meu notebook ligado no roteador via cabo (Cat7 blindado da Ugreen). E justamente para eliminar qualquer configuração equivocada da minha parte, iniciei os testes apenas com o roteador da Vivo, exatamente como ele foi configurado no dia da instalação. Friso que está satisfatório o serviço, porém se tiver mais algo que eu possa fazer pra favorecer o ping baixo, com as dicas dos colegas aqui, posso fazer pra testar.

Moro em Uberlândia/MG. Como faço esse teste? É possível direcionar de alguma forma para SP reivindicando na VIVO ou mudando manualmente DNS (pergunta de leigo blz?)
Na verdade essa questão de ping é única, não adianta você olhar a turma com ping menor e achar que você consegue chegar no mesmo número, à menos que essas pessoas sejas suas vizinhas e utilizem o mesmo tipo de conexão que o seu, aí é possível comparar.

Ping é física pura, quem está mais distante do servidor sempre terá um número maior do que quem está perto, alguém em SP (exemplo) sempre terá números mais baixos pois grande parte dos servidores de jogos estão lá.

No mais, o que o @Cabervaldo falou também é valido, experimente rodar o speedtest em outras cidades, de repente SP ou BH, provavelmente os números ficarão 'melhores' em virtude da engenharia que a vivo adota em algumas cidades.

Para mudar a cidade onde o teste será executado há a opção no próprio speedtest, basta tirar do automático.

Mas repito, não se baseie apenas nisso, é um teste sintético e há muitas variáveis envolvidas, desligar os dispotivos da sua rede só o deixa mais artificial ainda, o importante é a performance no uso cotidiano.
 
Hoje fiz a mudança do meu plano e ao chegar em casa o perfil já estava alterado (quando migrei 100->300Mbps levaram quase 15 dias para alterar a velocidade por 'problemas sistêmicos').

Para registro, estes são os valores ofertados no momento:

100Mbps = R$114,99
200Mbps = R$129,99
300Mbps = R$149,99

Tenho apenas internet avulsa, não há fidelidade e não foi oferecida degustação de velocidade maior (questionei e falaram que não tem).

Como eventualmente preciso de upload fiquei no meio termo (200Mbps), este era o valor que eu pagava por 100Mbps há 1 ano atrás então pra mim já vale a pena, economia de R$240/ano.

Segue o jogo

vi na minha fatura que meu desconto termina em 2 meses... porém havia feito uma reclamação antes e me mandaram um email dando 12 meses de desconto a 2 meses atras.... já sei que vou ter que ligar daqui a 2 meses explicando isso kkkk
 
Eu inicialmente achei que o problema todo se resumia a gastos de condomínio ou algo simplezinho, mas o buraco é bem mais embaixo. O que quero dizer é que esse negócio de tubulação passa não um cabinho de nada, vem de operadora diferente que pode até não estar mais em uso (mas a VIVO não pode mexer)... enfim, é uma salada (e pra piorar são dois edifícios na mesmíssima área) e pra desobstruir eu não sei qual a mágica que vai rolar, porque se for o que eu vi nesse primeiro dia então já era pra mim. O problema é que não tem caixa no chão, aparentemente é tudo esgoto ou se ficarem quebrando é arriscado romper tubulação de água.

Outro ponto, provavelmente esse equipamento que detecta cabo subterrâneo é extremamente caro e duvido e muito que aqui no Brasil em que querem cortar até gasto com cafezinho a operadora se anime em obter. A questão não é apenas o gasto, é a complexidade de uma obra dessas e como eu disse antes é fantasia querer fazer algo desse tipo pra um morador só, aliás, nem se todos os 6 quisessem ao mesmo tempo acho que mandariam fazer, porque aí se trata de uma tubulação que percorre uns 10 metros até sair do edifício e ir pra rua.

Vou dar um exemplo de como não é pratico fazer o que a VIVO quer (no final do meu post). E pra não ficar só nos textos vou postar até mesmo fotos aqui de dentro.

Eu tirei umas em melhor qualidade só pra vcs terem uma ideia da situação. Não vou exibir cada foto diretamente no tópico pra não ficar ruim a visualização, então é só clicar em cada link e mandar ampliar.

Vou colocar isso tudo só pra que vcs entendam o porquê eu critico tanto. Vou enumerar cada observação pra facilitar.

1) Essa foto é da visão que eu tenho quando desço as escadas do meu apto (localizado no primeiro andar). O armário preto (onde estão as operadoras) fica logo à esquerda.


2) E esse é o tal armário. Reparem que entram 3 cabos na tubulação.


O que a VIVO quer? Enfiar o cabo de fibra dela, pra só depois colocar isso aqui nesse armário preto:


A tal "central", que eu comentei. Então qual é a dificuldade? É que o cabo vindo da rua está obstruído até chegar nesse local onde os 3 acima estão entrando na tubulação.

E o que a VIVO fez até agora? Eles querem saber onde está a caixa no solo do edifício, pra poder desobstruir. Mas não acharam.

3) Isso aqui é uma vista já do lado de fora. Dá pra ver o armário dos cabos das operadoras lá dentro:


Essa foto é melhor ainda, pois aí dá pra ver que o armário está de frente pra garagem:


4) E aqui já do lado de fora dá pra ver o que tem do lado direito desse armário: a caixa contendo os relógios de energia elétrica de todos os moradores.



5) Esse ângulo da foto é justamente de frente pro armário, mas do lado de fora. Esse piso vermelho é da garagem dos carros.



Então pela lógica a tubulação está SIM saindo no piso da garagem. Mas obviamente ela está fazendo a curva para outro local do edifício.

6) Agora prestem atenção nessa foto:


Ela é uma vista distante dessa garagem e do piso que está do lado direito dela. Dá pra ver ao fundo (canto superior direito) exatamente onde quebraram o chão.

Outras vistas dessa garagem:



Nessa foto abaixo eu vou dar um zoom exatamente onde rolou a picaretada e quase rompem a tubulação de água:


(O que prova que não dá pra ficar abrindo sem pensar duas vezes. O rapaz teve cuidado e não aconteceu nada, mas ele mesmo advertiu)

Lembrem-se: do lado direito do quadro de relógios de energia. E do lado direito do armário das operadoras, já saindo.

Por outro ângulo:

7) A foto abaixo é a mais importante:


Estão vendo que há uma caixa dágua ali do lado direito do poste (e esquerdo da coluna)? Sabem por onde a tubulação está entrando?

Por aqui:


Mas isso já é do lado de fora do edifício, já na calçada da rua, onde entram cabos de poste. Então ela está entrando aí (foto acima, onde circulei) e obstruindo até chegar ao tal armário preto. Tudo isso debaixo da terra, lógico, não dá pra ver tubulação alguma dentro do prédio.

Outros ângulos:



Em diagonal:

8) Por fim como teria sido a instalação se tivessem concordado no esquema de varal...




*******
E por que não é prático? Vamos lá...

- Porque a VIVO certamente não tem o tal equipamento (pesquisem por GEORRADAR, vejam o vídeo do Youtube postado anteriormente) pra detectar por onde o cabo (ops, os 3 que estão entrando no armário PRETO) está(ão) passando. Tentaram passar um guia vindo lá de fora, mas tanto de fora como de dentro (pelo armário preto)... falhou.

O guia não está chegando onde precisa.

Aí vieram quebrar o chão ou querer abrir caixa que fica no piso. Mas até agora só se viu caixa de esgoto/água.

E pode ser que nem exista caixa alguma. Podem ter construído esse edifício sem isso.

- Em algum local desse piso da garagem ou do lado direito dele (esquerdo não é!) essa tubulação está passando. Mas o que a VIVO fará? Quebrar o chão todo pra abrir a tubulação e desfazer o enrosco (obstrução)? Não vejo como.

Vão mandar construir outra tubulação? Quebrar 10 ou mais metros de piso só pra isso?

- Digamos que o problema esteja no piso da garagem, esse vermelho. Digamos também que ele venha em linha reta e faça a curva apenas ao chegar ali onde fiz o círculo. Mesmo que o síndico mande quebrar isso implica em impedir que carros estacionem nessa área, e não por 2 horas, mas talvez por DIAS. Se algo assim for necessário já dá pra esquecer pois por esse transtorno ninguém passará.

E isso que é só pra mim, hein...

Esse é o resumo da ópera.

Se fosse vc já teria desistido. A Vivo não vai fazer suas vontades. Ela tem um padrão e não vai mudar.

Foda é ficar se humilhando pra Vivo por causa de uma banda larga.
 
Moro em Uberlândia/MG. Como faço esse teste? É possível direcionar de alguma forma para SP reivindicando na VIVO ou mudando manualmente DNS (pergunta de leigo blz?)
Talvez seu gateway também seja em Belo Horizonte, selecione os servidores da Vivo no teste de velocidade e veja para qual a latência é menor.
 
sem maldade Maratonista, a operadora tem seus padrões se ela exige que instalações em prédio seja colocado o CTO interno, se tenha um numero minimo de assinantes em um edifico, se tem que passar o cabo principal diretamente pro DG principal, é uma politica dela que vc tem que aceitar, vc concordando ou não. é a mesma coisa que vc ter uma empresa com regras bem definidas e o seu cliente querer que vc faça tudo que vá de encontro com suas regras.

a questão da tubulação já passei por problema parecido num endereço antigo com a net, não tinha cabeamento no prédio comercial e eu tinha sido o primeiro a solicitar a instalação, no dia foram passar o cabo rg-11 e deu tubulação obstruída tb e sem caixa de passagem entre o poste de entrada e o DG do prédio, ficamos o dia inteiro pra encontrar o problema e descobrimos que a tubulação tinha cedido por conta de peso de carros, e foi negada a instalação o detalhe é que eles tb informaram assim que o próprio condomínio realiza-se a manutenção ou disponibiliza-se um novo caminho seria feito a adequação, dito e feito no msm dia arrumamos uma nova passagem e adequaram.

enfim, essa parada de tubulação não tem nada que a vivo possa fazer msm, isso é de responsabilidade unica do próprio prédio, a responsabilidade da operadora é passar o cabeamento e colocar os equipamentos necessários para a prestação do serviço dela, inclusive essas duas caixas que a vivo colocou ae na sua foto uma é obrigatória que é pra converter fira de rua pra fibra interna(fibra de rua tem elementos inflamáveis que não pode ser utilizado dentro de prédios, sem falar que essa fibra é mais cara) e a segunda caixa é o CTO interno pra distribuição.

a questão que vc falou da garagem cabe unica e exclusivamente ao seu prédio e moradores, pode-se querer recuperar essa tubulação antiga ou fazer o que pra mim seria o melhor, uma nova passagem de cabos de telecom por onde quer que seja. mas é aquela num prédio o que manda é votação em assembleia se 50%+1 não aceitarem infelizmente tu vai ter que aceitar a decisão.

enfim, tu ainda tem a possibilidade de conseguir a fibra da vivo ae no sem endereço, e eu aqui como sindico com assembleia já deu aprovação, com tubulação desobstruída e tudo só esperando a fibra, e a vivo por algum motivo não quer vender pra ninguém do prédio mas pra todos os prédios vizinhos já tem.
Cara, eu tambem tive esse problema com adequacao, moro num predio de kitinetes com 2 andares, sao umas 9 kitinets, depois de ver a vivo cabeando e liberando as instalacoes peguei um contato de um vendedor com que minha mae tinha assinado, meu predio fica na quina entre 2 ruas, informei o endereco da rua principal e o vendedor dizendo que nao tinha disponibilidade com a caixa a 50 100 metros do predio na rua principal entao passei umas fotos do local e disse que teria que ser feito uma adequaçao no predio, bla bla bla "até tem um armario com cabeamento da Net e da oi, mas foi um sufoco pra passar o cabo da net pro meu apartamento, logo eu duvido que eles fariam a adequacao"...que levaria mais de 40 dias, e nao dava pra puxar um drop da caixa até meu apartamento, isso que meu predio tem lage, telhado, depois de uns dias tentei com um vendedor na rua e nada, depois com outro e ele me sugeriu passar o cadastro da outra rua transversal dessa rua principal, e passou no sistema, nao precisou de porcaria de adequacao nenhuma, ainda uma vizinha de baixo assinou tambem o tecnico puxou o drop da caixa ate o modem passando pela lage e descendo junto com o cabo da net, o da vizinha foi mais complicado ainda, desceu pela parede e passou por dentro do armario ate chegar no apartamento... isso é falta de vontade e burocracia da empresa mesmo, no predio da minha mae tem 3 andares com 6 apartamentos e a caixa curiosamente fica no poste e eles puxaram o drop da caixa até diretamente ao modem
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alias, a vivo parece que liberou o modo bridge nesse ultimo update pro modem askey, tenho um roteador tenda ac11, configurei certo o ppoe e esta muito boa a navegacao, e meu telefone ainda funciona, ja a tv nao tenho mas acho que deva parar de funcionar se fizer isso

Passei por algo parecido, porém foi para instalar um provedor pequeno no prédio onde eu moro. A tubulação dos fios da Vivo eram completamente arcaicos, pobres e super finos, onde só passaria o cabo da Vivo e mais nenhum outro. Logo, pra que fosse realizada a instalação dessa fibra no prédio precisou realizar uma nova adaptação, onde um cano PVC ficasse perto da caixa de telefone, passasse em cima dos muros das garagens e um rasgo no chão até chegar no canto do prédio e puxar os fios da fibra pra cima do telhado do prédio pra realizar a instalação da CTO onde fica as caixas d'águas. Pensa se isso foi fácil? Praticamente lutei sozinho conversando todo dia com o síndico sobre isso e tentar agilizar ao máximo essa instalação, pois ela seria benéfica para que outras empresas tmb pudessem usar essa tubulação (inclusive uma outra pequena não conseguiu realizar a instalação pra vizinha por conta disso).

Felizmente tudo deu certo e hj tenho fibra que tento sonhava, mas não deixa do prédio ter essa culpa por não ter se atualizado à novas instalações tudo por conta dos condôminos de outros anos recusarem pq iria ter gastos. Ora, é óbvio que vai ter, mas será um gasto visando a longo prazo e pra colocar isso na cabeça de alguém que não entende de infraestrutura e tem o maldito pensamento de "se está funcionando agora, não precisa mexer pq tá bom" é foda.

Agora tenho uma dúvida galera, alguém pode me informar se esse plano da Vivo é fibra msm ou é aquele H deles pra justificar como fibra pq é plano maior de internet? Canso de ver isso acontecer, tanto que o plano que tenho aqui em casa no boleto da Vivo diz "Vivo Fibra 15mb", mas na vdd é o maldito e velho ADSL.
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