[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Estou fazendo os testes direto no modem com cabo de rede. O computador tem placa gigabit. Mesmo assim, a taxa se aproxima a velocidade da NET que está em bridge, ligada em um Apple AirPort Extreme e feita por WIFI 5 GHz.
Durante a instalação, o técnico trocou o modem 3 vezes, usou notebook de dois técnicos diferentes, ficou 6 horas na residência e a central falando que as medições estavam OK.

Não adianta, em qualquer site que eu faça os testes a taxa de latência é alta se considerarmos a tecnologia FTTH, chegando a se aproximar aos valores da NET que é por cabo coaxial. Além disso, velocidade de down e up oscilam muito durante o teste, com picos e quedas relevantes na velocidade. A NET, tem uma taxa constante, por exemplo: atinge 120mb de down e trava nessa velocidade até o fim do teste, já na Vivo, tem um pico alto de velocidade no início do teste e vai caindo, as vezes a taxa de download fica até menor que o upload.

Vou cancelar essa Vivo Fibra e mudar minha NET para 240mb!
Apesar da velocidade ser maior que da NET tanto no down e no up, se considerarmos a tecnologia, acredito que fizeram um serviço porco na implementação aqui em Presidente Prudente. A NET, entrega a velocidade prometida, já a vivo em alguns casos, entrega uma velocidade até menor que a NET, além dessa taxa alta de latência incomodar na hora da navegação.

Aqui ocorre mais oscilação com a taxa download durante os testes, mais na maioria dos testes obtenho os 200mb.

Já o upload esse sempre fica travado em 100mb. O ping é 2ms. Na Net meu ping não saia de 8ms mesmo passando o modem para bridge.

Bem, estou pagando o mesmo preço da Net Virtua de 120mb e estou recebendo 200mb, sem contar que o upload é bom.

Agora uma coisa concordo, em se tratando de teste de velocidade na Net sempre ficou fixo, na Vivo Fibra oscila mais. Minha instalação é nova, o serviço de cabeamento na rua não foi lá grandes coisas. Instalação demorou 6h.

Recentemente contratei VIVO Fibra aqui pra casa, o plano de 100mb com degustação de 200mb durante um ano. No cabo e em aparelhos conectados no wifi 5ghz do modem da os 200mb de download e os 100mb de upload sem problemas, mas em aparelhos que só conectam no wifi 2.4ghz quando faço o teste da no máximo 40mb de down. Já testei em celulares que funcionam o 5ghz conectando na rede 2.4ghz e dá os 200mb, somente nos celulares e notebook que não tem o 5ghz está dando esta velocidade baixa de internet. Alguém saberia me informar por que isso está acontecendo? Se existe alguma solução? Modelo do modem: HGU MitraStar GPT-2541GNAC-N1

Recentemente contratei VIVO Fibra aqui pra casa, o plano de 100mb com degustação de 200mb durante um ano. No cabo e em aparelhos conectados no wifi 5ghz do modem da os 200mb de download e os 100mb de upload sem problemas, mas em aparelhos que só conectam no wifi 2.4ghz quando faço o teste da no máximo 40mb de down. Já testei em celulares que funcionam o 5ghz conectando na rede 2.4ghz e dá os 200mb, somente nos celulares e notebook que não tem o 5ghz está dando esta velocidade baixa de internet. Alguém saberia me informar por que isso está acontecendo? Se existe alguma solução? Modelo do modem: HGU MitraStar GPT-2541GNAC-N1
não existe solução, é limitação da tecnologia.

Consegui link full na rede 2.4ghz é difícil. O ideal é usar a rede 5ghz.

Já testei em celulares que funcionam o 5ghz conectando na rede 2.4ghz e dá os 200mb
Isso é bem pouco provável (pra não dizer impossível).

40Mbps não é exatamente 'normal' mas redes 2.4Ghz são mais suscetíveis a interferências de redes vizinhas e tem velocidade mais baixa por limitação tecnológica, não espere nada acima dos 60~70Mbps nessa rede.

Se precisa de velocidades maiores você precisa tomar as medidas necessárias ($) para atualizar seus dispositivos para operar em 5Ghz ou via cabo, se possível.

Passei o modem Askey para bridge, fiz o teste plugando o Macbook direto nele, e obtive a velocidade full e ping 2ms.

Depois retirei o meu Tp-link C9 do modo AP e voltei para router. Fiz as configurações de PPoe, pluguei o cabo do Macbook na porta Lan do Tp-link e obtive os mesmos resultados também.

Na rede 2.4ghz deixei canal em 6, largura em auto, e encriptação AES.

Na rede 5ghz deixei canal e largura em auto, e encriptação AES.

Fiz o teste com meu celular, após duas paredes o link de comunicação com router cai de 867mbps para 368mbps, porem consigo obter velocidade próxima dos 200mb.

Passando uma parede já obtenho o link máximo que o celular suporta de 867mbps, e ping 2ms e velocidade full. Resultados satisfatórios.

Antes mesmo após duas paredes o celular recebia velocidade full quando usava o Net Virtual, deve ser alguma interferência de equipamentos no local, enfim mais não irei esquentar muito a cabeça. No cabeamento, modem bridge e celulares mais próximo esta show de bola.

Há muita reclamação do modem Askey perdendo velocidade de download e upload em bridge, aqui até então está estável.

Última edição:
Baixei um arquivo torrent de 25gb para testar o link, durante o download obtive 23 MB/s do plano de 200mb. É isso mesmo ?

teoricamente poderia chegar até 25 MB/s ... a meu ver está normal a velocidade.

teoricamente poderia chegar até 25 MB/s ... a meu ver está normal a velocidade.

Está ótimo, depois que passei o modem Askey para bridge, conectei meu Notebook na porta Lan do roteador e baixei um arquivo torrent.

O link de 200mb está show, ping de 2ms. Pretendo manter essa velocidade após a degustação de 100mb. Fiz a portabilidade do Claro para o Vivo controle de 4.5gb , além de ajudar em um futuro desconto por ter mais de um produto, irei ganhar 5gb de bônus por ser cliente Vivo Fibra.

Aqui em Vitória ES a Vivo está ofertando o plano em FFTH, após perde muita clientela para Net Virtua com seu plano de 120mb por 99,00. Até porque era isso que a Vivo cobrava no plano de 15mb.

Agora não tem comparação, Claro Virtua com Vivo Fibra, a Vivo oferece ping menor, e upload 50% da velocidade.

A assinatura no site e instalação foi bem rápido, cerca de 2 dias úteis. Só no ato da instalação que levou 6h, porque a terceirizada fez besteira em não ligar o armário no condomínio, e bagunçar as conexões da Fibra no poste.

Última edição:
Passei o modem Askey para bridge, fiz o teste plugando o Macbook direto nele, e obtive a velocidade full e ping 2ms.

Depois retirei o meu Tp-link C9 do modo AP e voltei para router. Fiz as configurações de PPoe, pluguei o cabo do Macbook na porta Lan do Tp-link e obtive os mesmos resultados também.

Na rede 2.4ghz deixei canal em 6, largura em auto, e encriptação AES.

Na rede 5ghz deixei canal e largura em auto, e encriptação AES.

Fiz o teste com meu celular, após duas paredes o link de comunicação com router cai de 867mbps para 368mbps, porem consigo obter velocidade próxima dos 200mb.

Passando uma parede já obtenho o link máximo que o celular suporta de 867mbps, e ping 2ms e velocidade full. Resultados satisfatórios.

Antes mesmo após duas paredes o celular recebia velocidade full quando usava o Net Virtual, deve ser alguma interferência de equipamentos no local, enfim mais não irei esquentar muito a cabeça. No cabeamento, modem bridge e celulares mais próximo esta show de bola.

Há muita reclamação do modem Askey perdendo velocidade de download e upload em bridge, aqui até então está estável.

Instalaram aqui a vivo fibra, colocaram esse modem askey, não coloquei ele em bridge ainda. Porém desliguei o wi-fi dele, visto que já tenho um tp link, fazendo essa função.

Última edição:
Instalaram aqui a vivo fibra, colocaram esse modem askey, não coloquei ele em bridge ainda. Porém desliguei o wi-fi dele, visto que já tenho um tp link, fazendo essa função.

Você pode deixar o TP-Link como AP, só lembre de desligar o DHCP dele.

Se for deixar o modem em bridge e quiser fazer um teste de velocidade direto nele conectando um computador na porta Lan, precisa configurar a discagem PPoe no sistema operacional.

Aqui já configurei direto no Tp-Link e conectei meus dispositivos no roteador. Já se passaram 24hs e não houve perca nenhuma de velocidade com o modem operando em bridge.

Não é uma regra passar o modem para bridge, mais durante os testes o gráfico da velocidade no Speedtest ficou em linha horizontal sem picos. Quando estava no modo router oscilava bem mais a taxa de Download.

Você pode deixar o TP-Link como AP, só lembre de desligar o DHCP dele.

Se for deixar o modem em bridge e quiser fazer um teste de velocidade direto nele conectando um computador na porta Lan, precisa configurar a discagem PPoe no sistema operacional.

Aqui já configurei direto no Tp-Link e conectei meus dispositivos no roteador. Já se passaram 24hs e não houve perca nenhuma de velocidade com o modem operando em bridge.

Não é uma regra passar o modem para bridge, mais durante os testes o gráfico da velocidade no Speedtest ficou em linha horizontal sem picos. Quando estava no modo router oscilava bem mais a taxa de Download.
Eu usava o modem da net em bridge. Como faz para passar esse da vivo fibra pra bridge?
Mesma configuração no tp link?

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou fazendo os testes direto no modem com cabo de rede. O computador tem placa gigabit. Mesmo assim, a taxa se aproxima a velocidade da NET que está em bridge, ligada em um Apple AirPort Extreme e feita por WIFI 5 GHz.
Durante a instalação, o técnico trocou o modem 3 vezes, usou notebook de dois técnicos diferentes, ficou 6 horas na residência e a central falando que as medições estavam OK.

Não adianta, em qualquer site que eu faça os testes a taxa de latência é alta se considerarmos a tecnologia FTTH, chegando a se aproximar aos valores da NET que é por cabo coaxial. Além disso, velocidade de down e up oscilam muito durante o teste, com picos e quedas relevantes na velocidade. A NET, tem uma taxa constante, por exemplo: atinge 120mb de down e trava nessa velocidade até o fim do teste, já na Vivo, tem um pico alto de velocidade no início do teste e vai caindo, as vezes a taxa de download fica até menor que o upload.

Vou cancelar essa Vivo Fibra e mudar minha NET para 240mb!
Apesar da velocidade ser maior que da NET tanto no down e no up, se considerarmos a tecnologia, acredito que fizeram um serviço porco na implementação aqui em Presidente Prudente. A NET, entrega a velocidade prometida, já a vivo em alguns casos, entrega uma velocidade até menor que a NET, além dessa taxa alta de latência incomodar na hora da navegação.

Tem ONU "pura" da vivo, sem ser router, por 35 reais no ML...
Se eu usasse vivo fibra, e tivesse um bom roteador, compraria uma com certeza.

Última edição:
Que roteador gigabit vocês recomendam usar na vivo fibra? (Que eu possa configurar as VLANS) Uso uma ONT Askey e no momento estou usando um Mi Router 3G com o firmware do Padavan (Que possibilita a configuração personalizada de VLAN, mas vou vende-lo) então to procurando um novo substituto mas que não seja o olho da cara.

Que roteador gigabit vocês recomendam usar na vivo fibra? (Que eu possa configurar as VLANS) Uso uma ONT Askey e no momento estou usando um Mi Router 3G com o firmware do Padavan (Que possibilita a configuração personalizada de VLAN, mas vou vende-lo) então to procurando um novo substituto mas que não seja o olho da cara.

Archer C7

claro que vai ... só não vejo motivo para troca, já que o hardware da com wifi é a mesma coisa acredito eu.
Não irá funcionar, é atrelado ao MAC, que precisa subir para ter o sinal. Não é tão fácil assim usar outro equipamento, mesmo sendo da Vivo.

Não irá funcionar, é atrelado ao MAC, que precisa subir para ter o sinal. Não é tão fácil assim usar outro equipamento, mesmo sendo da Vivo.
Mucci, eu uso uma ONT e um roteador da xiaomi, não fale o que não sabe. Você só precisa do SLID (q vc encontra na config do modem). Com o SLID em mãos, vc injeta via cmd na ont e voa lá, é só usar o roteador que quiser.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha aí, uso apenas uma ONT e um roteador da Xiaomi, vivo fibra 300/150. Se vc pega o seu SLID, você pode fazer o que quiser com a internet (portanto que o roteador tenha controle de VLANS)

Mucci, eu uso uma ONT e um roteador da xiaomi, não fale o que não sabe. Você só precisa do SLID (q vc encontra na config do modem). Com o SLID em mãos, vc injeta via cmd na ont e voa lá, é só usar o roteador que quiser.
Quer fazer gambiarra, tudo bem, espera dar algum problema ai você vai ver o que os técnicos irão fazer, e outra, estas ONT São da pkataforma mediarrom, agora só Open. Pode tentar usar oara ver. Antes de fakar que não sei nada tente se informar primeiro.

Não é gambiarra alguma, estou apenas usando uma ONT e um roteador que tenho em casa. E quanto a problemas, nunca tive, quando cai é porque algum caminhão estourou a fibra, fora isso, 100% de estabilidade.

Eu usava o modem da net em bridge. Como faz para passar esse da vivo fibra pra bridge?
Mesma configuração no tp link?

Precisa acessar a interface dele 192.168.15.1 e entrar com os dados de usuário e senha, que está abaixo do modem.

Depois precisa ir nas configurações da Wan e passar para bridge. O modem irá ficar com todos os leds apagado nesse modo.

Depois você pluga o cabo de rede do modem na porta WAN do Tp-Link, faz o acesso a interface do Tplink com um cabo de rede do PC plugado na porta Lan, ou então conecta no Wi-fi do roteador, serve também para acessar a interface, e configura o modo de operação como router, tipo de conexão PPPoE, e insere os dados da Vivo.

Usuário: cliente@cliente
Senha: cliente

Após aplicar o roteador irá pegar os dados da ISP.

Não tem muito segredo, é rápido e prático. Na Net não precisa de inserir os dados de usuário porque o IP é dinâmico, no caso da Vivo o Tipo de ligação a internet é PPPoE.

Quer fazer gambiarra, tudo bem, espera dar algum problema ai você vai ver o que os técnicos irão fazer, e outra, estas ONT São da pkataforma mediarrom, agora só Open. Pode tentar usar oara ver. Antes de fakar que não sei nada tente se informar primeiro.

mas realmente você não sabe de nada ué ... dizer que é gambiarra :mil:

e sobre algum problema, só se for relacionado a problema interno não tem haver com a vivo. , agora se o cara ficar sem internet a culpa a da ONT é :rip:

Users who are viewing this thread

Voltar