[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

A rede subterrânea tem maior custo inicial de implantação, mais tem inúmeras vantagens ao longo do tempo.
Enquanto a maioria das Prefeituras não obrigar o uso de rede subterrânea, as empresas vao usar o que e mais barato para elas.
Existem operadoras mesmo que não atendem determinadas regiões para não serem obrigadas a fazer rede subterrânea (valor maior de investimento).
sim, nada como ficar refém de uma só empresa, porque só essa quer fazer rede bonitinho no subsolo...

que saudade de só ter adsl pra contratar!

No caso do Porto Maravilha houve a questão da rede única (concessionada) que ainda pioro mais.
Tanto que as poucas operadoras que atendem a região, tem tabela especifica da região de valores devido a essa rede única (da Porto Maravilha).

custo muito mais alto

ainnn mas é feio! eu não sou arquiteto nem urbanista, só estou preocupado se funciona e o custo que chega pra mim

e isso ainda dificultaria a entrada de novos provedores numa área, ferrando O USUÁRIO

não dá pra comparar pagar aluguel de poste e lançar com rasgar calçada

então, ou o provedor não entra, ou entra e mete a mão pra compensar ou aluga uma infra de outra empresa e no fim também repassa

via lá ver a merda que fizeram no porto maravilha no rio, é um caso extremo, é, mas é por aí

No caso do Porto Maravilha houve a questão da rede única (concessionada) que ainda pioro mais.
Tanto que as poucas operadoras que atendem a região, tem tabela especifica da região de valores devido a essa rede única (da Porto Maravilha).
é esse o meu medo com estrutura subterranea de uma só empresa e cartel e com as redes neutras, é tudo muito bonito na teoria, mas na prática estamos no brasil

custo muito mais alto

ainnn mas é feio! eu não sou arquiteto nem urbanista, só estou preocupado se funciona e o custo que chega pra mim

e isso ainda dificultaria a entrada de novos provedores numa área, ferrando O USUÁRIO

então, ou o provedor não entra, ou entra e mete a mão pra compensar ou aluga uma infra de outra empresa e no fim também repassa

via lá ver a merda que fizeram no porto maravilha no rio, é um caso extremo, é, mas é por aí
Desculpa mas respeitosamente discordo. A infra subterrânea tem um custo mais alto, mas mundo afora ela existe e com várias provedoras. Outra coisa nesse sentido seria o lançamento de + redes neutras, mitigando os problemas de lançamento da rede, custo inicial e competição no mercado.
E mais, é feio pakas, afeta a cidade como um todo e a afeta a estabilidade do sistema. Rede subterrânea é muito, mas muito menos sujeita interferência externa do que uma aérea. Tenho certeza que tem casos aqui de ''o caminhão levou minha fibra''.
A rede subterrânea tem maior custo inicial de implantação, mais tem inúmeras vantagens ao longo do tempo.
Enquanto a maioria das Prefeituras não obrigar o uso de rede subterrânea, as empresas vao usar o que e mais barato para elas.
Existem operadoras mesmo que, não atendem determinadas regiões para não serem obrigadas a fazer rede subterrânea (valor maior de investimento).
Essa é a minha visão também, por livre e espontânea vontade não vão fazer, não tem nem a capacidade de organizar o cabeamento. Farão se o custo da aérea subir (aluguel dos postes) ou se forem obrigadas.

Rede neutra (aérea) não impede cartel.
Logo ou o mercado ajusta ou precisa de fiscalização pesada.

é esse o meu medo com estrutura subterranea de uma só empresa e cartel e com as redes neutras, é tudo muito bonito na teoria, mas na prática estamos no brasil

Oq rolou no Rio é típico dos absurdos que acontecem por lá e de um planejamento não técnico. Rede neutra tem muito potencial, mas NÃO pode ser monopolizada.

Rede neutra (aérea) não impede cartel.
Logo ou o mercado ajusta ou precisa de fiscalização pesada.
sim, falei de neutras aéreas mesmo, como estão se formando hoje, só misturei as coisas. neutras no geral.

Oq rolou no Rio é típico dos absurdos que acontecem por lá. Rede neutra tem muito potencial, mas NÃO pode ser monopolizada
e você acha que se uma empresa já tiver rede neutra num local, as outras vão passar rede neutra também? só se for um local muito dos bons $, e mesmo que tenha 2 ou 3, basta que elas botem um preço parecido de passagem pra obrigar todo mundo a pagar a conta. tudo no brasil caminha pra cartel.

Desculpa mas respeitosamente discordo. A infra subterrânea tem um custo mais alto, mas mundo afora ela existe e com várias provedoras. Outra coisa nesse sentido seria o lançamento de + redes neutras, mitigando os problemas de lançamento da rede, custo inicial e competição no mercado.
E mais, é feio pakas, afeta a cidade como um todo e a afeta a estabilidade do sistema. Rede subterrânea é muito, mas muito menos sujeita interferência externa do que uma aérea. Tenho certeza que tem casos aqui de ''o caminhão levou minha fibra''.

Essa é a minha visão também, por livre e espontânea vontade não vão fazer, não tem nem a capacidade de organizar o cabeamento. Farão se o custo da aérea subir (aluguel dos postes) ou se forem obrigadas.
pode ser que lá fora funcione, mas estamos no brasil, lembra? aqui só tem f. d. p. tentando botar no dos outros o tempo todo.

Então no caso do Porto Maravilha, a concessão da rede ficou a cargo da gestora (Porto Maravilha) e ela como gestora não permite novas redes (avulsas) nesse caso virou cartel (legalizado).
Mais as redes neutras novas (são em grande maioria feita por empresas de Torres) logo eles recebem da operadora remuneração por acesso (cliente), logo quanto mais clientes e operadoras usando é melhor para a dona da rede neutra e para as operadoras que ganham capilaridade de rede (sem investimento no escuro).

sim, falei de neutras aéreas mesmo, como estão se formando hoje, só misturei as coisas. neutras no geral.

e você acha que se uma empresa já tiver rede neutra num local, as outras vão passar rede neutra também? só se for um local muito dos bons $, e mesmo que tenha 2 ou 3, basta que elas botem um preço parecido de passagem pra obrigar todo mundo a pagar a conta. tudo no brasil caminha pra cartel.

pode ser que lá fora funcione, mas estamos no brasil, lembra? aqui só tem f. d. p. tentando botar no dos outros o tempo todo.

Se tiver rede neutra em um local e a Vivo quiser passar uma rede exclusiva seja feliz....duas neutras é difícil mesmo.

É mano mas se pensar assim sempre nunca vai pra lugar nenhum né? E eu te garanto que em lugar nenhum do mundo as teles por livre e espontânea vontade falaram ''é bora gastar pra fazer a infra certa''
E concordo contigo em mais uma parada, nem todo lugar aqui precisa de rede subterrânea. Em muitas regiões uma rede aérea bem mantida estaria ok, mas nem isso fazem.

custo muito mais alto

Existem alguns bairros bons que estão presos no HFC da Claro e no Velox DSL justamente por ter rede subterrânea. Vivo fibra e Oi fibra nem chegam perto, dão preferência aos bairros com rede aérea pela facilidade e menor custo.

Na Espanha, um país civilizado, a rede é 100% subterrânea até em pequenos vilarejos remotos, então provedor de internet não tem essa de discriminar determinada região, tem que ser cabo subterrâneo em qualquer lugar e ponto final.

Galera blza?
Acabe de instalar vivo fibra aqui em casa e queria colocar o modem em bridge.

Ocorre q eu sempre fui usuario Net/Claro e eles nao usam PPoE, ou seja nao precisa configurar nenhuma senha.
Entao qual o primeiro passo ?
Configurar o modo router pra modo bridge ?

8763a719c1ccb7d700905be9d719191b.png

Depois eu acesso o meu roteador e mudo a configuracao do IPv4 pra PPoE e coloco essas credenciais ne ?

2e0720ff3e75674693586c18589110dc.png

E como faz com o Ipv6 ?

Edit: Modelo do Modem: Askey RTF3507VW-N2

Última edição:
Se tiver rede neutra em um local e a Vivo quiser passar uma rede exclusiva seja feliz....duas neutras é difícil mesmo.

É mano mas se pensar assim sempre nunca vai pra lugar nenhum né? E eu te garanto que em lugar nenhum do mundo as teles por livre e espontânea vontade falaram ''é bora gastar pra fazer a infra certa''
E concordo contigo em mais uma parada, nem todo lugar aqui precisa de rede subterrânea. Em muitas regiões uma rede aérea bem mantida estaria ok, mas nem isso fazem.
so por curiosidade: a vivo já usa rede neutra da american tower em muitas cidades de minas, ao invés de rede própria, eu mesmo já usei
o tecnico da vivo só cuida da hgu e do drop, qualquer outra coisa precisa chamar a terceirizada local da AT pra resolver
numa instalação predial, por ex, até as caixas com splitter são da AT, o cara da vivo só faz os APCs e passa o drop, não podem mexer mais que isso

meu relato de que nem tudo em rede neutra são flores:

das vezes que deu b.o. e dependeu deles (AT), levou um baita tempo pra resolver, primeiro os caras chegam e ficam tirando foto uma hora de toda a merda do prédio, provavelmente pra caguetar o técnico que fez cagada antes (ao invés de ir direto pra solução).

algumas vezes foi fibra sem potência do nada, numa outra foi fibra invertida no meio do caminho e cada usuário só parece subir numa porta específica da olt, nessas você vê que foi alguém da infra que fez cagada.

já os caras da vivo foram bastante solícitos, mas a vivo ao menos aqui bota o cara pra ligar pra uma central deles quando o B.o é maior e o técnico fica lá 1 hora esperando musiquinha, perdendo tempo e me empatando, isso é um ponto que achei bem ruim.

eu já tive linha da oi e abri o/s umas trocentas vezes e em todas o técnico (que era terceirizado) ligou pra lá e resolveu rapidamente o b.o., e olha que é oi, achei isso uma tremenda bola fora da vivo (nessa agilidade a vivo tá comendo poeira até hoje).

um último ponto que sempre me incomodou foi a potência que chegava lá, em torno de -22dbm, como estava funcionando normal e eu não queria perder tempo com técnico, nunca reclamei, mas achei isso meio porqueira pra um serviço mais caro que todos os outros (e a vivo tem esse dado remotamente, então não tem desculpa), num desses b.o. comentei com o técnico, ele falou que se batesse 23 que a vivo ia ter que acionar a AT.

quanto à rede aérea, boa parte disso ai é cabo morto e ilegal, acho que as empresas elétricas deviam passar alicate com mais frequência, melhoraria um pouco a situação atual

Galera blza?

Ocorre q eu sempre fui usuario Net/Claro e eles nao usam PPoE, ou seja nao precisa configurar nenhuma senha.

Depois eu acesso o meu roteador e mudo a configuracao do IPv4 pra PPoE e coloco essas credenciais ne ?

E como faz com o Ipv6 ?
Tem um tutorial em algum lugar aqui, da uma pesquisada que ta bem detalhado

Galera blza?

E como faz com o Ipv6 ?
É isso mesmo, só mudar o equipamento da VIVO para bridge e configurar o discador PPPoE no seu roteador.

Não sei se vale para todas as regiões, aqui no PR são esses abaixo:

Usuário: turbonet@turbonet
Senha: gvt25

Sobre IPv6, pelo seu print creio que já esteja na configuração correta (DHCPv6), é como uso aqui em um Mikrotik.

O tópico que o @lu4414 comentou mais acima é esse: Tutorial como colocar o modem da vivo fibra em bridge sem que o telefone e a tv deixem de funcionar
(pode ser necessário caso sua região/equipamento trabalhem com VLAN, não é o meu caso aqui).

É isso mesmo, só mudar o equipamento da VIVO para bridge e configurar o discador PPPoE no seu roteador.

Não sei se vale para todas as regiões, aqui no PR são esses abaixo:

Usuário: turbonet@turbonet
Senha: gvt25

Sobre IPv6, pelo seu print creio que já esteja na configuração correta (DHCPv6), é como uso aqui em um Mikrotik.

O tópico que o @lu4414 comentou mais acima é esse: Tutorial como colocar o modem da vivo fibra em bridge sem que o telefone e a tv deixem de funcionar
(pode ser necessário caso sua região/equipamento trabalhem com VLAN, não é o meu caso aqui).
Valeu neo.
Na vdd aqui eu so assinei internet e nao irei assinar tv nem fixo.
Acredito que no meu caso, eu so preciso seguir os passos q vc falou.
A senha é diferente da q vc colocou ai.
6858efd73816a6a174e041e34e8c6970.png

Entao resumindo:

1 - desligar os dois wifis do modem
2 - coloca-lo em bridge
3 - configurar pra PPoE no meu roteador.

Galera blza?

E como faz com o Ipv6 ?

Edit: Modelo do Modem: Askey RTF3507VW-N2
o padrão é cliente@cliente e senha cliente, mas em rede ex gvt você consegue outro user e senha, assim como ex telesp que é vivo@vivo senha vivo.

Valeu neo.
Na vdd aqui eu so assinei internet e nao irei assinar tv nem fixo.
Ainda assim pode ser necessário seguir algumas instruções do outro tópico ali.

Para quem tem TV e Fixo nem é muito recomendado colocar o HGU em bridge, às vezes acontecem algumas bizarrices no dia a dia, é por conta e risco de cada um.

Caraca maluco
Eu nao consigo autenticar o login no modem.

Eu tenho certeza q eu to colocando exatamente a senha q esta na etiqueta.

Q doideira.
d44b8f7b6a1eef3cb3d025dc36cc9ee7.png

O jeito de resolver isso é do dando um hard reset ne ?

Fala pessoal,

Só para compartilhar.

Estava com 50mb pagando R$ 114,90, era a menor velocidade que tinha na época e ainda pedi para tirarem o Home Assistent.

Vi que os valores de 100mb e 300mb estavam mais em conta, R$ 99,90 e R$ 129,90, respectivamente.

Na manhã do dia 04/01/21, liguei para a Vivo tentando fazer o upgrade do plano, mas fui informado de que não tinha disponibilidade na região. Tentei fazer o processo de compra, como se fosse um novo cliente, por lá dizia que tinha disponibilidade de 100m e 300m. A tarde recebi uma ligação do setor de vendas da Vivo, querendo completar o processo de compra. Expliquei o meu caso para a atendente e ela me falou o que me deixou mais puto.

Ela disse que a Vivo estava bloqueando meu CPF e com isso eu só poderia contratar os 50m. Só que tenho Score bom na Serasa, as contas estão em dia, srsrs. Ela disse que não tinha limitação na região, a questão era o bloqueio do CPF pela VIVO. No mesmo dia (04/01) abri um chamado no Consumidor.gov, informando que queria fazer o aumento e não estavam deixando.

Hoje, dia 18/01, recebi contato da Vivo informando que não poderia liberar os 100m, mas poderia liberar os 300m. Imagino que não liberam os 100m, por estar em um valor total mais baixo do que pago atualmente. Contudo, liberam os 300m, sem Home Assistent, por R$ 124,90.

Caraca maluco
Eu nao consigo autenticar o login no modem.

Eu tenho certeza q eu to colocando exatamente a senha q esta na etiqueta.

Q doideira.
d44b8f7b6a1eef3cb3d025dc36cc9ee7.png
Você só consegue acessar à partir da rede interna, do contrário pode não autenticar por segurança.

Bridge deu certo? Vai ter que configurar uma rota estática ou configurar um IP da mesma rede do equipamento da VIVO na interface WAN/Internet em seu roteador.

Você só consegue acessar à partir da rede interna, do contrário pode não autenticar por segurança.

Bridge deu certo? Vai ter que configurar uma rota estática ou configurar um IP da mesma rede do equipamento da VIVO na interface WAN/Internet em seu roteador.
nao nao
eu nem consigo acessar as configs do modem
Eu to usando um IP interno. sim

Edit: Eu tava conseguindo acessar o modem normal
Do nada parou.

Compensa fazer o esquema de botar uma ONT no lugar do HGU ou só botar em Bridge? Quero usar um AX3 Pro como roteador/processamento

nao nao
eu nem consigo acessar as configs do modem
Eu to usando um IP interno. sim

Edit: Eu tava conseguindo acessar o modem normal
Do nada parou.
Se não chegou a alterar/aplicar nada de repente foram os acessos autenticados concorrentes então (abre janela, loga novamente etc), mas é apenas achismo.

Experimenta esperar um pouco e/ou dar um reboot no HGU, se persistir talvez seja necessário restaurar as configurações de fábrica dele.

Users who are viewing this thread

Voltar