[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Compensa fazer o esquema de botar uma ONT no lugar do HGU ou só botar em Bridge? Quero usar um AX3 Pro como roteador/processamento
Aqui as quedas pararam depois q coloquei a ont + roteador. Quando eu não havia um router desativei o wifi da HGU, coloquei outra HGU em Access point e a qualidade da conexão melhorou, só o wifi era horrível, nem se compara ao ax1800. Testa a HGU em Bridge primeiro, se não gostar do resultado, parte pra ONT.
 
Compensa fazer o esquema de botar uma ONT no lugar do HGU ou só botar em Bridge? Quero usar um AX3 Pro como roteador/processamento
Aqui as quedas pararam depois q coloquei a ont + roteador. Quando eu não havia um router desativei o wifi da HGU, coloquei outra HGU em Access point e a qualidade da conexão melhorou, só o wifi era horrível, nem se compara ao ax1800. Testa a HGU em Bridge primeiro, se não gostar do resultado, parte pra ONT.
Isso sempre gera um debate interessante, em termos de conectividade/velocidade não deveria haver diferença alguma entre um HGU em bridge e uma ONT uma vez que o papel de ambos é basicamente o mesmo.

Recentemente alguns colegas reportaram que seus equipamentos em bridge ficaram "estranhos" após uma suposta atualização automática de firmware, neste caso vale a pena buscar alternativas.

Aqui meu HGU trabalha em bridge há cerca de 3 anos e meio, já usei uns 2 ou 3 roteadores diferentes ao longo do tempo e zero problemas, o HGU fica ligado 24/7 desde sempre.
 
Olá.

Minha dúvida é, quem tem contratado como PJ com o IPv4 estático, o IPv6 funciona tranquilamente?

Instalaram há menos de uma semana e encontrei um problema estranho. Tenho o 300M + IPv4 estático + tel (contratei como PJ), região Vivo 2 no interior do RS. O problema reside no IPv6, sendo da seguinte forma: se o pppoe autenticar usando o login genérico (cliente@cliente), o IPv6 funciona normalmente, agora se eu usar o meu login (num-do-tel@turbonetpro), o IPv6 simplesmente para de rotear no concentrador pppoe da Vivo.
O problema é independente do roteador, vide que ocorre usando a HGU ou os roteadores RB760iGS e RB750Gr3.
Já entrei em contato com o suporte e falaram que encaminhariam o problema ao setor de engenharia de redes, inclusive foi enviado prints de traceroute e dados da HGU.
E para ter o IPv4 estático funcionando, só usando o meu login, por isso não há outra alternativa... pois nos demais logins o IPv4 é dinâmico e aí não me serve.

Hoje recebi a ONT Tp-Link XZ000-G3 e substituí um Ascão RTF8115VW, foi necessário apenas copiar o GPON SN no Tpl, o GPON Password não foi necessário.
Gostei dessa ONT por ser 1/5 do tamanho da HGU e por não ser "bloatware". A única vantagem de usar essa HGU é pelo VoIP mesmo... já que o mesmo funciona caso esteja em bridge e dispensa uso da vlan 600 no roteador para o pppoe.

Essa HGU é instável para funcionar a config... o negócio é resetar a config e colocar modo bridge se não quiser ver bugs estranhos, se mexer alguma coisinha, já fica de frescura. O NAT dela é outra coisa que também não funciona 100% se comparado a um MikroTik e OpenWRT. Usa o firmware RTF_TEF001_V6.54_V014 e o hw é rev 5, novembro/2020.
 
Será que estamos falando da mesma coisa?

Uma coisa são rádios 2.4Ghz e 5Ghz configurados com mesmos nomes/SSID, outra coisa é existir uma rede 5Ghz "comandada" pelos ajustes feitos na rede 2.4Ghz com outra rede 5Ghz à parte.

No seu equipamento é possível fazer ajustes (canal, largura de banda, etc.) independentes em cada um dos rádios 5Ghz?


Talvez estejamos desviando um pouco do tema ou falando a mesma coisa de formas diferentes, mas não posso afirmar nada pois meu HGU é diferente/mais antigo e está em bridge.

Perguntei mais acima mas acabou passando batido: Efetivamente você já analisou todos as redes/ssid/bssid/mac address/etc. transmitidos pelo seu HGU? Tudo dentro dos conformes?

Numa rápida busca encontrei 2 posts mais antigos, dá uma olhada:

-> https://adrenaline.com.br/forum/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1075077102
-> https://adrenaline.com.br/forum/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1075078394

O que eu entendi com base nesses relatos (e outros que lembro de ter visto ao longo das últimas centenas de páginas mas não consegui localizar) é que fisicamente há mais de um radio 5Ghz no mesmo equipamento e que além do SSID distinto (copiado da rede 2.4Ghz) há outros parâmetros diferentes entre as redes também, mas obviamente posso estar completamente enganado.

Note que um dos colegas inclusive informa que desativou o radio 5Ghz nas configurações do HGU (leds apagados e tudo mais) mas que um 'sinal' nessa frequência continuava funcionando no equipamento. Este é um comportamento perfeitamente normal e esperado, então?

No mais, como disse mais acima, não tenho mesmo modelo de equipamento/firmware/cenário para testar in loco, de repente alguém que tenha se deparado com isso veja nosso debate e possa entrar na discussão com mais propriedade do que eu.

Minha HGU é Askey RTF3505VW-N2. Vou postar as screenshots das telas de configuração avançada:

Rádio de 2,4 GHz (wl0):
F5yCyEC.png

Ey6cpg9.png


Rádio de 5 GHz (wl1):
rMEPq7m.png

3pjKRUU.png


Como vc pode ver, na HGU só tem 2 rádios: wl0 e wl1. É possível configurar 4 SSIDs pra cada rádio. Mas as configurações do rádio em si (como canal, largura do canal etc.) vão ser aplicadas no rádio. Todos os SSIDs configurados naquele rádio serão anunciados e vão conectar dispositivos nas especificações daquele rádio.

As redes que não têm escrito -5G no nome têm o mesmo nome e a mesma senha, mas são dois SSIDs diferentes. O SSID sem o -5G configurado no rádio de 5 GHz não é comandado pelos ajustes feitos no rádio de 2,4 GHz. É um SSID completamente separado, mas replicando as configurações do SSID de mesmo nome, de 2,4 GHz.

Este primeiro relato que vc citou está completamente dentro do esperado. É exatamente o comportamento desejado pelo fabricante do equipamento. O band steering é quem força o dispositivo com 5 GHz a mudar pra rede de 5 GHz.

"Tá bom, mas aí Flávio, por que o colega relata que assim que ele reinicia a HGU ele se conecta primeiro em 2,4 GHz e poucos segundos depois ele volta a ser jogado pra rede de 5 GHz?" Muito simples. Quem tem a HGU em modo padrão (router), pode ver que o rádio de 2,4 GHz é o primeiro a "inicializar" assim que a HGU é ligada. Só alguns segundos depois é que o rádio de 5 GHz "inicializa". Dá pra ver isso pelos LEDs do painel frontal.

Outra observação quanto à possibilidade de haver 2 rádios 5 GHz na HGU, eu te digo, com 99,999% de certeza que só há 1 rádio de 5 GHz. Não só pelo que vemos nas configurações, mas tb pensando de forma lógica: Se a Vivo tenta, de todas as formas adquirir um equipamento de baixo custo pra instalar pro assinante, qual sentido haveria de colocar 2 rádios na mesma banda, se só aqueles APs ou "tudo-em-um" parrudões que têm isso?

Obs.: Eu o que eu chamo de "tudo-em-um" é o que a população em geral chama erroneamente de "roteador" ou "roteador Wi-Fi". Eu tb me refiro à HGU como um "tudo-em-um" tb.

Quanto ao segundo relato, o próprio usuário não sabe usar o equipamento, nem entende do assunto. E tb não sabe explicar exatamente a situação dele, então, não posso opinar.

Enfim, eu não acho que eu tenha a didática adequada pra explicar sobre band steering, mas tem muitos artigos explicando com mais detalhes sobre o assunto. Se vc tiver interesse no assunto, dá uma pesquisada que vc vai entender melhor como funciona este recurso.

Edit: Vou tentar usar uma analogia (grosso modo) que, talvez, possa ajudar a esclarecer. Imagina que, quando vc configura o rádio, vc está mexendo em configurações do hardware; quando configura os SSIDs, está mexendo em configurações do sofware do equipamento.
 
Olá.

Minha dúvida é, quem tem contratado como PJ com o IPv4 estático, o IPv6 funciona tranquilamente?

Instalaram há menos de uma semana e encontrei um problema estranho. Tenho o 300M + IPv4 estático + tel (contratei como PJ), região Vivo 2 no interior do RS. O problema reside no IPv6, sendo da seguinte forma: se o pppoe autenticar usando o login genérico (cliente@cliente), o IPv6 funciona normalmente, agora se eu usar o meu login (num-do-tel@turbonetpro), o IPv6 simplesmente para de rotear no concentrador pppoe da Vivo.
O problema é independente do roteador, vide que ocorre usando a HGU ou os roteadores RB760iGS e RB750Gr3.
Já entrei em contato com o suporte e falaram que encaminhariam o problema ao setor de engenharia de redes, inclusive foi enviado prints de traceroute e dados da HGU.
E para ter o IPv4 estático funcionando, só usando o meu login, por isso não há outra alternativa... pois nos demais logins o IPv4 é dinâmico e aí não me serve.

Hoje recebi a ONT Tp-Link XZ000-G3 e substituí um Ascão RTF8115VW, foi necessário apenas copiar o GPON SN no Tpl, o GPON Password não foi necessário.
Gostei dessa ONT por ser 1/5 do tamanho da HGU e por não ser "bloatware". A única vantagem de usar essa HGU é pelo VoIP mesmo... já que o mesmo funciona caso esteja em bridge e dispensa uso da vlan 600 no roteador para o pppoe.

Essa HGU é instável para funcionar a config... o negócio é resetar a config e colocar modo bridge se não quiser ver bugs estranhos, se mexer alguma coisinha, já fica de frescura. O NAT dela é outra coisa que também não funciona 100% se comparado a um MikroTik e OpenWRT. Usa o firmware RTF_TEF001_V6.54_V014 e o hw é rev 5, novembro/2020.
Foi muito dificil a configuração? Minha duvida é: Tem duas caixas de texto, uma GPON Password e GPON SN, o código SLID vc colocou aonde? e na aba de vlan, vc colocou transparent mode ou outra coisa?
 
Se não chegou a alterar/aplicar nada de repente foram os acessos autenticados concorrentes então (abre janela, loga novamente etc), mas é apenas achismo.

Experimenta esperar um pouco e/ou dar um reboot no HGU, se persistir talvez seja necessário restaurar as configurações de fábrica dele.
deu certo nao.
meus pais tao usando a internet agora
amanha eu dou um reset
obrigado pela dica.
 
Olá.

Minha dúvida é, quem tem contratado como PJ com o IPv4 estático, o IPv6 funciona tranquilamente?

Instalaram há menos de uma semana e encontrei um problema estranho. Tenho o 300M + IPv4 estático + tel (contratei como PJ), região Vivo 2 no interior do RS. O problema reside no IPv6, sendo da seguinte forma: se o pppoe autenticar usando o login genérico (cliente@cliente), o IPv6 funciona normalmente, agora se eu usar o meu login (num-do-tel@turbonetpro), o IPv6 simplesmente para de rotear no concentrador pppoe da Vivo.
O problema é independente do roteador, vide que ocorre usando a HGU ou os roteadores RB760iGS e RB750Gr3.
Já entrei em contato com o suporte e falaram que encaminhariam o problema ao setor de engenharia de redes, inclusive foi enviado prints de traceroute e dados da HGU.
E para ter o IPv4 estático funcionando, só usando o meu login, por isso não há outra alternativa... pois nos demais logins o IPv4 é dinâmico e aí não me serve.

Hoje recebi a ONT Tp-Link XZ000-G3 e substituí um Ascão RTF8115VW, foi necessário apenas copiar o GPON SN no Tpl, o GPON Password não foi necessário.
Gostei dessa ONT por ser 1/5 do tamanho da HGU e por não ser "bloatware". A única vantagem de usar essa HGU é pelo VoIP mesmo... já que o mesmo funciona caso esteja em bridge e dispensa uso da vlan 600 no roteador para o pppoe.

Essa HGU é instável para funcionar a config... o negócio é resetar a config e colocar modo bridge se não quiser ver bugs estranhos, se mexer alguma coisinha, já fica de frescura. O NAT dela é outra coisa que também não funciona 100% se comparado a um MikroTik e OpenWRT. Usa o firmware RTF_TEF001_V6.54_V014 e o hw é rev 5, novembro/2020.

Eu tenho 300Mb com ip fixo, em SP.
Uso o cliente@cliente e o ipv4 fica fixo normalmente.
Em relação ao IPV6 não posso falar porque acabo nem usando, a vivo usa prefixo /64....
Uma coisa estranha que acontece, não sei se é por ser PJ ou por ser ip fixo, mas a Vlan10 não funciona, a conexão só vai pra frente sem colocar nenhuma Vlan.
 
so por curiosidade: a vivo já usa rede neutra da american tower em muitas cidades de minas, ao invés de rede própria, eu mesmo já usei
o tecnico da vivo só cuida da hgu e do drop, qualquer outra coisa precisa chamar a terceirizada local da AT pra resolver
numa instalação predial, por ex, até as caixas com splitter são da AT, o cara da vivo só faz os APCs e passa o drop, não podem mexer mais que isso

meu relato de que nem tudo em rede neutra são flores:

das vezes que deu b.o. e dependeu deles (AT), levou um baita tempo pra resolver, primeiro os caras chegam e ficam tirando foto uma hora de toda a merda do prédio, provavelmente pra caguetar o técnico que fez cagada antes (ao invés de ir direto pra solução).

algumas vezes foi fibra sem potência do nada, numa outra foi fibra invertida no meio do caminho e cada usuário só parece subir numa porta específica da olt, nessas você vê que foi alguém da infra que fez cagada.

já os caras da vivo foram bastante solícitos, mas a vivo ao menos aqui bota o cara pra ligar pra uma central deles quando o B.o é maior e o técnico fica lá 1 hora esperando musiquinha, perdendo tempo e me empatando, isso é um ponto que achei bem ruim.

eu já tive linha da oi e abri o/s umas trocentas vezes e em todas o técnico (que era terceirizado) ligou pra lá e resolveu rapidamente o b.o., e olha que é oi, achei isso uma tremenda bola fora da vivo (nessa agilidade a vivo tá comendo poeira até hoje).

um último ponto que sempre me incomodou foi a potência que chegava lá, em torno de -22dbm, como estava funcionando normal e eu não queria perder tempo com técnico, nunca reclamei, mas achei isso meio porqueira pra um serviço mais caro que todos os outros (e a vivo tem esse dado remotamente, então não tem desculpa), num desses b.o. comentei com o técnico, ele falou que se batesse 23 que a vivo ia ter que acionar a AT.

quanto à rede aérea, boa parte disso ai é cabo morto e ilegal, acho que as empresas elétricas deviam passar alicate com mais frequência, melhoraria um pouco a situação atual

Em qual cidade vc mora?
 
Foi muito dificil a configuração? Minha duvida é: Tem duas caixas de texto, uma GPON Password e GPON SN, o código SLID vc colocou aonde? e na aba de vlan, vc colocou transparent mode ou outra coisa?
Não, foi bem tranquila. O SLID nem peguei, pois é a GPON Password em ASCII. Basicamente usei somente o GPON SN e nada mais.
Inicialmente usei a vlan em transparent mode só para testar o dhcp na vlan 601 (voip), mais tarde mudei para vlan tagged 600 priority 0.
O GPON SN tive que converter a parte de letras para hexadecimal, pois o campo pede que sejam 16 caracteres hex.


Eu tenho 300Mb com ip fixo, em SP.
Uso o cliente@cliente e o ipv4 fica fixo normalmente.
Em relação ao IPV6 não posso falar porque acabo nem usando, a vivo usa prefixo /64....
Uma coisa estranha que acontece, não sei se é por ser PJ ou por ser ip fixo, mas a Vlan10 não funciona, a conexão só vai pra frente sem colocar nenhuma Vlan.
Pois é, aqui o cliente@cliente fica dinâmico sempre, então evito usá-lo. Ironicamente o login usando telefone, se usar outros números, autenticam também e com IPv4 dinâmico, e o IPv6 fica sem roteamento.
Sobre a vlan 10, isso me parece config da HGU. Na config avançada, eu desativei o pppoe, nesse momento foi necessário criar vlan no roteador, e quanto ativei novamente (ele fica sem user/pass preenchidos) passou dispensar o uso da vlan no roteador.
Eu sei que é uma tristeza receber prefixo /64... aí você olha para a Oi e ela entrega /56. :/
No ISP regional que vou cancelar, me jogaram na cara que era para trocar o plano para corporativo caso eu quisesse um prefixo maior que /64, iriam entregar um /60 apenas...
A Vivo ofertou link dedicado de 10M/10M por R$500 após eu ter pedido sobre o prefixo IPv6... bom, o documento deles fala que entregam um IPv4 /29 e IPv6 /60.
 
Última edição:
Não, foi bem tranquila. O SLID nem peguei, pois é a GPON Password em ASCII. Basicamente usei somente o GPON SN e nada mais.
Inicialmente usei a vlan em transparent mode só para testar o dhcp na vlan 601 (voip), mais tarde mudei para vlan tagged 600 priority 0.
O GPON SN tive que converter a parte de letras para hexadecimal, pois o campo pede que sejam 16 caracteres hex.



Pois é, aqui o cliente@cliente fica dinâmico sempre, então evito usá-lo. Ironicamente o login usando telefone, se usar outros números, autenticam também e com IPv4 dinâmico, e o IPv6 fica sem roteamento.
Sobre a vlan 10, isso me parece config da HGU. Na config avançada, eu desativei o pppoe, nesse momento foi necessário criar vlan no roteador, e quanto ativei novamente (ele fica sem user/pass preenchidos) passou dispensar o uso da vlan no roteador.
Eu sei que é uma tristeza receber prefixo /64... aí você olha para a Oi e ela entrega /56. :/
No ISP regional que vou cancelar, me jogaram na cara que era para trocar o plano para corporativo caso eu quisesse um prefixo maior que /64, iriam entregar um /60 apenas...
A Vivo ofertou link dedicado de 10M/10M por R$500 após eu ter pedido sobre o prefixo IPv6... bom, o documento deles fala que entregam um IPv4 /29 e IPv6 /60.
Mandei umas duvidas in particular
 
Galera me ajudem a entender uma parada....qual a dificuldade em se fazer a infra subterrânea?

Estava conversando com um colega que morou no exterior um tempo e para os gringos é um absurdo sem tamanho ter a bagunça que nós temos aqui em rede aérea.
São Paulo (e outras grandes capitais) são marcos do hemisférios Sul, polos econômicos, mas ficam com a aparência de cidades largadas.

E vou além, grande parte da bagunça e do efeito visual é das companhias de comunicação, a ENEL usa, mas quase nada e é sempre uma rede organizada. As teles tem zelo nulo pelos postes (Vila Olímpia em São Paulo tem quilômetros de cabos simplesmente largados nos postes sem uso).

Queria entender, na opinião de vocês, qual é o impeditivo para isso? Falta coordenação da Prefeitura, falta necessidade de fazer (leia-se multas por bagunçar os postes) ou falta vontade por parte da ENEL? Sei que é uma parada cara, mas tem que começar de algum lugar e traz benefícios a longo prazo para a estabilidade das redes como um todo.

Esses dias a SABESP refez o asfalto da minha rua inteira, abriu vala para uma nova rede de esgoto, era o momento (rua aberta e o asfalto seria refeito de qualquer forma) para se fazer o enterramento das redes. E num contexto geral, o inicio da pandemia-com a diminuição de trafego nas ruas e excedente de mão de obra-era mais um momento ideal para se investir em infraestrutura. Ajudaria a segurar o desemprego e traria um beneficio duradouro as cidades (lembrem-se que pelo menos aqui a construção civil nunca parou, com as medidas de segurança adequadas seria possível)

Ideias sobre?

Concordo com você. Esse artigo aí embaixo traz uma proposta legislativa interessante:

“Dig once” bill could bring fiber Internet to much of the US

Pra linhas de distribuição elétrica o custo costuma ser 2x maior. (pesquisar "overhead lines vs underground cost" pra saber mais)
Aqui também temos o problema de roubos de cabos. Não sei qual tipo facilita mais esse tipo de crime.
Outro fator que pode entrar é má drenagem das ruas. Tem várias ruas que alagam e eu embora eu imagine que cabo de fibra ótica não tenha problema com água, qualquer outro componente com chip ou cobre seria problemático. Uma coisa é chover num componente fechado, outra coisa é ficar submerso.
 
Concordo com você. Esse artigo aí embaixo traz uma proposta legislativa interessante:

“Dig once” bill could bring fiber Internet to much of the US

Pra linhas de distribuição elétrica o custo costuma ser 2x maior. (pesquisar "overhead lines vs underground cost" pra saber mais)
Aqui também temos o problema de roubos de cabos. Não sei qual tipo facilita mais esse tipo de crime.
Outro fator que pode entrar é má drenagem das ruas. Tem várias ruas que alagam e eu embora eu imagine que cabo de fibra ótica não tenha problema com água, qualquer outro componente com chip ou cobre seria problemático. Uma coisa é chover num componente fechado, outra coisa é ficar submerso.
Bom, vou dar a minha resposta baseada em minha experiência e conhecimento.

Quanto ao roubo de cabos, moro no bairro Tijuca, no Rio de Janeiro, temos muitos roubos de cabos, mas somente onde a fiação é aérea, acredito que não roubam a subterrânea por vários fatores.

1- precisa de uma chave específica para abrir, ae levando em conta que são 2 parafusos por caixa da mais trabalho.
2- Para levar um cabo eles precisam cortar as duas pontas, isso significa abrir 2 caixas subterrâneas, saber qual cabo cortar em cada ponta e tentar puxar pela tubulação...
3- Por estarem na calçada fica mais fácil de serem combatidos e vistos

Quanto à drenagem:
Moro em uma rua aqui no bairro onde a fiação é subterranea, e ela alaga, chega na portaria dos prédios constantemente, aqui tem rede de cobre, node da net, amplificador, emendas... nada estraga ou deixa de funcionar quando alaga, inclusive a rede elétrica é subterrânea, e os alagamentos não influenciam em nada.

Conclusão:
Ao meu ver o custo é o único ponto negativo, na minha rua onde as fiações são subterrâneas quase não ficamos sem serviço, quase não falta luz! Muito mais estabilidade, pode tar tendo temporal (tem muito no Rio), pode tar toda a rua alagada e a net continuava funcionando, agora estou com vivo fibra, sem 1 queda até agora, acredito que sofra ainda menos interferência que a net...
 
360 de down e normal esse overhead? E o upload q ta abaixo dos 150...

AhmiES.jpg
Esse upload só vi em redes ex-telesp, ex-gvt pegava no máximo 310 mb, novidade. Como você está testando via wifi é mais difícil chegar 100% do contratado, ainda mais testando pelo celular, aqui eu não consigo bater mais que 200mb no speedtest (usando um router wifi6) do celular, mas pelo pc da a mesma coisa que cabeada, uma coisa q percebi foi q o celular começa a engasgar quando deixo o teste rodando e vou para a tela inicial.

Teste via wifi pelo celular:
6944021844.png


Teste via wifi pelo PC:
10773936541.png
 
Galera me ajudem a entender uma parada....qual a dificuldade em se fazer a infra subterrânea?

Estava conversando com um colega que morou no exterior um tempo e para os gringos é um absurdo sem tamanho ter a bagunça que nós temos aqui em rede aérea.
São Paulo (e outras grandes capitais) são marcos do hemisférios Sul, polos econômicos, mas ficam com a aparência de cidades largadas.

E vou além, grande parte da bagunça e do efeito visual é das companhias de comunicação, a ENEL usa, mas quase nada e é sempre uma rede organizada. As teles tem zelo nulo pelos postes (Vila Olímpia em São Paulo tem quilômetros de cabos simplesmente largados nos postes sem uso).

Queria entender, na opinião de vocês, qual é o impeditivo para isso? Falta coordenação da Prefeitura, falta necessidade de fazer (leia-se multas por bagunçar os postes) ou falta vontade por parte da ENEL? Sei que é uma parada cara, mas tem que começar de algum lugar e traz benefícios a longo prazo para a estabilidade das redes como um todo.

Esses dias a SABESP refez o asfalto da minha rua inteira, abriu vala para uma nova rede de esgoto, era o momento (rua aberta e o asfalto seria refeito de qualquer forma) para se fazer o enterramento das redes. E num contexto geral, o inicio da pandemia-com a diminuição de trafego nas ruas e excedente de mão de obra-era mais um momento ideal para se investir em infraestrutura. Ajudaria a segurar o desemprego e traria um beneficio duradouro as cidades (lembrem-se que pelo menos aqui a construção civil nunca parou, com as medidas de segurança adequadas seria possível)

Ideias sobre?
Eu nunca tinha parado pra reparar essa questão da infra aérea até ver um episódio do Españoles por el Mundo em Curitiba e o madrilenho dizer "ellos dicen que eso es la Europa de Brasil. Pues mire eso. ¿Se parece a Europa?" e apontava pra um poste cheio de fios e uns saquinhos de lixo encostados.
Aqui no Rio de Janeiro, mais ou menos no final da década de 1990, migraram toda infra de alguns bairros pro subsolo e a zona da cidade ficou um caos por meses. Não sei se tem relação, mas Copacabana, um dos bairros que recebeu a infra subterrânea, só tinha NET e Oi Velox até 2019. Não sei como está a situação hoje.

Sobre ser um marco do hemisfério sul, muitas cidades grandes dos EUA também possuem postes cheios de fios. Não tanto como aqui, porque acredito que usem uma solução híbrida. Eu vejo isso de infra subterrânea mais como uma característica das cidades europeias. Por lá eu não vi poste em nenhum lugar. O mais próximo que cheguei a ver foi quando morei no centro histórico de uma cidade chamada Santiago de Compostela na Espanha. Não podem quebrar o chão daquela zona porque é tudo muito antigo. A solução que eles encontraram foi de passar os fios pelos próprios edifícios. Esteticamente não é o ideal, mas ainda é menos pior que poste.
O pior mesmo era não ter gás encanado haha
LFewkoq.png
 
Eu tenho 300Mb com ip fixo, em SP.
Uso o cliente@cliente e o ipv4 fica fixo normalmente.
Em relação ao IPV6 não posso falar porque acabo nem usando, a vivo usa prefixo /64....
Uma coisa estranha que acontece, não sei se é por ser PJ ou por ser ip fixo, mas a Vlan10 não funciona, a conexão só vai pra frente sem colocar nenhuma Vlan.
Tenho exatamente o mesmo que você.
No meu caso, não tive/tenho essa questão com a VLAN 10. Onde, por algum tempo, usei uma ONT da Vivo e conseguia utilizar normalmente configurando a VLAN 10.
Hoje, como troquei de roteador e o mesmo não possui (ainda) VLAN tagging, fiquei sem poder utilizar a ONT. Voltei para o HGU, mas ele funciona, até o presente momento, de boa.
 
  • Curtir
Reações: gkz
Esse upload só vi em redes ex-telesp, ex-gvt pegava no máximo 310 mb, novidade. Como você está testando via wifi é mais difícil chegar 100% do contratado, ainda mais testando pelo celular, aqui eu não consigo bater mais que 200mb no speedtest (usando um router wifi6) do celular, mas pelo pc da a mesma coisa que cabeada, uma coisa q percebi foi q o celular começa a engasgar quando deixo o teste rodando e vou para a tela inicial.

Teste via wifi pelo celular:
6944021844.png


Teste via wifi pelo PC:
10773936541.png
teu celular e bugado.
 
Senhores, moro em BH/MG e assinarei a Vivo amanhã. R$ 129 por 300mb.

Alguém que seja de BH sabe dizer como é a qualidade geral? Ainda, se há IPV6?

Valeu!
 
360 de down e normal esse overhead? E o upload q ta abaixo dos 150...

AhmiES.jpg
Overhead é normal em algumas regiões, qualquer velocidade abaixo do contratado pode significar saturação na OLT ou mesmo regional e às vezes é só temporária, fica de olho nas latências.

Melhor coisa é atestar desempenho/estabilidade no dia a dia e não apenas em speedtest, às vezes ele deixa as pessoas um pouco paranoicas e gastando dinheiro sem necessidade.

uma coisa q percebi foi q o celular começa a engasgar quando deixo o teste rodando e vou para a tela inicial.
O ideal é manter o teste em primeiro plano.

Dependendo da arquitetura do seu celular essa manobra deve mandar as aplicações menos prioritárias para segundo plano (núcleos mais lentos), causando isso.
 
Concordo com você. Esse artigo aí embaixo traz uma proposta legislativa interessante:

“Dig once” bill could bring fiber Internet to much of the US

Pra linhas de distribuição elétrica o custo costuma ser 2x maior. (pesquisar "overhead lines vs underground cost" pra saber mais)
Aqui também temos o problema de roubos de cabos. Não sei qual tipo facilita mais esse tipo de crime.
Outro fator que pode entrar é má drenagem das ruas. Tem várias ruas que alagam e eu embora eu imagine que cabo de fibra ótica não tenha problema com água, qualquer outro componente com chip ou cobre seria problemático. Uma coisa é chover num componente fechado, outra coisa é ficar submerso.
Realmente é uma boa proposta. Seria equivalente ao momento que a SABESP mexeu na minha rua já ter passado essa infra. Acredito que isso + redes neutras (sem monopólio) seria um caminho ideal.
Tava conversando com o @Rcarva, rede neutra vale a pena até certo ponto para a operadora. Se a densidade de clientes é alta em um lugar vale o investimento em rede própria e as operadoras devem ter uma forma de poder fazer isso caso assim desejem. (Oq não acontece no caso de Porto Maravilha)
Sobre roubos e drenagem concordo com o Matheus.
@gpkaizer realmente na Europa é zero rede aérea, nos EUA tem alguns pontos mas nunca vi uma bagunça igual aqui. Lá tem o fator clima, manter uma rede aérea sobre condições extremas - furacões, tempestades tropicais, nevascas - deve levar o custo a algo próximo de se construir a subterrânea.

Eu tenho certeza que não é algo que se resolva com uma ''canetada'', nem de um dia para o outro, mas é uma parada que precisa começar a ser feita.
 
Overhead é normal em algumas regiões, qualquer velocidade abaixo do contratado pode significar saturação na OLT ou mesmo regional e às vezes é só temporária, fica de olho nas latências.

Melhor coisa é atestar desempenho/estabilidade no dia a dia e não apenas em speedtest, às vezes ele deixa as pessoas um pouco paranoicas e gastando dinheiro sem necessidade.


O ideal é manter o teste em primeiro plano.

Dependendo da arquitetura do seu celular essa manobra deve mandar as aplicações menos prioritárias para segundo plano (núcleos mais lentos), causando isso.
Mesmo navegando pelo app ele começa a travar. Ontem mesmo dei wipe/hardreset nele, tinha muitos arquivos inúteis e fiquei com preguiça de apagar kkk. Mesmo depois de resetar, um "simples" speedtest trava o coitado, no dia a dia ele não engasga e abre tudo até que rapidamente. Deve ser alguma atualização do android q deu incompatibilidade com o app.
 
Mais alguém tem problemas em ligar para o 10315 ou 10615?

Tento pela Claro e pela Tim, mas dependendo do dia, a ligação não completa.
 
Mesmo navegando pelo app ele começa a travar. Ontem mesmo dei wipe/hardreset nele, tinha muitos arquivos inúteis e fiquei com preguiça de apagar kkk. Mesmo depois de resetar, um "simples" speedtest trava o coitado, no dia a dia ele não engasga e abre tudo até que rapidamente. Deve ser alguma atualização do android q deu incompatibilidade com o app.
Pode ser, não é algo que eu fique rodando com frequência então não sei dizer. Pelo que vi a última atualização do app saiu há uns 10 dias.

Mais alguém tem problemas em ligar para o 10315 ou 10615?

Tento pela Claro e pela Tim, mas dependendo do dia, a ligação não completa.
Acabei de fazer um teste em cada um deles e foi de primeira, mas meu celular é VIVO.
 
Mais alguém tem problemas em ligar para o 10315 ou 10615?

Tento pela Claro e pela Tim, mas dependendo do dia, a ligação não completa.
O dia que tentei mudar de plano fiz uma ligação pela oi, não funcionou o 10315, só pelo próprio fixo da vivo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo