Será que estamos falando da mesma coisa?
Uma coisa são rádios 2.4Ghz e 5Ghz configurados com mesmos nomes/SSID, outra coisa é existir uma rede 5Ghz "comandada" pelos ajustes feitos na rede 2.4Ghz com outra rede 5Ghz à parte.
No seu equipamento é possível fazer ajustes (canal, largura de banda, etc.) independentes em cada um dos rádios 5Ghz?
Talvez estejamos desviando um pouco do tema ou falando a mesma coisa de formas diferentes, mas não posso afirmar nada pois meu HGU é diferente/mais antigo e está em bridge.
Perguntei mais acima mas acabou passando batido: Efetivamente você já analisou todos as redes/ssid/bssid/mac address/etc. transmitidos pelo seu HGU? Tudo dentro dos conformes?
Numa rápida busca encontrei 2 posts mais antigos, dá uma olhada:
->
https://adrenaline.com.br/forum/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1075077102
->
https://adrenaline.com.br/forum/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1075078394
O que eu entendi com base nesses relatos (e outros que lembro de ter visto ao longo das últimas centenas de páginas mas não consegui localizar) é que fisicamente há mais de um radio 5Ghz no mesmo equipamento e que além do SSID distinto (copiado da rede 2.4Ghz) há outros parâmetros diferentes entre as redes também, mas obviamente posso estar completamente enganado.
Note que um dos colegas inclusive informa que desativou o radio 5Ghz nas configurações do HGU (leds apagados e tudo mais) mas que um 'sinal' nessa frequência continuava funcionando no equipamento. Este é um comportamento perfeitamente normal e esperado, então?
No mais, como disse mais acima, não tenho mesmo modelo de equipamento/firmware/cenário para testar
in loco, de repente alguém que tenha se deparado com isso veja nosso debate e possa entrar na discussão com mais propriedade do que eu.
Minha HGU é Askey RTF3505VW-N2. Vou postar as screenshots das telas de configuração avançada:
Rádio de 2,4 GHz (wl0):
Rádio de 5 GHz (wl1):
Como vc pode ver, na HGU só tem 2 rádios: wl0 e wl1. É possível configurar 4 SSIDs pra cada rádio. Mas as configurações do rádio em si (como canal, largura do canal etc.) vão ser aplicadas no rádio. Todos os SSIDs configurados naquele rádio serão anunciados e vão conectar dispositivos nas especificações daquele rádio.
As redes que não têm escrito -5G no nome têm o mesmo nome e a mesma senha, mas são dois SSIDs diferentes. O SSID sem o -5G configurado no rádio de 5 GHz não é comandado pelos ajustes feitos no rádio de 2,4 GHz. É um SSID completamente separado, mas replicando as configurações do SSID de mesmo nome, de 2,4 GHz.
Este primeiro relato que vc citou está completamente dentro do esperado. É exatamente o comportamento desejado pelo fabricante do equipamento. O band steering é quem força o dispositivo com 5 GHz a mudar pra rede de 5 GHz.
"Tá bom, mas aí Flávio, por que o colega relata que assim que ele reinicia a HGU ele se conecta primeiro em 2,4 GHz e poucos segundos depois ele volta a ser jogado pra rede de 5 GHz?" Muito simples. Quem tem a HGU em modo padrão (router), pode ver que o rádio de 2,4 GHz é o primeiro a "inicializar" assim que a HGU é ligada. Só alguns segundos depois é que o rádio de 5 GHz "inicializa". Dá pra ver isso pelos LEDs do painel frontal.
Outra observação quanto à possibilidade de haver 2 rádios 5 GHz na HGU, eu te digo, com 99,999% de certeza que só há 1 rádio de 5 GHz. Não só pelo que vemos nas configurações, mas tb pensando de forma lógica: Se a Vivo tenta, de todas as formas adquirir um equipamento de baixo custo pra instalar pro assinante, qual sentido haveria de colocar 2 rádios na mesma banda, se só aqueles APs ou "tudo-em-um" parrudões que têm isso?
Obs.: Eu o que eu chamo de "tudo-em-um" é o que a população em geral chama erroneamente de "roteador" ou "roteador Wi-Fi". Eu tb me refiro à HGU como um "tudo-em-um" tb.
Quanto ao segundo relato, o próprio usuário não sabe usar o equipamento, nem entende do assunto. E tb não sabe explicar exatamente a situação dele, então, não posso opinar.
Enfim, eu não acho que eu tenha a didática adequada pra explicar sobre band steering, mas tem muitos artigos explicando com mais detalhes sobre o assunto. Se vc tiver interesse no assunto, dá uma pesquisada que vc vai entender melhor como funciona este recurso.
Edit: Vou tentar usar uma analogia (grosso modo) que, talvez, possa ajudar a esclarecer. Imagina que, quando vc configura o rádio, vc está mexendo em configurações do hardware; quando configura os SSIDs, está mexendo em configurações do sofware do equipamento.