[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Aqui o celular é Claro, e as vezes tinha dificuldade de primeira de completar ligação para o 10315, devem ser alguma falha de roteamento (por parte de algumas operadoras).

O dia que tentei mudar de plano fiz uma ligação pela oi, não funcionou o 10315, só pelo próprio fixo da vivo.

10315 normal via Vivo móvel e TIM móvel

Nao tenho do que reclamar da velocidade da Vivo ate o presente momento.
A grande vantagem da Claro em relacao a Vivo, sao as rotas. A claro tem as melhores rotas.
Vale ressaltar que aqui no RJ eu estou usando o ASN da antiga GVT https://bgp.he.net/AS18881
Ahmtna.png

É normal isso aqui ? Esse packet loss parece bem ruim.

Última edição:

Normal. Os roteadores intermediários podem ser configurados (e geralmente são) de forma a dropar ou limitar a qtde de pacotes "inúteis" de forma a priorizar o processamento de outras coisas.

Além do que o @perubira comentou acima vi que você fez um disparo para 8.8.8.8 que é um servidor DNS, logo, a prioridade dele é resolver nomes e não responder ping.

Além disso, o Google costuma aplicar icmp-rate-limit em outros serviços então perdas de pacote no destino também podem surgir e não indicam necessariamente um problema.

Nao tenho do que reclamar da velocidade da Vivo ate o presente momento.
A grande vantagem da Claro em relacao a Vivo, sao as rotas. A claro tem as melhores rotas.
Vale ressaltar que aqui no RJ eu estou usando o ASN da antiga GVT https://bgp.he.net/AS18881
Ahmtna.png

Você tá rodando o teste pelo WIFI? Achei o ping do seu roteador meio alto.

Normal. Os roteadores intermediários podem ser configurados (e geralmente são) de forma a dropar ou limitar a qtde de pacotes "inúteis" de forma a priorizar o processamento de outras coisas.
Além do que o @perubira comentou acima vi que você fez um disparo para 8.8.8.8 que é um servidor DNS, logo, a prioridade dele é resolver nomes e não responder ping.

Além disso, o Google costuma aplicar icmp-rate-limit em outros serviços então perdas de pacote no destino também podem surgir e não indicam necessariamente um problema.

Obrigado pelas infos.
Como eu ja disse mas vou repetir.
Sempre fui usuario Claro e aqui em ipanema nunca houve concorrencia portanto sou um noob de vivo.

Na claro, nao havia essas perdas por isso ficou minha duvida.
Na vdd a claro aplicava essa regra de "dropar" pacotes, somento no IPv6, mas no IPv4 nao.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Você tá rodando o teste pelo WIFI? Achei o ping do seu roteador meio alto.
rodei pelo wifi e nao tem como rodar por cabo pq nao tem nenum laptop aqui em casa com porta ethernet.
E eu nao vou comprar um adaptador de ethernet - usb de 3.1 pra fazer speedtest ne kkkkk
esse adaptador custa mais de 100 reais (os bons mesmos)

Se você ler o contrato da Vivo, você não pode abrir um servidor.
Poxa, amigo, eu acredito que você não tenha respondido isso por maldade, mas se for pra ter uma resposta dessas, eu prefiro ligar na central da Vivo e escutar isso de um atendente que sequer sabe o que é um endereço de IP e que vai me instruir a reiniciar o modem pra ver se resolve.

Enfim, eu consegui resolver o problema desativando o firewall do modem, funcionou tanto na minha internet da Vivo quanto na internet da Copel do meu amigo. Não tem necessidade de ativar o DMZ, configurar redirecionamento de porta e nem nada do tipo... Servidor em IPV6 funcionando direitinho! =)

Poxa, amigo, eu acredito que você não tenha respondido isso por maldade, mas se for pra ter uma resposta dessas, eu prefiro ligar na central da Vivo e escutar isso de um atendente que sequer sabe o que é um endereço de IP e que vai me instruir a reiniciar o modem pra ver se resolve.
Não entendi seu comentário ou o ponto que tentou fazer. O colega te deu uma resposta para seu questionamento e só. Se deu certo ótimo, mas de fato viola os termos de serviço. E mais o atendente não tem treinamento para lidar com isso, não é nem justo desmerecer dessa forma.
Se você contrata um serviço via CNPJ provavelmente o atendimento será capaz de te auxiliar com essas questões.

E normal a Vivo demorar para arrumar o cabeamento quando o poste pega fogo? Isso aconteceu na rua em que a minha mãe mora no sábado de manhã, a Tim e um provedor local no mesmo dia a tarde já tinha uma equipe arrumando o cabeamento só a Vivo que ainda nem foi lá. Boa parte das pessoas que ainda tem o serviço da vivo e o telefone fixo pois lá só tem ADSL rede e bem antiga.

E normal a Vivo demorar para arrumar o cabeamento quando o poste pega fogo? Isso aconteceu na rua em que a minha mãe mora no sábado de manhã, a Tim e um provedor local no mesmo dia a tarde já tinha uma equipe arrumando o cabeamento só a Vivo que ainda nem foi lá. Boa parte das pessoas que ainda tem o serviço da vivo e o telefone fixo pois lá só tem ADSL rede e bem antiga.
Eita mano, ta pegando fogo bichoooo!
Quem cuida disso é o time de redes da Vivo, por ser metálico imagino que o time seja pequeno e daí a demora. Registre uma manifestação junto a Ouvidoria para agilizar o processo e oriente vizinhos afetados a fazer o mesmo,

Normal não é. mas fala para pessoas reclamar no sac e na ouvidoria, talvez seja mais rapido
Ou ja partir para consumidor.gob.br

Olá.

Minha dúvida é, quem tem contratado como PJ com o IPv4 estático, o IPv6 funciona tranquilamente?

Instalaram há menos de uma semana e encontrei um problema estranho. Tenho o 300M + IPv4 estático + tel (contratei como PJ), região Vivo 2 no interior do RS. O problema reside no IPv6, sendo da seguinte forma: se o pppoe autenticar usando o login genérico (cliente@cliente), o IPv6 funciona normalmente, agora se eu usar o meu login (num-do-tel@turbonetpro), o IPv6 simplesmente para de rotear no concentrador pppoe da Vivo.
O problema é independente do roteador, vide que ocorre usando a HGU ou os roteadores RB760iGS e RB750Gr3.
Já entrei em contato com o suporte e falaram que encaminhariam o problema ao setor de engenharia de redes, inclusive foi enviado prints de traceroute e dados da HGU.
E para ter o IPv4 estático funcionando, só usando o meu login, por isso não há outra alternativa... pois nos demais logins o IPv4 é dinâmico e aí não me serve.

Hoje recebi a ONT Tp-Link XZ000-G3 e substituí um Ascão RTF8115VW, foi necessário apenas copiar o GPON SN no Tpl, o GPON Password não foi necessário.
Gostei dessa ONT por ser 1/5 do tamanho da HGU e por não ser "bloatware". A única vantagem de usar essa HGU é pelo VoIP mesmo... já que o mesmo funciona caso esteja em bridge e dispensa uso da vlan 600 no roteador para o pppoe.

Essa HGU é instável para funcionar a config... o negócio é resetar a config e colocar modo bridge se não quiser ver bugs estranhos, se mexer alguma coisinha, já fica de frescura. O NAT dela é outra coisa que também não funciona 100% se comparado a um MikroTik e OpenWRT. Usa o firmware RTF_TEF001_V6.54_V014 e o hw é rev 5, novembro/2020.

Tenho 300MB PJ com IP estático, e recebo ambos v4 e v6 estáticos com login cliente.

Única coisa que tive que mudar é configurar meu roteador pra pedir um /56 ao invés dum /64 quando migrei pra estático.

Tenho 300MB PJ com IP estático, e recebo ambos v4 e v6 estáticos com login cliente.

Única coisa que tive que mudar é configurar meu roteador pra pedir um /56 ao invés dum /64 quando migrei pra estático.
Caso totalmente distinto daqui... :x
A rede que foi instalada pela Phoenix Fiber e é gerenciada pela Vivo. Entrou em operação no final de Março/2020.

Ontem testei todos os logins possíveis, apenas o ddd+número@turbonetpro mantém o v4 estático, as demais combinações de login pegam o v4 dinâmico.
Usando outro número de tel não sendo o meu, o problema do v6 se repete de não rotear.
Mesmo que o GPON SN e mac-addr estejam clonados, não mudam essa questão do v4 dinâmico...

Troquei o prefix hint para /56 e deu em nada, continua pegando /64 dinâmico.

Uma dúvida, o plano PJ que você pega, é aquele de R$160 né? Ou possui algo a mais contratado para entregarem um prefixo maior de v6?

Uma dúvida, o plano PJ que você pega, é aquele de R$160 né? Ou possui algo a mais contratado para entregarem um prefixo maior de v6?

Sim, acho que é da promo da Black Friday né, que deram IPv6 grátis pra PJ 300MB.

Mas aqui tô em SP e é uma rede normal da Vivo mesmo.

Código:
    ethernet eth1 {
        address 192.168.15.2/24
        description "WAN 2"
        duplex auto
        pppoe 1 {
            default-route auto
            dhcpv6-pd {
                pd 0 {
                    interface switch0 {
                        prefix-id :0
                        service slaac
                    }
                    prefix-length /56
                }
                rapid-commit enable
            }
            firewall {
                in {
                    name WAN_IN
                }
                local {
                    name WAN_LOCAL
                }
            }
            ipv6 {
                dup-addr-detect-transmits 1
                enable {
                }
            }
            mtu 1492
            name-server none
            password cliente
            user-id cliente@cliente
        }
        speed auto
    }
    loopback lo {
    }
    switch switch0 {
        address 192.168.1.1/24
        description Local
        firewall {
            in {
                modify balance
            }
        }
        ipv6 {
            address {
                autoconf
            }
            dup-addr-detect-transmits 1
            router-advert {
                cur-hop-limit 64
                link-mtu 1492
                managed-flag false
                max-interval 600
                other-config-flag false
                prefix ::/64 {
                    autonomous-flag true
                    on-link-flag true
                    preferred-lifetime 86400
                    valid-lifetime 86400
                }
                reachable-time 0
                retrans-timer 0
                send-advert true
            }
        }
        mtu 1500
        switch-port {
            interface eth2 {
            }
            interface eth3 {
            }
            interface eth4 {
            }
            vlan-aware disable
        }
    }
}

Sim, acho que é da promo da Black Friday né, que deram IPv6 grátis pra PJ 300MB.
Mas aqui tô em SP e é uma rede normal da Vivo mesmo.
:/
Me dá desgosto de ver essas diferenças entre as regiões...

Enfim, eu também peguei como promo da BF, porém só falavam do v4 estático. Quando questionei sobre o tamanho do prefixo, me mandaram uma cartilha com informações sobre link dedicado, features e blábláblá. PDF Link dedicado [vivo.com.br].
Bom, o jeito é continuar usando o 6to4 da Hurricane Electric... ao menos é um /48 para se divertir com latência mínima de 150ms (Miami).

bom dia gene, alguem sabe trocar o DNS tanto do IPV4 e IPV6 do modem TF8115VW ????? o /padrão esta muito confuso.
Bom dia.
Trocar no override do pppoe aparentemente nem funciona... pelo menos não deu na última vez que tentei antes de substituir a HGU.
Porém existe a opção de dns servers na seção DNS.
Deixei numerados os passos para ser feito. A interface ip2 é para ser a pppoe, então deve funcionar desta forma.

sw2JDKC.png

Enfim, eu também peguei como promo da BF, porém só falavam do v4 estático.

Engraçado. Eu só peguei porque era de graça mesmo. Não tenho muito interesse em IP estático, já que rodo multi-wan NET dinâmica e VIVO agora estática, e tenho meu NAS com DNS dinâmico IPV6-only já configuradinho.

Eu só descobri quando o IPv6 quebrou porque não tavam mais entregando porque eu tava pedindo o bloco /64 hahaha.

Acho que a diferença é que eu só tô usando o modem da vivo mesmo em bridge.

Engraçado. Eu só peguei porque era de graça mesmo. Não tenho muito interesse em IP estático, já que rodo multi-wan NET dinâmica e VIVO agora estática, e tenho meu NAS com DNS dinâmico IPV6-only já configuradinho.
Eu só descobri quando o IPv6 quebrou porque não tavam mais entregando porque eu tava pedindo o bloco /64 hahaha.
Eu aproveitei justamente por isso também. A diferença no meu caso, é que se torna útil devido eu configurar no firewall de servidores, roteadores e redes de terceiros afim de ter controle sobre origem no acesso administrativo. A última vez que fiz multi-wan, foi com LTE do Tim Beta, mais como redundância quando dava problema no ISP regional.
E também migrei uma parte da minha infra de servidores para casa, bem como ns2 de alguns domínios meus, então vira uma baita mão na roda e dispensa ficar configurando ddns e script para atualizar nos firewall.

O mundo fica tão bonito sem uso de NAT, aí o cara vira aqueles 3% de clientes do ISP quando quer algo a mais ou aproveitar melhor e não consegue...

O mundo fica tão bonito sem uso de NAT, aí o cara vira aqueles 3% de clientes do ISP quando quer algo a mais ou aproveitar melhor e não consegue...

Isso aí! Eu trabalho no Discourse, e todos nosso fóruns são 100% acessíveis via IPv6, e todo nosso networking interno do Docker é via IPv6 também!

Quanto a questão de ter serviços com IP allowlist, eu tenho poucos, mas pros poucos que tenho eu uso um servidorzinho pra fazer SSH e subir um proxy SOCKS, assim não dependo da infra daonde eu estiver.

Isso aí! Eu trabalho no Discourse, e todos nosso fóruns são 100% acessíveis via IPv6, e todo nosso networking interno do Docker é via IPv6 também!

Quanto a questão de ter serviços com IP allowlist, eu tenho poucos, mas pros poucos que tenho eu uso um servidorzinho pra fazer SSH e subir um proxy SOCKS, assim não dependo da infra daonde eu estiver.
IPv6 rulez!
Que bom ver uma empresa que preza o uso de dual-stack. Só não vai para v6-only porque perderia o acesso de uma renca de clientes, heh.

Sobre allowlist, prefiro essa prática de segurança, sendo que normalmente eu configuro duas a três origens justamente para não ficar centralizado/preso a uma determinada rede. No demais, uma vpn local sem usar default route, bem como uso de port knock para permitir o acesso, são duas alternativas boas.
Outra coisa que me leva a usar lista, é devido o v4 estar cheio de botnet escaneando as redes e fazendo força bruta quando encontra um ssh e telnet. O v6 também tem, porém como é mais custoso acertar um endereço, poucos tentam.
Dias atrás havia um botnet chinês escaneando dois prefixos /64 que uso, nesses dois roda cliente de torrent, tem é uma boa explicação do porquê fica procurando hosts ali.

Pessoal, fiz a troca de plano aqui em casa, agora com 300 mega e tv, porém, queria acessar a interface do roteador (/padrao), coloquei os 4 últimos dígitos do MAC e não foi, deu senha incorreta. Ainda é possível acessar essa interface ou dependendo do modem eles estão bloqueando?

Pessoal, fiz a troca de plano aqui em casa, agora com 300 mega e tv, porém, queria acessar a interface do roteador (/padrao), coloquei os 4 últimos dígitos do MAC e não foi, deu senha incorreta. Ainda é possível acessar essa interface ou dependendo do modem eles estão bloqueando?
O login é ''support'' , usou esse? A senha é a mesma da outra interface e uso sem problemas

:/
Me dá desgosto de ver essas diferenças entre as regiões...

Enfim, eu também peguei como promo da BF, porém só falavam do v4 estático. Quando questionei sobre o tamanho do prefixo, me mandaram uma cartilha com informações sobre link dedicado, features e blábláblá. PDF Link dedicado [vivo.com.br].
Bom, o jeito é continuar usando o 6to4 da Hurricane Electric... ao menos é um /48 para se divertir com latência mínima de 150ms (Miami).

Bom dia.
Trocar no override do pppoe aparentemente nem funciona... pelo menos não deu na última vez que tentei antes de substituir a HGU.
Porém existe a opção de dns servers na seção DNS.
Deixei numerados os passos para ser feito. A interface ip2 é para ser a pppoe, então deve funcionar desta forma.

sw2JDKC.png
e o IPV6 nada?

e o IPV6 nada?
Se for suportado, aí é na config do DHCP e DHCPv6 que são outras opções.

Um mitrastar que configurei há um ano, suportava override do dns v4, mas do v6... negativo, era só para sofrer mesmo. Você trocava, salvava e ao voltar lá, o firmware desfazia seu override no v6. Melhor configurar como bridge e usar com um roteador decente ou ao menos rodando OpenWRT, assim você garante que sua config é respeitada e não fica sendo trocada...
Já aconteceu da Vivo ter atualizado o firmware desse Mitra e a config que subiu, deixou o pppoe IPv4-only...

Users who are viewing this thread

Voltar