Não tem problema na velocidade da internet em si. A bronca é haver problema na velocidade interna e você depois descobrir que é o modem da VIVO (que é gigabit) que está capando isso. Porque tudo está sendo ligado nele, na parte traseira. Eu não estou (por exemplo) ligando no roteador ARCHER e depois no modem da fibra, a ligação do CAT-6 é direto na parte traseira do modem da VIVO.
Eu sei que existe variação na velocidade do wi-fi 5 GHz e seria impossível atingir o máximo. Ainda assim com cabo suficiente e com o Archer VR900 a velocidade excede os 200 Mega fácil, dos 300 Mega.
Mas dentro da sua rede é preciso que tudo seja gigabit.
1) O PC que está upando o arquivo precisa estar ligado num cabo ethernet gigabit.
2) A placa de rede do PC precisa dar suporte a isso
3) O equipamento de destino precisa suportar velocidade gigabit (é o caso aqui, iPAD Pro 10.5, que usa adaptadores pra tanto)
4) O iPAD Pro citado precisa estar conectado a um cabo ethernet gigabit
5) O modem onde o iPAD e o PC se ligam precisa ser gigabit também.
Atendidos os 5 requisitos então acontecerá isso que a imagem mostra, velocidade altíssima dentro da própria rede, o pico sendo 100 MB/s.
Ocorre que não sei o que aconteceu (ou vinha acontecendo) mas nunca eu atingia metade disso aí, por cabo.
A suspeita recaia justamente no item 5) e nunca no 2), que seria a placa de rede do meu PC, ou nos adaptadores de 3), do iPAD.
Você tem de concordar comigo que se o negócio está ruim então ele não pode ficar ruim o tempo todo e do dia pra noite voltar ao normal.
E por que suspeita? Porque talvez o uso simultâneo de X dispositivos na mesma rede acarrete em um esforço maior do modem da VIVO, que acaba prejudicando o envio dentro da mesma rede.
O prejuízo aí seria no sentido de memória interna do modem da fibra. É que antigamente havia roteador que quando a pessoa usava torrent e deixava enviando/upando no máximo e havia muita gente usando por wi-fi, rolava uma queda DA CONEXÃO.
Aparentemente isso deixou de ocorrer porque a memória interna ou esses equipamentos devem ter sido melhorados. Mas eu lembro perfeitamente que não era assim, você até instalava programa pra não usar demais.
Se essa explicação não tem nada a ver então não sei o que pode ter capado antes. Os drivers no PC inclusive estão com a última atualização, instalei um programa chamado Driver Booster pra isso.
Outra anomalia que eu cheguei a perceber com o modem da VIVO é que no caso do iPAD às vezes o IP atribuído não era na faixa 192.168.15.X, mas sim outro que impedia o acesso a internet de funcionar, tipo 169.X.X.X.
Mas isso ocorria porque alguma coisa bugava e aí religando o modem o iPAD voltava a atribuir um IP na faixa que mandei, 192.168.15.X.
Ora, se a faixa de endereçamento do DHCP do modem da VIVO falhava tipo 1x por mês, por que uma queda de desempenho não pode ter surgido nesse equipamento também?
Eu até cheguei a instruir meu iPAD a manualmente usar um IP tipo 192.168.15.40, pra não ficar 1x por mês bugando e usando IP que não acessa a internet.
P.S. Uma mudança que cheguei a fazer aqui foi aumentar o período de concessão (isso a gente mexe no 192.168.15.1) pra tipo 1 mês ou mais. Uma teoria pro problema do DHCP é que havia algum tipo de conflito com um equipamento tentando usar o mesmo IP do outro. Mas acho isso improvável porque a faixa é grande.