[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Na quinta-feira passada, dia 31/08 instalei a Vivo fibra aqui na minha residência, na região do Estreito, em Florianópolis. Após um dia inteiro de instalação o técnico conseguiu deixar funcionando. O Download é excelente. Baixei um game de 10Gb na Steam em menos de 6 minutos. À noite quando minha esposa chegou, não conseguiu conectar o Iphone no wifi. Fui tentar jogar GTA V online e não consegui ficar mais de 3 minutos em uma sessão. Quanto mais cheia estiver, antes eu caio. Abri uma reclamanão e na segunda, dia 04/09 um técnico veio e conseguiu resolver o problema do Wifi. Segundo ele algum configuração no modem estava impedindo o sinal de 5Ghz funcionar. Porém mesmo abrindo portas pelo DMZ não consigo jogar online nenhum game. Alguém sabe o que posso fazer? Já estou puto. O técnico falou que não pode fazer nada porque a velocidade contratada está sendo entregue. Porém meu problema não é a velocidade, mas sim os jogos online.
Alguém teria alguma dica? O modem é o GPT-2541GNAC-GV da MitraStar.
Agradeço qualquer ajuda.
 
Vivo 15mb ontem e hj, o dia todo não passava de 5mb. Liguei agora e amanha um tecnico vai vim olhar oq aconteceu.
GQ-DV5FnqfnDeIRGxn5yKty6OuhzOd5x1cTB4deqCOlChJkWnKUtU0pCoppkxxeDyNHytDBw9VAhx4M=w1366-h662
 


Isso aí está sincronizando errado e com margem de ruído em estado crítico. Muito erro de CRC e HEC, isso também pode derrubar a conexão.

Tem que revisar tudo, conectores, cabeamento, caixa TAR (as vezes tem técnico que mexe e não fecha o negócio direito, e aí quando chove ferra tudo) par, porta no armário...

PS: fique de olho aberto porque tem técnico que ao invés de consertar, só quer saber de enfiar downgrade. Você não é obrigado a aceitar.
 
Última edição:
Uma vez eu ja tive downgrade para 10mb, aumentei novamente pelo site a velocidade e tem mais de 1 ano sem nenhum problema desde então. Mas venho notado uma queda considerável na qualidade, fora que nunca mais vi técnicos da Vivo por aqui, ja a Oi vive ajeitando os cabos em um armario que fica a uns 130m daqui de casa. Não sei onde fica o armario da vivo por aqui.
 
Uma vez eu ja tive downgrade para 10mb, aumentei novamente pelo site a velocidade e tem mais de 1 ano sem nenhum problema desde então. Mas venho notado uma queda considerável na qualidade, fora que nunca mais vi técnicos da Vivo por aqui, ja a Oi vive ajeitando os cabos em um armario que fica a uns 130m daqui de casa. Não sei onde fica o armario da vivo por aqui.

Está em que bairro?

É meio difícil mesmo achar os armários da Vivo, porque a GVT tinha a política de instalar os mesmos muitas vezes dentro de imóveis particulares. Eu mesmo aqui em toda Salvador só me lembro de ter visto um armário da GVT (lá pelo Rio Vermelho).
 
Bairro Castelo Branco, aqui eu so tenho Vivo e Oi. Quando eu me mudei para ca a oi não tinha disponibilidade no armario e isso pendurou por alguns anos ( eu paguei a um tecnico na epoca para ter disponibilidade) ate a GVT/vivo aparecer ai eu migrei.
 
Está em que bairro?

É meio difícil mesmo achar os armários da Vivo, porque a GVT tinha a política de instalar os mesmos muitas vezes dentro de imóveis particulares. Eu mesmo aqui em toda Salvador só me lembro de ter visto um armário da GVT (lá pelo Rio Vermelho).
Aqui na cidade (Santa Maria-RS) não é difícil ver os armários da GVT, ficam em sua maioria na rua no centro da cidade, alguns dentro de terrenos com a grade do proprietário "cortada" para o armário ter acesso livre p/os técnicos.

O armário que abastece meu bairro aqui a uns 10km do centro da cidade e 400m da minha casa +ou- fica na rua mesmo, no terreno de um senhor de idade.

Eles colocaram grade em volta do mesmo com cadeado e chave, além de um pouco de telha de amianto em cima para proteger da chuva. Logo que instalaram em 2010, não tinham colocado grades e picharam todo o armário, era GVT ainda, em 2011.

Agora com grade, mesmo o vândalo enfiando o braço pra dentro da grade o spray da tinta não chega no aço do armário, e fica tudo chaveado, acho que cada técnico tem uma chave e pronto.

Nunca mais tivemos problemas de vandalismo ali. Se não me engano tem uma câmera de segurança também, então está tranquilo. Ele fica numa rua atrás da minha casa, contando a curva para entrar na minha rua, dá 400m jogando p/cima, mas dá menos.

Tive muita sorte da GVT em 2010 sortear essa área perto de casa aqui pra colocar esse DSLAM. Senão essa hora estaria eu de 15Mbps ou menos, sonhando com 25 ou 50Mbps, tendo que usar a NET caríssima como forma de ter algo mais rápido.
 
Alguém com problema de DNS na Vivo (Ex-GVT)?
Sou assinante da ex-GVT desde 2010 e não notei qualquer problema com DNS. Que tipo de problema você está tendo para que eu possa testar aqui?

Uso o DNS padrão da GVT ainda, testei ano passado o do Google e não gostei.
 
E antes da visita do tecnico eu resolvi trocar os cabos aqui dentro ( o do telefone velho com uns 2,5m e o do modem novo - porem com uns 5m) e a internet voltou a velocidade maxima! Por sorte consegui cancelar a visita a tempo de não ter que pagar 40 reais (eu acho).
 
Eu tenho problemas de vez em quando com o DNS da GVT, quando funciona funciona bem, mas as vezes deixa de funcionar por um período curto de tempo.

Uso o DNS do google que fica tudo bem, a minha dica para evitar demora na resolução é pingar o 8.8.8.8 e 8.8.4.4, o que tiver ping menor coloque como primário.

aqui o 8.8.8.8 bate 85ms e o 8.8.4.4 bate 35ms então uso o segundo como primário.
 
Aqui o DNS da gvt também é consideravelmente melhor que o do google ou gigadns
 
Aqui o DNS da gvt também é consideravelmente melhor que o do google ou gigadns
Exato, aqui uso os DNS da GVT ainda do Powerbox Pace e o ping para ambos dá uns 15ms mais ou menos (pelo tracert estão hospedados em Porto Alegre, moro a 400km da capital, na região central do RS).

Já os do Google, ambos dá mais de 70ms de ping e pelo tracert vão até SP seu destino. GigaDNS também testei já e ficou um pouco mais lenta a partida na hora de carregar uma página.

O DNS que a GVT usou desde o início disparado é o melhor, na pior das hipóteses dá 15~20ms de ping para eles, geralmente 13~15ms mesmo. As páginas carregam muito rápido com esses DNS.

A uns 3 meses atrás o DNS preferencial da GVT ficou 2 dias offline, e o Pace 5471 da GVT estava usando o secundário. Mas foi um problema bem pontual, deu uns 2 dias e os dois DNS (preferencial e secundário) estavam de novo a 100%.

Aqui no Powerbox Pace só mudei a senha da rede WiFi mesmo, o resto deixei tudo padrão da GVT e funciona que é uma maravilha o dia/noite inteiros, nunca cai ou fica instável. Recomendo à todos deixarem o DNS da antiga GVT mesmo.
 
Exato, aqui uso os DNS da GVT ainda do Powerbox Pace e o ping para ambos dá uns 15ms mais ou menos (pelo tracert estão hospedados em Porto Alegre, moro a 400km da capital, na região central do RS).

Já os do Google, ambos dá mais de 70ms de ping e pelo tracert vão até SP seu destino. GigaDNS também testei já e ficou um pouco mais lenta a partida na hora de carregar uma página.

O DNS que a GVT usou desde o início disparado é o melhor, na pior das hipóteses dá 15~20ms de ping para eles, geralmente 13~15ms mesmo. As páginas carregam muito rápido com esses DNS.

A uns 3 meses atrás o DNS preferencial da GVT ficou 2 dias offline, e o Pace 5471 da GVT estava usando o secundário. Mas foi um problema bem pontual, deu uns 2 dias e os dois DNS (preferencial e secundário) estavam de novo a 100%.

Aqui no Powerbox Pace só mudei a senha da rede WiFi mesmo, o resto deixei tudo padrão da GVT e funciona que é uma maravilha o dia/noite inteiros, nunca cai ou fica instável. Recomendo à todos deixarem o DNS da antiga GVT mesmo.

Aqui eu pego 6ms com o da GVT, quando tenho problemas com o DNS geralmente é por conta do Upload (Quando uso muito upload, costuma cair aqui) ou quando está offline mesmo aí sou obrigado a usar do google.
 
Tem alguma previsão de chegar as velocidades de 100,200 e 300 mb na capital do rio de janeiro?
obg
 
Tem alguma previsão de chegar as velocidades de 100,200 e 300 mb na capital do rio de janeiro?
obg
A expansão da rede de fibra da Vivo é bem irregular e difícil de compreender sua lógica. Naturalmente se pensaria que as grandes capitais seriam as primeiras a serem "fibradas" e tal, mas não é o caso.

No RJ capital, provavelmente existam várias ruas já com o serviço ativo, mas a sua ainda não... tem que ir ligando lá e perguntando, fale com vizinhos para que também liguem para que vejam que tem demanda aí no seu bairro.

A Vivo coloca fibra em umas cidades interioranas, com poucos habitantes, e muitas vezes passa por pouco por grandes cidades, onde poderia lucrar bem mais em relação às cidades minúsculas que colocam fibra.

Mas infelizmente é assim mesmo. Aqui onde moro, na região central do RS, a cidade tem mais de 300 mil habitantes, e nem sinal de fibra ainda. Só par metálico mesmo, tive sorte de colocarem um perto de casa em 2010 e poder ter 50Mbps hoje.

Na capital do RS, Porto Alegre, era de se esperar que já estivesse com uns 60~70% com cabos de fibra óptica da Vivo, mas não. Apenas umas partes da zona norte da capital tem o serviço. O resto está jogado ainda no par metálico.

E isso tudo mesmo com a concorrência forte da NET Virtua com seus 240Mbps máximos. Aqui na cidade a NET entrega até 120Mbps, ainda não tem 240Mbps. E mesmo assim, a Vivo só entrega até 50Mbps mesmo VDSL2, que é o que tenho.
 
Tem alguma previsão de chegar as velocidades de 100,200 e 300 mb na capital do rio de janeiro?
obg

Já chegou, mas a disponibilidade é pequena. No curto prazo parece ser melhor levar internet para cidades novas e ganhar novos assinantes do que trocar infra já existente para disponibilizar essas velocidades maiores para satisfazer uma demanda menor.
 
Última edição:
Aqui na minha cidade, devem ter cabeado porque tem a NET como concorrente em praticamente toda a cidade e aqui no meu bairro o cabeamento da NET deve ter uns 2 anos e ja tínhamos a GVT em par metálico desde 2009 e agora tem a fibra.

E tem outra, como disseram a cobertura da Vivo é estranha e realmente é mesmo, vejo por um bairro aqui perto que não passaram e na avenida (umas 2 quadras a cima) tem a fibra.

Nem falo da Oi pq é praticamente morta e so oferecem internet de ate 15MB na minha rua (q eu nem sei se os 15MB estão disponíveis mesmo)
 
Aqui na minha cidade, devem ter cabeado porque tem a NET como concorrente em praticamente toda a cidade e aqui no meu bairro o cabeamento da NET deve ter uns 2 anos e ja tínhamos a GVT em par metálico desde 2009 e agora tem a fibra.

E tem outra, como disseram a cobertura da Vivo é estranha e realmente é mesmo, vejo por um bairro aqui perto que não passaram e na avenida (umas 2 quadras a cima) tem a fibra.

Nem falo da Oi pq é praticamente morta e so oferecem internet de ate 15MB na minha rua (q eu nem sei se os 15MB estão disponíveis mesmo)
Pois é, aqui no bairro a NET tem 100% de cobertura em todas as ruas com o cabo principal... só não oferece 240Mbps ainda, mas 120/10 tem.

Nem isso fez a Vivo investir aqui na região com fibra. Estamos literalmente presos em 50Mbps, não adianta.

A Oi também tem cobertura aqui, mas recentemente removeram o TAR que tinha em frente à minha casa e retiraram todos os cabos (todos os assinantes tinham cancelado por conta da oferta de NET e GVT/Vivo desde 2010).

Se tem 5 assinantes da Oi aqui no bairro é muito. O armário da GVT/Vivo tá lotado, não tem mais vagas. E a NET anda vendendo bastante internet também por aqui, inclusive vão investir na rede e disponibilizar 240Mbps em dezembro.

Espero que a NET se torne uma "ameaça" para a Vivo aqui e tenhamos novidades por parte da Vivo... concorrência nesses casos é muito bom pra nós, consumidores.
 
Pois é, aqui no bairro a NET tem 100% de cobertura em todas as ruas com o cabo principal... só não oferece 240Mbps ainda, mas 120/10 tem.

Nem isso fez a Vivo investir aqui na região com fibra. Estamos literalmente presos em 50Mbps, não adianta.

A Oi também tem cobertura aqui, mas recentemente removeram o TAR que tinha em frente à minha casa e retiraram todos os cabos (todos os assinantes tinham cancelado por conta da oferta de NET e GVT/Vivo desde 2010).

Se tem 5 assinantes da Oi aqui no bairro é muito. O armário da GVT/Vivo tá lotado, não tem mais vagas. E a NET anda vendendo bastante internet também por aqui, inclusive vão investir na rede e disponibilizar 240Mbps em dezembro.

Espero que a NET se torne uma "ameaça" para a Vivo aqui e tenhamos novidades por parte da Vivo... concorrência nesses casos é muito bom pra nós, consumidores.

Se os armários estão lotados, então a Vivo está numa zona de conforto aí na sua área. Não vão mexer em time que está ganhando.

Provavelmente só vão expandir a infra quando a NET começar e incomodar.

Aqui na minha área, a Vivo/GVT também domina soberana. A NET e principalmente a falida Oi não representam ameaça.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo