[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

vXkcQaO.png


Mesma porcaria aqui desde sempre, esse fast.com sempre foi péssimo aqui. Porém, como não influencia em nada ao assistir Netflix 1080p (aceito doação de display 4k) larguei de lado.

600mega mais pra dizer que têm mega velocidade, na prática, nada, absolutamente nada além do" velocímetro" (Server VIVO VTA no APP Windows do Speedtest) atinge essa velocidade.
 
Gente, alguém sabe se aqui no DF a empresa NETfibra presta serviço para vivo alguma operadora grande? Estão neste exato momento passando fibra na minha rua, inclusive estacionaram uma combi e com rolos de fibra estão rolando a fibra da minha rua para as ruas de baixo isso na região da samambaia sul, aqui já tem a vivo fibra a Tim live e 3 provedores regionais, procurei por esse nome dessa empresa e não achei nada deve ser empresa que presta serviço para outra porque normalmente esse provedores regionais não usam terceirizada para passar fibra.
Qual quadra?
 
vXkcQaO.png


Mesma porcaria aqui desde sempre, esse fast.com sempre foi péssimo aqui. Porém, como não influencia em nada ao assistir Netflix 1080p (aceito doação de display 4k) larguei de lado.

600mega mais pra dizer que têm mega velocidade, na prática, nada, absolutamente nada além do" velocímetro" (Server VIVO VTA no APP Windows do Speedtest) atinge essa velocidade.
sBdR6ok.png


Mas concordo, 600MB pra pegar o total da banda só com torrent e nos servers da própria Vivo é triste. Ainda bem que é só degustação :que:
 
O técnico foi camarada testamos com 3 roteadores modo bridge e usando o próprio roteador da Vivo.

Me ligou pessoal da qualidade e eles não sabem o que é .

O mais estranho que fiz o teste no Vivo fibra da empresa que trabalho e ate o bloqueio apareceu o limite no Netflix e fast.

A única coincidência é que estamos bem próximos e usando a mesma central Vivo.

Já no 4g da Vivo vai de boa .
Testei aqui na Netflix esta normal 600mb !
AXWAxl.png
Quais cidades vocês são?
 
vXkcQaO.png


Mesma porcaria aqui desde sempre, esse fast.com sempre foi péssimo aqui. Porém, como não influencia em nada ao assistir Netflix 1080p (aceito doação de display 4k) larguei de lado.

600mega mais pra dizer que têm mega velocidade, na prática, nada, absolutamente nada além do" velocímetro" (Server VIVO VTA no APP Windows do Speedtest) atinge essa velocidade.
sBdR6ok.png


Mas concordo, 600MB pra pegar o total da banda só com torrent e nos servers da própria Vivo é triste. Ainda bem que é só degustação :que:
Aqui está 100% não tenho o que reclamar.
U5O406g.png
 
sBdR6ok.png


Mas concordo, 600MB pra pegar o total da banda só com torrent e nos servers da própria Vivo é triste. Ainda bem que é só degustação :que:
Tente fazer um upload no Google Drive, e download também (esse último usando um gerenciador como o IDM - e aqui faço uma observação importante: não dá pra testar velocidade sem gerenciador, pois usando navegadores diretamente sempre fica mais lerdo). Ou então upload no Youtube. Certamente vai usar o máximo da sua conexão, embora oscile em alguns momentos. Não conheço servidor mais otimizado que esse.

OBS: é necessário também baixar esse programa, ele mostrará um gráfico do DL e UL:

Torrent não adianta você querer que venha no talo, pois a pessoa que está do outro lado precisaria ter uma seedbox dedicada, uma conexão extremamente rápida pra que vc baixando dela viesse no máximo. Se for torrent público então esqueça de vez, teria que ser seedbox de privado, dedicado mesmo. É porque tem muita gente baixando e não tem banda larga suficiente pra que vc sozinho receba no máximo. Então não usem torrent como parâmetro pra saber se está OK. Em alguns a gente até consegue passar dos 10, 15 MB/s, mas é sorte, e mais, precisaria ser um torrent bem recente e muito visado. Se não é capaz dele vir a 1, 2 MB/s, logo a pessoa tem 600 Mbps mas está baixando como se tivesse um link de 10, 20 Mbps. Varia muito.

E isso que não falei de serviços de armazenamento de arquivos que de propósito capam sua velocidade se vc for usuário gratuito.

Pela minha experiência testes de velocidade são imprecisos algumas vezes, o FAST.com deu 640/300, mas o nPERF nunca dá 300 de up. Outros bons são TestePower e Speedtest. Simet e EAQ não servem.

E eu recomendaria mudar o DNS, tire o da VIVO e coloque do Google. 8.8.8.8 e 8.8.4.4 (precisa do IPV6 também *+), foi o que fiz aqui, até porque VIVO e outras operadoras bloquearam uma pá de sites aí, ou vai saber se não estão deixando eles ruins de propósito, e de todos os DNS públicos o Google foi apontado como o mais rápido de todos (sim, melhor que OpenDNS, que tentei usar primeiro e ao menos na minha máquina ficou pior em testes de velocidade, indicando que talvez fique ruim geral).

Se tiver dúvida veja essa matéria sobre DNS público, comparando os disponíveis: https://hackernoon.com/dns-performa...-norton-cleanbrowsing-and-yandex-d62d24e38f98

Pra trocar o DNS de IPV4 (no modem da VIVO) e IPV6 veja esse post, e continue lendo os próximos: https://forum.adrenaline.com.br/thr...a-optica-hfc.594503/page-1096#post-1075594296

Lembrando que essa troca no modem fará com que TODOS os seus aparelhos usem o DNS da Google. Não adianta vc apenas mudar no PC (lá nas opções de adaptador) e depois chegar no tablet e ele usar o DNS da VIVO, e precisar repetir nele também.

*+ A respeito do IPV6, no modem da VIVO você precisa entrar em:

Login: support
Senha: essa está escrita na parte de cima do seu modem, ali em "Smart wi-fi - Digite a senha para começar a usar".

Entrando nesse menu avançado vá até CONFIGURAÇÃO DE REDE - LAN - IPV6 LAN SETUP.

Na parte de baixo da tela haverá uma opção chamada de "DHCPv6". Vai estar configurado assim:

- Proxy; e com os DNS primário e secundário fe80::1 e fe80::2.

Mude de PROXY para "MANUAL". Em seguida escreva no lugar desses fe80 o seguinte:
2001:4860:4860::8888
2001:4860:4860::8844

Apenas isso. Depois dê OK e salve. Isso fará com que o IPV6 do modem seja modificado pro do Google. Já o 8.8.8.8 e 8.8.4.4 (IPV4) é alterado normalmente no 192.168.15.1. Apenas o IPV6 é que vc precisa fazer isso no menu avançado.

OBS: atualmente eu não faço parte de nenhum tracker/site de torrent PRIVADO. Antigamente eu usava um desses, mas saiu do ar de vez. Depois nunca mais consegui entrar em outro. É que a maioria deles são clubinhos fechados, tem muita frescura pra entrar e não abrem nem que seja temporariamente pra novos membros. Logo eu só vejo os públicos, mas esses sem chance do download vir no máximo.
 
Última edição:
feito
consumidor.gov resolvendo as tretas rapidamente como sempre

já vieram, alteraram a vlan e boa

Potência Rx:
-20.18 dBm
Potência Tx:
2.99 dBm

mais tarde vou voltar pro meu tx6610 pra ver se mantém a velocidade


11877072593.png

update:
tentei colocar o tx6610 +archer c6 pra tirar fora o hgu da vivo

clonei tudo certinho, gpon password, vlan id tal e funcionou, deu conexão, mesmos parâmetros de tx e rx do hgu da vivo

só que a velocidade ficou uma merda, não passando de 150Mbps down e 30Mbps up
não faço ideia do que está acontecendo, afinal, não tem muita configuração que precisa ser feita além de gpon password e vlan id, além do tx6610 suportar tranquilamente 1Gbps+
gargalo no archer c6 certamente não é pois pluguei o cabo diretamente no tx6610 e fiz pppoe no pc, deu a mesma coisa

a unica possibilidade que vejo é a vivo estar identificando de alguma forma que não estou usando o equipamento dela e derrubando a velocidade
 
update:
tentei colocar o tx6610 +archer c6 pra tirar fora o hgu da vivo

clonei tudo certinho, gpon password, vlan id tal e funcionou, deu conexão, mesmos parâmetros de tx e rx do hgu da vivo

só que a velocidade ficou uma merda, não passando de 150Mbps down e 30Mbps up
não faço ideia do que está acontecendo, afinal, não tem muita configuração que precisa ser feita além de gpon password e vlan id, além do tx6610 suportar tranquilamente 1Gbps+
gargalo no archer c6 certamente não é pois pluguei o cabo diretamente no tx6610 e fiz pppoe no pc, deu a mesma coisa

a unica possibilidade que vejo é a vivo estar identificando de alguma forma que não estou usando o equipamento dela e derrubando a velocidade
Então eu fiz um teste em casa em bridge com um roteador de um amigo meu e bateu os 600mb certinhos.
não consigo fazer o teste em casa mais porque so estou usando a HGU nao tenho roteador no momento.
Mas assim que conseguir posto novamente aqui.

Mas tem um pessoal aqui no forum que usa HGU em bridge normalmente
 
Boa tarde, pessoal.

Por favor, podem me indicar algum contato ou procedimento mais efetivo para tentar trazer a fibra da VIVO até o condomínio onde moro? Atualmente, ela chega na rua do residencial, mas não sei por qual motivo a empresa não quer instalar aqui dentro, mesmo após várias tentativas do síndico e interesse da grande maioria dos moradores (chuto entre 75 e 80%), que já se mobilizaram uma vez para entrar em contato mas não tiveram sucesso.

Não tenho interesse em sair da minha operadora atual, mas vejo o apelo dos condôminos no grupo do app mensageiro e queria tentar ajudar...

Desde já agradeço a atenção.
 
Boa tarde, pessoal.

Por favor, podem me indicar algum contato ou procedimento mais efetivo para tentar trazer a fibra da VIVO até o condomínio onde moro? Atualmente, ela chega na rua do residencial, mas não sei por qual motivo a empresa não quer instalar aqui dentro, mesmo após várias tentativas do síndico e interesse da grande maioria dos moradores (chuto entre 75 e 80%), que já se mobilizaram uma vez para entrar em contato mas não tiveram sucesso.

Não tenho interesse em sair da minha operadora atual, mas vejo o apelo dos condôminos no grupo do app mensageiro e queria tentar ajudar...

Desde já agradeço a atenção.
Já viu se a dificuldade não é pra passar pela tubulação? Dependendo de onde seja a operadora joga a conta disso pro síndico/condomínio, e pode não ser viável (veja matéria abaixo):

Eu passei exatamente por esse problema. Tinha 50 Mega da VIVO pelo VDSL2, aí coloquei o coaxial da NET, que entrou pelo conduíte. Fiquei 1 ano na NET (pois VIVO na época não passava dos 50). Aí quis por a fibra da VIVO, e como o prédio deve ter uns 50 anos não teria como passar por debaixo da terra (o funcionário até me mostrou onde ele quebra o chão pra ajeitar a fiação vinda do poste, fica a uns 20 metros do meu apartamento).

Isso de embutir só foi sugerido porque os primeiros técnicos que vieram ficaram querendo empurrar pra vários moradores, quando só eu pedi a instalação (fica ruim convencer síndico a bancar uma obra dessas pra 1 de 6). Acabaram desistindo quando viram que não passava o cabo (afinal em 1970 não iriam prever tantos grossos juntos) e botaram até minha rua na lista negra de não contratar a VIVO.

Na malandragem pedi outra instalação e troquei apenas o número (futuramente eu até mudei pro correto), aí quem veio (dessa vez pessoal diferente) eu pedi pra instalar ligando do poste até jogar a fibra do topo do prédio ao meu quarto. Exatamente como se instala antena externa/digital, com fio a mostra (em alguns casos pra antena de TV querem embutir também, mas igualmente se torna mais complexo/ruim de fazer, e nem sempre dá certo).

Aliás, se embutir fosse tão barato e fácil não haveria essa chuva de postes como rola no Brasil. Acontece que colocar todo aquele emaranhado de cabos pela via aérea parece que sai 10 vezes mais barato que não termos poluição visual e tudo ficar embaixo da terra. https://pt.quora.com/Por-que-os-cabos-de-energia-elétrica-não-podem-ser-subterrâneos?share=1

Até ajudamos a VIVO na hora de instalar a fibra (na época 300 Mega e agora migrei pra 600), porque era grande a chance de se pegar técnico fanfarrão e querer empurrar pra vários de novo e ir embora quando visse o trabalho que ia ter.

Pra quem dizia que a fibra iria romper, que eu ia me dar mal e tudo mais: até hoje não tive PROBLEMA ALGUM. Tem literalmente uns 20, 30 metros de cabo vindo do topo (aqui é prédio de 3 andares) até meu quarto.

Tenho certeza que a negativa de não querer instalar é sempre essa. E pra adequar o prédio não é de forma alguma barato. Talvez não seja nem isso, vai ver é o caminho que o cabo faz dessa rua até o prédio, e não a estrutura do seu. Infelizmente quando você precisa obter o motivo da negativa (de forma detalhada) esse nunca é repassado pelas toupeiras do SAC.

Aí você reclama com Anatel, consumidor.gov, etc. e as respostas são as mesmas dos bancos que negam cartões de crédito (mesmo você tendo score no Serasa lá em cima, e vários cartões com limites até bons de outras); NÃO SOMOS OBRIGADOS A FORNECER. Eu diria o inverso:

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

IX - recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais
;

Ou então isso:

I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

Qual é a justa causa pra limitar a quantidade de contemplados nessa sua área? A operadora não informa. A obrigação da VIVO e das outras seria no mínimo elaborar um relatório indicando o motivo da tal "inviabilidade técnica". Mas o que TODAS fazem é apenas responder genericamente que não expandiram praquela área ou que não dava pra aumentar a velocidade, porque o armário isso ou aquilo...

Pelo menos diga onde está o armário (o local dele é segredo?), seja transparente e minucioso na resposta, pra ter embasamento técnico pra negar.

Será que é preciso acionar a justiça pra conseguir isso? Até porque o art. 40 do CDC diz que:

- O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.

Então, VIVO, detalhe o quanto custaria levar a fibra até esse local, e o que está impedindo que isso aconteça. Não pode ser apenas "não quero instalar, se lasque aí".

Sobre essa obrigatoriedade leiam esse link, que esclarece mais alguns pontos:

A bronca é depender de uma ANATEL... por ela geralmente não pega nada. E o inconveniente de ter que ficar entrando na justiça depois (não importa se Juizado é de graça, vc no fim das contas perde tempo, inclusive elaborando petição inicial).
 
Última edição:
Torrent não adianta você querer que venha no talo, pois a pessoa que está do outro lado precisaria ter uma seedbox dedicada, uma conexão extremamente rápida pra que vc baixando dela viesse no máximo. Se for torrent público então esqueça de vez, teria que ser seedbox de privado, dedicado mesmo. É porque tem muita gente baixando e não tem banda larga suficiente pra que vc sozinho receba no máximo. Então não usem torrent como parâmetro pra saber se está OK. Em alguns a gente até consegue passar dos 10, 15 MB/s, mas é sorte, e mais, precisaria ser um torrent bem recente e muito visado. Se não é capaz dele vir a 1, 2 MB/s, logo a pessoa tem 600 Mbps mas está baixando como se tivesse um link de 10, 20 Mbps. Varia muito.

Testa aí para nós: http://mirror.globo.com/centos/8.4.2105/isos/x86_64/CentOS-8.4.2105-x86_64-dvd1.torrent
 
Torrent não adianta você querer que venha no talo, pois a pessoa que está do outro lado precisaria ter uma seedbox dedicada, uma conexão extremamente rápida pra que vc baixando dela viesse no máximo. Se for torrent público então esqueça de vez, teria que ser seedbox de privado, dedicado mesmo. É porque tem muita gente baixando e não tem banda larga suficiente pra que vc sozinho receba no máximo. Então não usem torrent como parâmetro pra saber se está OK. Em alguns a gente até consegue passar dos 10, 15 MB/s, mas é sorte, e mais, precisaria ser um torrent bem recente e muito visado. Se não é capaz dele vir a 1, 2 MB/s, logo a pessoa tem 600 Mbps mas está baixando como se tivesse um link de 10, 20 Mbps. Varia muito.
Torrent como tenho tracker privado sempre consigo velocidade máxima. No maximo uns dois não consegui, mas como eram torrents pequenos acabou terminando o download antes de subir a velocidade.

Aqui eu to tendo "Neura" com alguns serviços que ficam extremamente lentos no periodo da tarde/noite.
 
Esse está oscilando a 25-29 MB/s.

SOV.png


Então quem está me enviando do outro lado teria que ter um upload na internet dedicada deles capaz de oferecer 240 Mbps.


240 Mbps = 30 MB/s. Mas 600 Mbps (que é minha internet) é capaz de baixar a 75 MB/s ou um pouco mais, isso no pico. Digamos que seja em média 40, 50 MB/s. Mas quem precisa ter internet realmente boa nesse caso não sou eu, é quem está "semeando", me servindo esse torrent aí. Se duas pessoas estiverem baixando esse upload vai cair mais ainda.

Agora imaginem você ter 600 Mbps e quem está do outro lado ter 10, 20, 50 Mbps de upload.

Torrent público é que nem fila do INSS ou de transplante, tem zilhões de pessoas "competindo".

No tracker privado a pessoa tem uma seedbox dedicada, uma conexão extremamente rápida (mil vezes mais que a de usuários comuns), sem contar que tem poucas pessoas chupinhando (se abusar toma BAN), então é claro que a velocidade vai vir lá em cima.

Se você quer testar se a velocidade está condizente com o contratado o melhor é o Google Drive mesmo. Vai enviar e baixar no máximo. Fora isso eu uso o programa Bandwidth Monitor, que mostra esse gráfico. Mas mesmo no GD fica oscilando, às vezes você só consegue o máximo se usar mais de uma conta. Combinando 2 ou 3 aí sim.

Um exemplo de site que capa a velocidade de upload é o Internet Archive. Esse aí eu envio a 2, 3 MB/s no máximo, quando poderia chegar a 20, 30 MB/s. Quem está capando em 10x são eles, não é a VIVO. Ou pode ser que eu no Brasil tenha velocidade menor, e um americano consiga uns 10 MB/s (por conta de rotas).

E você precisa ver se o programa de torrent está bem configurado.
 
Esse está oscilando a 25-29 MB/s.

SOV.png


Então quem está me enviando do outro lado teria que ter um upload na internet dedicada deles capaz de oferecer 240 Mbps.


240 Mbps = 30 MB/s. Mas 600 Mbps (que é minha internet) é capaz de baixar a 75 MB/s ou um pouco mais, isso no pico. Digamos que seja em média 40, 50 MB/s. Mas quem precisa ter internet realmente boa nesse caso não sou eu, é quem está "semeando", me servindo esse torrent aí. Se duas pessoas estiverem baixando esse upload vai cair mais ainda.

Agora imaginem você ter 600 Mbps e quem está do outro lado ter 10, 20, 50 Mbps de upload.

Torrent público é que nem fila do INSS ou de transplante, tem zilhões de pessoas "competindo".

No tracker privado a pessoa tem uma seedbox dedicada, uma conexão extremamente rápida (mil vezes mais que a de usuários comuns), sem contar que tem poucas pessoas chupinhando (se abusar toma BAN), então é claro que a velocidade vai vir lá em cima.

Se você quer testar se a velocidade está condizente com o contratado o melhor é o Google Drive mesmo. Vai enviar e baixar no máximo. Fora isso eu uso o programa Bandwidth Monitor, que mostra esse gráfico. Mas mesmo no GD fica oscilando, às vezes você só consegue o máximo se usar mais de uma conta. Combinando 2 ou 3 aí sim.

Um exemplo de site que capa a velocidade de upload é o Internet Archive. Esse aí eu envio a 2, 3 MB/s no máximo, quando poderia chegar a 20, 30 MB/s. Quem está capando em 10x são eles, não é a VIVO. Ou pode ser que eu no Brasil tenha velocidade menor, e um americano consiga uns 10 MB/s (por conta de rotas).

E você precisa ver se o programa de torrent está bem configurado.

Aqui eu consigo facilmente 50 ~ 70 MB/s nesse torrent, te passei esse especifico que tem bastante seeders e provavelmente tem seedbox no meio tbm. Você esqueceu de falar algo importante: Para atingir certas velocidades você precisa ter um PC bom tbm. Não precisar ser TOP, um pc mediano dá conta.

RqQRQdR.png


600 Mbps da Claro aqui.
 
Aqui eu consigo facilmente 50 ~ 70 MB/s nesse torrent, te passei esse especifico que tem bastante seeders e provavelmente tem seedbox no meio tbm. Você esqueceu de falar algo importante: Para atingir certas velocidades você precisa ter um PC bom tbm. Não precisar ser TOP, um pc mediano dá conta.

RqQRQdR.png


600 Mbps da Claro aqui.
Pode ser problema de rotas ou minha config atual. Infelizmente acho que meu PC também deve estar limitando isso. É uma máquina de 2013, e ainda botei monitor 4K (XV280K), o que deve ter piorado mais ainda (não estou com placa de vídeo no momento). Tem um SSD de 1 TB, mas o CPU é i7 4770, mobo uma Bluecase H81-T, 16 GB de RAM e Windows 10-64 bit. Não tenho dúvida também que quando eu trocar (ou mesmo após formatar, pois tem anos que não faço isso) alguma melhora deve ter.

E não sei como fica a velocidade do disco rígido, mas com certeza uma SSD deve ser o mínimo pra quem vai usar uma fibra tão rápida.

Eu pretendo pegar um i5 recente, tipo o 11400, mas não tenho previsão.
 
Boa noite. Hoje vieram instalar a fibra do condomínio, chegando direitinho 200/100, ao menos na rede da Vivo. Não testei mais parâmetros como ping ou disponibilidade de IPv6 porque é só pro DVR mesmo, então tanto faz. Na segunda vêm instalar aqui em casa. Melhor coisa que a Vivo fez foi instalar o DGOI no quadro de distribuição, fica muito organizado, ao contrário da Oi que é um cabo drop pra cada apartamento.

Instalei o app Vivo Smart Wi-Fi e já troquei a senha do WiFi nas duas frequências, e como o quarto onde a ONT e o DVR estão vão ficar fechados, ninguém terá acesso físico à ONT pra fazer reset e usar a senha padrão.

7626101420.png


7626081177.png
 
Corrigindo: mesmo nesse PC velho dá pra atingir a velocidade máxima de DL e UL. Segue um teste feito antes:

SOMRA.png

600/300

E a prova de que dá pra atingir a velocidade máxima no DL:

SOMOR.png

E upload:

PROV2.png

Quando quero ver se a internet está OK esse é o primeiro servidor que uso: Google. Se pelo Google Drive (e tem de usar gerenciador, no meu caso o Internet Download Manager) vier OK, então o problema ou é com os outros ou algo relativo a rotas entre a operadora e o destino.

Ou aquela hipótese que coloquei, do programa de torrent não estar 100% otimizado. Nesse caso é preciso pesquisar se há algo mais a se fazer, alguma configuração avançada.. (já que não deve ter essa de liberar portas mais, inclusive aqui diz que é utilizada uma aleatória).

Vejam que ali no torrent não passou dos 240 Mbps (= mais ou menos 30 MB/s) numa internet de 600. No Google Drive foi o contrário: ficou oscilando acima de 70 MB/s pro download e chegou ao pico de 80 (ou seja: 95% ou mais da banda). E no upload a mesma coisa: o pico dos 300 Mbps (ou 38 MB/s). Claro que pra obter velocidades extremamente rápidas quem está do outro lado precisa ter uma internet melhor que a sua, ou BEM MELHOR. Já começa pelo upload, enquanto aqui é de 300 Mbps, o servidor teria que oferecer 600 ou mais (óbvio que mais, afinal não serei o único a fazer download.
 
Tente fazer um upload no Google Drive, e download também (esse último usando um gerenciador como o IDM - e aqui faço uma observação importante: não dá pra testar velocidade sem gerenciador, pois usando navegadores diretamente sempre fica mais lerdo). Ou então upload no Youtube. Certamente vai usar o máximo da sua conexão, embora oscile em alguns momentos. Não conheço servidor mais otimizado que esse.

OBS: é necessário também baixar esse programa, ele mostrará um gráfico do DL e UL:

Torrent não adianta você querer que venha no talo, pois a pessoa que está do outro lado precisaria ter uma seedbox dedicada, uma conexão extremamente rápida pra que vc baixando dela viesse no máximo. Se for torrent público então esqueça de vez, teria que ser seedbox de privado, dedicado mesmo. É porque tem muita gente baixando e não tem banda larga suficiente pra que vc sozinho receba no máximo. Então não usem torrent como parâmetro pra saber se está OK. Em alguns a gente até consegue passar dos 10, 15 MB/s, mas é sorte, e mais, precisaria ser um torrent bem recente e muito visado. Se não é capaz dele vir a 1, 2 MB/s, logo a pessoa tem 600 Mbps mas está baixando como se tivesse um link de 10, 20 Mbps. Varia muito.

E isso que não falei de serviços de armazenamento de arquivos que de propósito capam sua velocidade se vc for usuário gratuito.

Pela minha experiência testes de velocidade são imprecisos algumas vezes, o FAST.com deu 640/300, mas o nPERF nunca dá 300 de up. Outros bons são TestePower e Speedtest. Simet e EAQ não servem.

E eu recomendaria mudar o DNS, tire o da VIVO e coloque do Google. 8.8.8.8 e 8.8.4.4 (precisa do IPV6 também *+), foi o que fiz aqui, até porque VIVO e outras operadoras bloquearam uma pá de sites aí, ou vai saber se não estão deixando eles ruins de propósito, e de todos os DNS públicos o Google foi apontado como o mais rápido de todos (sim, melhor que OpenDNS, que tentei usar primeiro e ao menos na minha máquina ficou pior em testes de velocidade, indicando que talvez fique ruim geral).

Se tiver dúvida veja essa matéria sobre DNS público, comparando os disponíveis: https://hackernoon.com/dns-performa...-norton-cleanbrowsing-and-yandex-d62d24e38f98

Pra trocar o DNS de IPV4 (no modem da VIVO) e IPV6 veja esse post, e continue lendo os próximos: https://forum.adrenaline.com.br/thr...a-optica-hfc.594503/page-1096#post-1075594296

Lembrando que essa troca no modem fará com que TODOS os seus aparelhos usem o DNS da Google. Não adianta vc apenas mudar no PC (lá nas opções de adaptador) e depois chegar no tablet e ele usar o DNS da VIVO, e precisar repetir nele também.

*+ A respeito do IPV6, no modem da VIVO você precisa entrar em:

Login: support
Senha: essa está escrita na parte de cima do seu modem, ali em "Smart wi-fi - Digite a senha para começar a usar".

Entrando nesse menu avançado vá até CONFIGURAÇÃO DE REDE - LAN - IPV6 LAN SETUP.

Na parte de baixo da tela haverá uma opção chamada de "DHCPv6". Vai estar configurado assim:

- Proxy; e com os DNS primário e secundário fe80::1 e fe80::2.

Mude de PROXY para "MANUAL". Em seguida escreva no lugar desses fe80 o seguinte:
2001:4860:4860::8888
2001:4860:4860::8844

Apenas isso. Depois dê OK e salve. Isso fará com que o IPV6 do modem seja modificado pro do Google. Já o 8.8.8.8 e 8.8.4.4 (IPV4) é alterado normalmente no 192.168.15.1. Apenas o IPV6 é que vc precisa fazer isso no menu avançado.

OBS: atualmente eu não faço parte de nenhum tracker/site de torrent PRIVADO. Antigamente eu usava um desses, mas saiu do ar de vez. Depois nunca mais consegui entrar em outro. É que a maioria deles são clubinhos fechados, tem muita frescura pra entrar e não abrem nem que seja temporariamente pra novos membros. Logo eu só vejo os públicos, mas esses sem chance do download vir no máximo.

Olá!

Concordo com você.
Usar torrents como parâmetro de velocidade, depende muito do caso. Só vale se for tracker privado.
Tem muitos serviços que capam a velocidade, e distros Linux também. Debian, Mint, Fedora e outras limitam tudo a 10Mb/s. Slackware, KDE Neon e Centos não limitam. Então, são bons pra testar velocidade.

Nunca dei sorte com esses sites/aplicativos de medir velocidade, isso desde os tempos de ADSL.
Sempre confiro via downloads mesmo. Se estiver abaixo do contratado, reclamo e pronto.

Aqui o técnico estava com um notebook compaq, sem firewall, sem nada, usando os sites speed teste & cia. Pelo que ele me disse, eles usam esses sites como padrão mesmo. E o técnico que veio aqui recorre ao Fast em último caso, pois ele "sempre chuta" pra cima o resultado.

Mas acho melhor o usuário escolher o melhor DNS com base na maior velocidade de navegação/download/upload e menor tempo de ping. Os do google podem ser ruins pra uns, mas perfeitos para os outros, assim como cloudflare, opendns & cia. Tem que ir testando mesmo.

Valeus

update:
tentei colocar o tx6610 +archer c6 pra tirar fora o hgu da vivo

clonei tudo certinho, gpon password, vlan id tal e funcionou, deu conexão, mesmos parâmetros de tx e rx do hgu da vivo

só que a velocidade ficou uma merda, não passando de 150Mbps down e 30Mbps up
não faço ideia do que está acontecendo, afinal, não tem muita configuração que precisa ser feita além de gpon password e vlan id, além do tx6610 suportar tranquilamente 1Gbps+
gargalo no archer c6 certamente não é pois pluguei o cabo diretamente no tx6610 e fiz pppoe no pc, deu a mesma coisa

a unica possibilidade que vejo é a vivo estar identificando de alguma forma que não estou usando o equipamento dela e derrubando a velocidade

Tentar jogar o S/N do HGU ai no tx6610 também e vê o que dá.
Aqui estão usando o mac da hgu não deixar outros aparelhos sem ser as hgus se conectarem...

Valeus
 
Senhores, me desculpem se já foi comentado...

Eu sou da região do Brás (São Paulo - SP), Vivo 1.
Recentemente, percebi que meu roteador estava "perdendo" a comunicação com os endereços DNS, dos quais deixo o padrão da Vivo.

E antes a numeração aqui era 200.204.0.10 e 200.204.0.138.

Após eu reiniciar todos os equipamentos, percebi que a numeração foi para 187.50.250.115 e 187.50.250.215.

Desde quando houve essa alteração?
Aqui hoje quando reiniciei foi para esta numeração

E os dns ipv6 ficaram assim:

2001:12e0:0:1025:a080::115
2001:12e0:0:1025:a080::215
 
Última edição:
Bom dia !

Quem estiver ate 15 km deste endereço (Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 1376 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04576-100) ?) que é matriz da Vivo favor me postar um teste com fast.com .

Se postar por favor informe sua região .

Obrigado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui hoje quando reiniciei foi para esta numeração

E os dns ipv6 ficaram assim:

2001:12e0:0:1025:a080::115
2001:12e0:0:1025:a080::215

Como estou com problemas de velocidade da Netflix , o suporte da Netflix levantou esta lebre ai .

Troquei para 1.1.1.1 ou 8.8.8.8 e ate voltei os velho 200 da Vivo e nada resolveu.
 
Última edição:
Já viu se a dificuldade não é pra passar pela tubulação? Dependendo de onde seja a operadora joga a conta disso pro síndico/condomínio, e pode não ser viável (veja matéria abaixo):

Eu passei exatamente por esse problema. Tinha 50 Mega da VIVO pelo VDSL2, aí coloquei o coaxial da NET, que entrou pelo conduíte. Fiquei 1 ano na NET (pois VIVO na época não passava dos 50). Aí quis por a fibra da VIVO, e como o prédio deve ter uns 50 anos não teria como passar por debaixo da terra (o funcionário até me mostrou onde ele quebra o chão pra ajeitar a fiação vinda do poste, fica a uns 20 metros do meu apartamento).

Isso de embutir só foi sugerido porque os primeiros técnicos que vieram ficaram querendo empurrar pra vários moradores, quando só eu pedi a instalação (fica ruim convencer síndico a bancar uma obra dessas pra 1 de 6). Acabaram desistindo quando viram que não passava o cabo (afinal em 1970 não iriam prever tantos grossos juntos) e botaram até minha rua na lista negra de não contratar a VIVO.

Na malandragem pedi outra instalação e troquei apenas o número (futuramente eu até mudei pro correto), aí quem veio (dessa vez pessoal diferente) eu pedi pra instalar ligando do poste até jogar a fibra do topo do prédio ao meu quarto. Exatamente como se instala antena externa/digital, com fio a mostra (em alguns casos pra antena de TV querem embutir também, mas igualmente se torna mais complexo/ruim de fazer, e nem sempre dá certo).

Aliás, se embutir fosse tão barato e fácil não haveria essa chuva de postes como rola no Brasil. Acontece que colocar todo aquele emaranhado de cabos pela via aérea parece que sai 10 vezes mais barato que não termos poluição visual e tudo ficar embaixo da terra. https://pt.quora.com/Por-que-os-cabos-de-energia-elétrica-não-podem-ser-subterrâneos?share=1

Até ajudamos a VIVO na hora de instalar a fibra (na época 300 Mega e agora migrei pra 600), porque era grande a chance de se pegar técnico fanfarrão e querer empurrar pra vários de novo e ir embora quando visse o trabalho que ia ter.

Pra quem dizia que a fibra iria romper, que eu ia me dar mal e tudo mais: até hoje não tive PROBLEMA ALGUM. Tem literalmente uns 20, 30 metros de cabo vindo do topo (aqui é prédio de 3 andares) até meu quarto.

Tenho certeza que a negativa de não querer instalar é sempre essa. E pra adequar o prédio não é de forma alguma barato. Talvez não seja nem isso, vai ver é o caminho que o cabo faz dessa rua até o prédio, e não a estrutura do seu. Infelizmente quando você precisa obter o motivo da negativa (de forma detalhada) esse nunca é repassado pelas toupeiras do SAC.

Aí você reclama com Anatel, consumidor.gov, etc. e as respostas são as mesmas dos bancos que negam cartões de crédito (mesmo você tendo score no Serasa lá em cima, e vários cartões com limites até bons de outras); NÃO SOMOS OBRIGADOS A FORNECER. Eu diria o inverso:

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

IX - recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais
;

Ou então isso:

I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

Qual é a justa causa pra limitar a quantidade de contemplados nessa sua área? A operadora não informa. A obrigação da VIVO e das outras seria no mínimo elaborar um relatório indicando o motivo da tal "inviabilidade técnica". Mas o que TODAS fazem é apenas responder genericamente que não expandiram praquela área ou que não dava pra aumentar a velocidade, porque o armário isso ou aquilo...

Pelo menos diga onde está o armário (o local dele é segredo?), seja transparente e minucioso na resposta, pra ter embasamento técnico pra negar.

Será que é preciso acionar a justiça pra conseguir isso? Até porque o art. 40 do CDC diz que:

- O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.

Então, VIVO, detalhe o quanto custaria levar a fibra até esse local, e o que está impedindo que isso aconteça. Não pode ser apenas "não quero instalar, se lasque aí".

Sobre essa obrigatoriedade leiam esse link, que esclarece mais alguns pontos:

A bronca é depender de uma ANATEL... por ela geralmente não pega nada. E o inconveniente de ter que ficar entrando na justiça depois (não importa se Juizado é de graça, vc no fim das contas perde tempo, inclusive elaborando petição inicial).

Muito obrigado pelas valiosas informações!

Não sei exatamente qual o motivo para a negativa. Em todas as tentativas, a VIVO simplesmente informa que não é possível, sem dar uma explicação plausível. Talvez eles já tenham conhecimento da estrutura a informaram para a administração anterior, algo que não tenhamos conhecimento...

Vou recorrer aos canais citados em busca de uma resposta satisfatória para o não atendimento.

Valeu!
 
Bom dia !

Quem estiver ate 15 km deste endereço (Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 1376 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04576-100) ?) que é matriz da Vivo favor me postar um teste com fast.com .

Se postar por favor informe sua região .

Obrigado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Como estou com problemas de velocidade da Netflix , o suporte da Netflix levantou esta lebre ai .

Troquei para 1.1.1.1 ou 8.8.8.8 e ate voltei os velho 200 da Vivo e nada resolveu.
Segue o teste:

2RtCFlBaiovJ-WosB9khOteNdZL3D8ut-QVFWEDZVDMK5KzunMX1vlliHuri5HcW5i0bAmdxPxLEDlh5t_Y4I5LP9hPy2b32jPqRINXBG3FFoGeU5M-fznTXJm9zvzQIIOL7zdqLFu5_DzmPSV2kCMfTCzavRkdEHdmEBO8q0qV3PgzPHVFNvQWejyN0sSlpD9wog1FxwhBhOm61yC2gP_GHaol4VmE60Az5VTMBSq3xJPFaMOw3CGFp4E9mQWtymDKTFvEDhF6ICdh9WbPszNmRRVHC6VFeuNH6imT0RJ7Gg15wc9YYhe9YmA5IQZiCSLoVEp47ksbyH4ISHfdOGqowr1xcpAUajFn7RZ275tugfk9RRhahqaHEvElzFQooLYis7h8YQeAUgAdZ1r0b56n5JClNK12G1FWtHllZLAtfahlq8azq-2Bh2sigUiOoFmT7Qx1BYzXEBkGy9tfYxqz0l7rAIU5VeHpjGAoSD0Z4xW-1C39WNFcOMolQqqg6Vlzxz4ARNhEX85SKrYtRzkAGTCRbHYgLwIh-LGnlpkUlfK4EbT2cBtDrYnubhMgt2_xX3EqkAeD5Lznb9GrH1MWiV9TAe0DTSTM_veQBYQWzcljaHt6JWPru6i1ie3tJMHGLH4HUQ_FrSv00DH8rdx0DlQyCINLbxu6T-7NGUTetKmSnWflZzNECNaseSw6mtVz8yWL3BSTaVxBMh3RPdUSD=w891-h992-no


Moro no Cambuci.
 
Última edição:
Muito obrigado pelas valiosas informações!

Não sei exatamente qual o motivo para a negativa. Em todas as tentativas, a VIVO simplesmente informa que não é possível, sem dar uma explicação plausível. Talvez eles já tenham conhecimento da estrutura a informaram para a administração anterior, algo que não tenhamos conhecimento...

Vou recorrer aos canais citados em busca de uma resposta satisfatória para o não atendimento.

Valeu!
No caso de inviabilidade técnica ninguém nega que ela possa ocorrer. Podem ser N coisas. Desde a prefeitura não autorizando obras na localidade (ou dificultando, ou o custo por conta disso sendo elevado, e quanto a isso não estou falando apenas de adequação feita no seu prédio, que muitos dizem que é obrigação do condomínio, mas também se argumenta que a operadora deveria bancar, ou pelo menos dividir os custos) até mesmo a um custo-benefício que incorreria no que eu falei de apenas as obras e investimentos se pagarem se vários moradores assinarem ao mesmo tempo e após X período. Pode ser que eles tenham, sei lá, de instalar toda uma nova estrutura de armário próxima do seu endereço, e apenas (digamos) 6 moradores não cubram as despesas, mas 12 ou mais, e isso após 1 ano. Por isso que 1 assinante apenas pode ser que eles arranjem um motivo pra dispensar, porque calhou dele estar justamente num local que demande tudo que falei, enquanto que em outra rua próxima foi o inverso.

Mas aí que tá.... a operadora apenas joga termos técnicos como "inviabilidade" sem detalhar nada inclusive a respeito de como está a expansão na área, quem está com assinatura nas proximidades e tudo mais.

Veja que meu caso foi a prova definitiva de que a VIVO e demais operadoras quando querem instalam, mas agem de forma estúpida:

Meu prédio precisava de adequação (por ser antigo), mas curiosamente a NET (Virtua) entrou aqui pra me trazer 120 Mega e calhou de entupir a tubulação que leva os cabos de internet até onde moro (ou seja, a NET entrou, mas depois dela ninguém mais, provavelmente porque os cabos deles são bem grossos). Apesar que tenho certeza de que ainda assim o armário aqui embaixo (moro no primeiro andar) também não conseguiria embutir dele pro meu apartamento.

A VIVO mandou técnicos aqui querendo empurrar pra vários, quando pedi a instalação da fibra. Aí mandaram outro que abriu (isso já fora do prédio) uma pedra no chão, que é onde a fiação toda vem do poste. O técnico tentou passar do poste pra ele e dele pro meu apartamento. Não foi de jeito nenhum. No entanto essa é a realidade com certeza de 80% dos prédios por aí, já que em 1970 ou 1980 ninguém iria prever o avanço tecnológico.

Não dá pra exigir uma obra de milhares de reais de um condomínio se por ex. moram poucas pessoas e pior, apenas 1 quer. Acho que não apenas não teria $$$$$$$ como nem na justiça o morador poderia obrigar. Da mesma forma acredito que pela lógica não se possa obrigar também a operadora a tanto.

Qual seria a solução mais óbvia? Instalar vindo do poste pela via aérea, até cair em cima do prédio e descer pro meu quarto. Inclusive rola fazer isso aqui porque o poste está justamente na frente do meu edifício. Então seria esse trabalhinho apenas pra mim.

O que a VIVO fez? E olhem que entre 2009 até 2018 eu assinei (antes disso eu usava Oi/Velox no ADSL deles, primeiro 300, depois 600 Kbps, aí 1 Mega e 2 se não me engano, na época até dei uma "chorada" pra aumentarem a velocidade, pois anunciavam e não queriam migrar):

10 Mega (logo depois 15)
35 Mega
50 Mega

Tenho até o print do 50/5:

50-5.png

Entre 6/8/2018 até 23/8/2019 eu assinei 120/10 da NET, pela primeira vez saindo da VIVO, pois nessa época não havia velocidade maior que 50 do VDSL2. No entanto a minha instalação do 50 Mega ainda estava lá. Print da NET:

12.png

O que a VIVO fez nessa época que pedi a fibra? Ficou com essa frescura de querer por pra vários e depois botou meu número como inviável pra instalação.

Só que "não contavam com minha astúcia". Meu endereço era, digamos, "Rua José da Silva, 890, Edifício Flamengo", e na mesma área de garagem também era: "Rua José da Silva, 880, Edifício Botafogo". OBS: tanto um como outro compartilham mesma área, sendo 3 andares pra cada.

Eu apenas troquei pro 880/Botafogo e pedi nova instalação nele. Como mandaram técnicos diferentes aí deu pra pedir pra que fosse instalado do poste até o topo do prédio e descer pro meu quarto.

A VIVO teve a capacidade de botar o endereço 890/edf. Flamengo (e atenção aqui: foi o EDIFÍCIO INTEIRO!) na lista negra de contratar internet!!!!!!!!!

Fingiu que eu nunca tinha sido cliente nem do 50 Mega!!!!!! De 2009 a 2018 usei os planos de 10/15/35/50!

Só porque não deu pra passar esse cabo de fibra pela forma embutida.

Então se a VIVO fez/faz isso (e desde 23/8/2019 que uso a fibra deles, primeiro 300 Mega e recentemente 600), as outras obviamente também fazem.

Claro que nem sempre dá pra puxar cabo de fibra de poste nesse esquema que fiz pro meu.

Se fosse possível sem comprometimento da instalação (e meu exemplo provou que sim) a operadora não faria, por pura má vontade. Porque sempre tem técnico que não valida esse tipo de instalação por preciosismo, ou não quer botar a mão na massa. Mas em 2 anos nunca tive problema ALGUM por estar instalado dessa forma.

Acredito que se mais de uma pessoa viesse fazer isso talvez eles negassem, dei muita sorte de conseguir, mas a realidade é que não instalam assim pode ser até por problema de furto de cabos.

No entanto infelizmente a realidade dos prédios é que ou você instala dessa forma ou você fica sem internet e linha fixa.

Veja que ainda que o gasto de adequar fosse R$ 1000 se alguém descobrisse que ele seria de R$ 0 pra instalar como foi feito pra mim, não se optaria por adequar nada, ainda que isso significasse que a VIVO e qualquer outra pudesse finalmente chegar pra todo mundo do prédio.

A real é que a estrutura antiga deve ser um pesadelo e custosa pra ajeitar, ninguém quer cagar na cidade poluindo visualmente como ocorre com postes de energia elétrica, mas como não seria assim se o custo pra instalar quebrando chão e passando por debaixo da terra é 10 vezes maior?

Se a VIVO quer transformar o Brasil em Suíça então vai ter que ajudar a bancar...

Sobre a inviabilidade, se a Anatel servisse pra alguma coisa exigiria da VIVO relatórios detalhando minuciosamente por que a fibra não foi instalada na área X ou mesmo praquele consumidor.

Como o órgão é cabidão de empregos e no máximo você envia questionamentos que recebem respostas genéricas, aí a única alternativa muitas vezes acaba sendo "molhar a mão" de algum instalador ou então acionar na justiça. E se você pedir detalhamento a operadora vai arranjar qualquer desculpa, até mesmo segredo pra que não vaze pra concorrência e esta se aproveite da inércia deles.

Veja que eu agi por conta própria pra produzir provas de que a VIVO estava de caô pra cima de mim, só que na prática todas as evidências estão com a operadora. Eu sei que pra entrar com processo você também tem obrigação de provar o que alega (já vi ação em que quando não foi feito isso o autor perdeu, ainda que o réu não tenha produzido), e que aquela alegação de hipossuficiência na produção delas (inversão do ônus de provar, prevista no CDC) pode não ser aceita.

Mas aí você teria que dentro da ação pedir essa transparência, esse detalhamento. Eu sou da opinião que absolutamente tudo tem que ser destrinchado. Essa conversa de que "não dá, zé fini, calaboca e aceita" só convence os incautos. E quando digo detalhar é absolutamente tudo, desde a estrutura lá fora ao custo de equipamentos, o que precisaria pra adequar o edifício, se conseguiria instalar pela via aérea, quem na área usa a fibra, etc.

Só que ninguém pede/exige nada disso, a operadora passa uma conversa e fica por isso mesmo.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo