[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Eu nunca tive problemas de negociação com a vivo. No ap anterior eu também tinha 300/150 com degustação de 600, mas o valor era um pouco mais barato. Aqui em SP parece ser mais fácil negociar. Eu acho que na fibra 30 centavos por mês por mega de banda ou menos é bom negócio, pois na média se paga 40 centavos. Agora o overhead aqui da instalação realmente tá um luxo, tomara que se mantenha! No CS também ficou show, agora eu tomo headshot sem teleportar ou receber a notícia da morte no fim do round kkkk
pago 23 centavos por mega 300 aqui 70 reais.
 
Atualizando aqui, ontem consegui agendar a visita técnica pra hoje. Assim que o técnico chegou, expliquei pra que migrei de plano e ele já completou a frase com um “…não passa de 480/100 né?”. Como já cantaram a bola aqui, o problema é geral mesmo e já sabem do negócio.

O técnico mesmo trouxe um notebook da Vivo, isolou a HGU e fez o teste de velocidade pra confirmar que o download e upload estavam incorretos. O suporte interno recomendou a troca de HGU durante o processo, então saí da Askey RTF8115VWA e agora estou com uma MitraStar GPT-2741GNAC-N1.

TkbPHqv.png


Obrigado @j4anus, @jacias, @YO! e @skullao pelas informações.
 
Atualizando aqui, ontem consegui agendar a visita técnica pra hoje. Assim que o técnico chegou, expliquei pra que migrei de plano e ele já completou a frase com um “…não passa de 480/100 né?”. Como já cantaram a bola aqui, o problema é geral mesmo e já sabem do negócio.

O técnico mesmo trouxe um notebook da Vivo, isolou a HGU e fez o teste de velocidade pra confirmar que o download e upload estavam incorretos. O suporte interno recomendou a troca de HGU durante o processo, então saí da Askey RTF8115VWA e agora estou com uma MitraStar GPT-2741GNAC-N1.

TkbPHqv.png


Obrigado @j4anus, @jacias, @YO! e @skullao pelas informações.
Técnico eficiente é outra coisa, pra esses eu sempre dou um café. Olha isso, quase 700 Mega. Perfeito.
Sobre Askey e Mitra, eu prefiro o Wi-Fi do Mitra, mais eficiente nos resultados.
Como eu comentei ontem, se sabem que é um problema crônico no plano de 500, não seria mais fácil passar todo mundo pro plano de 600 igual estava antes? Porque depois que arruma o perfil, chega 600 de qualquer jeito.
 
Em março tive uma queda na Vivo que durou praticamente 3 dias... liguei lá pra pedir o desconto proporcional e falaram que viria automaticamente em até 3 faturas... chegou a fatura de julho e deram míseros 6 centavos de desconto e uma notinha ainda avisando que no mês que vem minha mensalidade ia subir.

Abri uma reclamação no consumidor.gov para contestar isso... me ligaram hoje, ela propôs isentar a fatura de agosto e tentei uma degustação (já sabendo que seria muito difícil), que não consegui... a própria atendente me avisou sobre o aumento na mensalidade a partir do mês que vem, e então pedi um desconto.... ela me deu um desconto por 12 meses, onde vou pagar 69 reais por 300mb, além da fatura de agosto isenta.

Apesar de não estarem mais liberando degustação, ainda estão bem agressivos na questão de descontos... só compartilhando aqui o case.

Ps.: ainda estou em fidelidade, com menos de 1 ano como cliente.

Abs,
 
Última edição:
Abaixo a lista dos problemas que venho tendo com a Vivo Fibra aparentemente por problemas de rotas IPv4. Dependendo do IPv4 que minha conexão PPPoE recebe na Vivo Fibra, uma ou mais dessas apps não funcionam e dão erro de timeout (na Claro HFC e em outro provedor local que uso esses problemas não acontecem).

Para alguns deles consegui contornar o problema, segue abaixo as dicas para caso alguém tiver com os mesmos problemas:
  1. Problema: Timeout na atualização do OpenWrt "opkg update" (atualização do OpenWrt).
    Causa: não identificada, provavelmente algum mirror usado durante o update não tem rota via IPv4 na Vivo Fibra dependendo do endereço IP da conexão PPPoE.
    Solução: sem solução até agora. Tenho que desconectar e reconectar o PPPoE da Vivo até pegar um IPv4 que funcione.

  2. Problema: timeout na atualização do Linux Dietpi (armbian) via apt update.
    Causa: o source do apt padrão "apt.armbian.com" redireciona dinamicamente para um de seus mirrors. Porém alguns desses mirrors do armbian não tem rota na Vivo Fibra dependendo do endereço IPv4 do PPoE (ex: mirrors.jevincanders.net não tem rota na Vivo mas tem em outros provedores)
    Solução: A solução foi editar o arquivo /etc/apt/sources.list.d/dietpi-armbian.list e trocar o source do apt para "deb https://armbian.chi.auroradev.org/apt/ bullseye main" (esse mirror fica no Chile, é mais rápido e sempre tem rota IPv4 para qualquer IP recebido via PPPoE).

  3. Problema: streaming via ClaroTV+: não carrega a app e dá erro que não tem internet.
    Causa: não identificada, provavelmente algum servidor usado pela ClaroTV+ não tem rota via IPv4 na Vivo Fibra dependendo do endereço IP da conexão PPPoE.
    Solução: sem solução até agora. Tenho que desconectar e reconectar o PPPoE da Vivo até pegar um IPv4 que funcione.

  4. Problema: instalação e atualizações de apps do MacOS via homebrew dão erro de timeout.
    Causa: por algum motivo o "curl" usado pelo Brew não consegue conectar nos repositórios do GitHub usados pelo homebrew via IPv4 (raw.githubusercontent.com)
    Solução: forçar o curl no MacOS usar IPv6. Porém ainda não achei como fazer isso, ainda estou investigando. Minha solução temporária foi adicionar um DNS rewrite no meu DNS local apontando o host raw.githubusercontent.com somente para IPv6 (2606:50c0:8000::154). Com isso o curl usado pelo brew no MacOS consegue baixar os pacotes via IPv6 sem erro de raw.githubusercontent.com.
Bem, como já falei em outro post, a conexão "last mile" da Vivo Fibra é excelente, tanto em termos de estabilidade quanto em velocidade.

Porém as rotas da Vivo (infraestrututra/backbone) na minha experiência tem sido bem ruins. Não estou nem reclamando de latência ou velocidade, mas simplesmente não tem rota para vários sites dependendo do IPv4 que minha conexão PPPoE recebe. Provavelmente deve ser alguma coisa específica aqui no Sul onde a Vivo usa a infraestrutura antiga da GVT, mas não tenho certeza.

Para o "basicão" que inclui navegação em sites no Brasil e serviços de streaming (fora ClaroTV+) no geral funciona bem.

Se tiver algum funcionário da Vivo acompanhando o fórum, por favor vejam os problemas que relatei acima. Não é o tipo de coisa que vou gastar tempo ligando para o atendimento e tentar explicar isso (não é algo que se resolve reinicializando o modem ou com visita técnica).

Bem, além de todos os problemas reportados acima, hoje a Vivo conseguiu a façanha de não ter rota para o DNS do Google 8.8.8.8!!! Surreal, nunca tinha visto isso... O DNS alternativo 8.8.4.4 está OK, assim como os endereços IPv6. Porém o 8.8.8.8 não pinga, 100% de perda de pacotes!!! :rolleyes:

Como sempre, bastou reconectar o PPPoE para pegar outro IPv4 e o problema desapareceu. Sinceramente a impressão que tenho é que a infraestrutura da Vivo (problemas de rotas, perfis, etc) está uma bagunça...

Detalhes abaixo:
Código:
BusyBox v1.36.1 (2023-07-04 04:17:11 UTC) built-in shell (ash)

  _______                     ________        __
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          |__| W I R E L E S S   F R E E D O M
 -----------------------------------------------------
 OpenWrt SNAPSHOT, r23491-816933bee6
 -----------------------------------------------------
root@vivo:~# nslookup dns.google.com
Server:        127.0.0.1
Address:    127.0.0.1:53

Non-authoritative answer:
Name:    dns.google.com
Address: 2001:4860:4860::8844
Name:    dns.google.com
Address: 2001:4860:4860::8888

Non-authoritative answer:
Name:    dns.google.com
Address: 8.8.4.4
Name:    dns.google.com
Address: 8.8.8.8

root@vivo:~# ping -c 4 2001:4860:4860::8888
PING 2001:4860:4860::8888 (2001:4860:4860::8888): 56 data bytes
64 bytes from 2001:4860:4860::8888: seq=0 ttl=56 time=19.659 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8888: seq=1 ttl=56 time=23.314 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8888: seq=2 ttl=56 time=20.116 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8888: seq=3 ttl=56 time=23.169 ms

--- 2001:4860:4860::8888 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 19.659/21.564/23.314 ms
root@vivo:~# ping -c 4 2001:4860:4860::8844
PING 2001:4860:4860::8844 (2001:4860:4860::8844): 56 data bytes
64 bytes from 2001:4860:4860::8844: seq=0 ttl=115 time=23.995 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8844: seq=1 ttl=115 time=23.544 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8844: seq=2 ttl=115 time=23.461 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8844: seq=3 ttl=115 time=23.470 ms

--- 2001:4860:4860::8844 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 23.461/23.617/23.995 ms
root@vivo:~# ping -c 4 8.8.4.4
PING 8.8.4.4 (8.8.4.4): 56 data bytes
64 bytes from 8.8.4.4: seq=0 ttl=56 time=27.551 ms
64 bytes from 8.8.4.4: seq=1 ttl=56 time=26.701 ms
64 bytes from 8.8.4.4: seq=2 ttl=56 time=27.147 ms
64 bytes from 8.8.4.4: seq=3 ttl=56 time=26.999 ms

--- 8.8.4.4 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 26.701/27.099/27.551 ms
root@vivo:~# ping -c 4 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8): 56 data bytes
^C
--- 8.8.8.8 ping statistics ---
4 packets transmitted, 0 packets received, 100% packet loss
 
Última edição:
Boa tarde, pessoal!

Alguém por acaso adquriu recentemente VIVO FIBRA com IP FIXO, sabe se estão bloqueando as portas baixas (21, 22, 80, etc)?

Se tiver liberadas, por favor me informar a região de instalação
 
Bem, além de todos os problemas reportados acima, hoje a Vivo conseguiu a façanha de não ter rota para o DNS do Google 8.8.8.8!!! Surreal, nunca tinha visto isso... O DNS alternativo 8.8.4.4 está OK, assim como os endereços IPv6. Porém o 8.8.8.8 não pinga, 100% de perda de pacotes!!! :rolleyes:

Detalhes abaixo:
Código:
BusyBox v1.36.1 (2023-07-04 04:17:11 UTC) built-in shell (ash)

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 -----------------------------------------------------
 OpenWrt SNAPSHOT, r23491-816933bee6
 -----------------------------------------------------
root@vivo:~# nslookup dns.google.com
Server:        127.0.0.1
Address:    127.0.0.1:53

Non-authoritative answer:
Name:    dns.google.com
Address: 2001:4860:4860::8844
Name:    dns.google.com
Address: 2001:4860:4860::8888

Non-authoritative answer:
Name:    dns.google.com
Address: 8.8.4.4
Name:    dns.google.com
Address: 8.8.8.8

root@vivo:~# ping -c 4 2001:4860:4860::8888
PING 2001:4860:4860::8888 (2001:4860:4860::8888): 56 data bytes
64 bytes from 2001:4860:4860::8888: seq=0 ttl=56 time=19.659 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8888: seq=1 ttl=56 time=23.314 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8888: seq=2 ttl=56 time=20.116 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8888: seq=3 ttl=56 time=23.169 ms

--- 2001:4860:4860::8888 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 19.659/21.564/23.314 ms
root@vivo:~# ping -c 4 2001:4860:4860::8844
PING 2001:4860:4860::8844 (2001:4860:4860::8844): 56 data bytes
64 bytes from 2001:4860:4860::8844: seq=0 ttl=115 time=23.995 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8844: seq=1 ttl=115 time=23.544 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8844: seq=2 ttl=115 time=23.461 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8844: seq=3 ttl=115 time=23.470 ms

--- 2001:4860:4860::8844 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 23.461/23.617/23.995 ms
root@vivo:~# ping -c 4 8.8.4.4
PING 8.8.4.4 (8.8.4.4): 56 data bytes
64 bytes from 8.8.4.4: seq=0 ttl=56 time=27.551 ms
64 bytes from 8.8.4.4: seq=1 ttl=56 time=26.701 ms
64 bytes from 8.8.4.4: seq=2 ttl=56 time=27.147 ms
64 bytes from 8.8.4.4: seq=3 ttl=56 time=26.999 ms

--- 8.8.4.4 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 26.701/27.099/27.551 ms
root@vivo:~# ping -c 4 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8): 56 data bytes
^C
--- 8.8.8.8 ping statistics ---
4 packets transmitted, 0 packets received, 100% packet loss

Aqui tá aparentemente normal

HrWDI2L.png
 
Bem, além de todos os problemas reportados acima, hoje a Vivo conseguiu a façanha de não ter rota para o DNS do Google 8.8.8.8!!! Surreal, nunca tinha visto isso... O DNS alternativo 8.8.4.4 está OK, assim como os endereços IPv6. Porém o 8.8.8.8 não pinga, 100% de perda de pacotes!!! :rolleyes:

Detalhes abaixo:
Código:
BusyBox v1.36.1 (2023-07-04 04:17:11 UTC) built-in shell (ash)

  _______                     ________        __
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 OpenWrt SNAPSHOT, r23491-816933bee6
 -----------------------------------------------------
root@vivo:~# nslookup dns.google.com
Server:        127.0.0.1
Address:    127.0.0.1:53

Non-authoritative answer:
Name:    dns.google.com
Address: 2001:4860:4860::8844
Name:    dns.google.com
Address: 2001:4860:4860::8888

Non-authoritative answer:
Name:    dns.google.com
Address: 8.8.4.4
Name:    dns.google.com
Address: 8.8.8.8

root@vivo:~# ping -c 4 2001:4860:4860::8888
PING 2001:4860:4860::8888 (2001:4860:4860::8888): 56 data bytes
64 bytes from 2001:4860:4860::8888: seq=0 ttl=56 time=19.659 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8888: seq=1 ttl=56 time=23.314 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8888: seq=2 ttl=56 time=20.116 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8888: seq=3 ttl=56 time=23.169 ms

--- 2001:4860:4860::8888 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 19.659/21.564/23.314 ms
root@vivo:~# ping -c 4 2001:4860:4860::8844
PING 2001:4860:4860::8844 (2001:4860:4860::8844): 56 data bytes
64 bytes from 2001:4860:4860::8844: seq=0 ttl=115 time=23.995 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8844: seq=1 ttl=115 time=23.544 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8844: seq=2 ttl=115 time=23.461 ms
64 bytes from 2001:4860:4860::8844: seq=3 ttl=115 time=23.470 ms

--- 2001:4860:4860::8844 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 23.461/23.617/23.995 ms
root@vivo:~# ping -c 4 8.8.4.4
PING 8.8.4.4 (8.8.4.4): 56 data bytes
64 bytes from 8.8.4.4: seq=0 ttl=56 time=27.551 ms
64 bytes from 8.8.4.4: seq=1 ttl=56 time=26.701 ms
64 bytes from 8.8.4.4: seq=2 ttl=56 time=27.147 ms
64 bytes from 8.8.4.4: seq=3 ttl=56 time=26.999 ms

--- 8.8.4.4 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 26.701/27.099/27.551 ms
root@vivo:~# ping -c 4 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8): 56 data bytes
^C
--- 8.8.8.8 ping statistics ---
4 packets transmitted, 0 packets received, 100% packet loss
Acabei de testar aqui, tá normal. Inclusive utilizo o DNS da Google pra acessar o serviço Samsung TV Plus.
 
Aqui tá aparentemente normal

HrWDI2L.png
Obrigado. Esse problema depende do IPv4 que a conexão PPPoE pega. Bastou eu reconectar o PPPoE e voltou ao normal (editei meu post acima adicionando essa informação). Mas sinceramente já perdi a paciência com isso. Vou testar a Claro Fibra por mais 1 mês, e nesse momento tem uma grande chance que eu cancele a Vivo (apesar de eu preferir a Vivo, não considero aceitável esses tipos de problemas básicos).
 
Obrigado. Esse problema depende do IPv4 que a conexão PPPoE pega. Bastou eu reconectar o PPPoE e voltou ao normal (editei meu post acima adicionando essa informação). Mas sinceramente já perdi a paciência com isso. Vou testar a Claro Fibra por mais 1 mês, e nesse momento tem uma grande chance que eu cancele a Vivo (apesar de eu preferir a Vivo, não considero aceitável esses tipos de problemas básicos).
Aqui eu estava com erros e lags na Steam. Reiniciei o roteador e ele pegou um ip da faixa 201... tudo se resolveu
 
Aqui eu estava com erros e lags na Steam. Reiniciei o roteador e ele pegou um ip da faixa 201... tudo se resolveu
Exato. Reinicar o roteador força a reconexão PPPoE, que por sua vez renova o IPv4. Porém reiniciar o modem é demorado (˜2 minutos). Como meu modem está em bridge e uso OpenWrt como roteador, isso é mais rápido - basta um comando e poucos segundos depois o IPv4 é trocado.

Tenho até um 'checklist' (ver abaixo) que faço para tentar pegar um IPv4 que funcione. Geralmente são pelo menos 3 ou 4 tentativas até achar um IPv4 que dê menos problemas. Porém isso é um problema de configuração de infraestrutura da Vivo, não deveria acontecer. Para os usuários "normais", volta e meia tem um site que não abre, ou demora ou é lento - provavelmente é a mesma causa. Teve um dia por exemplo que a App Store da Apple simplesmente não funcionava. Mesmo motivo, bastou reconectar o PPPoE para trocar o IPv4 e foi resolvido.

Meu checklist para ver se o IPv4 está OK:

1) Verificar se o "feeds update" do OpenWrt funciona
2) Verificar se o "opkg update" do OpenWrt funciona
3) Verificar se o endereço "packagecloud.io" responde ao ping
4) Verificar se o "apt update" no DietPi funciona
5) Verificar se o "brew" no MacOS funciona (tem que rodar um script pare desinstalar um pacote, limpar o cache e reinstalar para validar)
6) Verificar se a app da ClaroTV+ funciona

Isso é para meu uso, e nem sempre consigo um IP que funcione bem para todos os casos. Ah, notar que esses problemas são apenas com IPv4. Com IPv6 não tem problema, mas nem todos os serviços estão disponíveis com IPv6.
 
Última edição:
Aqui eu estava com erros e lags na Steam. Reiniciei o roteador e ele pegou um ip da faixa 201... tudo se resolveu
Uma vantagem da vivo (dependendo do ponto de vista), é que é bastante fácil trocar o IP, basta reiniciar a HGU que resolve

Na claro/net, antigamente tinha que deixar algumas horas o modem desligado para trocar o IP. Hoje em dia, na claro/net ocorre de deixar dias e o IP permanecer o mesmo
 
Exato. Reinicar o roteador força a reconexão PPPoE, que por sua vez renova o IPv4. Porém reiniciar o modem é demorado (˜2 minutos). Como meu modem está em bridge e uso OpenWrt como roteador, isso é mais rápido - basta um comando e poucos segundos depois o IPv4 é trocado.
Uma vantagem da vivo (dependendo do ponto de vista), é que é bastante fácil trocar o IP, basta reiniciar a HGU que resolve

Interessante isso.

Aqui eu tenho Vivo como link secundário pois volta e meia não conseguia usar git no azure, aí acabei deixando a Loga como principal.
Mas a Loga ultimamente anda horrível para outras coisas, até admitiram problema de rota para SP esses dias, aí to pensando em colocar a Vivo de principal novamente no meu PC.

Amanha vou testar se ainda dá problema pro azure, e tentar essa de mudar o IP reiniciando o router, aqui tá com IP 177.
 
Uma vantagem da vivo (dependendo do ponto de vista), é que é bastante fácil trocar o IP, basta reiniciar a HGU que resolve

Na claro/net, antigamente tinha que deixar algumas horas o modem desligado para trocar o IP. Hoje em dia, na claro/net ocorre de deixar dias e o IP permanecer o mesmo

Seria muito mais favorável não ter que depender dessa vantagem e sim assegurar que as rotas funcionem de maneira adequada para todos os IPs.
 
Interessante isso.

Aqui eu tenho Vivo como link secundário pois volta e meia não conseguia usar git no azure, aí acabei deixando a Loga como principal.
Mas a Loga ultimamente anda horrível para outras coisas, até admitiram problema de rota para SP esses dias, aí to pensando em colocar a Vivo de principal novamente no meu PC.

Amanha vou testar se ainda dá problema pro azure, e tentar essa de mudar o IP reiniciando o router, aqui tá com IP 177.

Tive problemas com o Git na Vivo também. Aparentemente os problemas da Vivo parecem ser com alguns CDNs em específico. Pelo menos o Git suporta IPv6, se vc acessar via IPv6 na Vivo deve funcionar. Agora com IPv4 é uma loteria, se não funcionar tem que tentar ficar renovando a conexão PPPoE até "ganhar na loteria" e receber um IPv4 que funcione...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Seria muito mais favorável não ter que depender dessa vantagem e sim assegurar que as rotas funcionem de maneira adequada para todos os IPs.
Exato. Essse é o único problema que realmente posso reclamar da Vivo (no resto tive outros problemas "normais" que acontecem com qquer operadora). Na Claro isso não acontece. Apesar da Claro ter um modem pior que o da Vivo e ter uma velocidade mais baixa em alguns testes que fiz, estou tendendo a ficar com a Claro Fibra e cancelar a Vivo Fibra. Mas vou testar a Claro até o final do mês antes de decidir entre as duas.
 
Obrigado. Esse problema depende do IPv4 que a conexão PPPoE pega. Bastou eu reconectar o PPPoE e voltou ao normal (editei meu post acima adicionando essa informação). Mas sinceramente já perdi a paciência com isso. Vou testar a Claro Fibra por mais 1 mês, e nesse momento tem uma grande chance que eu cancele a Vivo (apesar de eu preferir a Vivo, não considero aceitável esses tipos de problemas básicos).
Poderia explicar por favor o que não gostou na Claro Fibra pra ter essa dúvida se fica com ela ou com a Vivo?
Exato. Reinicar o roteador força a reconexão PPPoE, que por sua vez renova o IPv4. Porém reiniciar o modem é demorado (˜2 minutos). Como meu modem está em bridge e uso OpenWrt como roteador, isso é mais rápido - basta um comando e poucos segundos depois o IPv4 é trocado.

Tenho até um 'checklist' (ver abaixo) que faço para tentar pegar um IPv4 que funcione. Geralmente são pelo menos 3 ou 4 tentativas até achar um IPv4 que dê menos problemas. Porém isso é um problema de configuração de infraestrutura da Vivo, não deveria acontecer. Para os usuários "normais", volta e meia tem um site que não abre, ou demora ou é lento - provavelmente é a mesma causa. Teve um dia por exemplo que a App Store da Apple simplesmente não funcionava. Mesmo motivo, bastou reconectar o PPPoE para trocar o IPv4 e foi resolvido.

Meu checklist para ver se o IPv4 está OK:

1) Verificar se o "feeds update" do OpenWrt funciona
2) Verificar se o "opkg update" do OpenWrt funciona
3) Verificar se o endereço "packagecloud.io" responde ao ping
4) Verificar se o "apt update" no DietPi funciona
5) Verificar se o "brew" no MacOS funciona (tem que rodar um script pare desinstalar um pacote, limpar o cache e reinstalar para validar)
6) Verificar se a app da ClaroTV+ funciona

Isso é para meu uso, e nem sempre consigo um IP que funcione bem para todos os casos. Ah, notar que esses problemas são apenas com IPv4. Com IPv6 não tem problema, mas nem todos os serviços estão disponíveis com IPv6.
Também ando tendo problemas com produtos Apple. O iTunes as vezes para, Apple TV não carrega conteúdos ou para pra carregar ou para e fica girando e o Apple Music para de tocar e fica dizendo que não tem conexão. Mas na maioria dos dias não acontece. É como você falou, depende do IP que se pega. Se eu pego um bom, torço pra não faltar luz, mas tem dia que aqui falta 3 vezes no mesmo dia.
 
Se eu pego um bom, torço pra não faltar luz, mas tem dia que aqui falta 3 vezes no mesmo dia.
Caso tu queira mudar o ip é só ir no 192.168.15.1/padrao que tu acha a opção de PPPoE, desconecta e pede para ele conectar novamente. Como estou com equipamentos sem ser da vivo não sei se é exatamente essas opções (podem variar de modem para modem), mas o caminho é esse. Sempre que a internet começa a ficar estranha faço isso e volta ao normal na maioria das vezes. Ah, ipv6 aqui sempre da pau em algum serviço, steam pegando vel baixa, twitter, instagram, spotify e youtube carregando infinitamente ou demorando demais. Por ora mantenho ele desativado.
 
Poderia explicar por favor o que não gostou na Claro Fibra pra ter essa dúvida se fica com ela ou com a Vivo?

Também ando tendo problemas com produtos Apple. O iTunes as vezes para, Apple TV não carrega conteúdos ou para pra carregar ou para e fica girando e o Apple Music para de tocar e fica dizendo que não tem conexão. Mas na maioria dos dias não acontece. É como você falou, depende do IP que se pega. Se eu pego um bom, torço pra não faltar luz, mas tem dia que aqui falta 3 vezes no mesmo dia.
Compre um nobreak, pronto, problema resolvido.
 
Poderia explicar por favor o que não gostou na Claro Fibra pra ter essa dúvida se fica com ela ou com a Vivo?

Também ando tendo problemas com produtos Apple. O iTunes as vezes para, Apple TV não carrega conteúdos ou para pra carregar ou para e fica girando e o Apple Music para de tocar e fica dizendo que não tem conexão. Mas na maioria dos dias não acontece. É como você falou, depende do IP que se pega. Se eu pego um bom, torço pra não faltar luz, mas tem dia que aqui falta 3 vezes no mesmo dia.
Já pensou trocar de computador e contratar um link dedicado?
Esqueceu de dizer que na sua OI de 100mb funciona melhor que na vivo
 
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Exato. Reinicar o roteador força a reconexão PPPoE, que por sua vez renova o IPv4. Porém reiniciar o modem é demorado (˜2 minutos). Como meu modem está em bridge e uso OpenWrt como roteador, isso é mais rápido - basta um comando e poucos segundos depois o IPv4 é trocado.

Tenho até um 'checklist' (ver abaixo) que faço para tentar pegar um IPv4 que funcione. Geralmente são pelo menos 3 ou 4 tentativas até achar um IPv4 que dê menos problemas. Porém isso é um problema de configuração de infraestrutura da Vivo, não deveria acontecer. Para os usuários "normais", volta e meia tem um site que não abre, ou demora ou é lento - provavelmente é a mesma causa. Teve um dia por exemplo que a App Store da Apple simplesmente não funcionava. Mesmo motivo, bastou reconectar o PPPoE para trocar o IPv4 e foi resolvido.

Meu checklist para ver se o IPv4 está OK:

1) Verificar se o "feeds update" do OpenWrt funciona
2) Verificar se o "opkg update" do OpenWrt funciona
3) Verificar se o endereço "packagecloud.io" responde ao ping
4) Verificar se o "apt update" no DietPi funciona
5) Verificar se o "brew" no MacOS funciona (tem que rodar um script pare desinstalar um pacote, limpar o cache e reinstalar para validar)
6) Verificar se a app da ClaroTV+ funciona

Isso é para meu uso, e nem sempre consigo um IP que funcione bem para todos os casos. Ah, notar que esses problemas são apenas com IPv4. Com IPv6 não tem problema, mas nem todos os serviços estão disponíveis com IPv6.
Eu também uso openwrt (redmi ax6000 com u-boot mode). Eu reinicio a conexão pppoe. Se não troca o IP reinicio o roteador e faço esse mesmo check list incluindo o ping para a.st1.ntp.br.
 
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pessoal, a vivo fibra gpon aqui em casa está muito lerda.
os sinais estão bom?

Antes era sempre 302/150 de boa.

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agradeço a ajuda de todos.
 
pessoal, a vivo fibra gpon aqui em casa está muito lerda.
os sinais estão bom?

Antes era sempre 302/150 de boa.

agradeço a ajuda de todos.

Teus sinais estão normais. Vi que você está testando via WiFi (com iPad). Só por via das dúvidas sugiro testar com uma conexão Ethernet cabeada (e tenta talvez outro servidor). Aqui tá normal:

 
6) Verificar se a app da ClaroTV+ funciona
Já trocamos algumas figurinhas sobre os demais problemas que vc sofre mas tenho um relato sobre esse em específico e que provavelmente é oposto ao que vc tem por aí.

Há alguns dias rolou um problema massivo aqui na região (PR/SC) que deixou bastante gente sem conexão por horas, ao voltar aparentemente estava tudo normal, alguma lentidão que normalizou alguns dias depois, exceto a Claro tv+.

Por algum motivo ele deixou de funcionar via IPv6 aqui, descobri isso ao ver que ele não funcionava no meu PC e nem na minha TV mas estava normal no celular que, apesar de também ter conectividade IPv6 por algum motivo deve trafegar somente v4 no app da Claro tv+.

Como provavelmente não temos muitos usuários Vivo que acessam a Claro tv+ acabei esquecendo de registrar, mas isso já aconteceu há quase 2 semanas e segue com problema.

Acabei deixando minha rede 'ipv4 only' temporariamente pra não ter lidar com roteamento seletivo em apenas alguns dispositivos/destinos mas não tive problema em mais nada além disso.
 

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