[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Oi Amigos, postei umas páginas pra trás mas ngm deu bola kkkk. Consigo usar o TX6610 sem usar router com vlan na frente? Pq n tenho router com vlan mas gostaria de trocar a HGU da Vivo.
DEPENDE!

Depende porque ao que parece, se você estiver na região 1 (Antiga Telesp), funciona normalmente - esse é o meu caso, uso uma ONU Askey RTF 7000 aqui em Santo André, e meu router (TP-Link WDR4300 com OpenWRT, está configurado para vlan 10)...

Agora, há vários relatos de pessoas na região 2 (Antiga GVT), que não conseguem usar a ONU por nada nesse mundo.

Porque não tenta com uma Askey ao invés da TP-Link? A Askey custa em torno de R$ 90,00 no ML... na época que eu comprei, paguei R$ 40,00 :awesome:.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Abri o chamado técnico e um atendente me procurou pelo WhatsApp. Fez alguma coisa lá e voltou a funcionar.

Li aqui no fórum sobre a TIM, esse negócio de cancelar aleatoriamente a internet não rola. Vou avaliar se faço teste da Oi.
Provavelmente deram reset na sua porta...
Observa se o problema persiste ou se zera...

Já está. O problema é que fica ligado o dia todo, dai uma hora ela trava pq tá quente demais. Só reiniciando pra voltar funcionar. Problema normal da HGU da vivo kkkk
Palmas é quente mesmo...

Dica se você usa a HGU Mitrastar da Vivo:

Consiga 4 desses caras aí abaixo e coloque como pés na HGU... vaio melhorar os travamentos...

Sim, 4 copinhos de remédios!!!

Aqui, quando usava HGU esquentava também, isso ajudava demais!

Última edição:
Olá, pedi para trocar a minha internet de 50 mb para 300, na qual eu tinha aqui em casa um aparelho pequeno da fibra ótica há anos, e para aumentar a velocidade da internet, me deram o roteador padrão da vivo (que pelas minhas pesquisas, é um HGU).

Acontece que a velocidade da internet passa para o normal (os 300MB) apenas em alguns horários do dia, principalmente durante a tarde/começo da noite, depois a internet fica travada em 90/100MB em todos os testes que eu faço, em torrents que eu baixo, nos próprios sites de testes, downloads normais, e percebo também uma certa lentidão e alguns travamentos em vídeos/streams. Alguém tem ideia do que possa ser isso? A minha placa de rede suporta sim a velocidade dos 300MB (já que quando a vivo decide, os 300MB chegam aqui), isso está meio com cara de que estão limitando a internet de maneira proposital, mas antes de ligar lá pra reclamar gostaria de saber de alguns testes/opções para resolver eu mesmo.

Sou meio que leigo no assunto de redes, mas como o problema é intermitente pode ser a Vivo que "corta" a velocidade em determinados períodos do dia?

Agradeço a atenção.
Se vc quiser testar de forma definitiva se sua internet está OK use o Google Drive e esse programa:

Se por ele o download e upload estiverem OK e no talo no horário testado então já é indício de que o resto está normal. E claro, teste por cabo. Torrent e wi-fi não servem.

Eu tenho 600/300 também em Recife e no meu iPAD Pro 10.5 e usando adaptador ethernet gigabit não passa dos 300/300. E olhem que isso é ligado por cabo, algo que quase ninguém faz. No Xiaomi (Android) e por wi-fi é ainda pior. Eu não sei se aparelho Apple mais novo é capaz de passar dos 300, mas aposto que sim.

Bizarro o C6 dar ruim. Hardware melhor do que o 1043nd... Eu atualizaria o firmware (pegue o firmware em site europeu da tplink), resetaria depois de atualizar e ainda ter certeza que o hardware nat esteja ativo.

Mas uma coisa, com o HGU em bridge, nao precisa trocar a vlan no tp-link. A interface criada no HGU quando trocado para modo bridge ja vai com a vlan (pelo menos quando configurado em modo bridge atraves da pagina normal em Configuracoes > Modo Wan e NAO pela pagina "192.168.15.1/padrao"
Tem TV no seu plano fibra? Quando colocou em bridge os canais continuaram funcionando?

Consegui degustação de 600mb para o meu tio e ainda reduzi o valor pago por 300mb para R$99...
Só para informar vocês lá eu tirei a HGU da Vivo e coloquei um TPlink 6610 em bridge e bate normalmente os 600mb da degustação sem problemas (o router é um Xiaomi AX3600)
Nesse TPlink 6610 da para configurar a tv da vivo ou seja funciona tudo direitinho como se fosse a HGU?

Última edição:
Aqui a atendente da Anatel disse que disponibilizou 600/300 pra mim, porém no meu celular (moto one hyper) quando acesso a parte wi-fi, informa 433Mbps de taxa...isso colado ao modem...ao realizar speestesr fica no máximo 300/300....alguém sabe se essa velocidade de 300/300 é normal via wi-fi 5ghz colado ao modem? Não tenho como medir no Pc pois fica no outro quarto. O PC é ligado por wi-fi tbm. Teria alguma forma para eu saber se está batendo os 600mb mesmo?

Espera o técnico instalar primeiro e ai vc posta aqui para gente ver
Acabaram não instalando hoje, só consegui reagendar a instalação para sexta-feira :/

Tem TV no seu plano fibra? Quando colocou em bridge os canais continuaram funcionando?

Nesse TPlink 6610 da para configurar a tv da vivo ou seja funciona tudo direitinho como se fosse a HGU?
Não funciona...

Tem um tópico aqui no fórum sobre isso ...

Se você tem TV e telefone da Vivo, vai ter que usar a HGU...

Aqui a atendente da Anatel disse que disponibilizou 600/300 pra mim, porém no meu celular (moto one hyper) quando acesso a parte wi-fi, informa 433Mbps de taxa...isso colado ao modem...ao realizar speestesr fica no máximo 300/300....alguém sabe se essa velocidade de 300/300 é normal via wi-fi 5ghz colado ao modem? Não tenho como medir no Pc pois fica no outro quarto. O PC é ligado por wi-fi tbm. Teria alguma forma para eu saber se está batendo os 600mb mesmo?
Só no cabo mesmo...
E lembra que tua placa de rede tem que ser gigabit...

peguei a conversa no meio, então me desculpe se não entendi direito.... no caso da tv, se vc colocar em bridge a vlan da internet pelo 192.168.15.1/padrão, ela continua funcionando... vc perde algumas funcionalidades q dependem "de internet" (da vlan da internet) como apps, aquela função de retroceder a programação, as thumbs da interface da tv etc.. mas a parte "tv mesmo" continua funcionando normalmente (inclusive o guia de canais)

agora, se vc quer eliminar a hgu do seu setup e manter a tv, aí o buraco é mais embaixo... eu diria q é "praticamente" impossível

Se a largura de banda da rede 5Ghz do roteador não estiver configurada para 40Mhz provavelmente a limitação está em seu celular. Esses 433Mbps são bem típicos de dispositivos que suportam apenas 1 fluxo simultâneo, pra ficar ok o 'link' deveria ser de 866Mbps, especialmente quando próximo ao roteador.

Para ter a certeza de que a velocidade que você está recebendo da operadora está correta o certo é o cabo de rede, mas deveria estar observando velocidades pouco acima dos 300Mbps em sites como o Speedtest por Wi-Fi, há boas chances de ter tido problemas na aplicação da velocidade como muitos tiveram por aqui, se for isso provavelmente terá que abrir chamado para correção.

uma solução "menos traumática" (pelo menos teoricamente) p/ quem tem tv e quer colocar seu próprio roteador, é conviver com o duplo nat e colocar o roteador no dmz da hgu da vivo.... teoricamente isso solucionaria os problemas comuns oriundos de duplo nat (principalmente p/ quem joga), a tv continuaria intacta, a vivo ficaria "feliz" (e te daria suporte normalmente)

o "contra" (pequeno ao meu ver) disso é q vc perde o ipv6...

p/ fazer isso, basta conectar a wan do seu roteador numa lan da hgu... configura o roteador p/ receber internet via dhcp e liga toda sua rede (seus equipamentos, exceto os decoders da tv) a partir do seu roteador.... na hgu da vivo, na interface da vivo mesmo, reserva o ip do seu roteador p/ ele mesmo (pelo mac address) e depois na parte de lan em dmz digita esse ip reservado... e o decoder da tv deixa na lan da hgu mesmo

teoricamente deve funcionar sem maiores problemas (e vc tem seu roteador fazendo o grosso do trabalho e "roteando" sua rede inteira praticamente, menos as tvs)

ah e, óbvio, se o objetivo da colocação do seu próprio roteador é o wifi (como da maioria é), desabilite o wifi da hgu....

ainda na questão do wifi, se é só isso q importa (e não questões de roteamento diretamente), talvez nem precise fazer o q falei... é só ligar o seu roteador em modo "acess point" ou em "bridge" (dependendo do roteador), desabilitar o wifi da hgu e habilitar o do seu roteador....

Última edição:
Oi Amigos, postei umas páginas pra trás mas ngm deu bola kkkk. Consigo usar o TX6610 sem usar router com vlan na frente? Pq n tenho router com vlan mas gostaria de trocar a HGU da Vivo.
oi sim consegue, moro na região GVT (vivo 2) e funciona o 6610 tem a opção de configurará a Vlan, agora na vivo 1 telesp em são paulo algumas pessoas relataram que não conseguiram de jeito nenhum e que existe um possível bloqueio, em algumas regiões e outras não. mas aqui eu consegui, então eu fiz um tutorial de como fazer isso olha minhas postagens.

DEPENDE!

Depende porque ao que parece, se você estiver na região 1 (Antiga Telesp), funciona normalmente - esse é o meu caso, uso uma ONU Askey RTF 7000 aqui em Santo André, e meu router (TP-Link WDR4300 com OpenWRT, está configurado para vlan 10)...

Agora, há vários relatos de pessoas na região 2 (Antiga GVT), que não conseguem usar a ONU por nada nesse mundo.

Porque não tenta com uma Askey ao invés da TP-Link? A Askey custa em torno de R$ 90,00 no ML... na época que eu comprei, paguei R$ 40,00 :awesome:.

Provavelmente deram reset na sua porta...
Observa se o problema persiste ou se zera...

Palmas é quente mesmo...

Dica se você usa a HGU Mitrastar da Vivo:

Consiga 4 desses caras aí abaixo e coloque como pés na HGU... vaio melhorar os travamentos...

Sim, 4 copinhos de remédios!!!

Aqui, quando usava HGU esquentava também, isso ajudava demais!
acho que é ao contrario, moro na região vivo 2 GVT e o tplink 6610 funcionou perfeitamente.

Última edição:

Lá é só Internet, mas essa onu não tem suporte a tv e voip...

oi sim consegue, moro na região GVT (vivo 2) e funciona o 6610 tem a opção de configurará a Vlan, agora na vivo 1 telesp em são paulo algumas pessoas relataram que não conseguiram de jeito nenhum e que existe um possível bloqueio, em algumas regiões e outras não. mas aqui eu consegui, então eu fiz um tutorial de como fazer isso olha minhas postagens.

acho que é ao contrario, moro na região vivo 2 GVT e o tplink 6610 funcionou perfeitamente.
Interessante que ela também funciona aqui na região 1...
Então, pode realmente ser algum bloqueio em algumas áreas, erro de configuração ou quem sabe, versão de firmware da TP-Link.
Só testando mesmo para ver se funciona.

Teve um colega alguns posts atrás que mencionou a forma de como obter 600 Mb no link da Claro...
Poderia por favor me passar por MP como fazer isso? Se não me engano, a comunicação foi mesmo por MP...

Normalmente esse número de série é o gpon serial de 16 dígitos, será é bloqueio mesmo ou algum erro de configuração? Eu fiz isso, clonei o números gpon serial do modem original e o número SLID que para mim é o 99999999 coloquei os dois códigos o serial password que é o SLID e o serial gpon convertido as 4 letras lembrando que as letras tem que está em maiúscula na hora de converter em minúscula as letras na conversão em hexodecimal fica outra coisa. Ou seja teoricamente se você clonar os dados do modem original o sistema da vivo vai pensar que é o modem original então não sei como é feito esse tal bloqueio, teoricamente esse bloqueio deveria ser para todos e não apenas em algumas regiões aonde em sua maioria é da antiga GVT.
Cara, consegui uma GPON ASKEY RTF7000 com o logo da VIVO e tudo, e configurei ela da maneira que é demonstrada nesse vídeo:
Resultado: a porcaria da luz da fibra ainda continua piscando.
O que eu estou fazendo de errado?
No meu roteador da VIVO (Mitrastar) tem dois campos:
- SLID (uma numeração com 10 dígitos, começando com 3 dígitos "zero");
- Tem também um campo chamado GPON Número de Série (são 12 caracteres no total, começando com MSTCxxxxxxxx)

Tentei configurar a GPON usando o SLID, que é o que é falado no vídeo. E a fibra não sobe.
Tenho qque usar esse GPON Número de Série por acaso? Ou ainda, pensei que aquele SLID poderia ser convertido de ASCII para hexadecimal (assim ele ficaria com 20 caracteres) e preencheria todo o espaço de 20 caracteres.

ME AJUDEEMMMMM!!!!!!!

Faça um teste...

Tire sua ONU "pequena" e coloque o modem HGU que deixaram com você - faça um teste de velocidade...

Se a velocidade chegou a 300, ótimo, mantenha a HGU por mais algum tempo, tipo 1 hora...

Essas HGU da MitraStar é um lixo, ela esquenta, trava e tende a perder velocidade, então, para testes, recomendo que deixe ela em um lugar ventilado, tanto em cima dela (não coloque nada em cima dela, quanto embaixo dela (eu usava 4 copinhos de remédio como "pés")...

Se a velocidade não chega a 300, mas bate 290, 292, considere OK, isso pode ser perda mínimo nos conectores... mas tem que ficar estável a isso... se cair muito abaixo disso, tem "M" aí... Se ela ficou muito abaixo, faça um reset na HGU pelo próprio reset atrás dela usando um palito de dente e espere sincronizar de novo... vai demorar quase 5 minutos esse reset.... Repita os testes de velocidade...

Aqui eu uso os seguintes testes:

- Speedtest.net (site ou app)
- Teste Power (Speedtest na rede da Vivo)
- Simet
- Brasill Banda Larga
- Fast.com

Sempre no cabo, exceto se seu celular suportar taxas altas no wi-fi, como os Xiaomi...

Se estiver tudo estabilizado, pode testar sua ONU novamente, eu uso uma Askey RTF7000 (abaixo), configurada na região 1 (antiga Telesp), aqui em Santo André.

E possuo a vlan 10 configurada no meu WDR4300 rodando OpenWRT.

Sempre funcionou muito bem.
Me ajuda a configurar essa GPON? Peguei ela ontem e não consigo configurar de jeito nenhum. Olha a saga:

Cara, consegui uma GPON ASKEY RTF7000 com o logo da VIVO e tudo, e configurei ela da maneira que é demonstrada nesse vídeo:

- Tem também um campo chamado GPON Número de Série (são 12 caracteres no total, começando com MSTCxxxxxxxx)

Tentei configurar a GPON usando o SLID, que é o que é falado no vídeo. E a fibra não sobe.
Tenho qque usar esse GPON Número de Série por acaso? Ou ainda, pensei que aquele SLID poderia ser convertido de ASCII para hexadecimal (assim ele ficaria com 20 caracteres) e preencheria todo o espaço de 20 caracteres.

ME AJUDEEMMMMM!!!!!!!

Aqui eu usei o GPON S/N...

Mas tem alguns casos que precisa do SLID....

Ambos você vai encontrar dentro da HGU...

Não esqueça do GPON password também...

Galera aqui na minha cidade tao para liberar claro fibra e tenho um amigo que atualmente tem telefone da vivo no metálico e queria trocar para claro pela questão dos planos de internet barato no caso 120mb + telefone por 80 reais, vocês acham que se ele ligar la no setor de cancelamento da vivo ele consegue a migração pra vivo fibra + telefone por um valor parecido? Acham que vale a pena a portabilidade? Ele tem a linha no metalico a uns 30 anos já e está com o pé atras da portabilidade, aq em casa uso vivo e até agora é de longe a melhor internet que já tive, já a claro n tenho ideia como vai ser.

Teve um colega alguns posts atrás que mencionou a forma de como obter 600 Mb no link da Claro...
Poderia por favor me passar por MP como fazer isso? Se não me engano, a comunicação foi mesmo por MP...

Galera aqui na minha cidade tao para liberar claro fibra e tenho um amigo que atualmente tem telefone da vivo no metálico e queria trocar para claro pela questão dos planos de internet barato no caso 120mb + telefone por 80 reais, vocês acham que se ele ligar la no setor de cancelamento da vivo ele consegue a migração pra vivo fibra + telefone por um valor parecido? Acham que vale a pena a portabilidade? Ele tem a linha no metalico a uns 30 anos já e está com o pé atras da portabilidade, aq em casa uso vivo e até agora é de longe a melhor internet que já tive, já a claro n tenho ideia como vai ser.
Se não tiver alguma CTO proxima da sua casa, não vai adiantar muito a vivo prefere até expulsar o cliente do metalico
para outra operadora.
Se tiver disponibilidade da fibra vão readequar

Última edição:

Se não tiver alguma CTO proxima da sua casa, não vai adiantar muito a vivo prefere até expulsar o cliente do metalico
para outra operadora.
Se tiver disponibilidade da fibra vão readequar
Tem CTO sim, mas quando passaram queriam cobrar 150 reais o telefone + plano mais barato da internet, ai meu amigo n quis migrar

Percebi que o sinal do meu wifi 2.4 ghz estava fraco e fui olhar as configurações.
Está informando Banda de Rede = 5 GHz, sendo que estou conectado na rede 2.4.

TwZjra.png

Alguém ja teve essa situação, ou é normal?

Acessando as configurações do roteador (Askey RTF3507VW-N1), está dessa forma:

TwZ5Vx.png

Percebi que o sinal do meu wifi 2.4 ghz estava fraco e fui olhar as configurações.
Está informando Banda de Rede = 5 GHz, sendo que estou conectado na rede 2.4.

TwZjra.png

Alguém ja teve essa situação, ou é normal?

Acessando as configurações do roteador (Askey RTF3507VW-N1), está dessa forma:

TwZ5Vx.png
O equipamento tem múltiplas 'redes' sendo 1x 2.4Ghz e 1x 5Ghz com mesmo SSID e outra 5Ghz com sufixo "-5G".

Não é exatamente um problema, isso é pra forçar os clientes a darem preferência para a rede 5Ghz.

Apesar de não ser exatamente o mesmo equipamento este post pode te ajudar a organizar isso, particularmente sempre tive o costume de usar o mesmo SSID em ambos os rádios.

ME AJUDEEMMMMM!!!!!!!

Me ajuda a configurar essa GPON? Peguei ela ontem e não consigo configurar de jeito nenhum. Olha a saga:

ME AJUDEEMMMMM!!!!!!!

oi então, voce mora em que região? é da GVT? se for voce tem que colocar o Gpon serial também se não não vai subir, neste caso ai não sei se tem que converter as 4 primeiras letras para hexodecial acho que tem.

Pessoal, deixei meu mistrastar em Bridge alguns dias, porém percebo uma queda, na velocidade da conexão.
Gostaria de manter o modem mistrastar rodando normal, e usar meu router para efetuar as operaçoes....
Meu setup é o Mitrastar da Vivo e um AX6. Tirando o bridge que não curti, qual outra forma que eu poderia estar utilizando esse setup sem acontecer de ter duplo NAT, etc? valeu.

qual outra forma que eu poderia estar utilizando esse setup sem acontecer de ter duplo NAT, etc? valeu.
Fazer o contrário e configurar o AX6 como bridge, dessa forma ele funcionará como um switch para o dispositivos cabeados nas portas LAN restantes (caso precise) e Access Point para os dispositivos sem fio, sem afetar o roteamento e evitando Duplo-NAT.

Não conheço o equipamento para indicar os procedimentos a serem seguidos mas não é difícil encontrá-los pela internet ou nos tópicos específicos aqui no fórum.

Pessoal, deixei meu mistrastar em Bridge alguns dias, porém percebo uma queda, na velocidade da conexão.
Gostaria de manter o modem mistrastar rodando normal, e usar meu router para efetuar as operaçoes....
Meu setup é o Mitrastar da Vivo e um AX6. Tirando o bridge que não curti, qual outra forma que eu poderia estar utilizando esse setup sem acontecer de ter duplo NAT, etc? valeu.
mas quanto de desempenho?
aqui tenho uma hgu da askey, hoje em bridge e o ax1800 faz todo trabalho da rede.
batendo mais de 600mb tanto no cabo como no wifi-6

Users who are viewing this thread

Voltar