Você tirou uma dúvida grande que eu tinha, que era: "Se Squad é o sucessor espiritual do mod Project Reality, que foi tão aclamado na época do BF2, porque essa galera que curte tanto BF2 não está jogando em massa o Squad?" Agora entendo porque.
Sobre a primeira parte do post, eu fiz um post gigante (pra variar), acho que foi aqui nesse tópico mesmo, comentando sobre essa questão do individualismo dos jogadores.
Eu acredito que existam dois fatores pra tudo ter mudado dessa forma, primeiro que hoje a internet é muito mais pulverizada. Lá em 2005, eu ACHO que a internet ADSL estava concentrada apenas em grandes capitais, ficando seu alcance restrito a famílias com um poder aquisitivo médio/alto. Digo isso pois eu, morando em uma cidade do interior de SP, fui ter acesso a ADSL apenas em 2009 e ainda assim custava caro!
Hoje, você já encontra ADSL ou Fibra em qualquer canto, por preços muito mais acessíveis. Ou seja, se antes uma parcela mais entusiasta e apaixonada por jogos (podemos citar até privilegiada, tanto financeira quando geograficamente) tinha acesso a esses jogos, hoje qualquer jogador casual tem. O cara que antes jogava 'jogo da cobrinha' no Nokia 1100, hoje está pegando Flag do seu lado, jogando 40 minutos por dia, sem qualquer pretensão.
Outro ponto são os Youtubers e Streamers. Hoje o moleque entra pra jogar e ele quer ser o 'deus' do jogo. Você entra em um Warzone e a cada 5 caras que te matam, 3 usam a tag de Twitch.
Se o sonho de qualquer moleque dos anos 80/90 era ser jogador de futebol, o sonho da nova geração é ganhar dinheiro jogando vídeo game. Como fazer isso? Mantendo um KDR acima de 5.0 (na época do Zigueira era 3.0, mas com tanto cheater jogando, 3.0 já está obsoleto), matando 50 players por partida e mostrando como são ensaboados.
Se BF2 tivesse sobrevivido até hoje, ou se saísse um remake dele, mantendo todo game design igual, melhorando apenas animações, gráficos, etc, pode ter certeza que não haveria mais esse gameplay que você citou acima: Um teamplay satisfatório e orgânico. Exatamente porque, ao meu ver, a culpa disso não está nas mudanças que a DICE fez no game ao longo dos anos, mas sim nos jogadores que hoje jogam o jogo. O grande problema está na mentalidade desses jogadores.