Cara, pega uma xícara de café ou um pacote de pipoca pra eu te contar sobre teorias da conspiração e siglas estranhas...
Seguinte, desde o lançamento do MW 2019, os players tem percebido que algo errado não esta certo na franquia. O pessoal começou a reparar exatamente isso que tu falou. Você hora mata fácil, hora não mata nem com 6 HS. Hora tu faz tracking fácil dos inimigos, hora não consegue colocar a mira nem no inimigo parado. Hora leva tiros e consegue fugir, hora morre pra instakill.
Resumindo, é como se algo estivesse manipulando os resultados das partidas, hora te beneficiando, hora te prejudicando. Nessa altura existia apenas uma vertente de pensamento sobre esse problema, que era a vertente mais cética, que acreditava que tudo era fruto de uma engine ruim + netcode ruim + tick-rate baixo + péssima estrutura de servidores e rotas + SBMM. Ou seja, toda parte técnica funciona mal e pra piorar o jogo te coloca contra inimigos mais 'try-hards' conforme você melhora no game.
A questão é que algum tempo depois, alguns youtubers encontraram uma patente da Activision na internet que falava sobre uma feature que era, basicamente, um sistema de handicap, um sistema que manipularia as partidas à fim de melhorar a retenção de jogadores (foi encontrada uma patente muito similar registrada pela EA também).
Bom, ai surgiu outra vertente de pensamento (esta quase virando uma filosofia), que é a vertente conspiracionista. Se você for até o Google e digitar "Call of Duty Rigged" (Call of Duty Manipulado), tu vai encontrar algumas dezenas ou centenas de posts à respeito, a grande maioria no Reddit. Pessoal dessa vertente acredita de pé junto que tudo no game é manipulado, desde recoil, até dano das armas, registro dos tiros, atrasos no que você vê na sua tela (sensação de ver o inimigo sempre depois dele te ver) e por ai vai.
Nisso 'criaram' uma nova sigla, o EOMM (Engagement Optimized Matchmaking), algo tipo Matchmaking Otimizado para Engajamento. Ou seja, nessa teoria, não existiria um SBMM que nivela tudo por Skill ou por Ping, mas sim que nivela de uma forma para deixar os jogadores presos. Tipo, você entra no jogo, joga uma partida num time bom, com KDR bom e fica empolgado, ai você joga 10 partidas onde tu é amassado, onde nada funciona, mas você continua, com a esperança de jogar outra partida igual aquela primeira.
Existem vários elementos que realmente induzem os players a crer nessa teoria conspiracionista, por exemplo, eu mesmo já cai duas vezes no mesmo servidor que o Ninext, um cara que tem (ou tinha) contrato com o Ronaldo Fenômeno pra jogar o jogo, fica 12h por dia jogando, e eu, bancário, pai de 2 filhas, caio contra um maluco desses?! Que SBMM é esse?!
No meio de tudo isso, vira e mexe alguém tenta dar uma explicação mais 'sensata' sobre o que pode ocorrer, a última que saiu foi essa:
Players report MW3 desync & lag in multiplayer. Here's what we know about the Modern Warfare Hit Reg glitch & why are shots not registering.
www.gosunoob.com
Ou seja, todos os problemas poderiam estar ligado a esse Desync entre client/server e, realmente, faz sentido. Você morrer atrás de cover ou ver o inimigo com atraso poderia ser culpa desse Desync, mas fica confuso porque esse Desync às vezes parece estar a seu favor e outrora contra você, então qual a lógica?! Tem a ver com Ping? Com plataforma? Com servidor? Com SBMM? Com EOMM? Com Handicap? Enfim...
O fato é que CoD não tem mais a mínima condição de ser chamado um "jogo competitivo". Seja lá o que acontece, os X1 nunca são justos, seja por interferência de um sistema de handicap ou pelo péssimo desenvolvimento da parte técnica do game, somados a uma horrenda infraestrutura de redes, no final quem mata e quem morre é muito mais definido pela "sorte" do que pela Skill em si.
P.s.: Eu particularmente só jogo MP pra liberar Skins (gosto de ficar fazendo os desafios) e pra upar arma pro Warzone.
Uma boa notícia:
www.reddit.com