Eu falei em morrer devido a esta frase sua: "Quanto mais fracionada a comunidade, mais chance de alguns modos começarem a morrer."
Se por decadência vc quer dizer apenas que tem menos jogadores do que no início, pode ser. Se por decadência vc quer dizer que o jogo está ficando ruim e menos divertido, é aí que eu discordo. Quem gosta, principalmente do clássico multiplayer, vai continuar gostando enquanto tiver jogador, mesmo que sejam latinos. Eu jogo Mata Mata, Captura de bandeira, Captura de Zona, desde o COD4, e esse modo de jogo continua me divertido até hoje, mesmo que seja basicamente a mesma coisa. Inventaram competitivo e Battle Royale pros Try hard se degladiar, cansar e partir pra outro modo, então esses não posso defender. Mas os modos multiplayer continuam vivos por anos, e não é só Shipment não, eu acho partida no Jogo Rápido mesmo, em vários mapas.
O problema da palavra "decadência" é semelhante ao problema da palavra "medíocre": medíocre é uma pessoa ou coisa mediana, mas quando vc fala que alguém é medíocre, parece que a pessoa ou coisa é um lixo, a palavra é forte.
Mas eu citei ali que "modos começam a morrer" e não o jogo. Muitas vezes nós não notamos porque os caras vão tirando esses modos das playlists e nós até esquecemos que já existiram.
Sobre o jogo estar ficando pior depende do ponto de vista. Sobre o jogo estar menos divertido, ai já é algo totalmente subjetivo.
E a palavra "decadência" acho que é bem proporcional já que o jogo perdeu cerca de 70% da base de players nos últimos meses e, se a Activision não fizer nada, o game vai se deteriorar até que essa base se resuma aos fãs ferrenhos da franquia. O game vai se extinguir? Improvável, porém vai cair no ostracismo como todos os outros CoDs caíram.