[TÓPICO OFICIAL] Cities: Skylines II

  • Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Dr. H@st
  • Data de Início Data de Início
Estou com 30k de habitantes, a performance esta ok também e estou me divertindo muito com o jogo. Algumas impressões:

- Fiz o transporte publico mais eficiente da minha vida em jogos como este. Chegou um momento em que tinha 17k de usuários pra 20k de pessoas. "Ah, mas é que o jogo considera o mesmo passageiro indo e voltando como dois" ok ok, continua sendo o mais eficiente, de longe. Fiz o sistema de metrô e expandi mais industria e locais, agora esta +- a mesma coisa porém com 30k de habitantes, preciso rever isso;
- Detestei a neve no jogo, atrapalha demais na hora de lotear tudo certinho, os quadrados se misturam com a neve;
- A proporção de tamanho esta maravilhosa, gente... As coisas fazem sentido, um cemitério é enorme, faculdades e escolas causam um impacto real na visualização e não é apenas mais um edificio ali de recanto de estrada;
- Até o momento, sem problemas com economia.
- Curti demais a parada de você poder fazer "pequenas cidades" espalhadas pelo mapa, podendo fazer uma area mais rural aqui e um centro lá e não ficarem tão colados. Como comentei, a proporção esta muito legal no game.

Não sei pra onde esse jogo iria se tivesse vindo redondinho e bonitinho, a base dele é fantástica para o que vem a seguir;
Jogo tá bem legal mesmo. Quando começarem a sair mods, vai ficar top do top. Essa parada das coisas com proporção mais adequada fica ótimo. Só acho que poderiam ter escolas menores e o jogo poderia permitir sistema de educação privado também.

Só tem uma parada que me incomoda bastante. Se vc decidir fazer uma cidade com foco em mão única, que é o padrão no mundo inteiro, a abrangência dos edifícios públicos reduz drasticamente. Isso não faz sentido nenhum. Então fica difícil fazer cidades com aparência realista no jogo, pois requer muitos edifícios públicos fazendo a mesma coisa num espaço reduzidíssimo entre eles.
 
- A proporção de tamanho esta maravilhosa, gente... As coisas fazem sentido, um cemitério é enorme, faculdades e escolas causam um impacto real na visualização e não é apenas mais um edificio ali de recanto de estrada;
Só tem um problema aqui referente as construções especializadas, os anexos não podem ser destruidos ou realocados de forma isolada, precisa destruir a construção toda para refazer algo, e justamente pelo fato delas serem mais realista em tamanho isso é um problema que por curiosidade ja foi resolvido no Sim city uns 15 anos atras...
 
Aqui ontem uma construção de uma fazenda de gado minha apareceu q tava sem acesso, como era um celeiro dentro da fazenda tive que demolir e construir outra
 
Po, ta muito, mas muito, muito bom mesmo construir estradas. Dá pra fazer estradas reais agora pq o trafégo não tá mais aquela coisa ridícula que cidade de 10k parece ter 50 bilhões de habitantes de tanto carro na rua. Dá pra fazer sistemas muito mais realistas de trânsito, com bastante cruzamentos entre as áreas, sinais, interseções pequenas... Outro jogo. Corrigiram provavelmente o maior problema do Cities 1 e que nem mods resolviam.

Só esperando agora mod pra personalizar tempo de sinal e vai ficar top demais.
 
Galera, vou dividir algumas informações que coletei e aprendi no jogo, que talvez ajude um pouco uma grande parte das duvidas e questões que vejo aqui no tópico:

Acho que o item mais importante: não joguem CS2 como CS1.

Ficamos acostumados com várias coisas complicadas no CS1 e um modo até meio rígido de começar uma cidade que simplesmente não se aplica no CS2.
Me parece um jogo feito pra se jogar bem mais relax, explorando as coisas com calma, sem correr pra virar uma megalópole.

A maioria dos pontos abaixo meio que vai girar em torno disso:
  1. A "grana" no CS2 é bem diferente do primeiro jogo, especialmente no começo. Não se estressem com ela (obviamente não desperdicem), o jogo tem um auto-balance com os "subsídios do governo" Antes de 10k habitantes dificilmente você fará dinheiro, e tá tudo bem, o ritmo do jogo e a grana que ganha a cada nivel balanceia tudo.

  2. Não exagerem nos serviços e prédios caros logo de cara, fiquem atentos ao custo mensal + recursos que os itens usam, tem coisa que vale a pena importar.
    1. Uma dica é no começo ir na aba de serviços e reduzir a grana do budget pra porcentagem necessária para atender a real demanda de cada coisa, no começo o 100% de budget joga a demanda muito acima do necessário e acaba sendo um desperdício de $$
    2. Eu particularmente tento pensar de uma forma mais realista com algumas coisas. Claro, o jogo não é bem realista quanto a população + demanda, então eu meio que acho que é 1 pra 10. Ou seja, meu mapa com 10k habitantes eu imagino uma cidade da vida real com 100k habitantes. Ou seja, poucas linhas de ônibus, não tem trem (interno), metro, tram e nada demais. Agora que tô nos 16k (que considero 160k) é que vou colocar mais coisas.
    3. Falando nisso, tem bug confirmado com EXPORTAÇÃO, navios, trens e aviões, não tá funcionando corretamente.
    4. Tem também bug confirmado com coleta de lixo local, melhor deixar importando mesmo aparentemente.
      .
  3. As barrinhas de demandas no CS2 não devem ser interpretadas como no CS1! Elas são indicativos do que os habitantes querem, mas no CS2 a famosa frase de mãe "querer não é poder" se aplica rss. No CS2 é MUITO mais livre você ir montando a cidade da forma que quiser e até ignorar essas barras.
    1. Faça os zoneamentos aos poucos, no CS2 a "demanda" das barrinhas reduz bem rápido.
    2. Os indicadores mais importantes na real no CS2 é ali na "carinha", onde mostra a felicidade dos habitantes. Eu me guio pelas coisas que os moradores mais veem como negativo, tipo -5 pra "cima". É ok ter algumas coisas negativas ali, mas no máximo -5. Por exemplo na minha cidade eu mantenho as taxas de serviços como energia e água em 120%, o que faz os SIMs reclamarem um pouco, mas o negativo desses itens fica em -2, não afeta muito, tem tanta coisa positiva mais alta que o placar geral é positivo.
      .
  4. Tenho impressão que tem gente "correndo com o crescimento das cidades" aqui. CS2 está muito menos linear e mais relaxado. Não precisa correr pra atender todas as demandas, como falei acima, dá pra ignorar elas. Dá pra planejar as coisas mais de boas, perder um tempão construindo um vilarejo afastado, deixar a cidade mais espaçada, ir pensando nas futuras expansões, etc.

  5. O transito gerado no CS2 é BEM menor que no CS1 e mais inteligente, não precisa se estressar tanto como era no CS1. Dito isso:
    1. Já foi confirmado alguns bugs com o jogo se perdendo e algumas mudanças de faixas. Por hora tenta re-construir o pedaço que isso tá ocorrendo que pode corrigir.
    2. Confirmado também bug com estacionamentos, os SIMs preferem usar as estradas mesmo que seja muito mais caro. Uma forma de forçar isso é tirando estacionamento das ruas (com as ferramentas de grama/arvore/calçada mais larga), vai forçar a usarem os estacionamentos.
    3. Conversões proibidas não é bug, faz parte da nova AI para ser mais realista, eles podem faze isso mesmo se for uma alternativa melhor rss.
      .
  6. Os alertas de "Poucos Clientes" e "Aluguel caro" foram confirmados que estão com bug.
    1. Para quem usa developerMode na aba Notifications dá pra esconder o alerta de Poucos Clientes.
    2. O de aluguel caro não adianta ignorar pois uma hora o imovel é abandonado. O que tenho feito é simplesmente demolir o local, constrói outro na mesma hora no lugar rss
      .
  7. Os parques estão com bug, ninguém vai neles (além de mendigos), mas mesmo assim é melhor colocá-los pois aumenta a felicidade, e quando sair hotfix já vão estar lá.

  8. Tem um bug confirmado com carrochos abandonados pela cidade também.

Acho que é isso, espero que ajude alguém!
 
O transito gerado no CS2 é BEM menor que no CS1 e mais inteligente, não precisa se estressar tanto como era no CS1. Dito isso:
  1. Já foi confirmado alguns bugs com o jogo se perdendo e algumas mudanças de faixas. Por hora tenta re-construir o pedaço que isso tá ocorrendo que pode corrigir.

O trânsito tá melhor no sentido de que os veículos utilizam todas as faixas disponíveis, que era bem bizarro no CS1. Mas a troca de faixas que os veículos fazem e travam todo o trânsito ainda precisa ser melhorada. Eu descobri que a principal causa disso são os nodes das estradas.

Se você construir uma saída de pista onde há 2 nodes muito próximos, os veículos vão deixar pra trocar de faixa no último node, que é justo no último momento possível, aí eles fazem uma troca de faixa horizontalmente e trava o trânsito. Isso pode ser resolvido parcialmente destruindo os 2 nodes e construindo a pista de uma só vez, eliminando 1 node. Porém, os veículos vão começar a mudar de faixa no node anterior e horizontalmente da mesma forma, então é meio que tirar o problema da boca da saída pra dar problema no node anterior. Não tem como postar SS aqui pq tô no trabalho, mas assim que chegar em casa eu vejo se consigo.

Não sei se seria possível, mas eles poderiam criar uma mudança de faixa mais sutil entre os 2 nodes, para que a mudança de faixa não fosse horizontal e travasse tudo.

Mas o que percebi, depois do segundo patch, é que o fluxo de veículos aumentou muito e os estacionamentos estão sendo menos utilizados. A estação de trem da minha cidade ficou superlotada, aí desativei as linhas e o trânsito travou de vez, porque o povo da vizinhança começou a vir de carro.
 
Carro preto parado no meio da rua bugando tudo estilo realidade mesmo
8kGQHXF.jpg


Bem movimentado em frente da estação de trem a entrada e saída de veículos da estação, vou precisar replanejar essa rua.
4nK1TQG.jpg


Via exclusiva para ônibus é a coisa mais feia que existe nem os serrilhados são tão feios.
TTaZTtp.jpg


Esperar desbugar um pouco para entrar a fundo na economia do game que achei complexa, as estações de trem de carga não consegui muita efetividade ainda, trânsito é o caos de sempre mas só no horário do rush, esse jogo é o unico city builder que me fez ouvir as estações do jogo, destaque para os noticiários dos eventas que tão rolando na cidade.

Por mais que constuir vias é mais fácil sinto muita falta do move it.
 
O trânsito tá melhor no sentido de que os veículos utilizam todas as faixas disponíveis, que era bem bizarro no CS1. Mas a troca de faixas que os veículos fazem e travam todo o trânsito ainda precisa ser melhorada. Eu descobri que a principal causa disso são os nodes das estradas.

Se você construir uma saída de pista onde há 2 nodes muito próximos, os veículos vão deixar pra trocar de faixa no último node, que é justo no último momento possível, aí eles fazem uma troca de faixa horizontalmente e trava o trânsito. Isso pode ser resolvido parcialmente destruindo os 2 nodes e construindo a pista de uma só vez, eliminando 1 node. Porém, os veículos vão começar a mudar de faixa no node anterior e horizontalmente da mesma forma, então é meio que tirar o problema da boca da saída pra dar problema no node anterior. Não tem como postar SS aqui pq tô no trabalho, mas assim que chegar em casa eu vejo se consigo.

Não sei se seria possível, mas eles poderiam criar uma mudança de faixa mais sutil entre os 2 nodes, para que a mudança de faixa não fosse horizontal e travasse tudo.

Mas o que percebi, depois do segundo patch, é que o fluxo de veículos aumentou muito e os estacionamentos estão sendo menos utilizados. A estação de trem da minha cidade ficou superlotada, aí desativei as linhas e o trânsito travou de vez, porque o povo da vizinhança começou a vir de carro.
O que tem me atrapalhado um pouco no transito é que os carros estão parando em locais onde não tem nada. Outra coisa em relação a troca de faixas é que estão trocando mais de uma faixa de uma vez só (teria que ser uma troca de faixa mais sutil), aí tu ve os carros travando o transito por isso. Essas 2 coisas estão causando uns probleminhas de transito. To com cidade de 130k habitantes.
 
Delícia ver um cruzamento desse ligando cidades, sem ser obrigado a fazer viadutos pra ligar 2000 pessoas a 2000 pessoas....

lH00dhT.png
 
Carro preto parado no meio da rua bugando tudo estilo realidade mesmo
8kGQHXF.jpg


Bem movimentado em frente da estação de trem a entrada e saída de veículos da estação, vou precisar replanejar essa rua.
4nK1TQG.jpg


Via exclusiva para ônibus é a coisa mais feia que existe nem os serrilhados são tão feios.
TTaZTtp.jpg


Esperar desbugar um pouco para entrar a fundo na economia do game que achei complexa, as estações de trem de carga não consegui muita efetividade ainda, trânsito é o caos de sempre mas só no horário do rush, esse jogo é o unico city builder que me fez ouvir as estações do jogo, destaque para os noticiários dos eventas que tão rolando na cidade.

Por mais que constuir vias é mais fácil sinto muita falta do move it.

Nossa, verdade, essas faixas exclusivas são realmente feias. Erraram demais na coloração delas.

Por outro lado, porém.... acertaram nos terminais. Os do CS1 os ônibus subiam numa calçada nada a ver.
 
  • Curtir
Reações: ReD
Carro preto parado no meio da rua bugando tudo estilo realidade mesmo
8kGQHXF.jpg
Comigo estava acontecendo a mesma coisa, o trânsito travou por completo. Foi só eu mexer em um estacionamento perto que o carro andou. É algum bug de estacionamento que está fazendo isso.
O que tem me atrapalhado um pouco no transito é que os carros estão parando em locais onde não tem nada.

Pode ser que onde ele queira ir, não tenha vaga para ele parar o carro. Por isso ele para o carro num lugar isolado e vai andando para o destino.
 
Essa parada do "pouco clientes" já foi confirmado pela Paradox que é bug? Eu pesquisei e não encontrei essa informação.
 
Essa parada do "pouco clientes" já foi confirmado pela Paradox que é bug? Eu pesquisei e não encontrei essa informação.

Tá achando que vim aqui mentir cara?? :son:

Brincadeiras a parte, foi mencionado no primeiro "work of the week" assim que o jogo saiu https://forum.paradoxplaza.com/forum/developer-diary/co-word-of-the-week-1.1606113/
looks like the citizens are not consuming all different commercial types correctly resulting in not enough customers for the local business.

E também é relacionado a esse outro bug: https://forum.paradoxplaza.com/forum/threads/too-much-commercial-demand.1604049/
 
Comigo estava acontecendo a mesma coisa, o trânsito travou por completo. Foi só eu mexer em um estacionamento perto que o carro andou. É algum bug de estacionamento que está fazendo isso.
Pior que tem aquele Estacionamento automatizado nessa mesma rua, mas vem acontecendo em diversos pontos da cidade
 
Tá achando que vim aqui mentir cara?? :son:

Brincadeiras a parte, foi mencionado no primeiro "work of the week" assim que o jogo saiu https://forum.paradoxplaza.com/forum/developer-diary/co-word-of-the-week-1.1606113/


E também é relacionado a esse outro bug: https://forum.paradoxplaza.com/forum/threads/too-much-commercial-demand.1604049/
hahah Boa, valeu! É que pesquisei em ingles, japônes, marciano e não tinha achado nada rs. Bom saber, então.

Nova área de passeio da cidade já toda decorada e pronta

bUidfXo.png
 
Última edição:
Só quero a ferramenta pra mover os objetos, fazer passarelas e caminhos vanilla é muito ruim, to fazendo tudo por beixo da terra por enquanto
 
  • Curtir
Reações: ReD
Essas maiores são "boulder"


Ativa o developerMode e no painel dev (abre com TAB) em uma das abas (acho que weather ou simulation) vai ter uma opção "remove snow"

Ou tem que selecionar os mapas que são Hemisfério Sul que a temperatura minima não é muito baixa, aí nunca tem neve.

Se não atrapalhar as conquistas eu faço isso sim, achei visualmente zoado a neve. Os efeitos dela na cidade ok, mas não curti na hora de adquirir um terreno
 
Eu acho que contino sem entender o que vc quer dizer. Essa inclinação agora é feita automaticamente. Mas não sei se te entendi. Não entendi a relação da segunda imagem com a primeira.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Nossa, não tá nem remotamente pior. Melhoraram de uma forma que não dá nem pra comparar.

Vcs devem estar falando de bugs. Sim, tem bugs e coisas pra melhorar nesse sentido. Mas o core da coisa tá mto melhor. Os carros estão finalmente dando preferência pra hierarquia.


inclinacao-estrada.png



no 1 tem um mod que faz isso, pra estrada ficar mais uniforme e não ficar aquele sobe e desce desgraçado, dependendo da situação fica legal, mas em outros casos a estrada fica toda deformada.


Nas fotos agora não tem como não entender.

7B992ABE5F1E052D649862ADFDC36B972C241749




Antes

E8F2D870406D756974FEAED59F5920D5E7C43913


Depois


F299D5D47842AD0D6841CD3CAF9BE0F375E36412

D
 
8DCB6BD6F1DE07EB3482F4E57D0847067F02297F


Eu sempre quis fazer uma serra no cities, mas ai vc me pergunta, pra que? Só por fazer mesmo kkkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

no 1 tem um mod que faz isso, pra estrada ficar mais uniforme e não ficar aquele sobe e desce desgraçado, dependendo da situação fica legal, mas em outros casos a estrada fica toda deformada.
Usa a ferramenta de declive do paisagismo que ajuda. Fica uma descida uniforme.
 
8DCB6BD6F1DE07EB3482F4E57D0847067F02297F


Eu sempre quis fazer uma serra no cities, mas ai vc me pergunta, pra que? Só por fazer mesmo kkkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Usa a ferramenta de declive do paisagismo que ajuda. Fica uma descida uniforme.

vou esprementar depois, mas n sei usar direito.
serrinha é vida, fica umas estradinhas maravilhosas.



Alguém tem dica pra fazer hidrelétrica? a minha ta com 1% de eficiencia diz que é por que a agua não é profunda tentei cavucar o rio mas nada
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

cavuquei o rio todo aqui e ele aumentou a produção kkk. vou ter trabalho
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

interessante, a hidrelétrica você preciasa se atentar aos relevos do leito do rio também, e ela sobe um pouco o nível do rio antes dela, a agua cobriu umas arvores da margem
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo