Bom, minha experiência com o game... Já fiz uma boa quantidade de cidades, mas elas caiam no caos do trânsito, tudo parado. Depois de bater cabeça e +/- aprender a dinâmica do tráfego, minha última cidade chegou aos 350k habitantes com tráfego aceitável, mas cheia de mods para corrigir bugs que foram aparecendo no meio do caminho e adicionar coisas que não era nativas do jogo. O que mais me incomoda no estágio que minha cidade está é que agora qualquer simples mudança em uma highway pode gerar engarrafamentos gigantescos... os carros param antes da mudança (por exemplo, adicionar uma alça de acesso) que foi realizada e ficam ali parados durante segundos, enquanto atrás uma fila vai se formando. E imagine isso acontecendo durante pelo menos 15 minutos, 20 minutos... caos. Solução? Não encontrei, tento mexer o menos possível nas estradas.
O sistema de trens, que era exemplar, virou uma dor de cabeça. Os trens, seja de passageiros ou carga, chegam/saem com pouca ocupação, gerando mais tráfego... além disso esses trens, quando vão **além** das fronteiras da cidade não descarregam seus passageiros/carga rapidamente e ficam parados... assim há uma fila interminável nas linhas de conexão - e enfatizo, isso é fora da cidade, não dentro. Agora descobri um mod em que é possível adicionar conexões externas "in game", então vou ter que reprojetar toda minha malha ferroviária - derrubar prédios, deslocar escolas, praças etc.... Agora há a tormenta da mensagem "not enough goods" no comércio, coloquei zonas industriais mas não há demanda, talvez porque as ferrovias estejam estagnadas.
Para completar, minha cidade vinha com ondas (sim, plural, mais de uma) consecutivas de habitantes morrendo. Em uma dessas ondas perdi 150k de população. O motivo? Sem motivo aparente. Tráfego ok, desemprego baixo (na faixa de 2% - 5%), hospitais, crematórios e cemitérios em quantidade suficiente, saúde alta, educação alta, coleta de lixo ok, água limpa e suficiente, energia ok, comércio e indústria sem queixas Why? Até agora não sei. Instalei um mod, ok tudo corrigido.
Outro problema corrigido foi o alto tráfego dos caminhões de lixo que iam e voltavam para o depósito, solução? Mais um mod, aumentei a capacidade de carregar lixo e o número de viagens diminui em muito. Eu uso um bom número de mods... para ter estações de metrô em X... para corrigir a AI dos veículos do crematório, para ter mais opções de estradas, é modzinho para tal coisa e para outra... e o somatório de tudo pesa no desempenho. Enfim, o game é legal, mas conforme sua cidade progride você percebe que tem muuuita coisa a ser corrigida e acrescentada para ser considerado um produto pronto. Não fossem os mods... eu já teria largado. Para quem tem uma máquina básica, a partir de certo ponto a experiência vai ser frustrante. Eu tenho um I7 4700, gtx980 e 16G de memória e minha percepção é que o desempenho no atual patamar em que estou melhorou quando baixei as definições do jogo de high para medium. Ainda assim a aceleração do tempo ficou igual, nos três modos.
Não comprei o Natural Disasters. Tenho receio que dê pau em tudo que construí e, sinceramente, não acho que vá me adicionar grande coisa. Gostaria de uma solução para estes bugs... mas acho vou ficar esperando...