[TÓPICO DEDICADO] Coffee Lake / Coffee Lake Refresh

Sobre meu 9900k.
Estou estranhando um comportamento do meu novo kit.
O meu 4790k, quando em idle ficava em 800mhz e baixíssima voltagem e temperaturas ( 35º com ambiente em 33º).
O 9900k, com o speed step habilitado, fica direto em 5000mhz em idle com voltagens altas e as temperaturas variando muito entre 40º e 75ª.
Quando em stress, o clock baixa para abaixo de 4000mhz.
Achei este comportamento muito estranho.
Tinha reparado isso também no 2700x.
Isso é normal?
Pq quando eu não preciso, fica direto com 5ghz e quando eu mais preciso, ele baixa o clock?????
É isso mesmo?

De toda maneira, ele é muito rápido. No uso normal, a diferença foi bem positiva. Abre os programas muito rápido e apresenta uma agilidade excente entre as tarefas. Recomendo.

Não é normal, as placas mãe Asus as vezes vem com um overclock automático da Asus ativado, dá uma olhada na bios e desativa e se for como o 8700k da até pra usar offset negativo no vcore para baixar as temperaturas. o seu windows pode também estar configurado para maxima perfomance nas configurações de energia e fazendo o processador ficar sempre no clock máximo.
 
Aq
Sobre meu 9900k.
Estou estranhando um comportamento do meu novo kit.
O meu 4790k, quando em idle ficava em 800mhz e baixíssima voltagem e temperaturas ( 35º com ambiente em 33º).
O 9900k, com o speed step habilitado, fica direto em 5000mhz em idle com voltagens altas e as temperaturas variando muito entre 40º e 75ª.
Quando em stress, o clock baixa para abaixo de 4000mhz.
Achei este comportamento muito estranho.
Tinha reparado isso também no 2700x.
Isso é normal?
Pq quando eu não preciso, fica direto com 5ghz e quando eu mais preciso, ele baixa o clock?????
É isso mesmo?

De toda maneira, ele é muito rápido. No uso normal, a diferença foi bem positiva. Abre os programas muito rápido e apresenta uma agilidade excente entre as tarefas. Recomendo.
Aqui no meu 8700k eu nem ativo speedstep. Eu uso Vcore e 4.8GHz travados. Em idle minha temperatura fica 37-40º num air cooler da deepcool
 
O Windows está configurado como equilibrado.
Vou ter que arrumar tempo para desbravar essa bios. Tem muita opção e já tentei setar a voltagem como offset -0,07, 0,05 e por fim -0,02 sem sucesso.
Não creio que seja o processador.
Preciso conhecer um pouco mais essa bios para me aventurar.
Só estranhei este comportamento do speedstep e queria saber se hoje em dia é assim que o speedstep está trabalhando ou se é alguma configuração que está errada aqui.
 
Aq

Aqui no meu 8700k eu nem ativo speedstep. Eu uso Vcore e 4.8GHz travados. Em idle minha temperatura fica 37-40º num air cooler da deepcool

Assim.
Este 9900k é muuuito quente.
A transferência de temperatura para o block da cpu, não é muito eficiente.
Não é que vai aquecendo a água e vai subindo as temperaturas.
Ele simplesmente já bate 90º e acima logo no início dos destes de stress.
Eu achava meu 4790k quente, mas esse é muito mais quente. Fiz delid nele e estava acostumado com ele com temperaturas abaixo dos 55º jogando ou em uso moderado.
O 9900k já bate mais de 40º e picos de mais de 60º navegando ou usando word e planilhas.
Tudo bem que as temperaturas aqui estão bem altas (mais de 33º) e sei que isso interfere muito.
Acho que para manter ele bem refrigerado, a água teria que estar pelo menos em uns 22º. Aí acho que seguraria bem.
Ou então, fazer o delid, que acho que nesse não vou fazer não. Mais vantagem deixar ele com menores frequências e não arriscar a grana que paguei nele.
Mesmo como ele está, já é muuuito rápido.
 
Alguém que está com 9900k, pode falar um pouco sobre ele aqui?
 
O Windows está configurado como equilibrado.
Vou ter que arrumar tempo para desbravar essa bios. Tem muita opção e já tentei setar a voltagem como offset -0,07, 0,05 e por fim -0,02 sem sucesso.
Não creio que seja o processador.
Preciso conhecer um pouco mais essa bios para me aventurar.
Só estranhei este comportamento do speedstep e queria saber se hoje em dia é assim que o speedstep está trabalhando ou se é alguma configuração que está errada aqui.
 


Assim.
Este 9900k é muuuito quente.
A transferência de temperatura para o block da cpu, não é muito eficiente.
Não é que vai aquecendo a água e vai subindo as temperaturas.
Ele simplesmente já bate 90º e acima logo no início dos destes de stress.
Eu achava meu 4790k quente, mas esse é muito mais quente. Fiz delid nele e estava acostumado com ele com temperaturas abaixo dos 55º jogando ou em uso moderado.
O 9900k já bate mais de 40º e picos de mais de 60º navegando ou usando word e planilhas.
Tudo bem que as temperaturas aqui estão bem altas (mais de 33º) e sei que isso interfere muito.
Acho que para manter ele bem refrigerado, a água teria que estar pelo menos em uns 22º. Aí acho que seguraria bem.
Ou então, fazer o delid, que acho que nesse não vou fazer não. Mais vantagem deixar ele com menores frequências e não arriscar a grana que paguei nele.
Mesmo como ele está, já é muuuito rápido.
 
Alguém que está com 9900k, pode falar um pouco sobre ele aqui?
water cooler selado, vendidos no mercado pode esquecer, água sempre vai estar na temperatura ambiente.
pessoal precisa tentar configurar a vcore 1.25, ou 1.127 para ajudar a diminuir a temp.
só que ai o vrm começa a fritar se for placas Z370, não foi feito testes em placas Z390.
conforme vídeo.
resumindo comprou um i9, vai ter que investir pesado em refrigeração.

montar um water cooler custom
sendo possivel conseguir um kit delid+ ihs de cobre para diminuir mais ainda temp.
deixei a lista na pag. 169 ou mandar alguém fazer para você delid

 
Última edição:
Meu water cooler já é custom.
Uso 3 radiadores 2x 240x12 + 1 14x14 e 6 ventoinhas.
Não sei se vale a pena investir em um block melhor. o meu é um block sem ser de marca conhecida.
Não consegui baixar nada o vcore. No automático, fica em 1,35v. Se eu coloco 1,35v manual, ele aquece muito mais e dá muito trottling.
Estou usando em xmp1 e setei o clock em 5ghz manual. Ele roda bem e não dá trotting nos testes.
Só que fica rodando direto em 5ghz mesmo em idle.
Deu para ver que este processador não tem muita margem para brincar não e precisa de um bom cooler sim.
Ninguém mais tem 9900k para comparar com o meu?
Será que ele está fora da curva?
 
Meu water cooler já é custom.
Uso 3 radiadores 2x 240x12 + 1 14x14 e 6 ventoinhas.
Não sei se vale a pena investir em um block melhor. o meu é um block sem ser de marca conhecida.
Não consegui baixar nada o vcore. No automático, fica em 1,35v. Se eu coloco 1,35v manual, ele aquece muito mais e dá muito trottling.
Estou usando em xmp1 e setei o clock em 5ghz manual. Ele roda bem e não dá trotting nos testes.
Só que fica rodando direto em 5ghz mesmo em idle.
Deu para ver que este processador não tem muita margem para brincar não e precisa de um bom cooler sim.
Ninguém mais tem 9900k para comparar com o meu?
Será que ele está fora da curva?
cara realmente é complicado, vou ter que fazer delid para estabilizar melhor as temp.
estou aguardando receber o i9, para depois ir aos testes.
aqui são 2 radiadores de 240mm, 1 de 120mm e outro de 140mm.
 
cara realmente é complicado, vou ter que fazer delid para estabilizar melhor as temp.
estou aguardando receber o i9, para depois ir aos testes.
aqui são 2 radiadores de 240mm, 1 de 120mm e outro de 140mm.

Mas vc ainda nem recebeu...
Me fala quando chegar como ficam tuas temperaturas.
Aqui os picos de temperatura já se dão logo que inicio os testes. Me fala do comportamento do teu.
 
Acho que achei a melhor configuração para trabalhar com meu 9900k.
Nada em manual. Tudo em auto.
Só habilitei o asus enhancement. A voltagem fica em torno de 1,27 e o clock em idle fica em 5ghz. em stress ele baixa para 4800mhz e mantém o vcore. As temperaturas ficaram na média de 67º full, com picos de 86º.
Só não consegui fazer o speedstep funcionar.
Fica direto em 5ghz.
 
Última edição:
Mais resultados aqui.
Tem muita coisa na bios.
Agora 5100mhz com 1,24v de vcore. Em stress desce para 5000mhz.
Temperaturas médias de 75º em full load com picos de 87º.
Descobri que o AVX Instructor Core Ratio negative offset é que faz o clock baixar quando em full load. Coloquei em 1 e por isso que ele baixa para 5000 em full.
Memórias em 3333mhz.
A temperatura ambiente baixou aqui tb.
A água desceu de 32º para 27º. Isso ajuda bastante nas temps.
 
Mais resultados aqui.
Tem muita coisa na bios.
Agora 5100mhz com 1,24v de vcore. Em stress desce para 5000mhz.
Temperaturas médias de 75º em full load com picos de 87º.
Descobri que o AVX Instructor Core Ratio negative offset é que faz o clock baixar quando em full load. Coloquei em 1 e por isso que ele baixa para 5000 em full.
Memórias em 3333mhz.
A temperatura ambiente baixou aqui tb.
A água desceu de 32º para 27º. Isso ajuda bastante nas temps.
AVX Instructor Core Ratio negative offset deve ter outro nome na bios das placas da asrock, Thermal Throttling em ação sempre vai baixar devido aumento excessivo de temp, com esse teste ficou melhor.
i9 tem que ter delid não tem jeito, diminuir pelo menos 7 graus, com IHS de cobre. você já fez tudo o que podia fazer nas conf.
 
Não deu trottling não.
è uma configuração que ele baixa o clock imediatamente e fica cravado.
No teste do aida64 ele mostra quando dá trottling e aqui não acusou não.
Se eu deixo ele em 0, fica cravado nos 5000.
Agora consegui 5100 nas mesmas condições. O vcore aumentou um pouco para 1,27v.
Lembrando que o vcore está em auto. Se eu coloco ele manualmente, crasha. Para mim ainda é um mistério.
 
Não deu trottling não.
è uma configuração que ele baixa o clock imediatamente e fica cravado.
No teste do aida64 ele mostra quando dá trottling e aqui não acusou não.
Se eu deixo ele em 0, fica cravado nos 5000.
Agora consegui 5100 nas mesmas condições. O vcore aumentou um pouco para 1,27v.
Lembrando que o vcore está em auto. Se eu coloco ele manualmente, crasha. Para mim ainda é um mistério.
eu deixaria assim. vou até tentar replicar essa conf.
 
já existe alguma previsão da data de lançamento pro sucessor do i7 9700k/9900k?

Acho que agora só nova geração em 10nm, nao? Falam que pra fim desse ano ainda. Mas acho que vai depender muito do desempeno dos Ryzen, se vierem arrebentando a intel deve dar seus pulo, senao cozinha mais um pouco.
 
water cooler selado, vendidos no mercado pode esquecer, água sempre vai estar na temperatura ambiente.
pessoal precisa tentar configurar a vcore 1.25, ou 1.127 para ajudar a diminuir a temp.
só que ai o vrm começa a fritar se for placas Z370, não foi feito testes em placas Z390.
conforme vídeo.
resumindo comprou um i9, vai ter que investir pesado em refrigeração.

montar um water cooler custom
sendo possivel conseguir um kit delid+ ihs de cobre para diminuir mais ainda temp.
deixei a lista na pag. 169 ou mandar alguém fazer para você delid



Water cooler custom fica com o líquido abaixo da temperatura ambiente? :hmm:
 
Water cooler custom fica com o líquido abaixo da temperatura ambiente? :hmm:
Só se estiverem obedecendo as leis da física de outro universo
por que de acordo com as desse aqui é impossível :haha:
 
Quantos vcs acham que é um valor justo pra pedir num 8700k com delid que faz 5.0Ghz com 1.265v?

Pretendo pegar o i9 9900k e manter a placa-mãe, terei problemas com VRM esquentando?
 
Quantos vcs acham que é um valor justo pra pedir num 8700k com delid que faz 5.0Ghz com 1.265v?

Pretendo pegar o i9 9900k e manter a placa-mãe, terei problemas com VRM esquentando?
vrm suporta temp de até 150ºC, Z370 boa plataformas para 8th gen, valor justo para I7-8700k é R$1.200,00
vrm vai esquentar ambas plataformar um pouco mais nas Z370 com 9th gen.
preço justo para i9 é $485 ou 499 max. i9 só importando mesmo do ebay

delid para i7-8700k é até mais barato fazer.
 
Grande chance de ser taxado, não?

Isso que não entendo. O pessoal fala de importar, mas sempre que pesquiso, o valor fica próximo do novo comprado no Brasil e ainda corre o risco da taxação, o que inviabiliza totalmente a compra.
i9 9900k = $500 = 1870+ iof + taxa americana = R$ 2000?
Se taxar, vai para mais de R$3000,00 e a chance é grande.
Sempre que compro peças do USA, sou taxado.
Fora a garantia que liguei na intel e me falaram que precisa de nota fiscal. Perguntei se o invoice serviria e a resposta foi a mesma. Precisa de nora fiscal. Não ficou claro para mim se o invoice serviria.
i9 9900k no Brasil com nota e garantia nacional = R$2700,00 na Pichau. Só esperar voltar no estoque. ou R$2800,00 na Kabum.
Na minha opinião não vale a pena.
 
Meu water cooler já é custom.
Uso 3 radiadores 2x 240x12 + 1 14x14 e 6 ventoinhas.
Não sei se vale a pena investir em um block melhor. o meu é um block sem ser de marca conhecida.
Não consegui baixar nada o vcore. No automático, fica em 1,35v. Se eu coloco 1,35v manual, ele aquece muito mais e dá muito trottling.
Estou usando em xmp1 e setei o clock em 5ghz manual. Ele roda bem e não dá trotting nos testes.
Só que fica rodando direto em 5ghz mesmo em idle.
Deu para ver que este processador não tem muita margem para brincar não e precisa de um bom cooler sim.
Ninguém mais tem 9900k para comparar com o meu?
Será que ele está fora da curva?

Qual a sua mobo? Em auto, sempre que possível a mobo abaixa a tensão (voltagem) pra menos de 1,35v, quando você coloca fixed voltage ai é 100% aquecendo pq não flutua a voltagem.
Aqui a Asrock faz um bom trabalho em Auto, no uso brando (web e app leves) flutua em 1.6~3.8ghz, em games flutuam entre 2.8~5.0ghz com voltagem máxima 1.26v.

AVX Instructor Core Ratio negative offset deve ter outro nome na bios das placas da asrock, Thermal Throttling em ação sempre vai baixar devido aumento excessivo de temp, com esse teste ficou melhor.
i9 tem que ter delid não tem jeito, diminuir pelo menos 7 graus, com IHS de cobre. você já fez tudo o que podia fazer nas conf.

i9 vem soldado, não usa mais aquela pasta horrível. Não vale o risco.

Isso que não entendo. O pessoal fala de importar, mas sempre que pesquiso, o valor fica próximo do novo comprado no Brasil e ainda corre o risco da taxação, o que inviabiliza totalmente a compra.
i9 9900k = $500 = 1870+ iof + taxa americana = R$ 2000?
Se taxar, vai para mais de R$3000,00 e a chance é grande.
Sempre que compro peças do USA, sou taxado.
Fora a garantia que liguei na intel e me falaram que precisa de nota fiscal. Perguntei se o invoice serviria e a resposta foi a mesma. Precisa de nora fiscal. Não ficou claro para mim se o invoice serviria.
i9 9900k no Brasil com nota e garantia nacional = R$2700,00 na Pichau. Só esperar voltar no estoque. ou R$2800,00 na Kabum.
Na minha opinião não vale a pena.

9900K saiu na Frys na promoção por $480, sem taxas, só o IOF que não escapa.

Na NewEgg teve a promoção por $499 + Call of Duty BO3 no final de janeiro, revende fácil a key por 40 dólares, então o processador saiu por 460, ainda caro, mas pra empurrar RTX é meio que obrigatório.
 
Isso que não entendo. O pessoal fala de importar, mas sempre que pesquiso, o valor fica próximo do novo comprado no Brasil e ainda corre o risco da taxação, o que inviabiliza totalmente a compra.
i9 9900k = $500 = 1870+ iof + taxa americana = R$ 2000?
Se taxar, vai para mais de R$3000,00 e a chance é grande.
Sempre que compro peças do USA, sou taxado.
Fora a garantia que liguei na intel e me falaram que precisa de nota fiscal. Perguntei se o invoice serviria e a resposta foi a mesma. Precisa de nora fiscal. Não ficou claro para mim se o invoice serviria.
i9 9900k no Brasil com nota e garantia nacional = R$2700,00 na Pichau. Só esperar voltar no estoque. ou R$2800,00 na Kabum.
Na minha opinião não vale a pena.
atendimento intel sempre devem informar que precisa de nf, mas no meu caso só foi necessário o invoice eles até pedem nf, mas não precisa enviar. qualquer problema com sua cpu, eles devem trocar por outro ou efetuar o reembolso.
os dois cpu comprados pelo menos para mim não fui taxado. mas é sorte mesmo. i9 aqui ficou 2.100,00.
 
Última edição:
E ele veio com embalagem e tudo mais?
O meu, acabei comprando no mercado livre por 2300 sem caixa.
Havia comprado na Pichau anteriormente, mas deu problema e como estava nos 7 dias, devolvi para a Pichau e estou aguardando o reembolso.
 
Fala galera,estou com um i7 8700 e uma B360, atualmente possuo memórias 2x8 HyperX Fury 2133 (veio do meu antigo kit fuleira), estou pensando em vender esse kit por 600 reais e estou querendo comprar um novo kit de memória. Quais vocês me recomendariam em relação a latência x frequência? Ganharia algum salto de desempenho saindo desse kit?
 
Fala galera,estou com um i7 8700 e uma B360, atualmente possuo memórias 2x8 HyperX Fury 2133 (veio do meu antigo kit fuleira), estou pensando em vender esse kit por 600 reais e estou querendo comprar um novo kit de memória. Quais vocês me recomendariam em relação a latência x frequência? Ganharia algum salto de desempenho saindo desse kit?

Esse seu kit(2133MHZ) provavelmente deve funcionar a 2666MHZ com o i7 8700...e 2666MHz é o máximo que sua placa-mãe(chipset B360) suporta.
 
Ela provavelmente deve funcionar a 2666MHZ com o i7 8700...acima disso sua placa-mãe(chipset B360) não suporta.
 

Mesmo sendo o padrão de 2133? (Não é nem 2400) Não testei no XMP ainda.
 
Mesmo sendo o padrão de 2133? (Não é nem 2400) Não testei no XMP ainda.

Se a CPU e a MOBO suportar(e suportam nativamente, tanto a CPU quanto a MOBO) provavelmente deve subir tranquilo...só não sei te dizer se precisaria de aumentar a voltagem da memória, mas acredito que não precise pois tanto uma 2133MHz quanto 2666MHz usam 1.2v.

Já vi relatos de gente usando essas hyperX 2133MHz a 3200MHz com Ryzen...imagina a 2666MHz com Intel.

PS: Numa H110M(7 gen) aqui uma 2133MHz funciona liso a 2400 num i5 7400...e numa mobo B75M DDR3 antiga rodo uma 1333MHZ a 1600MHz com um i5 3570 só a lterando o clock na bios.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo