[TÓPICO DEDICADO] Coffee Lake / Coffee Lake Refresh

para quem não precisa montar setup agora, aguarde os lançamentos PCI-EX 4.0, DDR5, Sunny Cove, etc..
para quem esperou lançamentos de 8th e 9th gen, aproveite o que cabe no seu bolso. barato só importando, até para quem importa é caro. mas a revenda compensa.
para quem não sabe, ou Hater's é abraçar os preços das lojas que de oferta não tem nada.
vou colocar mais um radiador 360mm no setup, vcore em 1.27.
 
Investir em 8700k hoje é besteira, já que alguns jogos já começaram a usar mais de 6 núcleos.

6 núcleos será o novo quad-core em breve.

Quanta bogabem! Que jogo atual faz pleno uso de mais de 6 cores?!?!?!? Ou pra simplificar: em qual jogo um ryzen 2700X supera um 8700K com larga vantagem? :hmm:
 
Quanta bogabem! Que jogo atual faz pleno uso de mais de 6 cores?!?!?!? Ou pra simplificar: em qual jogo um ryzen 2700X supera um 8700K com larga vantagem? :hmm:
Battlefield V.

Quanto ao 2700x, é um processador de 8 núcleos com IPC fraco, daí o fato dele tomar pau até de um 6700k em jogos. Sua comparação foi esdrúxula.
 
Última edição:
Eu não jogo mas sou programador e essa questão de core em jogos eu vejo muita explicação errada inclusive de grandes canais nacionais no Youtube que costumam dizer "o cara vai lá na Steam, ve que quad core é o mais usado e programa o jogo para quad core pois é o que a maioria usa". isso não é verdade pois o código do programador sabe quantos cores tem o CPU do indíviduo lá no quarto dele e o programador usa quantos estiverem disponíveis se ele quiser e quando ele quiser. Se o programador deixa "em branco" é o sistema operacional quem define, e quando é o caso ele tende a usar todos os cores sem saber se isso é bom ou não.

Primeiramente devo dizer que core é uma unidade física do CPU, um thread é uma peça de código em fila para ser processada pelo core. Hyper threading apenas permite ao programador fazer um core processar dois threads simultaneamente compartilhando o clock do core.

Mais cores ou hyper threading não significa melhor. Quanto mais cores em uso menor o clock por core. Hyper threading significa dois threads disputando o clock do mesmo core, ou seja menos clock para um único thread.
A questão é se o algoritimo se beneficia mais de clock ou do paralelismo multi core. Se o programador testa mais de quatro cores e vê perda de performance ou nenhum ganho ele não vai usar mais que quatro.

Isso é especifico para cada caso e o processador deve ser escolhido dependendo do seu uso, poucas aplicações se beneficiam de grande número de cores.

A primeira coisa que eu vejo em um processador é a performance single thread.
A segunda coisa que vejo é a performance single core.

O single thread e single core é o mais relevante para a maioria dos casos de computação, e influencia até o tempo que seus aplicativos levam para carregar ao serem executados.

E por último a performance geral multi core. Um processador bem balanceado em tudo tem a melhor performance geral, não a toa o i9 9900k tem a melhor performance para uso geral com apenas 8 cores. Mas por certo um Xeon Phi de 61 cores vai ser melhor em aplicações muito especificas.

É por isso que eu não uso AMD

AMD Ryzen Threadripper 2920X que é o processador da AMD com melhor perfomance single thread é inferior a por exemplo Intel Core i3-8145U,
Intel Core i3-6320, Intel Core i5-4690K.

https://www.cpubenchmark.net/singleThread.htmlite

Já no single core é necessário ao menos um i5-9400f para superar o 2920x da AMD, mas o i5-8400 fica encostado. No quad core idem.

https://cpu.userbenchmark.com/ ( tem que clicar em S-Core Pts. )

Se a maioria dos jogos vão começar a usar mais cores? Não sei. Pois se a Intel da um levante de 1gh em todos os processadores a tendencia em algoritimos de jogo continua sendo tirar proveito do clock maior em vez do clock menor de muitos cores.

Esses processadores da AMD tem marketing direcionado a jogadores, e querer empurrar isso para jogador é o mesmo que querer empurrar câmera fotográfica por quantidade de megapixel para fotógrafo profissional.
 
Última edição:
Pessoal sou novo nos games de pc e surgiu a duvida. Vale torcar meu i5 7500 por um i5 9600k?
Tenho uma rtx 2060 i5 7500.

Estou jogando metro exodus em 4k no alto com 45 fps de média.
Gpu 99%
Cpu em torno de 85.
 
Pessoal sou novo nos games de pc e surgiu a duvida. Vale torcar meu i5 7500 por um i5 9600k?
Tenho uma rtx 2060 i5 7500.

Estou jogando metro exodus em 4k no alto com 45 fps de média.
Gpu 99%
Cpu em torno de 85.

Nesse exemplo vale a pena você trocar a placa de vídeo, ela está no máximo. Seu CPU não está.
 
Battlefield V.

Quanto ao 2700x, é um processador de 8 núcleos com IPC fraco, daí o fato dele tomar pau até de um 6700k em jogos. Sua comparação foi esdrúxula.

Fala MUITA baboseira, hein?
Então vamos comparar 8700k vs 9900k. Cadê a diferença absurda de desempenho? :facepalm:
 
Fala MUITA baboseira, hein?
Então vamos comparar 8700k vs 9900k. Cadê a diferença absurda de desempenho? :facepalm:
Não disse baboseira alguma, você que parece ter problemas cognitivos. Só disse que já existe jogo que faz uso de mais de 6 núcleos e citei um exemplo.
 
Fala MUITA baboseira, hein?
Então vamos comparar 8700k vs 9900k. Cadê a diferença absurda de desempenho? :facepalm:

Se se referiu ao Ryzen ele não está falando bobeira, AMD tem floating number de 128 bits e a Intel tem de 256 bits, em breve de 512. O Ryzen precisa de dois ciclos para completar um calculo, e a Intel só precisa de 1. IPC fraco, muito fraco.
 
Quanta bogabem! Que jogo atual faz pleno uso de mais de 6 cores?!?!?!? Ou pra simplificar: em qual jogo um ryzen 2700X supera um 8700K com larga vantagem? :hmm:
tem gente por ai usando pc da xuxa ainda.
 
Tem jogo que usa todos núcleos de um 7900X e até mesmo de um 7980XE e gente ainda pergunta isso de jogo usar todos núcleos...
 
Quais jogos? Fiquei até curioso.
em alguns bench o rise e o shadow of tomb, se saem bem em processadores com muitos nucleos. Não sei se é o caso.
 
em alguns bench o rise e o shadow of tomb, se saem bem em processadores com muitos nucleos. Não sei se é o caso.

Achei que teria uns 5 pra citar fácil por aí. Perguntei pro rapaz porque deu a impressão de estarmos na iminência de sair jogos que aproveitam bem decacores da vida (o que seria novidade monstra pra mim).

Bench nem ligo, sempre acabo lembrando do pessoal tipo o @VultureX que passa o dia jogando cinebench. :coolface:
 
Também quero ver quais jogos aproveitam BEM todos os cores de um 7980XE e que tenham nele um desempenho consideravelmente superior a um i5 8600K @ 5.0ghz.
 
Chipset x299 é para edição de video e renderização 3D. O individuo pode usar pra jogos ou qualquer coisa mas o unico propósito desse chipset carissimo é isso.

z390 é para uso geral com foco em jogo.

c246 ou o equivalente do Xeon escalável é para servidor.

Simples assim.
 
O Ryzen precisa de dois ciclos para completar um calculo, e a Intel só precisa de 1. IPC fraco, muito fraco.

Se isso fosse verdade então um Ryzen precisaria de 8GHz para alcançar o IPC de um Intel de 4GHz.
Jesuis https://www.sisoftware.co.uk/2017/04/05/amd-ryzen-review-and-benchmarks-cpu/

Aqui tem um benchmark do "ipc" com todos CPUs em 4GHz. Existem diversos jogos que utilizam até mais que 12 cores mas, obviamente, não vai ser em 60 fps que você vai fazer uso destes e nem rodando "benchmark gamer".

https://www.techspot.com/article/1616-4ghz-ryzen-2nd-gen-vs-core-8th-gen/page3.html

@Panda tem um baita PC mas é :peasant: e sofre de motion sickness, não usa nem o PC pra jogar cinebench e nem qualquer FPS, qualquer coisa que necessite de mais que um dual core vai ser sempre novidade para ele.
 
Achei que teria uns 5 pra citar fácil por aí. Perguntei pro rapaz porque deu a impressão de estarmos na iminência de sair jogos que aproveitam bem decacores da vida (o que seria novidade monstra pra mim).

Bench nem ligo, sempre acabo lembrando do pessoal tipo o @VultureX que passa o dia jogando cinebench. :coolface:

csgo deve escalar bem tmb. 700fps :br:
 
Se isso fosse verdade então um Ryzen precisaria de 8GHz para alcançar o IPC de um Intel de 4GHz.
Jesuis https://www.sisoftware.co.uk/2017/04/05/amd-ryzen-review-and-benchmarks-cpu/

Aqui tem um benchmark do "ipc" com todos CPUs em 4GHz. Existem diversos jogos que utilizam até mais que 12 cores mas, obviamente, não vai ser em 60 fps que você vai fazer uso destes e nem rodando "benchmark gamer".

https://www.techspot.com/article/1616-4ghz-ryzen-2nd-gen-vs-core-8th-gen/page3.html

@Panda tem um baita PC mas é :peasant: e sofre de motion sickness, não usa nem o PC pra jogar cinebench e nem qualquer FPS, qualquer coisa que necessite de mais que um dual core vai ser sempre novidade para ele.

Não li seus links ainda por falta de tempo mas da uma lida aqui, tem bastante detalhes da arquitetura inclusive essa questão que levantei.

https://www.agner.org/optimize/blog/read.php?i=838

"With 256-bit vectors, AMD and Intel can both do two instructions per clock. Intel beats AMD on 256-bit fused multiply-and-add instructions, where AMD can do one while Intel can do two per clock. Intel is also better than AMD on 256-bit memory writes, where Intel has one 256-bit write port while the AMD processor has one 128-bit write port. "

Nessa questão em especifico a AMD precisa sim do dobro de ciclos. No link tem isso mais a fundo, pois tem vários outros detalhes envolvidos.

Isso e mais umas outras duas questões são a única coisa impedindo AMD de se equiparar a Intel. Até o pessoal da AMD reconhece essa necessidade. Já tem informação oficial de que o Ryzen 3000 vai ter floating point de 256bits, mas aí a Intel provavelmente aparece com 512 e não muda nada.
 
Não li seus links ainda por falta de tempo mas da uma lida aqui, tem bastante detalhes da arquitetura inclusive essa questão que levantei.

https://www.agner.org/optimize/blog/read.php?i=838

"With 256-bit vectors, AMD and Intel can both do two instructions per clock. Intel beats AMD on 256-bit fused multiply-and-add instructions, where AMD can do one while Intel can do two per clock. Intel is also better than AMD on 256-bit memory writes, where Intel has one 256-bit write port while the AMD processor has one 128-bit write port. "

Nessa questão em especifico a AMD precisa sim do dobro de ciclos. No link tem isso mais a fundo, pois tem vários outros detalhes envolvidos.

Isso e mais umas outras duas questões são a única coisa impedindo AMD de se equiparar a Intel. Até o pessoal da AMD reconhece essa necessidade. Já tem informação oficial de que o Ryzen 3000 vai ter floating point de 256bits, mas aí a Intel provavelmente aparece com 512 e não muda nada.

Uma situação muito específica e bem diferente da sua afirmação inicial.:rolleyes:

Se se referiu ao Ryzen ele não está falando bobeira, AMD tem floating number de 128 bits e a Intel tem de 256 bits, em breve de 512. O Ryzen precisa de dois ciclos para completar um calculo, e a Intel só precisa de 1. IPC fraco, muito fraco.

Uma das aplicações onde se utiliza muito AVX é no encoding de x265 mas, como você pode ver, a vantagem no IPC não chega nem perto de ser o dobro.

https://www.tomshardware.co.uk/amd-ryzen-threadripper-1900x-cpu,review-34070-8.html
 
Última edição:
Uma situação muito específica e bem diferente da sua afirmação inicial.:rolleyes:

Usei uma palavra genérica pois realmente é gnérico, não é uma situação muito específica. É extremamene amplo. Esse tipo cáculo é constante, um único número decimal de alta precisão tem 64 bits e tem de até 128 bits. Se um cáculo usa usa míseros 4 números do tipo "double"(C++) você já tem 256 bits que ocupam um registro inteiro.

O vetor AVX mencionado no texto é apenas um conjunto de instruções de acelaração do processador de cálculo decimal. A AMD tem registros de 128 bits, Intel de 256 bits nos processadores mainstream. Tem de 512 bits em alguns Xeon, passar isso para a série Core basta querer.

AVX uses sixteen YMM registers. Each YMM register contains:

  • eight 32-bit single-precision floating point numbers or
  • four 64-bit double-precision floating point numbers.

https://en.wikipedia.org/wiki/Advanced_Vector_Extensions

Isso reflete de forma mais óbvia na performance single thread e single core.

No single thread até i3 série U supera um Threadreaper 29920X https://www.cpubenchmark.net/singleThread.html
Já no single core basta um i5 9400, i5 8600 ou até um antigo Core i7-4790K para superar um Threadreaper 29920X https://cpu.userbenchmark.com/
 
Usei uma palavra genérica realmente pois é gnérico, não é uma situação muito específica. É extremamene amplo. Esse tipo cáculo é constante, um único número decimal de alta precisão tem 64 bits e tem de até 128 bits. Se um cáculo usa usa míseros 4 números do tipo "double"(C++) você já tem 256 bits que ocupam um registro inteiro.

O vetor AVX mencionado no texto é apenas um conjunto de instruções de acelaração do processador de cálculo decimal. A AMD tem registros de 128 bits, Intel de 256 bits nos processadores mainstream. Tem de 512 bits em alguns Xeon, passar isso para a série Core basta querer.

AVX uses sixteen YMM registers. Each YMM register contains:

  • eight 32-bit single-precision floating point numbers or
  • four 64-bit double-precision floating point numbers.

https://en.wikipedia.org/wiki/Advanced_Vector_Extensions

Isso reflete de forma mais óbvia na performance single thread e single core.

No single thread até i3 série U supera um Threadreaper 29920X https://www.cpubenchmark.net/singleThread.html
Já no single core basta um i5 9400, i5 8600 ou até um antigo Core i7-4790K para superar um Threadreaper 29920X https://cpu.userbenchmark.com/

Nos mostre exemplos práticos de aplicações reais. Até hoje eu só ví uma pessoa insinuando que o IPC de um Intel é o dobro dos ryzen e essa pessoa é você.

Dou quote novamente na mensagem original para não perdermos o contexto:

Se se referiu ao Ryzen ele não está falando bobeira, AMD tem floating number de 128 bits e a Intel tem de 256 bits, em breve de 512. O Ryzen precisa de dois ciclos para completar um calculo, e a Intel só precisa de 1. IPC fraco, muito fraco.

Que a Intel tem uma vantagem no AVX nós sabemos, eu quero saber onde e quando essa vantagem se transforma em 2x a performance dos ryzen. Exemplo: X265 utiliza muito AVX mas nem assim o IPC dos Intel é o dobro.

De que aplicação você está falando ?
 
Nos mostre exemplos práticos de aplicações reais. Até hoje eu só ví uma pessoa insinuando que o IPC de um Intel é o dobro dos ryzen e essa pessoa é você.

Dou quote novamente na mensagem original para não perdermos o contexto:



Que a Intel tem uma vantagem no AVX nós sabemos, eu quero saber onde e quando essa vantagem se transforma em 2x a performance dos ryzen. Exemplo: X265 utiliza muito AVX mas nem assim o IPC dos Intel é o dobro.

De que aplicação você está falando ?

Eu falei que a AMD precisa do dobro de cliclos para fazer a mesma coisa.

Mas casos reais seriam inúmeros e podem ir muito além do dobro de performance, é o caso do procesamento de audio DSP em tempo real. Ele depende exclusivamente da performance single core e depende muito, ninguém que lida com audio usa AMD. A nível profissional não tem como.

Já um caso muito amplo, que afeta todos é o uso de web browsers. A rendererização de páginas web e interpretadores embutidos como JavaScript usam single core apenas.
https://www.anandtech.com/show/1117...review-a-deep-dive-on-1800x-1700x-and-1700/19

A simples excecução de um .exe é single core.

Muitos jogos, principalmente jogos 2D usam apenas single core.

Linguagens de progrmação interpretadas como Python e Ruby são altamente dependentes de performance single core pois não permitem threads simultaneos.

E o caso mais óbvio de todos, a AMD precisa de mais cores e threads que a intel para ter o mesmo desempenho.(Isso é mais reflexo da baixa performance single thread do que da single core).
 
Última edição:
Eu falei que a AMD precisa do dobro de cliclos para fazer a mesma coisa.

O Clock nos diz quantos ciclos um CPU completa no período de um segundo, o IPC nos diz quantas tarefas um CPU pode completar no período de um ciclo !!!


Mas casos reais seriam inúmeros e podem ir muito além do dobro de performance, é o caso do procesamento de audio DSP em tempo real. Ele depende exclusivamente da performance single core e depende muito, ninguém que lida com audio usa AMD. A nível profissional não tem como.
Novamente, a vantagem da Intel tem muito mais haver com Clock do que IPC. Você não apresentou ainda nenhum exemplo real ou prático que possa dar o mínimo de sustentação para as suas afirmações mas, segue abaixo processamento de áudio DSP:

q04CLgI.jpg

KPkJtnV.jpg

lBdDWiW.jpg

0EAasvN.jpg


Perceba que no pior cenário citado por você e comparando os dois six core, o 2600X fica sempre atras do 8700K mas não tem metade do "IPC" do 8700K mesmo com o intel apresentando vantagem no clock.



E o caso mais óbvio de todos, a AMD precisa de mais cores e threads que a intel para ter o mesmo desempenho.(Isso é mais reflexo da baixa performance single thread do que da single core).

A AMD precisa de mais cores que a Intel principalmente pq não consegue alcançar os clocks da Intel, este fato fica mais evidente que nunca na comparação do 9900K com o 2700X.

Octa-cores

Clock total do 9900K turbo@multi-core ? 37.600GHz
Clock single core do 9900K ? 5GHz

Clock total do 2700X turbo@multi-core ? 31.200GHz
Clock single core do 2700X ? 4.2GHz

9900K vs 2700X a Intel leva uma vantagem de 6400MHz no clock multicore e de 800MHz no clock single-core sobre o Ryzen. O 9900K obviamente completa mais ciclos por segundo mas isso não significa necessariamente que ele tenha um IPC maior.


Se tivéssemos todos estes gigahertz MC concentrados em um único core seria mais fácil comparar e compreender o IPC das arquiteturas. O Ryzen tem na sua característica a utilização de dois CCX e se a qualquer momento um conjunto de instruções fizeram um caminho cross-ccx o IPC sofre, a Intel não tem este problema. De fato os Ryzen vão mal com instruções AVX, de fato a Intel tem uma vantagem relevante no clock, de fato o IPC dos Ryzen na maioria das situações anda junto, um pouco abaixo ou acima dos Intel. Agora também é fato que essa fantasia de o IPC dos ryzen ser duas vezes menor não se sustenta justamente pq aplicações práticas não são compostas de apenas um tipo de instrução.
 
O Clock nos diz quantos ciclos um CPU completa no período de um segundo, o IPC nos diz quantas tarefas um CPU pode completar no período de um ciclo !!!



Novamente, a vantagem da Intel tem muito mais haver com Clock do que IPC. Você não apresentou ainda nenhum exemplo real ou prático que possa dar o mínimo de sustentação para as suas afirmações mas, segue abaixo processamento de áudio DSP:

q04CLgI.jpg

KPkJtnV.jpg

lBdDWiW.jpg

0EAasvN.jpg


Perceba que no pior cenário citado por você e comparando os dois six core, o 2600X fica sempre atras do 8700K mas não tem metade do "IPC" do 8700K mesmo com o intel apresentando vantagem no clock.





A AMD precisa de mais cores que a Intel principalmente pq não consegue alcançar os clocks da Intel, este fato fica mais evidente que nunca na comparação do 9900K com o 2700X.

Octa-cores

Clock total do 9900K turbo@multi-core ? 37.600GHz
Clock single core do 9900K ? 5GHz

Clock total do 2700X turbo@multi-core ? 31.200GHz
Clock single core do 2700X ? 4.2GHz

9900K vs 2700X a Intel leva uma vantagem de 6400MHz no clock multicore e de 800MHz no clock single-core sobre o Ryzen. O 9900K obviamente completa mais ciclos por segundo mas isso não significa necessariamente que ele tenha um IPC maior.


Se tivéssemos todos estes gigahertz MC concentrados em um único core seria mais fácil comparar e compreender o IPC das arquiteturas. O Ryzen tem na sua característica a utilização de dois CCX e se a qualquer momento um conjunto de instruções fizeram um caminho cross-ccx o IPC sofre, a Intel não tem este problema. De fato os Ryzen vão mal com instruções AVX, de fato a Intel tem uma vantagem relevante no clock, de fato o IPC dos Ryzen na maioria das situações anda junto, um pouco abaixo ou acima dos Intel. Agora também é fato que essa fantasia de o IPC dos ryzen ser duas vezes menor não se sustenta justamente pq aplicações práticas não são compostas de apenas um tipo de instrução.

Esses benchmarks DSP que você está mostrando não são de audio em tempo real. São de da quantidade de VSTs suportados na DAW em playback. Isso é multi-core. Ainda assim esses benchs não não significam nada se não estiverem acompanhados da latência de audio. 100 VSTs com latência elevada é pior que 2 com latência baixa.

E não adianta procurar, essa questão do Ryzen para audio já foi muito bem estudada por quem de fato faz uso real. Não da para usar, ninguém usa.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo