[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Consegui montar o loop e colocar ele para funcionar, masss...

1 - Desisti de montar o WC por enquanto, é muita coisa na frente das mangueiras, vou precisar comprar mais dois joelhos para conseguir montar do jeito que eu quero bem organizado.

2 - Outro problema que eu tive é que o meu reservatório não tem o tubo rígido para entrada de água ficar submersa, isso faz a água ser jogada para dentro e isso cria muitas bolhas.

3- Percebi que eu também vou precisar de um buffer (conhecido como anti ciclone). Mesmo com o PWM da bomba em 50% ele cria um ciclone ao puxar o fluido.

4 - O mount do block da Bykski não é dos melhores, aquela arruela de plástico não ajuda muito para fazer a pressão necessária do bloco com a CPU, eu acabei colocando duas arruelas de latão entre a mola e a arruela de plástico.



5 - Quando eu fui tirar o bloco para guardar, fazendo aquele movimento de girar para conseguir fazer a pasta descolar, os cantos da CPU acabou arranhando a base do bloco de tão maior que ele é.

 
Olá

Galera salva eu ai, estou precisando urgente encontrar um waterblock pra minha GPU.
Eu estou montando meu WC Custom pelo aliexpress full Bykski, e só falta esse porcaria de Waterblock da GPU pra eu montar tudo.
Minha GPU e uma.
ASUS DUAL-RTX2070-O8G-EVO-V2
Link:https://www.kabum.com.br/produto/11...-oc-edition-8gb-gddr6-dual-rtx2070-o8g-evo-v2


E no aliexpress só encontrei o Waterblock para o seguinte modelo.
ASUS DUAL-RTX2070-O8G-EVO
Link:https://pt.aliexpress.com/item/4000083242079.html?spm=a2g0o.cart.0.0.7ebe3c00O158Qt&mp=1
Link site Bykski: https://www.bykski.us/products/byks...-as2070dual-evo-x?_pos=1&_sid=7d737b303&_ss=r

Em uma pesquisa rápida no site da ASUS, percebi que tem diferença no tamanho das placas; sendo
_______________________________________________
DUAL-RTX2070-8G-EVO
10.51 " x 4.65 " x 2.28 " Inch
26.7 x 11.8 x5.8 Centimeter


DUAL-RTX2070-8G-EVO-V2
9.5 " x 5.1 " x 2 " Inch
24.2 x 13 x 5.3 Centimeter

Então estou na procura do waterblock para minha placa, alguém consegue ajudar ? Não precisa ser Bykski, pode ser qualquer uma, Ek ou Barrow etc...
Serei eternamente grato.
 
Consegui montar o loop e colocar ele para funcionar, masss...

2 - Outro problema que eu tive é que o meu reservatório não tem o tubo rígido para entrada de água ficar submersa, isso faz a água ser jogada para dentro e isso cria muitas bolhas.

3- Percebi que eu também vou precisar de um buffer (conhecido como anti ciclone). Mesmo com o PWM da bomba em 50% ele cria um ciclone ao puxar o fluido.

As bolhas somem com o tempo, só deixar o reservatório aberto nos primeiros dois~três dias.

Sobre esse buffer, qual o problema do ciclone?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olá

Galera salva eu ai, estou precisando urgente encontrar um waterblock pra minha GPU.
Eu estou montando meu WC Custom pelo aliexpress full Bykski, e só falta esse porcaria de Waterblock da GPU pra eu montar tudo.
Minha GPU e uma.
ASUS DUAL-RTX2070-O8G-EVO-V2
Link:https://www.kabum.com.br/produto/11...-oc-edition-8gb-gddr6-dual-rtx2070-o8g-evo-v2


E no aliexpress só encontrei o Waterblock para o seguinte modelo.
ASUS DUAL-RTX2070-O8G-EVO
Link:https://pt.aliexpress.com/item/4000083242079.html?spm=a2g0o.cart.0.0.7ebe3c00O158Qt&mp=1
Link site Bykski: https://www.bykski.us/products/byks...-as2070dual-evo-x?_pos=1&_sid=7d737b303&_ss=r

Em uma pesquisa rápida no site da ASUS, percebi que tem diferença no tamanho das placas; sendo
_______________________________________________
DUAL-RTX2070-8G-EVO
10.51 " x 4.65 " x 2.28 " Inch
26.7 x 11.8 x5.8 Centimeter


DUAL-RTX2070-8G-EVO-V2
9.5 " x 5.1 " x 2 " Inch
24.2 x 13 x 5.3 Centimeter

Então estou na procura do waterblock para minha placa, alguém consegue ajudar ? Não precisa ser Bykski, pode ser qualquer uma, Ek ou Barrow etc...
Serei eternamente grato.

Não consegui achar o PCB da sua placa de video, vai ser necessário.

As medidas não tem problema, se a disposição dos dissipadores necessários para resfriamento dos chips dela forem assim;



Foto tirada do seu anúncio.

Servirá.
 
Última edição:
Olá

Galera salva eu ai, estou precisando urgente encontrar um waterblock pra minha GPU.
Eu estou montando meu WC Custom pelo aliexpress full Bykski, e só falta esse porcaria de Waterblock da GPU pra eu montar tudo.
Minha GPU e uma.
ASUS DUAL-RTX2070-O8G-EVO-V2
Link:https://www.kabum.com.br/produto/11...-oc-edition-8gb-gddr6-dual-rtx2070-o8g-evo-v2


E no aliexpress só encontrei o Waterblock para o seguinte modelo.
ASUS DUAL-RTX2070-O8G-EVO
Link:https://pt.aliexpress.com/item/4000083242079.html?spm=a2g0o.cart.0.0.7ebe3c00O158Qt&mp=1
Link site Bykski: https://www.bykski.us/products/byks...-as2070dual-evo-x?_pos=1&_sid=7d737b303&_ss=r

Em uma pesquisa rápida no site da ASUS, percebi que tem diferença no tamanho das placas; sendo
_______________________________________________
DUAL-RTX2070-8G-EVO
10.51 " x 4.65 " x 2.28 " Inch
26.7 x 11.8 x5.8 Centimeter


DUAL-RTX2070-8G-EVO-V2
9.5 " x 5.1 " x 2 " Inch
24.2 x 13 x 5.3 Centimeter

Então estou na procura do waterblock para minha placa, alguém consegue ajudar ? Não precisa ser Bykski, pode ser qualquer uma, Ek ou Barrow etc...
Serei eternamente grato.

Provavelmente não são compatíveis entre si.

Consultando o site da EK sobre a compatibilidade dos blocks full cover das RTX 2070 da Asus, o block que serve na Evo não serve na Evo V2. Ou seja, grandes chances do block full cover da Bykski também não ser compatível entre os dois modelos.

 
O diâmetro das mangueiras influencia em alguma coisa no loop ? ou é apenas estético ?
 
O diâmetro das mangueiras influencia em alguma coisa no loop ? ou é apenas estético ?

Em se tratando dos diâmetros mais comuns no mundo de water cooler, eu diria que a a influência é apenas estética e usabilidade (quanto mais grossa a parede da mangueira, mais difícil de estrangular).

A variação restritiva em um loop utilizando diferentes diâmetros de mangueiras, na prática é praticamente nula. Isso porque outros componentes (blocks e radiadores principalmente) estarão influenciando muito mais na restrição do fluxo do que o próprio diâmetro das mangueiras.
 
O diâmetro das mangueiras influencia em alguma coisa no loop ? ou é apenas estético ?
Que eu saiba, não influencia em nada no desempenho.

O que influencia é na rigidez das mangueiras na hora de você fazer as curvas. Se usar uma mangueira de parede muito fina, ela fica com a tendência de estrangular nas curvas.

O jackass dos computadores Linus fez até um vídeo sobre isso. Apesar de estar muito longe de ser um teste com ambiente controlado e etc, ele fala sobre o assunto:


Eu também tive a impressão que as mangueiras de bitola maiores são um pouco mais difíceis de fazer curva.

Aqui eu uso 3/8" x 5/8" que creio ser o meio termo. Aqui no Brasil é conhecida como 3/8" x 3mm :rolleyes:, isso mesmo, DI em polegadas e espessura das paredes em mm. As medidas métricas reais são 9.5mm X 16mm, mas lá fora ela é conhecida como 10mm x 16mm.
 
Provavelmente não são compatíveis entre si.

Consultando o site da EK sobre a compatibilidade dos blocks full cover das RTX 2070 da Asus, o block que serve na Evo não serve na Evo V2. Ou seja, grandes chances do block full cover da Bykski também não ser compatível entre os dois modelos.


Pó que droga, não faz 15 dias que eu peguei essa RTX 2070 Evo v2
Comprei ela justamente achando que tinha algum Waterblock pra ela, e todo meu setup do WC Custom meio que sem o bloco da GPU não vai ter sentido.

Vou tentar vender minha RTX 2070 ou trocar por uma 2070 Super que tenha Waterblock e pagar diferença.
 
Onde posso comprar as peças para montar um water cooler custom sem que o frete seja mais caro que as peça em si ?
Estava querendo comprar um peça por mês para o valor não passar dos 100 dolares e ser taxado.

aliexpress-radiador-Bykski-360mm.png
bangood-radiador-Bykski-360mm.png
 
Coloquei na ponta do lápis a quantidade de peças que eu usei para montar meu loop.

O que eu coloquei de extra foram peças para a instalação de uma válvula para drenar o loop na saída mais baixa (que fica na bomba), uma válvula de despressurização que fica na tampa do reservatório, uma tesoura para corte reto das mangueiras (serve para mangueira rígida e flexível), e um tubo rígido para fazer o fecho hídrico da entrada de água no reservatório.

A bomba vai ficar presa ao radiador através de um mount comprado a parte. O restante das peças para conseguir fazer essa instalação já acompanha o kit bomba e reservatório, que são as duas mãos francesas em L e duas abraçadeiras de acrílico rígido que segura no reservatório para quem quiser montar no meio do radiadores de 360mm.

Part No.DescriçãoUnidadeQuant.
BARROW THKN-3/8-v3Fitting 3/8" x 5/8" - G1/4unid5
BYKSKI CT96Reservatório 96mmunid1
BARROW YKLSNYC-160Tubo rígido de acrílico G1/4unid1
BYKSKI B-PMD3-COVBomba DDCunid1
BARROW B-EXV-XVálvula manual de despressurizaçãounid1
BARROW TDSHH-V2Buffer anti clicloneunid1
BARROW TBX2D-02Fitting rotatório G1/4unid2
BARROW TX5T-A01Cubo 5-wayunid1
BARROW TQFS-V1Válvula de esferaunid1
BARROW TZS1-A02Moedas G1/4unid3
BARROW TCBJ-PMount plano para reservatório 140mmunid1
BARROW CPU-XPR-AM-V2Bloco CPUunid1
BARROW TWT45-B01Curva rotatória 45° G1/4unid1
BARROW TWT90-v2.5Curva rotatória 90° G1/4unid1
MAGICOOL MC-RADI280Radiador 280mmunid1
NOCTUA NF-P14sFans 140mmunid2
BARROW PRG-V1Tesoura de corte retounid1
Água desmineralizadal1
Algicidaunid1
Mangueira flexível de 3/8" x 5/8"m1
 
Última edição:
Só atualizando aqui o meu rolo com a BARROW Official Store, faltando menos de 12h para o pedido ser encerrado eles resolveram me enviar por outro método de envio, foda q eu já tinha comprado os fillports em outra loja e agora estou entrando em contato com o vendedor da BARROW deputize Store para ele trocar o pedido dos fillports por um outro pedido de 8 fittings q estava aberto e eu ainda não tinha pago, esse outro medido foi 1 real mais barato então acredito q a loja deve trocar de boa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Onde posso comprar as peças para montar um water cooler custom sem que o frete seja mais caro que as peça em si ?
Estava querendo comprar um peça por mês para o valor não passar dos 100 dolares e ser taxado.

aliexpress-radiador-Bykski-360mm.png
bangood-radiador-Bykski-360mm.png
Os fittings eu recomendo essas duas lojas pois boa parte dos fittings tem frete gratis acima dos R$85, e deixa pra comprar na promoção mensal do aliexpress, vc tb pode fazer q nem eu compra mais de um pedido por boleto e assim q o vendedor for enviando um pedido vc paga o outro



Radiador esta foda heim, esse aqui eu acho q é a melhor opção

 
Última edição:
Quando for montar o meu vou usar soft tube mesmo, muito menos trabalhoso, alguém pode me indicar um bom modelo de mangueira de silicone que não seja ruim de encaixar nos fittings? Outra coisa qual a melhor medida de mangueira pra comprar 13mm ou 16mm?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pó que droga, não faz 15 dias que eu peguei essa RTX 2070 Evo v2
Comprei ela justamente achando que tinha algum Waterblock pra ela, e todo meu setup do WC Custom meio que sem o bloco da GPU não vai ter sentido.

Vou tentar vender minha RTX 2070 ou trocar por uma 2070 Super que tenha Waterblock e pagar diferença.

Se for pra pegar uma placa de video pra colocar um waterblock depois é melhor pegar uma referencia ou de preferencia uma EVGA.
 
Última edição:
Boa tarde!

Aguem sabe me dizer se esse radiador presta? Pelo que olhei é um dos mais baratos pois não tem frete...

Parece bom. Câmaras de latão e atletas de cobre.

Se o seu gabinete aceita 360mm, recomendo esse.
 
Quando for montar o meu vou usar soft tube mesmo, muito menos trabalhoso, alguém pode me indicar um bom modelo de mangueira de silicone que não seja ruim de encaixar nos fittings? Outra coisa qual a melhor medida de mangueira pra comprar 13mm ou 16mm?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Se for pra pegar uma placa de video pra colocar um waterblock depois é melhor pegar uma referencia ou de preferencia uma EVGA.


Estou tentando vender a minha 2070, e creio que vou pegar uma 2070S da EVGA mesmo, sem blackplate, sai mais em conta.
 
Muito bom o tutorial. Muito obrigado mesmo!

Eu estou com uma dúvida e queria saber se algum de vocesc conseguem me ajudar.

Eu tenho uma RTX 2080 super gaming x trio da MSI e to com muitas duvidas a respeito de seu waterblock.

Tipo vi que a própria EKwb tem um block especifico para essa placa porém não estou encontrando a venda.

Eu só estou encontrando o block de modelo "Ekwb Water Block Vector Rtx Re" e não o block "Vector Trio RTX 2080".

Sabem me dizer a diferença entre os modelos ou conhece algum outro block que se encaixe na minha placa?

Porque vi que tem que ser um modelo especifico, não? Ai to com medo de comprar esse modelo e não caber na minha gpu

Abraços,
 
Boa tarde Senhores, alguém fala Chines, japonês ai ?
Eu estou mudando de planos novamente e quero comprar a Placa de Vídeo Galax GeForce RTX 2070 Super EX Gamer Black, Modelo: 27ISL6MDW0BG

Porém novamente não estou achando Water block para essa placa, mas encontrei o seguinte anuncio da barrow no aliexpress.
(Foto abaixo)


Pela imagem parecer ter o modelo da minha placa, porém está em CHINES ou JAPONÊS, e não sei como traduzir isso.
Alguém sabe me dizer se a placa de video que quero comprar, está na imagem dos blocos que são compatíveis ?

Obrigado
 
Muito bom o tutorial. Muito obrigado mesmo!

Eu estou com uma dúvida e queria saber se algum de vocesc conseguem me ajudar.

Eu tenho uma RTX 2080 super gaming x trio da MSI e to com muitas duvidas a respeito de seu waterblock.

Tipo vi que a própria EKwb tem um block especifico para essa placa porém não estou encontrando a venda.

Eu só estou encontrando o block de modelo "Ekwb Water Block Vector Rtx Re" e não o block "Vector Trio RTX 2080".

Sabem me dizer a diferença entre os modelos ou conhece algum outro block que se encaixe na minha placa?

Porque vi que tem que ser um modelo especifico, não? Ai to com medo de comprar esse modelo e não caber na minha gpu

Abraços,
Caso esteja procurando o waterblock da EKWB, recomendo utilizar a ferramenta da própria fabricante.
Para a sua vga, acho que o bloco compatível seria este:
Lembrando que o backplate padrão de fábrica não é compatível com esse bloco da EK. Logo, se quiser utilizar o acessório, terá que comprar a parte.


Boa tarde Senhores, alguém fala Chines, japonês ai ?
Eu estou mudando de planos novamente e quero comprar a Placa de Vídeo Galax GeForce RTX 2070 Super EX Gamer Black, Modelo: 27ISL6MDW0BG

Porém novamente não estou achando Water block para essa placa, mas encontrei o seguinte anuncio da barrow no aliexpress.
(Foto abaixo)


Pela imagem parecer ter o modelo da minha placa, porém está em CHINES ou JAPONÊS, e não sei como traduzir isso.
Alguém sabe me dizer se a placa de video que quero comprar, está na imagem dos blocos que são compatíveis ?

Obrigado


Boa noite, talvez o bloco da bykski seja compatível com a vga pretendida:
 
Caso esteja procurando o waterblock da EKWB, recomendo utilizar a ferramenta da própria fabricante.
Para a sua vga, acho que o bloco compatível seria este:
Lembrando que o backplate padrão de fábrica não é compatível com esse bloco da EK. Logo, se quiser utilizar o acessório, terá que comprar a parte.




Boa noite, talvez o bloco da bykski seja compatível com a vga pretendida:

Opa meu bom, agradeço muito.
Na descrição diz que é compatível, lá menciona essa 2070 super

Galaxy geforce rtx2070 super ex gamer
Então creio que seja ela mesmo.
 
Estou querendo pegar uma nova bomba pro meu loop e tava dando uma olhada no Aliexpress.

Bomba D5 Barrow SPG40A-S por 468 reais (270,62 + 198,39 de frete)

Essa outra D5 sem marca: https://pt.aliexpress.com/item/32731216667.html por 407 reais (229 + 178 de frete)

Também olhei uma D5 original, e achei por 625 com frete: https://pt.aliexpress.com/item/32990532688.html

Têm muitas outras parecidas, todas na mesma faixa de preço praticamente, que é acima de 400 quando inclui o frete. O preço das D5 similares é assim mesmo bem próximo de uma original? Ou é o preço do frete que ta encarecendo os produtos?

Meu WC só tem um radiador de 360mm e o bloco da cpu. Em breve irei blocar a GPU também. A bomba atual é uma sc600, que tá funcionando bem aqui já tem uns 6 meses, mas não confio nela e queria trocar. Diante disso, vale a pena pagar mais caro por alguma dessas bombas D5? ou uma bomba mais baratas, tipo a Bykski PAV2 ou essa da Freezemod estaria de bom tamanho para mim?
A avaliação que eu faço é que, se é de pegar uma D5 similar, melhor pegar logo a original visto que a diferença nem é tanta. Mas quando eu vejo o preço da original, fico em dúvida se vale gastar tudo isso mesmo, e volto a pensar nas bombas mais baratas kkk. Me ajudem ai, valeu!
 
Estou querendo pegar uma nova bomba pro meu loop e tava dando uma olhada no Aliexpress.

Bomba D5 Barrow SPG40A-S por 468 reais (270,62 + 198,39 de frete)

Essa outra D5 sem marca: https://pt.aliexpress.com/item/32731216667.html por 407 reais (229 + 178 de frete)

Também olhei uma D5 original, e achei por 625 com frete: https://pt.aliexpress.com/item/32990532688.html

Têm muitas outras parecidas, todas na mesma faixa de preço praticamente, que é acima de 400 quando inclui o frete. O preço das D5 similares é assim mesmo bem próximo de uma original? Ou é o preço do frete que ta encarecendo os produtos?

Meu WC só tem um radiador de 360mm e o bloco da cpu. Em breve irei blocar a GPU também. A bomba atual é uma sc600, que tá funcionando bem aqui já tem uns 6 meses, mas não confio nela e queria trocar. Diante disso, vale a pena pagar mais caro por alguma dessas bombas D5? ou uma bomba mais baratas, tipo a Bykski PAV2 ou essa da Freezemod estaria de bom tamanho para mim?
A avaliação que eu faço é que, se é de pegar uma D5 similar, melhor pegar logo a original visto que a diferença nem é tanta. Mas quando eu vejo o preço da original, fico em dúvida se vale gastar tudo isso mesmo, e volto a pensar nas bombas mais baratas kkk. Me ajudem ai, valeu!

Pq a desconfiança com a SC600? É só vc pensar que a bomda de qq AIO vagabundo empurra rad 360mm por meia década sem manutenção nenhuma e com mistura de metais ainda por cima, que dirá uma SC600.
 
Boa noite pessoal
Tudo bem?

Pretendo montar o meu primeiro WC Custom e após algumas pequisas aqui no tópico e assistindo alguns videos optei pelas seguintes peças:

CPU Block

Bomba+Reservatório (450 l/h é muito pouco?)

Radiador 360

O que acham? Pode ser? Valem a pena para quem está começando? O meu PC é o da assinatura.

Desde já agradeço as opiniões

Abraço

Alvaro
 
Boa noite pessoal
Tudo bem?

Pretendo montar o meu primeiro WC Custom e após algumas pequisas aqui no tópico e assistindo alguns videos optei pelas seguintes peças:

CPU Block

Bomba+Reservatório (450 l/h é muito pouco?)

Radiador 360

O que acham? Pode ser? Valem a pena para quem está começando? O meu PC é o da assinatura.

Desde já agradeço as opiniões

Abraço

Alvaro

Eu não montei custom, mas quando estava pensando o que fazer, selecionei exatamente os mesmos componentes. Inclusive eu comprei o radiador (vou fazer um mod no meu AIO e já era, não quis open loop por enquanto), já chegou e é muito bem acabado, sem falhas na pintura nem amassados, de detalhe, só que vem imundo, vai ter q ter muito saco com flush, mas acho que todo rad do ali vai ser assim. Tem uma bomba + res da Bykski tb que eu achei bem atraente, pela reputação até pendi mais pra ela do que essa aí, se eu achar o link jogo aqui.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo