[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Pessoal alguém sabe me dizer se a minha bomba na assinatura aguenta um segundo radiador de 240mm no loop?
Vou blocar minha futura VGA ( RTX 4070 TI / 4080 ). Essa bomba eu comprei em 2011 e naquela época eu tinha uma GTX 570 blocada no loop com o um i7 3770k com over em 4.6, com apenas um radiador de 360mm da assinatura, mas a GTX 570 morreu e agora só tenho o i9 10900kf, mas eu nao sei se esse único radiador de 360mm black Ice aguentaria uma RTX 4070 ti / 4080, junto com i9.
Já tive na época que tinha SLI de algumas Vgas que bloquei e cara aguentou sem problemas, essa bomba é muito forte e deve aguentar o radiador de 240mm no loop!
 
Já tive na época que tinha SLI de algumas Vgas que bloquei e cara aguentou sem problemas, essa bomba é muito forte e deve aguentar o radiador de 240mm no loop!
Cata, se o que li no manual dela estiver correto, ela tem vazão de 1500 L/H, nao lembro se é em 4000/4800 rpm, mas e o meu radiador aguentaria arrefecer os dois?
 
Cata, se o que li no manual dela estiver correto, ela tem vazão de 1500 L/H, nao lembro se é em 4000/4800 rpm, mas e o meu radiador aguentaria arrefecer os dois?
Tu que usar um de 240mm fora o Black Ice que você já tem certo? Vai segurar eu usava a mesma bomba com 2 Monsta 360mm + GPU e não passava de 50°C Fulload!
 
Tu que usar um de 240mm fora o Black Ice que você já tem certo? Vai segurar eu usava a mesma bomba com 2 Monsta 360mm + GPU e não passava de 50°C Fulload!
Inicialmente eu queria usar apenas o black ice de 360mm e ver se segura a 4080 ou 4070 TI junto com i9 10900k. Se nao segurar, colocaria o segundo radiador no loop. Esse radiador tem perfil largo, não é slim.
 
Última edição:
Inicialmente eu queria usar apenas o black ice de 360mm e ver se segura a 4080 ou 4070 TI junto com i9 10900k. Se nao segurar, colocaria o segundo radiador no loop. Esse radiador tem perfil largo, não é slim.
Sinceramente apenas um radiador deve segurar o loop do CPU e GPU.
 
Existe muita duvida sobre Water Cooler, aqui no Forum, então resolvi escrever esse relato para ajudar quem esta querendo montar um Water Cooler Custom.

O meu Loop esta funcionando a mais de 10 anos, resistiu a vários Upgrades e vem funcionando muito bem até hoje.

Manutenção: A minha Bomba Laing D5 parou depois de uns 7 anos de uso, troquei por outra D5, na verdade ela gastou a cerâmica do eixo do rotor pelo tempo de uso.
Não considero uma queima, mas o fim da vida útil da Bomba. Na época já troquei o fluido do Sistema, sim nunca troquei o fluido em 7 anos, só colocava
um pouco de agua Desmineralizada ( Agua DI ) quando o nível baixava.
Tive mais manutenção trocando os Fans que sujam e começam a fazer Barulho.

Fluido: Sem Mágica, Agua Desmineralizada + 10% Etilenoglicol. Quanto mais agua melhor fica, nada de misturas. Sem corrosão, sem fungos ou mudança da cor do Fluido.

Blocos: CPU, Placa de Vídeo e Chipset. Todos de cobre puro, nada de misturar materiais, Radiador 360 também de cobre.

Mangueiras: Silicone, fácil para modificar e facilita muito quando eu faço Upgrade, Não é bonito e chamativo, é pratico. Não tenho luzes dentro do gabinete para ficar
com o sistema do water Cooler a vista.

Fittings : Na época, era importar dos EUA, Koolance, é caro mas são rotativos e de compressão, nada de braçadeira, hoje precisa muita atenção
nos materiais e se são rotativos e de compressão. A qualidade da vedação e o material da Koolance é indiscutível.

Fluxometro: Dois tipos, Pressão ou Turbina, o mais conhecido é a cruzeta que fica girando, o meu é de Turbina da Koolance, salvou meu processador e
placa de video quando a bomba D5 parou de funcionar. Só essa vez, já valeu a colocação do Fluxometro no sistema.

Alivio de Pressão do Tanque de Agua: O Loop é fechado e vedado, nada entra ou sai do sistema, mas a agua esquenta gera um pouco e vapor, isso gera
uma pressão extra no sistema, essa pressão vai forçar mais o bloco da placa de vídeo, normalmente é um bloco grande,
essa pressão extra no sistema pode ocasionar vazamentos, o uso de um aliviador de pressão no tanque de agua ajuda a remover essa
pressão extra.

Fica por aqui, mantendo os componentes e o fluido com qualidade, boa vedação, o seu water cooler irá funcionar por anos sem maiores problemas.
 
Olá Santos,
Esses links que voce postou é a bomba sem a parte frontal e traseira, tem varias opções de House para essa bomba o link abaixo é uma delas.
Laing D5 House
As bombas D5 originais funcionam com até 24V, com 1500 L/h e tem ajuste de 5 velocidades, os chineses produzem alguns modelos similares ( cópia), a Lowara é a que mais se aproxima da original, tem a EK, AlphaCool, etc.
AlphaCool
Laing D5 House Original

Descrição DazMod:

LAING D5 STRONG 8-24V Pump (MCP655-B, PMP-450S and other Re-Brands)​

Original LAING (now Xylem/Lowara) D5 Strong pump (this model re-sold by every major watercooling brand EKWB, Alphacool, Koolance and etc.) Download D5 Family Brochure (in German) "Em alemão"

Pessoas estão relatando que compraram de outras marcas e as bombas estão com barulhos estranhos e baixo fluxo.
O preço é o que pega, mas são as bombas mais potentes e com maior fluxo para um water cooler
 
Pessoas estão relatando que compraram de outras marcas e as bombas estão com barulhos estranhos e baixo fluxo.
O preço é o que pega, mas são as bombas mais potentes e com maior fluxo para um water cooler
barulho é o que queria evitar.uso o pc como htpc.é que o vendedor tem a Bykski e Lowara no mesmo anúncio, R$258 /491 e a lowara tem a regulagem de velocidade manual também e minha mobo não tem pwm no conector da bomba.na brochura consta lowara como D5 original, no Ali encontra uma Lowara original?esse Lowara do link é cópia chinesa ?https://pt.aliexpress.com/item/3299...4e91e95449a820af0f5e1c1d4f1&afSmartRedirect=y
Feito por LOWARA
Interface do sinal: 4Pin + Manual Speed Regulation + Date feedback
Carga velocidade: 1800/2550/3300/4050/4800
Tensão Potência Consumo: DC12V TDP23W
Tensão gama: 8V-24V
Saída cabeça: 3.8 m
Fluxo máximo: 1500L / H

Feito por Bykski
Modelo: B-PMS5-X
Relação do sinal: 4Pin + PWM
Carga velocidade: Max 4000rpm
Tensão Potência Consumo: DC12V TDP18W
Tensão gama: 10V-15V
Saída cabeça: 5 m
Fluxo máximo: 1100L / H
Tamanho 80*80*82mm
 
Última edição:
Só como informação, voce obtém o máximo de potencia com uma fonte de 24V, pelo manual a potencia é de 23W para uma fonte de 12V e
35W para uma fonte de 24V.

Entrada e saída de agua é 1/2", melhor rendimento fica com Etilenoglicol abaixo dos 20% ( uso +- 10%), agua DI e muitos aditivos
a densidade da agua aumenta e o fluxo reduz. Existe um paradoxo entre Beleza e Eficiência.

Fica a dica.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O que eu tenho de informação sobre as bombas para water cooler é "Evite as PWM".

Além do mais, a bomba sempre funciona no seu máximo, não tem motivo para reduzir o fluxo de agua.

A bomba produz um barulho da agua passando por ela, dentro do gabinete voce quase não escuta.

A Lowara é alemã, mas deve ser fabricada na china, se comprar de um loja do aliexpress oficial confiável, tudo bem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

De preferência para uma bomba D5 completa, motor e carcaça juntos, vai evitar barulhos estranhos por desalinhamento mecanico entre o motor e a carcaça da bomba, uma pequena diferença na junção entre peças pode ocorrer problemas inesperados.
 
Última edição:
Eu assino embaixo de tudo o que o amigo falou, principalmente nas questões de ânus açucarado e medinho. Não tem segredo e é relativamente simples. Hoje é tudo padrão. Só ignorar os caras que fazem encanamento pra exposição. Tenho a sensação que esses malucos ficam fazendo coisa difícil e fazendo cena pra manter a aparência de cost of entry irreal. Os caras são bons, mas WC tá longe de ser aquele teatro.


Manutenção: A minha Bomba Laing D5 parou depois de uns 7 anos de uso, troquei por outra D5, na verdade ela gastou a cerâmica do eixo do rotor pelo tempo de uso.
Não considero uma queima, mas o fim da vida útil da Bomba. Na época já troquei o fluido do Sistema, sim nunca troquei o fluido em 7 anos


LAING D5 STRONG 8-24V Pump (MCP655-B, PMP-450S and other Re-Brands)
Original LAING (now Xylem/Lowara) D5 Strong pump (this model re-sold by every major watercooling brand EKWB, Alphacool, Koolance and etc.) Download D5 Family Brochure (in German) "Em alemão"

Pessoas estão relatando que compraram de outras marcas e as bombas estão com barulhos estranhos e baixo fluxo.
O preço é o que pega, mas são as bombas mais potentes e com maior fluxo para um water cooler


Pra vocês terem uma ideia de quão parruda é uma Laing D5 original. 7 anos com uma pá de micose ( :haha: ) crescendo no loop é fodástico. Eu sou mó relaxo, mas faço questão de pagar um copo de Ypioca com Cynar cowboy pro broder. Enfim, mais uma prova que montar um loop é zero frescura. Eu tenho uma Lowara e uma rebrand da Alphacool já pra lá de 10 anos, mas fiquei uns 3 anos sem montar um loop. Tão zero bala.

Resumo faltando umas coisas: D5 ou DDC apenas originais, compra a mais barata que só muda o adesivo. Só vou discordar da velocidade. Com 2 blocos e 3 rads 3x120 de 45mm, no 2, que é mais ou menos 2700rpm e inaudível, dá quase na mesma que full. Só ouvi relatos sobre as bombas da Bykski e Barrow, mas eu não vou apostar no componente principal.
 
Resumo faltando umas coisas: D5 ou DDC apenas originais, compra a mais barata que só muda o adesivo. Só vou discordar da velocidade. Com 2 blocos e 3 rads 3x120 de 45mm, no 2, que é mais ou menos 2700rpm e inaudível, dá quase na mesma que full. Só ouvi relatos sobre as bombas da Bykski e Barrow, mas eu não vou apostar no componente principal.
Onde comprar uma dessas original?na China tem umas Lowara que ovendedor afirma ser original mas vá saber se é realmente.
 
Nenhuma chinesa é original.* A única loja no Ali que eu garanto vender Laing D5 original é a AegirX:


Seleciona Ocool que é da Alphacool; a Lowara acabou. A tampa desse reservatório é inútil pela distância insuficiente entre os dois G1/4, mas isso é fácil de resolver. Se você for comprar só o core, vai precisar do case e tampo e vai sair bem mais caro. Reservatório é opcional, mas facilita a manutenção pra caramba.

*Bykski, Barrow, etc.
 
Última edição:
Inicialmente eu queria usar apenas o black ice de 360mm e ver se segura a 4080 ou 4070 TI junto com i9 10900k. Se nao segurar, colocaria o segundo radiador no loop. Esse radiador tem perfil largo, não é slim.

Pra ter uma ideia, de mais de 20 anos atrás até os CLC começarem a se popularizar, o "padrão slim" era 40mm ou 44mm, dependendo da fabricante.

Enfim, não vou entrar muito no assunto pq sai até discussão, mas o importante é área frontal, ou seja, pegue os maiores radiadores possíveis.

Um rad magrinho pode superar um mais alto em paridade de condições. Não é nada muito raro não. A diferença não é muito grande em loops sobre-dimensionados, que é o objetivo maior na minha opinião. Também tendem a ser mais ruidosos pelo simples fato de terem mais área.

Resumindo, pense o loop com a maior área possível, só depois que o planejamento vai pra fatores mais específicos.

E sempre é bom lembrar que a melhor opção é não ter nenhum case pra te limitar e o ideal são rads externos.


fans pro rad usarei as que já tenho da Phanteks.

Sou o primeiro a admitir que gasto dinheiro demais em fans e também que ventoinhas são uma das coisas menos importantes num loop bem planejado e executado. Tava com 9 T30 nos meus três rads, mas só vão trabalhar mesmo numa sessão sub-zero com glycol e companhia e só quando você se empolga e toma umas a mais e começa ficar corajoso ou pra cobrir as barbaridades tipo socar quase 2V na RAM.

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As Bombas D5 são as mais potentes e robustas, e geram uma pressão significativa nos blocos e Fittings, por isso é preciso ter cuidado na escolha dos componentes do Water Cooler, vazamentos no sistema deve ser uma preocupação constante e deve ser verificado constantemente.

Dica para Vazamentos

Use um papel toalha embaixo dos blocos e fittings, um vazamento muito pequeno vai marcar o papel com o tempo.
 
Montei uma bomba da Freezemod de 1000L/h que eu comprei fazia mais de ano, energia pelo molex e ajuste manual por parafuso. O minimo de rotação é 3.500rpm e o maximo não testei porque vira um enorme turbilhão no reservatório, mas creio que beire os 5.000 rpm. Para o meu loop com um rad de 240mm default, o minimo de rotação está ótimo, so empurra o 13600KF nos 125w jogando qualquer game não chega a 50 graus. Não vi diferença pra bombinha de 600L/h padrão para o meu uso diário, mas por ser bem mais dimensionada a vida útil na teoria deve ser bem maior. Nãontem ruido algum com as fans (Arctic de 120mm) no setup performance, se colocar full speed dá pra escutar alguma coisa. Ai claro que com loops com VGA blocada e mais rads a D5 deve fazer alguma diferença notável nas temps, mas só pra CPU a bombinha chinesa vai bem acredito, mesmo a de 600L. Hoje chegou pra mim uma mangueira da Freeze cor preta, que penso que vai durar mais na manutençâo, porque as cristal de pvc que uso a uns 7 anos preciso trocar a cada 6 meses ou menos, porque vão ficando turvas, e não são fungos, acredito que seja pela própria composição do material.
 
Ontem chegaram alguns componentes do WC, bloco da IceCool, um 360mm da bykski, e alguns conectores da bykski.
Hoje deve chegar o outro radiador e o resto dos conectores, fica faltando somente a bomba.
 
Ontem chegaram alguns componentes do WC, bloco da IceCool, um 360mm da bykski, e alguns conectores da bykski.
Hoje deve chegar o outro radiador e o resto dos conectores, fica faltando somente a bomba.
foi taxado como tá a importação da china?
 
Bom, terminou de chegar o water cooler inteiro, vou montar e depois dou um feedback dos resultados.

EDIT: parece que deu certo.

jYk67h2.jpg
 
Última edição:
Em uma semana o líquido laranja já tinha desbotado quase que por completo, e as partículas de corante estavam nadando na superfície do radiador.
Hoje limpei e troquei por água destilada pura.
 

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