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[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Sim, não sei qual foi a do liquido pronto que deu isso.

Man, fiquei preocupado de tabela.

Comprei um 3x120 da Barrow e aquilo é uma nojeira. Acho que foi azar, nem 10L de destilada, vinagre de álcool 6% e água com pasta de dente daquelas esfoliantes deram jeito. Tô usando pra testar umas configs com água gelada num loop "externo" tipo aqueles antigões que era moda faz 20 anos.
 
Man, fiquei preocupado de tabela.

Comprei um 3x120 da Barrow e aquilo é uma nojeira. Acho que foi azar, nem 10L de destilada, vinagre de álcool 6% e água com pasta de dente daquelas esfoliantes deram jeito. Tô usando pra testar umas configs com água gelada num loop "externo" tipo aqueles antigões que era moda faz 20 anos.

Aqui botei 2 radiadores de 360 da Bykski. O corante que soltou do coolant Hexa Pro manchou tudo, mangueiras, etc, mas não estou muito preocupado com manchas.
Ontem foram 3L de água destilado comprada no posto que usei pra lavar (a mulher até me perguntou pra que servia isso).

No fim, a água ainda não fica transparente ainda, só se eu tirasse tudo, desmontasse e lavasse manualmente, mas agora já está bem limpo.
Usando só água destilada pura agora e amanhã vou comprar sulfato de cobre (algicida) e por uma gota.

Estou pensando em montar mais um radiador, só que dessa vez externo também. Quem sabe até com fans de 220V e regulagem manual de velocidade.
 
Aqui botei 2 radiadores de 360 da Bykski. O corante que soltou do coolant Hexa Pro manchou tudo, mangueiras, etc, mas não estou muito preocupado com manchas.
Ontem foram 3L de água destilado comprada no posto que usei pra lavar (a mulher até me perguntou pra que servia isso).

No fim, a água ainda não fica transparente ainda, só se eu tirasse tudo, desmontasse e lavasse manualmente, mas agora já está bem limpo.
Usando só água destilada pura agora e amanhã vou comprar sulfato de cobre (algicida) e por uma gota.

Estou pensando em montar mais um radiador, só que dessa vez externo também. Quem sabe até com fans de 220V e regulagem manual de velocidade.

Aqui são 3 rads de 3x120, um ficou de fora. Dois Magicool G2 de 45mm e um Alphacool cross flow de 60 com idade já de ir na zona.

Mas o que voce pretende? Bench, sub-ambiente em ranking de clock? Essas fans pra ligar direto na rede elétrica não prestam pra PC. Precisa das monstronas de 38mm de espessura (o que já foi padrão) da Delta, Sunon, Nidec, Mitsubishi. Tudo 12V ou as ignorantes de 24V. Vai precisar de outra PSU e um aparelho pra surdez.
 
Aqui são 3 rads de 3x120, um ficou de fora. Dois Magicool G2 de 45mm e um Alphacool cross flow de 60 com idade já de ir na zona.

Mas o que voce pretende? Bench, sub-ambiente em ranking de clock? Essas fans pra ligar direto na rede elétrica não prestam pra PC. Precisa das monstronas de 38mm de espessura (o que já foi padrão) da Delta, Sunon, Nidec, Mitsubishi. Tudo 12V ou as ignorantes de 24V. Vai precisar de outra PSU e um aparelho pra surdez.

Trabalho com machine learning, que ou está usando 100% da GPU, ou então 100% da CPU.
Tem um leve over no 13900k.

Quero treinar meus algoritmos sem throttling na CPU. Muitas vezes eu nem estou em casa e acesso ele remotamente, então barulho não seria 100% do problema.

Mas talvez eu comece só pegando mais um radiator de 360mm, monto externamente, e uso os fans da NZXT que tem parados aqui de um Kraken atigo.
 
Trabalho com machine learning, que ou está usando 100% da GPU, ou então 100% da CPU.
Tem um leve over no 13900k.

Quero treinar meus algoritmos sem throttling na CPU. Muitas vezes eu nem estou em casa e acesso ele remotamente, então barulho não seria 100% do problema.

Mas talvez eu comece só pegando mais um radiator de 360mm, monto externamente, e uso os fans da NZXT que tem parados aqui de um Kraken atigo.

Aí não tem o menor sentido e tampouco necessidade de gastar uma verdadeira fortuna em fans, muito menos o inferno que é um monte de fan de 30, 40 ou 50W. A gente só usava pra bench sub-ambiente ou numas gambiarras com ar e H20. Eu aposentei todas minhas T30, usando onde faz mais sentido e tô usando aquelas CM Mobius que a Pichau tá torrando. Quando há tanta área de radiador, qualquer fan merda serve, mesmo quando tá tudo no regaço por horas a fio. Demora MUITO pra saturar termicamente um loop exagerado mesmo com fans porcarias.

Se me permite um conselho, um rad externo grandão vai ser trocentas vezes melhor, silencioso e nem muito mais caro. Vende o case, o troço mais inútil que existe, e parte pra rads externos de 840mm pra cima. Com um bom planejamento, ocupam o mesmo espaço do trambolho do O11D Evo (tb tenho um). Tô quase fechado no Phobya Nova 1080mm. Se tiver patrão, pode partir pros Mora3 e Aquacomputer. Se tiver umas conexões, tem uma galera fazendo sob medida aqui no Brasil.
 
Aí não tem o menor sentido e tampouco necessidade de gastar uma verdadeira fortuna em fans, muito menos o inferno que é um monte de fan de 30, 40 ou 50W. A gente só usava pra bench sub-ambiente ou numas gambiarras com ar e H20. Eu aposentei todas minhas T30, usando onde faz mais sentido e tô usando aquelas CM Mobius que a Pichau tá torrando. Quando há tanta área de radiador, qualquer fan merda serve, mesmo quando tá tudo no regaço por horas a fio. Demora MUITO pra saturar termicamente um loop exagerado mesmo com fans porcarias.

Se me permite um conselho, um rad externo grandão vai ser trocentas vezes melhor, silencioso e nem muito mais caro. Vende o case, o troço mais inútil que existe, e parte pra rads externos de 840mm pra cima. Com um bom planejamento, ocupam o mesmo espaço do trambolho do O11D Evo (tb tenho um). Tô quase fechado no Phobya Nova 1080mm. Se tiver patrão, pode partir pros Mora3 e Aquacomputer. Se tiver umas conexões, tem uma galera fazendo sob medida aqui no Brasil.
Será que tem gente vendendo radiador externo grandão com nota?

Lojas como a powerupinfo e a pccold eu consigo pegar itens por projeto.
Coisas sem nota, tipo aliexpress e etc., acaba sendo do meu bolso.
 
Galera eu uso um loop com 1 rad da Bykski standard de 240mm, block da Iceman, bomba da freezemod de 1.500 l/h com controle de rpm manual, só resfriando o 13600KF de 125w a 1.20v com os clocks default. Em bench tipo o R23 a temperatura fica em 60graus, jogando fica abaixo de 50 graus. Compensa colocar um rad de 360mm? Quantos graus abaixaria só com o rad de 360mm? 5, 8? O que acham?
 
Será que tem gente vendendo radiador externo grandão com nota?

Lojas como a powerupinfo e a pccold eu consigo pegar itens por projeto.
Coisas sem nota, tipo aliexpress e etc., acaba sendo do meu bolso.

Nossa, várias. Mas vai ser uma bica nos bagos. performance-pcs.com

Do you ship to Brazil?
Unfortunately, we no longer ship to Brazil. We have had far too many issues with the Customs department there. We do have some customers there who will ship to a Freight Forwarder here in the US who will in turn ship to Brazil. You can do so via the website provided the Freight Forwarders address is on file with your PayPal account.

Saco...

Boa caça.

Peraí que vou ver se uma lista em outro fórum ainda existe.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera eu uso um loop com 1 rad da Bykski standard de 240mm, block da Iceman, bomba da freezemod de 1.500 l/h com controle de rpm manual, só resfriando o 13600KF de 125w a 1.20v com os clocks default. Em bench tipo o R23 a temperatura fica em 60graus, jogando fica abaixo de 50 graus. Compensa colocar um rad de 360mm? Quantos graus abaixaria só com o rad de 360mm? 5, 8? O que acham?

Vou arriscar um palpite baseado na sua assinatura que a função principal do seu PC é pra jogos. Caso tenha acertado, por que não faz a coisa mais lógica e não bloca a VGA? Claro, isso e mais um radiador.

Vou morrer de tanto repetir, mas ainda convenço a maioria que, mesmo contando uso profissional, primeiro bloca a VGA e depois pensa na CPU. Fora os casos óbvios, vai dar uma pica mole de diferença na CPU, enquanto nas GPUs a temperatura cai pra mais da metade nas 3090 e 4090 da vida e o boost vai lá pros cornos da lua, fica completamente tranquilo tirar o ferro de solda pra fazer mods e dar um pouco de vida pras placas e aí por diante.
 
Última edição:
Nossa, várias. Mas vai ser uma bica nos bagos. performance-pcs.com

Peraí que vou ver se uma lista em outro fórum ainda existe.
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Vou arriscar um palpite baseado na sua assinatura que a função principal do seu PC é pra jogos. Caso tenha acertado, por que não faz a coisa mais lógica e não bloca a VGA? Claro, isso e mais um radiador.

Vou morrer de tanto repetir, mas ainda convenço a maioria que, mesmo contando uso profissional, primeiro bloca a VGA e depois pensa na CPU. Fora os casos óbvios, vai dar uma pica mole de diferença na CPU, enquanto nas GPUs a temperatura cai pra mais da metade nas 3090 e 4090 da vida e o boost vai lá pros cornos da lua, fica completamente tranquilo tirar o ferro de solda pra fazer mods e dar um pouco de vida pras placas e aí por diante.

Pior que quando me refito a nota, somente loja nacional mesmo pra pegar por projeto.
No momento o projeto está sem custeio pra importação.

Nacionalmente o maior que achei foi um 480 de 27mm na powerupinfo, e um 380 mais grosso (acho que de 60) na GB.
 
Pior que quando me refito a nota, somente loja nacional mesmo pra pegar por projeto.
No momento o projeto está sem custeio pra importação.

Nacionalmente o maior que achei foi um 480 de 27mm na powerupinfo, e um 380 mais grosso (acho que de 60) na GB.

Nesse caso acho que sobra a opção das compras internacionais via Amazon BR. As lojas que você citou tem pouca coisa interessante e as lojas boutiques vão te esfolar vivo.

Sobre espessura dos rads, nem vou me estender pq não tem espaço aqui e existe farto e ótimo material muito mais capaz do que eu e pra anos de leitura e aprendizado. Segundo estatísticas que acabei de inventar, mas vagamente baseada em fatos verídicos, anos de observação e dúzias de cagadas de minha própria autoria, 57% dos compradores dos "thicc boys" acabam com temps 3% melhores com 36% a mais de barulho, 78% acabam empatando em performance, 53% mais ruído e carteira 30% mais leve de tanta ventoinha soprando onde não deviam; a esmagadora maioria, com 92% na pizza conseguem 50% menos desempenho, 70% mais barulho e saldo bancário 200% menor, contrastando com meros 7% que gastaram muito mais tempo lendo, pesquisando, planejando e perguntando do que digitando o número do cartão. Estes têm média de 20% melhor performance, 1% menos ruído e 150% menos capital monetário.

Antigo, porém poderia muito bem ter sido publicado hoje. Basicamente todo o R&D nos últimos 8 anos foi gasto na curiosa integração e unificação de decoração natalina com dissipação térmica.
 
Última edição:
Nesse caso acho que sobra a opção das compras internacionais via Amazon BR. As lojas que você citou tem pouca coisa interessante e as lojas boutiques vão te esfolar vivo.

Sobre espessura dos rads, nem vou me estender pq não tem espaço aqui e existe farto e ótimo material muito mais capaz do que eu e pra anos de leitura e aprendizado. Segundo estatísticas que acabei de inventar, mas vagamente baseada em fatos verídicos, anos de observação e dúzias de cagadas de minha própria autoria, 57% dos compradores dos "thicc boys" acabam com temps 3% melhores com 36% a mais de barulho, 78% acabam empatando em performance, 53% mais ruído e carteira 30% mais leve de tanta ventoinha soprando onde não deviam; a esmagadora maioria, com 92% na pizza conseguem 50% menos desempenho, 70% mais barulho e saldo bancário 200% menor, contrastando com meros 7% que gastaram muito mais tempo lendo, pesquisando, planejando e perguntando do que digitando o número do cartão. Estes têm média de 20% melhor performance, 1% menos ruído e 150% menos capital monetário.

Antigo, porém poderia muito bem ter sido publicado hoje. Basicamente todo o R&D nos últimos 8 anos foi gasto na curiosa integração e unificação de decoração natalina com dissipação térmica.
A princípio vou de radiador mais fino mesmo, e mais área.

Acho que vou por enquanto pegar esse de 480mm, meter uns coolers básicos nele, e ligar via quick disconnect no gabinete.
Ver se com isso faço um external rad "plug-n-play".
 
A princípio vou de radiador mais fino mesmo, e mais área.

Acho que vou por enquanto pegar esse de 480mm, meter uns coolers básicos nele, e ligar via quick disconnect no gabinete.
Ver se com isso faço um external rad "plug-n-play".

Apenas deixando claro que a espessura "slim" antes dos AIOs era 44mm porque quase ninguém tinha grana pra comprar case boutique que comportasse um loop ou então um case mega high-end das marcas mais "normais", picar ele todo e torcer pro experimento dar certo. E tb não tenho nada contra radiadores com mais de 60mm de espessura, pelo contrário. Quase sempre usei só externo.

Quick disconnect compra da Bitspower. Bykski, Barrow e Cia é 200% de chance de desastre. Deixarei o google te mostrar os vídeos e histórias de horror.

Não entendi o lance de rad externo com fittings quick disconnect. É só pegar uma bacia ou balde, desconectar os fittings normais de compressão do radiador e pronto. Nem vai precisar de válvula de drenagem. Você vai precisar se auto-sabotar pra dar fezes.

Tô achando que no seu caso é melhor fazer looping paralelo. Um rad 4x120 é pouco, loop comprido, dois blocos e cheio de cotovelo... ia precisar de muita pressão e aí uma DDC mais exótica, Eheim ou variações seriam ideais. E caras, um parto pra achar no BR. Duas VPP655 da mais barata (são todas a mesma coisa.)
 
Coloquei um pouco de sulfeto de cobre no water cooler como antialgicida. O que vocês acham?
Pelo que pesquisei as opiniões são conflitantes, mas parece ok para partes de cobre.
 

A linha EK Pro recebe o novo Water Block de CPU LGA 1700 de alto desempenho.

EK, o renomado fabricante premium de soluções de refrigeração líquida, apresenta um novo bloco de água de CPU de alto desempenho feito explicitamente para CPUs baseadas em soquete Intel LGA 1700. Este bloco de CPU apresenta um mecanismo de resfriamento de alto fluxo e um design microfin denso que permite amplo resfriamento mesmo para o processador Intel Core i9-13900K com overclock.

Este é um bloco de água dedicado de nível empresarial desenvolvido para processadores de consumo Intel Core baseados no soquete LGA 1700. Possui duas portas rosqueadas padrão G1/4" na parte superior e é construído com desempenho, confiabilidade, facilidade de manutenção e sem concessões em mente. Esta solução de refrigeração líquida é destinada a PCs desktop, estações de trabalho e racks de servidor mais altos. é usinado em CNC a partir de POM Acetal preto durável, enquanto o suporte de fixação é feito de aço inoxidável cortado a laser.

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Motor de resfriamento
Este bloco de água da CPU usa uma variante do mecanismo de resfriamento EK-Quantum Velocity². A pressão de montagem específica desse mecanismo de resfriamento e a combinação de geometria da placa fria são adaptadas para o IHS e o layout da matriz dos processadores de soquete Intel LGA 1700. A baixa restrição de fluxo hidráulico permite que ela seja usada em configurações com bombas de água mais fracas ou velocidades de bomba mais baixas para uma operação extra silenciosa enquanto alcança o melhor desempenho.

A placa fria é feita com precisão para cobrir o IHS de forma eficaz e exercer pressão sobre a área da matriz. O topo de acetal canaliza o refrigerante em direção à placa de jato, o que aumenta a turbulência do líquido e o afunila no meio da pilha de microfins da placa fria, onde se divide em ambos os lados e volta para fora. Dessa forma, o meio da placa fria, posicionada diretamente sobre a matriz da CPU, obtém o máximo de resfriamento e fluxo.

O bloco de água EK-Pro CPU WB 1700 tem um mecanismo de montagem de prevenção de erros pré-montado instalado diretamente em seu suporte de montagem de metal. Quatro parafusos com mola garantem uma pressão de retenção ideal, resultando em instalação perfeita e desempenho ideal sem qualquer adivinhação.

Compatibilidade de soquete da CPU:
  • Soquete Intel LGA 1700
Disponibilidade e preço
Os blocos de água EK-Pro CPU WB 1700 são feitos na Eslovênia, Europa, e estão disponíveis para pré-encomenda na EK Webshop. Espera-se que este produto seja enviado no final de julho de 2023. A tabela abaixo mostra o preço de varejo sugerido pelo fabricante (MSRP), IVA incluído.

MSRP: 167,90€, incluindo IVA.
 
Chegou o radiador de 480mm pra usar de externo. Agora são dois 360 internos e um 480 externo.
i9 rodando a 5.8 all cores.
 
Pessoal,

Vocês tem alguma receita com a "mistura" para colocar no Water custom de vocês? Porque eu comprei um da da power up. Mas achei muito caro R$230 para meras 2 garrafinhas de 1l quando vc acha 5L de água destilada por R$30.
 
Pessoal

Vou tentar explicar essa confusão sobre a AGUA.

A agua é a parte principal do water cooler, poucos dão a devida atenção para ela.

Agua destilada, desmineralizada, de-ionizada (DI) é tudo DIFERENTE.

Agua destilada não garante alta resistividade, acima de 4 Mohms

Agua desmineralizada é um termo GENÉRICO que não define a resistividade, pode ficar abaixo de 4 Mohms

Agua De-ionizada é o termo para agua de alta resistividade, acima de 4 Mohms e pode chegar a 18 Mohms ( Ultra Pura) ou entre
0.056 a 0.25 uS/cm2 ( Condutividade ) 1 uS/cm2 representa uma resistividade de 1 Mohm.

Para se obter baixa corrosão no seu sistema water cooler de preferência a agua de-ionizada, ou agua DI para laboratório, medico, etc, que tenha uma especificação da sua resistividade ou condutividade.

O etilenoglicol é solúvel, não reativo, e evita proliferação orgânica no sistema.
 

Watercool apresenta seus novos radiadores HEATKILLER RAD para ventoinhas de 140 mm.

Devido à grande demanda pelos radiadores HEATKILLER RAD no formato de 140 mm, o fabricante alemão WATERCOOL decidiu agora também produzir os populares trocadores de calor nos tamanhos 280 mm e 420 mm com uma espessura de 30 mm (Slim). Assim, a WATERCOOL se mantém fiel à sua linha, mantendo altos padrões de qualidade.

Em cooperação com um fabricante conhecido do Extremo Oriente, os especialistas em refrigeração líquida conseguiram criar um radiador de malha de alto desempenho com uma aparência única. Assim, os núcleos de resfriamento são fabricados estritamente de acordo com as especificações da Watercool, enquanto a carcaça do radiador é produzida localmente em Waren. Isso significa que o acabamento e o controle de qualidade são realizados na Alemanha diretamente pelo fabricante.

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Altas capacidades de resfriamento em toda a faixa de velocidade
O objetivo do desenvolvimento era produzir radiadores competitivos com uma ampla faixa de desempenho. Consequentemente, o HEATKILLER RAD funciona muito bem mesmo com ventiladores girando lentamente e escala muito bem com o aumento da velocidade.

As melhores matérias-primas em uso
Somente matérias-primas de alta qualidade são usadas como base para o HEATKILLER RAD. A antecâmara é feita de latão, enquanto as aletas de resfriamento e os canais de água são feitos de cobre. Os painéis laterais são cortados a laser a partir de chapas de aço de 1 mm de espessura ou aço inoxidável e posteriormente escovados ou pintados a pó em preto ou branco, dependendo do acabamento.

Os lados frontais são feitos de aço inoxidável escovado e contribuem significativamente para a aparência exclusiva do HEATKILLER RAD. À primeira vista, os pequenos radiadores HEATKILLER definitivamente lembram o mundialmente famoso radiador monstruoso MORA3.

A série HEATKILLER RAD em formato 140 mm está imediatamente disponível ao preço de 49,95€ a 119,95€ nas cores preto, branco e aço inoxidável escovado e brevemente estará disponível em retalhistas selecionados.

Para mais informações e para comprar, visite esta página .
 
Excelente resposta, mas quando vc diz que o etilenoglicol não é reativo é pq ele não reagem com os metais ou também não reage com borrachas? lembro que tinha um problema desses com algum fluído desses -glicol
saberia indicar um antialgas pra misturar na água De-ionizada?
Pessoal

Vou tentar explicar essa confusão sobre a AGUA.

A agua é a parte principal do water cooler, poucos dão a devida atenção para ela.

Agua destilada, desmineralizada, de-ionizada (DI) é tudo DIFERENTE.

Agua destilada não garante alta resistividade, acima de 4 Mohms

Agua desmineralizada é um termo GENÉRICO que não define a resistividade, pode ficar abaixo de 4 Mohms

Agua De-ionizada é o termo para agua de alta resistividade, acima de 4 Mohms e pode chegar a 18 Mohms ( Ultra Pura) ou entre
0.056 a 0.25 uS/cm2 ( Condutividade ) 1 uS/cm2 representa uma resistividade de 1 Mohm.

Para se obter baixa corrosão no seu sistema water cooler de preferência a agua de-ionizada, ou agua DI para laboratório, medico, etc, que tenha uma especificação da sua resistividade ou condutividade.

O etilenoglicol é solúvel, não reativo, e evita proliferação orgânica no sistema.
 
Excelente resposta, mas quando vc diz que o etilenoglicol não é reativo é pq ele não reagem com os metais ou também não reage com borrachas? lembro que tinha um problema desses com algum fluído desses -glicol
saberia indicar um antialgas pra misturar na água De-ionizada?

Passando o histórico do meu sistema que esta rodando a muito tempo,
Só uso uma boa agua De ionizada ( acima de 4 Mohms ) e 10 a 20% de Etilenoglicol ou bi-etilenoglicol, não tem outro aditivo.

A agua esta cristalina e sem indícios de contaminação, com essa porcentagem de etilenoglicol acho difícil algum organismo procriar
O etilenoglicol e agua DI é usado em tintas para impressoras, tenho frascos de tintas para ink jet antigos e uso sem problemas.

Com um pouco de lógica, agua pura e sem minerais, os micro-organismos vão se alimentar do que? O sistema é fechado.

Eu tenho essa opinião, não alimente os Bichinhos.

Ter uma atenção especial com contaminantes na primeira carga do sistema de water cooler é muito importante.

A minha experiência com water cooler, se voce quer um liquido refrigerante incolor, com fácil manutenção e menor custo, é esse o caminho.
 
Excelente resposta, mas quando vc diz que o etilenoglicol não é reativo é pq ele não reagem com os metais ou também não reage com borrachas? lembro que tinha um problema desses com algum fluído desses -glicol
saberia indicar um antialgas pra misturar na água De-ionizada?

ETILENOGLICOL

O etilenoglicol é um composto orgânico ( baseado em carbono ) utilizado na produção de plásticos.

HO−CH2CH2−OH

Não é reativo e tem a função antimicrobiana.

As borrachas e os O-ring são basicamente Carbono ou plásticos de vedação, o Etilenoglicol não reage com esses materiais.

A corrosão por outro lado se dá por Íons livres.

No water cooler temos os blocos da CPU e GPU em Cobre ou com Niquel, o Radiador de cobre e Latão e os Fittings são de latão com niquel normalmente.

O Latão é uma liga de cobre e zinco, mas tem outro metais em menor quantidade.

A Agua De-ionizada ( Isenta de Íons ) e o Etilenoglicol protege da corrosão e evita o crescimento do micro-organismos.

Não vejo a necessidade de qualquer outro aditivo, fungicida, algicida, lubrificante, etc.

Na verdade esta sendo introduzido no watercooler outros materiais que podem reagir de forma prejudicial.
 
Só corrigindo o post anterior, além do Latão tem o Bronze (cobre e estanho),
Fabricantes as vezes não informam a composição do material, sendo os Fittings niquelados para proteção da corrosão.
 
Desculpe a pergunta fiz recentemente a montagem do meu primeiro WC custom Mas por não ter experiência e agonia vi que um dos radiadores estava com sujeira e ainda sim fiz a montagem e utilizei um fluido colorido! Moral da história com menos de um mês o fluido ficou bastante sujo além do fluido solta pigmentos! Fui e desmontei todo o sistema fiz a limpeza dos blocos e vou fazer a limpeza dos radiadores com água destilada! Minha principal dúvida é o que devo usar como fluido? Vi alguns relatos de água destilada seria uma boa ideia?
 
Só agua destilada é suficiente.
 

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