Sim, não sei qual foi a do liquido pronto que deu isso.Voce fez flush antes de montar o loop, né?
Sim, não sei qual foi a do liquido pronto que deu isso.Voce fez flush antes de montar o loop, né?
Sim, não sei qual foi a do liquido pronto que deu isso.
Man, fiquei preocupado de tabela.
Comprei um 3x120 da Barrow e aquilo é uma nojeira. Acho que foi azar, nem 10L de destilada, vinagre de álcool 6% e água com pasta de dente daquelas esfoliantes deram jeito. Tô usando pra testar umas configs com água gelada num loop "externo" tipo aqueles antigões que era moda faz 20 anos.
Aqui botei 2 radiadores de 360 da Bykski. O corante que soltou do coolant Hexa Pro manchou tudo, mangueiras, etc, mas não estou muito preocupado com manchas.
Ontem foram 3L de água destilado comprada no posto que usei pra lavar (a mulher até me perguntou pra que servia isso).
No fim, a água ainda não fica transparente ainda, só se eu tirasse tudo, desmontasse e lavasse manualmente, mas agora já está bem limpo.
Usando só água destilada pura agora e amanhã vou comprar sulfato de cobre (algicida) e por uma gota.
Estou pensando em montar mais um radiador, só que dessa vez externo também. Quem sabe até com fans de 220V e regulagem manual de velocidade.
Aqui são 3 rads de 3x120, um ficou de fora. Dois Magicool G2 de 45mm e um Alphacool cross flow de 60 com idade já de ir na zona.
Mas o que voce pretende? Bench, sub-ambiente em ranking de clock? Essas fans pra ligar direto na rede elétrica não prestam pra PC. Precisa das monstronas de 38mm de espessura (o que já foi padrão) da Delta, Sunon, Nidec, Mitsubishi. Tudo 12V ou as ignorantes de 24V. Vai precisar de outra PSU e um aparelho pra surdez.
Trabalho com machine learning, que ou está usando 100% da GPU, ou então 100% da CPU.
Tem um leve over no 13900k.
Quero treinar meus algoritmos sem throttling na CPU. Muitas vezes eu nem estou em casa e acesso ele remotamente, então barulho não seria 100% do problema.
Mas talvez eu comece só pegando mais um radiator de 360mm, monto externamente, e uso os fans da NZXT que tem parados aqui de um Kraken atigo.
Será que tem gente vendendo radiador externo grandão com nota?Aí não tem o menor sentido e tampouco necessidade de gastar uma verdadeira fortuna em fans, muito menos o inferno que é um monte de fan de 30, 40 ou 50W. A gente só usava pra bench sub-ambiente ou numas gambiarras com ar e H20. Eu aposentei todas minhas T30, usando onde faz mais sentido e tô usando aquelas CM Mobius que a Pichau tá torrando. Quando há tanta área de radiador, qualquer fan merda serve, mesmo quando tá tudo no regaço por horas a fio. Demora MUITO pra saturar termicamente um loop exagerado mesmo com fans porcarias.
Se me permite um conselho, um rad externo grandão vai ser trocentas vezes melhor, silencioso e nem muito mais caro. Vende o case, o troço mais inútil que existe, e parte pra rads externos de 840mm pra cima. Com um bom planejamento, ocupam o mesmo espaço do trambolho do O11D Evo (tb tenho um). Tô quase fechado no Phobya Nova 1080mm. Se tiver patrão, pode partir pros Mora3 e Aquacomputer. Se tiver umas conexões, tem uma galera fazendo sob medida aqui no Brasil.
Será que tem gente vendendo radiador externo grandão com nota?
Lojas como a powerupinfo e a pccold eu consigo pegar itens por projeto.
Coisas sem nota, tipo aliexpress e etc., acaba sendo do meu bolso.
Galera eu uso um loop com 1 rad da Bykski standard de 240mm, block da Iceman, bomba da freezemod de 1.500 l/h com controle de rpm manual, só resfriando o 13600KF de 125w a 1.20v com os clocks default. Em bench tipo o R23 a temperatura fica em 60graus, jogando fica abaixo de 50 graus. Compensa colocar um rad de 360mm? Quantos graus abaixaria só com o rad de 360mm? 5, 8? O que acham?
Nossa, várias. Mas vai ser uma bica nos bagos. performance-pcs.com
Peraí que vou ver se uma lista em outro fórum ainda existe.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Vou arriscar um palpite baseado na sua assinatura que a função principal do seu PC é pra jogos. Caso tenha acertado, por que não faz a coisa mais lógica e não bloca a VGA? Claro, isso e mais um radiador.
Vou morrer de tanto repetir, mas ainda convenço a maioria que, mesmo contando uso profissional, primeiro bloca a VGA e depois pensa na CPU. Fora os casos óbvios, vai dar uma pica mole de diferença na CPU, enquanto nas GPUs a temperatura cai pra mais da metade nas 3090 e 4090 da vida e o boost vai lá pros cornos da lua, fica completamente tranquilo tirar o ferro de solda pra fazer mods e dar um pouco de vida pras placas e aí por diante.
Pior que quando me refito a nota, somente loja nacional mesmo pra pegar por projeto.
No momento o projeto está sem custeio pra importação.
Nacionalmente o maior que achei foi um 480 de 27mm na powerupinfo, e um 380 mais grosso (acho que de 60) na GB.
A princípio vou de radiador mais fino mesmo, e mais área.Nesse caso acho que sobra a opção das compras internacionais via Amazon BR. As lojas que você citou tem pouca coisa interessante e as lojas boutiques vão te esfolar vivo.
Sobre espessura dos rads, nem vou me estender pq não tem espaço aqui e existe farto e ótimo material muito mais capaz do que eu e pra anos de leitura e aprendizado. Segundo estatísticas que acabei de inventar, mas vagamente baseada em fatos verídicos, anos de observação e dúzias de cagadas de minha própria autoria, 57% dos compradores dos "thicc boys" acabam com temps 3% melhores com 36% a mais de barulho, 78% acabam empatando em performance, 53% mais ruído e carteira 30% mais leve de tanta ventoinha soprando onde não deviam; a esmagadora maioria, com 92% na pizza conseguem 50% menos desempenho, 70% mais barulho e saldo bancário 200% menor, contrastando com meros 7% que gastaram muito mais tempo lendo, pesquisando, planejando e perguntando do que digitando o número do cartão. Estes têm média de 20% melhor performance, 1% menos ruído e 150% menos capital monetário.
Antigo, porém poderia muito bem ter sido publicado hoje. Basicamente todo o R&D nos últimos 8 anos foi gasto na curiosa integração e unificação de decoração natalina com dissipação térmica.
A princípio vou de radiador mais fino mesmo, e mais área.
Acho que vou por enquanto pegar esse de 480mm, meter uns coolers básicos nele, e ligar via quick disconnect no gabinete.
Ver se com isso faço um external rad "plug-n-play".
Pessoal
Vou tentar explicar essa confusão sobre a AGUA.
A agua é a parte principal do water cooler, poucos dão a devida atenção para ela.
Agua destilada, desmineralizada, de-ionizada (DI) é tudo DIFERENTE.
Agua destilada não garante alta resistividade, acima de 4 Mohms
Agua desmineralizada é um termo GENÉRICO que não define a resistividade, pode ficar abaixo de 4 Mohms
Agua De-ionizada é o termo para agua de alta resistividade, acima de 4 Mohms e pode chegar a 18 Mohms ( Ultra Pura) ou entre
0.056 a 0.25 uS/cm2 ( Condutividade ) 1 uS/cm2 representa uma resistividade de 1 Mohm.
Para se obter baixa corrosão no seu sistema water cooler de preferência a agua de-ionizada, ou agua DI para laboratório, medico, etc, que tenha uma especificação da sua resistividade ou condutividade.
O etilenoglicol é solúvel, não reativo, e evita proliferação orgânica no sistema.
Excelente resposta, mas quando vc diz que o etilenoglicol não é reativo é pq ele não reagem com os metais ou também não reage com borrachas? lembro que tinha um problema desses com algum fluído desses -glicol
saberia indicar um antialgas pra misturar na água De-ionizada?
Excelente resposta, mas quando vc diz que o etilenoglicol não é reativo é pq ele não reagem com os metais ou também não reage com borrachas? lembro que tinha um problema desses com algum fluído desses -glicol
saberia indicar um antialgas pra misturar na água De-ionizada?