[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Sempre comprei no Ali, e nunca tive problemas de n receber. E se tiver, tem como vc pedir o dinheiro de volta.

Dos itens que vc selecionou, corra (pra bem longe mesmo) do rad de alumínio. Se vc ligar ele junto com o block de cobre vai ter uma corrosão "legal" no seu sistema. Procure um rad de cobre tbm.

Eu prefiro compression fitttings ao invés de barbs e abraçadeiras, mas aí é gosto.

Essa bomba deve ser bem ruidosa.

Abraço e boa sorte.

Amigo, pegando o gancho da conversa você pode me dar uma dica de um radiador de cobre bom para 3 fans ?

Eu estava até pesquisando mas tudo que vejo é alumínio =/ ou quando de cobre o preço fica inviável !
 
Sugestão de radiador que caiba em um Corsair Carbide Spec 01 galera? Só vou blockar a CPU
 
Sugestão de radiador que caiba em um Corsair Carbide Spec 01 galera? Só vou blockar a CPU
Depende muito do quanto você esta disposto a mudar no case, mas acredito que um de 240mm vai tranquilo no teto
 
Amigo, pegando o gancho da conversa você pode me dar uma dica de um radiador de cobre bom para 3 fans ?

Eu estava até pesquisando mas tudo que vejo é alumínio =/ ou quando de cobre o preço fica inviável !

Amigo, tudo depende muito do seu projeto. ...
- O que vc vai refrigerar com esse rad?
- Vai ser só ele no loop ou vai ter mais algum rad?
- Quais fans vc vai usar?

Sim, os rads de cobre são mais caros que os de alumínio, justamente por serem superiores.....
 
Amigo, tudo depende muito do seu projeto. ...
- O que vc vai refrigerar com esse rad?
- Vai ser só ele no loop ou vai ter mais algum rad?
- Quais fans vc vai usar?

Sim, os rads de cobre são mais caros que os de alumínio, justamente por serem superiores.....

Na verdade já tenho o loop montado, atualmente só refrigerando a CPU mas pretendo blocar a VGA assim que a 1080 chegar.

- Bomba mcp35x2
- Block Alphacool Nexxxos xp3
- Reservatório Phobya Balancer 250.
- Agora vem a parte que me incomoda, o radiador é o que sobrou do meu antigo Raijintek Triton de 240mm (ele que pretendo trocar).
- Fans 2 Akasa Viper.

O loop esta assim: Reservatório > Bomba > Radiador > CPU > Reservatório.

E as temps não estão me agrandando, em ide meu 4790k (sem over) fica entre 30 ~ 35º considerando 25º no ambiante, e vai a 65 ~ 70º em full, a unica coisa que me resta trocar é o rad para abaixar um pouco as temps.
 
Última edição:
Na verdade já tenho o loop montado, atualmente só refrigerando a CPU mas pretendo blocar a VGA assim que a 1080 chegar.

- Bomba mcp35x2
- Block Alphacool Nexxxos xp3
- Reservatório Phobya Balancer 250.
- Agora vem a parte que me incomoda, o radiador é o que sobrou do meu antigo Raijintek Triton de 240mm (ele que pretendo trocar).
- Fans 2 Akasa Viper.

O loop esta assim: Reservatório > Bomba > Radiador > CPU > Reservatório.

E as temps não estão me agrandando, em ide meu 4790k (sem over) fica entre 30 ~ 35º considerando 25º no ambiante, e vai a 65 ~ 70º em full, a unica coisa que me resta trocar é o rad para abaixar um pouco as temps.

Então, tá ótimo, só te falta um bom radiador mesmo.

Procure pelos Alphacool Nexxxos UT45, vão lhe servir muito bem. Não são baratos, mas é um investimento que vale a pena.

Já com a 1080 no loop vc deverá conseguir manter as temps da CPU abaixo dos 60º em full.
 
Então, tá ótimo, só te falta um bom radiador mesmo.

Procure pelos Alphacool Nexxxos UT45, vão lhe servir muito bem. Não são baratos, mas é um investimento que vale a pena.

Já com a 1080 no loop vc deverá conseguir manter as temps da CPU abaixo dos 60º em full.

Não encontro o XT ou UT 45 de 360mm, será que um de 240mm seguraria ?
 
Também recomendo o de 360mm, haverá muito calor para ser trocado blocando CPU + VGA
 
Mestres do wc tubo rigido.... Tira uma duvida pf.
Caso eu uso tubos de cobre e de um polimento, e passar um verniz por cima ele vai concervar o polimento ? ou vai ficar opaco novamente?
banho de niquel custa caro?
 
Mestres do wc tubo rigido.... Tira uma duvida pf.
Caso eu uso tubos de cobre e de um polimento, e passar um verniz por cima ele vai concervar o polimento ? ou vai ficar opaco novamente?
banho de niquel custa caro?
Vou falar em termos de engenharia: não sei se verniz vai proteger o cobre da oxidação, mas tente conseguir cobre galvanizado, esse sim não sairá o brilho.
De repente da pra ti ver quanto sai para fazer um processo de eletrólise com níquel no cobre, mas acredito ser caro para um processo com qualidade.
 
Vou falar em termos de engenharia: não sei se verniz vai proteger o cobre da oxidação, mas tente conseguir cobre galvanizado, esse sim não sairá o brilho.
De repente da pra ti ver quanto sai para fazer um processo de eletrólise com níquel no cobre, mas acredito ser caro para um processo com qualidade.
uia, vlw pela dica.
sabe se a diferença no preço e muito grande?

pq a mobo que vou comprar e a asrock z170 pro4 que tem detalhes na cor do cobre, ai ficaria bem massa com tubos de cobre, e um CARBIDE 400C branco.
 
Última edição:
uia, vlw pela dica.
sabe se a diferença no preço e muito grande?
Não sei, até porque aqui na cidade não tem tubulação de cobre galvanizado das mesmas medidas que os PETG e nem tem quem faça o processo de eletrólise com níquel.
 
Não sei, até porque aqui na cidade não tem tubulação de cobre galvanizado das mesmas medidas que os PETG e nem tem quem faça o processo de eletrólise com níquel.
conhece alguem que venda petg aqui no brasil? so achei acrilico mesmo.
 
uai... num tem aqueles tubos petg? que é mais resistente que acrilico?
Eu conheço os fittings PETG e não o material PETG.
Acho que mais atrapalhei do que ajudei :sefu: :genio:
 
Eu conheço os fittings PETG e não o material PETG.
Acho que mais atrapalhei do que ajudei :sefu: :genio:


PETG não é o material do qual são fabricados os tubos? :hmm:

Os fittings, tanto pra acrílico como pra PETG são os mesmos.....
 
PETG não é o material do qual são fabricados os tubos? :hmm:

Os fittings, tanto pra acrílico como pra PETG são os mesmos.....
É isso aí mesmo.
Estive pesquisando mais sobre os fittings para tubo rígido e eles são chamados de rigid compression.
No AliExpress tu encontra eles como fittings PETG :vish:
 
Boa tarde pessoal,
Primeira vez me aventurando no mundo do wc custom tb e já me informei bastante no tópico. Estou montando meu primeiro WC para o seguinte sistema (vou refrigerar cpu e gpu):

I7 6700k
Gtx Titan x Pascal
Mobo Asus Maximus Hero VIII
Gabinete NZXT

Já comprei os seguintes componentes, utilizando o custom confia no site da EK:

Ek Xres 140 Revo D5 Pwm (Incl. Pump)
Ek Fc Titan X Pascal Block
Ek Cool Stream Xe 360 (Triple)
Ek Fc Titan X Pascal Backplate Black
Ek Furious Vardar Ff5 120 (3000rpm)
EK Supremacy cpu block
Fittings EK 8 unidades mais duas em 90 graus
Tubos acrílicos 10/12mmm 50cm 6 peças
Cordão de silicone
Molde para modelar os tubos acrílicos
Líquido coolaint da GBAWC
Soprador térmico
Lixas para aparar a ponta dos tubos
Cabo 3x1 para fans

Pelos cálculos do site da ek esse sistema é suficiente para refrigerar bem minha cpu e gpu mas tenho algumas dúvidas:

1) falta eu adquirir algum componente rs? Seria necessário mais um radiador?

2) pretendo fazer assim: reservatório/bomba --> gpu block --> cpu block --> radiador --> reservatório/bomba. Ficaria razoável? Pois pelo que vi acho que seria o caminho mais fácil.

3) eu tenho que fazer manutenção de quanto em quanto tempo? E o que seria essa manutenção rs? Trocar o fluido?

Sou extremamente newbie em wc principalmente na pratica pois nunca construi nenhuma build, logo conto com a ajuda de vocês para montar algo bacana e bem cold rs!

Valeu pessoal!
 
Eae brother blz? vamos lá:

1) falta eu adquirir algum componente rs? Seria necessário mais um radiador?

Parece estar tudo aí, quanto ao rad, EU colocaria mais um no meio do loop. entre a CPU e o GPU.

Mas o triplo, em teoria, já dá conta.


2) pretendo fazer assim: reservatório/bomba --> gpu block --> cpu block --> radiador --> reservatório/bomba. Ficaria razoável? Pois pelo que vi acho que seria o caminho mais fácil.


Quando se tem apenas um rad, meio q tanto faz a ordem, monte o loop do jeito que ficar melhor otimizado no seu case, onde não precise ficar dando muitas voltas.


3) eu tenho que fazer manutenção de quanto em quanto tempo? E o que seria essa manutenção rs? Trocar o fluido?[/QUOTE]

A cada 6 meses troque o líquido e a cada um ano faça uma manutenção mais parruda, desmontando blocks para limpeza e trocando as pastas térmicas.


Se eu puder te dar mais uma dica seria: Evite fluídos coloridos, mas se vc quiser de todo jeito, então procure um BOM fluído de marcas renomadas.

Abraço e boa sorte.
 
Se eu puder te dar mais uma dica seria: Evite fluídos coloridos, mas se vc quiser de todo jeito, então procure um BOM fluído de marcas renomadas.

Abraço e boa sorte.

Esse fds vou fazer a manutenção no meu WC... Porém não achei água destilada próximo de casa, mas encontrei água bi-desmineralizada... Posso usar no wc ?
 
Esse fds vou fazer a manutenção no meu WC... Porém não achei água destilada próximo de casa, mas encontrei água bi-desmineralizada... Posso usar no wc ?

Sim, tranquilo.

Aproveitando segue um texto explicando sobre água destilada/desmineralizada que achei na net:

Água destilada é água que foi obtida através da destilação (condensação do vapor de água obtido pela ebulição) de água normal que contém, em geral, outras substâncias dissolvidas. Enquanto que a água que bebemos é, em termos gerais, uma solução, a água destilada é uma substância pura. É utilizada para diversos fins, na medicina e na indústria. Contém unicamente os elementos oxigênio e hidrogênio. Pode ser produzida em laboratório, ou na natureza, logo quando se forma a chuva. Ela não é própria para beber, pois não possui os sais minerais necessários para nosso organismo. Quando ingerida pode causar desinteria. Para determinar a densidade de materiais através da Balança de Arquimedes é necessário utilizar a água destilada, devido a sua composição pura ela possuem exatamente 1 Kilo em 1 Litro.
Já a água desmineralizada ocorre deste modo:O Equipamento Desmineralizador de Água, Desionizador ou Deionizador de Água, removerá todos os sais minerais dissolvidos em forma de íons presentes na água bruta, mediante a passagem da mesma a través de colunas de troca iônica, contendo resinas catiônica e aniônica quando Leitos Separados tipo Catiônico e Aniônico respectivamente, ou a traves de coluna Leito Misto contendo resina mista; eliminando os sais minerais presentes e permitindo assim desmineralizar, deionizar e purificar á água em tratamento.

Á qualidade da água é expressa em microsiemens (condutividade) ou ohms (resistividade) sendo que quanto menor seja a condutividade por tanto maior a resistividade, mais próxima de pura será a mesma. Água de qualidade expressa em resistividade mínima de 200.000 ohms (200 K?) ou condutividade máxima de ate 5 microsiemens (5 µS/cm ou 5 mmhos)
 
Eae brother blz? vamos lá:

1) falta eu adquirir algum componente rs? Seria necessário mais um radiador?

Parece estar tudo aí, quanto ao rad, EU colocaria mais um no meio do loop. entre a CPU e o GPU.

Mas o triplo, em teoria, já dá conta.


2) pretendo fazer assim: reservatório/bomba --> gpu block --> cpu block --> radiador --> reservatório/bomba. Ficaria razoável? Pois pelo que vi acho que seria o caminho mais fácil.


Quando se tem apenas um rad, meio q tanto faz a ordem, monte o loop do jeito que ficar melhor otimizado no seu case, onde não precise ficar dando muitas voltas.


3) eu tenho que fazer manutenção de quanto em quanto tempo? E o que seria essa manutenção rs? Trocar o fluido?

A cada 6 meses troque o líquido e a cada um ano faça uma manutenção mais parruda, desmontando blocks para limpeza e trocando as pastas térmicas.


Se eu puder te dar mais uma dica seria: Evite fluídos coloridos, mas se vc quiser de todo jeito, então procure um BOM fluído de marcas renomadas.

Abraço e boa sorte.[/QUOTE]

Muito obrigado! Eu peguei o líquido da GBA Watercooler, que foi me indicado por outro conhecido. Você sabe se presta?

E apenas mais uma dúvida, em relação aos tubos acrílicos existe possibilidade maior de vazamento? Para cortar eles consigo fazer com serrote para metal?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo