[TÓPICO DEDICADO] Como montar um Water Cooler Custom

Vou dar uma dica para adaptar os blocos am3 no socket am4, vai em uma casa de acrílicos leva o bloco e o backplate e pede pra fazer a peça pra vcs. Fica bem mais em conta o ultimo gastei 12 temers.
 
Última edição:
alguma loja cria esse sistema para um gabinete especifico e envia por correios ou devem ter meu gabinete em mãos?
 
alguma loja cria esse sistema para um gabinete especifico e envia por correios ou devem ter meu gabinete em mãos?
Depende do tipo de serviço que você vai querer, exemplos:
  • existem lojas especializadas que podem montar o kit com peças compatíveis para você e te enviar já conhecendo seu gabinete ou você solicitar uma consultoria a eles.
  • você mandar pra alguma loja seu case pra eles montarem para você
  • você comprar kits completos (ex: http://www.kabum.com.br/cgi-local/s...11&origem=52&gclid=CPSuz6u7o9ICFVUFkQodz6ENMQ)
  • você mesmo pesquisar, entender e trocar a ideia em forums para selecionar e comprar as peças adequadas as restrições e recursos de seu gabinete e compatibilidade das peças, por exemplo comprar fittings e mangueiras de mesmo diâmetro e não comprar um radiador de 340mm sendo que seu gabinete não comporta.
Fora os custom tem os watercoolers selados ou (AIO / All in One) que você você só tem o trabalho de colocar, são mais baratos e você geralmente só precisa se preocupar se será compatível com seu socket do processador e se o radiador/fan vai ter espaço no gabinete, estes geralmente a bomba de fluido fica em cima do bloco, já com customs o padrão é você ter o reservatório + bomba d'água + bloco CPU/GPU/etc... + radiador/fans (um ou mais)

Aguarde a galera dar mais dicas se você precisar :bat:
 
Pessoal, pretendo fazer umas modificações nas minhas instalações este mês que vem, quem acompanhou minha montagem umas páginas pra trás viu que meu atual gabinete, Corsair Carbide Spec-01 não comportou meu radiador de 360mm, gostaria de dicas de gabinetes (mid tower, não quero nada muito grande e muito caro) que comporte todo meu sistema, tenho pensado no Thermaltake Core P3, alguém que tenha ele ou tenha visto de perto? Aceito recomendações de outros gabinetes tbm, o Thermaltake View 27 parece que suporta também, mas não tenho certeza.

Abraços e obrigado! :joia:
 
Mais inspirações para vocês!

Depois de um dia trabalhoso, eis que terminei a montagem do novo loop do WC.
É como o amigo @N3SSO diz: “é cansativo, mas é muito gratificante!”

Segue as mudanças realizadas no sistema:
  • Adicionou-se um Indicador de Fluxo para monitorar a vazão da bomba;
  • Adicionou-se fans Akasa Apache Black no radiador superior (360mm) para montagem do sistema Push & Pull;
  • Adicionou-se mais um fan Akasa Apache Black na parte inferior do case;
  • Trocou-se os stop fittings de todo o sistema, sendo 11 ao total.

Depois de estudar muito sobre Mecânica dos Fluídos (escoamento externo incompressível) e sobre Transferência de Calor e Massa (convecção forçada), decidi optar por um sistema de refrigeração onde a pressão interna do case é POSITIVA.
Uma pressão positiva dentro do case facilita a saída do ar quente depois de fazer a troca de calor com os radiadores.
Para remover o ar quente do case, é usado 2 fans: Akapa Apache Black 120mm e Cougar CFD White 140mm.

O sistema P&P no radiador superior (360mm) quase não coube no case devido ao dissipador de calor dos mosfet da MB. Para que coubesse o radiador, precisei fixa-lo um pouco atravessado, saindo do layout padrão de fixação.
Os fans do radiador superior estão puxando o ar de fora do case, assim como os fans frontais.

O radiador frontal já possui sistema P&P com 2 fans Cougar CFD White 120mm em Pull e 2 Cougar CFD White 140mm em Push.
Antes, o radiador superior (360mm) puxava o ar de dentro do case e jogava para fora, porém o fato de já pegar o ar quente interno que vinha dos fans do radiador frontal, faz com que a eficiência não seja muito satisfatória entre a troca térmica do fluído (ar) e as aletas do radiador.

A eficiência se dá pela temperatura do fluído (ar) que troca calor com as aletas dos radiadores, ou seja, quanto mais frio for o ar que passar pelas aletas, maior será a eficiência de troca térmica.
Outro fato importante é a temperatura ambiente, pois ela está associada ao coeficiente de condutividade térmica.

Até pensei em calcular a eficiência térmica aproximada, mas me faltam muitos dados, então seria um cálculo muito distorcido da realidade. Precisaria saber a temperatura ambiente, temperatura da superfície das aletas, temperatura do fluído (água destilada), condutividade térmica dos materiais do WC depois de pintados (caso não fossem pintados era só pegar em uma tabela, mas não sei se a pintura teria alguma influência), entre outros dados.

Vamos às imagens!

dMJ3xvY.jpg


pyjpz5f.jpg


Y97i1uv.jpg


kVXRF9U.jpg


zF4HDF3.jpg
 
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Depois de um dia trabalhoso, eis que terminei a montagem do novo loop do WC.
É como o amigo @N3SSO diz: “é cansativo, mas é muito gratificante!”

Segue as mudanças realizadas no sistema:
  • Adicionou-se um Indicador de Fluxo para monitorar a vazão da bomba;
  • Adicionou-se fans Akasa Apache Black no radiador superior (360mm) para montagem do sistema Push & Pull;
  • Adicionou-se mais um fan Akasa Apache Black na parte inferior do case;
  • Trocou-se os stop fittings de todo o sistema, sendo 11 ao total.

Depois de estudar muito sobre Mecânica dos Fluídos (escoamento externo incompressível) e sobre Transferência de Calor e Massa (convecção forçada), decidi optar por um sistema de refrigeração onde a pressão interna do case é POSITIVA.
Uma pressão positiva dentro do case facilita a saída do ar quente depois de fazer a troca de calor com os radiadores.
Para remover o ar quente do case, é usado 2 fans: Akapa Apache Black 120mm e Cougar CFD White 140mm.

O sistema P&P no radiador superior (360mm) quase não coube no case devido ao dissipador de calor dos mosfet da MB. Para que coubesse o radiador, precisei fixa-lo um pouco atravessado, saindo do layout padrão de fixação.
Os fans do radiador superior estão puxando o ar de fora do case, assim como os fans frontais.

O radiador frontal já possui sistema P&P com 2 fans Cougar CFD White 120mm em Pull e 2 Cougar CFD White 140mm em Push.
Antes, o radiador superior (360mm) puxava o ar de dentro do case e jogava para fora, porém o fato de já pegar o ar quente interno que vinha dos fans do radiador frontal, faz com que a eficiência não seja muito satisfatória entre a troca térmica do fluído (ar) e as aletas do radiador.

A eficiência se dá pela temperatura do fluído (ar) que troca calor com as aletas dos radiadores, ou seja, quanto mais frio for o ar que passar pelas aletas, maior será a eficiência de troca térmica.
Outro fato importante é a temperatura ambiente, pois ela está associada ao coeficiente de condutividade térmica.

Até pensei em calcular a eficiência térmica aproximada, mas me faltam muitos dados, então seria um cálculo muito distorcido da realidade. Precisaria saber a temperatura ambiente, temperatura da superfície das aletas, temperatura do fluído (água destilada), condutividade térmica dos materiais do WC depois de pintados (caso não fossem pintados era só pegar em uma tabela, mas não sei se a pintura teria alguma influência), entre outros dados.

Vamos às imagens!

dMJ3xvY.jpg


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:mr::mother::fap:

Sensacional, parabéns cara!!!
 
A configuração está boa, só colocaria um rad maior caso o gabinete tenha suporte, mesmo o CPU não sendo para overclock.
Vai precisar de uns ângulos e compression fittings.
Algumas páginas atrás montei um sistema CxB pra quem quer comprar as peças de WC Custom no Ali Express, só procurar o post.



As placas ACX da EVGA possuem o mesmo PCB de uma placa referência, ou seja, elas são placas de referência porém com um cooler diferenciado.
Só não possui PCB referência os modelos Classified, KingPing e outros mais diferenciados da EVGA.
Se o block é para uma GTX1070 referência, vai servir tranquilo na placa.

Finalmente vou aposentar minha HD6990 dentro de uns meses:soclose:
 
Mais inspirações para vocês!

Depois de um dia trabalhoso, eis que terminei a montagem do novo loop do WC.
É como o amigo @N3SSO diz: “é cansativo, mas é muito gratificante!”

Segue as mudanças realizadas no sistema:
  • Adicionou-se um Indicador de Fluxo para monitorar a vazão da bomba;
  • Adicionou-se fans Akasa Apache Black no radiador superior (360mm) para montagem do sistema Push & Pull;
  • Adicionou-se mais um fan Akasa Apache Black na parte inferior do case;
  • Trocou-se os stop fittings de todo o sistema, sendo 11 ao total.

Depois de estudar muito sobre Mecânica dos Fluídos (escoamento externo incompressível) e sobre Transferência de Calor e Massa (convecção forçada), decidi optar por um sistema de refrigeração onde a pressão interna do case é POSITIVA.
Uma pressão positiva dentro do case facilita a saída do ar quente depois de fazer a troca de calor com os radiadores.
Para remover o ar quente do case, é usado 2 fans: Akapa Apache Black 120mm e Cougar CFD White 140mm.

O sistema P&P no radiador superior (360mm) quase não coube no case devido ao dissipador de calor dos mosfet da MB. Para que coubesse o radiador, precisei fixa-lo um pouco atravessado, saindo do layout padrão de fixação.
Os fans do radiador superior estão puxando o ar de fora do case, assim como os fans frontais.

O radiador frontal já possui sistema P&P com 2 fans Cougar CFD White 120mm em Pull e 2 Cougar CFD White 140mm em Push.
Antes, o radiador superior (360mm) puxava o ar de dentro do case e jogava para fora, porém o fato de já pegar o ar quente interno que vinha dos fans do radiador frontal, faz com que a eficiência não seja muito satisfatória entre a troca térmica do fluído (ar) e as aletas do radiador.

A eficiência se dá pela temperatura do fluído (ar) que troca calor com as aletas dos radiadores, ou seja, quanto mais frio for o ar que passar pelas aletas, maior será a eficiência de troca térmica.
Outro fato importante é a temperatura ambiente, pois ela está associada ao coeficiente de condutividade térmica.

Até pensei em calcular a eficiência térmica aproximada, mas me faltam muitos dados, então seria um cálculo muito distorcido da realidade. Precisaria saber a temperatura ambiente, temperatura da superfície das aletas, temperatura do fluído (água destilada), condutividade térmica dos materiais do WC depois de pintados (caso não fossem pintados era só pegar em uma tabela, mas não sei se a pintura teria alguma influência), entre outros dados.

Vamos às imagens!

dMJ3xvY.jpg


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Show de bola brother!! Parabéns, ficou muito bonita a montagem, ainda mais com as fans e mangueiras brancas combinando!
Agora é eu ter paciência para esperar minha bomba chegar do continente asiático e dar andamento ao meu projeto kkk

A título de curiosidade, você prendeu a bomba em algum suporte ou só o reservatório?
 
Show de bola brother!! Parabéns, ficou muito bonita a montagem, ainda mais com as fans e mangueiras brancas combinando!
Agora é eu ter paciência para esperar minha bomba chegar do continente asiático e dar andamento ao meu projeto kkk

A título de curiosidade, você prendeu a bomba em algum suporte ou só o reservatório?
Valeu, parça!
A bomba está suspensa.
Quem está preso pelas presilhas de plástico é o reservatório.
 
Galera, dúvidas, se puderem ajudar.
Utilizando componentes de marcas diferentes (mas mesmos materiais, cobre e níquel 'fittings'), usando apenas água destilada e algicida, tenho um cenário muito propício para corrosão ou isso é só história (para boi dormir) de marcas querendo vender kits completos que custam um rim?

Cheguei neste assunto dando uma pesquisada sobre estes fluídos de marca ou feitos por lojas, e tbm usário de fórum citando corrosão ao usar apenas água destilada + silver coil.
 
Galera, dúvidas, se puderem ajudar.
Utilizando componentes de marcas diferentes (mas mesmos materiais, cobre e níquel 'fittings'), usando apenas água destilada e algicida, tenho um cenário muito propício para corrosão ou isso é só história (para boi dormir) de marcas querendo vender kits completos que custam um rim?

Cheguei neste assunto dando uma pesquisada sobre estes fluídos de marca ou feitos por lojas, e tbm usário de fórum citando corrosão ao usar apenas água destilada + silver coil.
O que importa é o material, isso de ser a mesma marca é só pra você comprar tudo de uma marca só :haha:
E sobre misturar depende, alguns materiais recebem tratamento anti corrosão, se não me engano, ví alguns testes que caso o alumínio for anodizado é possível utilizar em um sistema com cobre sem problemas.:joia:
 
@X.Slayer.X

Qual a diferença desses Fittings de 45 graus?

Num1
Num2
 
Credo man. Acho que os links não deram certo. Segue modelos

TWT45-B01
TDWT45-V2
 
Após 4 meses.... sim, 4 meses. Achei até q tinha perdido.... inclusive já montei todo o sistema e nem preciso mais, mas deixa aqui guardadinho.


Alicate para cortar tubos flexíveis XSPC
qRKNivMh.jpg


r792Fzlh.jpg


QYKQvChh.jpg



Eu comprei 2 sensores de temperatura, mas enviaram 1 sensor e 1 split.... wtf... :folks:

7kky84Kh.jpg


Qay16Lxh.jpg

Muito legal esse sensor... ainda bem q eu nem quero gastar com isso.... :sei:
 
Bom Montei o meu esses dias com kit da Thermaltake e fiz com tubulacao em acrilico
Deu um puta trampo
 
Pessoal...me tira uma duvida...tem block univesal para VRM?

Em um looping de CPU + VRM um Radiador 360 aguenta?
 
Pessoal...me tira uma duvida...tem block univesal para VRM?

Em um looping de CPU + VRM um Radiador 360 aguenta?

Tem sim, mas mesmo sendo "universal" certifique-se se realmente cabe na sua mobo.

Ainda que tivesse uma VGA no loop daria e sobrava rad.
 
@X.Slayer.X

Qual a diferença desses Fittings de 45 graus?

Num1
Num2
 
Credo man. Acho que os links não deram certo. Segue modelos

TWT45-B01
TDWT45-V2
O primeiro modelo é um rotary fitting (ângulo "rotativo" 360°).
O segundo é um ângulo 45° normal, que não tem como posicionar a direção do ângulo.
 
O que importa é o material, isso de ser a mesma marca é só pra você comprar tudo de uma marca só :haha:
E sobre misturar depende, alguns materiais recebem tratamento anti corrosão, se não me engano, ví alguns testes que caso o alumínio for anodizado é possível utilizar em um sistema com cobre sem problemas.:joia:
Cara tenho muitas duvidas com esse "terror" sobre corrosão, tenho um H100 desde 2011 e esse ano abri para trocar as mangueiras fluido etc, e não vi nada de corrosão... De qualquer forma comprei rads de cobre para montar meu wc custon(quem tem tem medo). Deixei um pedaço de cobre e outro de alumínio dentro da garrafa com fluido q sobrou , ta la desde inicio de janeiro e até agora nada de diferente vou ver até o meio do ano e confirmar se na pratica esse fenômeno ocorre de fato.
 
Cara tenho muitas duvidas com esse "terror" sobre corrosão, tenho um H100 desde 2011 e esse ano abri para trocar as mangueiras fluido etc, e não vi nada de corrosão... De qualquer forma comprei rads de cobre para montar meu wc custon(quem tem tem medo). Deixei um pedaço de cobre e outro de alumínio dentro da garrafa com fluido q sobrou , ta la desde inicio de janeiro e até agora nada de diferente vou ver até o meio do ano e confirmar se na pratica esse fenômeno ocorre de fato.
Depende de qual fluído está usando.
Há vários fluídos no mercado que contém aditivos anti corrosivos, assim como o fluído original dos WC AIO.
Experimenta fazer esse mesmo teste usando somente água destilada + algicida, sem contar que tem que ter uma fonte de calor junto, então deixe durante o dia essa composição no sol.
 
Depende de qual fluído está usando.
Há vários fluídos no mercado que contém aditivos anti corrosivos, assim como o fluído original dos WC AIO.
Experimenta fazer esse mesmo teste usando somente água destilada + algicida, sem contar que tem que ter uma fonte de calor junto, então deixe durante o dia essa composição no sol.
Ta na área lá de casa e pega calor na parte da tarde toda (lembrando que aqui no rj qualquer lugar e fonte de calor... kkkk), o fluido é uma mistura de agua destilada algicida e aditivo automotivo (+ ou - 15%).
 
Ta na área lá de casa e pega calor na parte da tarde toda (lembrando que aqui no rj qualquer lugar e fonte de calor... kkkk), o fluido é uma mistura de agua destilada algicida e aditivo automotivo (+ ou - 15%).
Serie interessante fazer com somente água destilada + algicida, que é o que a grande maioria usa como fluído do WC.
Aditivos para radiadores normalmente possuem uma coloração que não seja incolor.
 
Pessoal aqueles fluidos opacos que tem no Mercado Livre (GBA e outras marcas) são muito ruins? Vi o branco e achei bem bonito, creio que seja melhor colocar as mangueiras brancas correto? Mas o fluido branco é maneirão:okay:
 
Pessoal aqueles fluidos opacos que tem no Mercado Livre (GBA e outras marcas) são muito ruins? Vi o branco e achei bem bonito, creio que seja melhor colocar as mangueiras brancas correto? Mas o fluido branco é maneirão:okay:

GBA??? :eca::eca::eca:

Sério, já li muito casos de gente metendo o pau no fluído deles.

Se vc quer mesmo um fluido colorido, então compre um top, importado da EK ou outras marcas boas.
 
GBA??? :eca::eca::eca:

Sério, já li muito casos de gente metendo o pau no fluído deles.

Se vc quer mesmo um fluido colorido, então compre um top, importado da EK ou outras marcas boas.

Também já vi algumas reclamaçoes desse fluido, vou pegar uma mangueira branca que achei no Aliexpress mesmo entao, valeu:joia:
 

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