• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Esse preço pra 1 ano inteiro de qconcursos ta bom demais, usei ele quando estudei pro ENEM, vale muito a pena, fiz mais de 3K questões kkkkkkkk
 

Aos interessados.
Não sei se compensa, se realmente vai ter, se a prova é fácil, difícil, concorrência etc.
Área de controle tá bem movimentada, acho que vale a pena entrar. Vai ter TCE AM, TCE PI, TCM-SP (inscrições suspensas desde Abril de 2020), e TCU autorizado. Agora mais esse.

Problema é que alguns TCEs pedem formação específica, no caso do Amazonas não pede. Do TCE PI vai ser só pra engenharia e algumas vagas de auxiliar administrativo (salário não muito atrativo).
 
Fala galera, sou novo aqui no fórum e também pretendo prestar concurso público, vocês tem alguma dica de onde comprar apostilas ou pdf para estudar.

Pretendo prestar par auditor fiscal da receita federal
 
O recurso apresentado no STF levou em consideração os novos decretos que impõem medidas restritivas em Curitiba, no Paraná, e no estado do Maranhão, impedindo os candidatos destes locais de realizar a etapa.

Na ação, cita-se o seguinte trecho: “Choca-se frontalmente com o decreto sanitário da municipalidade e, por esta razão, faz-se necessária a urgente e indispensável intervenção judicial para assegurar a obediência ao princípio da legalidade, bem como para assegurar a isonomia entre os candidatos”.

 
 
Absurdo, alguém sabe pq foi mantido?

Um dos argumentos apresentados:

O ministro Alexandre de Moraes abriu a divergência, negando o pedido de suspensão das provas. No voto, o ministro ressaltou o fato de o Supremo ter reconhecido a competência de governos locais para a adoção de medidas sanitárias no combate à pandemia "não autoriza por outro lado, a indevida interferência dos entes federativos nas competências da União".

"O fato de o certame ocorrer em diversos estados e municípios não os autoriza a interferir na decisão administrativa federal de realizar o concurso público para o preenchimento de seus quadros, especialmente por se tratar a Polícia Federal de atividade essencial, sob pena de violar o Pacto Federativo", afirmou.

Segundo Moraes, não é admissível a "interferência" de decisões municipais sobre atividades própria da União, como concursos públicos ou serviços públicos federais.

"Admitir-se tal solução seria admitir a interferência dos municípios e estados no exercício da administração da União, o que violaria a própria lógica do federalismo e da autonomia dos entes", argumentou.


O mais cômico é os caras decidirem em SESSÃO VIRTUAL manter uma prova presencial que vai gerar inúmeras aglomerações, já que são mais de 300 mil inscritos, ignorando completamente o fato de que os números da pandemia estão voltando a subir.
 
Última edição:
Um dos argumentos apresentados:

O ministro Alexandre de Moraes abriu a divergência, negando o pedido de suspensão das provas. No voto, o ministro ressaltou o fato de o Supremo ter reconhecido a competência de governos locais para a adoção de medidas sanitárias no combate à pandemia "não autoriza por outro lado, a indevida interferência dos entes federativos nas competências da União".

"O fato de o certame ocorrer em diversos estados e municípios não os autoriza a interferir na decisão administrativa federal de realizar o concurso público para o preenchimento de seus quadros, especialmente por se tratar a Polícia Federal de atividade essencial, sob pena de violar o Pacto Federativo", afirmou.

Segundo Moraes, não é admissível a "interferência" de decisões municipais sobre atividades própria da União, como concursos públicos ou serviços públicos federais.

"Admitir-se tal solução seria admitir a interferência dos municípios e estados no exercício da administração da União, o que violaria a própria lógica do federalismo e da autonomia dos entes", argumentou.


O mais cômico é os caras decidirem em SESSÃO VIRTUAL manter uma prova presencial que vai gerar inúmeras aglomerações, já que são mais de 300 mil inscritos, ignorando completamente o fato de que os números da pandemia estão voltando a subir.


Deixa eu ver se entendi, e perdoe minha ignorância.

Por um lado a União não pode interferir nos entes federativos, do outro lado os entes federativos não podem recusar realizar a prova? Então, se qualquer órgão federal quiser realizar uma prova, ninguém pode impedir? É isso mesmo que estou lendo ou estou enganado? Os estados teriam que se juntar, para não realizar a prova?
 
Curioso que quase ninguém no país gosta dos serviços públicos,faz o impossivel pra garantir escola e planp de saude particular, mas na hora de prestar concurso acha que tem que ficar tudo do jeito que está e diz que os servidores publicos são importantíssimos e super capacitados. Essa conta não bate.
Ou então falam que os políticos vão distorcer tudo pra ficar tudo apadrinhado. Bom, fomos nós que os colocamos lá. Segundo que, a pessoa quer mais Estado pra ter mais chsnce de entrar no concurso,mas esquece que mais Estado significa mais políticos, nao tem como separar. Se vc detesta os políticos, só com menos Estado vai se livrar deles.
Não me levem a mal, tem pontos da reforma que sou contra, sei que tem muito político pilantra, mas vamos mudar a mentalidade. O que postei agora foram discursos hipócritas que muita gente aplica. Nenhum país desenvolvido tem salarios e estabilidade dos servidores tao discrepantes quanto o nosso. Sou concursado clt,minha mãe é professora municipal, nós já vivenciamos coisas inaceitáveis.
Essa reforma ainda vai passar por comissão e dois plenários. Muita coisa vai mudar. A fase está ruim mas quem quer mesmo vai continuar estudando, enquanto varios outros perdem tempo discutindo e profetizando o apocalipse.
 
Curioso que quase ninguém no país gosta dos serviços públicos,faz o impossivel pra garantir escola e planp de saude particular, mas na hora de prestar concurso acha que tem que ficar tudo do jeito que está e diz que os servidores publicos são importantíssimos e super capacitados. Essa conta não bate.
Ou então falam que os políticos vão distorcer tudo pra ficar tudo apadrinhado. Bom, fomos nós que os colocamos lá. Segundo que, a pessoa quer mais Estado pra ter mais chsnce de entrar no concurso,mas esquece que mais Estado significa mais políticos, nao tem como separar. Se vc detesta os políticos, só com menos Estado vai se livrar deles.
Não me levem a mal, tem pontos da reforma que sou contra, sei que tem muito político pilantra, mas vamos mudar a mentalidade. O que postei agora foram discursos hipócritas que muita gente aplica. Nenhum país desenvolvido tem salarios e estabilidade dos servidores tao discrepantes quanto o nosso. Sou concursado clt,minha mãe é professora municipal, nós já vivenciamos coisas inaceitáveis.
Essa reforma ainda vai passar por comissão e dois plenários. Muita coisa vai mudar. A fase está ruim mas quem quer mesmo vai continuar estudando, enquanto varios outros perdem tempo discutindo e profetizando o apocalipse.

Mas ninguém está falando que deve ficar do jeito que está. Todos concordamos que são necessárias mudanças no serviço público, apenas não concordamos com ESSA PROPOSTA de reforma em específico que ataca apenas as categorias de base e mantém intocáveis os privilégios do topo (políticos, magistrados, membros de poder etc) e privilegia algumas categorias em detrimento de outras (um bom exemplo é a manutenção da estabilidade somente para carreiras típicas de Estado (polícias, fiscais etc) e o resto que se dane). Se é pra haver mudança, a mudança tem que ser PARA TODOS, não apenas para algumas categorias.

Como já falei antes aqui, se o foco da reforma administrativa realmente fosse melhorar/aprimorar o serviço público, a reforma traria os seguintes pontos:

- Retirar inúmeros privilégios/regalias que algumas categorias do topo (membros de poder, classe política etc) têm;
- Estabelecer um teto salarial máximo de R$15.000,00, por exemplo, para TODOS os agentes públicos de TODOS OS PODERES, independentemente de cargo, já que serviço público não é para enriquecer;
- Métodos de seleção com CRITÉRIOS OBJETIVOS para que cargos de direção/gestão sejam providos por concurso, formação/qualificação na referida área, em vez de apenas por mera indicação política de maneira completamente subjetiva como ocorre atualmente;
- Métodos de avaliação periódica de desempenho com CRITÉRIOS OBJETIVOS, de forma transparente e impessoal, evitando perseguições pessoais e demissões injustas simplesmente porque o chefe não foi com a sua cara ou porque você não atuou de modo a favorecer o brother/colado do chefe, do político, do grande empresário etc e, assim, enxotar do serviço público quem não quer trabalhar/é nó-cego;
- Critérios e métodos de punições mais rígidos para quem não quer nada com nada, para quem trata com desdém a coisa pública, faz m****, como, por exemplo, acabar com essa palhaçada de aposentadoria compulsória como ocorre com juiz caso faça alguma besteira no exercício do cargo;
- Extinção ou redução drástica da quantidade cargos comissionados (cargos que são ocupados meramente por indicação e nada de mérito) e funções de confiança para pessoas não concursadas;
- Estabelecer, de maneira clara e objetiva, critérios para progressão e promoção dentro das carreiras.
 
Última edição:
Mas ninguém está falando que deve ficar do jeito que está. Todos concordamos que são necessárias mudanças no serviço público, apenas não concordamos com ESSA PROPOSTA de reforma em específico que ataca apenas as categorias de base e mantém intocáveis os privilégios do topo (políticos, magistrados, membros de poder etc) e privilegia algumas categorias em detrimento de outras (um bom exemplo é a manutenção da estabilidade somente para carreiras típicas de Estado (polícias, fiscais etc) e o resto que se dane). Se é pra haver mudança, a mudança tem que ser PARA TODOS, não apenas para algumas categorias.

Como já falei antes aqui, se o foco da reforma administrativa realmente fosse melhorar/aprimorar o serviço público, a reforma traria os seguintes pontos:

- Retirar inúmeros privilégios/regalias que algumas categorias do topo (membros de poder, classe política etc) têm;
- Estabelecer um teto salarial máximo de R$15.000,00, por exemplo, para TODOS os agentes públicos de TODOS OS PODERES, independentemente de cargo, já que serviço público não é para enriquecer;
- Métodos de seleção com CRITÉRIOS OBJETIVOS para que cargos de direção/gestão sejam providos por concurso, formação/qualificação na referida área, em vez de apenas por mera indicação política de maneira completamente subjetiva como ocorre atualmente;
- Métodos de avaliação periódica de desempenho com CRITÉRIOS OBJETIVOS, de forma transparente e impessoal, evitando perseguições pessoais e demissões injustas simplesmente porque o chefe não foi com a sua cara ou porque você não atuou de modo a favorecer o brother/colado do chefe, do político, do grande empresário etc e, assim, enxotar do serviço público quem não quer trabalhar/é nó-cego;
- Critérios e métodos de punições mais rígidos para quem não quer nada com nada, para quem trata com desdém a coisa pública, faz m****, como, por exemplo, acabar com essa palhaçada de aposentadoria compulsória como ocorre com juiz caso faça alguma besteira no exercício do cargo;
- Extinção ou redução drástica da quantidade cargos comissionados (cargos que são ocupados meramente por indicação e nada de mérito) e funções de confiança para pessoas não concursadas;
- Estabelecer, de maneira clara e objetiva, critérios para progressão e promoção dentro das carreiras.
Sim,concordo com tudo isso, mas não é curioso que tanta gente que diz defender com orgulho os servidores e os serviços publicos, faz de tudo pra nao utilizar deles? Quero ver alguém que ganha razoável bem no serviços publico que nao paga plano de saude nem escola particular. No meu trabalho ta cheio disso. Viva o SUS só para os outros.
 
Sim,concordo com tudo isso, mas não é curioso que tanta gente que diz defender com orgulho os servidores e os serviços publicos, faz de tudo pra nao utilizar deles? Quero ver alguém que ganha razoável bem no serviços publico que nao paga plano de saude nem escola particular. No meu trabalho ta cheio disso. Viva o SUS só para os outros.
eu não acho q isso tem muito a ver... a pessoa paga o plano particular pq é melhor e pq quer uai, isso é ÓBVIO.... oq tem de mal nisso? só pq a pessoa é servidor público tem que botar os filhos na escola pública, tem que somente usar o SUS e etc?

então quem trabalha na fábrica de guaraná não pode beber coca-cola? quem trabalha no mac donalds não pode comer no burguer king? :nps:
 
A PEC foi aprovada na CCJ. Isso todo mundo já sabia que iria acontecer. Mas o pessoal não vê o lado bom.
O desgoverno Bolsonarista estava esperando que:
a CCJ fosse aprovada há uns 4 meses atrás.
a votação fosse bem mais tranquila (tivesse o não de uns 10-15)
e que ela passasse sem qlqer alteração inicial.

Ou seja, daqui pra frente só vamos ter surpresas e com ctza vão haver mudanças. Mas no fim acho que não vai virar nada essa PEC, no máximo vão instaurar algo pra averiguar desempenho, que já é previsto em lei, só não é posto em prática.
 
Sim,concordo com tudo isso, mas não é curioso que tanta gente que diz defender com orgulho os servidores e os serviços publicos, faz de tudo pra nao utilizar deles? Quero ver alguém que ganha razoável bem no serviços publico que nao paga plano de saude nem escola particular. No meu trabalho ta cheio disso. Viva o SUS só para os outros.

O problema do SUS se resume em 3 pontos:
- Falta de gestão: na maioria dos casos os gestores ocupam o cargo por meio de indicação com fins políticos, não por mérito (capacidade técnica/qualificação, aprovação em concurso público etc);
- Corrupção: devido à falta de gestão, muitos recursos que deviam ser aplicados na expansão do SUS para dar conta da crescente demanda acabam sendo desviados e indo parar no bolso de políticos;
- Demanda muito grande: muita gente procurando atendimento para poucos profissionais e hospitais/unidades básicas de saúde. A cada dia a demanda cresce mais, porém o crescimento da quantidade de profissionais de saúde e hospitais/unidades básicas de saúde não acompanha o crescimento da demanda, ai fica impossível a conta fechar. Não tem nem comparação entre a demanda do SUS e a da rede privada de saúde, fica até injusto comparar. De acordo com estudo do IBGE, 71,5% da população brasileira depende do SUS, ou seja, apenas cerca de 28,5% da população acaba indo para a rede privada/plano de saúde. Para cada paciente aguardando atendimento na rede privada há pelo menos 3 no SUS, ai fica praticamente impossível conseguir obter a mesma agilidade/velocidade e qualidade no atendimento.

Já utilizei o SUS antes muitas vezes e fui bem atendido, apesar da demora justamente por conta da alta demanda, mas se eu tenho condições de pagar por um atendimento um pouco mais rápido, já que a rede privada de saúde atende uma quantidade bem menor de pessoas que a rede pública, por que não pagar um plano de saúde? O que teria de mais nisso?
 
Última edição:
eu não acho q isso tem muito a ver... a pessoa paga o plano particular pq é melhor e pq quer uai, isso é ÓBVIO.... oq tem de mal nisso? só pq a pessoa é servidor público tem que botar os filhos na escola pública, tem que somente usar o SUS e etc?

então quem trabalha na fábrica de guaraná não pode beber coca-cola? quem trabalha no mac donalds não pode comer no burguer king? :nps:
Isso seria o equivalente a falar muito bem do mcdonalds como funcionário,da empresa,dos funcionarios, mas nunca consumir os produtos. É hipocrisia.
 
Isso seria o equivalente a falar muito bem do mcdonalds como funcionário,da empresa,dos funcionarios, mas nunca consumir os produtos. É hipocrisia.
Servidor que ganha bem pra pagar plano de saúde privado não está ajudando a desafogar o SUS e ao mesmo tempo girando a economia ao injetar dinheiro em empresas privadas? :bem:
 
Última edição:
Mas servidor que ganha o suficiente pra pagar um plano de saúde privado não está ajudando a desafogar o SUS e ao mesmo tempo girar a economia injetando dinheiro em empresas privadas?
Claro que está. Embora,pela carga tributaria que temos,mal deveria haver escola e planp de saude privado. Mas a hipocrisia está em achar que tudo está funcionando perfeito,que uma reforma vai acabar com tudo e será o apocalipse.
Eu sou empregado publico da area de transporte,mas defendo que muita coisa deve melhorar na empresa, inclusive os cabides de emprego. Já um pessoal mais ideologico acha que ta tudo perfeito e qualquer coisinha ja acham que estão ferrando com os pobres.
 
Claro que está. Embora,pela carga tributaria que temos,mal deveria haver escola e planp de saude privado. Mas a hipocrisia está em achar que tudo está funcionando perfeito,que uma reforma vai acabar com tudo e será o apocalipse.
Eu sou empregado publico da area de transporte,mas defendo que muita coisa deve melhorar na empresa, inclusive os cabides de emprego. Já um pessoal mais ideologico acha que ta tudo perfeito e qualquer coisinha ja acham que estão ferrando com os pobres.

É que particularmente vejo o trabalho no serviço público como um trabalho qualquer, existe uma coisa a ser feita e existe uma recompensa financeira por fazê-la. Pra mim é a mesma coisa, eu faço meu trabalho e quero meu pagamento. Eu tô estudando uma área nova, se amanhã eu perceber uma oportunidade melhor pra minha vida, abraço de novo a área privada feliz da vida. Sim, muita coisa pra melhorar, muita coisa atrasada, muita burocracia, muito tudo....o Estado é ineficiente em quase tudo. Enfim, sei que a mentalidade de muitos não é assim. Assim como sei que muitos gostam de romantizar a iniciativa privada por acharem que tudo se resume a Musk e vale do silício, geralmente ancaps de fralda ou senhores em crise de meia idade que não alcançaram grande sucesso na vida e vivem de sonhos, também sei que tem a turma dos encostados sem vontade que fazem aquela devoção ridícula ao Estado como se fosse uma mãe que nos deve tudo prover. Aí para esses dois grupos que vivem na terra encantada, concordo com você, não existe meio termo, razoabilidade, exceções, nada, existe só o que eu gosto e acho melhor.
 
Última edição:
É que particularmente vejo o trabalho no serviço público como um trabalho qualquer, existe uma coisa a ser feita e existe uma recompensa financeira por fazê-la. Pra mim é a mesma coisa, eu faço meu trabalho e quero meu pagamento. Sei que a mentalidade de muitos não é assim. Assim como sei que muitos gostam de romantizar a iniciativa privada por acharem que tudo se resume a Musk e vale do silício, geralmente ancaps de fralda ou senhores em crise de meia idade que não alcançaram grande sucesso na vida e vivem de sonhos, também sei que tem a turma dos encostados sem vontade que fazem aquela devoção ridícula ao Estado como se fosse uma mãe que nos deve tudo prover. Aí para esses dois grupos que vivem na terra encantada, concordo com você, não existe meio termo, razoabilidade, exceções, nada, existe só o que eu gosto e acho justo.
Minha crítica é aos profetas do apocalipse que não querem nem começar a discutir, e aos que glorificam as instituições públicas e seus servidores mas assim que ganham bem, fogem delas.
Parece contraditorio eu como empregado publico ter pensamento mais liberal e a favor de reforma,eu não acho, mas sei que sou minoria. Eu e minha mãe ja presenciamos coisas absurdas que acontecem por causa da estabilidade, e olha que onde trabalho tem avaliação de desempenho todo ano. só quero que não ocorram, que a interferencia politica seja minima e que todo trabalho seja pautado em meta, produtividade, planp de carreira,incentivo para crescimento pessoal.
Se essa reforma vai trazer tudo isso,acho que não,mas do jeito que ta nao da pra ficar.
 
  • Curtir
Reações: utR

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo