Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Não pode, eles deixam equilibrada, nunca vi mais do que 5 pontos percentuais de diferença entre C e E numa prova do Cesbraspe, considerando o todo da prova.

Tanto é que tem uma técnica de chute pra quem estudou: o cara faz a prova toda e faz as contas de quantas C e E marcou e quantas estão em branco, em tese a que tiver maior diferença é mais provável que sejam os gabaritos da maioria, mas é como disse, isso é pra quem estudou, porque depende do cara ter acertado o gabarito de várias.

Há quem diga que eles fazem meio equilibrado por blocos de questões, por exemplo, a cada 10 questões aproximadamente terão 5C e 5E, então, se num bloco de 10 desses você cravou 6C já com segurança, tem boa probabilidade das outras 4 serem E, mesmo que das 4 apenas 3 forem E, já sai com 2 pontos líquidos.

Tem que ter sangue frio pra fazer isso ao invés de deixar em branco hahaha
Nunca fiz essas provas, mas deve ser tenso.

Ia ficar igual aquela imagem do cara suando pra escolher entre dois botões.
 
Não pode, eles deixam equilibrada, nunca vi mais do que 5 pontos percentuais de diferença entre C e E numa prova do Cesbraspe, considerando o todo da prova.

Tanto é que tem uma técnica de chute pra quem estudou: o cara faz a prova toda e faz as contas de quantas C e E marcou e quantas estão em branco, em tese a que tiver maior diferença é mais provável que sejam os gabaritos da maioria, mas é como disse, isso é pra quem estudou, porque depende do cara ter acertado o gabarito de várias.

Há quem diga que eles fazem meio equilibrado por blocos de questões, por exemplo, a cada 10 questões aproximadamente terão 5C e 5E, então, se num bloco de 10 desses você cravou 6C já com segurança, tem boa probabilidade das outras 4 serem E, mesmo que das 4 apenas 3 forem E, já sai com 2 pontos líquidos.

Tem que ter sangue frio pra fazer isso ao invés de deixar em branco hahaha

Exatamente. Podem pegar vários gabaritos de provas do cespe para comprovar isso: das 120 questões geralmente é 60 C/60 E, com uma pequena variação como 58 C e 62 E ou 63 C e 57 E, por exemplo.

Jamais vão deixar uma prova com 92 C/28 E, por exemplo, porque pode acontecer de alguém marcar C na prova inteira e obter 64 pontos líquidos de boa sem saber de absolutamente nada.

Eu acho massa e prefiro fazer provas do Cespe justamente por causa desses instrumentos anti-chute, pois eles beneficiam quem realmente estudou de verdade. É praticamente impossível o cara passar numa prova do cespe chutando cerca de 120 questões sem saber de nada ou quase nada. Talvez seja mais fácil ele acertar as 6 dezenas da Mega da Virada do que conseguir essa façanha.

Já cheguei a utilizar essa técnica do "chute guiado" (apelido dado por um professor de cursinho) e deu certo em alguns concursos em que passei, mas só o fiz porque já tinha marcado bem mais da metade das questões com certeza, assim usei as questões que sabia com certeza para conseguir uns pontinhos preciosos a mais nas que não sabia com tanta certeza.

Nem adianta o cara inventar de fazer isso em uma prova sem ter marcado pelo menos metade das questões com certeza. Falo por experiência própria: já tentei utilizar o "chute guiado" em uma prova em que tinha marcado apenas cerca de 35 ~ 40 questões com certeza de um total de 120 e, claro, me ferrei.
 
Última edição:
Exatamente. Podem pegar vários gabaritos de provas do cespe para comprovar isso: das 120 questões geralmente é 60 C/60 E, com uma pequena variação como 58 C e 62 E ou 63 C e 57 E, por exemplo.

Jamais vão deixar uma prova com 92 C/28 E, por exemplo, porque pode acontecer de alguém marcar C na prova inteira e obter 64 pontos líquidos de boa sem saber de absolutamente nada.

Eu acho massa e prefiro fazer provas do Cespe justamente por causa desses instrumentos anti-chute, pois eles beneficiam quem realmente estudou de verdade. É praticamente impossível o cara passar numa prova do cespe chutando cerca de 120 questões sem saber de nada ou quase nada. Talvez seja mais fácil ele acertar as 6 dezenas da Mega da Virada do que conseguir essa façanha.

Já cheguei a utilizar essa técnica do "chute guiado" (apelido dado por um professor de cursinho) e deu certo em alguns concursos em que passei, mas só o fiz porque já tinha marcado bem mais da metade das questões com certeza, assim usei as questões que sabia com certeza para conseguir uns pontinhos preciosos a mais nas que não sabia com tanta certeza.

Nem adianta o cara inventar de fazer isso em uma prova sem ter marcado pelo menos metade das questões com certeza. Falo por experiência própria: já tentei utilizar o "chute guiado" em uma prova em que tinha marcado apenas cerca de 35 ~ 40 questões com certeza de um total de 120 e, claro, me ferrei.
É por aí mesmo, geralmente fica nisso a diferença. E como você falou, 64 pontos líquidos numa prova do Cebraspe te coloca pra dentro de muitos concursos, ainda mais se for pedreira como cargos de auditor.

Coisa que acho péssima nisso é a subjetividade do Cebraspe em muitas questões; eles, por vezes, entram em polêmicas doutrinárias, numa questão que você precisa dizer se tá Certo ou Errado fica bastante complicado. Eu acho ridículo existir "jurisprudência da banca" ou "entendimento da banca", na minha visão a banca não entende nada, eles fazem prova de acordo com o que foi entendido pelo sistema jurídico.

Mesmo em provas de múltipla escolha, se for concorrido, acho que ainda fica mais fácil o cara cravar os 6 números da mega-sena do que passar chutando haha
 
Sim, mas na prática não muda nada, o cara não tem a mínima chance de passar em qualquer coisa desse jeito.
Muda sim, pois você está considerando apenas chutar toda a prova, porém se eu SEI APENAS 50% da prova e resolvo chutar todo o resto de forma igual (Sempre A ou sempre Correto), nas de ''Certo ou Errado'' tenho chances REAIS de atingir 75% ou mais MESMO sabendo apenas metade do conteúdo da prova....agora na de 5 questões as minhas chances sobem de 50 para apenas 60%, sem falar que é mais fácil ser menos que 60 visto que há mais combinações, logo é mais fácil de um número pequeno tipo 10 perguntas de A á E TODAS serem entre B, C, D e E do que nos de 10 perguntas ''Certo e Errado'' TODAS serem ''Errado''....ou seja, SE não diminuisse os pontos, nas provas de ''Certa ou Errado'' seria razoavelmente fácil tirar 75 pontos ou mais de 100, bastando saber apenas metade....agora se eu soubesse mais que a metade, tipo 70%, aí não seria nada surpreendente acertar mais que 90% apenas chutando tudo igual no restante, podendo passar muita gente aí, provavelmente até valeria mais a pena chutar tudo no ''Certo'' do que tentar ir por dedução (quando se sabe mais que 50% e PRINCIPALMENTE mais que 70%)....seria muito mais fácil entende, acredito que por isso tem essa regra aí que impede isso.
 
Última edição:
Muda sim, pois você está considerando apenas chutar toda a prova, porém se eu SEI APENAS 50% da prova e resolvo chutar todo o resto de forma igual (Sempre A ou sempre Correto), nas de ''Certo ou Errado'' tenho chances REAIS de atingir 75% ou mais MESMO sabendo apenas metade do conteúdo da prova....agora na de 5 questões as minhas chances sobem de 50 para apenas 60%, sem falar que é mais fácil ser menos que 60 visto que há mais combinações, logo é mais fácil de um número pequeno tipo 10 perguntas de A á E TODAS serem entre B, C, D e E do que nos de 10 perguntas ''Certo e Errado'' TODAS serem ''Errado''....ou seja, SE não diminuisse os pontos, nas provas de ''Certa ou Errado'' seria razoavelmente fácil tirar 75 pontos ou mais de 100, bastando saber apenas metade....agora se eu soubesse mais que a metade, tipo 70%, aí não seria nada surpreendente acertar mais que 90% apenas chutando tudo igual no restante, podendo passar muita gente aí, provavelmente até valeria mais a pena chutar tudo no ''Certo'' do que tentar ir por dedução (quando se sabe mais que 50% e PRINCIPALMENTE mais que 70%)....seria muito mais fácil entende, acredito que por isso tem essa regra aí que impede isso.
São vários "SEs" que na prática nunca ocorrerão.
 
São vários "SEs" que na prática nunca ocorrerão.
Se realmente fosse verdade eles não teriam inventado esta regra de que quando erra se diminui a pontuação, porque é estatisticamente muito provável que ocorreria sim...mas não estou afim de debater isso, não quis menosprezar sua prova, até porque nem é desta forma que estamos debatendo...como pode verificar novamente, eu disse que SERIA fácil se fosse possível chutar sem prejuízo pois são apenas 2 opções, o que não ocorre...abraços
 
Se realmente fosse verdade eles não teriam inventado esta regra de que quando erra se diminui a pontuação, porque é estatisticamente muito provável que ocorreria sim...mas não estou afim de debater isso, não quis menosprezar sua prova, até porque nem é desta forma que estamos debatendo...como pode verificar novamente, eu disse que SERIA fácil se fosse possível chutar sem prejuízo pois são apenas 2 opções, o que não ocorre...abraços

Concordo com vc, se não fosse isso chutar 50% da prova seria um método válido de passar.

E mesmo assim, pra CESPE da PM AL, 65% já te bota dentro, só pelo jeito que funciona a prova. E imagino que seja um percentual similar em outros concurso de certo e errado.

Uma análise da prova de 2017, 62% de acerto pro último colocado.

 
O resumão das apresentações com os melhores argumentos e informações, literalmente de todas as sessões no congresso que trata sobre a PEC da Reforma Administrativa, seja ela contra ou a favor, parte 6

Só coloquei o slide mais informativo da apresentação, se quiserem assistir para saberem mais, terá o link do vídeo da parte onde ele começa

"Isso é importante ?"

Novos dados ou informações que são apresentados nas comissões viram munições para os deputados que são a favor ou contra, consequentemente isso pauta o debate dentro do congresso, e pode convencer outros deputados a tomarem uma posição ou mudarem o voto sobre o projeto

E outra, a reforma administrativa vai pegar os atuais servidores, então é bom saber como será atingido agora ou no futuro


3jClh6o.png


xs8mkXd.png

Parte 1 no link do quote

Parte 2 no link do quote

Parte 3 no link do quote

Parte 4 no link do quote

Parte 5 no link do quote
A Reforma Administrativa como mostra no slide abaixo do Ministério da Economia, é composta por:

1 PEC
3 PLP
4 PL

  • Proposta de Emenda à Constituição – Conhecida como PEC em ambas as Casas, continua com a mesma denominação;
  • Projeto de Lei – conhecido no Senado como PLS e PLC e na Câmara como PL – passou a ser apenas PL para ambas as Casas
  • Projeto de Lei Complementar - conhecido no Senado como PLS – complementar ou PLC - complementar e na Câmara como PLP – passou a ser apenas PLP para ambas as Casas
  • Projeto de Decreto Legislativo - conhecido no Senado como PDS e na Câmara como PDC – passou a ser apenas PDL
  • Emenda da Câmara dos Deputados (ECD) e Substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD) – extintos

Ev9ADGB.png



ANESP

VjNVl0F.png


frUCo4S.png


AKrWjPT.png


DE5kjKd.png


a0SU6xO.jpeg


8cm6Xii.png


9CCJw3f.png


dD8mx6H.jpeg


2paXSiO.png


edqOpVK.png


R0HJvJC.png


c61jAGp.png


VkzQYDX.jpeg





6Y1PVcT.png


IcDRLFj.png


JfHHLbZ.png


VD7ndJp.jpeg


KV3TUIJ.png


onYMexH.jpeg


HsK7RB2.png




AB6uGg0.jpeg


TiOpOTX.png


U8O4Mq5.png


VAdABgv.png


SKrHOOT.png


2NNPnLO.png




swnrkNq.png


ZGb655m.jpeg


zYydcs9.png


L0jTxFs.png


AwIv2Lg.jpeg


wqQf2Sj.jpeg


0Ck6qsc.png


TPNpZWm.png


RLePkHw.png


zCEp2OB.jpeg




veo9Ikf.png


vaauWtc.png


tkJtlcE.png




8lC6pSU.png




VM39lPY.jpeg




vBJrQ6Y.png


Q9ggA65.png


zsZgXsK.png


FxrT6vu.png


aLLJmed.png


zfcCBQM.png
 
Editado por um moderador:
Boa noite galera, usando o gabarito extra oficial da prova de Aspirante a Oficial CBM Alagoas, acertei 80 e errei 40.

Cada 2 erros tira 1 acerto então são 60 acertos no final, detalhe, chutei todas as questões de química( são 10 e sou péssimo) e acertei 8 das 10, o que é muito bom, óbvio que respondi uma boa parte da prova então isso ajuda no chute.

Apesar de tudo estou feliz com meu desemprenho, minha primeira prova desse nível e meu foco tem sido muito em direito, algo que o edital da Cespe cobra pouco em comparação com editais passados da PM BA, pra ter correção de redação preciso ficar entre os 165 primeiros? Acho que não rola né? Mas eu cheguei perto, acho.

Tenho mais uma prova domingo que vem da mesma banca só que com menos química, física e biologia, espero me sair melhor nela, já que a de hoje nem teve direito penal, processual penal por exemplo. Só deixando meu relato pra vocês, a 1 ano atrás eu não faria nem 50% desta prova e hoje fiz 66% sendo que não peguei pra estudar 3 assuntos do edital. Com paciência e foco da pra passar em qualquer coisa.
 
Hoje saiu o resultado de Gabarito preliminar da CESPE, os professores do GranConcursos ou fizeram nas coxas o gabarito ou sao péssimos. Pela correção deles acertei 80, pelo gabarito preliminar acertei 88. Isso da 73% da prova e pelo critério deles 56 pontos (1 erro anula 1 acerto).

Ainda não acho que seja suficiente pra correção de redação mas é uma melhoria, e preciso focar nas questões de direito que eu apanhei um pouco, por algum motivo não pareceram nem um pouco com as questões que fiz ao longo desses 2 meses.
 
Hoje saiu o resultado de Gabarito preliminar da CESPE, os professores do GranConcursos ou fizeram nas coxas o gabarito ou sao péssimos. Pela correção deles acertei 80, pelo gabarito preliminar acertei 88. Isso da 73% da prova e pelo critério deles 56 pontos (1 erro anula 1 acerto).

Ainda não acho que seja suficiente pra correção de redação mas é uma melhoria, e preciso focar nas questões de direito que eu apanhei um pouco, por algum motivo não pareceram nem um pouco com as questões que fiz ao longo desses 2 meses.
No concurso da PF o melhor gabarito foi o da Estratégia, foi melhor que o Direção e o Gran.
56 é uma nota boa, pode conseguir pelo menos uma posição na reserva dependendo do nível dos candidatos.

Lembrando que as contestações podem mudar um pouco a situação (eu por exemplo me fodi na PF, houve 4 mudanças/anulações e eu tinha acertado as 4...se eu tivesse ganhado os 4 pontos teria ficado na reserva)
 
No concurso da PF o melhor gabarito foi o da Estratégia, foi melhor que o Direção e o Gran.
56 é uma nota boa, pode conseguir pelo menos uma posição na reserva dependendo do nível dos candidatos.

Lembrando que as contestações podem mudar um pouco a situação (eu por exemplo me fodi na PF, houve 4 mudanças/anulações e eu tinha acertado as 4...se eu tivesse ganhado os 4 pontos teria ficado na reserva)

Tomara que fique na reserva, acho que se corrigir a redação eu vou me sair bem, fiz uma redação bem sólida.

Tava tentando pesquisar nota de corte e tal, mas parece que as bancas são avessas a divulgar esses dados de maneira clara e poucos sites tem informações concretas/confiáveis.

Fico feliz em saber que 56 é uma boa nota, tava achando que era baixo, o fato de ter fechado Língua Portuguesa, inglês e ido bem em matemática com certeza já me bota na frente de muitos.

Eles tem que anular física e biologia ahauahauahauaha.


Quanto ao gabarito do Gran, não sei que porra eles fizeram, mas até umas de português eles deram gabarito errado, fizeram uma live pra dar Gabarito errado a torto e a direito, uma diferença de mais de 10 questões divergindo da banca é preocupante. Pq algumas que eles disseram que eu acertei tava errado e vice versa
 
Vou fazer o concurso do tj, não sou concurseiro mas tempo pra estudar não vai faltar, por conta disso estou pensando em adquirir um curso, curso mesmo, com material teórico escrito e em vídeo, exercícios e principalmente focado no edital, porque apesar de tempo pra estudar, restam poucos dias pra prova, problema é qual? Só apostilas ou questões comentadas pra mim não servem hoje, não estou com ritmo de estudo, vi vocês falando do estratégia, que é uma bica, vi um chamado escrevente 360 que é outra bica maior ainda :haha: mas se forem bons vou estudar adquirir um deles, ou outro que eu não conheça e aparecer aqui.
 
Última edição:
Tomara que fique na reserva, acho que se corrigir a redação eu vou me sair bem, fiz uma redação bem sólida.

Tava tentando pesquisar nota de corte e tal, mas parece que as bancas são avessas a divulgar esses dados de maneira clara e poucos sites tem informações concretas/confiáveis.

Fico feliz em saber que 56 é uma boa nota, tava achando que era baixo, o fato de ter fechado Língua Portuguesa, inglês e ido bem em matemática com certeza já me bota na frente de muitos.

Eles tem que anular física e biologia ahauahauahauaha.


Quanto ao gabarito do Gran, não sei que porra eles fizeram, mas até umas de português eles deram gabarito errado, fizeram uma live pra dar Gabarito errado a torto e a direito, uma diferença de mais de 10 questões divergindo da banca é preocupante. Pq algumas que eles disseram que eu acertei tava errado e vice versa
56 não é altíssima, mas também não é baixa. Depende muito da dificuldade da prova e da concorrência, mas é nota de quem estudou.

Pergunta: como foi sua média de chutes?
 
Vou fazer o concurso do tj, não sou concurseiro mas tempo pra estudar não vai faltar, por conta disso estou pensando em adquirir um curso, curso mesmo, com material teórico escrito e em vídeo, exercícios e principalmente focado no edital, porque apesar de tempo pra estudar, restam poucos dias pra prova, problema é qual? Só apostilas ou questões comentadas pra mim não servem hoje, não estou com ritmo de estudo, vi vocês falando do estratégia, que é uma bica, vi um chamado escrevente 360 que é outra bica maior ainda :haha: mas se forem bons vou estudar adquirir um deles, ou outro que eu não conheça e aparecer aqui.
dizem mto bem do NEAF, bem direcionado
estratégia é bom mas muuuuuuuito conteúdo que as vezes não precisaria ser mto aprofundado... nessa reta final (menos de 3 meses pro concurso) tem q focar no que realmente é cobrado, de forma prática
 
Nesse caso somente irão permanecer com estabilidade os concursados em cargos federais de Professor e TI antes dessa PEC. Estes concursados não serão afetados?

Isso, em teoria sim. Mas na prática, no dia a dia do trabalho, vai chegar um ponto em que os "antigos" concursados serão deixados de lado. Difícil explicar, mas irá afetar todos de uma forma ou outra, inclusive o cidadão.
 
Seminário sobre a Reforma Administrativa





Ministério da Economia



CLCsyx7.jpeg


kwrG9HN.png


zgr9qdd.png
 
56 não é altíssima, mas também não é baixa. Depende muito da dificuldade da prova e da concorrência, mas é nota de quem estudou.

Pergunta: como foi sua média de chutes?

Esqueci de responder isso, acho que tive uns 15 chutes por aí, talvez mais. Principalmente pra parte de ciências naturais.

Hoje fiz a de PM, me considero dentro pra Soldado, são 60 pra 1 em vagas e tava bem fácil, já a de oficial vou esperar o gabarito oficial, espero ter ido melhor, mas tô em muita dúvida, me tava sentindo meio sonolento.

Acertando mais que 90 pra Oficial eu tô feliz. Em ambas eu chutei umas 10/15
 
Reforma administrativa promete mais uma vitória ao funcionalismo
Os principais ponto na derrota do governo serão a “estabilidade para todos”



O relator da reforma administrativa (PEC 32/2020), deputado Arthur Maia (DEM-BA), deverá apresentar seu relatório na próxima segunda-feira, 30 de agosto. E a tendência é de que o documento, segundo fontes do Congresso Nacional, tenha um conteúdo completamente contrário às expectativas do governo, principalmente em relação à estabilidade do servidor federal e às novas formas de contratação detalhadas pela equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro. “O final de semana vai ser intenso e crucial para o fechamento de um acordo. O governo perdeu a credibilidade e ninguém mais acredita em mudanças somente para os futuros concursados”, disse um técnico da Câmara.

Isso significa que os servidores tiraram das costas o peso do Poder Executivo e a desconfortável mão do ministro da Economia, Paulo Guedes, defensor ferrenho dos cortes radicais de despesas com a folha de pagamento. “O governo abriu mão da reforma administrativa. Ela agora está a cargo do centrão, que já mostra a cara, de olho nas eleições, e tenta se aproximar dos eleitores-servidores. A PEC 32 depende especialmente de três nomes: além de Maia, Fernando Monteiro (PP-PE), presidente da comissão especial, e Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara”, assinala um especialista que não quis se identificar.

Na prática, o entendimento é de que “o governo perdeu a parada e Guedes perdeu força no assunto”. O Regime Jurídico Único (RJU) não será tocado e todas as novas modalidades de contratação da proposta deverão ficar de fora. “Ficam mantidos a estabilidade para todos e o que já está determinado na Constituição, como os cargos por tempo determinado”, destaca um técnico do Congresso. A PEC 32, lembrou ele, propõe cinco novos vínculos: de experiência, como etapa de concurso público; por prazo determinado; por prazo indeterminado; cargo típico de Estado; e cargo de liderança e assessoramento. “Não passarão”, garante ele.

O deputado federal Professor Israel (PV-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), afirma que “não tem condições de garantir o que estará no relatório de Arthur Maia com a certeza que revelaram os técnicos do Congresso”. Mas admitiu que está em constante trabalho para “desenhar algo que evite a catástrofe do texto do governo”. Desde terça-feira, contou, as conversas têm sido constantes com Arthur Maia. “Nossa maior angústia sempre foi o fim da estabilidade”, reforça.

Governança

A comissão especial da Câmara que debate a reforma administrativa teve hoje sua última audiência, com a participação do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU). E o principal assunto foi governança no setor público. “Sem governança, não adianta ter reforma administrativa. A reforma poderá ser um grande fracasso. Continuaremos a ter perdas, como as obras inacabadas”, disse Nardes.

O relator da PEC 32/20, deputado Arthur Maia anunciou que vai propor ao Poder Legislativo a regulamentação de regras de governança e da avaliação do funcionalismo, em busca de melhoria permanente. Fernando Monteiro, presidente da comissão, por outro lado propôs a criação de uma comissão permanente para discutir a reforma do Estado, que foi aprovada, inclusive, por deputados contrários à reforma.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo