Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

E aí, povo sofrido :crycat:


Vocês costumam ter uma planilha própria de controle de questões ou usam as estatísticas dos sites de questões, para monitoramento do desempenho?

Costumam utilizar cadernos de erros ou algo semelhante para controle de questões erradas/em branco?
Uso as estatísticas do site mesmo mas eu crio cadernos de questão pra separar as métricas de desempenho por assunto dentro da matéria. Assim eu sei que, num exemplo hipotético, na hora de revisar direito penal eu posso ver que na parte de "crimes contra a pessoa" eu estou acertando 93% e preciso revisar menos pesado, talvez só passar direto pra bateria de questões, enquanto que a parte de "concurso de pessoas" que estou com acerto na casa de 75% seria bom dar uma relida nos resumos e conferir onde estou escorregando mais.

P.S: Enquanto resolve questões no seu estudo JAMAIS deixe questão em branco. Chuta e erra se for o caso pra vc ver qual era a alternativa correta e entender o erro das outras, mas a hora de errar é no estudo. Questão deixada em branco no estudo é questão não estudada.
 
Fala aí pessoal.
Quem está estudando para concursos policiais? PC -SP ou PC- GO que vai rolar agora?
Comprei o estratégia concursos e o curso do Diego Pureza. Na hora da teoria é uma beleza, o conteúdo entra numa boa. Entretanto tem questões que praticamente exigem um raciocínio e um conhecimento que só a teoria não dá. É o famoso "Estudo e aprendo tudo, quando vou fazer questões descubro que tudo que aprendi estava errado"
Alguém mais percebe isso?
Um exemplo é a questão de omissão de socorro para vítima que teve morte instantânea. Já escutei diversas vezes que se a morte for óbvia e aparente, não há o aumento de pena por omissão.
Chego na questão e erro isso, pois ela considera que houve omissão de socorro.
Dà vontade de tacar tudo pro alto kkkk
 
Última edição:
Fala aí pessoal.
Quem está estudando para concursos policiais? PC -SP ou PC- GO que vai rolar agora?
Comprei o estratégia concursos e o curso do Diego Pureza. Na hora da teoria é uma beleza, o conteúdo entra numa boa. Entretanto tem questões que praticamente exigem um raciocínio e um conhecimento que só a teoria não dá. É o famoso "Estudo e aprendo tudo, quando vou fazer questões descubro que tudo que aprendi estava errado"
Alguém mais percebe isso?
Um exemplo é a questão de omissão de socorro para vítima que teve morte instantânea. Já escutei diversas vezes que se a morte for óbvia e aparente, não há o aumento de pena por omissão.
Chego na questão e erro isso, pois ela considera que houve omissão de socorro.
Dà vontade de tacar tudo pro alto kkkk
Por isso é importante fazer muitas questões, mas pós-edital dedicar um maior volume de resolução de questões da banca da prova que você irá fazer. Assim você vai além de saber o conteúdo, você sabe qual a posição da banca e como ela costuma cobrar tais conteúdos e inclusive as pegadinhas manjadas. O termo "jurisprudência CESPE" não existe a toa, tem certos assuntos que a posição da banca é NESSE sentido e não adianta vc aparecer com doutrinador divergente, não é a linha dela, não muda nem anula nada mesmo que seja uma questão relativamente bem controversa.
 
Sabem aquelas lives do Alex Meirelles, que ele posta no youtube do Gran? Valem muito a pena ver. Tem a playlist no site.

A última que eu vi foi sobre o assunto "Quantas horas devo estudar por semana":



Mesmo sabendo de antemão que o título, na forma de pergunta, já tem uma resposta pronta, ou seja, "a qtd de horas deve ser a máxima possível sem entrar em burnout", sempre me impressiono com quanto tempo perdemos em outras atividades que não seja o estudo.

Dando um exemplo, fiquei sem videogame (uma das paixões da minha vida) por muito tempo, só há pouco tempo adquiri um PS4 e, recentemente, um PS5. Mesmo jogando pouco, há algumas ocasiões que me perco no passatempo, a depender do jogo. Fiz uma análise das horas que gastei jogando o jogo atual da minha coleção: God of War Ragnarok. Comprei dia 09/11/2022 e
nesta data de 14/11/2022, em cinco dias, joguei 21 horas, pouco mais de 4 horas por dia. Detalhe que, pra terminar o jogo, faltam ainda umas 30 horas, kkkk!

Tá certo que estava de férias, mas fiquei olhando assim.... rapaz, com 21 horas, eu terminaria a parte teórica de várias disciplinas (não somadas, é claro, eheh), se a disciplina for mais decoreba, como alguns direitos. Daria pra ler umas 600 páginas, que é o número de páginas de um curso em PDF de várias disciplinas (a parte teórica) 21 horas resolvendo questões, daria em torno de 400 questões, a depender da banca. Isso em 5 DIAS.
Agora vai multiplicando essas horinhas perdidas, em passatempos, em um intervalo de meses, anos...... :crycat:

Não estou dizendo que a pessoa deva virar um robô ou zumbi e só estudar, pois horas de lazer são importantes para manter a saúde em dia, especialmente a do cérebro, mas também é importante se policiar e não exagerar no lazer.
 
Última edição:
Sabem aquelas lives do Alex Meirelles, que ele posta no youtube do Gran? Valem muito a pena ver. Tem a playlist no site.

A última que eu vi foi sobre o assunto "Quantas horas devo estudar por semana":



Mesmo sabendo de antemão que o título, na forma de pergunta, já tem uma resposta pronta, ou seja, "a qtd de horas deve ser a máxima possível sem entrar em burnout", sempre me impressiono com quanto tempo perdemos em outras atividades que não seja o estudo.

Dando um exemplo, fiquei sem videogame (uma das paixões da minha vida) por muito tempo, só há pouco tempo adquiri um PS4 e, recentemente, um PS5. Mesmo jogando pouco, há algumas ocasiões que me perco no passatempo, a depender do jogo. Fiz uma análise das horas que gastei jogando o jogo atual da minha coleção: God of War Ragnarok. Comprei dia 09/11/2022 e
nesta data de 14/11/2022, em cinco dias, joguei 21 horas, pouco mais de 4 horas por dia. Detalhe que, pra terminar o jogo, faltam ainda umas 30 horas, kkkk!

Tá certo que estava de férias, mas fiquei olhando assim.... rapaz, com 21 horas, eu terminaria a parte teórica de várias disciplinas (não somadas, é claro, eheh), se a disciplina for mais decoreba, como alguns direitos. Daria pra ler umas 600 páginas, que é o número de páginas de um curso em PDF de várias disciplinas (a parte teórica) 21 horas resolvendo questões, daria em torno de 400 questões, a depender da banca. Isso em 5 DIAS.
Agora vai multiplicando essas horinhas perdidas, em passatempos, em um intervalo de meses, anos...... :crycat:

Não estou dizendo que a pessoa deva virar um robô ou zumbi e só estudar, pois horas de lazer são importantes para manter a saúde em dia, especialmente a do cérebro, mas também é importante se policiar e não exagerar no lazer.

Por isso que não acredito em quem diz que estuda de 8 horas pra cima por dia. Das duas, uma: ou não conta direito as horas líquidas, ou fez isso só por um curto período e sai por aí contando vantagem.

Sobre o videogame, pelo menos é um lazer, assim como Netflix/Prime Vídeo, YouTube, cinema etc. Tendo parcimônia, dá pra conciliar com os estudos. No meu caso, eu tenho a consciência de que não sei me controlar com videogame, se deixar eu jogo mais de 8 horas num dia brincando. Então a primeira coisa que eu fiz quando resolvi encarar um estudo mais sério foi vender meu PS4.

Agora muito pior é rede social. Pra quem tem Instagram, deixo a sugestão de ir em: sua atividade -> tempo gasto. Lá mostra quantas horas no dia vc perde com o Instagram aberto.
 
Por isso que não acredito em quem diz que estuda de 8 horas pra cima por dia. Das duas, uma: ou não conta direito as horas líquidas, ou fez isso só por um curto período e sai por aí contando vantagem.

Sobre o videogame, pelo menos é um lazer, assim como Netflix/Prime Vídeo, YouTube, cinema etc. Tendo parcimônia, dá pra conciliar com os estudos. No meu caso, eu tenho a consciência de que não sei me controlar com videogame, se deixar eu jogo mais de 8 horas num dia brincando. Então a primeira coisa que eu fiz quando resolvi encarar um estudo mais sério foi vender meu PS4.

Agora muito pior é rede social. Pra quem tem Instagram, deixo a sugestão de ir em: sua atividade -> tempo gasto. Lá mostra quantas horas no dia vc perde com o Instagram aberto.

Eu conheço gente que estuda/estudou 8 horas líquidas por dia, mas eram bem poucos e não trabalhavam. O que percebi neles é: estudar 8 horas líquidas demanda umas 12-13 horas brutas, ou seja, você começa a estudar 07:00h da manhã e termina umas 20:00h-21:00h da noite, pq nesse meio tempo, a pessoa come, mija e caga, descansa, faz intervalos etc.

Existe um cálculo que circula por aí que, no geral, 1 hora de estudo bruto corresponde a 40-45 minutos de estudo líquido. Arredondando para 70% da quantidade de horas de estudo bruto. Logo, 12 horas brutas x 70% daria pouco mais que 8 horas líquidas, aproximadamente. E realmente, é essa matemática que vejo nesse pessoal estuda 8h líquidas. Resumindo, o cara precisa passar o dia todo estudando, heheeheh.

Um adendo sobre isso de 8h líquidas. A maior parte de quem passa em concurso trabalha durante o período que estuda para X cargo. Logo, eu não me impressiono quando alguém diz que passa o dia estudando, parabéns pra ele, mas a realidade é que, quem passa mesmo, na maior parte, é quem estuda um período do dia, ou seja, 3h-4h/dia.

Videogame, concordo plenamente, temos que ter um bom setup mental pra usar os passatempos com inteligência. Há duas formas: cortar tudo ou cortar parcialmente. No seu caso, analisou ser melhor vender o console, mas foi específico pelo motivo de não saber se controlar. Pra quem consegue, pode tirar bom proveito do seu passatempo preferido sem prejudicar os estudos, mas admito que é um cenário mais difícil, hehe. Alguns que dizem que você precisa vender videogame, cancelar netflix, acabar com a namorada etc. pra viver enclausurado estudando, senão não é concurseiro profissional. Bullshit, hehe.

Redes sociais se encaixam no parágrafo anterior, mas com uma ressalva: essas redes, na esmagadora maioria dos casos, são de abobrinhas. Aí é caso de se analisar: tenho lazer em ver redes sociais? Ou é melhor ver um filme, por exemplo? Conciliar até dá, mas é mais difícil com algo tão fútil de conteúdo como são as redes socias, rs.
 
Fala aí pessoal.
Quem está estudando para concursos policiais? PC -SP ou PC- GO que vai rolar agora?
Comprei o estratégia concursos e o curso do Diego Pureza. Na hora da teoria é uma beleza, o conteúdo entra numa boa. Entretanto tem questões que praticamente exigem um raciocínio e um conhecimento que só a teoria não dá. É o famoso "Estudo e aprendo tudo, quando vou fazer questões descubro que tudo que aprendi estava errado"
Alguém mais percebe isso?
Um exemplo é a questão de omissão de socorro para vítima que teve morte instantânea. Já escutei diversas vezes que se a morte for óbvia e aparente, não há o aumento de pena por omissão.
Chego na questão e erro isso, pois ela considera que houve omissão de socorro.
Dà vontade de tacar tudo pro alto kkkk
Pra exemplificar o que falei.

De acordo com o Código Penal, tem-se homicídio qualificado no seguinte caso:
A
43%
Homicídio contra a mulher por razões da condição de sexo feminino.
B
56%
Homicídio cometido à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido.
C
0%
Homicídio, sob a influência do estado puerperal, do próprio filho, durante o parto ou logo após.
D
1%
Provocar aborto, sem o consentimento da gestante.


QUESTÃO COM DUAS RESPOSTAS CERTAS!
A E B!

É mole?
 
Pra exemplificar o que falei.

De acordo com o Código Penal, tem-se homicídio qualificado no seguinte caso:
A
43%
Homicídio contra a mulher por razões da condição de sexo feminino.
B
56%
Homicídio cometido à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido.
C
0%
Homicídio, sob a influência do estado puerperal, do próprio filho, durante o parto ou logo após.
D
1%
Provocar aborto, sem o consentimento da gestante.


QUESTÃO COM DUAS RESPOSTAS CERTAS!
A E B!

É mole?
Bem vindo ao mundo dos concursos. Pega um banquinho e senta, pq serão horas passando esse tipo de raiva.

Mas se a questão tem duas respostas obviamente corretas, tende a ser anulada em recursos. Aliás, tem que cuidar com questões anuladas/desatualizadas, não pode perder tempo com elas, é bom conferir se seu site de questões sinaliza bem elas.
 
Bem vindo ao mundo dos concursos. Pega um banquinho e senta, pq serão horas passando esse tipo de raiva.
giphy.gif

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra exemplificar o que falei.

De acordo com o Código Penal, tem-se homicídio qualificado no seguinte caso:
A
43%
Homicídio contra a mulher por razões da condição de sexo feminino.
B
56%
Homicídio cometido à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido.
C
0%
Homicídio, sob a influência do estado puerperal, do próprio filho, durante o parto ou logo após.
D
1%
Provocar aborto, sem o consentimento da gestante.


QUESTÃO COM DUAS RESPOSTAS CERTAS!
A E B!

É mole?
Realmente a questão é passível de anulação (ou de dupla resposta).
A letra B é basicamente a descrição do crime, mas feminicídio é um qualificador.

Qual a banca e o ano?
 
Última edição:
Eu fui mandar um email pra FGV perguntando sobre o cronograma do concurso do Senado, pra não ter que ficar abrindo aquele site horroroso deles o tempo todo. A resposta:

"Prezado (a) candidato (a),

O cronograma é omisso, sendo necessário acompanhar as publicações no site para as informações pertinentes ao certame."


Ou seja, não tem cronograma. Kkkkkkkkkkkkk piada total. Fora outros absurdos como prova sendo remarcada mais de uma vez e não acontecendo porra nenhuma, "jurisprudência de banca", procedimentos de segurança inexistentes, banca fazendo provas tão difíceis que sequer preenchem as vagas...

FGV mesmo esses dias descumpriu o cronograma preliminar que ela mesma divulgou, no contrato com a Receita Federal. O que acontece? Nada. Tratam com normalidade instituições não cumprindo prazos previamente acertados.
 
Não existem mais comunidades dos concurseiros de TI? Estou pretendendo voltar a estudar e vi que a lista de e-mail TIMasters foi desativada, provasdeti também já era. Estão acompanhando por onde? Vou focar somente em tribunais.
 
Pessoal, qual melhor site para "encontrar" os concursos com diferentes tipos de filtros?
Digo, estado de SP, município X, e por ai vai.
Obrigado galera por ajudar.

Já falaram do PCI Concursos, mas caso queira ficar sabendo de notícias (se tem previsão, como está o andamento, etc etc), use o Direção Notícias e o QConcursos Notícias. Uso os dois e sempre fico a par de todos os concursos.

Sabem aquelas lives do Alex Meirelles, que ele posta no youtube do Gran? Valem muito a pena ver. Tem a playlist no site.

A última que eu vi foi sobre o assunto "Quantas horas devo estudar por semana":



Mesmo sabendo de antemão que o título, na forma de pergunta, já tem uma resposta pronta, ou seja, "a qtd de horas deve ser a máxima possível sem entrar em burnout", sempre me impressiono com quanto tempo perdemos em outras atividades que não seja o estudo.

Dando um exemplo, fiquei sem videogame (uma das paixões da minha vida) por muito tempo, só há pouco tempo adquiri um PS4 e, recentemente, um PS5. Mesmo jogando pouco, há algumas ocasiões que me perco no passatempo, a depender do jogo. Fiz uma análise das horas que gastei jogando o jogo atual da minha coleção: God of War Ragnarok. Comprei dia 09/11/2022 e
nesta data de 14/11/2022, em cinco dias, joguei 21 horas, pouco mais de 4 horas por dia. Detalhe que, pra terminar o jogo, faltam ainda umas 30 horas, kkkk!

Tá certo que estava de férias, mas fiquei olhando assim.... rapaz, com 21 horas, eu terminaria a parte teórica de várias disciplinas (não somadas, é claro, eheh), se a disciplina for mais decoreba, como alguns direitos. Daria pra ler umas 600 páginas, que é o número de páginas de um curso em PDF de várias disciplinas (a parte teórica) 21 horas resolvendo questões, daria em torno de 400 questões, a depender da banca. Isso em 5 DIAS.
Agora vai multiplicando essas horinhas perdidas, em passatempos, em um intervalo de meses, anos...... :crycat:

Não estou dizendo que a pessoa deva virar um robô ou zumbi e só estudar, pois horas de lazer são importantes para manter a saúde em dia, especialmente a do cérebro, mas também é importante se policiar e não exagerar no lazer.


Ai ai se o bicicleta te vê falando do Alexandre Meirelles, que trabalha com o famosão coach dos concursos Fernando Mesquita... kkkkkkkkk

Eu fui mandar um email pra FGV perguntando sobre o cronograma do concurso do Senado, pra não ter que ficar abrindo aquele site horroroso deles o tempo todo. A resposta:

"Prezado (a) candidato (a),

O cronograma é omisso, sendo necessário acompanhar as publicações no site para as informações pertinentes ao certame."


Ou seja, não tem cronograma. Kkkkkkkkkkkkk piada total. Fora outros absurdos como prova sendo remarcada mais de uma vez e não acontecendo porra nenhuma, "jurisprudência de banca", procedimentos de segurança inexistentes, banca fazendo provas tão difíceis que sequer preenchem as vagas...

FGV mesmo esses dias descumpriu o cronograma preliminar que ela mesma divulgou, no contrato com a Receita Federal. O que acontece? Nada. Tratam com normalidade instituições não cumprindo prazos previamente acertados.

FGV é essa palhaçada aí mesmo.
Na minha planilha de acompanhamento de datas eu só coloco as fases e rezo pra acertar os dias pra olhar. KKKKKKKKKKKK
 
FGV sendo investigada pela Polícia Federal. A princípio, pela notícia que eu li, não tem nada diretamente associado ao mundo dos concursos.

Vamos ver se possíveis desdobramentos irão afetar o andamento dos certames.
 
FGV sendo investigada pela Polícia Federal. A princípio, pela notícia que eu li, não tem nada diretamente associado ao mundo dos concursos.

Vamos ver se possíveis desdobramentos irão afetar o andamento dos certames.
Pela nota da PF, menciona fraudes que envolvem até superfaturamento em contratos realizados por dispensa de licitação, PODEM ser também concursos públicos, onde é comum bancas tradicionais serem contratadas mediante dispensa.

Ficar de olho, em geral esse tipo de investigação afeta as pessoas envolvidas (e que lucraram ilicitamente por meio da fundação) mas não deve impedir o trabalho da banca em certames que estejam em curso.
 
Pela nota da PF, menciona fraudes que envolvem até superfaturamento em contratos realizados por dispensa de licitação, PODEM ser também concursos públicos, onde é comum bancas tradicionais serem contratadas mediante dispensa.

Ficar de olho, em geral esse tipo de investigação afeta as pessoas envolvidas (e que lucraram ilicitamente por meio da fundação) mas não deve impedir o trabalho da banca em certames que estejam em curso.
A matéria que eu li falava que a FGV tava emitindo pareceres falsos para que órgãos fraudassem licitações.


Podiam aproveitar e investigar as questões de português deles kkkkk
 
Pela nota da PF, menciona fraudes que envolvem até superfaturamento em contratos realizados por dispensa de licitação, PODEM ser também concursos públicos, onde é comum bancas tradicionais serem contratadas mediante dispensa.

Ficar de olho, em geral esse tipo de investigação afeta as pessoas envolvidas (e que lucraram ilicitamente por meio da fundação) mas não deve impedir o trabalho da banca em certames que estejam em curso.
Estou um pouco por fora dessa notícia, vou ler mais tarde com calma. Mas já adianto uma pergunta: poderia afetar o certame da RFB? Já que ainda não saiu o edital e faz parte dos contratos mediante dispensa de licitação.
 
A matéria que eu li falava que a FGV tava emitindo pareceres falsos para que órgãos fraudassem licitações.


Podiam aproveitar e investigar as questões de português deles kkkkk
Eu vi essa parte também, mas a nota é obviamente bem superficial, não diz se ela só tá sendo investigada por pareceres de licitações de terceiros ou se envolve licitações dela própria, deixaram muita coisa no ar. Se investigarem as questões de português vai ter mais gente presa com certeza kkkkkkk
Estou um pouco por fora dessa notícia, vou ler mais tarde com calma. Mas já adianto uma pergunta: poderia afetar o certame da RFB? Já que ainda não saiu o edital e faz parte dos contratos mediante dispensa de licitação.
Difícil falar. Qualquer coisa pode afetar um certame. Concurseiro só pode respirar aliviado depois de estar nomeado e empossado, sentado na sua cadeira usando seu crachá. Até lá tudo pode acontecer, muda a diretoria do órgão e eles preferem alocar orçamento em outra ponta, acham que não precisa do concurso e pronto, tranca tudo.
 
Parece que as investigações podem chegar até aos bichões dos tribunais superiores.....

Ih, tem muita Toga aí que deve fazer merda a vida inteira e não acontece nada.

Pior do que isso os "aposentados compulsoriamente" quando são pegos na criminalidade...

Talvez vitaliciedade não deveria existir.
 
Ih, tem muita Toga aí que deve fazer merda a vida inteira e não acontece nada.

Pior do que isso os "aposentados compulsoriamente" quando são pegos na criminalidade...

Talvez vitaliciedade não deveria existir.

Magistratura é um tema bem complexo.

Mas só pra registrar: a aposentadoria compulsória não é com provento integral. Não que mude muita coisa, mas né.
 
Lembram daquele papinho de que "só 1% dos inscritos no concurso está disputando as vagas de verdade"?

Então, esse papo de coach é mentira. O volts acabou de publicar um vídeo sobre isso.

O número de pessoas que realmente são competitivas é muito maior que 1%. Não acreditem em coaches.
 
Mermão, direito civil, além de chato pra cacete, era pra ser difícil assim mesmo? Me sinto um burro completo estudando essa desgraça, e o percentual de acertos tá bem baixo.

PS. estou dando a primeira passada na matéria, ainda não entrei no modo full revisão.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo