Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Mermão, direito civil, além de chato pra cacete, era pra ser difícil assim mesmo? Me sinto um burro completo estudando essa desgraça, e o percentual de acertos tá bem baixo.

PS. estou dando a primeira passada na matéria, ainda não entrei no modo full revisão.
Sim. Só fui aprender de verdade depois de trabalhar em gabinete de juiz de vara cível vivendo o bagulho todo santo dia quase numa imersão. Depois que pega o jeito flui bem, tanto que fiz a segunda fase da OAB em civil e passei de primeira bem tranquilo. Mas é chato, extenso e muitas vezes complicado, especialmente se tu pega um professor que não colabora com uma didática lixo.
 
Mermão, direito civil, além de chato pra cacete, era pra ser difícil assim mesmo? Me sinto um burro completo estudando essa desgraça, e o percentual de acertos tá bem baixo.

PS. estou dando a primeira passada na matéria, ainda não entrei no modo full revisão.
Bom, pode ser pessoal mas direito civil é decoreba, (pelo menos o cobrado nos concursos que fiz), chata pra mim foi a 14.133, lei totalmente técnica e massante
 
Sim. Só fui aprender de verdade depois de trabalhar em gabinete de juiz de vara cível vivendo o bagulho todo santo dia quase numa imersão. Depois que pega o jeito flui bem, tanto que fiz a segunda fase da OAB em civil e passei de primeira bem tranquilo. Mas é chato, extenso e muitas vezes complicado, especialmente se tu pega um professor que não colabora com uma didática lixo.
Menos mal então. Do meu ciclo de estudos, esse é disparada a minha pior matéria, em todos os sentidos. Ela reúne tudo que eu mais odeio: muita decoreba, muito juridiquês, muitas exceções, muita lei seca... Na minha visão (de engenheiro, totalmente leigo em direito) é como se fosse um direito mais puro, junto com o penal. Só que nesse último, os exemplos práticos são mais fáceis de entender.


Bom, pode ser pessoal mas direito civil é decoreba, (pelo menos o cobrado nos concursos que fiz), chata pra mim foi a 14.133, lei totalmente técnica e massante
Eu prefiro estudar 4 horas de licitação do que meia de Direito Civil kkkkk. E quanto a desgraça da 8.666 finalmente exaurir seus efeitos, vai ficar mais gostoso ainda.

Aliás, falando na 14.133, o Estratégia tem um material muito bom, que é ela comentada. É bom que tem as referências dos artigos e incisos já esquematizada, que é a parte mais chata ao estudar lei seca. Basta fazer um cadastro lá pra baixar.
 
Menos mal então. Do meu ciclo de estudos, esse é disparada a minha pior matéria, em todos os sentidos. Ela reúne tudo que eu mais odeio: muita decoreba, muito juridiquês, muitas exceções, muita lei seca... Na minha visão (de engenheiro, totalmente leigo em direito) é como se fosse um direito mais puro, junto com o penal. Só que nesse último, os exemplos práticos são mais fáceis de entender.



Eu prefiro estudar 4 horas de licitação do que meia de Direito Civil kkkkk. E quanto a desgraça da 8.666 finalmente exaurir seus efeitos, vai ficar mais gostoso ainda.

Aliás, falando na 14.133, o Estratégia tem um material muito bom, que é ela comentada. É bom que tem as referências dos artigos e incisos já esquematizada, que é a parte mais chata ao estudar lei seca. Basta fazer um cadastro lá pra baixar.
Opa valeu, vou dar uma olhada, acho que é do perfil da pessoa, e também do professor, tive uma que me fez ter pavor da 8666, aí tive um outro no futuro que mostrou ser prático, o bom de professor são os exemplos e que ele destrincha, pegar a lei seca de cara é loucura
 
Opa valeu, vou dar uma olhada, acho que é do perfil da pessoa, e também do professor, tive uma que me fez ter pavor da 8666, aí tive um outro no futuro que mostrou ser prático, o bom de professor são os exemplos e que ele destrincha, pegar a lei seca de cara é loucura
É esse link aqui:

 
Menos mal então. Do meu ciclo de estudos, esse é disparada a minha pior matéria, em todos os sentidos. Ela reúne tudo que eu mais odeio: muita decoreba, muito juridiquês, muitas exceções, muita lei seca... Na minha visão (de engenheiro, totalmente leigo em direito) é como se fosse um direito mais puro, junto com o penal. Só que nesse último, os exemplos práticos são mais fáceis de entender.



Eu prefiro estudar 4 horas de licitação do que meia de Direito Civil kkkkk. E quanto a desgraça da 8.666 finalmente exaurir seus efeitos, vai ficar mais gostoso ainda.

Aliás, falando na 14.133, o Estratégia tem um material muito bom, que é ela comentada. É bom que tem as referências dos artigos e incisos já esquematizada, que é a parte mais chata ao estudar lei seca. Basta fazer um cadastro lá pra baixar.
Tomei ferro em um concurso de tribunal por causa de civil e penal. Pra gente que não é da área é complicado d+ essa decoreba.
 
Menos mal então. Do meu ciclo de estudos, esse é disparada a minha pior matéria, em todos os sentidos. Ela reúne tudo que eu mais odeio: muita decoreba, muito juridiquês, muitas exceções, muita lei seca... Na minha visão (de engenheiro, totalmente leigo em direito) é como se fosse um direito mais puro, junto com o penal. Só que nesse último, os exemplos práticos são mais fáceis de entender.



Eu prefiro estudar 4 horas de licitação do que meia de Direito Civil kkkkk. E quanto a desgraça da 8.666 finalmente exaurir seus efeitos, vai ficar mais gostoso ainda.

Aliás, falando na 14.133, o Estratégia tem um material muito bom, que é ela comentada. É bom que tem as referências dos artigos e incisos já esquematizada, que é a parte mais chata ao estudar lei seca. Basta fazer um cadastro lá pra baixar.
Minha primeira graduação também foi em engenharia, realmente vindo da linha mais lógica-racional o direito civil não faz muito sentido e os exemplos são em boa parte ruins/complicados/sem graça. Falar de crime é sempre mais divertido, imaginar as situações absurdas do cara que tomou dois tiros de dois assassinos ao mesmo tempo mas tinha tomado veneno antes e morreu atropelado é muito mais divertido que ficar imaginando as trocentas situações de contratos, hipotecas, penhoras, regimes de bens, os 15 usucapiões diferentes....
 
Tomei ferro em um concurso de tribunal por causa de civil e penal. Pra gente que não é da área é complicado d+ essa decoreba.

Pior que Civil, penal e empresarial são cobradas como uma coisa só na Receita. Como tem mínimo por matéria, não pode abandonar nada. Se pudesse, certamente eu nem daria valor pra essas matérias, custo/benefício horroroso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Falando em área fiscal, ISS São Paulo foi autorizado.

Um dos melhores fiscos municipais do Brasil. Ótima remuneração, tem teletrabalho (exige pelo menos 1 dia de presença física na semana) e pode morar a até 400km da capital.
 
Última edição:
No meu caso, matérias de exatas são meus calos.

Há questões que demandam muitos minutos para serem respondidas, isso se souber fazer, e se for rápido!

Tem um bocado de concurso por aí que o diferencial é Matemática, Estatística, RL...

Já os direitos, a turma picalelê acerta praticamente TUDO. É quase inconcebível (para essa turma, heheh) errar uma questão de Constitucional, Lei 8.112/90 etc. Licitação será sempre um cãozinho maledeto, é perdoável errar uma ou duas :D
 
No meu caso, matérias de exatas são meus calos.

Há questões que demandam muitos minutos para serem respondidas, isso se souber fazer, e se for rápido!

Tem um bocado de concurso por aí que o diferencial é Matemática, Estatística, RL...

Já os direitos, a turma picalelê acerta praticamente TUDO. É quase inconcebível (para essa turma, heheh) errar uma questão de Constitucional, Lei 8.112/90 etc. Licitação será sempre um cãozinho maledeto, é perdoável errar uma ou duas :D
Pior que tem questão de matemática com objetivo unicamente protelatório, a cara da VUNESP, e algumas extensas mas se tu souber a base de uma questão similar deles, mata rapidinho
 
Quando tentando aprovação em concursos, vocês também costuam tentar aprovação em mestrado também?

Gostaria da opinião de vocês. É meio suicida, digo, tiro no pé, tentar ambos?

Muito relativo. Depende da área de mestrado, qual concurso você vai fazer etc.

Se não for uma necessidade urgente, eu deixaria o mestrado para depois que passar em um bom concurso. Você terá mais tempo e estabilidade para seu mestrado.
 
Quando tentando aprovação em concursos, vocês também costuam tentar aprovação em mestrado também?

Gostaria da opinião de vocês. É meio suicida, digo, tiro no pé, tentar ambos?
Eu já fiz mestrado e diria que é inconciliável. Passar num mestrado não é difícil, mas terminar dá um trabalho da porra.
 
Quando tentando aprovação em concursos, vocês também costuam tentar aprovação em mestrado também?

Gostaria da opinião de vocês. É meio suicida, digo, tiro no pé, tentar ambos?
Mestrado, se for algum em rede que para entrar é somente prova, pode até tentar. Mas normalmente, quando não é, tem que apresentar um projeto, tem que estudar um tema que nunca vai cair em nenhum concurso público (ou ainda pior estudar um tema que um docente do mestrado te passar para poder entrar no projeto dele) então você mais tiraria seu foco o dividindo em duas coisas distintas, então é mais plausível só estudar pra concurso. A menos que vá tentar um concurso de UF/IF ou pesquisador (onde ter título e produção cientifica é relevante no processo seletivo) ai é outra história. De qualquer forma caso você passe vc vai prejudicar seu estudo pra concurso porque o mestrado muitas vezes é inconciliável até com quem só trabalha, imagina pra quem tá focado em passar em concurso e também usa o tempo pra estudar.
 
A banca do último concurso do TRE-RJ foi a Consulplan.

Está para ter um concurso unificado do TSE, o qual provavelmente o TRE-RJ irá participar, pois há vagas.

Minhas dúvidas seriam:

  1. Concursos unificados são realizados pela mesma banca em todo o Brasil?
  2. Qual seria a mais provável banca para esse concurso unificado do TRE, previsto para 2023?
1) Banca única;

2) Eu apostaria em FCC ou FGV como favoritas, logo seguidas pela Consulplan e Cebraspe.
 
1) Banca única;

2) Eu apostaria em FCC ou FGV como favoritas, logo seguidas pela Consulplan e Cebraspe.
Acho que a FGV depois dos rolos de corrupção/desvio de dinheiro vai ficar de molho por um tempo. Ainda mais no RJ que foi justamente o palco da investigação da PF :haha: .
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo