Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Alguém conhece alguma apostila do TRE pra estudo, procurei aqui e achei mais foi tudo do TRT!
:scare:

Obs : Fui dar uma olhada nos conteúdo pra TRE na Gran concurso e só de direito eleitoral foram 200 aulas de mais de vinte minutos, é sério? A carga de estudo é tão bruta assim? Um tópico de assunto dentre outros dão 200 aulas de média de 25 minutos. Fiquei surpreso!

Estou procurando material também e com dificuldade de achar. Não sei se presto pra técnico ou analista. Parece que o último certame unificado foi em 2006, não?
 
Estou procurando material também e com dificuldade de achar. Não sei se presto pra técnico ou analista. Parece que o último certame unificado foi em 2006, não?
Foi nessa data aí entre 2006 e 2007 senão engano. Vc tem diploma superior? O analista deve ser mais difícil e concorrido, provavelmente o técnico deva ser melhor pra passar.
 
Foi nessa data aí entre 2006 e 2007 senão engano. Vc tem diploma superior? O analista deve ser mais difícil e concorrido, provavelmente o técnico deva ser melhor pra passar.
Geralmente é o contrário rs
Nível médio tem mais vagas porém a nota de corte é altíssima.
 
Geralmente é o contrário rs
Nível médio tem mais vagas porém a nota de corte é altíssima.
Sério que você tá dizendo que é mais difícil passar pra técnico do que analista?

Acho que o sr está desinformado, para variar.
 
Foi nessa data aí entre 2006 e 2007 senão engano. Vc tem diploma superior? O analista deve ser mais difícil e concorrido, provavelmente o técnico deva ser melhor pra passar.

Sim, tenho superior, mas como vou sair do zero, não sei por qual dos dois dá pra ter uma chance mínima de passar. Queria prestar pra minha área, que é TI.
Pelo que eu acompanho, os de ensino médio geralmente a concorrência é bem maior, mas o edital parece um pouco menor.
 
Sim, tenho superior, mas como vou sair do zero, não sei por qual dos dois dá pra ter uma chance mínima de passar. Queria prestar pra minha área, que é TI.
Pelo que eu acompanho, os de ensino médio geralmente a concorrência é bem maior, mas o edital parece um pouco menor.
Pois é, médio geralmente tem mais vagas porém a concorrência é imensa. Pra ter alguma chance tem que acertar de 90% a 95% da prova.
Se o de nível superior for, digamos, 1 vaga e nivel médio forem 20 vagas, aí nesse caso acho melhor ir de nível médio mesmo.
 
Obs : Fui dar uma olhada nos conteúdo pra TRE na Gran concurso e só de direito eleitoral foram 200 aulas de mais de vinte minutos, é sério? A carga de estudo é tão bruta assim? Um tópico de assunto dentre outros dão 200 aulas de média de 25 minutos. Fiquei surpreso!
agora vou te contar o segredo maior: nada disso garante q vc passe :shrug:

vc precisa ler toda a lei bruta também, pois tem banca que cobra texto de lei
as aulas são pra COMPLEMENTAR o estudo
textos, PDFs, doutrinação as vezes cai tbm dependendo da banca

sim, a carga horária é ainda mais bruta do que parece ser.. o povo fica por aí falando: "ain alá o concursado ganha 10k n faz nd"
mas ngm quer tentar a sorte e ficar por horas, durante meses, estudando... e como disse, nd disso é garantia de vc passar na prova ou de ser chamado

e como tempo é valioso, não estude oq não é cobrado.. exemplo: tem mta vídeo aula que aborda TUDO sobre uma lei específica... mas se no seu edital tá lá: art 1 ao 30 dessa lei, vc só vai estudar do 1 ao 30, nada além disso... tem q focar no conteúdo cobrado

bem vindo ao mundo dos concursos :true:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

claramente acima do que estou habituado na faculdade.
nem se compara :sefu:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Foi nessa data aí entre 2006 e 2007 senão engano. Vc tem diploma superior? O analista deve ser mais difícil e concorrido, provavelmente o técnico deva ser melhor pra passar.
como disseram ali, mais concorrido geralmente é o de técnico (ensino médio)
maior parte da população tem mais ensino médio do que superior...
não que seja mais fácil ou menos fácil, mas é mais concorrido..
e cobra menos matéria que os de analista, por isso tbm é mais concorrido

e na prática, dificilmente alguém q só tenha o ensino médio passe nesse de nível médio.... claro q acontece, mas a maioria que passa tem o superior... :shrug:
 
Foi o choque inicial! Ou seja esforço brutal mesmo pra mudar de vida. Um concurso passado desse é vida ganha.

Agora ritmo de estudo é insano, claramente acima do que estou habituado na faculdade. Vou ter que me esforçar muito mais pra garimpar o conteúdo progmaticos do concurso!
Sim, o ritmo de estudo pra passar em concurso é muito diferente de faculdade, único curso que vejo o pessoal estudando no mesmo ritmo é, talvez, medicina quando o estudante quer levar a sério mesmo. Fora isso, minha faculdade de direito mesmo eu posso falar que não estudei "nada", o estudo pra concursos já englobava a matéria toda, quando chegava um dia antes da prova era só uma revisão rápida e pau, nunca peguei nem exame, realmente dois universos sem comparação (vale mencionar que iniciei o curso de Direito praticamente junto com o edital do concurso que passei do TJPR, 2017, então vim num ritmo de estudo mais forte justamente pq já era "pós edital").

No mais, é como o colega abaixo falou:
agora vou te contar o segredo maior: nada disso garante q vc passe :shrug:

vc precisa ler toda a lei bruta também, pois tem banca que cobra texto de lei
as aulas são pra COMPLEMENTAR o estudo
textos, PDFs, doutrinação as vezes cai tbm dependendo da banca

sim, a carga horária é ainda mais bruta do que parece ser.. o povo fica por aí falando: "ain alá o concursado ganha 10k n faz nd"
mas ngm quer tentar a sorte e ficar por horas, durante meses, estudando... e como disse, nd disso é garantia de vc passar na prova ou de ser chamado

bem vindo ao mundo dos concursos :true:
É fácil povo apontar o dedo e falar "nossa que vida mansa ganha 10k e só fez uma provinha". Sim, se era tão fácil, pq tu não fez a provinha e tá aqui "curtindo" também?
Eu lembro quando saiu o edital do meu concurso e comentei com uns amigos em um desses vários grupos de zap que a gente participa, que eu iria fazer a prova e comecei a faculdade de direito. Povo nem deu bola, só soltou aquele "boa sorte kkk". E dá-lhe a cada pouco papinho de se que funcionário público é vagal, encostado, "só" fez uma prova e tá rico. Bem, eu avisei eles do edital, falei da prova, hoje eu tô ganhando facilmente mais que 90% deles e "só" fiz a prova enquanto eles preferiram ficar coçando o saco, pq quando eu falava que não podia ir no rolê ou não tinha assistido jogo da copa pq tava estudando eles davam risada. Paciência, cada um colhe o que planta, enquanto uns piscam o c* a cada nova crise que parece vir, eu tô aqui rumo à estabilidade e agora com o canudo de direito na mão, daqui 3 anos se eu tiver saco pra enveredar pesado em estudos novamente posso começar a concorrer às vagas de carreira que, na boca do povo, são "marajás".

E claro, nem vou entrar no mérito do "vida mansa trabalha pouco ganha muito" pq todo mundo olha teu contracheque mas ninguém vê seu nome na lista do plantão de fim de ano...
Sim, tenho superior, mas como vou sair do zero, não sei por qual dos dois dá pra ter uma chance mínima de passar. Queria prestar pra minha área, que é TI.
Pelo que eu acompanho, os de ensino médio geralmente a concorrência é bem maior, mas o edital parece um pouco menor.

Pois é, médio geralmente tem mais vagas porém a concorrência é imensa. Pra ter alguma chance tem que acertar de 90% a 95% da prova.
Se o de nível superior for, digamos, 1 vaga e nivel médio forem 20 vagas, aí nesse caso acho melhor ir de nível médio mesmo.
Relação de técnico x analista é tensa mesmo. Mas é bom saber separar dificuldade de complexidade. Obviamente a prova de analista é mais complexa, assuntos mais pesados, geralmente até com questão discursiva (diferente de uma mera redação, é uma pergunta, vc não precisa apenas escrever bem, tem que escrever certo, responder a questão conforme gabarito), mas a concorrência tende a ser menor e a nota de corte também ser inferior, justamente pq não é simples vc acertar as questões difíceis. Dá pra dizer que é uma prova que "perdoa" melhor aquele vacilo de um ou outra questão por pegadinha, errar no gabarito, ou por simplesmente não ter estudado aquela parte específica do conteúdo. Por isso digo que a prova de analista é mais complexa, mas ressalvados alguns casos específicos, uma vez que você esteja com seu estudo em nível de superar a questão da complexidade, se torna um concurso mais "fácil" pq não é todo mundo que atinge o alto nível de complexidade que precisa pra ter uma nota decente e vc não precisa "praticamente gabaritar" pra ter a discursiva corrigida e ser classificado na lista final.

Já a prova de técnico possui complexidade mais baixa, assuntos cobrados de forma mais leve, um peso maior para matérias gerais como português se comparado com o peso dado em uma prova de analista, quando tem redação é uma discursiva mais generalista que se for banca conhecida vc mata com um "esqueletinho". Onde a prova de técnico pega é na dificuldade em atingir a nota de corte por conta da concorrência pesada, já que muito mais gente faz a prova, inclusive vários órgãos permitem o mesmo candidato fazer as duas provas, ou seja, além da concorrência normal de gente focada em técnico ainda vai ter uma penca de "analista" fazendo a prova também. É uma prova que não perdoa deslizes, errou uma questão na hora de passar para o gabarito? Pode ser a diferença entre aprovação e nem lerem sua redação e se lerem a redação, um parágrafo "meia-boca" te joga lá pra baixo. A complexidade é baixa, mas a dificuldade é grande pq vai ter MUITA gente conseguindo fazer 90, 91, 92, 93% da prova. Em um universo de 200mil candidatos, se 0,01% fizer 95% da prova objetiva, já são 200 pessoas, se o concurso tem 100 vagas....é tenso.
 
Geralmente é o contrário rs
Sim, o ritmo de estudo pra passar em concurso é muito diferente de faculdade, único curso que vejo o pessoal estudando no mesmo ritmo é, talvez, medicina quando o estudante quer levar a sério mesmo. Fora isso, minha faculdade de direito mesmo eu posso falar que não estudei "nada", o estudo pra concursos já englobava a matéria toda, quando chegava um dia antes da prova era só uma revisão rápida e pau, nunca peguei nem exame, realmente dois universos sem comparação (vale mencionar que iniciei o curso de Direito praticamente junto com o edital do concurso que passei do TJPR, 2017, então vim num ritmo de estudo mais forte justamente pq já era "pós edital").

No mais, é como o colega abaixo falou:

É fácil povo apontar o dedo e falar "nossa que vida mansa ganha 10k e só fez uma provinha". Sim, se era tão fácil, pq tu não fez a provinha e tá aqui "curtindo" também?
Eu lembro quando saiu o edital do meu concurso e comentei com uns amigos em um desses vários grupos de zap que a gente participa, que eu iria fazer a prova e comecei a faculdade de direito. Povo nem deu bola, só soltou aquele "boa sorte kkk". E dá-lhe a cada pouco papinho de se que funcionário público é vagal, encostado, "só" fez uma prova e tá rico. Bem, eu avisei eles do edital, falei da prova, hoje eu tô ganhando facilmente mais que 90% deles e "só" fiz a prova enquanto eles preferiram ficar coçando o saco, pq quando eu falava que não podia ir no rolê ou não tinha assistido jogo da copa pq tava estudando eles davam risada. Paciência, cada um colhe o que planta, enquanto uns piscam o c* a cada nova crise que parece vir, eu tô aqui rumo à estabilidade e agora com o canudo de direito na mão, daqui 3 anos se eu tiver saco pra enveredar pesado em estudos novamente posso começar a concorrer às vagas de carreira que, na boca do povo, são "marajás".

E claro, nem vou entrar no mérito do "vida mansa trabalha pouco ganha muito" pq todo mundo olha teu contracheque mas ninguém vê seu nome na lista do plantão de fim de ano...



Relação de técnico x analista é tensa mesmo. Mas é bom saber separar dificuldade de complexidade. Obviamente a prova de analista é mais complexa, assuntos mais pesados, geralmente até com questão discursiva (diferente de uma mera redação, é uma pergunta, vc não precisa apenas escrever bem, tem que escrever certo, responder a questão conforme gabarito), mas a concorrência tende a ser menor e a nota de corte também ser inferior, justamente pq não é simples vc acertar as questões difíceis. Dá pra dizer que é uma prova que "perdoa" melhor aquele vacilo de um ou outra questão por pegadinha, errar no gabarito, ou por simplesmente não ter estudado aquela parte específica do conteúdo. Por isso digo que a prova de analista é mais complexa, mas ressalvados alguns casos específicos, uma vez que você esteja com seu estudo em nível de superar a questão da complexidade, se torna um concurso mais "fácil" pq não é todo mundo que atinge o alto nível de complexidade que precisa pra ter uma nota decente e vc não precisa "praticamente gabaritar" pra ter a discursiva corrigida e ser classificado na lista final.

Já a prova de técnico possui complexidade mais baixa, assuntos cobrados de forma mais leve, um peso maior para matérias gerais como português se comparado com o peso dado em uma prova de analista, quando tem redação é uma discursiva mais generalista que se for banca conhecida vc mata com um "esqueletinho". Onde a prova de técnico pega é na dificuldade em atingir a nota de corte por conta da concorrência pesada, já que muito mais gente faz a prova, inclusive vários órgãos permitem o mesmo candidato fazer as duas provas, ou seja, além da concorrência normal de gente focada em técnico ainda vai ter uma penca de "analista" fazendo a prova também. É uma prova que não perdoa deslizes, errou uma questão na hora de passar para o gabarito? Pode ser a diferença entre aprovação e nem lerem sua redação e se lerem a redação, um parágrafo "meia-boca" te joga lá pra baixo. A complexidade é baixa, mas a dificuldade é grande pq vai ter MUITA gente conseguindo fazer 90, 91, 92, 93% da prova. Em um universo de 200mil candidatos, se 0,01% fizer 95% da prova objetiva, já são 200 pessoas, se o concurso tem 100 vagas....é tenso.

Vale lembrar que ele tá falando de vaga de técnico PRA TI. O último do TRT aqui no estado teve 15 mil inscritos pra médio generalista, e 500 inscritos pra TI. Pra analista de TI tinha a mesma quantia de vagas e deu mais de 1000 inscritos.

Isso vale pra nível médio generalista, pra nível técnico geralmente a concorrência é parecida com a de analista.
 
Achei por 270 bolsonaros curso pra concurso do TRE(nacional) será que vale a pena estudar pela Gran concurso? Eu não tenho fonte de material nenhuma. A ideia é pegar cursos desses "grandes" e estudar até ficar doente mental de estudo kkkk, a ideia é passar, até o concurso terei bastante tempo o que aumenta as chances. Mas ainda que eu não passe a exp e qnt de estudo serveria pra outros concursos provavelmente. Ou pra um eventual revival futuro. Eu vi curso TRE da Alfacon do Evandro Guedes mas lá tava salgado, o preço do curso é 1296 lá! Um tiro no meu saco pelado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

agora vou te contar o segredo maior: nada disso garante q vc passe :shrug:

vc precisa ler toda a lei bruta também, pois tem banca que cobra texto de lei
as aulas são pra COMPLEMENTAR o estudo
textos, PDFs, doutrinação as vezes cai tbm dependendo da banca

sim, a carga horária é ainda mais bruta do que parece ser.. o povo fica por aí falando: "ain alá o concursado ganha 10k n faz nd"
mas ngm quer tentar a sorte e ficar por horas, durante meses, estudando... e como disse, nd disso é garantia de vc passar na prova ou de ser chamado

e como tempo é valioso, não estude oq não é cobrado.. exemplo: tem mta vídeo aula que aborda TUDO sobre uma lei específica... mas se no seu edital tá lá: art 1 ao 30 dessa lei, vc só vai estudar do 1 ao 30, nada além disso... tem q focar no conteúdo cobrado

bem vindo ao mundo dos concursos :true:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


nem se compara :sefu:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


como disseram ali, mais concorrido geralmente é o de técnico (ensino médio)
maior parte da população tem mais ensino médio do que superior...
não que seja mais fácil ou menos fácil, mas é mais concorrido..
e cobra menos matéria que os de analista, por isso tbm é mais concorrido

e na prática, dificilmente alguém q só tenha o ensino médio passe nesse de nível médio.... claro q acontece, mas a maioria que passa tem o superior... :shrug:
Mas no edital específica? Tipo não tem lá direito eleitoral e só? Ou específica tudo que vai cair dentro do edital? Kk pergunta Noob né? Mas é minha primeira vez então passa, kk. :haha:

Mas o edital em si normalment sai alguns meses antes da prova, considerando que falta um ano terei que estudar as cegas sem saber. Aí quando saísse edital nós meses restante revisaria só considerando o que é cobrado pelo edital.

Sim, vc pode ter o conteúdo mais top do universo pro concurso senão se dedicar de corpo e alma é provável que não passe mesmo. Minha ideia é: Falta um ano ou quase isso pro concurso, a ideia é ir estudando umas horinhas por dia... Quando sair edital eu ficaria exclusivamente pro edital "esquecendo a faculdade" nestes meses de fim de ano e janeiro em tese tenho dia livre pra ir adiantando estudos mas depois começam as aulas e TCC ( nesses meses de primeiro semestre de 23 eu deixaria mais de lado o estudo do concurso, ou estudaria somente uma hora por dia) aí no segundo semestre pro lançamento de semestre fazia um intensivão pro concurso estudando/revisando mais focado e por mais tempo.
Sim, o ritmo de estudo pra passar em concurso é muito diferente de faculdade, único curso que vejo o pessoal estudando no mesmo ritmo é, talvez, medicina quando o estudante quer levar a sério mesmo. Fora isso, minha faculdade de direito mesmo eu posso falar que não estudei "nada", o estudo pra concursos já englobava a matéria toda, quando chegava um dia antes da prova era só uma revisão rápida e pau, nunca peguei nem exame, realmente dois universos sem comparação (vale mencionar que iniciei o curso de Direito praticamente junto com o edital do concurso que passei do TJPR, 2017, então vim num ritmo de estudo mais forte justamente pq já era "pós edital").

No mais, é como o colega abaixo falou:

É fácil povo apontar o dedo e falar "nossa que vida mansa ganha 10k e só fez uma provinha". Sim, se era tão fácil, pq tu não fez a provinha e tá aqui "curtindo" também?
Eu lembro quando saiu o edital do meu concurso e comentei com uns amigos em um desses vários grupos de zap que a gente participa, que eu iria fazer a prova e comecei a faculdade de direito. Povo nem deu bola, só soltou aquele "boa sorte kkk". E dá-lhe a cada pouco papinho de se que funcionário público é vagal, encostado, "só" fez uma prova e tá rico. Bem, eu avisei eles do edital, falei da prova, hoje eu tô ganhando facilmente mais que 90% deles e "só" fiz a prova enquanto eles preferiram ficar coçando o saco, pq quando eu falava que não podia ir no rolê ou não tinha assistido jogo da copa pq tava estudando eles davam risada. Paciência, cada um colhe o que planta, enquanto uns piscam o c* a cada nova crise que parece vir, eu tô aqui rumo à estabilidade e agora com o canudo de direito na mão, daqui 3 anos se eu tiver saco pra enveredar pesado em estudos novamente posso começar a concorrer às vagas de carreira que, na boca do povo, são "marajás".

E claro, nem vou entrar no mérito do "vida mansa trabalha pouco ganha muito" pq todo mundo olha teu contracheque mas ninguém vê seu nome na lista do plantão de fim de ano...



Relação de técnico x analista é tensa mesmo. Mas é bom saber separar dificuldade de complexidade. Obviamente a prova de analista é mais complexa, assuntos mais pesados, geralmente até com questão discursiva (diferente de uma mera redação, é uma pergunta, vc não precisa apenas escrever bem, tem que escrever certo, responder a questão conforme gabarito), mas a concorrência tende a ser menor e a nota de corte também ser inferior, justamente pq não é simples vc acertar as questões difíceis. Dá pra dizer que é uma prova que "perdoa" melhor aquele vacilo de um ou outra questão por pegadinha, errar no gabarito, ou por simplesmente não ter estudado aquela parte específica do conteúdo. Por isso digo que a prova de analista é mais complexa, mas ressalvados alguns casos específicos, uma vez que você esteja com seu estudo em nível de superar a questão da complexidade, se torna um concurso mais "fácil" pq não é todo mundo que atinge o alto nível de complexidade que precisa pra ter uma nota decente e vc não precisa "praticamente gabaritar" pra ter a discursiva corrigida e ser classificado na lista final.

Já a prova de técnico possui complexidade mais baixa, assuntos cobrados de forma mais leve, um peso maior para matérias gerais como português se comparado com o peso dado em uma prova de analista, quando tem redação é uma discursiva mais generalista que se for banca conhecida vc mata com um "esqueletinho". Onde a prova de técnico pega é na dificuldade em atingir a nota de corte por conta da concorrência pesada, já que muito mais gente faz a prova, inclusive vários órgãos permitem o mesmo candidato fazer as duas provas, ou seja, além da concorrência normal de gente focada em técnico ainda vai ter uma penca de "analista" fazendo a prova também. É uma prova que não perdoa deslizes, errou uma questão na hora de passar para o gabarito? Pode ser a diferença entre aprovação e nem lerem sua redação e se lerem a redação, um parágrafo "meia-boca" te joga lá pra baixo. A complexidade é baixa, mas a dificuldade é grande pq vai ter MUITA gente conseguindo fazer 90, 91, 92, 93% da prova. Em um universo de 200mil candidatos, se 0,01% fizer 95% da prova objetiva, já são 200 pessoas, se o concurso tem 100 vagas....é tenso.
Vc passou na prova estudando quanto tempo?
O Estudo é outro nível comparado a graduação né Man. Só de ver a quantidade de aulas por matéria meu cérebro desceu pro inferno e deu mais voltas que a velocidade da luz na terra. Kkkkkkk, mas é aquela.. estudando todo dia criando uma rotina "fica mais fácil" como diria bojack! Se for olhar o todo e desmotivar e não começar e persistir, fodeu. Tem que ter pensamento positivo tbm( e olha que quem vos diz é um sujeito deprimido kkk). O difícil desses concursos e criar uma rotina de estudo e persistir, construindo isso fica mais fácil de seguir a cada dia. Da pra ir dedicando 2 ou 3 horas do dia pra isso!
 
Última edição:
Achei por 270 bolsonaros curso pra concurso do TRE(nacional) será que vale a pena estudar pela Gran concurso? Eu não tenho fonte de material nenhuma. A ideia é pegar cursos desses "grandes" e estudar até ficar doente mental de estudo kkkk, a ideia é passar, até o concurso terei bastante tempo o que aumenta as chances. Mas ainda que eu não passe a exp e qnt de estudo serveria pra outros concursos provavelmente. Ou pra um eventual revival futuro. Eu vi curso TRE da Alfacon do Evandro Guedes mas lá tava salgado, o preço do curso é 1296 lá! Um tiro no meu saco pelado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas no edital específica? Tipo não tem lá direito eleitoral e só? Ou específica tudo que vai cair dentro do edital? Kk pergunta Noob né? Mas é minha primeira vez então passa, kk. :haha:

Mas o edital em si normalment sai alguns meses antes da prova, considerando que falta um ano terei que estudar as cegas sem saber. Aí quando saísse edital nós meses restante revisaria só considerando o que é cobrado pelo edital.

Sim, vc pode ter o conteúdo mais top do universo pro concurso senão se dedicar de corpo e alma é provável que não passe mesmo. Minha ideia é: Falta um ano ou quase isso pro concurso, a ideia é ir estudando umas horinhas por dia... Quando sair edital eu ficaria exclusivamente pro edital "esquecendo a faculdade" nestes meses de fim de ano e janeiro em tese tenho dia livre pra ir adiantando estudos mas depois começam as aulas e TCC ( nesses meses de primeiro semestre de 23 eu deixaria mais de lado o estudo do concurso, ou estudaria somente uma hora por dia) aí no segundo semestre pro lançamento de semestre fazia um intensivão pro concurso estudando/revisando mais focado e por mais tempo.

Vc passou na prova estudando quanto tempo?
O Estudo é outro nível comparado a graduação né Man. Só de ver a quantidade de aulas por matéria meu cérebro desceu pro inferno e deu mais voltas que a velocidade da luz na terra. Kkkkkkk, mas é aquela.. estudando todo dia criando uma rotina "fica mais fácil" como diria bojack! Se for olhar o todo e desmotivar e não começar e persistir, fodeu. Tem que ter pensamento positivo tbm( e olha que quem vos diz é um sujeito deprimido kkk). O difícil desses concursos e criar uma rotina de estudo e persistir, construindo isso fica mais fácil de seguir a cada dia. Da pra ir dedicando 2 ou 3 horas do dia pra isso!
Cara por esse valor eu acho melhor vc assinar o anual padrão ou premium do TEC concursos que lá tem, na maioria das questões, a parte teórica pra vc ler. Além de que o TEC, pra mim, é o melhor sistema de questões que já usei.
Eu costumo assinar o anual do estratégia por 700~800 reais.
 
Mas no edital específica? Tipo não tem lá direito eleitoral e só? Ou específica tudo que vai cair dentro do edital?
sim, tem tudo no edital
leia atentamente
dependendo, tem lei que cai inteira, tem lei que só cai alguns artigos, etc... antes de começar a estudar pro concurso, ESTUDE O EDITAL, é mto importante entender tudo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas o edital em si normalment sai alguns meses antes da prova, considerando que falta um ano terei que estudar as cegas sem saber.
pega o edital de provas passadas pro cargo pretendido pra TER UMA IDEIA do que será cobrado
claro, pode mudar uma coisa ou outra, mas 98% dos casos é igual, exceto qdo tem lei nova e talz... mas a base é a msm
sim, começar a estudar antes do edital é ainda melhor... qdo sair, vc filtra oq já estudou e oq ainda vai precisar estudar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

+1 coisa, concurso (além de estudar tudo) é resolução de questões

o site QCONCURSOS é o melhor, nos próprios comentários das questões vc aprende MUITO, o povo explica detalhadamente pq tal alternativa é correta e pq as outras estão erradas, nisso vc vai lendo e ajudando a fixar o conteúdo.... filtre as questões por banca da prova (cada uma tem seu "jeitão" de cobrar conteúdo) e pela matéria e resolva TODAS AS QUESTÕES...
é sério
e qdo resolver todas, refaça

exemplo: banca é FVG
matéria: direito adm

filtre por FGV - direito adm
e boa sorte
qdo terminar, faça pra próxima matéria
e assim vai
 
Última edição:
Cachorras, tenho uma dúvida, existe alguma bonificação na remuneração quando o nível acadêmico do aprovado é superior ao exigido pelo cargo? Eu nunca prestei atenção nisso, por exemplo:

Cargo nível médio: a pessoa tem nível superior;
Cargo nível superior: a pessoa tem pós-graduação, mestrado, doutorado.
 
Cachorras, tenho uma dúvida, existe alguma bonificação na remuneração quando o nível acadêmico do aprovado é superior ao exigido pelo cargo? Eu nunca prestei atenção nisso, por exemplo:

Cargo nível médio: a pessoa tem nível superior;
Cargo nível superior: a pessoa tem pós-graduação, mestrado, doutorado.
Só se tiver normativo que defina isso pro local que vc vai prestar a prova.
 
Cachorras, tenho uma dúvida, existe alguma bonificação na remuneração quando o nível acadêmico do aprovado é superior ao exigido pelo cargo? Eu nunca prestei atenção nisso, por exemplo:

Cargo nível médio: a pessoa tem nível superior;
Cargo nível superior: a pessoa tem pós-graduação, mestrado, doutorado.
Quando se fala em servidor público propriamente dito (não confundir com empregado público tipo pessoal que faz concurso pra Banco do Brasil ou Petrobrás) ele é um estatutário, significa que as regras de trabalho dele são o estatuto do servidor do órgão que ele trabalha. Se o estatuto prevê, ele ganha, se não prevê, não adianta espernear que servidor de outro lugar ganha, vc não tem esse direito pq não tá no estatuto.

Pra ilustrar, situação real que rola aqui no meu círculo próximo de convivência:
- Minha esposa é servidora da prefeitura (poder executivo municipal), o estatuto dela prevê um adicional por ter qualificação acima da exigida para o cargo, e é em % do salário a depender do nível do cargo e do nível que a pessoa tem (se bem me lembro minha esposa tem qualificação um nível acima do exigido e ganha um adicional de 5% por isso);
- Eu sou servidor do TJPR (poder judiciário estadual), meu estatuto prevê um adicional por qualificação acima da exigida, mas é em valor fixo. No meu caso ocupo cargo de nível médio e tenho graduação (em breve começarei uma pós EAD pra subir mais), recebo um adicional de R$ 250,00 por isso.
- Um brother é servidor do MPPR (ministério público estadual), o estatuto dele não prevê nenhum tipo de adicional. O cargo que ele ocupa é de nível fundamental, ele tem ensino superior, não ganha um puto a mais por isso.
 
Achei por 270 bolsonaros curso pra concurso do TRE(nacional) será que vale a pena estudar pela Gran concurso? Eu não tenho fonte de material nenhuma. A ideia é pegar cursos desses "grandes" e estudar até ficar doente mental de estudo kkkk, a ideia é passar, até o concurso terei bastante tempo o que aumenta as chances. Mas ainda que eu não passe a exp e qnt de estudo serveria pra outros concursos provavelmente. Ou pra um eventual revival futuro. Eu vi curso TRE da Alfacon do Evandro Guedes mas lá tava salgado, o preço do curso é 1296 lá! Um tiro no meu saco pelado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas no edital específica? Tipo não tem lá direito eleitoral e só? Ou específica tudo que vai cair dentro do edital? Kk pergunta Noob né? Mas é minha primeira vez então passa, kk. :haha:

Mas o edital em si normalment sai alguns meses antes da prova, considerando que falta um ano terei que estudar as cegas sem saber. Aí quando saísse edital nós meses restante revisaria só considerando o que é cobrado pelo edital.

Sim, vc pode ter o conteúdo mais top do universo pro concurso senão se dedicar de corpo e alma é provável que não passe mesmo. Minha ideia é: Falta um ano ou quase isso pro concurso, a ideia é ir estudando umas horinhas por dia... Quando sair edital eu ficaria exclusivamente pro edital "esquecendo a faculdade" nestes meses de fim de ano e janeiro em tese tenho dia livre pra ir adiantando estudos mas depois começam as aulas e TCC ( nesses meses de primeiro semestre de 23 eu deixaria mais de lado o estudo do concurso, ou estudaria somente uma hora por dia) aí no segundo semestre pro lançamento de semestre fazia um intensivão pro concurso estudando/revisando mais focado e por mais tempo.

Vc passou na prova estudando quanto tempo?
O Estudo é outro nível comparado a graduação né Man. Só de ver a quantidade de aulas por matéria meu cérebro desceu pro inferno e deu mais voltas que a velocidade da luz na terra. Kkkkkkk, mas é aquela.. estudando todo dia criando uma rotina "fica mais fácil" como diria bojack! Se for olhar o todo e desmotivar e não começar e persistir, fodeu. Tem que ter pensamento positivo tbm( e olha que quem vos diz é um sujeito deprimido kkk). O difícil desses concursos e criar uma rotina de estudo e persistir, construindo isso fica mais fácil de seguir a cada dia. Da pra ir dedicando 2 ou 3 horas do dia pra isso!
Edital precisa especificar e delimitar bem o que vai cair, pq se eles colocam uma questão na prova que não fazia parte do conteúdo que estava no edital ela deve ser anulada. Peguei um exemplo qualquer aqui, edital do TRE do Rio Grande do Norte, concurso de 2010, parte de conhecimentos específicos para técnico judiciário:

Noções de Direito Administrativo - Cargos públicos: provimento, vacância e acumulação. Regime disciplinar dos servidores públicos civis. Regime jurídico dos servidores públicos civis da União - Lei nº 8.112, de 11/12/1990. Direitos e deveres dos servidores públicos civis. Direitos e vantagens. Proibições. Responsabilidades. Penas disciplinares. Processo administrativo e sua revisão. Atos administrativos: 27 conceito, classificação, requisitos, atributos, efeitos e invalidação. Contratos administrativos: noções gerais, formalização, execução e espécies. Licitação (noções gerais). Lei nº 8.666, de 21/06/93.
Noções de Direito Constitucional - Princípios Fundamentais da Constituição Federal de 1988. Direitos e garantias fundamentais. Direitos e deveres individuais e coletivos. Direitos sociais. Direitos Políticos. Partidos Políticos. Da organização do Estado: União, Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios. Da organização dos Poderes. Poder Legislativo (noções gerais), Poder Executivo (noções gerais) e Poder Judiciário. Órgãos do Poder Judiciário. Garantias dos Magistrados. Competência do CNJ e dos Tribunais. Dos Tribunais e Juízes Eleitorais. Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Lei Complementar nº 35, de 14/03/1979).
Noções de Direito Civil - Das pessoas: naturais e jurídicas. Do domicílio civil. Dos bens: classificação adotada pelo Código Civil. Dos fatos jurídicos: disposições preliminares. Dos atos jurídicos. Dos atos ilícitos. Dos contratos (disposições gerais).
Noções de Direito Eleitoral: Código Eleitoral – Lei nº 4.737, de 15/07/65. Alistamento eleitoral: requisitos, procedimento e fiscalização. Órgãos da Justiça Eleitoral: composição e competência. Garantias eleitorais: aspectos gerais, liberdade de escolha e sigilo do voto, limites à presença da força pública. Prestação de contas das campanhas eleitorais. Atos preparatórios da votação: seções eleitorais, mesas receptoras de votos e fiscalização perante as mesas receptoras. Votação: material para votação, lugares da votação, polícia dos trabalhos eleitorais, início e encerramento da votação, ato de votar, nulidades da votação. Apuração: órgãos apuradores, apuração nas Juntas Eleitorais, nos Tribunais Regionais e no Tribunal Superior Eleitoral. Diplomação dos eleitos: natureza jurídica, competência para diplomar e fiscalização. Regimento Interno do TRE/RN.

Repare, por exemplo, que na parte de "noções de direito constitucional" não tem nada sobre a parte de orçamento e tributos, que é uma boa fração da Constituição Federal e que você poderia ignorar completamente para o estudo dessa prova.

Lembre-se sempre que o edital é a "lei" do concurso, vc DEVE ler ele assim que sair e antes do edital o melhor "norte" para vc seguir no estudo preparatório é o edital anterior do concurso que vc quer fazer.

Sobre o minha aprovação: foi um caso muito atípico. Edital lançado em 2017 sem data certa para a prova, nisso o tribunal foi empurrando pra frente, trocou a presidência, em 2018 reabriram inscrições, novamente sem data de prova, que só foi divulgada e aconteceu em 2019. Nesse meio tempo tive "picos" de estudo sempre saía algum rumor de que estava para ser marcada a data, com épocas em que realmente dava quase que uma parada total ou ia estudar para outro concurso. Se somar todos os períodos "de alta" acho que tive uns 7~9 meses de estudo mais sério, sendo que obviamente depois que definiram a data da prova em 2019 foram cerca de 3 meses de estudo intenso, boa parte revisão do que já havia estudado nas outras vezes, mas era na base de 3h por dia (3h de estudo de verdade, sentar na cadeira ali pelas 19h da noite e só levantar pra pegar água ou ir dormir passado das 22h). Pelo meu histórico do Qconcursos só nessa reta final foram 2.805 questões, de junho até 22 de setembro quando rolou a prova. E isso que teve questões feitas em outros lugares que não entraram nessa conta.
 
Um pequeno relato:
Eu já havia passado para alguns concursos de Técnico de Informática de prefeituras aqui onde moro, mas não assumi. Comecei a estudar mais focado mesmo de um tempo para cá, comprei um curso de português de um professor que eu acompanhava, português era uma matéria que tinha muita dificuldade, nesse tempo passei em 1º Lugar em um processo seletivo para um IF e em 2º lugar em outro processo seletivo para uma UF, depois que entrei no IF como professor substituto, vi que é onde quero seguir carreira, nesse tempo iniciei um Mestrado, fui contratado para dar aula em uma Universidade de uma cidade vizinha e Passei em 1º Lugar para Analista de Sistemas de uma prefeitura perto de onde moro, gabaritando português, vou assumir esse concurso de Analista de Sistemas, mas continuar no foco do Mestrado e estudado.
 
Pessoal,
Se um órgão até agora não começou sequer os estudos internos para o próximo certame, tem chance/tempo de lançar um edital em 2023?
O órgão em específico é a SEFAZ SP
 
Pessoal,
Se um órgão até agora não começou sequer os estudos internos para o próximo certame, tem chance/tempo de lançar um edital em 2023?
O órgão em específico é a SEFAZ SP
Primeiro é importante você analisar se há algum concurso válido ainda. Caso não haja, quando foi que perdeu a validade? Se for a menos de um ano acho pouco provável fazerem um concurso até o fim de 2023. Mas de qualquer forma, você pode selecionar alguns editais de área fiscal e focar pesado nas matérias comuns entre eles e ir estudando devagar a legislação específica da SEFAZ SP. Assim você estará se preparando não somente pra SEFAZ SP mas para os demais que tenham matérias em comum com o seu.
 
Pessoal,
Se um órgão até agora não começou sequer os estudos internos para o próximo certame, tem chance/tempo de lançar um edital em 2023?
O órgão em específico é a SEFAZ SP
Tempo há. Chance é difícil falar, pq envolve muitas variáveis.

Mas uma dica, concursos desse padrão tipo SEFAZ, não espere haver rumores de concurso à vista para começar a estudar.
 
Primeiro é importante você analisar se há algum concurso válido ainda. Caso não haja, quando foi que perdeu a validade? Se for a menos de um ano acho pouco provável fazerem um concurso até o fim de 2023. Mas de qualquer forma, você pode selecionar alguns editais de área fiscal e focar pesado nas matérias comuns entre eles e ir estudando devagar a legislação específica da SEFAZ SP. Assim você estará se preparando não somente pra SEFAZ SP mas para os demais que tenham matérias em comum com o seu.
Último concurso foi em 2013, vai para 10 anos já, e aparentemente não tem nenhuma movimentação.

Estou estudando já, mas tenho pouco tempo de estudo na área, então quanto mais longe o edital melhor.

Tempo há. Chance é difícil falar, pq envolve muitas variáveis.

Mas uma dica, concursos desse padrão tipo SEFAZ, não espere haver rumores de concurso à vista para começar a estudar.
Estou estudando, mas só tenho 4 meses de estudo na área fiscal, então quanto mais longe tiver o edital melhor. Se sair em 2023, chance zero de passar.

Acha que dá tempo de cumprir todas as etapas ainda em 2023? Estudos internos/solicitação/autorização/comissão/escolha da banca/edital?
 
Última edição:
Último concurso foi em 2013, vai para 10 anos já, e aparentemente não tem nenhuma movimentação.

Estou estudando já, mas tenho pouco tempo de estudo na área, então quanto mais longe o edital melhor.


Estou estudando já, mas só tenho 4 meses de estudo na área fiscal, então quanto mais longe tiver o edital melhor. Se sair em 2023, chance zero de passar.

Acha que dá tempo de cumprir todas as etapas ainda em 2023? Estudos internos/solicitação/autorização/comissão/escolha da banca/edital?
Se a chefia priorizar e mandar fazer, dá sim, ainda mais se for um concurso que eles já tem tradicionalmente uma banca "certa" pra fazer (tipo PF/PRF e Cespe). Tem que relevar que tem governador novo na área.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo