[CLUBE] Corsair Hydro Series

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos dihms
  • Data de Início Data de Início
Sofrendo por antecedência aqui, vou soltar mais uma dúvida cruel:
Considerando que o case Jonsbo VR3, é todo furado, mas não permite instalar fans de exaustão, qual configuração vocês recomendam, na hora de montar o water cooler Corsair H115i RGB Pro XT?

1 - Fans internas, fazendo o push através do radiador (soprando de dentro pra fora);
2 - Fans entre o radiador e a chapa frontal, fazendo o pull (sugando o ar de dentro para fora, através do radiador).
3 - Fans entre o radiador e a chapa frontal, mas desta vez, fazendo push (ar frio para dentro, através do radiador)

Considerações:
Opção 1: Fica a preocupação de algum cabo ou a própria mangueira esbarrar nas fans. Cuidado redobrado aqui e, possíveis limitações. Além disso, o ar interno pode ser consideravelmente mais quente que o ar de fora.

Opção 2: Perco muita performance? Neste caso também, as fans seriam o ponto de sustentação do radiador. Existe algum risco de dano às fans?

Opção 3: A menos problemática, mas também a mais suja das opções. Sabemos que limpar fans e principalmente radiadores é chato pra caramba.

Talvez alguém aqui do fórum tenha uma experiência pra contar.

Agradeço, desde já!

1° opção parece a mais viável para o seu gabinete, dificilmente vai esbarrar a mangueira nas fans só tomar cuidado e vai monitorando as temperaturas.

Pessoal, compartilhando com vocês, o Corsair H115i Pro XT chegou e já está instalado. As Temperaturas baixaram significativamente e resolveu meu perrengues de uma vez por todas. 😌
Fotos e temperatura no spoiler final do post. A máxima registrada foi de 66º até agora. Como teste, utilizei o Prime em carga total, por mais de 20min.

Infelizmente, a versão que recebi ainda veio com o sistema de fixação que usa os retentores originais da mobo. Então tive de voltar com eles, quando removi o cooler da Noctua. Ficou a dúvida se este produto possui outra versão com brackets para quatro parafusos, como nas mobos Intel. Ainda vou atrás desse item, se é que ele existe. Não é um problema, obviamente, mas é porque detesto este sistema de fixação arcaico, ainda utilizado pela maioria dos fabricantes de coolers para processadores AMD. Há quem goste, mas são mais difíceis de montar e esteticamente mais feios, em minha opinião. Nisso a Noctua me fazia feliz 😄 .
Uma outra coisa que eu esperava ter visto neste cooler (que também não é um problema) seria proteção de malha ou borracha nos cabos das fans, como fazem outras marcas renomadas. Pelo preço do produto, isso deveria ser obrigatório. 😒

Pra quem tinha dúvida se um radiador de 280mm cabe num Jonsbo VR3, sim ele cabe tranquilamente, com pequenas ressalvas. Optei por colocar o radiador com as mangueiras na parte inferior do case. Não tentei o oposto, mas acredito que seria mais difícil gerenciar o posicionamento das mangueiras se assim eu fizesse. Os cabos USB, do painel superior foram pressionados, pela fan superior, mas nada que prejudique o seu funcionamento.

As fans foram instaladas na configuração exaust, soprando a partir do radiador. As temperaturas e nível de ruído ficaram confortáveis, portanto esta será a montagem definitiva. Gostei desta configuração também porque, vai evitar sujar muito o radiador e o interior do case. Mantive a pasta térmica, pré aplicada pelo fabricante e não senti necessidade de substitui-la.

Estou tendo um probleminha estranho com a detecção de rotação da bomba, conectada ao CPU_FAN Header, que é conexão recomendada no manual do fabricante. Está dando aquele erro "CPU Fan Error! Press F1 to Run Setup". Sou obrigado a entrar no bios para seguir com a "solução". O estranho é que, não preciso fazer nada, apenas saio do setup de bios sem alterações e agora sim o PC reinicia normalmente, indo direto para o SO. Após este processo, posso reiniciar a máquina quants vezes eu desejar, que o erro não volta mais. Porém, se desligo a máquina por algumas horas, o erro volta a ocorrer no primeiro boot. 😵‍💫 Relatos pelos forums gringos sugerem algumas ações de contorno, como fazer o bios ignorar a checagem das fans, o que prefiro não fazer. Posso conviver com isso, até descobrir definitivamente como corrigir.

Estou usando o iCue para gerenciar os leds no bloco e alertas de temperatura, apenas. As fans estão ligadas somente na mobo. Quando conectadas nos cabos que saem do bloco da bomba, também tive o mesmo erro de boot mencionado. Por hora, conectei uma das fans do radiador no CPU_FAN Header e o cabo de sinal da bomba no conector Pump da mobo. Acredito que pode estar ocorrendo alguma falha no sinal enviado pela bomba. Quem sabe com uma das fans ligada no CPU_FAN, ao invés da bomba, mude alguma coisa.

Fora o pequeno entrave com a inicialização do PC, estou muito satisfeito com o water cooler de forma geral e posso agora usar o PC tranquilamente. Inclusive, voltei com a configuração 100% de processador, no plano de energia do Windows.

Na montagem eu não tive muito trabalho para manter o distanciamento seguro entre cabos, mangueiras e as fans do radiador. A rigidez dos cabos originais da fonte e também do cabo USB do painel superior ajudaram nesse processo. Segue algumas fotos do setup:
qjdtm47.jpg

OyDcE0M.jpg

9tXLH9g.jpg

KEaqFA1.jpg

JFiSGDh.jpg

VE4S7Hv.jpg

Se alguém quiser opinar como resolver o problema do CPU Fan Error! , eu aceito com alegria!

É isso por hora!

Última edição:
Ficou TOP nesse seu case e coube certinho, a temperatura ficou excelente, testou em jogos ?
Valeu!
Acabei de testar num dos games mais pesados, Project Cars 2: Temperatura máxima agora: 70º. Antes, batia 92º :nooo:

alguém aqui tem o water cooler 150i?
aqui uso uma curva que quando chega a uma certa temperatura as fans fazem muito, mas muito barulho e pela primeira vez está incomodando, principalmente quando jogo pubg que chega atrapalhar.
se alguém tiver uma curva boa ai,
coloquei em silencioso as fans e as temperaturas chegaram aumentar uns 5C

aqui uso uma curva que quando chega a uma certa temperatura as fans fazem muito, mas muito barulho e pela primeira vez está incomodando, principalmente quando jogo pubg que chega atrapalhar.
Qual temperatura esta incomodando as fans ? tempertura ambiente favore também.

Qual temperatura esta incomodando as fans ? tempertura ambiente favore também.
a partir de 50c as fans ficam em 70% a 80%, depois disso nem sei se chegou a 100% pq não tem como diferenciar o barulho
eu acho que fiz uma curva agressiva, mas as temperaturas jogando pubg fica ali entre 55c a 60C a noite, ontem estava 28C.
jogando cyberpunk ou cod fica variando entre 57c 65c.

ai fiz o teste ontem, jogando pubg coloquei as fans em silencioso e a temperatura do pubg chegou a 64C, mas o barulho caiu drasticamente.

PS: se eu deixar as fans em stock, as fans fazem muito barulho, mesmo o processador em idle, por isso faço a curva personalizada para manter o pc silencioso qunado estou navegando na internet.

meu gabinete nao ajuda também, pois não é flow, se eu deixar a tampa lateral aberta, vai cair uns 8c a temperatura.

a partir de 50c as fans ficam em 70% a 80%, depois disso nem sei se chegou a 100% pq não tem como diferenciar o barulho
eu acho que fiz uma curva agressiva, mas as temperaturas jogando pubg fica ali entre 55c a 60C a noite, ontem estava 28C.

ai fiz o teste ontem, jogando pubg coloquei as fans em silencioso e a temperatura do pubg chegou a 64C, mas o barulho caiu drasticamente.

PS: se eu deixar as fans em stock, as fans fazem muito barulho, mesmo o processador em idle, por isso faço a curva personalizada para manter o pc silencioso qunado estou navegando na internet.

meu gabinete nao ajuda também, pois não é flow, se eu deixar a tampa lateral aberta, vai cair uns 8c a temperatura.
Faça uma curva menos agressiva mas as temperaturas estão boas visto que a ambiente é alta na casa de 28°C!

Eu deixaria a curva com o máximo dos fans até onde ficar confortável aí de ruído, vai subir um pouco a temp e não tem o que fazer quanto a isso mas ainda tá super tranquilo a temp, ainda mais que disse que o gabinete dá uma esquentada extra

Faça uma curva menos agressiva mas as temperaturas estão boas visto que a ambiente é alta na casa de 28°C!

Eu deixaria a curva com o máximo dos fans até onde ficar confortável aí de ruído, vai subir um pouco a temp e não tem o que fazer quanto a isso mas ainda tá super tranquilo a temp, ainda mais que disse que o gabinete dá uma esquentada extra
de maio até setembro aqui na cidade a temperatura cai bastante, nao fica aquele sol mais, jogando pubg nessa mesma curva a temperatura fica entre 38c e 45c.
foda que o icue voce regula a temperatura de acordo com a temperatura da água e na temperatura do processador, o maior problema do barulho é quando jogo pubg, é um game que não tem aquela barulheira toda igual cod e BF, então chega incomodar, pois as vezes escuto mais as fans do que os passos do inimigo.
jogando cod e bf quase não escuto as fans

de maio até setembro aqui na cidade a temperatura cai bastante, nao fica aquele sol mais, jogando pubg nessa mesma curva a temperatura fica entre 38c e 45c.
foda que o icue voce regula a temperatura de acordo com a temperatura da água e na temperatura do processador, o maior problema do barulho é quando jogo pubg, é um game que não tem aquela barulheira toda igual cod e BF, então chega incomodar, pois as vezes escuto mais as fans do que os passos do inimigo.
jogando cod e bf quase não escuto as fans
Mas o barulho das fans não tem muito oque fazer não, fone de ouvido já minimiza bem, as temperaturas estão dentro do normal eu diria que estão excelentes pela configuração do seu gabinete e claro temperatura ambiente!

Usa as fans padrões dele? Eu troquei por umas outras fans da Corsair mais silenciosas. A que vêm nele faz um barulho desgraçado.

Quais fans pegou? Vai depender da curva ou usando um bom controlador para dar uma aliviada no ruído!

Quais fans pegou? Vai depender da curva ou usando um bom controlador para dar uma aliviada no ruído!
No H150I quando usava ele, troquei pelas SP 120 RGB elite.
No H170I uso as que vieram. Mesmo no máximo elas têm um barulho bem ok.

No H150I quando usava ele, troquei pelas SP 120 RGB elite.
No H170I uso as que vieram. Mesmo no máximo elas têm um barulho bem ok.
SP 120 são bem silenciosas comparando com que vem no H150i mas nada que o controlador não resolva pra quem gosta de menos ruído!

O Corsair H100 rgb de 240mm precisa de software pra controlar os fans e a bomba ou é possível fazer tudo pela bios?
RGB eu não ligo, vai ficar tudo escondido mesmo, estou até pensando em trocar as fans por 2 Arctic P12 que tenho aqui.
Outra coisa, a garantia ainda é de 5 anos?

Tanto o H100 RGB da Corsair quanto o Masterliquid ML240L V2 da CoolerMaster estão pelo mesmo preço, qual deles vcs acham que ficaria melhor com as Arctic P12?

Edit: achei agora no site da Corsair, são só 3 anos, aí ja desanimei dele.

Última edição:
O Corsair H100 rgb de 240mm precisa de software pra controlar os fans e a bomba ou é possível fazer tudo pela bios?
RGB eu não ligo, vai ficar tudo escondido mesmo, estou até pensando em trocar as fans por 2 Arctic P12 que tenho aqui.
Outra coisa, a garantia ainda é de 5 anos?

Tanto o H100 RGB da Corsair quanto o Masterliquid ML240L V2 da CoolerMaster estão pelo mesmo preço, qual deles vcs acham que ficaria melhor com as Arctic P12?

Edit: achei agora no site da Corsair, são só 3 anos, aí ja desanimei dele.
Infelizmente é apenas 03 anos e você pode ligar direto na bios caso preferir.

Infelizmente é apenas 03 anos e você pode ligar direto na bios caso preferir.
Acho que vou pegar o ML240L V2, vi agora no pombo tá com frete grátis e aí sai 23 reais mais barato e acredito que também sejam 3 anos.

Acho que vou pegar o ML240L V2, vi agora no pombo tá com frete grátis e aí sai 23 reais mais barato e acredito que também sejam 3 anos.
Preço ta ótimo mas cara sinceramente dificilmente você vai dar problema mesmo sendo 03 anos de garantia.

Boa noite, será que alguém que possua o WC i50i ou I70i, pode me ajudar comprei o Corsair Icue 170i Elite Capellix de um conhecido meu, mas a controladora está com defeito, não funciona o RGB tanto dos fans quanto da bomba, e também não aparece no Icue, só consigo ligar a bomba e as fans, mas todos sem RGB, o site mais barato em que achei encontrei a controladora Commander Core XT foi na kabum por R$ 309,00, alguém sabe se existe alguma controladora similar mais barata que eu possa ligar os rgbs dos fans e da bomba?... agradeço a quem puder ajudar.
9870-20-corsair-icue-h170i-elite-capellix-liquid-cpu-cooler-review-full.jpg

9870-10-corsair-icue-h170i-elite-capellix-liquid-cpu-cooler-review-full.jpg

Boa noite, será que alguém que possua o WC i50i ou I70i, pode me ajudar comprei o Corsair Icue 170i Elite Capellix de um conhecido meu, mas a controladora está com defeito, não funciona o RGB tanto dos fans quanto da bomba, e também não aparece no Icue, só consigo ligar a bomba e as fans, mas todos sem RGB, o site mais barato em que achei encontrei a controladora Commander Core XT foi na kabum por R$ 309,00, alguém sabe se existe alguma controladora similar mais barata que eu possa ligar os rgbs dos fans e da bomba?... agradeço a quem puder ajudar.
Acho que não vai encontrar em outro lugar, mas aí tu compra o WC com a controlada com defeito?

Acho que não vai encontrar em outro lugar, mas aí tu compra o WC com a controlada com defeito?
Então amigo, ele me vendeu por um valor bem abaixo, no caso passei um de 240 da cooler master mais duzentos pilas, e também esse water cooler não cabia no gabinete dele, ele encaixou o cabo da bomba errado e danificou o RGB da controladora, o icue não funciona, por acaso vc ou alguém daqui conhece algum técnico que saiba ajeitar?.

Então amigo, ele me vendeu por um valor bem abaixo, no caso passei um de 240 da cooler master mais duzentos pilas, e também esse water cooler não cabia no gabinete dele, ele encaixou o cabo da bomba errado e danificou o RGB da controladora, o icue não funciona, por acaso vc ou alguém daqui conhece algum técnico que saiba ajeitar?.
Entendi por isso que vendeu mais barato, difícil arrumar essa controlada o certo é comprar uma nova!

Users who are viewing this thread

Voltar