Cyberpunk 2077: a situação dos consoles PS5 e Xbox Series
Como o jogo parecia antes da chegada do patch de 'próxima geração'.![www.eurogamer.net](https://assetsio.gnwcdn.com/digitalfoundry-2021-cyberpunk-2077-ps5-xbox-series-state-of-play-1628174510740.jpg?width=1200&height=630&fit=crop&enable=upscale&auto=webp)
Cyberpunk 2077: the state of play for PS5 and Xbox Series consoles
The recent release of Cyberpunk 2077's 1.23 update saw genuine improvements on PlayStation 4 consoles - enough for Sony…
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O lançamento recente da atualização 1.23 do Cyberpunk 2077 viu melhorias genuínas nos consoles PlayStation 4 - o suficiente para a Sony restabelecer o jogo na PlayStation Store. Abordei seus sucessos em profundidade um tempo atrás, mas no processo, também reservei um tempo para estudar todas as outras versões de console nesta atualização. A verdade nua e crua? O patch 1.23 não muda significativamente a sorte do Xbox One básico ou do frame-rate do Xbox One X. Com as máquinas de próxima geração, porém, há um pouco mais de uma história. Com base no novo roteiro do CD Projekt Red, esta atualização promete ser a última grande revisão antes que uma versão real de 'próxima geração' do Cyberpunk chegue. A simples questão permanece: qual é o estado do jogo agora nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series?
Antes de focar na situação do Xbox Series X e PlayStation 5 - que são essencialmente bases de código de última geração rodando com aprimoramentos estratégicos nos mais recentes consoles - vale a pena discutir o Xbox Series S, que continua a oferecer uma boa experiência para uma máquina em seu ponto de preço. É verdade, não há modo de 60fps e enquanto 1440p é o alvo de resolução máxima, ele passa mais tempo em 1080p nativo. De todos os lançamentos de console, porém, este oferece um dos travamentos mais apertados a 30fps e mantém a estabilidade mesmo em nosso teste de estresse de tiroteio em becos - tradicionalmente um problema para as máquinas de última geração. Pode não ser perfeito, mas em termos de estabilidade geral, possui um melhor bloqueio a 30fps do que o modo de qualidade equivalente da Série X, e mantém a contagem de NPCs mais alta de seu irmão maior. Com patch 1.23,
Passando para o PlayStation 5 e Xbox Series X, onde o frame-rate é desbloqueado para 60fps por padrão, é hora de fazer novamente as perguntas-chave depois de tantas atualizações. Qual é a melhor maneira de jogar no console hoje? Ainda é PS5 com o frame-rate geral mais suave? Existem vantagens visuais nos consoles da Série Xbox? E como os tempos de carregamento se comparam entre todas as maneiras de jogar?
Claro, o Xbox Series X tem um botão de alternância de modo gráfico exclusivo ausente no PS5. Você obtém um modo de qualidade - uma opção de 30fps que prioriza uma resolução mais alta variando entre o mais baixo 1512p e 1728p o mais alto. E ainda há o modo de desempenho da Série X, que atinge 60 fps, mas reduz a faixa de resolução para entre 1080p e 1296p. Novamente, nenhuma mudança. Por isso, também vai para o PS5; que ainda empurra entre 972p na extremidade inferior e 1200p na extremidade superior. Focando apenas no modo 60fps em comparação com o PS5, visualmente falando a Série X tem uma ligeira vantagem na saída de pixels, embora não haja muito a dizer a diferença entre eles devido ao pesado pós-processamento e anti-aliasing temporal. A maior vantagem permanece em outro lugar - a contagem de NPCs.
Night City sempre foi anunciada como uma metrópole movimentada, repleta de vida ao redor da cidade - a área de Chinatown, os mercados, os distritos da luz vermelha. No PC, ele oferece um grande efeito dessa agitação, mas no PS5 agora, é um jogo com uma aparência muito diferente, com poucos habitantes na cidade. Mesmo julgado por fotos lado a lado, a Série X em seu modo de desempenho de 60 qps preenche as estradas de Night City com mais vida. Enquanto isso, a contagem de NPCs aumenta ainda mais na Série X quando você chega ao modo de qualidade 30fps. Há mais no modo de qualidade do Xbox, incluindo melhor oclusão de ambiente - mas a maior contagem de NPCs é facilmente a diferença mais notável possível entre as duas máquinas - então adicione isso à lista de desejos para o verdadeiro e dedicado lançamento do PS5 quando conseguirmos. Infelizmente,
Tudo isso tem um impacto inevitável no desempenho. O PS5 continua sendo o favorito, oferecendo a experiência mais consistente de 60fps em qualquer console. Isso não quer dizer que não tenha seus momentos difíceis, mas de modo geral, é aquele que você deve escolher com 60fps em mente. As batalhas podem chegar aos 50 em alguns pontos e mesmo depois de tantos remendos, há algumas quedas durante a condução também, mas nada que realmente distraia. Enquanto isso, a realidade é que o modo de desempenho do Xbox Series X está bem fora do ritmo, com o PS5 se fixando em 60fps em lugares onde o Series X cai agressivamente abaixo - o tiroteio do tutorial de Street Kid do jogo sendo um exemplo preciso. Novamente, se tivermos uma lista de desejos da versão de última geração, esta seria a próxima adição. O modo de desempenho do Xbox Series X deve ser bloqueado e otimizado para 60 fps consistentes,
Portanto, se o modo 60fps da Série X é um pouco decepcionante, qual é o resultado com seu modo de qualidade 30fps? Você obtém resolução mais alta, configurações visuais aprimoradas e uma contagem de NPCs ainda melhor - e o limite de 30fps também é sólido. Também estamos carentes de perfeição aqui; atacando todos os pontos de estresse usuais, ainda temos quedas bem em meados dos anos 20 - como nosso vídeo acima demonstra. Mas no geral, esta continua a ser a melhor maneira de jogar em consoles para puristas visuais. Aqueles que buscam a melhor abordagem de Night City, onde o CDPR cumpre sua promessa de atmosfera, ruas movimentadas, configurações de AO mais altas e uma resolução respeitável, devem definitivamente verificar o modo de qualidade na Série X. Patch 1.23 não resolve as quedas. , mas talvez o lançamento de próxima geração adequado possa oferecer um bloqueio mais rígido aqui também.
Um último ponto aqui sobre as diferenças de tempo de carregamento. Carregando um arquivo salvo fora do Ripperdoc em todos os consoles, a primeira surpresa é a Série X no modo de desempenho ser concluída primeiro em pouco mais de 12 segundos, então vemos o modo de qualidade da Série X carregar em seguida em 17 segundos, em frações de segundos da Série S fazendo o mesmo. As contagens de NPC da Série S têm muito em comum com o modo de qualidade da Série X, o que dá sentido à espera semelhante de 17 segundos. O último é o PS5 com uma longa tela de carregamento de 49 segundos. O PS5 está consistentemente atrasado neste aspecto, e continua sendo um incômodo para recarregar seu último checkpoint após a morte também. O que está claro agora é que rodar um aplicativo PS4 não está ajudando em nada, e o SSD de alta velocidade do sistema não está obtendo os resultados que esperávamos, especialmente em comparação com o Xbox.
Com base no roteiro do CD Projekt Red, o patch 1.23 é a última grande revisão do jogo antes de obtermos a atualização de 'próxima geração' adequada, redigida aproximadamente para a segunda metade de 2021. Sem dúvida, mais otimizações são necessárias em todo o tabuleiro - especialmente nas plataformas Xbox de última geração, mas estabilidade à parte, os visuais e o desempenho de Cyberpunk permaneceram relativamente estáticos na nova onda de consoles desde o lançamento.
Do jeito que as coisas estão, há muitas coisas que precisam ser mudadas nas versões da Série X e PS5, apenas por razões diferentes. A entrega mais consistente de 60fps no PS5 é um ponto forte, mas os tempos de carregamento e as baixas contagens de NPC são desvantagens perceptíveis. Enquanto isso, com a Série X, o CDPR claramente precisa melhorar o desempenho. Além disso, estou intrigado em ver como o CDPR usará os recursos dos novos consoles em um modo de qualidade recém-revisado. Lembre-se de que a versão atual está sendo executada no modo de compatibilidade, o que significa que não há acesso à eficiência aprimorada do RDNA 2 ou aos novos recursos de hardware, como aceleração de rastreamento de raio. Com os benefícios do tempo extra, há uma oportunidade aqui para um jogo mais sólido, menos cheio de bugs e mais atraente para a nova onda de consoles - e estou ansioso para ver o que o CDPR vai trazer.