Shader não faz isso que você tá pensando não.Refiro-me a objetos transpassando luz ou áreas iluminadas onde não ha incidência de luz ou iluminação direta.
Problemas como esse não ocorreriam se os desenvolvedores realizassem o processo de baking das texturas de maneira correta e tivessem cuidado com os shaders. Não é necessário o uso de Ray Tracing ou Path Tracing para corrigir esses problemas. O que provavelmente aconteceu foi o uso de shaders genéricos e o processo de baking foi deixado para a engine realizar de forma genérica também.
Isso não afeta a jogabilidade, mas evidencia o relaxo por parte dos desenvolvedores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Otimização né, não que esse jogo seja referência nisso, mas mostra que o papo de necessidade de muita vram é só balela.
E havia pessoas ainda defendendo o uso de mais de 20GB de VRAM para jogos como Hogwarts Legacy ou Diablo 4...
Mas chamar de Relaxo é foda:
Resident Evil Village tem relaxo?
GTA V tem relaxo?
Mas não é questão de deixar o lugar mais escuro:
SEM RAYTRACING
RAYTRACING
PATHTRACING
SEM RAY TRACING
PATHTRACING
O negócio impressionante é que isso funciona a qualquer hora do jogo. Não é so de noite, ou só de dia, ou só quando tá chovendo.
E sobre VRAM:
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