[TÓPICO OFICIAL] CYBERPUNK 2077

Refiro-me a objetos transpassando luz ou áreas iluminadas onde não ha incidência de luz ou iluminação direta.
9alTzuh.png

Problemas como esse não ocorreriam se os desenvolvedores realizassem o processo de baking das texturas de maneira correta e tivessem cuidado com os shaders. Não é necessário o uso de Ray Tracing ou Path Tracing para corrigir esses problemas. O que provavelmente aconteceu foi o uso de shaders genéricos e o processo de baking foi deixado para a engine realizar de forma genérica também.

Isso não afeta a jogabilidade, mas evidencia o relaxo por parte dos desenvolvedores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Otimização né, não que esse jogo seja referência nisso, mas mostra que o papo de necessidade de muita vram é só balela.
E havia pessoas ainda defendendo o uso de mais de 20GB de VRAM para jogos como Hogwarts Legacy ou Diablo 4...
Shader não faz isso que você tá pensando não.

Mas chamar de Relaxo é foda:

Resident Evil Village tem relaxo?

F7s4Yfn.png

GTA V tem relaxo?

Mas não é questão de deixar o lugar mais escuro:

SEM RAYTRACING
ICl7Q0o.png


RAYTRACING
rruPO95.png


PATHTRACING
i3MHjAq.png


SEM RAY TRACING

Tsaxjt9.png


PATHTRACING
hDCcwEf.png

O negócio impressionante é que isso funciona a qualquer hora do jogo. Não é so de noite, ou só de dia, ou só quando tá chovendo.

E sobre VRAM:
 
Última edição:
pow brother eu tava fazendo exatamente isso agora, de tirar esse esverdeado!

compartilha ai conóis, menos o fake HDR, pode ser?

Eu subi lá no acervo dos presets: https://sfx.thelazy.net/games/preset/12434/

São só 3 shaders ativos, você pode desativar o fakeHDR e daí tem que fazer uns pequenos ajustes nas partes de luminosidade dos outros dois que estiverem ativos até o seu agrado, visto que HDR escurece né.
 
Só hoje que percebi o Easter Egg das três conchas no banheiro do apartamento.

CP_ThreeShells.jpg


Abaixo a origem, acredito que os mais novos não sabem da onde veio

 
RAY TRACING OFF - 152 FPS
h7PkqjC.jpg


RAY TRACING PSYCHO - 130 FPS
517TSoT.jpg


PATH TRACING - 93 FPS
Drq4kXT.jpg



obs: Eu acho é uma das comparações que fiz que dá para ver várias diferenças.
Algumas nítidas aí:
  1. Luz na esquerda
  2. Estrutura de metal na esquerda
  3. Posters na parada na esquerda
  4. Sombra dos jornais na esquerda (tanto em cima da bancada quanto no chão)
  5. Reflexo exterior nos vidros de ambas as maquinas de self-service internas
  6. Reflexo no chão da direita
 
Última edição:
RAY TRACING OFF - 152 FPS
h7PkqjC.jpg


RAY TRACING PSYCHO - 130 FPS
517TSoT.jpg


PATH TRACING - 93 FPS
Drq4kXT.jpg



obs: Eu acho é uma das comparações que fiz que dá para ver várias diferenças.
Algumas nítidas aí:
  1. Luz na esquerda
  2. Estrutura de metal na esquerda
  3. Posters na parada na esquerda
  4. Sombra dos jornais na esquerda (tanto em cima da bancada quanto no chão)
  5. Reflexo exterior nos vidros de ambas as maquinas de self-service internas
  6. Reflexo no chão da direita
agora sim vale a pena comprar uma 4090 para aplicar os filtros da nvidia.

desculpe a ironia, mas essas imagens estão bem insignificante esse RT.
 
agora sim vale a pena comprar uma 4090 para aplicar os filtros da nvidia.

desculpe a ironia, mas essas imagens estão bem insignificante esse RT.
4090 é pra entusiasta.
Ninguém compra porque é custo x benefício.

Nem a 4080 é custo x beneficio, o cara compra porque quer usar o Path Tracing. Só isso.
 
SEM RAY TRACING
Tsaxjt9.png


PATHTRACING
hDCcwEf.png

O negócio impressionante é que isso funciona a qualquer hora do jogo. Não é so de noite, ou só de dia, ou só quando tá chovendo.

E sobre VRAM:

Isso aqui é doideira mesmo, deixa a cena muito fotorealista.
Só imagino como vai ser implementado no GTA VI...
 
Só hoje que percebi o Easter Egg das três conchas no banheiro do apartamento.

CP_ThreeShells.jpg


Abaixo a origem, acredito que os mais novos não sabem da onde veio



Tem muitas, a dos gatos (glitch na Matrix) também é bem sutil e muito bacana.
 
Uma coisa que tem me incomodado bastante no PT é esse efeito de "granulação" que ocorre com a imagem em movimento. Dá pra perceber claramente que precisa de alguns segundos até a imagem estabilizar. Isso tem me incomodado bastante, ao ponto de ter abandonado o PT totalmente. Voltei a jogar no Psycho.

O fato de ser um preview não é só pelo peso de processar, é também porque a qualidade não é satisfatória, mesmo com hardware suficiente.

O Metro Enhanced ainda continua melhor na minha opinião.
 
RAY TRACING OFF - 152 FPS
h7PkqjC.jpg


RAY TRACING PSYCHO - 130 FPS
517TSoT.jpg


PATH TRACING - 93 FPS
Drq4kXT.jpg



obs: Eu acho é uma das comparações que fiz que dá para ver várias diferenças.
Algumas nítidas aí:
  1. Luz na esquerda
  2. Estrutura de metal na esquerda
  3. Posters na parada na esquerda
  4. Sombra dos jornais na esquerda (tanto em cima da bancada quanto no chão)
  5. Reflexo exterior nos vidros de ambas as maquinas de self-service internas
  6. Reflexo no chão da direita

Com PATH TRACING: os jornais sumiram, os posters na parede ficaram "apagados", ou seja, melhorou algumas coisas e piorou outras, pelo menos nessa imagem.
 
Com PATH TRACING: os jornais sumiram, os posters na parede ficaram "apagados", ou seja, melhorou algumas coisas e piorou outras, pelo menos nessa imagem.
piorou ? Mas a questão é o reflexo de acordo com o QUE DEVERIA ser, nessa perspectiva, essa é a "visão real" de como ficaria a parada, é só melhora.

Mas felizmente, não comprarei série 4 pra ver isso em prática, 3070Ti vai dar um caldo por aqui, só vou dar um up talvez pra uma 4070 da vida se conseguir passar a 3070Ti num precin pra algum desavisado UHEAUHEA.
 
Com PATH TRACING: os jornais sumiram, os posters na parede ficaram "apagados", ou seja, melhorou algumas coisas e piorou outras, pelo menos nessa imagem.
Os jornais e o posters DEVERIAM estar mais apagados porque eles não emitem luz, eles refletem. E eles estão em uma parte com sombra trazida pela gôndola do meio. A luz da lampada a esquerda não é forte o suficiente para iluminar como a luz natural de fora.
 
Com PATH TRACING: os jornais sumiram, os posters na parede ficaram "apagados", ou seja, melhorou algumas coisas e piorou outras, pelo menos nessa imagem.
Tem alguns exemplos no jogo em que o Path Tracing fica pior porque não era a visão do artista de que houvesse tão pouca iluminação naquele ambiente. A implementação ainda está em fase de testes também e possui alguns bugs. Dito isso esses exemplos que você citou não tem nada a ver haha.
 
Com PATH TRACING: os jornais sumiram, os posters na parede ficaram "apagados", ou seja, melhorou algumas coisas e piorou outras, pelo menos nessa imagem.
Vou relatar o que eu sempre falo:
A visão rasterizada de um artista é 100% melhor e mais agradavél aos olhos do que a vida real.

Não espere que o Path Tracing deixe cenas mais bonitas. Só vai deixar ela com as luzes mais verdadeiras.
 
Realmente tá bem lindo esse patch tracing, já era lindo antes sem ele rsrsrs.
Mas tem partes que comparando não se nota grandes diferenças, em outras sim.
Mas não justifica perder tantos frames.
Aqui com a 3080 infelizmente só dá pra usar pra fazer fotos rsrsrs.

Com pt

Sem pt



Com pt

Sem pt



 
Realmente tá bem lindo esse patch tracing, já era lindo antes sem ele rsrsrs.
Mas tem partes que comparando não se nota grandes diferenças, em outras sim.
Mas não justifica perder tantos frames.
Aqui com a 3080 infelizmente só dá pra usar pra fazer fotos rsrsrs.

Com pt

Sem pt



Com pt

Sem pt



alguém viu diferença entre as fotos ai? :haha:
 
Tem locais que não se nota muita diferença pois a equipe de arte do CP2077 fez um baita trabalho de pré-prdução e render e luzes nesse jogo, visto a temática do jogo, isso é mencionado no video do GN.

O pulo do gato vai ser quando eventualmente RT PT + frame generation estiver mais padronizado e evoluído e passar a ser possível ativar na maioria das placas, deve inclusive facilitar desenvolvimento dos jogos.
 
Pathtracing so vai ser relevante quando os jogos forem feitos do zero usando isso. Provavelmente so vai acontecer na próxima geração de consoles ou na outra ainda (PS7 e novo xbox)
 
Tem locais que não se nota muita diferença pois a equipe de arte do CP2077 fez um baita trabalho de pré-prdução e render e luzes nesse jogo, visto a temática do jogo, isso é mencionado no video do GN.

O pulo do gato vai ser quando eventualmente RT PT + frame generation estiver mais padronizado e evoluído e passar a ser possível ativar na maioria das placas, deve inclusive facilitar desenvolvimento dos jogos.

Na real, o grande ganho para desenvolvedor é justamente não precisar perder mais tempo com pre-renderização destes efeitos. O pipeline ficou mais simples (a que custo? rs)
 


Vou adicionar mais SS conforme a jogatina aqui
 
Na real, o grande ganho para desenvolvedor é justamente não precisar perder mais tempo com pre-renderização destes efeitos. O pipeline ficou mais simples (a que custo? rs)

Não entendi você escrever "na real", visto que foi justamente esse meu ponto rss
 
Impressão minha ou o 5600X não vai muito bem com cyberpunk?


Edit : Algum guia de mods? Tem muitos no nexus mods.. Algum imperdível?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo