• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

93º com throttling? É isso mesmo? Pelo que eu me lembro do 5800H, até os 105ºC ele toca.
Como eu disse, tem um limite de 93°C de fabrica caso você não use o modo G do AWCC. Se você habilitar o modo G do AWCC esse limite é desativado e assim você consegue atingir os famosos 100°C+ na cpu.

Não utilizo o AWCC e não tô muito afim de instalar essa tralha só pra ver se ativando o modo G dele continua alcançando temperaturas altas kkk
 
Sim, vídeo um pouco "atrasado" para o meu caso kkk, eu havia comprando mês passado no Aliexpress, de uma loja chamada RGeek Store. Mas até o momento estou bem satisfeito com os resultados.

Pelo que eu me lembre no RDR2 com as mesmas configurações, era na faixa abaixo:
- Com boost: 93ºC CPU com throttling e 80ºC GPU (Limite de 93ºC imposto pela Dell sem usar o Modo G do AWCC)
- Sem boost: 80ºC CPU e 76ºC GPU

Não testei com modo G do AWCC pra tirar o limite de 93ºC pois não uso o AWCC.
Por curiosidade eu testei com o Modo G do AlienFX-Tools, que joga a ventoinha em 100% e habilita os 130W da RTX 3060.
Temperatura máxima alcançada na CPU foi de 78ºC e na GPU de 67ºC (Com boost do R7 habilitado).

A pasta de fábrica estava nesse estado, após 1 ano de uso:


Eu já troquei a pasta térmica de um G15 5511 (i7-11800H e RTX 3060) de um colega e a minha impressão foi de que o sistema de refrigeração é muito bom, mas a dell tem dois problemas crônicos ao menos nos modelos 2021 tanto nos G15 quanto nos m15 R6.
O G15 em questão estava bem ruim quando peguei. Muito termal throttling na CPU e temperaturas acima de 80°C na GPU durante os jogos, mesmo com o uso de um suporte para afastar a base do tampo da mesa...
Troquei a pasta térmica e testei novamente.
As temperaturas baixaram muito pouco, cerca de 2 a 3°C em média na CPU.
Na GPU as temperaturas baixaram, em média, 8°C!
Não satisfeito, abri novamente e pude verificar que o heatsink não estava fazendo bom contato com toda a superfície da CPU. Eu então (com um pressão mínima suficiente e constante) dei uma leve "empenada" no Heatsink no local de contato com a CPU, fiz o repaste novamente e fechei.
Milagrosamente o notebook se transformou, sem throttling em todos os games que testamos.
Em jogos que puxam muito a CPU, como Warzone multiplayer, temperaturas médias de ~85°C e picos máximos de ~90°C com G mode. GPU, nos games mais exigentes, na média de 75°C, nunca mais bateu os 80...

Os pontos críticos são a falta de controle de qualidade, de padronização, nas tolerâncias de fabricação e na montagem do heatsink, além da aplicação/qualidade da pasta térmica original.
Já vi G15 e m15 R6 que saíram de fábrica com ótimas temperaturas e também já vi unidades que vieram um desastre...
 
93º com throttling? É isso mesmo? Pelo que eu me lembro do 5800H, até os 105ºC ele toca.
Cada fabricante, em cada modelo específico de notebook, define um limite de temperatura de utilização da CPU e GPU.
Os Ryzen 5000 tem um limite de utilização máximo especificado pela AMD de até 105ºC, mas os G15 5515 têm limite definido pela Dell de 93ºC ou 100ºC com modo G ativado.
 
Senhores, tarde

Troquei o SSD que vem com o note por um de 1TB da kingston NV2 2280, snme.
acontece que a furação pra prender o SSD nao bate. Alguem que tenha trocado o SSD tem alguma dica de como prender ele?
 
Não satisfeito, abri novamente e pude verificar que o heatsink não estava fazendo bom contato com toda a superfície da CPU. Eu então (com um pressão mínima suficiente e constante) dei uma leve "empenada" no Heatsink no local de contato com a CPU, fiz o repaste novamente e fechei.
Faz sentido o PTM melhorar tanto a temperatura da CPU e CPU, ele "corrige" esse empenamento.
 
Senhores, tarde

Troquei o SSD que vem com o note por um de 1TB da kingston NV2 2280, snme.
acontece que a furação pra prender o SSD nao bate. Alguem que tenha trocado o SSD tem alguma dica de como prender ele?
O ssd original tem formato curto, do tipo 2230? Basta deslocar o suporte do ssd para a posição adequada para ssds no formato tradicional 2280.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Faz sentido o PTM melhorar tanto a temperatura da CPU e CPU, ele "corrige" esse empenamento.
Se a falta de contato não for exagerada provavelmente vai corrigir.

A forma mais prática de verificar se há pressão uniforme no contato entre o die e o heatsink é verificar a diferença de temperatura entre os núcleos.
Rode um benchmark multicore full load um pouco mais longo. Cinebench R23 resolve.
Após o teste, verificar as temperaturas. Pode ser via janela principal do ThrottleStop.
Até 10ºC de diferença entre o core mais quente e o menos quente é normal e está ok. Geralmente consigo uma diferença de 7ºC, mas até 10 está ok.
Se houver uma diferença maior, tipo 15 ou 20ºC, significa que em uma área do die o heatsink não está fazendo a pressão necessária.
Essa diferença pode ser também pela falta pasta térmica no local, ou por quantidade insuficiente na aplicação ou porque ocorreu escoamento no local com o uso (efeito pump-out).
 
Última edição:
O ssd original tem formato curto, do tipo 2230? Basta deslocar o suporte do ssd para a posição adequada para ssds no formato tradicional 2280.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se a falta de contato não for exagerada provavelmente vai corrigir.

A forma mais prática de verificar se há pressão uniforme no contato entre o die e o heatsink é verificar a diferença de temperatura entre os núcleos.
Rode um benchmark multicore full load um pouco mais longo. Cinebench R23 resolve.
Após o teste, verificar as temperaturas. Pode ser via janela principal do ThrottleStop.
Até 10ºC de diferença entre o core mais quente e o menos quente é normal e está ok. Geralmente consigo uma diferença de 7ºC, mas até 10 está ok.
Se houver uma diferença maior, tipo 15 ou 20ºC, significa que em uma área do die o heatsink não está fazendo a pressão necessária.
Essa diferença pode ser também pela falta pasta térmica no local, ou por quantidade insuficiente na aplicação ou porque ocorreu escoamento no local com o uso (efeito pump-out).

"MINTIRA" que é só deslocar kkkk
vou testar aqui

EDIT: E nao é que era só mover a travinha mesmo hahaha

vlw @PHVM
 
Última edição:
O ssd original tem formato curto, do tipo 2230? Basta deslocar o suporte do ssd para a posição adequada para ssds no formato tradicional 2280.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se a falta de contato não for exagerada provavelmente vai corrigir.

A forma mais prática de verificar se há pressão uniforme no contato entre o die e o heatsink é verificar a diferença de temperatura entre os núcleos.
Rode um benchmark multicore full load um pouco mais longo. Cinebench R23 resolve.
Após o teste, verificar as temperaturas. Pode ser via janela principal do ThrottleStop.
Até 10ºC de diferença entre o core mais quente e o menos quente é normal e está ok. Geralmente consigo uma diferença de 7ºC, mas até 10 está ok.
Se houver uma diferença maior, tipo 15 ou 20ºC, significa que em uma área do die o heatsink não está fazendo a pressão necessária.
Essa diferença pode ser também pela falta pasta térmica no local, ou por quantidade insuficiente na aplicação ou porque ocorreu escoamento no local com o uso (efeito pump-out).
Rodei o Cinebench R23 Multicore por 10 min. Aparentemente está ok pelo que você disse.

 
Rodei o Cinebench R23 Multicore por 10 min. Aparentemente está ok pelo que você disse.


Tá perfeito!
Uma diferença entre o núcleo mais quente e o menos quente de ~8ºC indica que tem pressão de contato e a distribuição da pasta térmica uniformes e cobrindo toda a área do die.
No seu caso é um pad, certo? Aí cobriria toda a área de qualquer maneira...

Quantos watts o pacote do CPU está sustentando durante o Cinebench? Está mantendo 54W?
 
Tá perfeito!
Uma diferença entre o núcleo mais quente e o menos quente de ~8ºC indica que tem pressão de contato e a distribuição da pasta térmica uniformes e cobrindo toda a área do die.
No seu caso é um pad, certo? Aí cobriria toda a área de qualquer maneira...

Quantos watts o pacote do CPU está sustentando durante o Cinebench? Está mantendo 54W?

Isso, é um pad que na verdade é uma pasta térmica endurecida de 0.2mm, quando aquece a mais de 45°C ele muda de estado sólido para gel. Esse negócio veio realmente para mudar tudo, se a temperatura maxima ali foi de 81.3°C é desempenho próximo de metal líquido sem 1% da inconveniência de ter que isolar o die e o risco inerente.

Meu alienware sofre throttling na GPU desde o primeiro dia que tenho ele, não vejo a hora de colocar isso ai. Ja pedi da china fazem 20 dias mas ta demorando absurdo, nem chegou na alfândega ainda.
 
Isso, é um pad que na verdade é uma pasta térmica endurecida de 0.2mm, quando aquece a mais de 45°C ele muda de estado sólido para gel. Esse negócio veio realmente para mudar tudo, se a temperatura maxima ali foi de 81.3°C é desempenho próximo de metal líquido sem 1% da inconveniência de ter que isolar o die e o risco inerente.

Meu alienware sofre throttling na GPU desde o primeiro dia que tenho ele, não vejo a hora de colocar isso ai. Ja pedi da china fazem 20 dias mas ta demorando absurdo, nem chegou na alfândega ainda.
Na GPU apenas?
Você já trocou a pasta térmica?
Se já trocou você pode ser mais um sorteado com um heatsink com mau contato...
Eu já conhecia o PTM7950, nunca usei, mas só perguntei porque existe dele também em formato de pasta térmica tradicional.

 
Na GPU apenas?
Você já trocou a pasta térmica?
Se já trocou você pode ser mais um sorteado com um heatsink com mau contato...
Eu já conhecia o PTM7950, nunca usei, mas só perguntei porque existe dele também em formato de pasta térmica tradicional.


Isso mesmo, pensei que não conhecia. A pasta em seringa tem efeito similar mas tem o inconveniente de ter que esperar umas horas para "curar" antes de montar o heatsink. Nunca troquei a pasta térmica deste notebook, a placa mãe invertida me desencorajou de mecher mas agora comprei o PTM 7950 e vou ter que abrir.

Ocorre throttling na CPU também, mas comparando com os relatos do pessoal aqui do forum e youtube, o meu problema é muito mais crítico na GPU. O 11800h demora para cair de 4.2ghz, mas cai, é que se olhar o gráfico do afterburner a frequência dele fica nos 4.2ghz 95% do tempo. Se colocar um cinebench pra rodar com certeza vai ter throttling pesado, apenas nunca tive curiosidade de testar porque não é um cenário normal para mim, eu uso na maior parte do tempo para jogar em 4k e o processador sobra demais.

Já a 3070 em uns 5-10 min ela chega nos 86°C e a TDP começa a cair de 125W, em dias quentes as vezes não consegue nem manter 100W e por consequência o clock que deveria estar próximo de 1560mhz (boost) acaba ficando quase na frequência base (1100mhz). Se eu ativo o modo turbo a TDP vai para 130W, as ventoinhas rodam a 100% ao invés de 70% e ele demora um pouco mais pra sofrer throttling, mas o barulho é insuportável.
 
Última edição:
Isso mesmo, pensei que não conhecia. A pasta em seringa tem efeito similar mas tem o inconveniente de ter que esperar umas horas para "curar" antes de montar o heatsink. Nunca troquei a pasta térmica deste notebook, a placa mãe invertida me desencorajou de mecher mas agora comprei o PTM 7950 e vou ter que abrir.

Ocorre throttling na CPU também, mas comparando com os relatos do pessoal aqui do forum e youtube, o meu problema é muito mais crítico na GPU. O 11800h demora para cair de 4.2ghz, mas cai, é que se olhar o gráfico do afterburner a frequência dele fica nos 4.2ghz 95% do tempo. Se colocar um cinebench pra rodar com certeza vai ter throttling pesado, apenas nunca tive curiosidade de testar porque não é um cenário normal para mim, eu uso na maior parte do tempo para jogar em 4k e o processador sobra demais.

Já a 3070 em uns 5-10 min ela chega nos 86°C e a TDP começa a cair de 125W, em dias quentes as vezes não consegue nem manter 100W e por consequência o clock que deveria estar próximo de 1560mhz (boost) acaba ficando quase na frequência base (1100mhz). Se eu ativo o modo turbo a TDP vai para 130W, as ventoinhas rodam a 100% ao invés de 70% e ele demora um pouco mais pra sofrer throttling, mas o barulho é insuportável.
Você joga em 4K, vai forçar mais a GPU mesmo!
Usa ele em um suporte para jogar? Fundamental isso!
Você já ajustou a curva tensão x clock com o Afterburner?
Se não ajustou, acredito que possa resolver seu problema facilmente.
1560MHz é fácil para essa 3070 do m15 R6 e ainda em tensão bem baixa.
Inclusive já vi alguns com o clock travado acima de 1700/1750Mhz, totalmente estável, e ainda com tensão por volta de 850mV.
Isso vai reduzir a temperatura da GPU, fazer com que tenha ganho de desempenho, maior estabilidade no clock e ainda vai ajudar baixar a temperatura da CPU pois o sistema de refrigeração é compartilhado.
Acredito que o ajuste mais difícil para esse notebook é a CPU jogando em FHD. A 3070 sobra muito e leva o i7 ao limite.
 
Você joga em 4K, vai forçar mais a GPU mesmo!
Usa ele em um suporte para jogar? Fundamental isso!
Você já ajustou a curva tensão x clock com o Afterburner?
Se não ajustou, acredito que possa resolver seu problema facilmente.
1560MHz é fácil para essa 3070 do m15 R6 e ainda em tensão bem baixa.
Inclusive já vi alguns com o clock travado acima de 1700/1750Mhz, totalmente estável, e ainda com tensão por volta de 850mV.
Isso vai reduzir a temperatura da GPU, fazer com que tenha ganho de desempenho, maior estabilidade no clock e ainda vai ajudar baixar a temperatura da CPU pois o sistema de refrigeração é compartilhado.
Acredito que o ajuste mais difícil para esse notebook é a CPU jogando em FHD. A 3070 sobra muito e leva o i7 ao limite.

Uso um suporte sim, sem eles a 3070 estabiliza na faixa de 85-90W depois de uns 10 minutos (terrível).

Os 1560mhz é pouco em 1080p mas em 4k são outros 500, talvez devido aos FPS mais baixos. Em 4k ele fica no máximo a 1620-1640mhz de início e depois vai caindo conforme o throttling. Em 1080p realmente bate mais de 1700mhz sim de início mas depois cai também. Já tentei undervolt, ele retarda o throttling mas não segura abaixo de 86°C nem com -150mv infelizmente, menos que isso ficou instável. Eu acho que colocaram a pasta no processador e na hora da gpu deve ter acabado e ai colocaram pela metade, aliado com aquele empenho que já conhecemos.

Vamos ver com a ptm 7950, tomara que de certo.
 
Uso um suporte sim, sem eles a 3070 estabiliza na faixa de 85-90W depois de uns 10 minutos (terrível).

Os 1560mhz é pouco em 1080p mas em 4k são outros 500, talvez devido aos FPS mais baixos. Em 4k ele fica no máximo a 1620-1640mhz de início e depois vai caindo conforme o throttling. Em 1080p realmente bate mais de 1700mhz sim de início mas depois cai também. Já tentei undervolt, ele retarda o throttling mas não segura abaixo de 86°C nem com -150mv infelizmente, menos que isso ficou instável. Eu acho que colocaram a pasta no processador e na hora da gpu deve ter acabado e ai colocaram pela metade, aliado com aquele empenho que já conhecemos.

Vamos ver com a ptm 7950, tomara que de certo.
Vai dar certo!
Faça todo o processo com calma e atenção.
Essa placa mãe invertida é chatinha, mas é só ir com calma e fazer de forma organizada que não tem erro!
Realmente não tive a oportunidade de testar em 4K, mas continuo acreditando que é melhor ajustar a curva manualmente que deixar em stock...
 
Última edição:
Tá perfeito!
Uma diferença entre o núcleo mais quente e o menos quente de ~8ºC indica que tem pressão de contato e a distribuição da pasta térmica uniformes e cobrindo toda a área do die.
No seu caso é um pad, certo? Aí cobriria toda a área de qualquer maneira...

Quantos watts o pacote do CPU está sustentando durante o Cinebench? Está mantendo 54W?
Sim. Fiz o teste novamente pois não havia me atentado a isso, mas está mantendo 54W sim. As quedas são devido ao fim e reinicio da renderização.

 
Meu g15 i7 está para chegar. Vocês conhecem algum vídeo ou tutorial de fazer esses procedimentos de undervolt sem afetar a performance? Isso perde a garantia?
 
Meu g15 i7 está para chegar. Vocês conhecem algum vídeo ou tutorial de fazer esses procedimentos de undervolt sem afetar a performance? Isso perde a garantia?

Vou te dar uma sugestão. O meu g15 é i7 tbm e eu acho que undervolt apenas ajuda muito pouco na parte térmica (aumenta a duração da bateria bastante). Então, sem mexer em bios nem nada (pq não acho que vale a pena liberar o undervolt) eu só coloquei um perfil no TrottleStop que desliga o turbo para eu usar quando to trabalhando, e travei o offset pra -15 (e ai o proprio S.O gerencia pra que ele não passe muito acima de 85). Achei mais fácil assim, e no final da o mesmo resultado.

Da pra pegar essas informações aqui.
 
Última edição:
Meu g15 i7 está para chegar. Vocês conhecem algum vídeo ou tutorial de fazer esses procedimentos de undervolt sem afetar a performance? Isso perde a garantia?
I7-12700H é totalmente bloqueado pela Intel para undervolt.
Não há modificação de BIOS que resolva.
Se for i7-11800H sim, vale muito fazer.
Você não vai perder performance, undervolt faz com que o processador se torne mais eficiente na relação desempenho/consumo de energia. Ou clock/power.
Mantendo o mesmo power você vai ter maior clock, com mais desempenho consequentemente.
Se seu notebook já consegue entregar o desempenho máximo do processador, com undervolt ele vai continuar entregando o mesmo desempenho, mas com temperaturas mais baixas.
 
I7-12700H é totalmente bloqueado pela Intel para undervolt.
Não há modificação de BIOS que resolva.
Se for i7-11800H sim, vale muito fazer.
Você não vai perder performance, undervolt faz com que o processador se torne mais eficiente na relação desempenho/consumo de energia. Ou clock/power.
Mantendo o mesmo power você vai ter maior clock, com mais desempenho consequentemente.
Se seu notebook já consegue entregar o desempenho máximo do processador, com undervolt ele vai continuar entregando o mesmo desempenho, mas com temperaturas mais baixas.
É o 12700h. Vou fazer conforme o @brottorlorder falou.
 
Sim. Fiz o teste novamente pois não havia me atentado a isso, mas está mantendo 54W sim. As quedas são devido ao fim e reinicio da renderização.


Tá muito bom!
Isso é com modo G ativado?
Se for sem você certamente consegue rodar o teste de 10min com temperaturas abaixo de 80ºC (Tdie) com G mode.
 
Tá muito bom!
Isso é com modo G ativado?
Se for sem você certamente consegue rodar o teste de 10min com temperaturas abaixo de 80ºC (Tdie) com G mode.
Com modo G desativado, na faixa dos 3800 rpm apenas na ventoinha da CPU.

Com modo G ativado (5000/4800rpm nas fans) teve os seguintes resultados de temperatura no teste:
 
Com modo G desativado, na faixa dos 3800 rpm apenas na ventoinha da CPU.

Com modo G ativado (5000/4800rpm nas fans) teve os seguintes resultados de temperatura no teste:

Ficou excelente!
 
Você joga em 4K, vai forçar mais a GPU mesmo!
Usa ele em um suporte para jogar? Fundamental isso!
Você já ajustou a curva tensão x clock com o Afterburner?
Se não ajustou, acredito que possa resolver seu problema facilmente.
1560MHz é fácil para essa 3070 do m15 R6 e ainda em tensão bem baixa.
Inclusive já vi alguns com o clock travado acima de 1700/1750Mhz, totalmente estável, e ainda com tensão por volta de 850mV.
Isso vai reduzir a temperatura da GPU, fazer com que tenha ganho de desempenho, maior estabilidade no clock e ainda vai ajudar baixar a temperatura da CPU pois o sistema de refrigeração é compartilhado.
Acredito que o ajuste mais difícil para esse notebook é a CPU jogando em FHD. A 3070 sobra muito e leva o i7 ao limite.
O meu com 0,850v fica estável a 1755. Com 0,863 fica estável a 1770 e com 1,025 fica estável a 2010.
Acho que até montei um gráfico na época dos testes.
uLsX1kg.png

y3v2u6d.png


agW8ZWt.png
 
O meu com 0,850v fica estável a 1755. Com 0,863 fica estável a 1770 e com 1,025 fica estável a 2010.
Acho que até montei um gráfico na época dos testes.
uLsX1kg.png

y3v2u6d.png


agW8ZWt.png
O colega conseguiu apenas -150mV porque talvez definiu este valor para a curva inteira.
Em clock mais baixo com tensões bem baixas, abaixo de 750/800mV, pode faltar tensão mesmo com "apenas" -150mV.
Já em clocks mais altos, com faixa de tensão mais alta, nornalmente dá pra conseguir um valor de undervolt mais agressivo.
Eu prefiro aplicar undervolt apenas a partir do ponto do clock específico que desejo manter em uso intensivo.
Ou então baixar a curva inteira com um valor baixo, conservador, como -50 ou -75mV e aplicar um valor mais agressivo no ponto de clock desejado.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo