kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Saudades. Ainda está ativo o jogo?
Como o amigo falou acima, o oficial americano (narose) ainda está ativo (
http://roseonlinegame.com/), porém infelizmente o jogo está rodando só pra dizer que está vivo ainda. Última vez que loguei tinha só algumas lojinhas em Junon Polis,
a maioria com costumes, itens de cash e armas unique. Recentemente bloquearam o acesso aos europeus devido à políticas da Warp Portal e isso deve ter diminuído mais ainda a base de players.
Por outro lado o Arua (
https://www.aruarose.com/) tem bastante gente e hoje em dia é o único que compensa jogar, e que ironicamente é um servidor privado mas que tem mais gente, mais conteúdo e mais correções e melhorias do que o próprio Rose oficial. O único porém é que o Arua se baseia no antigo sistema do iRose, e não no evolution como nos oficiais. Alguns preferem iRose outros preferem evo, então vai de cada um.
Além do americano, o servidor oficial japonês ainda está ativo (
http://www.roseon.jp/). Porém nunca joguei e não faço a mínima ideia se tem gente jogando ainda.
Eu comecei a jogar apenas em 2006, não peguei a época do iRose. Comecei testando 7 dias grátis no servidor de testes do Rose Filipino, e depois eu e meu amigo fomos pro narose, que na época era pago e tinha o sistema pre-evo, que era o
meu favorito, mas que infelizmente depois da mudança pro evolution, nenhum servidor privado com sistema pre-evo foi criado pra eu poder conhecer mais esse sistema. Na verdade teve o Kuro Tejina, mas era todo bugado e ninguém jogava.
A época que eu mais joguei depois foi durante o evolution quando colocaram Underground Prison. Quando eu peguei level 200 eu estava no top 10 de Raiders do narose (minha classe main), mas depois perdi o gás e parei. Era umas 8 horas pra upar 1
nível, o grind do 130 pro 200 foi tenso. Voltei a jogar bastante depois quando já tinha Orlo.
O primeiro servidor privado de grande nome foi o Ruff-Rose, que não cheguei a jogar tanto mas peguei a época do lançamento. Era bastante socado, mas pelo que vi o server teve dois resets e depois deu uma treta que fechou. Em seguida
nasceu o Arua Rose que continua até hoje. Existiam também os servidores oficiais coreano e filipino, mas que já fecharam.
Realmente é uma pena o jogo não ter continuado. Eu fico imaginando como seriam os outros planetas, como Karkia, Skaaj e Hebarn. Até onde eu sei, a Triggersoft sofreu um calote de um grande investidor na época do beta, e devido a isso, além
de muitos bugs e hacks, eles tiveram que vender a licença e o jogo se separou entre esses vários oficiais que citei acima, cada um desenvolvendo por conta própria. Acredito que a Triggersoft desenvolveu o jogo apenas até Eldeon, já que Oro/Orlo
do JRose e NaRose são diferentes (Oro do Arua é baseado no Jrose). Agora o Arua tá fazendo Karkia, que também tem algo no JRose, mas a qualidade não chega nem perto, e estão apenas reaproveitando modelos e texturas presentes ao invés de
criar algo novo na mesma qualidade original.
Se tem uma coisa que eu ainda quero descobrir é por onde andam os criadores do jogo, se ainda estão desenvolvendo jogos por aí. Existe pouquíssima informação na internet sobre a Triggersoft.