[TÓPICO OFICIAL] Dragon Age: The Veilguard

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Catos
  • Data de Início Data de Início
Terminei ontem, platinado no PS5, depois de 112 horas.
Fiz 100% das missões, comprei tudo de todas as lojas, peguei todos os baús.

Que final absurdo! Os 3 últimos capítulos são diretos na fuça, uma baita experiência cinematográfica e um soco no estômago por vários momentos também. E por falar em soco no estômago, uma pena que não temos muita escolha em um certo acontecimento no capítulo 12. Vou mandar um spoiler abaixo sobre isso e sobre o final como um todo.

Achei bem tenso não poder salvar um dos personagens que você escolhe para servir de distração no comecinho do capítulo 12. Como eu estava usando a Harding no meu grupo, optei pelo Davrin. Até agora não me conformei com a morte dele e do Assan. Minha vontade era voltar o save. Acho sacanagem o Assan ter ido junto, tive que prosseguir o jogo bem contrariado, com aquela sensação de querer voltar o save.

Aí praticamente em seguida, coisa de minutos depois, ficamos sabendo sobre o Varric. Aqui a BioWare teve coragem. Inclusive esse final todo mostrou um pouco a BioWare antiga, mesmo que tenho sido algo proposital, deu pra pegar uma ponta dos tempos áureos da dev. Ela teve peito pra fazer isso com um dos principais personagens da franquia.

Aqui tirando o Davrin e o Assan, não tive baixas, nem mesmo personagens das facções. Li que se você possui 3 estrelas com todas as facções e todos os seus companheiros são lendas do véu, com suas respectivos arcos de quests completos, a única baixa vai ser a escolha do capítulo 12 (o que me deixa meio puto, porque você condena um personagem - ou 2 personagens, no meu caso - à morte sem chance alguma de salvá-lo).

Já no final, escolhi usar a essência de Mythal. Acredito que esse seja o final mais dramático, com a aparição do Inquisitor e da Morrigan/Mythal e a redenção de Solas. Não vi os demais finais, vou acabar dando uma olhada no Youtube, mas não sei se vai existir um final melhor do que esse, apesar de eu ter me segurado para não ir pro combate, porque naquela hora eu estava bem puto com as 372 traições do Solas e por não ter superado a morte do Varric (como jogador, porque como personagem, achei meio forçado o Varric ter virado tão amigo assim em tão pouco tempo).

E finalizando, alguém pegou a cena pós créditos também? Encontrei 3 aros brilhantes em diferentes locais e liberou essa cena. Parece que teremos uma continuação... se o jogo for bem (e aí já tenho minhas dúvidas sobre as vendas)

Terminei ontem, platinado no PS5, depois de 112 horas.
Fiz 100% das missões, comprei tudo de todas as lojas, peguei todos os baús.

Que final absurdo! Os 3 últimos capítulos são diretos na fuça, uma baita experiência cinematográfica e um soco no estômago por vários momentos também. E por falar em soco no estômago, uma pena que não temos muita escolha em um certo acontecimento no capítulo 12. Vou mandar um spoiler abaixo sobre isso e sobre o final como um todo.

Achei bem tenso não poder salvar um dos personagens que você escolhe para servir de distração no comecinho do capítulo 12. Como eu estava usando a Harding no meu grupo, optei pelo Davrin. Até agora não me conformei com a morte dele e do Assan. Minha vontade era voltar o save. Acho sacanagem o Assan ter ido junto, tive que prosseguir o jogo bem contrariado, com aquela sensação de querer voltar o save.

Aí praticamente em seguida, coisa de minutos depois, ficamos sabendo sobre o Varric. Aqui a BioWare teve coragem. Inclusive esse final todo mostrou um pouco a BioWare antiga, mesmo que tenho sido algo proposital, deu pra pegar uma ponta dos tempos áureos da dev. Ela teve peito pra fazer isso com um dos principais personagens da franquia.

Aqui tirando o Davrin e o Assan, não tive baixas, nem mesmo personagens das facções. Li que se você possui 3 estrelas com todas as facções e todos os seus companheiros são lendas do véu, com suas respectivos arcos de quests completos, a única baixa vai ser a escolha do capítulo 12 (o que me deixa meio puto, porque você condena um personagem - ou 2 personagens, no meu caso - à morte sem chance alguma de salvá-lo).

Já no final, escolhi usar a essência de Mythal. Acredito que esse seja o final mais dramático, com a aparição do Inquisitor e da Morrigan/Mythal e a redenção de Solas. Não vi os demais finais, vou acabar dando uma olhada no Youtube, mas não sei se vai existir um final melhor do que esse, apesar de eu ter me segurado para não ir pro combate, porque naquela hora eu estava bem puto com as 372 traições do Solas e por não ter superado a morte do Varric (como jogador, porque como personagem, achei meio forçado o Varric ter virado tão amigo assim em tão pouco tempo).

E finalizando, alguém pegou a cena pós créditos também? Encontrei 3 aros brilhantes em diferentes locais e liberou essa cena. Parece que teremos uma continuação... se o jogo for bem (e aí já tenho minhas dúvidas sobre as vendas)
O jogo é um soft reboot.
Por isso que teve tantas mudanças, a ídeia de apagar completamente tudo que o jogo antigo fez e pra ter uma "blueprint" mais limpa e sem todos os encargos dos antigos.

Sobre as vendas
Eles estão quietos, mas eu não acho que foi o fracasso que muita gente fica falando. Porém acredito não ter atingido os números que os "acionistas" queriam.

Acho que foi um jogo que vendeu suficiente pra cubrir seus custos, mas estamos falando da merda da EA. A chance de qualquer iteração melhor de tudo que vimos, é impossível. E olha que pela parte técnica e visual o time é fantástico.

Será? De acordo com a estimativa vazada ele teria que vender 4 milhões de unidades para cobrir os custos.
Cara, não sei os números. E eu acho um pouco curioso a Bioware não divulgar o: "Chegamos 1 milhão".
Mas essa especulação ai, sei lá. Deve ter chegado na casa dos 1~2m.

Não sei.

Eles lançaram o criador de personagens pra todo mundo agora, e eu não sei exatamente se isso vai atrair novos players.

O jogo é um soft reboot.
Por isso que teve tantas mudanças, a ídeia de apagar completamente tudo que o jogo antigo fez e pra ter uma "blueprint" mais limpa e sem todos os encargos dos antigos.

Sobre as vendas
Eles estão quietos, mas eu não acho que foi o fracasso que muita gente fica falando. Porém acredito não ter atingido os números que os "acionistas" queriam.

Acho que foi um jogo que vendeu suficiente pra cubrir seus custos, mas estamos falando da merda da EA. A chance de qualquer iteração melhor de tudo que vimos, é impossível. E olha que pela parte técnica e visual o time é fantástico.

Sim, eu entendi isso também, eles simplificaram muitas coisas e não entraram no aspecto político que tinha no Inquisition, por exemplo. E o "final verdadeiro", quando você coleta os 3 arcos dourados em determinadas regiões, deixa isso ainda mais claro: centralizar em um inimigo/grupo no próximo jogo, como se tudo tivesse sido orquestrador por ele.

Sobre as vendas realmente não sei... pela quantidade de análises na Steam, eu acho que o jogo vendeu relativamente bem nesse início, só não sei se realmente vai ser o suficiente para um novo jogo da série ou se vai enterrar de vez a franquia. Acredito que com algumas promoções ele deve voltar aos mais vendidos. Tem muita gente esperando isso, incluindo alguns amigos meus, porque sabem que jogos da EA perdem valor em poucos meses.

Ele melhora muito do meio pra frente. Tudo que eu reclamei da história ser boba e não ter clima, dá uma bela melhorada depois.
Então, eu estava com esse sentimento também. Quando eu recrutei a Bellara, a reação dela foi "Ah sim, nossos deuses antigos voltaram. Massa. Em todo caso, eu preciso arrumar esse tal de arquivo aqui, a gente vai se falando, bjs."
Eu fiquei tipo "gente... O Satanás tá solto na rua! Cadê a urgência de vocês??", mas isso vai amenizando até o ataque à Weisshaupt.
Ali o jogo mudou de tom pra mim.
Você anda nas ruas de Minrathous e começa a ouvir o pessoal falando do ataque à fortaleza, a mesma coisa na floresta de Arlathan.
Parece que ali as pessoas entendem que o que aconteceu em Tevinter não foi só um ritual mágico que deu errado (e vai ver já estavam acostumados com isso), é guerra.

Estou mais animado pra continuar depois de alguns diálogos e missões que surgiram depois desse ato.

--

Queria ver qual a build preferida do pessoal com ladinos aqui.

Eu to me encaminhando pra especialização de Duelista, mas sinceramente estou bem perdido na arvore de habilidades do jogo.

Algum de vocês está jogando como ladino e tem gostado de algum conjunto de habilidades em particular?

Então, eu estava com esse sentimento também. Quando eu recrutei a Bellara, a reação dela foi "Ah sim, nossos deuses antigos voltaram. Massa. Em todo caso, eu preciso arrumar esse tal de arquivo aqui, a gente vai se falando, bjs."
Eu fiquei tipo "gente... O Satanás tá solto na rua! Cadê a urgência de vocês??", mas isso vai amenizando até o ataque à Weisshaupt.
Ali o jogo mudou de tom pra mim.
Você anda nas ruas de Minrathous e começa a ouvir o pessoal falando do ataque à fortaleza, a mesma coisa na floresta de Arlathan.
Parece que ali as pessoas entendem que o que aconteceu em Tevinter não foi só um ritual mágico que deu errado (e vai ver já estavam acostumados com isso), é guerra.

Estou mais animado pra continuar depois de alguns diálogos e missões que surgiram depois desse ato.

--

Queria ver qual a build preferida do pessoal com ladinos aqui.

Eu to me encaminhando pra especialização de Duelista, mas sinceramente estou bem perdido na arvore de habilidades do jogo.

Algum de vocês está jogando como ladino e tem gostado de algum conjunto de habilidades em particular?

Exatamente, mas o jogo tem uma boa melhora depois, inclusive na escrita, e ele continua melhorando até chegar ao final, que pra mim é o ápice mesmo, pois ali a coisa já está bem séria. Claro que ainda vão ter diálogos não tão bons ou situações que acabam não fazendo muito sentido, mas o jogo consegue mudar o tom do meio pra frente de uma forma que fica bem mais interessante. Ao menos foi a sensação que eu tive.

Sobre a build de ladino/rogue/errante (errante é pra acabar, pior tradução possível, seria muito melhor ladino mesmo), eu fui de duelista também, com foco em necro/veneno. Mas só consegui finalizar a build lá pro nível 30, quando os equipamentos começaram a ficar bons. Acho que não tem muito acerto ou erro na verdade, já que o jogo não te pune por escolher habilidades erradas, até mesmo porque dá pra tirar e colocar pontos onde quiser, quando quiser. Mas eu foquei em dano de necrose, aumento de sofrimento por necrose, acúmulo de adrenalina, aumento de dano quanto maior o momentum e 2 habilidades passivas que aumentam um monte de status quando seu personagem estiver usando somente elmo e armadura média (elas estão perto do centro das habilidades, mas precisa gastar pontos em outras coisas até conseguir chegar nesses 2 e não é em direção à especialização Duelista, o que faz você dar umas voltas - mas não se preocupe que tem algumas passivas no caminho que ajudam também). Mas também são 2 habilidades que só fui pegar depois de 20, 25 níveis.

Outra coisa, eu usava muito uma habilidade que fica logo acima do centro de cor vermelha que esqueci o nome: ela faz seu personagem atacar, aplicar sangramento e roubar e usar uma poção. Como é uma skill que tem carregamento rápido e não usa ponto de skill para usar, foi a minha principal do jogo, mesmo não causando muito dano. O rogue é um monstro de DPS com ataques normais, carregados e combos. Quase não usava habilidades de ataque, mas quando usava, era sempre pra aplicar algum combo com algum companheiro, mas era algo raro, já que eu preferia aumentar o meu momentum para ter dano maior por mais tempo.

Última edição:
Cara, não sei os números. E eu acho um pouco curioso a Bioware não divulgar o: "Chegamos 1 milhão".
Mas essa especulação ai, sei lá. Deve ter chegado na casa dos 1~2m.

Não sei.

Eles lançaram o criador de personagens pra todo mundo agora, e eu não sei exatamente se isso vai atrair novos players.

Sim, de acordo com o leak chegou a um milhão, sim. Problema é que precisava de mais.

Exatamente, mas o jogo tem uma boa melhora depois, inclusive na escrita, e ele continua melhorando até chegar ao final, que pra mim é o ápice mesmo, pois ali a coisa já está bem séria. Claro que ainda vão ter diálogos não tão bons ou situações que acabam não fazendo muito sentido, mas o jogo consegue mudar o tom do meio pra frente de uma forma que fica bem mais interessante. Ao menos foi a sensação que eu tive.

Sobre a build de ladino/rogue/errante (errante é pra acabar, pior tradução possível, seria muito melhor ladino mesmo), eu fui de duelista também, com foco em necro/veneno. Mas só consegui finalizar a build lá pro nível 30, quando os equipamentos começaram a ficar bons. Acho que não tem muito acerto ou erro na verdade, já que o jogo não te pune por escolher habilidades erradas, até mesmo porque dá pra tirar e colocar pontos onde quiser, quando quiser. Mas eu foquei em dano de necrose, aumento de sofrimento por necrose, acúmulo de adrenalina e 2 habilidades passivas que aumentam um monte de status quando seu personagem estiver usando somente elmo e armadura média. Mas também são 2 habilidades que só fui pegar depois de 20, 25 níveis.
Eu até esqueci que o nome é Errante... enfim, Ladino kkk.

Eu esqueci completamente que podia mudar os pontos direto no menu de habilidades. Antes precisava ir até o empório e comprar um item pra isso. Eu vou experimentar aqui com o dano necrótico. Estava um pouco reticente porque eu vi muitos inimigos com resistência necrótica, mas vou aproveitar esse recurso de mover as habilidades aqui. Valeu!

O artbook de Veilguard está disponível no Google Books. É possível ter uma prévia e visualizar várias páginas (não tudo, claro), que abrangem desde o pós-Inquisition, passando pela primeira versão cancelada do projeto (codinome Joplin), até chegar em Veilguard. É interessante observar o que ficou pelo caminho.

Depois que libera aquelas duas skills de rajada da especialização de necromante do mago, vira uma apelação da porra. só spammando aquilo nos pontos fracos pra dar critico toda hora.

Depois que libera aquelas duas skills de rajada da especialização de necromante do mago, vira uma apelação da porra. só spammando aquilo nos pontos fracos pra dar critico toda hora.

Acho que cada classe tem suas apelações haha. Com o rogue/errante eu ficava spamando ataque carregado. As skills passivas do rogue aplicam sangramento e necro quando ataca carregado. Fora que o ataque carregado também pode derrubar inimigo. Então mais pro final do jogo, era só spammar ataque carregado, derrubar o inimigo, e finalizar. Até no modo mais difícil ficou bem fácil.

Parece que o game não foi bem nas vendas não..

Com esse desconto na steam para um game com 1 mês de lançamento agora ate desenvolvedor do game ta pedindo para pessoas jogarem em matéria da omelete..

E como falei o meu maior problema com esse game foi eles terem esquecido o lado RPG..

83 horas de jogo e caminhando para o final:

iT9elUD.jpeg

depois de 110hs eu finalizei o jogo, adorei o game play e as lutas/combates, esse video resume bem o que eu achei, a história e os dialogos poderia ter sido melhor trabalhado, especialmente com os companions mas né... para os dialogos eu dou um 6/10 exceto alguns dialogos pontuais e interações... a propósito... Assan? Bestest boy ever :wub: :wub: :wub: e Manfred? Melhor parceiro de Pedra papel e tesoura :wub::wub:

A história eu daria um 7/10, ainda foi muito bacana, graficos muito bons, soundtrack deixou a desejar, não achei tão épico quanto o Inquisition.

Gostei e espero o Mass Effect 5 daqui uns 5 anos, e o Dragon Age 5 daqui 10 anos :haha::vish:

Última edição:
depois de 110hs eu finalizei o jogo, adorei o game play e as lutas/combates, esse video resume bem o que eu achei, a história e os dialogos poderia ter sido melhor trabalhado, especialmente com os companions mas né... para os dialogos eu dou um 6/10 exceto alguns dialogos pontuais e interações... a propósito... Assan? Bestest boy ever :wub: :wub: :wub: e Manfred? Melhor parceiro de Pedra papel e tesoura :wub::wub:

A história eu daria um 7/10, ainda foi muito bacana, graficos muito bons, soundtrack deixou a desejar, não achei tão épico quanto o Inquisition.

Gostei e espero o Mass Effect 5 daqui uns 5 anos, e o Dragon Age 5 daqui 10 anos :haha::vish:

A parte mais foda do jogo é a qualidade visual do jogo. Algumas vezes eu parei só pra dar um 180 em tudo que tinha em volta.

Reviewer meu favorito é literalmente o Gary the Prophet do Cyberpunk.
hq720.jpg

Ele explica um pouco exatamente o problema da parte "RPG" desse jogo.

A parte mais foda do jogo é a qualidade visual do jogo. Algumas vezes eu parei só pra dar um 180 em tudo que tinha em volta.

hq720.jpg

qualidade visual e técnica do jogo absurdamente alta, eu não lembro de ter pego um bug, tecnicamente um dos melhores jogos da BioWare até hoje imo, depois vou assistir esse video que você postou e volto aqui pra comentar. :wub:

edit: Então, concordo em partes com o video dele ele, não é tão Life is Strange/visual novel (acho) mas achei sim que principalmente do MC, as opções de dialogos e evolução poderiam ter sido melhor desenvolvidas, foi uma caquinha? de maneira nenhuma mas achei muitas coisas meio "meh" sabe?

O final ainda foi legal, fiz os 3 que deu pra fazer no mesmo play, mesmo não tendo tido algo mais como foi o Inquisition depois de mandar o Coripheus pro saco....

Última edição:
qualidade visual e técnica do jogo absurdamente alta, eu não lembro de ter pego um bug, tecnicamente um dos melhores jogos da BioWare até hoje imo, depois vou assistir esse video que você postou e volto aqui pra comentar. :wub:

edit: Então, concordo em partes com o video dele ele, não é tão Life is Strange/visual novel (acho) mas achei sim que principalmente do MC, as opções de dialogos e evolução poderiam ter sido melhor desenvolvidas, foi uma caquinha? de maneira nenhuma mas achei muitas coisas meio "meh" sabe?

O final ainda foi legal, fiz os 3 que deu pra fazer no mesmo play, mesmo não tendo tido algo mais como foi o Inquisition depois de mandar o Coripheus pro saco....
No caso a reclamação dele é que, a parte do Dragon Age foi deixada de lado do jogo parece ter sido focado 100 nessas relações humanas.

Um dos pontos por exemplo e justamente que a maioria dos plots do jogo poderiam ter acontecido em qualquer jogo. Não dá diferença que é no dragon age.

hq720.jpg

É exatamente esse o sentimento das 10 horas que aguentuei jogar, me sinto vendo uma serie adolescente ambientada numa california de fantasia. Intankavel demais.

Tu pega a escrita de um Dragon Age Origins e compara, chega a ser inacreditavel, é a mesma coisa de comparar estrume com ouro.

É exatamente esse o sentimento das 10 horas que aguentuei jogar, me sinto vendo uma serie adolescente ambientada numa california de fantasia. Intankavel demais.

Tu pega a escrita de um Dragon Age Origins e compara, chega a ser inacreditavel, é a mesma coisa de comparar estrume com ouro.

No começo o jogo realmente passa aquela impressão colorida e de adolescente mas, assim que engrena (e demora, afinal é um jogo de 100 horas), muita coisa sombria e pesada* começa a acontecer e a história começa a ficar interessantíssima e honrando cada pedacinho dos três jogos anteriores.
Ninguém, absolutamente ninguém, consegue engrenar num Dark Souls ou Elden Ring com apenas 10 horas, por exemplo. Por que deveria conseguir engrenar aqui? O próprio The Witcher 3, que é o ápice da perfeição, foi um jogo que eu dropei no lançamento lá em 2015, com umas 15 horas, porque eu senti falta das mecânicas do primeiro e do tom trágico do segundo jogo. Posteriormente, uns dois anos depois, retornei, tentei mais uma vez para só então ficar maravilhado com o quão bom o jogo é.

* - O Origins, o primeiro, é o mais sombrio de todos os jogos mas, logo no Dragon Age 2 a escrita ficou mais simples. O Dragon Age Inquisition, o terceiro, já era totalmente diferente do primeiro jogo, inclusive deixando de lado todo aquele lado erótico presente nos dois anteriores e aquele gore que rolava nas batalhas (que eu, sinceramente, sinto falta). O quarto jogo é uma evolução do terceiro, seja no modo de apresentação (e ele também começa beeeeeeem arrastado), no estilo de combate, no formato das missões... etc. O quarto jogo é uma evolução do terceiro jogo e faz isso muito bem... já o primeiro jogo tá distante demais.
Eu vejo muita gente chorando na internet que o Veilguard não se parece com o Origins, mas não vejo ninguém reclamando que não parece com o Inquisition (até porque, ele é bem parecido com o Inquisition). Imagina se quando sair The Witcher 4 tiver choradeira porque ele não se parece com o The Witcher 1? Wtf?! Não faz sentido algum.

Última edição:
No começo o jogo realmente passa aquela impressão colorida e de adolescente mas, assim que engrena (e demora, afinal é um jogo de 100 horas), muita coisa sombria e pesada* começa a acontecer e a história começa a ficar interessantíssima e honrando cada pedacinho dos três jogos anteriores.
Ninguém, absolutamente ninguém, consegue engrenar num Dark Souls ou Elden Ring com apenas 10 horas, por exemplo. Por que deveria conseguir engrenar aqui? O próprio The Witcher 3, que é o ápice da perfeição, foi um jogo que eu dropei no lançamento lá em 2015, com umas 15 horas, porque eu senti falta das mecânicas do primeiro e do tom trágico do segundo jogo. Posteriormente, uns dois anos depois, retornei, tentei mais uma vez para só então ficar maravilhado com o quão bom o jogo é.

* - O Origins, o primeiro, é o mais sombrio de todos os jogos mas, logo no Dragon Age 2 a escrita ficou mais simples. O Dragon Age Inquisition, o terceiro, já era totalmente diferente do primeiro jogo, inclusive deixando de lado todo aquele lado erótico presente nos dois anteriores e aquele gore que rolava nas batalhas (que eu, sinceramente, sinto falta). O quarto jogo é uma evolução do terceiro, seja no modo de apresentação (e ele também começa beeeeeeem arrastado), no estilo de combate, no formato das missões... etc. O quarto jogo é uma evolução do terceiro jogo e faz isso muito bem... já o primeiro jogo tá distante demais.
Eu vejo muita gente chorando na internet que o Veilguard não se parece com o Origins, mas não vejo ninguém reclamando que não parece com o Inquisition (até porque, ele é bem parecido com o Inquisition). Imagina se quando sair The Witcher 4 tiver choradeira porque ele não se parece com o The Witcher 1? Wtf?! Não faz sentido algum.

10 horas é pouco mesmo, mas o proprio sistema eu achei muito ruim. Voce seleciona uma opção na conversa e o personagem fala algo nada a ver, ou totalmente contra o que voce selecionou. Inclusive algo que eu odiei no inquisition foi eles terem dublado as escolhas, o que pra mim nao faz sentido nenhum. RPGs de escolhas onde tu cria o seu personagem eu acho que fica muito melhor sem dublagem do personagem principal, outro jogo que ficou muito aquem dos antigos por conta disso foi Fallout 4. Quando ja tem um protagonista pronto no caso de Witcher 3 fica bom, pq tu é o gerald, não o personagem que tu idealizou.

Inquisition em si eu não gostei tambem, mas pelo menos ainda sentia um leve peso no que tava fazendo e tinha ainda algo ali, como por exemplo o embate entre magos e templarios, em que não se tem lado certo, apenas pontos de vistas diferentes e que fazem sentido. Mas zerei meio forçado.

Agora Dragon Age Origins eu simplesmente acho o melhor RPG dos anos 2000 de longe. É possivelmente meu jogo favorito, a cada 1~2 anos eu sempre zero de novo e sempre o jogo é muito bom. Dezenas de escolhas impactantes e com repercussões super interessantes, muitas escolhas sem certo ou errado, a historia epica de unir os reinos contra a invasão do Archdemon, eu simplesmente acho quase perfeito. Por isso eu esperava que pelo menos chegasse perto do nivel da escrita do primeiro e que me lembrasse um pouco a sensação epica que voce tem com o jogo. Os verdadeiros sucessores de DA acabam sendo pathfinder e pillars of eternity mesmo.

O sentimento que eu tive nesse nas primeiras 10 horas é de um mundo colorido e gentil, onde todo mundo é de bem com todo mundo mas tem dois old gods querendo destruir tudo. Alem de eu ter achado a party super chata, nada como no DA:O onde tu ja encontra logo a Leliana, Alistair e Morrigan no começo, personagens super interessantes.

Mas como disse joguei 10 horas, pelos reviews que vi do jogo me parece que o resto continua assim. Mas quem sabe um dia eu pego pra jogar as 100 horas dele e tirar as conclusões eu mesmo.

Finalmente, com 89 horas, cheguei ao final do jogo com 90% dos mapas explorados e o melhor final possível, além do final secreto. Assim sendo, fiz os 100% que são bem fáceis de alcançar para quem explora tudo e faz todas as missões.

Em suma, o jogo é divertido e me impressionou. Não é uma obra-prima, como o primeiro da série, mas supera facilmente o segundo e o terceiro jogo. Vale a experiência para quem é fã da série ou fã de RPGs de ação e que esteja disposto a enfrentar o início lento e arrastado.

Minhas notas para o jogo são:

Diversão 8
Direção de arte 10
Trilha sonora 8
Efeitos sonoros 8
Jogabilidade 8
Gráficos 10
História 7
Desempenho 10

Nota final 8.5/10

Tópico na terceira página já é foi lançado um dia desses...

Venderam 15% do esperado.

Finalmente, com 89 horas, cheguei ao final do jogo com 90% dos mapas explorados e o melhor final possível, além do final secreto. Assim sendo, fiz os 100% que são bem fáceis de alcançar para quem explora tudo e faz todas as missões.

Em suma, o jogo é divertido e me impressionou. Não é uma obra-prima, como o primeiro da série, mas supera facilmente o segundo e o terceiro jogo. Vale a experiência para quem é fã da série ou fã de RPGs de ação e que esteja disposto a enfrentar o início lento e arrastado.

Minhas notas para o jogo são:

Diversão 8
Direção de arte 10
Trilha sonora 8
Efeitos sonoros 8
Jogabilidade 8
Gráficos 10
História 7
Desempenho 10

Nota final 8.5/10

Fechou todas as conquistas?

É sempre assim, no começo falam, "ninguém é obrigado a comprar, compra quem quer". Daí ninguém compra, o jogo flopa violentamente e a culpa é dos consumidores por serem machistas, fascistas, homofóbicos, etc e tal.

Isso vai se repetir muito mais em futuros jogos, nem preciso colocar quais. :coolface:

Cursiosamente, acabei de ver um vídeo da Laura Fryer que fala um pouco sobre isso ai.

"Its easy to alienate large groups of people if expectations aren't met."
"an expensive game that didn't appeal to a large part of their current fan base"

Isso é quase um leopard ate my face.

Users who are viewing this thread

Voltar