Não é a primeira vez que vejo essa ladainha ser regurgitada na internet.
O problema do game não é ele ter temas políticos, é óbvio que jogos no passado tiveram esses temas aqui ou ali. O problema de Veilguard é que ele abordou esses problemas políticos da pior maneira possível.
Primeiro, o game trata os jogadores como se eles fossem crianças acéfalas, com diálogos extremamente repetitivos e simplistas.
Segundo, o game tenta fazer o jogador se sentir culpado e passa sermão nele se ele não concordar com a "mensagem" do game. Aquela cena de pagar flexão foi uma das coisas mais patéticas que eu já vi num jogo.
Terceiro, e o mais importante: a Bioware nem se dá ao trabalho de tentar incluir no jogo essa "política de identidade de gênero" de uma maneira sutil. O game usa termos que só se tornaram populares recentemente como "non-binary" em um contexto de fantasia medieval. A Bioware nem sequer tentou criar um termo que se encaixasse de forma sutil na ambientação da franquia. Esse tipo de coisa quebra totalmente a sua imersão. E ao invés de fazer o jogador simpatizar com as pessoas que enfrentam esses problemas, o jogo fez o jogador simpatizar com elas ainda menos porque a Bioware usa um tom tão arrogante para passar essa "mensagem".
Um jogo pode conter temas dessa política de identidade de gênero? Claro que sim. Jogos no passado incluíram personagens homossexuais ou "non-binary", e mesmo assim, na época, eu lembro de tanta resistência dos jogadores. Um dos meus jogos favoritos, GTA IV, tem uma DLC literalmente chamada 'The Ballad of Gay Tony', e a DLC é excelente. Veilguard não respeita a inteligência do jogador e tenta impor suas políticas nele a qualquer custo, e é exatamente isso que deixou a galera puta.