• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Dupla Cidadania (Italiana, Portuguesa e demais) - Dicas & Informações

Você não sabia onde tava a TUA certidão de nascimento? Achei curioso.

no caso onde ela foi emitida, a que eu tenho é só a em breve relato.
 
entrei em contato com o cartório, fica 40 pila o documento e demora 5 dias para ficar pronto.
 
Saiu o bicho

 
Eu tenho direito a cidadania Portuguesa, mas nunca corri atras disso.

é melhor ir direto no consulado e tentar fazer por conta propria (caso o prazo nao seja muito grande), ou é melhor ir direto pelo advogado mesmo q seja um pouco mais caro e evitar qualquer dor de cabeça ?

Meu caso teoricamente seria facil, visto q meu Avó veio de portugal com 4 anos (nasceu la), tem identidade de estrangeiro (nunca se naturalizou so pegou direitos politicos pra votar), e ainda é vivo (mora comigo inclusive).
 
é melhor ir direto no consulado e tentar fazer por conta propria (caso o prazo nao seja muito grande), ou é melhor ir direto pelo advogado mesmo q seja um pouco mais caro e evitar qualquer dor de cabeça ?

Fazer via consulado só compensa se o processo não for demorado, na Italiana mesmo demora anos e anos pelo consulado, tens que ver se na portuguesa é assim, procura alguns grupos no FB de cidadania portuguesa.
 
Meu pai deu entrada na cidadania espanhola dele há pouco mais de 1 ano e estava tudo correndo bem, até que a pandemia paralisou as atividades.

Agora o consulado da Espanha em SP reabriu e estamos tentando contato com eles para saber se os documentos ainda são válidos, já que a validade deles expirou nesse meio tempo.

O problema é que o pessoal do consulado não atende telefone e os emails estão voltando.

Alguém já passou por algo parecido?
 
Meu pai deu entrada na cidadania espanhola dele há pouco mais de 1 ano e estava tudo correndo bem, até que a pandemia paralisou as atividades.

Agora o consulado da Espanha em SP reabriu e estamos tentando contato com eles para saber se os documentos ainda são válidos, já que a validade deles expirou nesse meio tempo.

O problema é que o pessoal do consulado não atende telefone e os emails estão voltando.

Alguém já passou por algo parecido?

nunca passei, mas eu sei que na cidadania italiana (talvez na espanhola seja assim) os documentos tem validade para o advogado (provavelmente por consulado também) por anos e anos, mesmo que no documento mostre que seja limitado por x tempo.
 
nunca passei, mas eu sei que na cidadania italiana (talvez na espanhola seja assim) os documentos tem validade para o advogado (provavelmente por consulado também) por anos e anos, mesmo que no documento mostre que seja limitado por x tempo.
No nosso caso estamos fazendo por conta, já que a minha avó é espanhola e ainda está viva.

Minhas tias e primos já tiraram as cidadanias por conta e foi tranquilo, só falta eu e meu pai, mas ta dando esse enrosco.

Em ultimo caso meu pai vai agendar um dia pra ir lá com os documentos vencidos "descobrir" se ainda valem algo, mas estamos buscando uma certeza antes.
 
Fechamos com a advogada o processo judicial por roma, ficou 4 mil euros dividido em umas 10 ou 11 pessoas. No inicio do ano eu tava pensando em ir fazer na Italia sozinho e ia gastar uns 30 a 40 mil reais. Valeu muito a pena em grupo.
 
Fechamos com a advogada o processo judicial por roma, ficou 4 mil euros dividido em umas 10 ou 11 pessoas. No inicio do ano eu tava pensando em ir fazer na Italia sozinho e ia gastar uns 30 a 40 mil reais. Valeu muito a pena em grupo.
Mas por Roma? Nao tem aquele negocio de que quanto maior a cidade, mais demora?
 
Mas por Roma? Nao tem aquele negocio de que quanto maior a cidade, mais demora?
Eu acho que o judicial em familia assim sempre é feito no tribunal de roma, quando você vai a italia sozinho fazer que tem esse negocio de ir para a menor cidade possivel para agilizar.
A media para ficar tudo pronto agora é 1 ano e meio, podendo ser menos ou mais. Ja teve processos que levarsm 9 meses até a advogada comentou, vai da sorte.
 
Meus pais (minha mãe descende de alemães e meu pai de italianos), tem muito pouco conhecimento sobre seus avós/bisavós, então imagino que tenham vindo para o Brasil antes de 1900, vou procurar depois pra ter certeza, mas caso seja isso mesmo ainda há possibilidade de conseguir alguma?
 
Estou na fila do consulado italiano de sp desde 2018 como aqui a fila demora de 10 a 12 anos só serei chamado por volta de 2030, no entanto sempre penso em fazer o processo com advogado (acho que o nome é diffida ou algo assim, é como uma liminar que obriga o consulado a atender a demanda), já possuo todos os documentos, faltaria apenas traduzir e apostilar os documentos brasileiros.

Uma coisa interessante é que após correr atrás dos documentos para a cidadania eu passei a me interessar muito por genealogia, descobri por exemplo que eu tenho uma pentavó albanesa que imigrou para Itália no começo do século XIX.

Eu também fui atrás de outros parentes.

Máximo que descobri é parente nascido no que na época do império Austro-Hungaro era Áustria, mas hoje é Eslovênia. Também tem um que nasceu na Iugoslavia.

Assunto bem interessante.

fui atrás da minha certidão de nascimento, ae consta na carteira de identidade que eu nasci em uma cidade aqui próxima, ae tentei por 2 dias ligar para os cartórios lá, nada de dar certo, ae consegui um número de um lá e deu certo, já agradeci aos deuses, perguntei para a mina se a minha certidão estava lá, ela me respondeu que no verso da carteira de identidade consta onde está a minha certidão, nem tinha me ligado nisso, fui ver e consta que a certidão está em oura cidade.. :nps: e lá vamos nós de novo, pelo menos agora marca certinho o nome do cartório.


Amigos, como faço para realizar a pesquisa da arvore genealogica para ver se encontro algum antepassado italiano ? sei que existe alguns sites, meus parentes não sabem dizer.. mas creio que a partir do meu tataravo eu possa encontrar algum italiano.. se puderem dar dicas de sites ou como faço essa pesquisa para encontrar os antepassados, desde ja agradeço!
 
Amigos, como faço para realizar a pesquisa da arvore genealogica para ver se encontro algum antepassado italiano ? sei que existe alguns sites, meus parentes não sabem dizer.. mas creio que a partir do meu tataravo eu possa encontrar algum italiano.. se puderem dar dicas de sites ou como faço essa pesquisa para encontrar os antepassados, desde ja agradeço!
O caminho mais óbvio é tentar falar com algum parente que pelo menos tenha ideia de onde a galera veio e aí ir afunilando a busca.

Fora isso, ou fazer pesquisar por conta em registros de navios que chegaram no Brasil, ou pagar uma empresa pra fazer a busca por você.
 
Primeiros gastos do processo começando a rolar:
R$100,00 - minha certidão de nascimento
R$70,00 - certidão do meu irmão
R$100,00 - certidão casamento meu pai
 
R$100,00 - minha certidão de nascimento

credo, você mora onde? aqui em SC é 40 pila a certidão em inteiro teor, vai 4 dias para ficar pronta.
 
credo, você mora onde? aqui em SC é 40 pila a certidão em inteiro teor, vai 4 dias para ficar pronta.
Realmente, Paraná é terra dos milionários.
A de nascimento do meu pai foi 40 mesmo em sc, Minha tia tirou.

Mas essas que eu disse de 100 vão vir de outra cidade, pois eu não nasci aqui e meu pai não casou aqui tbm. Apenas meu irmão nasceu aqui e ainda é caro 70 reais.
 
Meus pais (minha mãe descende de alemães e meu pai de italianos), tem muito pouco conhecimento sobre seus avós/bisavós, então imagino que tenham vindo para o Brasil antes de 1900, vou procurar depois pra ter certeza, mas caso seja isso mesmo ainda há possibilidade de conseguir alguma?
Sobre a cidadania alema, eu vou falar aquilo que falo de vez em qndo por aqui: mas eh MUITO dificil tu conseguir cidadania jus sanguinis alema. Isso pq a atual lei alema de cidadania eh extremamente rigida: vc soh poderia requisitar ela atraves do seu AVO paterno ou um dos seus pais sendo alemães. Mais longe do que isso, toda a ascendencia deve ser masculina E o alemao original DEVE ter mantido/assegurado a cidadania ate o momento da morte. Isso no Brasil de 1900 era incomum, jah que para assegurar a cidadania, o cidadao alemao deveria comparecer a embaixada alemao (em SP) a cada 10 anos para renovar a cidadania.

O caminho mais óbvio é tentar falar com algum parente que pelo menos tenha ideia de onde a galera veio e aí ir afunilando a busca.

Fora isso, ou fazer pesquisar por conta em registros de navios que chegaram no Brasil, ou pagar uma empresa pra fazer a busca por você.
Para quem quer comecar a construir arvore genealogica, eu sempre indico o MyHeritage ou o FamilySearch. Se vc tem pelo menos os nomes completos ate os teus avos, jah vale a pena iniciar a pesquisa lah e deixar o algoritmo deles fazer a busca nos documentos historicos e/ou arvores genealogicas de outros usuarios.
 
credo, você mora onde? aqui em SC é 40 pila a certidão em inteiro teor, vai 4 dias para ficar pronta.
Coisa de cartório em geral é muito barato em SC. Por isso que quem vai tirar cidadania geralmente manda os documentos pra SC pra apostilar.
 
Sobre a cidadania alema, eu vou falar aquilo que falo de vez em qndo por aqui: mas eh MUITO dificil tu conseguir cidadania jus sanguinis alema. Isso pq a atual lei alema de cidadania eh extremamente rigida: vc soh poderia requisitar ela atraves do seu AVO paterno ou um dos seus pais sendo alemães. Mais longe do que isso, toda a ascendencia deve ser masculina E o alemao original DEVE ter mantido/assegurado a cidadania ate o momento da morte. Isso no Brasil de 1900 era incomum, jah que para assegurar a cidadania, o cidadao alemao deveria comparecer a embaixada alemao (em SP) a cada 10 anos para renovar a cidadania.
Que loucura, não achei que fosse tão difícil. Minha sobrinha talvez tenha direito, mas ela ainda tá bem no começo da pesquisa.
 
Sobre a cidadania alema, eu vou falar aquilo que falo de vez em qndo por aqui: mas eh MUITO dificil tu conseguir cidadania jus sanguinis alema. Isso pq a atual lei alema de cidadania eh extremamente rigida: vc soh poderia requisitar ela atraves do seu AVO paterno ou um dos seus pais sendo alemães. Mais longe do que isso, toda a ascendencia deve ser masculina E o alemao original DEVE ter mantido/assegurado a cidadania ate o momento da morte. Isso no Brasil de 1900 era incomum, jah que para assegurar a cidadania, o cidadao alemao deveria comparecer a embaixada alemao (em SP) a cada 10 anos para renovar a cidadania.
Caraca, que complicação, meu avô morreu ano passado, então as chances que já eram mínimas foram pra zero sabendo disso, mas mesmo que tivesse vivo, são pessoas simples, moram em sítios no interior de SC, nunca iriam pra SP a cada 10 anos manter a cidadania alemã.


Sobre a italiana eu encontrei no site do consulado que preciso comprovar ser descendente de italiano e não há limite geracional, só vai dar mais trabalho, pois tenho que comprovar que sou descendente direto, e consequentemente, vou precisar de todos os documentos.
 
Caraca, que complicação, meu avô morreu ano passado, então as chances que já eram mínimas foram pra zero sabendo disso, mas mesmo que tivesse vivo, são pessoas simples, moram em sítios no interior de SC, nunca iriam pra SP a cada 10 anos manter a cidadania alemã.


Sobre a italiana eu encontrei no site do consulado que preciso comprovar ser descendente de italiano e não há limite geracional, só vai dar mais trabalho, pois tenho que comprovar que sou descendente direto, e consequentemente, vou precisar de todos os documentos.
Questão da italiana, a exceção que eu conheço é se você for descendente dos Trentinos. Até onde sei, se você for pode dar adeus a cidadania.
 
Questão da italiana, a exceção que eu conheço é se você for descendente dos Trentinos. Até onde sei, se você for pode dar adeus a cidadania.
Encontrei isso aqui também no site do consulado italiano:
Se o ancestral italiano se tornou cidadão brasileiro antes de 1992, os filhos nascidos depois do decreto de naturalização e seus descendentes não têm direito ao reconhecimento da cidadania italiana.
Espero que tenha como recorrer nesses casos, mas não vou criar expectativas.
 
Questão da italiana, a exceção que eu conheço é se você for descendente dos Trentinos. Até onde sei, se você for pode dar adeus a cidadania.
EU F

Quando comecei a ler sobre a italiana visto que a alemã já desiti também, todo faceiro descobri que os bruxo vieram de lá, cada dia fico mais put@.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo