• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Dupla Cidadania (Italiana, Portuguesa e demais) - Dicas & Informações

EU F

Quando comecei a ler sobre a italiana visto que a alemã já desiti também, todo faceiro descobri que os bruxo vieram de lá, cada dia fico mais put@.
Rapaz de sorte
 
Tirando as certidoes agora, a de nascimento do meu vô o nome dele esta com y, e o restante dos docs tudo com i, ele nem sabia, viveu a vida toda usando i No nome, estranho como pode ter acontecido isso :hmm2:
 
Tirando as certidoes agora, a de nascimento do meu vô o nome dele esta com y, e o restante dos docs tudo com i, ele nem sabia, viveu a vida toda usando i No nome, estranho como pode ter acontecido isso :hmm2:
Loucura do cartório? Eh totalmente possível.
Lembre-se que, apesar da responsabilidade, as pessoas que trabalham em um cartório ainda sao humanos e cometem erros.
Se for possivel, tente acessar o arquivo original da certidão do seu avo. As vezes foi um erro na digitalização do documento ou na interpretação da caligrafia. Falo isso por experiencia propria: por muitos anos eu fiz a digitalização de documentos de igreja (batismos e casamentos). Se nao houver um processo de revisão a quatro olhos, muitos pequenos deslizes passam despercebidos.
 
  • Wow
Reações: l_x
Tirando as certidoes agora, a de nascimento do meu vô o nome dele esta com y, e o restante dos docs tudo com i, ele nem sabia, viveu a vida toda usando i No nome, estranho como pode ter acontecido isso :hmm2:
Coisa mais comum que tem é nome diferente nessas situações. Um dos meus sobrenomes tem 3 versões diferentes espalhadas pelo Brasil e Itália.
 
Loucura do cartório? Eh totalmente possível.
Lembre-se que, apesar da responsabilidade, as pessoas que trabalham em um cartório ainda sao humanos e cometem erros.
Se for possivel, tente acessar o arquivo original da certidão do seu avo. As vezes foi um erro na digitalização do documento ou na interpretação da caligrafia. Falo isso por experiencia propria: por muitos anos eu fiz a digitalização de documentos de igreja (batismos e casamentos). Se nao houver um processo de revisão a quatro olhos, muitos pequenos deslizes passam despercebidos.

Coisa mais comum que tem é nome diferente nessas situações. Um dos meus sobrenomes tem 3 versões diferentes espalhadas pelo Brasil e Itália.
Foi mais ou menos isso q pensei. Erro humano, mas pensar que meu vô nunca ficou sabendo é bizarro.

outra coisa que percebi, não sei se é normal, no cartorio que peguei as certidões, e no outro que reconheci firma na procuração para a advogada da italia também, eles falam e te cobram um valor maior que sai no recibo, tipo um real a mais, se fizerem isso a cada operação deve dar uma baita diferença no final
 
recebi a minha certidão de nascimento hoje, agora é ir atrás do resto.
 
Por onde vocês começaram a busca atrás de seus ancestrais? Eu pedi pro meu pai o nome dos meus avós, e de quem mais ele lembrava, mas agora o que eu preciso fazer? procurar no cartório da cidade que eles moravam? ou tem alguma outra forma?

Eu atualmente moro em MT e nasci em SC, se precisar ir lá presencialmente estou ferrado :bem:
 
Por onde vocês começaram a busca atrás de seus ancestrais? Eu pedi pro meu pai o nome dos meus avós, e de quem mais ele lembrava, mas agora o que eu preciso fazer? procurar no cartório da cidade que eles moravam? ou tem alguma outra forma?

Eu atualmente moro em MT e nasci em SC, se precisar ir lá presencialmente estou ferrado :bem:
Vários cartórios conseguem te dar os docs por e-mail. Mas é basicamente isso: ir atrás dos docs nos cartórios dos locais que seus ancestrais nasceram/casaram conseguir todos os documentos da sua linhagem até chegar no seu ancestral que veio de fora e conseguir a certidão original dele de lá.
Aí você pega tudo isso, corrige o que tiver que corrigir (por exemplo nomes que podem estar escrito errado), traduz e apostila (Apostila de Haia).
Depois é só entregar no consulado quando for requisitar a sua cidadania.
 
Vários cartórios conseguem te dar os docs por e-mail. Mas é basicamente isso: ir atrás dos docs nos cartórios dos locais que seus ancestrais nasceram/casaram conseguir todos os documentos da sua linhagem até chegar no seu ancestral que veio de fora e conseguir a certidão original dele de lá.
Aí você pega tudo isso, corrige o que tiver que corrigir (por exemplo nomes que podem estar escrito errado), traduz e apostila (Apostila de Haia).
Depois é só entregar no consulado quando for requisitar a sua cidadania.
Antes de sair apostilando e traduzindo tudo, tenha certeza sobre qual "braço" da família e qual nacionalidade você vai requisitar dupla cidadania. Descobre os trâmites legais antes e só então começa o proce$$o. Pq essa brincadeira pode sair cara. Qndo eu tirei a minha, só com traduções e apostilas, gastei em torno de 2k.
 
Estamos na parte de tradução e apostilamento já, recebi os orçamentos de 20 euros e 120 reais também por certidão, sabem se é por ai mesmo?
O que passou 120 por certidão passou 55 por agendamento, ai não sei ainda se é por certidão tbm
 
Vários cartórios conseguem te dar os docs por e-mail. Mas é basicamente isso: ir atrás dos docs nos cartórios dos locais que seus ancestrais nasceram/casaram conseguir todos os documentos da sua linhagem até chegar no seu ancestral que veio de fora e conseguir a certidão original dele de lá.
Aí você pega tudo isso, corrige o que tiver que corrigir (por exemplo nomes que podem estar escrito errado), traduz e apostila (Apostila de Haia).
Depois é só entregar no consulado quando for requisitar a sua cidadania.
Fui atrás de começar a pedir as certidões, mas me veio uma dúvida aqui. O único que preciso ter original é do meu antepassado italiano (tanto de nascimento/batismo quanto de casamento)?
Em caso positivo, posso pedir uma cópia dos documentos (com exceção do italiano) por e-mail, imprimir e pedir pra traduzir e apostilar? Não faz sentido ter que fazer isso com as originais, mas por via das dúvidas, prefiro perguntar.



Estou quase tentado a pagar alguma empresa especializada, pq se for necessário o documento original do antepassado italiano, acho que seria necessário ir até a Itália buscar, e não é algo que posso fazer agora (não tenho passaporte ainda).
 
Fui atrás de começar a pedir as certidões, mas me veio uma dúvida aqui. O único que preciso ter original é do meu antepassado italiano (tanto de nascimento/batismo quanto de casamento)?
Em caso positivo, posso pedir uma cópia dos documentos (com exceção do italiano) por e-mail, imprimir e pedir pra traduzir e apostilar? Não faz sentido ter que fazer isso com as originais, mas por via das dúvidas, prefiro perguntar.



Estou quase tentado a pagar alguma empresa especializada, pq se for necessário o documento original do antepassado italiano, acho que seria necessário ir até a Itália buscar, e não é algo que posso fazer agora (não tenho passaporte ainda).
Preciso ser original - a tal 'certidão de inteiro teor' que você consegue nos cartórios (e que não é barato, e tem validade).
 
Preciso ser original - a tal 'certidão de inteiro teor' que você consegue nos cartórios (e que não é barato, e tem validade).

a validade dessas certidões pode ser ignorada (6 meses se não me engano), falei com a minha advogada e não tem problema se passar do prazo, só também não pode extrapolar, até uns 3 anos mais ou menos eles ainda aceitam.
 
Estamos com o processo da familia na parte de apostilamento das certidões agora, próximo passo é a tradução que vamos mandar para italia traduzir direto, vai economizar com o apostilamento de tradução, que se feito lá, não é necessário.

Gastos até agora:
  • 100,00 - cert nasc minha
  • ??? - certidão nasc pai
  • 100,00 - cert casamento pai
  • 70,68 - cert nasc irmão
  • 40,95 - reconhecimento assinaturas cartório, na procuração advogada italia
  • 172,28 - apostilamento 4 certidões
  • 34,45 - apostilamento procuração
 
Última edição:
Fui atrás de começar a pedir as certidões, mas me veio uma dúvida aqui. O único que preciso ter original é do meu antepassado italiano (tanto de nascimento/batismo quanto de casamento)?
Em caso positivo, posso pedir uma cópia dos documentos (com exceção do italiano) por e-mail, imprimir e pedir pra traduzir e apostilar? Não faz sentido ter que fazer isso com as originais, mas por via das dúvidas, prefiro perguntar.



Estou quase tentado a pagar alguma empresa especializada, pq se for necessário o documento original do antepassado italiano, acho que seria necessário ir até a Itália buscar, e não é algo que posso fazer agora (não tenho passaporte ainda).

Tudo original.

Quanto a certidão do italiano, entre no site da cidade onde ele nasceu e procure pelo email do Anagrafe/Servici Demografici e explique a situação.

O que pode acontecer é eles te mandarem o documento por email com todos aqueles negócios digitais pra comprovar que é original, ou você pode solicitar o envio dele por correio.

Outra opção é você entrar nesses grupos de cidadania italiana no Facebook e pagar alguém pra ir buscar e te mandar. Fiz isso e com envio pra Alemanha saiu uns 120 euros.
 
Preciso ser original - a tal 'certidão de inteiro teor' que você consegue nos cartórios (e que não é barato, e tem validade).
Tudo original.

Quanto a certidão do italiano, entre no site da cidade onde ele nasceu e procure pelo email do Anagrafe/Servici Demografici e explique a situação.

O que pode acontecer é eles te mandarem o documento por email com todos aqueles negócios digitais pra comprovar que é original, ou você pode solicitar o envio dele por correio.

Outra opção é você entrar nesses grupos de cidadania italiana no Facebook e pagar alguém pra ir buscar e te mandar. Fiz isso e com envio pra Alemanha saiu uns 120 euros.
Obrigado pelos esclarecimentos. Tenho que primeiro ir descobrindo onde viveram, meu pai não sabe nem o nome dos seus avós, então vou ter que ir atrás de certidão de nascimento/casamento/óbito e ir descobrindo nomes e lugar onde viveram, além disso tudo ainda estou estudando e quero sair com um pouco de experiência na área, então vai demorar, só quis começar pela ansiedade :haha:, mas valeu mesmo assim, vou deixar anotado aqui pq isso aí com certeza vai me ajudar lá na frente.
 
eu adicionei na página inicial o link com perguntas frequentes e suas respostas sobre a cidadania italiana, talvez de uma ajuda a quem precise.
 
Sexta dia 27 vou pegar meu "RG" no consulado.
 
Aproveitando o tópico e com a intenção de criar o mínimo de morosidade possível, tenho algumas dúvidas:

Minha esposa tem primos de primeiro grau (filhos de tios e tias) que fizeram todo o processo de cidadania Italiana pela avó/bisavô. Eles fizeram o processo há anos (antes desse boom atual) lá por 2005-2010. Pergunto: nesse caso, está mais fácil ela conseguir a cidadania? Qual seria o prazo tentando daqui e de lá?
Pelo pouco que entendi (dos posts do pessoal daqui) para os primos delas terem tirado eles já possuem toda a documentação até a avó sendo necessário apenas uma ligando o pai dela à mãe dele?

Nota: a família é bem unida, não teríamos problema em pegar a documentação com os primos próximos.

Para não ocupar mais o tempo de vocês, qual o melhor site para ler mais sobre isso?
 
Aproveitando o tópico e com a intenção de criar o mínimo de morosidade possível, tenho algumas dúvidas:

Minha esposa tem primos de primeiro grau (filhos de tios e tias) que fizeram todo o processo de cidadania Italiana pela avó/bisavô. Eles fizeram o processo há anos (antes desse boom atual) lá por 2005-2010. Pergunto: nesse caso, está mais fácil ela conseguir a cidadania? Qual seria o prazo tentando daqui e de lá?
Pelo pouco que entendi (dos posts do pessoal daqui) para os primos delas terem tirado eles já possuem toda a documentação até a avó sendo necessário apenas uma ligando o pai dela à mãe dele?

Nota: a família é bem unida, não teríamos problema em pegar a documentação com os primos próximos.

Para não ocupar mais o tempo de vocês, qual o melhor site para ler mais sobre isso?
Nesse caso aí você teria que procurar sobre reaproveitamento de pasta. Em muitos casos da pra reaproveitar praticamente toda a documentação.

Vai ficar mais barato? Com certeza. Vai ficar mais rápido? Aí já não sei.

Eu não sei exatamente como funciona essa questão, mas sei que em alguns casos não rola. Por exemplo, o meu primo fez o processo dele na Itália e o consulado aqui na Alemanha falou que nesse caso eu não poderia usar os docs dele.
 
Pessoal não li o tópico todo, mas pretendo ler.
Uma dúvida: minha bisavó e italiana nata e não tenho nenhum documento dela, nada nada... Alguém tem uma ideia de onde posso começar essa procura de documentos?
 
Pessoal não li o tópico todo, mas pretendo ler.
Uma dúvida: minha bisavó e italiana nata e não tenho nenhum documento dela, nada nada... Alguém tem uma ideia de onde posso começar essa procura de documentos?
Tem que se atentar se o seu avô/avó nasceu antes de 1948, pois de acordo com a lei da época sua bisavó não transmitia cidadania aos filhos. Se for esse o caso só resta via judicial.

Sobre os documentos:
Tenta descobrir qual comune ela nasceu, no cartório do comune ou na igreja vai ter a certidão de nascimento dela. Em muitos casos comunes pequenos não tinham cartório ou igreja então eles registravam em outro comune próximo. (Foi o caso do meu bisavô).
Ajuda se você achar qual navio ela chegou no Brasil.
Se o seu avô/avó for vivo, tenta conversar pra tentar descobrir esse tipo de informação. Se não, você pode tentar conversar com alguém da família que era próximo deles pra ver se eles sabem.
Também é possível procurar nos acervos o nome dela nos navios que chegaram ao Brasil.
Outra opção é usar o FamilySearch, talvez você encontre algo.
Muitas vezes o nome pode ser diferente do original italiano... por exemplo, Luis era Luigi. Então pode ser que você não encontre exatamente o mesmo nome!
 
Tem que se atentar se o seu avô/avó nasceu antes de 1948, pois de acordo com a lei da época sua bisavó não transmitia cidadania aos filhos. Se for esse o caso só resta via judicial.

Sobre os documentos:
Tenta descobrir qual comune ela nasceu, no cartório do comune ou na igreja vai ter a certidão de nascimento dela. Em muitos casos comunes pequenos não tinham cartório ou igreja então eles registravam em outro comune próximo. (Foi o caso do meu bisavô).
Ajuda se você achar qual navio ela chegou no Brasil.
Se o seu avô/avó for vivo, tenta conversar pra tentar descobrir esse tipo de informação. Se não, você pode tentar conversar com alguém da família que era próximo deles pra ver se eles sabem.
Também é possível procurar nos acervos o nome dela nos navios que chegaram ao Brasil.
Outra opção é usar o FamilySearch, talvez você encontre algo.
Muitas vezes o nome pode ser diferente do original italiano... por exemplo, Luis era Luigi. Então pode ser que você não encontre exatamente o mesmo nome!

Então deve ser judicial, minha avó nasceu antes de 1948.
Esse comune que você fala é lá na Itália?
Quanto aos navios que chegaram aqui no Brasil você conhece algum lugar que tenha essa relação de documentos aqui? De quais navios chegaram com a relação dessas pessoas?
Eu já estou começando a buscar esses documentos
 
Então deve ser judicial, minha avó nasceu antes de 1948.
Esse comune que você fala é lá na Itália?
Quanto aos navios que chegaram aqui no Brasil você conhece algum lugar que tenha essa relação de documentos aqui? De quais navios chegaram com a relação dessas pessoas?
Eu já estou começando a buscar esses documentos
Vai ter que procurar um advogado pra abrir um processo na corte de Roma. O preço fica um pouco salgado então se tiver família interessada compensa dividir os custos.

Sim comune são as 'cidades' na Itália.

Dá uma olhada no site do museu da imigração, eu acho que eles tem um acervo que você consegue fazer a busca.
 
Fui no consulado e fiz os trâmites pra pegar meu RG italiano. Paguei 23 euros. Agora é esperar que em até 15 dias chega em casa.

Agora estamos seguindo com o processo da esposa. Já mandamos traduzir os documentos. Esperamos conseguir dar entrada já na metade de setembro, pois faremos 3 anos de casa no começo de setembro, e esse é o tempo mínimo de casamento que pedem pra quem não tem filhos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo