[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Pessoal, estou montando um computador para edição através do Sony Vegas, Lightroom, Adobe Photoshop, etc. Estou visando mais o custo benefício no momento, e aí vou fazendo upgrade nele depois assim que possível. Com base nisso escolhi a plataforma AMD e então montei o seguinte computador:

Placa mãe: Gigabyte B450m DS3H
Memórias: 1x 8GB HyperX Fury 2666MHz HX426C16FB2/8. (Penso em aumentar mais a RAM em futuro upgrade)
Processador: Ryzen 5 3600
Placa de vídeo: Galax GTX 1660 6GB (versão não TI)
Fonte: Corsair Vs550
Gabinete: Aerocool Cylon
SSD: 240GB da Kingston (não é M.2, pois os Nvme estão um pouco caros, comprarei em futuros upgrades).
HD: tenho um notebook um pouco mais antigo com um HD de 750GB, para não aumentar tanto os gastos pensei em usar o HD dele nesse computador. Assim eu teria o HD e o SSD, e depois eu comprava HD de 1TB ou 2TB.
Monitor: Dell P2219H ou SE2219H. A diferença está em torno de 150 reais a 200 reais.

A questão é que atualmente trabalho com Full HD, mas eu penso em fazer trabalhos com 4k futuramente, e aí precisarei de um monitor melhor e bem mais caro. No momento esse computador está custando, pelos preços que achei, em torno de 4800 reais. Queria a opinião de vocês sobre minhas escolhas, se preciso mudar algo, ou por questão de qualidade do componente ou mesmo longevidade, etc. Se possível, sem passar dos 4800 reais no kit, pois já estourei o limite que eu pensava para o computador (4000 reais). Penso em deixar de um jeito que no futuro eu precise trocar o mínimo de componentes possível para trabalhar com 4K, mas sem pagar 6000, 10000 reais, etc. no momento.

Durante a montagem assisti esse vídeo pra me ajudar:

Lembrando que comprei nenhum componente ainda.

Agradeço a atenção de vocês.


seria bom vc ir logo de cara pra um R7 3700. E melhor fazer upgrade de GPU do que de CPU futuramente...
Pegue 1 pente de 16Gb 3200Mhz, assim quando for fazer upgrade compre outro pente de 16Gb.
Se você começar com pentes de 8Gb, poderá usar no maximo 32Gb, se começar com 16Gb, poderá ir adicionando pente por pente até totalizar 64Gb.

Daria pra economizar pegando uma RX 570/580
 
Sem saber teu orçamento, fica difícil, mas se o foco é edição de vídeo, eu ficaria com dúvidas entre adquirir o 3600, o 2700 e o 2700X. Querendo ou não, apesar do 3600 ter um IPC mais forte, os Ryzen 7 possuem 8 núcleos e 16 threads, e é sabido que esses programas de edição amam múltiplos núcleos e threads. Antes de decidir por comprar a CPU, eu veria alguns reviews focados em edição para só então tomar a decisão final.

Placa-mãe é algo bastante pessoal, então não dá pra opinar muito aqui. Se você curtiu o visual dessa placa, os recursos que ela te oferece (USBs, portas SATA, quantidade de slots M.2, etc.), tem certeza que o VRM dela aguentará de boa a CPU que será instalada futuramente e o preço cabe no teu bolso, então vá em frente :joia:

No caso das memórias, se tu quiser economizar um pouco, você poderia pegar dois pentes da Crucial Ballistix Sport LT 3000 MHz CL15, que usam memórias Micron E-Die e sobem tão bem em overclock quanto as Samsung B-Die (ah não ser que tu faça questão do LED, mas acredito que possa haver alguma outra opção mais em conta, mesmo que sacrificando ligeiramente a velocidade de trabalho).

Placa de vídeo é algo pessoal também, então não costumo opinar. Eu particularmente iria de 5700 XT, mas aparentemente os modelos customizados ainda não desembarcaram no país...

No caso do SSD, a capacidade tá de boa, só que esse modelo é DRAM less (assim como aquele Kingston A400 e o Sandisk Plus, e demais drivers na mesma faixa de preço, com exceção de um da Gigabyte, senão me falhe à memória), ou seja, não tem cache de DRAM, que ajuda a manter as velocidades de transferência depois de uma certa quantidade de GBs transferidos. Infelizmente esse tipo de SSD custa mais caro, mas se você pretende instalar o Windows dele e gravar alguns vídeos editados direto pra ele, é algo a se pensar.

HD vai da sua necessidade também, mas como o preço dos HDs de 1 e 2TB não está tão distante assim, eu faria um esforço pra colocar um HD de 2TB, aumentando assim sua capacidade para guardar mais edições.

Fonte é algo também bem subjetivo, mas o consumo desse teu PC deve ficar na faixa dos 300-400W, então uma fonte de 750W seria considerado "exagero", ah não ser que você precise e faça questão de mais conexões para placas de vídeo e periféricos (meu caso, por isso que peguei uma Corsair HX750i Platinum). Se não for, uma fonte de 500-650W já te atenderia muito bem, mas optaria por pegar alguma com selo Gold também, a fim de melhorar a eficiência, reduzindo o desperdício de energia na forma de calor.

Falouws :cool:
[/QUOTE]

Opa, então, tava querendo gastar NO MÁXIMO 6mil sem contar periférico. Tô olhando na Pichau e na Terabyte.
Levando em conta o que o pessoal falou e o q vc disse alterei pra essa configuração:

AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz
Gigabyte B450 AORUS PRO
Crucial Ballistix Sport TUF Edition 16GB (2X8GB) 3000MHz
Galax GeForce RTX 2060 Super Elite 8GB GDDR6 256Bit
SSD WD Blue 500GB, Sata III, Leitura 560MBs e Gravação 530MBs
Barracuda 1TB
Fonte Corsair CX650 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo
E um gabinete na faixa de 200 reais
 
seria bom vc ir logo de cara pra um R7 3700. E melhor fazer upgrade de GPU do que de CPU futuramente...
Pegue 1 pente de 16Gb 3200Mhz, assim quando for fazer upgrade compre outro pente de 16Gb.
Se você começar com pentes de 8Gb, poderá usar no maximo 32Gb, se começar com 16Gb, poderá ir adicionando pente por pente até totalizar 64Gb.

Daria pra economizar pegando uma RX 570/580
Muito obrigado! Vou dar uma olhada nos Ryzen 7. Quanto a memória RAM, essa aqui seria uma boa: https://m.kabum.com.br/produto/97822/mem-ria-hyperx-fury-16gb-3200mhz-ddr4-cl18-preto-hx432c18fb-16 ? Ou devo pegar de outra marca/modelo?
 
Boa tarde galera, vou montar um pc novo e to precisando de indicações de placas-mãe, vou usar um I5 9400f, pode ser uma placa bem simples, só não queria que passasse muito de R$500.
 
Bom dia galera.

Bom, meu combo é o da assinatura, ou seja, um i7 2600k, mobo gigabyte sniper 2, 16gb ram, ssd corsair 240gb, gtx 680, fonte corsair 850hx. Estou com ele a praticamente 10 anos.
Meu uso é pra jogos em modo campanha e on line, FPS, Corrida e tb o uso normal do dia a dia, navegação, word, excel, etc...
Pretendo fazer um up geral, claro que nada exorbitante e lembrando que não vou comprar tudo de uma vez, vai ser aos poucos, senão o bolso não aguenta rsrs...

Gostaria de ideias e opiniões.
Agradeço desde ja galera :bat:

Meu monitor é um aw2518hf, 1080, 240hz. Vou manter o monitor.

  • R5 3600 (por causa do teu monitor, que tem refresh alto);
  • Asrock B450M Pro4 ou similar que atenda tuas necessidades de conectividade e caiba no teu orçamento;
  • 2x8GB DDR4-3000 CL15 ou 3200 CL16 (Crucial, Corsair, Gskill, Kingston);
  • VGA a decidir, mas pegaria no mínimo uma RX 570 ou 580; como o foco é alto refresh rate, então é o jeito partir para algo no nível da RTX 2060 Super ou RX 5700/XT;
  • SSD de no mínimo 240GB, para Windows e programas, mas se puder pegar um de 512GB, melhor, pois daria para instalar alguns jogos que você costuma jogar com mais frequência;
  • HD de 1 ou 2TB, 7200 RPM, para dados diversos e para instalar os demais jogos que não tem tanta prioridade;
  • Fonte de 550-650W, de marca renomada, com selo Gold (ou no mínimo Bronze), ou você pode aproveitar a tua HX atual, caso ainda dê conta do recado;
  • Gabinete vai do gosto do freguês, mas dá pra encontrar alguns muito bons abaixo de R$ 300.

Pessoal, estou montando um computador para edição através do Sony Vegas, Lightroom, Adobe Photoshop, etc. Estou visando mais o custo benefício no momento, e aí vou fazendo upgrade nele depois assim que possível. Com base nisso escolhi a plataforma AMD e então montei o seguinte computador:

Placa mãe: Gigabyte B450m DS3H
Memórias: 1x 8GB HyperX Fury 2666MHz HX426C16FB2/8. (Penso em aumentar mais a RAM em futuro upgrade)
Processador: Ryzen 5 3600
Placa de vídeo: Galax GTX 1660 6GB (versão não TI)
Fonte: Corsair Vs550
Gabinete: Aerocool Cylon
SSD: 240GB da Kingston (não é M.2, pois os Nvme estão um pouco caros, comprarei em futuros upgrades).
HD: tenho um notebook um pouco mais antigo com um HD de 750GB, para não aumentar tanto os gastos pensei em usar o HD dele nesse computador. Assim eu teria o HD e o SSD, e depois eu comprava HD de 1TB ou 2TB.
Monitor: Dell P2219H ou SE2219H. A diferença está em torno de 150 reais a 200 reais.

A questão é que atualmente trabalho com Full HD, mas eu penso em fazer trabalhos com 4k futuramente, e aí precisarei de um monitor melhor e bem mais caro. No momento esse computador está custando, pelos preços que achei, em torno de 4800 reais. Queria a opinião de vocês sobre minhas escolhas, se preciso mudar algo, ou por questão de qualidade do componente ou mesmo longevidade, etc. Se possível, sem passar dos 4800 reais no kit, pois já estourei o limite que eu pensava para o computador (4000 reais). Penso em deixar de um jeito que no futuro eu precise trocar o mínimo de componentes possível para trabalhar com 4K, mas sem pagar 6000, 10000 reais, etc. no momento.

Durante a montagem assisti esse vídeo pra me ajudar:

Lembrando que comprei nenhum componente ainda.

Agradeço a atenção de vocês.


Como o foco é trabalho de edição, 8GB ao meu ver serão insuficientes, não só pela quantidade como pelo fato de você só ter colocado apenas 1 pente, o que faz com que o Dual Channel não seja ativado, gerando perda substancial de performance. Ah não ser que o upgrade de RAM seja feito com bastante brevidade (em torno de 1 mês), não recomendo comprar apenas 1 pente, e muito menos um de 2666 MHz, pois é uma velocidade muito baixa e que te fará perder segundos (ou minutos) preciosos nas tuas renderizações (fora que existem pentes mais rápidos, na faixa dos 3000 MHz CL15, que custam menos, e que tem substancial capacidade de overclock, algo do qual os Ryzen se beneficiam bastante, especialmente quando atrelados à latências apertadas). Outra coisa a se pensar também é em pegar 1 pente de 16GB no lugar do de 8GB, pois com 32GB você vai ter uma margem maior para executar trabalhos mais pesados, especialmente em 4K, que devem exigir isso ou até mais, dependendo da complexidade...

No caso da placa-mãe, ela segura de boa o 3600 até mesmo com overclock, ou o 3700X em stock, mas se tu quiser por futuramente o 3900X (stock) ou o 3700X pensando em fazer overclock, aí é bom pensar em melhorar a refrigeração ao redor do VRM (ou então escolher outra placa que seja capaz de aguentar essas CPUs sem necessitar de uma refrigeração muito robusta no local).

Não sei até que ponto a placa de vídeo vai influenciar teus renders (se teus programas trabalham melhor com os CUDA nVidia, ou se funcionam tão bem quanto em OpenCL), mas uma das formas de economizar no teu setup agora seria modificar a opção da VGA para a RX 590 (que é mais barata e acompanha 2GB a mais de VRAM, algo que pode ajudar nas renderizaçoes) ou sacrificar parte do poderio gráfico pegando uma RX 580 ou 570, preferencialmente o modelo com 8GB.

No caso da fonte, pegaria ao menos alguma com selo Bronze, ou seja, ficaria com a CX550 no lugar da VS, que é 80 Plus White.

Gabinete vai do freguês, mas compre um pensando nos upgrades futuros (VGA com mais metragem que o do Kid Bengala, mais espaço para HDs, essas coisas).

SSD recomendo no mínimo um de 240-56GB, preferencialmente com DRAM Cache (que custa mais caro, mas é capaz de manter as velocidades de leitura e gravação por mais tempo).

No caso dos monitores, não vou opinar pois não tenho experiência e não conheço nenhum dos modelos citados.

Já que você pretende aproveitar um HD de notebook, não há muito o que falar além dele ser LENTO PRA *******... Acho que não vai precisar de muito tempo pra você perceber isso e sentir a necessidade de comprar um HD de desktop de maior capacidade, rotação e quantidade de cache (tem modelo da Seagte com 256MB de cache, final DM008) :haha:

Pessoal, tudo bem? Seguinte, tenho um pequeno me importunando pra ter um computador gamer e ser "youtuber". Testei a febre dele com um notebook que tava meio parado lá em casa, criamos um canal fechado no YT e ele realmente tá "brincando" de ser youtuber, jogando fortnite, enfim... Tá realmente empolgado na ideia e quero apoiar. Pra isso to pra comprar um computador gamer pra ele na Black Friday só que só manjo o basicão de hardware. Pra finalidade dele (gosta de jogo competitivo e deve fazer stream), qual configuração sugerem pra um orçamento de uns 8k sem considerar monitor e periféricos...

Aproveitando, é muito complicado um leigo (eu) e uma criança montar esse computador? Queria passar esse trabalho com ele pra aprendermos e ele ter a percepção desse investimento como um trabalho mesmo.

Valeu!

Vamos lá:
  • Ryzen 5 3600 ou 7 3700X (3700X seria melhor para gameplay e streaming ao mesmo tempo por ter mais 2 núcleos/4 threads);
  • Asrock B450M Pro4 (uma das melhores CxB do mercado em se tratando de B450);
  • 2x8GB DDR4-3000 CL5 ou 3200 CL16;
  • GTX 1660/1660TI ou RTX 2060 Super (já que o foco dele é Fortnite e a engine desse jogo roda melhor nas placas da nVidia), ou então RX 590, futura RX 5600 ou RX 5700/5700XT;
  • SSD 1TB padrão M.2 SATA ou NVME (caso caiba no orçamento; se não couber, um SSD de 480/512GB ou 960GB padrão SATA mesmo);
  • HD 2TB 7200 RPM (pra ter mais espaço pra instalar jogos que ele não usa com frequência e para salvar eventuais downloads);
  • Fonte Corsair CX550-650W;
  • Gabinete a gosto do freguês, mas eu curto muito o Aerocool Aero 500/800, que tem bom equilíbrio entre features e preço (ah não ser que ele queira com RGB, ai tem que procurar outro)
  • Monitor 1080p ou 1440p (marcas: Acer, AOC, Samsung, LG, Dell, Alienware; modelo? Tô por fora)
  • Mouse e teclado: particularmente eu compraria da Corsair ou Logitech (por questão de terem uma RMA muito boa), mas existem outras marcas tão boa quanto no quesito qualidade.
Montagem de PCs, hoje, não é difícil (há 20-30 anos, com certeza era BEM MAIS). Seguindo tutoriais de montagem na internet (tem aos montes, de vários canais, inclusive em português) e tomando as precauções necessárias na hora de instalar as peças, não só a forma correta (a maioria dos componentes só possuem um único jeito para encaixar), como para evitar danos por descarga eletrostática, tudo ocorrerá bem, exceto SE algum componente tiver vindo com defeito, aí você pode ter dificuldade em identificá-lo pelo fato de não ter peças sobressalentes. Tirando esse inconveniente, a montagem é bem tranquila e qualquer um pode fazer, desde que tenha paciência e cuidado ao manusear os componentes :joia:

EDIT:

Opa, então, tava querendo gastar NO MÁXIMO 6mil sem contar periférico. Tô olhando na Pichau e na Terabyte.
Levando em conta o que o pessoal falou e o q vc disse alterei pra essa configuração:

AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz
Gigabyte B450 AORUS PRO
Crucial Ballistix Sport TUF Edition 16GB (2X8GB) 3000MHz
Galax GeForce RTX 2060 Super Elite 8GB GDDR6 256Bit
SSD WD Blue 500GB, Sata III, Leitura 560MBs e Gravação 530MBs
Barracuda 1TB
Fonte Corsair CX650 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo
E um gabinete na faixa de 200 reais

Eu mudaria esse kit da Crucial. Não sei qual o IC que acompanha esse kit, mas pelas latências afrouxadas em 3000 MHz, não deve ser bom pra OC, fora o impeditivo do próprio preço... Existe outra memória da marca, que também trabalha a 3000 MHz, mas possui CL15 e código AES no part number, que indica que elas utilizam chips Micron E-Die, que sobem bem nos Ryzen de uma forma parecida com o que acontece com as Samsung B-Die. Na Terabyte dá pra encontrar esse pente avulso, com 8 ou 16GB, e na Kabum, na versão de 8GB, disponível nas 3 cores (vermelho, cinza e branco).

Muito obrigado! Vou dar uma olhada nos Ryzen 7. Quanto a memória RAM, essa aqui seria uma boa: https://m.kabum.com.br/produto/97822/mem-ria-hyperx-fury-16gb-3200mhz-ddr4-cl18-preto-hx432c18fb-16 ? Ou devo pegar de outra marca/modelo?

Deve pegar outra. Esse pente tá muito caro pro que oferece. 3200 MHz CL18 é uma vergonha nesse preço!

Abaixo segue outras opções com melhor CxB:

https://www.terabyteshop.com.br/pro...tix-sport-lt-16gb-3000mhz-grey-bls16g4d30aesb

https://www.pichau.com.br/memoria-t...-1x16-ddr4-3200mhz-cinza-tlzgd416g3200hc16c01

https://www.pichau.com.br/memoria-t...16-ddr4-3200mhz-vermelha-tlzrd416g3200hc16c01

https://www.pichau.com.br/memoria-t...16-ddr4-3000mhz-vermelha-tlzrd416g3000hc16c01

https://produto.mercadolivre.com.br...QIVEQeRCh1-JAcfEAQYCCABEgKve_D_BwE&quantity=1 (diz o vendedor que vende com NF, mas vai saber...)

Falouws :cool:
 
Última edição:
Fala galera, estou precisando de uma ajuda de vocês?!
Estou montando um PC novo, porém estou um pouco fora do mercado, estou com o meu fazem 12 anos... rs
Estou querendo montar um Ryzen 7 3700X, e gostaria de um opinião de vocês sobre uma placa mãe em torno de uns R$600,00, pretendo fazer OC futuramente, mas nada exagerado. Me indicaram uma com Chipset X570, mas achei o valor muito alto. Pensei em pegar uma placa mãe mais barata e investir em uma Placa de Vídeo 5700 ou RTX 2600. O que me indicam?
 
Fala galera, estou precisando de uma ajuda de vocês?!
Estou montando um PC novo, porém estou um pouco fora do mercado, estou com o meu fazem 12 anos... rs
Estou querendo montar um Ryzen 7 3700X, e gostaria de um opinião de vocês sobre uma placa mãe em torno de uns R$600,00, pretendo fazer OC futuramente, mas nada exagerado. Me indicaram uma com Chipset X570, mas achei o valor muito alto. Pensei em pegar uma placa mãe mais barata e investir em uma Placa de Vídeo 5700 ou RTX 2600. O que me indicam?

Putz, ganhou de mim no tempo de uso do PC por 2 anos :haha:

Quanto à placa-mãe, Asrock B450M Pro4 ou Asrock B450M Steel Legend (tem ela na Terabyte também).

Falando da VGA, bota tudo AMD logo (RX 5700). Nvidia precisa ficar de molho por um tempo pra aprender que não é a última bolacha do pacote :joia:

Falouws :cool:
 
Pessoal blz meu setup vai ficar assim comprado hj.
Ryzen 3600
Asrock B450 Steel Legend

Tenho essas peças
Crucial 16gb - 2133
Reinno 16GB - 2400
SSD 240GB - Kingston
HD Sata 1TB e 1.5TB
Fonte de uns 5 anos EVGA 600B (Fica ligada 24hrs)
Fonte EVGA 450BT (NOVA)
Gabinete Pichau Gaming Kazan Lateral/Frontal Vidro Temp Led Vermelho (NOVO)
VGA GT 630 - 2GB - Essa vou usar pq não tenho outra e na Black Friday vejo se pego uma RX 570/ 580 ou algo barato na faixa dos 500,00 a 600,00

Vou ter que reaproveitar essas memos pq não vou gastar agora, mas vou tentar vende-las futuramente.
Fonte uso qual?
Valews....
 
Putz, ganhou de mim no tempo de uso do PC por 2 anos :haha:

Quanto à placa-mãe, Asrock B450M Pro4 ou Asrock B450M Steel Legend (tem ela na Terabyte também).

Falando da VGA, bota tudo AMD logo (RX 5700). Nvidia precisa ficar de molho por um tempo pra aprender que não é a última bolacha do pacote :joia:

Falouws :cool:
Bora deixar essas máquinas no museu! :bwahaha:
Cara, brigadão pela indicação vou pesquisar a respeito dessas duas placas mães, me passaram também esse modelo: Placa Mae Gigabyte b450 aorus elite o que acha entre elas?
To pensando em esperar a black fraude para ver se cai ainda mais os valores...rsrs
 
  • R5 3600 (por causa do teu monitor, que tem refresh alto);
  • Asrock B450M Pro4 ou similar que atenda tuas necessidades de conectividade e caiba no teu orçamento;
  • 2x8GB DDR4-3000 CL15 ou 3200 CL16 (Crucial, Corsair, Gskill, Kingston);
  • VGA a decidir, mas pegaria no mínimo uma RX 570 ou 580; como o foco é alto refresh rate, então é o jeito partir para algo no nível da RTX 2060 Super ou RX 5700/XT;
  • SSD de no mínimo 240GB, para Windows e programas, mas se puder pegar um de 512GB, melhor, pois daria para instalar alguns jogos que você costuma jogar com mais frequência;
  • HD de 1 ou 2TB, 7200 RPM, para dados diversos e para instalar os demais jogos que não tem tanta prioridade;
  • Fonte de 550-650W, de marca renomada, com selo Gold (ou no mínimo Bronze), ou você pode aproveitar a tua HX atual, caso ainda dê conta do recado;
  • Gabinete vai do gosto do freguês, mas dá pra encontrar alguns muito bons abaixo de R$ 300.
@_EagleMan_ interessante a config que passou. Vou fazer uma busca por esse hardware pra ver quanto fica.
Tu acha que no caso do SSD, seria interessante os Nvme m.2 ou o SATA tradicional?

Quanto a fonte, a principio, vou utilizar a corsair 850hx que ja tenho mesmo. E o gabinete, vou usar o CM Cosmos S que ja utilizo.
 
Pessoal blz meu setup vai ficar assim comprado hj.
Ryzen 3600
Asrock B450 Steel Legend

Tenho essas peças
Crucial 16gb - 2133
Reinno 16GB - 2400
SSD 240GB - Kingston
HD Sata 1TB e 1.5TB
Fonte de uns 5 anos EVGA 600B (Fica ligada 24hrs)
Fonte EVGA 450BT (NOVA)
Gabinete Pichau Gaming Kazan Lateral/Frontal Vidro Temp Led Vermelho (NOVO)
VGA GT 630 - 2GB - Essa vou usar pq não tenho outra e na Black Friday vejo se pego uma RX 570/ 580 ou algo barato na faixa dos 500,00 a 600,00

Vou ter que reaproveitar essas memos pq não vou gastar agora, mas vou tentar vende-las futuramente.
Fonte uso qual?
Valews....

Por ser uma máquina nova, eu estaria inclinado a usar a fonte nova, até porque ela possui 2 conexões PCI-E de 6+2 pinos e 4 conexões SATA, o que daria para ligar teus dispositivos e ainda sobraria uma conexão para um eventual upgrade; se precisar de mais do que isso, aí só usando a 600B, que deve ter mais conexões SATA, ou então tu usa adaptador pra converter MOLEX em SATA (o que não é recomendado).

Bora deixar essas máquinas no museu! :bwahaha:
Cara, brigadão pela indicação vou pesquisar a respeito dessas duas placas mães, me passaram também esse modelo: Placa Mae Gigabyte b450 aorus elite o que acha entre elas?
To pensando em esperar a black fraude para ver se cai ainda mais os valores...rsrs

Museu? A minha já tá garantida a venda pra um amigo e espero que viva tanto quanto!! Ele não é tão exigente quanto eu, então tá de boa hehe :haha:

Quanto à placa-mãe, parece boa, mas a Pro4 ainda se sobressai quando o assunto é overclock, aguentando um OC no 3700X ou uso em stock do 3900X segundo essa planilha. No quesito recursos/qualidade de construção (com exceção do VRM), não cheguei a analisar à fundo, mas não parece deixar devendo em nada para a Steel Legend, por exemplo, mas com a vantagem de já vir com o espelho traseiro pré-instalado.

Rapaz, até pode ser que caia mais os valores na BF, mas o problema nem é esse: o problema é conseguir comprar diante dos problemas que surgirão ao longo daquele dia (instabilidade dos sites, pequena quantidade do mesmo produto em oferta, atrasos no despacho e entrega das encomendas, e por aí vai... Se você está disposto a arcar com os "eventuais prejuízos", então espere, mas eu no seu lugar já garantiria alguma coisa, apesar que deixaria a mobo por último, pois é o item que menos tem garantia e é o mais propenso a dar problema.

@_EagleMan_ interessante a config que passou. Vou fazer uma busca por esse hardware pra ver quanto fica.
Tu acha que no caso do SSD, seria interessante os Nvme m.2 ou o SATA tradicional?

Quanto a fonte, a principio, vou utilizar a corsair 850hx que ja tenho mesmo. E o gabinete, vou usar o CM Cosmos S que ja utilizo.

Como a questão principal a ser tratada são os jogos, e considerando que os SSDs M.2 NVME e SATA possuem velocidades de leitura e gravação 4K muito parecidas (que é a velocidade comumente usada no acesso do Windows e aplicativos), diferenciando-se apenas nas velocidades de gravação e escrita sequenciais, eu optaria pelo SSD que tivesse maior capacidade e que coubesse no meu bolso, seja ele NVME ou não. Ah sim, pegaria também de uma marca conhecida e que oferecesse boa garantia nacional (3 anos no mínimo, mas dando preferência por algum que oferecesse 5 anos ou mais).

Quanto à fonte, tranquilo, é de boa qualidade e vai suprir com folga as necessidades energéticas do teu novo setup. No tocante ao case, estando bem conservado, também não vejo motivos para não mantê-lo se ele atende tuas necessidades. Até pensei em pegar um pra mim, mas infelizmente a modularidade duvidosa das baias de HDs me fez desistir dele (perderia de usar 2 HDs meus se eu quisesse continuar usando minha RX 480 GTR :kidding: )

Falouws :cool:
 
Última edição:
PLACA DE VÍDEO ASROCK RX-580 8GB GAMING X OC
Essa placa de video vale a pena? Por 840 reais.

Depende. Tem alguma RX 590 com preço similar, ou RX 570 8GB mais barata? Se não tiver, então acredito que seja uma boa opção, apesar de já ter visto modelos de 580 8GB custarem menos que isso em promoções relâmpagos (modelo Armor da MSI, senão me falhe a memória).

Falouws :cool:
 
Como a questão principal a ser tratada são os jogos, e considerando que os SSDs M.2 NVME e SATA possuem velocidades de leitura e gravação 4K muito parecidas (que é a velocidade comumente usada no acesso do Windows e aplicativos), diferenciando-se apenas nas velocidades de gravação e escrita sequenciais, eu optaria pelo SSD que tivesse maior capacidade e que coubesse no meu bolso, seja ele NVME ou não. Ah sim, pegaria também de uma marca conhecida e que oferecesse boa garantia nacional (3 anos no mínimo, mas dando preferência por algum que oferecesse 5 anos ou mais).

Quanto à fonte, tranquilo, é de boa qualidade e vai suprir com folga as necessidades energéticas do teu novo setup. No tocante ao case, estando bem conservado, também não vejo motivos para não mantê-lo se ele atende tuas necessidades. Até pensei em pegar um pra mim, mas infelizmente a modularidade duvidosa das baias de HDs me fez desistir dele (perderia de usar 2 HDs meus se eu quisesse continuar usando minha RX 480 GTR :kidding: )

Falouws :cool:

Entendi quanto aos ssd's. Atualmente utilizo um Corsair force GT 240. Ja tem 10 anos tb, pois comprei quando montei esse setup da ass.
O gabinete tb é dessa época e está em perfeito estado.
A questão das baias é bem chato mesmo, não são nada modulares.
E a fonte, acredito que ainda de um bom caldo, mesmo tendo 10 anos tb rsrs...

Obrigado pela ajuda por enquanto @_EagleMan_
 
Por ser uma máquina nova, eu estaria inclinado a usar a fonte nova, até porque ela possui 2 conexões PCI-E de 6+2 pinos e 4 conexões SATA, o que daria para ligar teus dispositivos e ainda sobraria uma conexão para um eventual upgrade; se precisar de mais do que isso, aí só usando a 600B, que deve ter mais conexões SATA, ou então tu usa adaptador pra converter MOLEX em SATA (o que não é recomendado).



Museu? A minha já tá garantida a venda pra um amigo e espero que viva tanto quanto!! Ele não é tão exigente quanto eu, então tá de boa hehe :haha:

Quanto à placa-mãe, parece boa, mas a Pro4 ainda se sobressai quando o assunto é overclock, aguentando um OC no 3700X ou uso em stock do 3900X segundo essa planilha. No quesito recursos/qualidade de construção (com exceção do VRM), não cheguei a analisar à fundo, mas não parece deixar devendo em nada para a Steel Legend, por exemplo, mas com a vantagem de já vir com o espelho traseiro pré-instalado.

Rapaz, até pode ser que caia mais os valores na BF, mas o problema nem é esse: o problema é conseguir comprar diante dos problemas que surgirão ao longo daquele dia (instabilidade dos sies, pequena quantidade do mesmo produto em oferta, atrasos no despacho e entrega das encomendas, e por aí vai... Se você está disposto a arcar com os "eventuais prejuízos", então espere, mas eu no seu lugar já garantiria alguma coisa, apesar que deixaria a mobo por último, pois é o item que menos tem garantia e é o mais propenso a dar problema.


Falouws :cool:

Que beleza ein, que bom negócio que fez!
Você falou tudo mesmo, provavelmente vou ter alguma dor de cabeça nesse dia kkkkkkkkk. E bota paciência para conseguir navegar nos sites...

Valeu :awesome:
 
Pessoal, tenho um ssd m.2, uma GTX 1070, 2 hds e 4 fans no gabinete. Tinha a mobo da assinatura, mas deu pau e devolveram minha grana no RMA...

Tô pensando em pegar uma ASRock Steel Legend, faria muita diferença se eu economizasse uns R$ 120 e pegasse a mATX ao invés de optar pela ATX em termos de usabilidade pra mim? Pelo que li vai caber tudo, e não faço SLI, RAID e afins.

Teria que reorganizar os cabos, mas isso é o de menos rsrsrs.
 
Por ser uma máquina nova, eu estaria inclinado a usar a fonte nova, até porque ela possui 2 conexões PCI-E de 6+2 pinos e 4 conexões SATA, o que daria para ligar teus dispositivos e ainda sobraria uma conexão para um eventual upgrade; se precisar de mais do que isso, aí só usando a 600B, que deve ter mais conexões SATA, ou então tu usa adaptador pra converter MOLEX em SATA (o que não é recomendado).
Mas essa 450BT vai aguentar uma VGA tipo a 570 e 580 pelo menos?
 
Eu mudaria esse kit da Crucial. Não sei qual o IC que acompanha esse kit, mas pelas latências afrouxadas em 3000 MHz, não deve ser bom pra OC, fora o impeditivo do próprio preço... Existe outra memória da marca, que também trabalha a 3000 MHz, mas possui CL15 e código AES no part number, que indica que elas utilizam chips Micron E-Die, que sobem bem nos Ryzen de uma forma parecida com o que acontece com as Samsung B-Die. Na Terabyte dá pra encontrar esse pente avulso, com 8 ou 16GB, e na Kabum, na versão de 8GB, disponível nas 3 cores (vermelho, cinza e branco).



Deve pegar outra. Esse pente tá muito caro pro que oferece. 3200 MHz CL18 é uma vergonha nesse preço!

Abaixo segue outras opções com melhor CxB:

https://www.terabyteshop.com.br/pro...tix-sport-lt-16gb-3000mhz-grey-bls16g4d30aesb

https://www.pichau.com.br/memoria-t...-1x16-ddr4-3200mhz-cinza-tlzgd416g3200hc16c01

https://www.pichau.com.br/memoria-t...16-ddr4-3200mhz-vermelha-tlzrd416g3200hc16c01

https://www.pichau.com.br/memoria-t...16-ddr4-3000mhz-vermelha-tlzrd416g3000hc16c01

https://produto.mercadolivre.com.br...QIVEQeRCh1-JAcfEAQYCCABEgKve_D_BwE&quantity=1 (diz o vendedor que vende com NF, mas vai saber...)

Falouws :cool:
[/QUOTE]


Blz, já mudei o kit, vou em um desses q vc falou aí.
Agora vendo seus outros comentários fiquei na dúvida:
AsRock B450M Steel Legend DDR4?
AsRock Fatal1ty B450 Gaming K4 DDR4?
Ou qual outra AsRock B450?
GIGABYTE B450 AORUS PRO?

As duas primeiras tão na faixa de 600, a da Gigabyte tá saindo por 900, ou seja, economizando aqui eu poderia partir pra um Ryzen 7 3700X
(se quiser montar o PC q VC compraria por até 6k pra editar vídeos e jogar eu agradeço, mas já anotei a config q tu passou pro outro amigo aí do Fortnite)
 
Entendi quanto aos ssd's. Atualmente utilizo um Corsair force GT 240. Ja tem 10 anos tb, pois comprei quando montei esse setup da ass.
O gabinete tb é dessa época e está em perfeito estado.
A questão das baias é bem chato mesmo, não são nada modulares.
E a fonte, acredito que ainda de um bom caldo, mesmo tendo 10 anos tb rsrs...

Obrigado pela ajuda por enquanto @_EagleMan_

Os SSDs da assinatura comprei em 2010 importado dos EUA e uso até hoje em RAID-0 nesse PC. O case da assinatura é de 1 ano antes, mas infelizmente por não ter pintura interna, nem filtros de poeira, está "fedendo a poeira e ferrugem" (moro perto do litoral). Por causa disso, resolvi comprar outro (CM Storm Stryker), mas se tivesse em perfeito estado, também o aproveitaria, pois gosto muito desse case, apesar dele ter apenas 5 baias pra HDs :kidding: Minha fonte também é velha de guerra, completou 11 anos de vida agora em setembro e está firme e forte, mesmo com meu PC basicamente trabalhando 24/7 durante esses quase 10 anos. Porém, pelo fato de não ser modular, nem ter ao menos um selo 80 Plus Gold, vou me desfazer dela também. Não fosse por esses 2 itens obrigatórios no upgrade (case e fonte), ele teria saído um pouco mais em conta, mas ainda assim mais caro do que planejei graças ao custo exorbitante da placa-mãe :feelbad:

Quanto à ajuda, não há de quê. Precisando, tamos aí :joia:

Que beleza ein, que bom negócio que fez!
Você falou tudo mesmo, provavelmente vou ter alguma dor de cabeça nesse dia kkkkkkkkk. E bota paciência para conseguir navegar nos sites...

Valeu :awesome:

Pois é, foi um baita negócio mesmo, pois senão tivesse conseguido vender, não teria tido o estímulo pra comprar as peças novas pro novo upgrade. Ainda não decidi valores, mas como é amigo de longa data, vou "parcelar a perder de vista" pra ele não se negar a pagar o que pretendo pedir :haha:

Eu lembro que, na BF de 2017 ou 2018, a Kabum tava vendendo tipo uns 10 MIL HDs WD 1TB 7200 RPM e eu tava interessado em comprar um. No momento em que eles liberam a oferta, já fui clicando pra adicionar o carrinho e fazer todo o trâmite, mas na hora que fiz isso, deu aquele erro safado ninja dizendo que eu não fui rápido o bastante. Quando volto pra página do produto, já não tem mais NENHUM DISPONÍVEL... Como é que conseguem dar fim a 10 MIL HDs em questão de segundos??? :chan: Pra minha sorte, ele foi postado depois, ai tive condições de comprar um, mas takipariu, nunca vi um produto sumir tão rápido diante dos dos meus olhos!

Pessoal, tenho um ssd m.2, uma GTX 1070, 2 hds e 4 fans no gabinete. Tinha a mobo da assinatura, mas deu pau e devolveram minha grana no RMA...

Tô pensando em pegar uma ASRock Steel Legend, faria muita diferença se eu economizasse uns R$ 120 e pegasse a mATX ao invés de optar pela ATX em termos de usabilidade pra mim? Pelo que li vai caber tudo, e não faço SLI, RAID e afins.

Teria que reorganizar os cabos, mas isso é o de menos rsrsrs.

Pelo que vi, as diferenças entre elas ficam por conta do seguinte: ausência de 2 portas SATA na B450M, presença de dissipador de calor no SSD do slot M.2 ligado ao processador (B450) e suporte, por parte do slot M.2 secundário, de SSDs NVME PCI-E 2x (isso na B450, na B450M esse slot só suporta M.2 SATA).

Se você acha que essas ausências valem a economia de R$ 120, então vá em frente e pegue a B450M :joia:

Mas essa 450BT vai aguentar uma VGA tipo a 570 e 580 pelo menos?

O PC da assinatura, com os 2 SSDs ligados, 2 HDs 2TB 7200 RPM e com a RX 480 (sem undervolting), no BF5, tava consumindo pouco mais de 310W. Portanto, apesar consumir mais do que a metade da capacidade da fonte, acredito que ela segure sim uma RX 580. Se não segurar, aí tu parte pro undervolting, que vai deixar a placa mais fria, silenciosa e econômica :joia:

Porém, se a dúvida imperar, ai tu usa a 600B usada mesmo :haha:

Blz, já mudei o kit, vou em um desses q vc falou aí.
Agora vendo seus outros comentários fiquei na dúvida:
AsRock B450M Steel Legend DDR4?
AsRock Fatal1ty B450 Gaming K4 DDR4?
Ou qual outra AsRock B450?
GIGABYTE B450 AORUS PRO?

As duas primeiras tão na faixa de 600, a da Gigabyte tá saindo por 900, ou seja, economizando aqui eu poderia partir pra um Ryzen 7 3700X
(se quiser montar o PC q VC compraria por até 6k pra editar vídeos e jogar eu agradeço, mas já anotei a config q tu passou pro outro amigo aí do Fortnite)

A Fatal1ty B450 Gaming 4K possui o mesmo VRM da B450M Pro4 segundo essa planilha. Segundo informações contidas na mesma, o VRM dessas duas placas é superior ao da B450M Steel Legend e ao B450 Aorus Pro pois ele consegue trabalhar com o 3900X em stock (ou com o 3700X em OC) sem necessitar de refrigeração ativa direta (as demais placas até conseguem trabalhar com as CPUs citadas sob as mesmas condições, porém necessitam de algum tipo de refrigeração, nem que seja do vento soprado pelo cooler BOX).

No meu suposto PC de 6K, eu focaria inicialmente na CPU (3700X, provavelmente, ou 2700/2700X, se quisesse economizar uns trocados), RAM (16GB na configuração 2x8GB, mas tentando mirar nos 32GB, mesmo que num upgrade futuro, isto é, compraria 1x16GB e faria o upgrade futuro para outro pente de 16GB, totalizando 32GB) e VGA (pelo menos uma RX 570, mas tentaria focar na 580 ou 590, caso houvesse ganho no tempo das renderizações, especialmente pelo buffer de 8GB), pois esses são os itens que darão performance nas edições e jogos. Na placa-mãe, tentaria encaixar alguma X570 pra poder ter mais portas USB 3.1 Gen2 no painel traseiro e mais portas SATA, além de compatibilidade certa com a 4ª geração dos Ryzen [aqui, pegaria a Asus X570 TUF, que possui um bom VRM e acompanha 8 portas SATA; outra opção seria a Asrock X570 Steel Legend, mas ela sobe muito o preço e não entrega quase nada de adicional em termos de recursos ou qualidade no VRM (que por sinal esquenta até mais que o VRM da TUF)], mas se não coubesse no orçamento, ficaria com a B450M Pro4 ou com a Fatal1ty B450 Gaming K4 que você citou. De fonte, pegaria alguma entre 550-650W que tivesse uma boa quantidade de conexões SATA (6 pelo menos) e que fosse Gold, quem sabe modular ou semi-modular; se não desse pra encaixar nenhuma nesse perfil, pegaria uma Bronze mesmo, provavelmente da Corsair (pela garantia de 5 anos) ou EVGA (acho que dão 3 anos pras fontes Bronze). De armazenamento, vai do gosto do freguês, mas não pegaria nenhum SSD inferior à 256GB e tentaria mirar nos de 512GB (provavelmente SATA, porque M.2 ainda está muito caro, infelizmente); no tocante à HDs, não pegaria nada inferior à 2TB 7200 RPM, pois a diferença de preço deles pros HDs de 1TB é irrisória se considerarmos a maior capacidade. No caso do gabinete, vai também do gosto do freguês, mas eu pegaria um que me permitisse expandir a capacidade de armazenamento interno para 6 ou 8 HDs (coisa BEM RARA de se ver hoje em dia)...

Falouws :cool:
 
Pelo que vi, as diferenças entre elas ficam por conta do seguinte: ausência de 2 portas SATA na B450M, presença de dissipador de calor no SSD do slot M.2 ligado ao processador (B450) e suporte, por parte do slot M.2 secundário, de SSDs NVME PCI-E 2x (isso na B450, na B450M esse slot só suporta M.2 SATA).

Se você acha que essas ausências valem a economia de R$ 120, então vá em frente e pegue a B450M :joia:

Pera, o slot m.2 principal da B450M não é NVME?


EDIT: entendi agora rsrsrs. O "ultra m2" é sim. Na B450 (ATX) tem dissipador de calor? Hum...

Enfim, tô quase aguardando a Black Friday mesmo pra ver se a X470 gaming plus da MSI baixa (só por causa da garantia mesmo)... Medo de depois não rolar uma plaquinha feito essa Steel Legend por menos de R$ 700, mas...
 
A intenção é ficar mais uns 10 anos mesmo rs...
Não tenho pressa, mas tb não priorizo lançamentos. Acho que uma geração atras da atual ja seria uma boa pedida não acha? Tanto no custo do equipamento, quanto no desempenho.
Mas confesso que estou bem em duvida do que pegar rs...
Obrigado ai por enquanto amigo.
Sim eu digo esperar os lançamentos, pq dependendo do preço e desempenho dos novos, os antigos as vezes abaixam um pouco.
 
Pera, o slot m.2 principal da B450M não é NVME?


EDIT: entendi agora rsrsrs. O "ultra m2" é sim. Na B450 (ATX) tem dissipador de calor? Hum...

Enfim, tô quase aguardando a Black Friday mesmo pra ver se a X470 gaming plus da MSI baixa (só por causa da garantia mesmo)... Medo de depois não rolar uma plaquinha feito essa Steel Legend por menos de R$ 700, mas...

Não, o primário de ambas suporta PCI-E 3.0 4x, porque é ligado diretamente ao processador. Já o slot secundário da B450M só suporta conexão M.2 SATA, enquanto que a da B450 Steel Legend suporta tanto SATA quanto PCI-E 3.0 2x.

E sim, na B450 o slot primário possui dissipação de calor:

B450%20Steel%20Legend(L2).png
O pior é que falta pouco menos de 2 meses pra BF, então fica difícil não aguardar, mas que o preço da B450M Steel Legend está bom, ah está!

Também ficaria de olho nessa X470 da MSI pela questão da garantia, pois 3 anos realmente ajudam bastante. Pena que nenhuma das placas que a MSI ofereceu desde a geração passada até agora me agradaram no quesito features (especialmente na quantidade de portas SATA disponíveis).

Falouws :cool:
 
O pior é que falta pouco menos de 2 meses pra BF, então fica difícil não aguardar, mas que o preço da B450M Steel Legend está bom, ah está!

Também ficaria de olho nessa X470 da MSI pela questão da garantia, pois 3 anos realmente ajudam bastante. Pena que nenhuma das placas que a MSI ofereceu desde a geração passada até agora me agradaram no quesito features (especialmente na quantidade de portas SATA disponíveis).

Falouws :cool:

Eu tinha a Gaming PRO Carbon, mas infelizmente nem existe mais em estoque. Tô achando a X470 Gaming Plus tão comum que boletei a versão ATX da Steel Legend por R$ 649, se a B450M aparecer por R$ 521 de novo antes do boleto virar (tá R$ 579 agora), eu levo hahahaha.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo