Dúvidas Tplink TL-WDR4300

eu tb tenho esse 4300.
Onde eu morava antes só tinha a minha wifi na vizinhança, o sinal era estável e ok.

agora me mudei para um predio onde tem, no mínimo, 8 redes wifi com sinal bom no meu ap, às vezes até 15! Percebi que a conexão cai do nada, fico sem sinal, etc.

Estou começando a achar que precisa de uma configuração mais refinada para que o wireless fique aceitável, mas ainda não tive tempo pra fazer isso.
 
Procure o canal menos congestionado.

Se tiver Android, procure pelo Wifi analyzer na Store. Ele faz um scan na área e te mostra o canal mais indicado.
 
Duvida sobre o 4300: li em algum lugar que as antenas 2.4 são internas e as externas são 5Ghz, alguem confirma??

Outra coisa: o repetidor TL-WA850RE trabalha somente em 2.4, certo?? É possivel configurar mais de um repetidor na rede?

Grato!!
 
Duvida sobre o 4300: li em algum lugar que as antenas 2.4 são internas e as externas são 5Ghz, alguem confirma??

Outra coisa: o repetidor TL-WA850RE trabalha somente em 2.4, certo?? É possivel configurar mais de um repetidor na rede?

Grato!!

O WDR4300 tem antenas externas dual band. Os novos modelos ( Archer C7 , Archer C5 ) é que tem antenas internas para 2.4GHz e externas para 5.8GHz.
tplink-4300_with-serial.jpg


O TL-WA850RE trabalha somente em 2.4GHz, e pode ser configurado mais de um na rede. É bom lembrar que o processo de repetição na rede wireless, reduz pela metade a taxa máxima possível a cada repetição ( operação half duplex característica do 802.11 ).
 
Ae galera que tem o tplink 4300. após instalar o firmware dd-wrt nele fica ótimo para gerenciar de forma efetiva as opções dele, incluindo usb host com montagem automatica ou manual das unidades USB, configuração de impressoras wifi ou usb tambem. o QOS e o firewall funcionam muito bem, o upnp e o redirecionador de portas tambem funciona ok. é um firmware bem completo. infelizmente nao consegui subir a potencia TX dele acima de 20dbm em 2.4ghz. pelo que lí em foruns gringos, essa limitação encontra-se em hardware mesmo. porem, o problema do péssimo sinal dele em 5ghz e nao tão péssimo em 2.4 se dá pelo fato das antenas serem dual-band. Aconselho muito a todos comprarem o duplicador de antena wireless (rp-sma x2) no mercadolivre tem por menos de 10 reais cada. comprando 2 ou 3 unidades, vc instala separadamente antenas de 2.4ghz e na outra saida as antenas de 5ghz. fiz isso aqui no meu e realmente mudou muito a qualidade do sinal. as antenas dualband sao porcaria, funcionam quase como gambiarra, e os novos modelos top de linha da asus e de outras marcas estão fazendo antenas 2.4 e 5ghz separadamente, ligadas em paralelo dentro do envólocro de plastico. minha casa é muito grande, porem, eu estou usando 1 cabo de 10 metros com uma antena direcional 2.4ghz 12dbi redonda da aquario no jardim voltado para a casa, e o sinal é excelente em todos os pontos, funcionando 150mbps em qualquer lugar da casa em N 2.4ghz. já as antenas omni são 5dbi custaram 5 reais cada. o cabo custou 25 reais, e a antena direcional custou 60 reais. por enquanto nao estou usando antenas de 5ghz, somente as dualband que vieram com ele. mas irei comprar na china 3 antenas 5ghz omni de 7 dbi. isso resolve os problemas de sinal fraco e instavel. e o roteador é ótimo. No meu tambem fiz outras alterações. troquei a fonte dele por uma mini universal de notebooks, de 12v até 4amperes. com isso a fonte nao esquenta nada e fornece o tanto de energia necessaria para qualquer operação, inclusive usando as 2 usbs com hd externos. tambem abri ele e instalei um dissipadorzinho de calor sobre o artheros, só para aumentar a vida util mesmo. usem ele ligado ao filtro de linha de boa qualidade.

Boa sorte com o roteador de vcs. pra quem joga online, evita colocar repetidores de sinal, configura o MTU do roteador para valores abaixo de 1480 e vai testando a perda de pacotes até achar o ideal para sua rede, e aproveite os 3 dns possiveis do roteador (pelo menos no ddwrt são 3) para colocar 1 dns internacional para melhorar o ping em jogos com server gringos.
 
Colegas de forum, otimo este topico.
Comprei o Wdr4300 em dezembro de 2014. Antes tinha um belkin dual band q simplesmente parou de funcionar. Acho bom o roteador, soh concordo que o sinal dele eh fraco (como mtos disseram e o q me fez encomendar antenas de 9dbi dual para ele).
Outra queixa: neste final de semana passei minha velocidade do Net virtua de 20Mb. Para 60mb. Para minha surpresa, pelo wifi e mesmo estando ao lado dele soh recebo de. 20 a 30. Mb (usando. 2,5. Ghz ) enquanto conectado via cabo consigo ateh 67 Mb . Resetei o aparelho (pra dispensar qq configuracao porca q possa ter feito antes) m as nao adiantou.
Alguem jah passou por isso?
 
Colegas de forum, otimo este topico.
Comprei o Wdr4300 em dezembro de 2014. Antes tinha um belkin dual band q simplesmente parou de funcionar. Acho bom o roteador, soh concordo que o sinal dele eh fraco (como mtos disseram e o q me fez encomendar antenas de 9dbi dual para ele).
Outra queixa: neste final de semana passei minha velocidade do Net virtua de 20Mb. Para 60mb. Para minha surpresa, pelo wifi e mesmo estando ao lado dele soh recebo de. 20 a 30. Mb (usando. 2,5. Ghz ) enquanto conectado via cabo consigo ateh 67 Mb . Resetei o aparelho (pra dispensar qq configuracao porca q possa ter feito antes) m as nao adiantou.
Alguem jah passou por isso?


Pessoal, só para deixa-los a par.
Falei com o suporte tecnico da TPLINK pelo telefone. Fizeram alguns testes e me disseram que é isso mesmo.... ele não iria carregar mais que a metade da minha rede. Absurdo, não? Ou seja, tenho 60MB com a NET, medi a velocidade via cabo, consegui quase 70Mb, pelo wifi... a muito custo chego a 35-38Mb...
Decepcionante!
Alguém saberia me explicar aquela velocidade que eles "vendem" na caixa, para 2,4Ghz de 300Mps?
 
Entao. tenho uma duvida.

Passei minha NET para 120Mb e no WIFI "n" o maximo que eu consigo é 80Mb com conexao de 300Mbs nas placas dos notebooks.
Mais do que isso só com gerenciador de download e dá picos de velocidade em 120Mbs mas fica instavel.
Com 5Ghz é outra história e nao dá problema, o unico ruim é o alcance que diminui muito.

O que posso fazer para melhorar a velocidade 2.4Ghz? Algum firmware alternativo vai solucionar o problema de velocidade?
ddwrt, gargoyle, openwrt, etc.

to na 150518 oficial da tplink com o wdr4300
 
Apos ler as 7 paginas ainda fiquei na duvida:
Esse router de 2013(ou 2012, nao sei bem) ainda é um bom CxB(mesmo tendo a necessidade de trocar as antenas dele) ou ja lançaram modelos mais atuais(2014 ou 2015) para substitui-lo?
o Archer C7 é melhor que ele?
Achei essas antenas aqui(21dbi :damn:) que supostamente servem nele:

http://produto.mercadolivre.com.br/...1dbi-para-roteador-tp-link-dual-band-n750-_JM

Será que realmente sao compativeis e se verdadeiramente melhoram o sinal do router?
 
Estou com este novo roteador o Tplink TL-WDR4300 o configurado em dual band 2.4 e 5ghz só que possuo pastas compartilhadas no meu computador com arquivos importantes e tambtem nos notebooks em casa onde preciso tá acessando atraves de smartphones etc, porem nao consigo pingar nos pcs via note e vice-versa.
Alguém
dá alguma dica? Parece que tem algum firewall, sei lá.
 
Ae galera que tem o tplink 4300. após instalar o firmware dd-wrt nele fica ótimo para gerenciar de forma efetiva as opções dele, incluindo usb host com montagem automatica ou manual das unidades USB, configuração de impressoras wifi ou usb tambem. o QOS e o firewall funcionam muito bem, o upnp e o redirecionador de portas tambem funciona ok. é um firmware bem completo. infelizmente nao consegui subir a potencia TX dele acima de 20dbm em 2.4ghz. pelo que lí em foruns gringos, essa limitação encontra-se em hardware mesmo. porem, o problema do péssimo sinal dele em 5ghz e nao tão péssimo em 2.4 se dá pelo fato das antenas serem dual-band. Aconselho muito a todos comprarem o duplicador de antena wireless (rp-sma x2) no mercadolivre tem por menos de 10 reais cada. comprando 2 ou 3 unidades, vc instala separadamente antenas de 2.4ghz e na outra saida as antenas de 5ghz. fiz isso aqui no meu e realmente mudou muito a qualidade do sinal. as antenas dualband sao porcaria, funcionam quase como gambiarra, e os novos modelos top de linha da asus e de outras marcas estão fazendo antenas 2.4 e 5ghz separadamente, ligadas em paralelo dentro do envólocro de plastico. minha casa é muito grande, porem, eu estou usando 1 cabo de 10 metros com uma antena direcional 2.4ghz 12dbi redonda da aquario no jardim voltado para a casa, e o sinal é excelente em todos os pontos, funcionando 150mbps em qualquer lugar da casa em N 2.4ghz. já as antenas omni são 5dbi custaram 5 reais cada. o cabo custou 25 reais, e a antena direcional custou 60 reais. por enquanto nao estou usando antenas de 5ghz, somente as dualband que vieram com ele. mas irei comprar na china 3 antenas 5ghz omni de 7 dbi. isso resolve os problemas de sinal fraco e instavel. e o roteador é ótimo. No meu tambem fiz outras alterações. troquei a fonte dele por uma mini universal de notebooks, de 12v até 4amperes. com isso a fonte nao esquenta nada e fornece o tanto de energia necessaria para qualquer operação, inclusive usando as 2 usbs com hd externos. tambem abri ele e instalei um dissipadorzinho de calor sobre o artheros, só para aumentar a vida util mesmo. usem ele ligado ao filtro de linha de boa qualidade.

Boa sorte com o roteador de vcs. pra quem joga online, evita colocar repetidores de sinal, configura o MTU do roteador para valores abaixo de 1480 e vai testando a perda de pacotes até achar o ideal para sua rede, e aproveite os 3 dns possiveis do roteador (pelo menos no ddwrt são 3) para colocar 1 dns internacional para melhorar o ping em jogos com server gringos.

Oi Bruno, vc tem como disponibilizar fotos ou um esquema? Onde conseguiu as antenas? Não estou encontrando as de 5.8ghz...
 
Ae galera que tem o tplink 4300. após instalar o firmware dd-wrt nele fica ótimo para gerenciar de forma efetiva as opções dele, incluindo usb host com montagem automatica ou manual das unidades USB, configuração de impressoras wifi ou usb tambem. o QOS e o firewall funcionam muito bem, o upnp e o redirecionador de portas tambem funciona ok. é um firmware bem completo. infelizmente nao consegui subir a potencia TX dele acima de 20dbm em 2.4ghz. pelo que lí em foruns gringos, essa limitação encontra-se em hardware mesmo. porem, o problema do péssimo sinal dele em 5ghz e nao tão péssimo em 2.4 se dá pelo fato das antenas serem dual-band. Aconselho muito a todos comprarem o duplicador de antena wireless (rp-sma x2) no mercadolivre tem por menos de 10 reais cada. comprando 2 ou 3 unidades, vc instala separadamente antenas de 2.4ghz e na outra saida as antenas de 5ghz. fiz isso aqui no meu e realmente mudou muito a qualidade do sinal. as antenas dualband sao porcaria, funcionam quase como gambiarra, e os novos modelos top de linha da asus e de outras marcas estão fazendo antenas 2.4 e 5ghz separadamente, ligadas em paralelo dentro do envólocro de plastico. minha casa é muito grande, porem, eu estou usando 1 cabo de 10 metros com uma antena direcional 2.4ghz 12dbi redonda da aquario no jardim voltado para a casa, e o sinal é excelente em todos os pontos, funcionando 150mbps em qualquer lugar da casa em N 2.4ghz. já as antenas omni são 5dbi custaram 5 reais cada. o cabo custou 25 reais, e a antena direcional custou 60 reais. por enquanto nao estou usando antenas de 5ghz, somente as dualband que vieram com ele. mas irei comprar na china 3 antenas 5ghz omni de 7 dbi. isso resolve os problemas de sinal fraco e instavel. e o roteador é ótimo. No meu tambem fiz outras alterações. troquei a fonte dele por uma mini universal de notebooks, de 12v até 4amperes. com isso a fonte nao esquenta nada e fornece o tanto de energia necessaria para qualquer operação, inclusive usando as 2 usbs com hd externos. tambem abri ele e instalei um dissipadorzinho de calor sobre o artheros, só para aumentar a vida util mesmo. usem ele ligado ao filtro de linha de boa qualidade.

Boa sorte com o roteador de vcs. pra quem joga online, evita colocar repetidores de sinal, configura o MTU do roteador para valores abaixo de 1480 e vai testando a perda de pacotes até achar o ideal para sua rede, e aproveite os 3 dns possiveis do roteador (pelo menos no ddwrt são 3) para colocar 1 dns internacional para melhorar o ping em jogos com server gringos.
Fala Bruno, muito bom seu post, me ajuda aí cara, tenho um xbox one, gostaria de configurar esse roteador para jogos on line, pode me ajudar? Obrigado.
 
Experiência pessoal

Bom, resolvi falar aqui porque li as 14 páginas (estava procurando sobre antenas para substituir xD) e achei que seria legal dar minha opinião sobre o uso que tive do 4300.

Usava 2 TP-LINK 841ND, em WDS AP e Station, numa apto de 50m²
Ambos com DD-WRT

Depois de ter problemas com o PS4 para fazer streaming, e não conseguir chegar a ser apto a fazer stream de filmes em 3D, achei que precisava de um router com porta giga (achava que estava limitando a rede 300mb do sem fio com a rede 100, até faria sentido num mundo ideal xD).

Vários testes depois percebi que o problema não era a porta 100, mas o sinal mesmo. Desencanei dos filmes 3D (até pq mó trampo via stream) mas continuei com problema com jogos... o PS4 uso stream pro PS Vita, depois de testar conexão direta com o PS4, vi que ainda sim ele dá uns lags se me distanciar um pouco (nem 6m) então não sei até onde um roteador ajudaria (até porque o padrão wifi do PS4 é N300 se não me engano, o que, em teoria, já teria com o 841ND). Porém, comecei a ter muito lag ao testar o Nvidia Stream (fazer stream de jogos do PC para um Nvidia Shield) no caso, tava usando um Nexus 5 com Limelight para receber o Stream.

Enfim, com isso em mente, troquei de roteador... mas não, não peguei o 4300... peguei um Linksys EA2700... e é por isso que quis postar aqui...

O Linksys EA2700 foi uma decepção... ele seria um N600, ou seja, 2x melhor que o 841nd, e ainda teria algumas vantagens, como a porta giga, e ser um linksys... depois que instalei ele apresentou instabilidade com o firmware original, instalei o DD-WRT e ele continuou ruim... configurei a rede 5GHz para testar e sinal mega fraco (saia do comodo já caia) e velocidade não condizendo... do lado do router (nem 1m de distância, sem obstáculos) ele me dava 35MB no SpeedTest (minha net é Live Tim de 50MB)...

Conclusão, a decepção foi tanta que não aguentei e pedi devolução (primeira da minha vida)... tinha pago 299 no Walmart...

Nem ia mais trocar de router mas resolvi dar uma chance pro 4300... bom, não vou mentir... achei ele bem melhor que o EA2700... mas ainda não o suficiente para me deixar feliz em gastar meu rico dinheirinho...

O USB realmente é mega lento (achei que daria pra usar como nuvem mas só se for foto ou arquivo pequeno mesmo) e o sinal, como todos disseram, é fraco (por isso que estou a procura de antenas xD). Ele é basicamente o mesmo que o 841nd com 2 antenas. Eu tive que manter o WDS AP nele, e o Station no 841nd... porém, uma coisa que poucos aqui comentaram sobre o sinal é a diferença de velocidade...

Com o EA2700 tive os 35mb do lado do router... com ele eu tive 52mb do lado do router... 50mb na sala... e 38mb no quarto (tudo conectado pelo 5Ghz) e isso porque o Nexus 5 não conectou com link acima de 150MB nele, parece que só com o padrão ac o Nexus passa disso, não entendi direito.

Fiz vários testes de velocidade, e percebi que o motivo que me levou a comprar ele (taxa de transferência real) fizeram jus ao bichinho.

Não adianta ter um sinal forte com uma conexão instável e com transferências baixas... e nesse ponto o router fez bonito... com apenas 1 risquinho em 5GHz consegui 18mb... sendo que na 2.4Ghz com 3 riscos não passei de 10mb (que era o máximo que tinha antes com os 2 841nd).

Acho que para quem precisa de um router com força para transferências ele pode ser bem útil... principalmente pelo preço no Brasil, porque aqui não dá para comprar Asus, Netgear, Buffalo... mesmo alguns modelos muito recomendados da Asus custando quase o mesmo que esse roteador lá fora (60 ~80 doláres), por aqui, o modelo mais simples da Asus nesse padrão (Asus N56U) tá praticamente o dobro do preço (400+) e os modelos mais parrudos da Asus já passam dos 700 por aqui (e custam 100 ~ 150 lá fora).

Então, do que pesquisei (router porta giga, dual band, N600+, antena externa, usb) o melhor custo foi ele... e acho que ele não fez feio...

Enfim, esse é o meu relato, espero que ajude na dúvida de compra de qualquer um... =]

Em análise final: Não, eu não compraria se soubesse que o ganho não seria tão grande, ficaria com meus dois 841nd até poder trazer um Asus com padrão AC de fora... só que, por enquanto, só o celular seria compatível em casa... então... vou esperar bastante até trocar de router... (e só não peguei o Archer C5 da TP-LINK, que é AC, porque não li coisas tão boas quanto as que li pro 4300, além, claro, do fato de não ter achado suporte oficial pro DD-WRT, e não queria arriscar de perder o WDS entre meus router)...

É isso! =P

No fim, você acabou comprando as antenas? Achei antebas dual original tp link 6dbi no ebay 4,00 frete grátis tô pensando em arriscar. Alguém tem dica de como melhorar força do sinal? Já uso dd wrt...
 
Galera, ressuscitando esse tópico!
Tenho o TL-WDR4300 (N750) e venho tentando usá-lo como repetidor, mas nunca consigo encontrar uma configuração estável....
Ele sempre acaba derrubando e no final das contas, não consigo usá-lo.
Vocês mesmo hoje em 2019, tem conseguido usá-lo como repetidor?
Tô com um D-link dir 809 mas ele é sofrido, viu!
Valeuuuu
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo