Minha opinião sobre a conferência:
Foi a maior conferência com 1h50min. No início ela começou fraca, e já estava achando que iria decepcionar, no entanto embora eu tenha gostado muito das conferências da MS e Ubisoft, a da Sony foi a que eu achei melhor. Irei por partes.
Pontos altos: Começando pelas grandes surpresas. Novo game da Santa Monica, The Order, que parece misturar Steam Punk com altas doses de tensão e suspense. Final Fantasy Vesus que virou FF XV, e para mim simplesmente o melhor jogo apresentado na E3, e depois para completar a Square Enix anuncia KH III, sequência do que eu considero dois de alguns dos melhors jogos do PS2. Esses dois jogos foram totalmente surpresas, um era uma lenda anunciado em 2006, e o outro não se tinha nem notícia de desenvolvimento. Embora a Quantic Dream tenha demontrado apenas uma Tech Demo, não há como eu não ficar impressionado com aquilo, movimentação e expressões faciais estão beirando a perfeição. O gameplay de Destiny acabou me pegando de surpresa, mas depois de ver a ambientação, variedade de inimigos, Co-Op, um gameplay um pouco mais estratégico que utiliza a ótima combinação que adoro de balas masi skills, o jogo acabou me conquistando.
Ainda falndo de pontos altos só que agora do console. Para começar o visual, eu pelo menos gostei muito dele. O PS4 é mais compacto, um layout mais clean e aquele detalhe dele parecer dois retângulos tortos um em cima do outro me conquistou, pois achei que dá um toque mais futurista. O preço ficou onde os rumores apontava, 400 dólares, 100 mais barato que o Xbox ONE, o que é pode ser um diferença considerável. Muitas coisas que estavam aflingindo os jogadores eram as polêmicas restritivas, e eu achava que a Sony iria adotar alguma, mas não tão pesada quanto a da MS, e para minha surpresa ele deram uma rasteira na rival anunciando que o console não terá trava de usados e nem sequer a ncessidade de conexão com a internet para funcionar, e isso não só foi um grande alívio para mim como para muitos também, e se a Sony seguir a mesma política que vem adotando desde do lançamento do PSP, podemos esperar também, que diferente o X-One, o PS4 não tenha trava da região, já que o PSP, PS3 e vita que foram seus 3 últimas plataformas não tiveram, há de se esperar também que não tenha obrigatoriedade de instalar qualquer jogo no HD, já que nada foi falado em nenhuma das duas conferências e o console não terá trava de usados. Ou seja no meu ponto de vista a MS está com sérios problemas, vamos ver como ela irá se portar.
Pontos regulares :A primeira novidade que foi mostrada foi quanto ao Batman Arkham Origins, do qual não há muito o que falar, a não ser que parece que irá seguir o mesmo padrão de sucesso estavelecido pela série, e como não vi nada de diferente ou nenhuma surpresa para mim foi apenal legal aparecer. Outro ponto regular foi o gameplay de ACIV que não mostrou absolutamente nada que não já tenhamos visto em outros jogos da série, e se levarmos em consideração que ele já é um jogo next-gen, acho que ele deveria ter mostrado algo de impressionante, nem seus gráficos eu achei grande coisa, mas foi legal ter visto finalmente um gameplay do jogo. O gameplay de Watch Dogs é fenomenal, e na minha opinião é o jogo mais bonito next-gen apresentado atpe agora, junto com MGSV, no entanto o jogo já teve bastante coisa divulgada nos últimos 12 meses, então acabous que não apresentou nenhuma novidade o que já era esperado. Eu não tenho nada contra jogo indie, muito pelo contrário eu acho que devem sim investir mais nesse mercado, mas não é o que esperamos ver numa conferência dessas, mas é legal ver que a Sony irá investir pesado nesse mercado. Foi legal também ver finalmente algum gameplay de TES Online, mas não teve informações e nem apresentou algo muito impressionante
Pontos Baixos: A Sony usou uma estratégia um pouco diferente de sua concorrente, infelismente ele acbaram por dedicar uns 30 minutos da conferência adivulgação de conteúdo multimidia que todo mundo já sabia que o console teria, e isso ocasionou um início de conferência lento e fraco, mas temos que levar em consideração que a Sony fez 20 min a mais de conferência que sua rival, então os danos dessa atitude poderiam ter sido muito maiores.Jogar online parece que será pago, e mesmo que seja apenas 5 dólares por mês, por questões de príncipios eu não acho correto cobrar por algo que vem com o jogo que você já comprar, e essa era uma das coisas que temia que a Sony fizesse. Ausência de jogos para o VITA também foram um problema, pois era de se espera que com a situação atual do portátil a Sony anunciassem mais jogos, e não números.