[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

O cara falar que com aparelho top a Internet fica mais estável e gera um pouco mais de velocidade não é verdade. Isso quem demanda é a vivo... pode estar com o melhor equipamento, se o sinal for uma merda, a conexão vai ser uma merda.
 
assistir tito tech eh foda kk

mas fica a aqui a prova que substituir o roteador deve ser importante, por mais meme que seja pings icmp no proprio router.

modem SEM SER RECONDICIONADO da mitrastar, novinho, GPT-2741GNAC-N1-SV, acontecia no antigo tb, RTF3507VW-N1, que ambos passei pra ser direto na ccr.
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time=13ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64

Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time=45ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64

enquanto eu faco o mesmo na minha CCR e o os pings sao de 0.050ms sendo o maximo de variacao 0.1 em 1000pings.

alem de possuir fastpath fasttrack e fq codel.

tito eh o palhaco e brasil eh o circo, o single thread performance desse roteador do video eh meme
mas obvio que ele so quer promover a marca que lambe o rabo dele. que nem ele fez com todas as outras
como xpg gigabyte etc.. vendendo ddr4 chip merda ate hj pra o brasileiro burro pagar 800 reais num kit inferior que 200 reais no ali(as vezes 300 no mercadolivre)

edit: esqueci de mencionar que testei o edgerouter-sfp que eh bem mais barato que uma RB5009(a opcao cara e boa) e foi uma experiencia excelente


Apenas reportando pro primeiro post do topico.
GPT-2741GNAC-N1-SV na vivo 1 Sao Paulo Campinas
com ODI DFP-34X-2C2

ELAN_MAC_ADDR=d8c678bfxxxx
GPON_ONU_MODEL=GPT-2741GNAC-N1-SV
GPON_PLOAM_FORMAT=0
GPON_PLOAM_PASSWD=30303032353432383730
GPON_SN=MSTC1BCAxxxx
HW_CWMP_MANUFACTURER=HWTC
HW_CWMP_PRODUCTCLASS=IGD
HW_HWVER=GG-GAPL100v02
HW_SERIAL_NO=000000000002
MAC_KEY=d5339edd41f564c7f0a8151b6a73xxxx
OMCC_VER=128
OMCI_FAKE_OK=1
OMCI_OLT_MODE=21
OMCI_SW_VER1=GG-11000-C003
OMCI_SW_VER2=GG-11000-C003
OMCI_VEIP_SLOT_ID=255
OUI=11,11,11
PON_VENDOR_ID=MSTC
 
Última edição:
Prezados! Boa noite!
Levo ja uns dias tentando parametrizar meu Intelbras R1 mas ainda não consegui.

Primeiramente os detalhes
Fornecedor: OI VTAL
Região: Belo Horizonte
ONT: ZTE F670L
Novo ONT: Intelbras R1

Fui seguindo varios posts aqui do grupo, especialmente do amigo que conseguiu tirar o ZTE F6600 pelo R1. Fiz toda a parametrização e meu R1 esta ficando em state O5, pelo que acredito que esta tudo ok, porem não consigo que ele no modo Router (Bridge nem sei ainda como parametrizar) conecte e obtenha o IP.

A VLAN do meu ZTE esta em 210 segundo print:
bvbSwrI.png


Status do meu R1:
nzhVowK.png

HvC8Hb7.png


Tambem sai testando com varias VLANs da OI que colocaram aqui no forum mas tudo com o mesmo resultado. Ainda acredito que a certa seja 210 ja que na ONT original esta isso mesmo.

Alguma ideia de que outro problema posso ter?.

Tipo de conexão tambem tentei os dois que tem la sem sucesso.

Na semana vou comprar o conversor TTL para ver as VLANs que esta entregando la.

Obrigado a qualquer um que consiga me dar uma luzinha haha
Enquanto você continuar a usar a vlan padrão 210, via continuar sem funcionar.
Na Oi é uma vlan aleatória na OLT. A única maneira que já vi no fórum de descobrir a vlan na R1, foi abrindo ela e realizando o acesso via adaptador USB/Serial
 
Prezados! Boa noite!
Levo ja uns dias tentando parametrizar meu Intelbras R1 mas ainda não consegui.

Primeiramente os detalhes
Fornecedor: OI VTAL
Região: Belo Horizonte
ONT: ZTE F670L
Novo ONT: Intelbras R1

Fui seguindo varios posts aqui do grupo, especialmente do amigo que conseguiu tirar o ZTE F6600 pelo R1. Fiz toda a parametrização e meu R1 esta ficando em state O5, pelo que acredito que esta tudo ok, porem não consigo que ele no modo Router (Bridge nem sei ainda como parametrizar) conecte e obtenha o IP.

A VLAN do meu ZTE esta em 210 segundo print:
bvbSwrI.png


Status do meu R1:
nzhVowK.png

HvC8Hb7.png


Tambem sai testando com varias VLANs da OI que colocaram aqui no forum mas tudo com o mesmo resultado. Ainda acredito que a certa seja 210 ja que na ONT original esta isso mesmo.

Alguma ideia de que outro problema posso ter?.

Tipo de conexão tambem tentei os dois que tem la sem sucesso.

Na semana vou comprar o conversor TTL para ver as VLANs que esta entregando la.

Obrigado a qualquer um que consiga me dar uma luzinha haha
Existe um método que eu nunca testei, mas talvez funcione: Deixar a Intelbras R1 configurada com a VLAN transparente e ver no wireshark do PC se aparece a VLAN certa
 
assistir tito tech eh foda kk

mas fica a aqui a prova que substituir o roteador deve ser importante, por mais meme que seja pings icmp no proprio router.

modem SEM SER RECONDICIONADO da mitrastar, novinho, GPT-2741GNAC-N1-SV, acontecia no antigo tb, RTF3507VW-N1, que ambos passei pra ser direto na ccr.
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time=13ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64

Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time=45ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64

enquanto eu faco o mesmo na minha CCR e o os pings sao de 0.050ms sendo o maximo de variacao 0.1 em 1000pings.

alem de possuir fastpath fasttrack e fq codel.

tito eh o palhaco e brasil eh o circo, o single thread performance desse roteador do video eh meme
mas obvio que ele so quer promover a marca que lambe o rabo dele. que nem ele fez com todas as outras
como xpg gigabyte etc.. vendendo ddr4 chip merda ate hj pra o brasileiro burro pagar 800 reais num kit inferior que 200 reais no ali(as vezes 300 no mercadolivre)

edit: esqueci de mencionar que testei o edgerouter-sfp que eh bem mais barato que uma RB5009(a opcao cara e boa) e foi uma experiencia excelente


Apenas reportando pro primeiro post do topico.
GPT-2741GNAC-N1-SV na vivo 1 Sao Paulo Campinas
com ODI DFP-34X-2C2

ELAN_MAC_ADDR=d8c678bfxxxx
GPON_ONU_MODEL=GPT-2741GNAC-N1-SV
GPON_PLOAM_FORMAT=0
GPON_PLOAM_PASSWD=30303032353432383730
GPON_SN=MSTC1BCAxxxx
HW_CWMP_MANUFACTURER=HWTC
HW_CWMP_PRODUCTCLASS=IGD
HW_HWVER=GG-GAPL100v02
HW_SERIAL_NO=000000000002
MAC_KEY=d5339edd41f564c7f0a8151b6a73xxxx
OMCC_VER=128
OMCI_FAKE_OK=1
OMCI_OLT_MODE=21
OMCI_SW_VER1=GG-11000-C003
OMCI_SW_VER2=GG-11000-C003
OMCI_VEIP_SLOT_ID=255
OUI=11,11,11
PON_VENDOR_ID=MSTC
titotech era "bom" quando morava em SP, tinha opinião sem cunho monetário em cima. Inclusive conheci ele pelo vídeo q fez nessa época trocando a HGU pela ONT, me ajudou mto a dar início mais aprofundado nessa parte (indo procurar aq no adrena e no finado HT fórum).
 
Pessoal, qual a opção melhor custo benefício, compacta e que já suporte 2.5Gbps para trocar a HGU da Vivo na região 2, Distrito Federal? É a da VSOL? Tem alguma que venda no Brasil?
 
Pessoal que é experienteno assunto, como fazer para integrar o VoIP no vsol? Método CxB, seria para casa da minha mãe, apenas 1 telefone plugado. Sou meio leigo
O @dudu1505 conseguiu com a Algar. Mas é bem complicado pelo que ele relatou.
Só vale se quiser de uma aventura kkk
O que é preciso para fazer a troca da ONT da operadora? Preciso comprar outro aparelho que aceite fibra direto nele e ele ainda aceite OPENWRT?
Primeiro veja se consegue acesso ao aparelho da operadora onde tem todos os dados necessários.
Qual seu provedor?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, qual a opção melhor custo benefício, compacta e que já suporte 2.5Gbps para trocar a HGU da Vivo na região 2, Distrito Federal? É a da VSOL? Tem alguma que venda no Brasil?
Sim é a V-sol no momento

Logo vai ter uma Tp Link que ainda não está à venda.
 
titotech era "bom" quando morava em SP, tinha opinião sem cunho monetário em cima. Inclusive conheci ele pelo vídeo q fez nessa época trocando a HGU pela ONT, me ajudou mto a dar início mais aprofundado nessa parte (indo procurar aq no adrena e no finado HT fórum).
Ele fodeu e ainda fode cpu de gente colocando Scalar x10 pra dar performance ao custo de perder o cpu em poucos meses... Ensinando isso, vendendo isso em consultas tb. E pior, tudo gravado XD

image.png

image.png

image.png

image.png

Fkqg252WQAEd3td.png


o pior eh que ele acha que tava certo, entao passa conviccao e as pessoas leigas burras demais confiam na informacao.

mas , encerrando aqui falar mal dos outros e offtopic, nao sei como nao fui "moderado" ainda. kkkk

youtubers tech sao todos palhacos, lista infinita, que nem quando o Faster foi postar no forum overclocknet e agora existe uma piada nos discords de overclock "Denis stable"

todos querem subir seu ego la nas alturas, monetizar, mas no fim nao entendem de nada
 
Última edição:
Ele fodeu e ainda fode cpu de gente colocando Scalar x10 pra dar performance ao custo de perder o cpu em poucos meses... Ensinando isso, vendendo isso em consultas tb. E pior, tudo gravado XD

image.png

image.png

image.png

image.png

Fkqg252WQAEd3td.png


o pior eh que ele acha que tava certo, entao passa conviccao e as pessoas leigas burras demais confiam na informacao.

mas , encerrando aqui falar mal dos outros e offtopic, nao sei como nao fui "moderado" ainda. kkkk

youtubers tech sao todos palhacos, lista infinita, que nem quando o Faster foi postar no forum overclocknet e agora existe uma piada nos discords de overclock "Denis stable"

todos querem subir seu ego la nas alturas, monetizar, mas no fim nao entendem de nada
E não joga nada de cs kkkkkkk mão de alface kkkkk
 
Última edição:
O @dudu1505 conseguiu com a Algar. Mas é bem complicado pelo que ele relatou.
Só vale se quiser de uma aventura kkk

Primeiro veja se consegue acesso ao aparelho da operadora onde tem todos os dados necessários.
Qual seu provedor?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sim é a V-sol no momento

Logo vai ter uma Tp Link que ainda não está à venda.
Consigo acesso full. Oi fibra (a queridinha).
 
Sim é a V-sol no momento

Logo vai ter uma Tp Link que ainda não está à venda.
Blza, acho que vou aguardar sair essa TP-Link então para comprar. Imagino que vocês aqui vão comentar. Continuarei acompanhando o tópico.
Lembro que algumas páginas atrás comentaram sobre o modelo dessa tp link.
 
Conforme postei, se estiver usando o asuswrt merlin, o arquivo fica em /jffs/scrips/firewall-start . Basta colocar o comando neste arquivo, que será executado cada vez que a rede for iniciada.
Boa tarde, baum? Possuo um sistema onde Tenho um odi dfp-34x-2c2 e um tplink xz000-g3 ligados no roteador ER605 de onde sai os links balanceados para os switchs. Também não consigo acessar as ONU pelo ip que designei (ex: 192.168.35.1). Teria alguma sugestão de como devo fazer no meu caso pra ter acesso a ONU?
A única forma de acessar é se eu conectar o cabo direto na ONU.
 
Última edição:
Pessoal boa tarde!
Sou novo aqui, possuo internet da claro 750mb FTTH, queria remover o roteador padrão da claro por uma ONU externa “meu roteador da claro e um lixo se não reseto ele todos os dias a internet fica um lixo“, queria saber se isso é possível fazer algo parecido como na VIVO pois cerca de 1 a 2 anos atrás fiz na casa dos meus pais removendo o roteador da vivo por um askey rtf7000 ficou infinitamente mais estável e mais rápida!

sei que eles fazem a autenticação pelo SN da ONU, mas não sei se é tão fácil como imagino, pois ainda não vi nenhum vídeo de como fazer na claro!.
 
Pessoal boa tarde!
Sou novo aqui, possuo internet da claro 750mb FTTH, queria remover o roteador padrão da claro por uma ONU externa “meu roteador da claro e um lixo se não reseto ele todos os dias a internet fica um lixo“, queria saber se isso é possível fazer algo parecido como na VIVO pois cerca de 1 a 2 anos atrás fiz na casa dos meus pais removendo o roteador da vivo por um askey rtf7000 ficou infinitamente mais estável e mais rápida!

sei que eles fazem a autenticação pelo SN da ONU, mas não sei se é tão fácil como imagino, pois ainda não vi nenhum vídeo de como fazer na claro!.
Dá para fazer o mesmo que eu e vários outros fizeram. Trocar a ONT da Claro pela ONU VSOL em modo bridge e nela conectar a um roteador que vai fazer o DHCP da rede e receber o IP da Claro.
Aqui uso a ONU conectada a um MIniPC rodando PfSense. Toda a rede em 2.5Gb com exceção dos APs que operam em 1Gb.
Dá uma olhada na tabela da primeira página deste tópico.
 
Dá para fazer o mesmo que eu e vários outros fizeram. Trocar a ONT da Claro pela ONU VSOL em modo bridge e nela conectar a um roteador que vai fazer o DHCP da rede e receber o IP da Claro.
Aqui uso a ONU conectada a um MIniPC rodando PfSense. Toda a rede em 2.5Gb com exceção dos APs que operam em 1Gb.
Dá uma olhada na tabela da primeira página deste tópico.
Haah Top, aqui possuo 2 AX6000 em mesh, daria para deixalos a 2.4gb pois ambos tem porta 2.4, pensei em ate colocar 1gb da claro mas usando o roteador dela era inviavel, vou dar uma olhada no topico, so mais uma duvida: essa ONU achei no link que o pessoal mando biostechconecta posso pegar aqui mesmo?

Basicamente entao coloco a ONU em bridge e uso meu roteador para fazer o DHCP? sem misterio?
 
Haah Top, aqui possuo 2 AX6000 em mesh, daria para deixalos a 2.4gb pois ambos tem porta 2.4, pensei em ate colocar 1gb da claro mas usando o roteador dela era inviavel, vou dar uma olhada no topico, so mais uma duvida: essa ONU achei no link que o pessoal mando biostechconecta posso pegar aqui mesmo?

Basicamente entao coloco a ONU em bridge e uso meu roteador para fazer o DHCP? sem misterio?
Isso. Você clona as informações da sua ONT na ONU VSOL e define nela as portas que você vai usar. Ela tem uma porta de 1Gb e uma porta de 2.5Gb. Configura ela em modo bridge e conecta ela na porta WAN do seu roteador. Ai seu roteador recebe o IP da Claro na porta WAN e em seguida distribui os IPs internos na sua rede pela DHCP dele.
Mas no plano de 750Mb e 1Gb o ideal seria usar a rede cabeada toda em 2.5Gb pois o plano de 750Mb entrega por volta de 1100Mb de download e o plano de 1Gb entrega por volta de 1.5Gb de download.
A Claro recentemente homologou uma ONT da ZTE que já possui porta de 2.5Gb e Wifi 6 mas está usando esta ONT para quem contrata planos de 750Mb e 1Gb.
 
Isso. Você clona as informações da sua ONT na ONU VSOL e define nela as portas que você vai usar. Ela tem uma porta de 1Gb e uma porta de 2.5Gb. Configura ela em modo bridge e conecta ela na porta WAN do seu roteador. Ai seu roteador recebe o IP da Claro na porta WAN e em seguida distribui os IPs internos na sua rede pela DHCP dele.
Mas no plano de 750Mb e 1Gb o ideal seria usar a rede cabeada toda em 2.5Gb pois o plano de 750Mb entrega por volta de 1100Mb de download e o plano de 1Gb entrega por volta de 1.5Gb de download.
A Claro recentemente homologou uma ONT da ZTE que já possui porta de 2.5Gb e Wifi 6 mas está usando esta ONT para quem contrata planos de 750Mb e 1Gb.
Quando contratei me deram uma Sagemcom nao lembro o modelo correto ja com 2.5gb e wifi 6, mas a mesma queimou e trocaram por um KAON pg2449 com wifi 6 tambem mas e pessimo, para a rede interna ficar totalmente 2.5gb preciso alterar meu switch que ja estou providenciando, mas ja irei fazer entao a compra da VSOL e alterar essa ONT da claro que e pessima!, assim uma dor de cabeca a menos, ate a chegada do switch vou tentar utilizar o wifi 6 do computador pois ele e otimo e a placa de rede dele ja suporta ate 2.5gb cabeado tambem.
 
Quando contratei me deram uma Sagemcom nao lembro o modelo correto ja com 2.5gb e wifi 6, mas a mesma queimou e trocaram por um KAON pg2449 com wifi 6 tambem mas e pessimo, para a rede interna ficar totalmente 2.5gb preciso alterar meu switch que ja estou providenciando, mas ja irei fazer entao a compra da VSOL e alterar essa ONT da claro que e pessima!, assim uma dor de cabeca a menos, ate a chegada do switch vou tentar utilizar o wifi 6 do computador pois ele e otimo e a placa de rede dele ja suporta ate 2.5gb cabeado tambem.
A primeira e única ONT que a Claro tem com porta de 2.5Gb é esta da ZTE. Todas as demais são apenas com porta de 1Gb. Fora isso tem um Cable Modem para rede HFC com porta de 2.5Gb que não lembro qual é.
 
cara nao sei mas oque recebi era: https://configuraraparelhos.claro.com.br/sagemcom/f-st-3896, mas o meu nao era coaxial e sim fibra, era algo parecido com esse n lembro corretamente o modelo
Você deve estar falando deste modelo aqui:

E a nova ONT com Wifi 6 e porta de 2.5Gb que a Claro homologou recentemente é a ZTE F6645:
 
Você deve estar falando deste modelo aqui:

E a nova ONT com Wifi 6 e porta de 2.5Gb que a Claro homologou recentemente é a ZTE F6645:
Acho que foi isso mesmo nao me recordo.

Achei isso : https://viniciuspaes.com/redes/tutorial-substituir-modem-fibra-ftth-modem-vsol-v2802rh/ sobre a troca da ONT da claro pelo ONU da Vsol, foi isso que voce fez?

"PS se nao poder esse tipo de link me avise para excluir"
 
Acho que foi isso mesmo nao me recordo.

Achei isso : https://viniciuspaes.com/redes/tutorial-substituir-modem-fibra-ftth-modem-vsol-v2802rh/ sobre a troca da ONT da claro pelo ONU da Vsol, foi isso que voce fez?

"PS se nao poder esse tipo de link me avise para excluir"
Este tutorial foi criado pelo @seapoaks com base nas informações deste tópico.
Onde pode comprar a VSOL:

A Minha VSOL segue funcionando na rede FTTH da Claro desde Maio do ano passado.
 
Este tutorial foi criado pelo @seapoaks com base nas informações deste tópico.
Onde pode comprar a VSOL:

A Minha VSOL segue funcionando na rede FTTH da Claro desde Maio do ano passado.
comprei aqui, assim que chegar vou fazer o teste, estou comprando uma PTO, cardao optico ja com as pontas corretas e o acoplador, espero que fique bom kkk
 
comprei aqui, assim que chegar vou fazer o teste, estou comprando uma PTO, cardao optico ja com as pontas corretas e o acoplador, espero que fique bom kkk
Eu só comprei um cordão óptico com as pontas APC->UPC. Mas no meu caso a instalação já foi feita pela Claro usando uma PTO. Se a sua instalação não usa PTO, ou seja, o cabo drop vem da CTO direto para sua ONT, ai seria melhor comprar apenas o adaptador APC->UPC:
64a7f706faf7df4b8d8e6cdf24b707d5.jpeg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo