[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Eu só comprei um cordão óptico com as pontas APC->UPC. Mas no meu caso a instalação já foi feita pela Claro usando uma PTO. Se a sua instalação não usa PTO, ou seja, o cabo drop vem da CTO direto para sua ONT, ai seria melhor comprar apenas o adaptador APC->UPC:
64a7f706faf7df4b8d8e6cdf24b707d5.jpeg
Então, mandei MSG para o técnico que fez a instalação aqui, ele veio e fez a instalação da CTO e cordão para a ONT da claro, agora fiz a compra do novo cordão APC > UPC, aguardando a chegada dele e da ONU

Pessoal, comprei um Tp-Link XZ000-G7 para substituir o F@st5655v2 da Tim Fibra(está em bridge e um AX3000 da Xiaomi faz a autenticação), porém ao entrar no F@st para pegar o GPON SN (tem na etiqueta do router tbm), vi que o SLID está preenchido com ******* (7 *), será que há algum nome ali que não está mostrando?

No tp-link configurei o GPON SN, deixei o GPON password em branco, e coloquei a VLAN 100 - Prioridade 0, fica como Registrado (O5) porém não autentica de jeito nenhum, nem por discador do windows nem pelo roteador da Xiaomi, sou assinante antigo da Live Tim, minha rede é Tim (nada de Vtal).

Será que não autentica por conta desses caracteres no SLID? Será que tem como descobrir?

Sou de São Paulo - SP - Zona Sul

Última edição:
Pessoal, comprei um Tp-Link XZ000-G7 para substituir o F@st5655v2 (está em bridge e um AX3000 da Xiaomi faz a autenticação), porém ao entrar no F@st para pegar o GPON SN (tem na etiqueta do router tbm), vi que o SLID está preenchido com ******* (7 *), será que há algum nome ali que não está mostrando?

No tp-link configurei o GPON SN, deixei o GPON password em branco, e coloquei a VLAN 100 - Prioridade 0, fica como Registrado (O5) porém não autentica de jeito nenhum, nem por discador do windows nem pelo roteador da Xiaomi, sou assinante antigo da Live Tim, minha rede é Tim (nada de Vtal).

Será que não autentica por conta desses caracteres no SLID? Será que tem como descobrir?

Sou de São Paulo - SP - Zona Sul
dizer qual operadora esta utilizando ajudaria pra galera tentar ti ajudar :limo:

no caso, julgando ser conexão da tim em rede "própria", tem 2 posts, um falando que só com o gpon sn já funcionou e o outro que copiou os dados da onu kaon provida pela tim e funcionou.

recomendo tu fazer o que o @vinileoni fez, clona os dados da onu, ou ate mesmo usa os dados da onu pra ver se funciona.
post dele: https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1076532477

dizer qual operadora esta utilizando ajudaria pra galera tentar ti ajudar :limo:

no caso, julgando ser conexão da tim em rede "própria", tem 2 posts, um falando que só com o gpon sn já funcionou e o outro que copiou os dados da onu kaon provida pela tim e funcionou.

recomendo tu fazer o que o @vinileoni fez, clona os dados da onu, ou ate mesmo usa os dados da onu pra ver se funciona.
post dele: https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1076532477
Desculpa, Live Tim rs, vou olhar o post .

Obrigado

Bom dia pessoal, acabei resolvendo trocar a ONT por agora e fiz a compra da TP-Link XZ000-G3 para substituir minha HGU na Vivo2.
Agora é aguardar chegar e torcer para dar certo. Sou meio leigo no assunto, mas dei uma boa lida neste tópico inteiro. Caso não consiga, venho postar aqui solicitando ajuda. kkkk
O post que me inspirou a adquirir este modelo foi o do _Piccini_

Última edição:
Claro fibra na VSOL V2802RH

Claro fibra precisa somente de alguns dados para funcionar, são eles:

GPON_SN (vendor + serial da ONU) e informações de OMCI (Vendor ID, Software Version, OMCC Version, Product Class e Hardware Version)

1. Acessar a ONU pelo 192.168.1.1 Login: admin Senha: stdONUi0i, vai pedir para trocar senha.
K5EJRDE.png

2. Desbloquear telnet e acesso por outro range de IP (caso vc queira acessar sua ONU pelo seu roteador), Firewall -> ACL e deixe em Disable e clique em Apply.
MXyA1sL.png

3. Conecte via TELNET na ONU utilizando o login e senha e coloque o GPON_SN (PON ID): flash set GPON_SN HWTC00000000 e saia com exit.
DpbIgjz.png

4. Vá em Setup -> GPON Settings e na opção OMCI OLT Mode coloque em Huawei OLT Mode (para abrir os campos OMCI Information (clonagem))
KJuHFpT.png

5. Vá em Setup -> OMCI Information, OMCC version: 0x80 e preencha com os dados obtidos pela sua ONU: No final do tutorial vai ter o caminho para conseguir esses dados nas ONU. *
7ez8dEr.png

6. Vá em Setup -> WAN para criar o tipo de conexão que você quiser, no meu caso Bridge, opção Default Route Selection: Specified, Channel Mode: Bridge, como vou filtrar a VLAN direto na ONU vou deixar a opção VLAN: Enable e setar VLAN ID(1-4095): 11, VLAN Cos(0-7): 0, depois selecione a porta que vou utilizar, vou selecionar as 2 mesmo LAN1 e LAN2, clique em ADD, selecione a nova conexão na listagem e clique em CONNECT.
h7O83MG.png

7. Vá em Status -> PON Status e verifique se o ONU State se mantém em 05 e LOID Status em Initial Status por mais de 5 segundos, se não repasse as configurações para ver se não errou alguma coisa.
Lip1mBx.png

*: Alguns dados podem ser cortados na hora que salvar (hardware version), mas não influi no funcionamento.

--------

Dados OMCI e GPON_SN (PON ID)

Depois de fazer login vá em Status e Device Information:
w5D0pie.png
Depois de fazer login vá em Gerência & Diagnóstico e o restante está na etiqueta cinza colada na ONU:
F0zAZCS.png

--------
Em breve atualizarei os dados OMCI de outras ONU's
Cara me ajuda, tenho um technicolor TCG2232, mas nao tem esse OMCI vendor ID, segue um print de como e:

PS: nao consegui subir a foto por link kkk

Pessoal, meu equipamento é todo ubiquiti, mas não vi aqui sucesso na instalação do UF-Loco. Daria para utilizar TPLink com Dream Machine da Ubiquiti? TP-Link XZ000-G3 ou TP-Link XZ000-G7? Obrigado

Pessoal, meu equipamento é todo ubiquiti, mas não vi aqui sucesso na instalação do UF-Loco. Daria para utilizar TPLink com Dream Machine da Ubiquiti? TP-Link XZ000-G3 ou TP-Link XZ000-G7? Obrigado
se ele tem entrada de porta WAN ethernet, da pra usar qual quer coisa :limo:
só vai limitar a velocidade máxima na que for negociada entre o modem e o dream machine na porta ethernet.

alguma alma caridosa sabe como resetar a vsol?
essa porra de botão de reset não funciona e não consigo mais acessar a pagina inicial dele...

alguma alma caridosa sabe como resetar a vsol?
essa porra de botão de reset não funciona e não consigo mais acessar a pagina inicial dele...
Uma vez eu não lembrava mais a senha que eu havia colocado.
Pois bem, resetei ela pelo botão e nada da senha padrão funcionar.

Então lembrei da antiga senha e foi. Ou seja, esse reset dela é uma farsa.

e tive que conectar por serial pra resetar essa bosta.

e tive que conectar por serial pra resetar essa bosta.
não sei qual FW vcs estão rodando ae na vsol, mas os custom da tripleoxygen lembro que tem uma galera que já postou aqui no topico que desabilita o botão de reset :limo::limo::limo::limo:

na boa, o intuito é ter modo bridge e porta 2.5Gb, usa senha super segura "1234", e limita o acesso a onu só por um dispositivo da rede interna no openwrt/pfsense/opnsense.

a inclusive tive um problema com senha no fw da tripleoxygen e vsol tb, no telnet tinha colocado senha com numero + letras, nem por um decreto a porra da senha entrava na interface web.
mudei via telnet mesmo pra senha "12345678", entro na web normal, e na web troquei pra senha numero + letras e funcionou a senha na web e telnet.

de qual quer forma eu recomendaria mesmo deixar senha "1234" e limitar o acesso a onu via o próximo sistema.
essa parada do botão reset é chato mesmo por não funcionar.

não sei qual FW vcs estão rodando ae na vsol, mas os custom da tripleoxygen lembro que tem uma galera que já postou aqui no topico que desabilita o botão de reset :limo::limo::limo::limo:

na boa, o intuito é ter modo bridge e porta 2.5Gb, usa senha super segura "1234", e limita o acesso a onu só por um dispositivo da rede interna no openwrt/pfsense/opnsense.

a inclusive tive um problema com senha no fw da tripleoxygen e vsol tb, no telnet tinha colocado senha com numero + letras, nem por um decreto a porra da senha entrava na interface web.
mudei via telnet mesmo pra senha "12345678", entro na web normal, e na web troquei pra senha numero + letras e funcionou a senha na web e telnet.

de qual quer forma eu recomendaria mesmo deixar senha "1234" e limitar o acesso a onu via o próximo sistema.
Qualquer versão essa bosta o botão não funciona, o foda que nem todos tem experiência pra soldar uart e fazer por serial, sem contar que pra achar o driver para funcionar por serial foi uma manhã toda... se alguém tiver problemas me avisa que mando o driver correto para conectar por com4.

Mas na real esse botão é ridículo, não serve pra nada esse lixo.

Aproveitando a ocasião o triple disse que se mudar o mac da problema no multicast que só volta por serial também.

Alguém saberia o comando para jogar na ont?
Screenshot-20240217-113852-Chrome.jpg

Co
Eu cheguei nesse O5 varias vezes e não entregava IP e nem mostrava a VLAN pela serial. A questão foram quais informações colocar, O serial da onu é só uma parte inicial. nao é a numeração toda. Vou arrumar um tempo e fazer um guia, o que me ajudou foi o post da F6600P e da Nokia tambem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Na intelbras funciona. nao conheço essa XZ000-G7
Bom dia, agora estou com um intelbras.. consegue me confirmar quais info vc colocou nas configs de GPON_PLOAM_PASSWD, GPON_SN e HW_SERIAL_NO. Talvez eu esteja errando nesse ponto ainda :(

Um jeito simples de resolver, é quando definir uma senha exportar as configurações da VSOL. O arquivo vai ter a senha em formato texto.

Tenho TIM Live com modem ZTE em bridge e um UDM-PRO (discando e roteando) + UNIFI AP. Vale a pena substituir o modem nesse cenario?

Prezados! Boa noite!
Levo ja uns dias tentando parametrizar meu Intelbras R1 mas ainda não consegui.

Primeiramente os detalhes
Fornecedor: OI VTAL
Região: Belo Horizonte
ONT: ZTE F670L
Novo ONT: Intelbras R1

Fui seguindo varios posts aqui do grupo, especialmente do amigo que conseguiu tirar o ZTE F6600 pelo R1. Fiz toda a parametrização e meu R1 esta ficando em state O5, pelo que acredito que esta tudo ok, porem não consigo que ele no modo Router (Bridge nem sei ainda como parametrizar) conecte e obtenha o IP.

A VLAN do meu ZTE esta em 210 segundo print:
bvbSwrI.png

Status do meu R1:
nzhVowK.png

HvC8Hb7.png

Tambem sai testando com varias VLANs da OI que colocaram aqui no forum mas tudo com o mesmo resultado. Ainda acredito que a certa seja 210 ja que na ONT original esta isso mesmo.

Alguma ideia de que outro problema posso ter?.

Tipo de conexão tambem tentei os dois que tem la sem sucesso.

Na semana vou comprar o conversor TTL para ver as VLANs que esta entregando la.

Obrigado a qualquer um que consiga me dar uma luzinha haha
Galera, chegou meu cabo usb/ttl e consegui me conectar na R1 pela serial. Porem foi um failed haha.

Estou executando o comando pelo telnet e no serial aparece isto:
Código:
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Sera que tenho errado em algum passo previo?

Obrigado de novo!

Onde encontrar o modulo
ODI DFP-34X-2C2 para compra?

Users who are viewing this thread

Voltar