[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Alguns contratemos com a vsol na rede vtal [flix]: Se criar a vlan com ipv4 e ipv6, tenho internet, mas capada, ficando em torno dos 500/35 [o link é de 1 giga], mesmo dando o comando para melhorar a porta 2.5. As vezes ela estabiliza na velocidade completa por algumas horas e depois cai para o patamar citado. Se eu criar a vlan somente com ipv4, não tenho problema nenhum. Velocidade no talo o tempo todo. Vai entender. testei todas as fw, inclusive as oficiais 1.1.7 e 1.1.8 e a bronca permanece. Terei que providenciar um gpon stick pra ver se consigo resolver. Alguém mais passou ou passa por isso e que tenha algum comando que possa resolver? De resto, a onu é boa, nem esquenta.

Como faz para resetar esse SFP??
Pela interface web está na opção backup/restore, pela CLI / telnet não sei, foi essa a pergunta que fiz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, boa tarde, sou novo por aqui.

Estou tentando configurar o SFP da ODI para Vivo Região 1, como acima.

Meu HGU é Mitrastar / MSTC e estou usando o ONU no eth5/SFP do Ubiquiti RouterEdge-X.

Não consigo acessar a web do ODI (consegui na primeira vez que usei, mas não sei porque não responde mais), mas o ONU responde ping e consigo telnet com Putty nele.

Rodei os comandos acima via CLI / telnet no meu ONU com os parâmetros respectivos para a minha conexão.

Usei o diag no CLI e peguei o que talvez seja o status e estou em 03. Criei um PPPoE no Ubiquiti e a resposta é timeout waiting for PADO packets.

-> Agradeço se puderem responder:

1) Existe algum comando correto / melhor para pegar o status da conexão? Não tenho acesso via web no ODI para ver o status.

2) O comando omcicli mib get 84 não retorna VLAN para mim. Recebo apenas o XXXXXXXX VlanTagFilterData xxxxx. Isso significa que não está comunicando ou que falta apenas a VLAN correta? Eu configurei VLAN 10 pela interface web, mas não tenho mais acesso.

3) Qual o comando para criar a VLAN via CLI telnet? Olhei no link do github que alguns compartilharam, mas não encontrei. É somente pela interface web?

4) Na interface do Mitrastar eu tenho outro parãmetro de SW version, algo como "tmp_hardware2.0" Os parametros de OMCI_SW_VER1 e VER2 são fixos sempre como no quote acima na ODI para MSTC?

5) Como estou na Vivo região 1 (está assim no 192.168.15.1 do MSTC) tenho de colocar o SLID como POAM PASSWD. Contudo, vi posts antigos deste tópico falando flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0 e outros GPON_PLOAM_FORMAT 1. Qual é ASCII e qual é HEX?

6) Talvez seja mais fácil resetar o ONU e reiniciar a configuração, devo ter feito algo errado em algum momento. Qual o comando telnet para reset dele? Os comandos devem ser feitos em alguma ordem ou tanto faz?

Obrigado!

Respondendo meu próprio post, comprei um conversor de mídia e conseguia acessar a interface web.

O erro estava justamente no POAM_PASSWORD, estava configurado como hexadecimal. Mudei para ASCII e conectou.

O comando omcicli mib get 84 me retorna duas VLAN 10 e 30, estou configurado na 10 neste momento:

# omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
=================================
EntityID: 0x03
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 30
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
EntityID: 0x04
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 10
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
#

Como sei qual a correta? Estou na VLAN no ONU e tudo parece estar OK.

Última edição:
Galera, alguém consegue me ajudar?

Tentei também configurar o VSOL 2801 e não funcionou na VIVO1

Segue as config que fiz

screen-18-52-04-08-06-2024.png

screen-18-52-23-08-06-2024.png

screen-18-52-50-08-06-2024.png

screen-18-58-38-08-06-2024.png

screen-18-58-55-08-06-2024.png

screen-18-59-02-08-06-2024.png

screen-18-59-36-08-06-2024.png

Eu to ligado. O acomplador eu tenho de tuia aqui. Preciso somente do cordão. Mas enquanto não chega, já fiz os testes com o drop apc mesmo. Até o momento, está funcionando e tive uma perda em torno dos -3dbm em relação a ont nokia [era -18dbm e foi pra -21], mas bem dentro da margem de segurança. Usei os dados da ont original [rede vtal, operadora flix] e não precisei copiar os que estão no tutorial do tripleoxygen. Também não foi necessário executar o comando para habilitar toda banda da porta 2.5 e estou usando a versão mais atual, que saiu agora em junho, baseada na oficial 1.1.8 e ainda com o nome "beta". A única coisa que tive que alterar foi a vlan através do comando omcicli. Estou usando placa de rede 2.5 via usb A e um switch 2.5 de 8 portas + 1sfp+ 10g [está desconectada], tudo ligado nele [porta 2.5 da onu, roteador AX3600 xiaomi em modo AP e a onu em modo roteador. Tentei configurar em bridge, mas não quis alterar o roteador pq ele não tem suporte a iPoE, somente PPPOE. Não sei se fiz algo errado, mas só pegou o ip da rede vtal e não o interno como deveria. E neste caso, somente alguns dispositivos ficaram funcionando e outros offline]. Seguem alguns prints em spoiler dos testes iniciais. Não confio no teste do site fast pq aqui sempre deu resultados distintos, mas tb está ai.

E antes que questionem, evidente que irei trocar o drop para o adequado. Apenas quis fazer os testes iniciais pra ver se a onu veio perfeita.

b8vaS0d.png

qdrdj65.png

onIQBwa.png
Você não vai utilizar ipoe no roteador, basta o roteador ter um cliente DHCP(todos tem).
Deixa e onu em bridge e manda o coloca o seu AX3600 para pegar o ip publico via DHCP

Olá.
Estou com um SFP ODI DFP-34x-2C2 para substituir o Askey RTF8115VW da Vivo1.
Já fiz todas as configurações possíveis e imagináveis que estão aqui no fórum e só consifo um fake O5. O ONU ID ficam em 0 e LOID Status WRONG. Já tentei discar PPoE no windows (uso um conversor de mídia TP link) e nada.

Alguém consegue me ajudar?

Você não vai utilizar ipoe no roteador, basta o roteador ter um cliente DHCP(todos tem).
Deixa e onu em bridge e manda o coloca o seu AX3600 para pegar o ip publico via DHCP
Isso ai eu sei. Mas aqui uso o switch 2.5 e o ax3600. Se fizer como vc indica, eu não poderei utilizar a rede 2.5 nessa velocidade e ficarei limitado ao gigabit. por isso isso deixei a vsol em ipoe e o roteador como ap. Desta maneira, eu aproveito a porta 2.5g da vsol ligada ao switch 2.5 de 8 portas e a outra porta gigabit eu ligo no ax3600. A opção que vc fala, pra mim, só seria viável se eu tivesse o modelo com 4 portas 2.5g [se não me engano é o ax7000], porém, fica inviável. Em todo caso, eu comprei um sfp da anddear pra ver se resolve os pequenos bugs que estou tendo com a vsol.

Bem turma, hoje venho compartilhar mais um caso de sucesso, caso EXÓTICO, porém tudo deu certo graças a ajuda do Triple Oxygen ( https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/odi/dfp-34x-2c2 )

Minha saga de dor de cabeça com a Oi/V.Tal em me livrar do HGU Huawei deles começou quando descobri que minha cidade inteira usa apenas OLT Huawei e HGU Huawei, pra funcionar equipamentos de terceiros nessas OLT é necessária a inserção de MIBs(bibliotecas) especificas para OLT Huawei, o Triple Oxygen já havia fornecido um firmware especifico para este caso porém apenas para VSOL V2802H, versão 1.9.4:

O resumo foi:
Assinei a Oi, me entregaram o HGU Huawei HG8245Q2, eu comprei o ODI, não consegui fazer funcionar de jeito nenhum, li basicamente todos os tópicos aqui do forum e fiquei pensando que poderia ser a VLAN errada, mas não era nada disso.

O amigo @Psygod gastou quase 2 dias tentando fazer funcionar, porém sem sucesso também.

em regiões iguais a minha e do @FelipeSS aqui do forum aonde usam apenas OLT Huawei, É IMPOSSÍVEL conseguir sincronismo correto sem ser FAKE O5 se não tiver um equipamento que tenha as MIBs Huawei.

Sendo assim eu comprei uma VSOL V2802H e subi a firmware do Triple Oxygen, configurei um parâmetro no web gui para Região Com OLT Huawei e deu TUDO CERTO.

Até que resolvi entrar em contato com o Triple Oxygen via e-mail, expliquei toda essa situação e após algumas trocas de e-mail, eu encaminhei pra ele um link com o firmware MAIS NOVO do ODI que é bem diferente do que vcs estão acostumados, logo vou mandar uns prints abaixo, esse firmware foi retirado do canal do Discord do chipset realtek usado no ODI.

Pois bem, o Triple Oxygen inseriu as MIBs nesse firmware do ODI e DEU TUDO CERTO.

Só existe UM DETALHE EM ESPECIAL A SER OBSERVADO:
no VSOL vc precisa configurar esses parâmetros igual o @FelipeSS fez:

flash set GPON_SN HWTCxxxxxxxx - seu GPON SN do seu modem.
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 1
cfgmib set OMCC_VER 0x86
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save
restart

MAS o ODI não aceita setar o OMCC_VER 0x86 e o comando pra setar é "flash set".
Porém pra subir esse "0x86" no ODI vcs precisam colocar:
flash set OMCC_VER 136
e o restante dos comandos:
flash set GPON_SN HWTCxxxxxxxx - seu GPON SN do seu modem.
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
flash set OMCI_OLT_MODE 1
flash set OMCI_TM_OPT 2
reboot
9.jpg

TUDO ISSO VIA TELNET no ODI.

Fiz isso, configurei a VLAN em 210 no meu caso e ai SUBIU TUDO NORMALMENTE, PEGUEI IP EXTERNO DIRETO.

A VELOCIDADE AUMENTOU!
O MENOR PING PRA SÃO PAULO QUE ANTES ERA 41MS CAIU PRA 37MS-38MS.
8.jpg

Vou postar abaixo pra vcs alguns prints da tela do firmware do ODI e outras coisas:

Primeiro a nova velocidade:

1.jpg

Nova tela inicial do firmware mais recente:

2.jpg

Mais uma tela do novo firmware, neste firmware mesmo não estando ainda com as configurações corretas, ele já mostrava que a fabricante da OLT era Huawei:

3.jpg

Aba de configurações PON:

4.jpg

Essa é a nova guia de VLANs, note que após eu ter feito toda a configuração corretamente, ela já fica exibindo todas as VLANs disponíveis na OLT:

5.jpg

Essa guia de Backup/Restore nesse firmware é BEM interessante, vc consegue subir parâmetros de algumas HGU que os gringos subiram na memória do firmware junto ao ODI, quando eu vi isso eu cliquei na HG8145V5-20 pois aqui na minha cidade minha prima e uma amiga que tem Oi Fibra receberam exatamente este modelo de HGU da Oi, eu estava na esperança de subir MIBs Huawei, porém sem sucesso, foi necessário a inserção manual pelo Triple Oxygen:

6.jpg

Por fim a ultima aba mostrando atividades dos pacotes PON:

7.jpg

Em resumo:
O TRIPLE OXYGEN É F0D@ !!!!!!
E todos vcs também!

Se vcs virem QUALQUER pessoa com V.Tal(não precisa ser só a Oi) em região HUAWEI tendo problemas, já sabem:
Ou compra VSOL 2802RH e usa o firmware 1.9.4 do Triple ou o ODI DFP-34X-2C2 com esse firmware do Triple.

Vou deixar o link deste firmware que ele me mandou modificado:

1.9.1-240202​

• Baseada no release oficial V1.1.6-240202
  • Habilita MIBs/MEs proprietários para OLTs Huawei. Útil para regiões com OLTs Huawei que exigem estas extensões. Certifique-se de emular um aparelho Huawei neste caso. Não impacta caso a OLT que atenda seu link não seja desta marca.
V1.9.1-240202.tar ( SHA256: 46dd1114aea7d3861e98aaa628fe077564be1edda2894d8e79cd4afd3062879e )

Lembrando: da mesma maneira com o VSOL isso não deve influenciar quem usa outra operadora, não vimos nenhum outro caso aqui aonde a OLT de outra marca precisava de biblioteca especifica pra funcionar, isso só aconteceu com Huawei até agora, sempre vale o teste, vcs podem retornar/mudar o firmware também.

Um abraço a todos.

---------------------------------------

EDIT:
LINK COM TODAS AS IMAGENS E PRINTS(se alguém souber aonde posso hospedar para poder anexar aqui sem problemas, favor indicar):
No meu One Drive - ODI+TripleOxygen

OBS: O TripleOxygen adicionou o firmware modificado no site dele na página do ODI:

1.9.1-240202​

• Baseada no release oficial V1.1.6-240202
  • Habilita MIBs/MEs proprietários para OLTs Huawei. Útil para regiões com OLTs Huawei que exigem estas extensões. Certifique-se de emular um aparelho Huawei neste caso. Não impacta caso a OLT que atenda seu link não seja desta marca.
V1.9.1-240202.tar ( SHA256: 46dd1114aea7d3861e98aaa628fe077564be1edda2894d8e79cd4afd3062879e )

Segui as configurações informadas mas sem sucesso. Moro na região da Oi antiga BrT, VLAN 210, chega sinalizar O5, mas não há navegação.

Minha ONT é a HG8145V5 v2 da Huawei e o meu SFP ONU Stick é a ODI DFP-34X-2C3 (versão APC do DFP-34X-2C2).

Cheguei a instalar o firmware modificado pela TripleOxygen e seguir as configs via telnet, porém sem sucesso. Teria uma sugestão?

Olá, eu usava uma GPON TPLINK AXZ000-G3 Junto com meu Roteador huawei, neste caso eu ficava livre do roteador da vivo Mitrastar, Funciona de boa, conexão PPPOE e pronto.

mas tive um problema na vivo aonde eles solicitaram a troca do modem deles ( que estava desligado) ai depois disso não consegui mais fazer essa conexão com minha Gpon, acho que deve ser por conta da autenticação do serial que precisa converter em binario e tal, por que este novo roteador deles tem letras e números e não sei se isso causa algum impacto na conversão e assim a GPON não conecta.

o que consegui até agora foi colocar o roteador vivo em modo bridge e habilitando o DHCP deste roteador para funcionar a internet. e desta forma fechando a conexão PPPOE no roteador Huawei.

mas ainda estou pesquisando como usar apenas a GPON e me livrar no modem da vivo..

acredito que a vivo esta cada vez mais querendo deixar restrito esse tipo de uso..

aceito sugestão de quem conseguiu fazer usando uma GPON.

Show de bola, mais uma conversão bem sucedida, já dá pra fazer a planilhinha das ONUs heheheh, brincadeira

Tenho uma pergunta pro pessoal da VSOL V2802RH, qual é o processador/chipset dela? É realtek também?
Talvez rodando um cat /cpu/procinfo apareça
O processador desse VSOL deve ser bem superior ao TP-Link ER605 né. Ele faz balanceamento de carga com 2 link's? Me conta ae galera @RiX @reminho @KILLME @HFS

Olá, eu usava uma GPON TPLINK AXZ000-G3 Junto com meu Roteador huawei, neste caso eu ficava livre do roteador da vivo Mitrastar, Funciona de boa, conexão PPPOE e pronto.

mas tive um problema na vivo aonde eles solicitaram a troca do modem deles ( que estava desligado) ai depois disso não consegui mais fazer essa conexão com minha Gpon, acho que deve ser por conta da autenticação do serial que precisa converter em binario e tal, por que este novo roteador deles tem letras e números e não sei se isso causa algum impacto na conversão e assim a GPON não conecta.

o que consegui até agora foi colocar o roteador vivo em modo bridge e habilitando o DHCP deste roteador para funcionar a internet. e desta forma fechando a conexão PPPOE no roteador Huawei.

mas ainda estou pesquisando como usar apenas a GPON e me livrar no modem da vivo..

acredito que a vivo esta cada vez mais querendo deixar restrito esse tipo de uso..

Se mudou o modem muda o serial dele, deve ter que reconverter o serial e colocar no TPLINK.

Se mudou o modem muda o serial dele, deve ter que reconverter o serial e colocar no TPLINK.
Sim, eu peguei o novo serial, mas mesmo assim não funciona.

Gpon não acha a lista de vlan na varredura e assim salvar, acredito que este é o problema.

Minha é VIVO 1, na console do MitraStar esta com Vlan 10, mas não sincroniza na minha Gpon ONU Tp Link.

Alguém sabe como descobrir se de fato é a Vlan 10 ou preciso colocar outra Vlan na GPON?

Última edição:
Eu queria muito me livrar do roteador da CLARO por perda do IPv4. Esse GPON TPLINK AXZ000-G3 viria depois do "router" da operadora não é isso? Gostaria muito de saber configurar um aparelho desses, só pra passar a Banda Larga para o meu ER605 da TP-Link.

Última edição:
Eu queria muito me livrar do roteador da CLARO por perda do IPv4. Esse GPON TPLINK AXZ000-G3 viria depois do "router" da operadora não é isso? Gostaria muito de saber configurar um aparelho só pra passar a Banda Larga para o meu ER605 da TP-Link.

Acredito que a perda do IPv4 não irá mudar com a troca da ONT. Algumas pessoas aqui trocaram e continuam com o mesmo problema.

Acredito que a perda do IPv4 não irá mudar com a troca da ONT. Algumas pessoas aqui trocaram e continuam com o mesmo problema.
Mas a perda, até onde sei não são em todos os modem's da Claro e sim em alguns, quando se muda de router pra bridge.

Sim, eu peguei o novo serial, mas mesmo assim não funciona.

Gpon não acha a lista de vlan na varredura e assim salvar, acredito que este é o problema.

Minha é VIVO 1, na console do MitraStar esta com Vlan 10, mas não sincroniza na minha Gpon ONU Tp Link.

Alguém sabe como descobrir se de fato é a Vlan 10 ou preciso colocar outra Vlan na GPON?
Não sei se você já fez isso, mas se acessar via cmd o Telnet com o ip da gpon e usar o comando omcicli mib get 84 ele mostra as vlans.

Não sei se você já fez isso, mas se acessar via cmd o Telnet com o ip da gpon e usar o comando omcicli mib get 84 ele mostra as vlans.
Olá, tentei mas não lista nada.

acredito que o problema pode estar na parte de autenticar do lado da Vivo 1

eu testei via PPPoE direto na maquina e não conecta, no caso eu conectei o cabo de rede na maquina e a fibra na Gpon ont (TpLink) e não vai.

Não sei mais o que pode ser, a vivo deve ter bloqueado alguma coisa.

Olá, tentei mas não lista nada.

acredito que o problema pode estar na parte de autenticar do lado da Vivo 1

eu testei via PPPoE direto na maquina e não conecta, no caso eu conectei o cabo de rede na maquina e a fibra na Gpon ont (TpLink) e não vai.

Não sei mais o que pode ser, a vivo deve ter bloqueado alguma coisa.
Nao lembro se vc falou algo sobre, mas se vc colocar o HGU da vivo como bridge vc consegue fazer a conexao PPPoE pelo seu roteador e direto pelo PC de boa???

Olá.
Estou com um SFP ODI DFP-34x-2C2 para substituir o Askey RTF8115VW da Vivo1.
Já fiz todas as configurações possíveis e imagináveis que estão aqui no fórum e só consifo um fake O5. O ONU ID ficam em 0 e LOID Status WRONG. Já tentei discar PPoE no windows (uso um conversor de mídia TP link) e nada.

Alguém consegue me ajudar?
Esta na mesma situação que eu, já fiz de tudo e até o momento não consegui.

Galera,
Boa noite,
Conseguem me tirar uma dúvida?
Estou com um Ubiquiti Edgerouter Er-x-sfp e preciso comprar o ODI DFP-34X-2C2, mas fiquei na dúvida, é necessário mesmo ser especificamente esse? não achei ele no brasil e só tem no aliex para vender... o que eu preciso eu preciso vê para escolher um?

Galera,
Boa noite,
Conseguem me tirar uma dúvida?
Estou com um Ubiquiti Edgerouter Er-x-sfp e preciso comprar o ODI DFP-34X-2C2, mas fiquei na dúvida, é necessário mesmo ser especificamente esse? não achei ele no brasil e só tem no aliex para vender... o que eu preciso eu preciso vê para escolher um?

A única recomendação que posso dar é pegar o XPON, que é GPON e EPON mesmo que você não vá usar EPON porque o chip dele é melhor o uso.
Mas no Ali tem muitos anúncios diferentes, só buscar por SFP ODI ou algo assim.

Esse GPON TPLINK AXZ000-G3 ou o G7 não pode ser ligado direto no cabo da fibra da Claro? Tentando ler sobre como ele funciona, se no modo BRIDGE.

Para substituir o HGU vivo, precisa usar um conversor de midia para configuracao da XPON e GPON/EPON XPON SFP ONU com conector do MAC SC

Vejam o Video

foi o único que achei diferente até agora.

Mas não comprei para testar.

Users who are viewing this thread

Voltar