[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Onde altera esse filtro fwdop na vsol?
vc alter com o comando omcicli mib set 84 0xeXXX (a vlan) FwdOP (o filtro) 0x15 ou 0x02, por padrao ela vem com filtro 0x10 o que impossibilitava a conexão, isso foi documentado aqui https://github.com/Anime4000/RTL960x/issues/195

as firmwares custom do tryple 1.9.V e W rodam esse comando automaticamente a cada boot, de acordo com o que descobrimos, que na oi vtal precisava alterar a vlan 0xe103 para o filtro 0x015 ja que 0x02 nao funcionava.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quem sabe eu consiga configurar no Adaptador Voip Gateway Internet Phone De 2 Portas Sip Rj45 C a minha linha fixa.
é possível, vc so precisa descobrir qual a vlan do voip e configurar. como telefone fixo atualmente n tem muita utilidade, n me preocupei

Última edição:
é possível, vc so precisa descobrir qual a vlan do voip e configurar. como telefone fixo atualmente n tem muita utilidade, n me preocupei
Pelo visto eu vou precisar mudar o MODEM, de bridge pra router e pegar essa informação.

Pelo visto eu vou precisar mudar o MODEM, de bridge pra router e pegar essa informação.
nao precisa, so roda o comando omcicli mib get 84, vai retornar suas vlans e aí vc testa p/ ver qual é o voip. sabemos que a 0xe103 na oi Vtal costuma ser a de internet, então é só vc testar as outras duas

a vlan do voip é 220

nao precisa, so roda o comando omcicli mib get 84, vai retornar suas vlans e aí vc testa p/ ver qual é o voip. sabemos que a 0xe103 na oi Vtal costuma ser a de internet, então é só vc testar as outras duas
Que comando é esse? => omcicli mib get 84 e onde dá esse comando?

Sucesso ao trocar o ZTE F6600P pelo Intelbrasil R1, na TIM(vtal), seguindo o passo-a-passo. Único adendo... eu deixei a interface web aberta, durante o passo de aplicar os comando via telnet. Fiquei me batendo umas 3h nisso, até perceber que alguns comandos não ficavam gravados... OU eram sobrepostos pelos dados do navegador com a página de configuração aberta.

vc alter com o comando omcicli mib set 84 0xeXXX (a vlan) FwdOP (o filtro) 0x15 ou 0x02, por padrao ela vem com filtro 0x10 o que impossibilitava a conexão, isso foi documentado aqui https://github.com/Anime4000/RTL960x/issues/195

as firmwares custom do tryple 1.9.V e W rodam esse comando automaticamente a cada boot, de acordo com o que descobrimos, que na oi vtal precisava alterar a vlan 0xe103 para o filtro 0x015 ja que 0x02 nao funcionava.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui não aparece a 103, somente a 102 e a 10b. Uso a 1.9w e realmente estava setado em 0x10. Mudei pra 0x02 [não testei a 0x15 e na 0x16 como no link que mandou, reinicia] nos 2 parâmetros na intenção de, quando reiniciar ele já pegar o ip, mas não resolveu. Continua com um bug chato e pra solucionar preciso ir nas configurações de lan e alterar "Mac Based Tag Decision", algo que não tem nada a ver com a parada, até onde eu sei. Ai ele pega o ip normal, como já acontecia na 0x10. Lembrando que aqui é vtal, mas o provedor é flix e não oi. Toda vez que eu reiniciar preciso fazer este processo nas configurações da lan. Já tentei todas as versões do tripleoxygen e tb as do fabricante, mas sem sucesso. Enfim, tá funcionando em ipoe por enquanto até eu providenciar um roteador com todas as portas 2.5g [por agora estou usando um switch de 8 porta 2.5 + 1 sfp+ que está ligado na porta 2.5g da vsol e a porta gigabit no ax3600 que faz o gerenciamento da rede sem fio].

a vlan do voip é 220
Aqui em Porto Alegre/RS a Vtal usa VID 1387. Por algum motivo, no modem que eles fornecem aparece que o VID configurado é 210, mas quando uso esse na ONU Intelbras R1 não funciona. usando o omicli mib get 84 ele retorna esses dois:

=================================
EntityID: 0xe102
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 1387

FwdOp: 16
NumOfEntries: 1
EntityID: 0xe10b

Aqui em Porto Alegre/RS a Vtal usa VID 1387. Por algum motivo, no modem que eles fornecem aparece que o VID configurado é 210, mas quando uso esse na ONU Intelbras R1 não funciona. usando o omicli mib get 84 ele retorna esses dois:

EntityID: 0xe102

EntityID: 0xe10b
Basta alterar de 210 para 1387

Acredito que a perda do IPv4 não irá mudar com a troca da ONT. Algumas pessoas aqui trocaram e continuam com o mesmo problema.
O detalhe é que até hoje, não achei no Youtube alguém que tenha configurado com a fibra da Claro. Eu pensei em fazer essa loucura pelo fato de ter X dias para devolver (GPON TPLINK AXZ000-G3/G7), caso não dê certo.

Aqui não aparece a 103, somente a 102 e a 10b. Uso a 1.9w e realmente estava setado em 0x10. Mudei pra 0x02 [não testei a 0x15 e na 0x16 como no link que mandou, reinicia] nos 2 parâmetros na intenção de, quando reiniciar ele já pegar o ip, mas não resolveu. Continua com um bug chato e pra solucionar preciso ir nas configurações de lan e alterar "Mac Based Tag Decision", algo que não tem nada a ver com a parada, até onde eu sei. Ai ele pega o ip normal, como já acontecia na 0x10. Lembrando que aqui é vtal, mas o provedor é flix e não oi. Toda vez que eu reiniciar preciso fazer este processo nas configurações da lan. Já tentei todas as versões do tripleoxygen e tb as do fabricante, mas sem sucesso. Enfim, tá funcionando em ipoe por enquanto até eu providenciar um roteador com todas as portas 2.5g [por agora estou usando um switch de 8 porta 2.5 + 1 sfp+ que está ligado na porta 2.5g da vsol e a porta gigabit no ax3600 que faz o gerenciamento da rede sem fio].
como assim, n entendi seu caso. as versoes 1.9.V e W nao funcionam? ai com o filtro 0x10 vc consegue pegar ip alterando o mac based tag decision?

Última edição:
Pessoal, fiz a compra do SFP da ODI - mas ele veio com a seguinte identificação: ODI DFP-34X-2C3 ao invés de ODI DFP-34X-2C2

Meu provedor é a Oi Fibra, e tenho seguido algumas informações, inclusive a do @tito89 com os comandos:

flash set OMCC_VER 136
flash set GPON_SN HWTC(redacted)
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
flash set OMCI_OLT_MODE 1
flash set OMCI_TM_OPT 2

e não obtive sucesso, alguém pode dar uma luz? Valeu!!

Última edição:
Como vocé conseguiu o valor correto do SLID? No meu modem vivo aparece só 99999999.

Tenta acessar a pagina de instalador:

192.168.15.1/instalador
Login: support
Senha da etiqueta da HGU

Veja se sua regiao é mesmo Vivo 1.

Mesma coisa aqui, porém, estou na Vivo 2.
O modem é um RTF8225VW
Não aparece o número de série GPON
E não aparece esse SLID, o meu fica em branco mesmo.
o vídeo que eu segui é desse menino aqui Pedro Pithan:

mas já travei quando ele pediu pra copiar essas informações pois o meu não tem
e o vídeo até que não é antigo, tem só 1 ano.
mas a Vivo deve ter atualizado o firmware
Será que tem outro método?

nM85sdu.png

Mesma coisa aqui, porém, estou na Vivo 2.
O modem é um RTF8225VW
Não aparece o número de série GPON
E não aparece esse SLID, o meu fica em branco mesmo.
o vídeo que eu segui é desse menino aqui Pedro Pithan:

mas já travei quando ele pediu pra copiar essas informações pois o meu não tem
e o vídeo até que não é antigo, tem só 1 ano.
mas a Vivo deve ter atualizado o firmware
Será que tem outro método?

nM85sdu.png

Você pode obter o GPON SN na etiqueta de informações do aparelho, que fica em baixo ou atrás (depende do modelo). Vou anexar uma foto da etiqueta do roteador aqui da empresa para você entender e procurar por algo semelhante no seu.
Como a sua região é VIVO 2, o SLID é 1234567890.

LC4kwgW.jpeg

No meu equipamento, o GPON SN fica nessa parte da etiqueta circulada de vermelho.

Eu estou com mesmo problema.

Ontem solicitei a vivo para trocar o HGU, o técnico veio e realizou a troca pelo novo modelo Wi-Fi6.

Até então pensei que era problema no HGU anterior mas sem chance, continuo não conseguindo fazer a conexão com Gpon Onu da TP-Link.

Você pode obter o GPON SN na etiqueta de informações do aparelho, que fica em baixo ou atrás (depende do modelo). Vou anexar uma foto da etiqueta do roteador aqui da empresa para você entender e procurar por algo semelhante no seu.
Como a sua região é VIVO 2, o SLID é 1234567890.

LC4kwgW.jpeg

No meu equipamento, o GPON SN fica nessa parte da etiqueta circulada de vermelho.

Muitíssimo obrigada!
Deu O5, então acho que foi.
Eu fiz com um Huawei EG8010H que tava parado aqui
Porém, ele não tem VLAN e ficou por isso mesmo.
Fiz só pra testar, rs.

Eu quero validar com o GBIC que estão usando o ODI DFP-34X-2C2 + RB760iGS
Assim que der vou comprar, fazer e validar :D

Muitíssimo obrigada!
Deu O5, então acho que foi.
Eu fiz com um Huawei EG8010H que tava parado aqui
Porém, ele não tem VLAN e ficou por isso mesmo.
Fiz só pra testar, rs.

Eu quero validar com o GBIC que estão usando o ODI DFP-34X-2C2 + RB760iGS
Assim que der vou comprar, fazer e validar :D
Meu cenário é exatamente esse. VIVO 2 -> ODI DFP-34X-2C2 -> RB760iGS -> PPPoE configurado na SFP.

Eu tenho uma EG8010H e eu acho que tem vlan sim... Tem muito tempo que não mexo nela, então não me lembro direito da interface.
Tenha certeza que você está entrando com o usuário master do equipamento e não com um usuário limitado.
Se me lembro bem, o usuário master desse equipamento é: admintelecom e a senha é: telecomadmin

Mas, caso realmente não tenha, você pode criar uma vlan com ID 600 na RB760iGS e configurar o PPPoE Client da vivo em cima da vlan pra testar...

Algum progresso, fiz algumas alterações na configuração do ODI DFP-34X-2C3, li algumas mensagens acima e vi que ele é a versão APC do ODI DFP-34X-2C2.

Flashei a Firmware do TripleOxygen e coloquei as configurações da segunda forma:
ttStnMY.png

B8diUuL.png

Coloco a fibra, e nos status PON:

PbxzfRX.png

Edit:

Consegui! Eu precisar alterar algumas informações através do SSH no SFP.

Fiz o reset de fábrica e reapliquei as informações acima, executei so comandos fornecidos pelo @tito89 no post de sucesso dele:

flash set OMCC_VER 136
flash set GPON_SN HWTCxxxxx
flash set OMCI_TM_OPT 2

Após isso, coloquei o SFP no Mikrotik RouterBoard Hex S(RB760iGS) e recebi um IP.

Agora tô na luta pra funcionar o IPv6!

Última edição:
Bem turma, hoje venho compartilhar mais um caso de sucesso, caso EXÓTICO, porém tudo deu certo graças a ajuda do Triple Oxygen ( https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/odi/dfp-34x-2c2 )

Minha saga de dor de cabeça com a Oi/V.Tal em me livrar do HGU Huawei deles começou quando descobri que minha cidade inteira usa apenas OLT Huawei e HGU Huawei, pra funcionar equipamentos de terceiros nessas OLT é necessária a inserção de MIBs(bibliotecas) especificas para OLT Huawei, o Triple Oxygen já havia fornecido um firmware especifico para este caso porém apenas para VSOL V2802H, versão 1.9.4:

O resumo foi:
Assinei a Oi, me entregaram o HGU Huawei HG8245Q2, eu comprei o ODI, não consegui fazer funcionar de jeito nenhum, li basicamente todos os tópicos aqui do forum e fiquei pensando que poderia ser a VLAN errada, mas não era nada disso.

O amigo @Psygod gastou quase 2 dias tentando fazer funcionar, porém sem sucesso também.

em regiões iguais a minha e do @FelipeSS aqui do forum aonde usam apenas OLT Huawei, É IMPOSSÍVEL conseguir sincronismo correto sem ser FAKE O5 se não tiver um equipamento que tenha as MIBs Huawei.

Sendo assim eu comprei uma VSOL V2802H e subi a firmware do Triple Oxygen, configurei um parâmetro no web gui para Região Com OLT Huawei e deu TUDO CERTO.

Até que resolvi entrar em contato com o Triple Oxygen via e-mail, expliquei toda essa situação e após algumas trocas de e-mail, eu encaminhei pra ele um link com o firmware MAIS NOVO do ODI que é bem diferente do que vcs estão acostumados, logo vou mandar uns prints abaixo, esse firmware foi retirado do canal do Discord do chipset realtek usado no ODI.

Pois bem, o Triple Oxygen inseriu as MIBs nesse firmware do ODI e DEU TUDO CERTO.

Só existe UM DETALHE EM ESPECIAL A SER OBSERVADO:
no VSOL vc precisa configurar esses parâmetros igual o @FelipeSS fez:

flash set GPON_SN HWTCxxxxxxxx - seu GPON SN do seu modem.
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 1
cfgmib set OMCC_VER 0x86
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save
restart

MAS o ODI não aceita setar o OMCC_VER 0x86 e o comando pra setar é "flash set".
Porém pra subir esse "0x86" no ODI vcs precisam colocar:
flash set OMCC_VER 136
e o restante dos comandos:
flash set GPON_SN HWTCxxxxxxxx - seu GPON SN do seu modem.
flash set OMCI_TM_OPT 2
reboot
9.jpg

TUDO ISSO VIA TELNET no ODI.

Fiz isso, configurei a VLAN em 210 no meu caso e ai SUBIU TUDO NORMALMENTE, PEGUEI IP EXTERNO DIRETO.

A VELOCIDADE AUMENTOU!
O MENOR PING PRA SÃO PAULO QUE ANTES ERA 41MS CAIU PRA 37MS-38MS.
8.jpg

Vou postar abaixo pra vcs alguns prints da tela do firmware do ODI e outras coisas:

Primeiro a nova velocidade:

1.jpg

Nova tela inicial do firmware mais recente:

2.jpg

Mais uma tela do novo firmware, neste firmware mesmo não estando ainda com as configurações corretas, ele já mostrava que a fabricante da OLT era Huawei:

3.jpg

Aba de configurações PON:

4.jpg

Essa é a nova guia de VLANs, note que após eu ter feito toda a configuração corretamente, ela já fica exibindo todas as VLANs disponíveis na OLT:

5.jpg

Essa guia de Backup/Restore nesse firmware é BEM interessante, vc consegue subir parâmetros de algumas HGU que os gringos subiram na memória do firmware junto ao ODI, quando eu vi isso eu cliquei na HG8145V5-20 pois aqui na minha cidade minha prima e uma amiga que tem Oi Fibra receberam exatamente este modelo de HGU da Oi, eu estava na esperança de subir MIBs Huawei, porém sem sucesso, foi necessário a inserção manual pelo Triple Oxygen:

6.jpg

Por fim a ultima aba mostrando atividades dos pacotes PON:

7.jpg

Em resumo:
O TRIPLE OXYGEN É F0D@ !!!!!!
E todos vcs também!

Se vcs virem QUALQUER pessoa com V.Tal(não precisa ser só a Oi) em região HUAWEI tendo problemas, já sabem:
Ou compra VSOL 2802RH e usa o firmware 1.9.4 do Triple ou o ODI DFP-34X-2C2 com esse firmware do Triple.

Vou deixar o link deste firmware que ele me mandou modificado:

1.9.1-240202​

• Baseada no release oficial V1.1.6-240202
  • Habilita MIBs/MEs proprietários para OLTs Huawei. Útil para regiões com OLTs Huawei que exigem estas extensões. Certifique-se de emular um aparelho Huawei neste caso. Não impacta caso a OLT que atenda seu link não seja desta marca.
V1.9.1-240202.tar ( SHA256: 46dd1114aea7d3861e98aaa628fe077564be1edda2894d8e79cd4afd3062879e )

Lembrando: da mesma maneira com o VSOL isso não deve influenciar quem usa outra operadora, não vimos nenhum outro caso aqui aonde a OLT de outra marca precisava de biblioteca especifica pra funcionar, isso só aconteceu com Huawei até agora, sempre vale o teste, vcs podem retornar/mudar o firmware também.

Um abraço a todos.

---------------------------------------

EDIT:
LINK COM TODAS AS IMAGENS E PRINTS(se alguém souber aonde posso hospedar para poder anexar aqui sem problemas, favor indicar):
No meu One Drive - ODI+TripleOxygen

OBS: O TripleOxygen adicionou o firmware modificado no site dele na página do ODI:

1.9.1-240202​

• Baseada no release oficial V1.1.6-240202
  • Habilita MIBs/MEs proprietários para OLTs Huawei. Útil para regiões com OLTs Huawei que exigem estas extensões. Certifique-se de emular um aparelho Huawei neste caso. Não impacta caso a OLT que atenda seu link não seja desta marca.
V1.9.1-240202.tar ( SHA256: 46dd1114aea7d3861e98aaa628fe077564be1edda2894d8e79cd4afd3062879e )
Cara, chegou hoje o meu sfp desse modelo, tive q fazer realmente os comandos

flash set OMCC_VER 136 (estava com valor 128)
flash set OMCI_OLT_MODE 1 (estava com valor 2)

Obrigado!!

Algum progresso, fiz algumas alterações na configuração do ODI DFP-34X-2C3, li algumas mensagens acima e vi que ele é a versão APC do ODI DFP-34X-2C2.

Flashei a Firmware do TripleOxygen e coloquei as configurações da segunda forma:
ttStnMY.png

B8diUuL.png

Coloco a fibra, e nos status PON:

PbxzfRX.png

Edit:

Consegui! Eu precisar alterar algumas informações através do SSH no SFP.

Fiz o reset de fábrica e reapliquei as informações acima, executei so comandos fornecidos pelo @tito89 no post de sucesso dele:

flash set OMCC_VER 136
flash set GPON_SN HWTCxxxxx
flash set OMCI_TM_OPT 2

Após isso, coloquei o SFP no Mikrotik RouterBoard Hex S(RB760iGS) e recebi um IP.

Agora tô na luta pra funcionar o IPv6!
Boa noite,

Queria tirar uma duvida, configurei uma ODI DFP-34X-2C2 com um conversor de mídia, instalei a firmware do TripleOxygen e fiz a configuração padrão para substituir um Nokia G-1425G-B da FlixFibra;
Minha duvida é: Tendo feito a conexão corretamente; ONU State 05 / Registered / ONU ID 79 / Olt VendorId ALCL
Porém o modem não entrega um IP externo.

Tem como configurar a conexão neste firmware sem usar outro aparelho?

como assim, n entendi seu caso. as versoes 1.9.V e W nao funcionam? ai com o filtro 0x10 vc consegue pegar ip alterando o mac based tag decision?
Funcionam ambas as versões de fw citadas, mesmo se tiver filtro padrão, 0x10. Só que não pega o ip quando liga ou reinicia a onu [fica zerado]. Pra que isto aconteça, eu preciso ir nas configurações de lan e desabilitar a opção "Mac Based Tag Decision" e imediatamente ele pega o ip e passo a ter internet. Depois eu posso habilitar novamente. Uma coisa que teoricamente não tem nada a ver com nada, mas aqui só funciona assim. Entretanto, preciso fazer este processo toda vez que reinicio a vsol. Instalei outras versões e algumas delas inclusive não pegam ip de jeito nenhum, mesmo se eu alterar a opção que citei. Ai deixei na 1.9w que foi a mais estável para o meu caso. Mudei o filtro pra o 0x15 na esperança de solucionar este bug, mas não surtiu efeito algum.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar