[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

O G7 é bridge, ele não faz o PPPOE. O PPPOE deve ser feito através de um roteador após o G7
Eu estava entendendo desse jeito (BRIDGE). Vou testar. Agora estou procurando um adaptador para o vOIP (fixo) da Claro.
Achei esse =>

Adaptador Voip Gateway Internet Phone De 2 Portas Sip Rj45 C​

D_NQ_NP_2X_649032-CBT70499443621_072023-F.webp


https://produto.mercadolivre.com.br...0ZjczYzMtZjg2MS00ZjRlLTljOGMtYzE4MmQ0NDUwMDJk
 
Última edição:
Eu estava entendendo desse jeito (BRIDGE). Vou testar. Agora estou procurando um adaptador para o vOIP (fixo) da Claro.
Achei esse =>

Adaptador Voip Gateway Internet Phone De 2 Portas Sip Rj45 C​

D_NQ_NP_2X_649032-CBT70499443621_072023-F.webp


https://produto.mercadolivre.com.br...0ZjczYzMtZjg2MS00ZjRlLTljOGMtYzE4MmQ0NDUwMDJk
Aí não sei se rola pq cada serviço é uma VLAN diferente, acredito que essa ONU só aceita uma vlan. É bom verificar com outras pessoas aqui do fórum. Como não uso fone, nem posso te ajudar nessa questão.
 
Aí não sei se rola pq cada serviço é uma VLAN diferente, acredito que essa ONU só aceita uma vlan. É bom verificar com outras pessoas aqui do fórum. Como não uso fone, nem posso te ajudar nessa questão.
A vlan (Ethernet) eu usaria para levar o sinal para o meu router e do router eu enviaria o sinal para esse adaptador e ligaria o telefone... + ou - isso.
 
Olá pessoal,

Gostaria de compartilhar que consegui me livrar da HGU Vivo (Mitrastar GPT-2741GNAC-N1) na região de Campinas (Vivo 1).

Faço parte do grupo da Vivo que não consegue discar PPPOE apenas com GPON SN e GPON password (SLID).

Aqui consegui conexão com o Intelbras ONU R1 em modo bridge (não tentei em router) e com os seguintes comandos em telnet:

# flash set PON_VENDOR_ID MSTC
# flash set GPON_PLOAM_PASSWD XXXXXXXXXX --> SLID em ASCII com 10 digitos na forma como consta na HGU Vivo
# flash set GPON_SN MSTCXXXXXXXX --> GPON Serial Number no format 4 ASCII + 8 Hex - mesma forma como consta na HGU Vivo
# flash set OMCI_OLT_MODE 3
# flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
# flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
# flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
# flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02
# flash set HW_SERIAL_NO XXXXXXXXXXXX --> MAC address da HGU em letras MAIUSCULAS
# flash set ELAN_MAC_ADDR xxxxxxxxxxxx --> MAC address da HGU em letras minusculas
# flash set OMCC_VER 128
# flash set OMCI_FAKE_OK 1
# flash set HW_CWMP_MANUFACTURER MSTC --> Não tenho certeza se realmente é necessário...
# reboot

Detalhe importante: Na ONU Intelbras especifiquei VLAN 10/0 para internet, mas mesmo assim no PPPOE do roteador também tive que especificar a mesma VLAN para conseguir conexao...

Usei o último firmware disponível no site da Intel para realizar o procedimento.

Tomei como referência os posts do pessoal que conseguiu conexão com ODI e agradeço a todos!!
 
Salve rapazeada, sou leigo e estou tentando substituir o meu modem da Oi/Vtal nokia g140-w-h comprei o Famoso V-SOL V2802RH demorou mais de 1 mes pra chegar comprando naquela biostech...

enfim, liguei ele aqui conectei o cabo de rede mas nao consigo acessar o 192.168.1.1 ele simplesmente nao abre, tentei pesquisar aqui no forum por palavras chaves pra ver se alguem teve o mesmo problema e não achei, talvez eu que seja burro mesmo de nao procurar direito mas enfim, alguem consegue ajudar ?
 
Salve rapazeada, sou leigo e estou tentando substituir o meu modem da Oi/Vtal nokia g140-w-h comprei o Famoso V-SOL V2802RH demorou mais de 1 mes pra chegar comprando naquela biostech...

enfim, liguei ele aqui conectei o cabo de rede mas nao consigo acessar o 192.168.1.1 ele simplesmente nao abre, tentei pesquisar aqui no forum por palavras chaves pra ver se alguem teve o mesmo problema e não achei, talvez eu que seja burro mesmo de nao procurar direito mas enfim, alguem consegue ajudar ?
atualizando, consegui a conexao fiz todo o tutorial da tripleoxygen e nao consegui conexão com a internet.

usei o firmware 1.9.4 depois vi que a glr aqui usou o 1.9.v entao coloquei ele e mesmo assim nada.

se alguem puder ajudar por favor.
 
Pessoal,

Meu cenário é este: um Ubiquiti UDM-Pro com um modem da Vivo (Askey RTF8115VW) conectado na porta 9, e um modem da Claro (ZTE F6600P) conectado na porta 8, configurado para reserva em caso de falha. Os equipamentos estão em Salvador/BA.

Meu objetivo é colocar uma das duas fibras conectada direto no ODI DFP-34X-2C2, conectado na porta 10 SFP.

Já li e reli este tópico, pesquisei em várias fontes e ainda não consegui fazer o link subir de jeito algum. O melhor que consegui, com a fibra da vivo, foi fazer o ONU state do ODI alternar entre 3 e 5, mas sem subir o link.

Alguém já conseguiu eliminar o modem da Vivo ou Claro em Salvador? Parece que existe algo de diferente por aqui, pois nenhuma instrução ou informação que eu encontrei foi suficiente para alcançar esse objetivo.
 
atualizando minha situação,

tenho Oi(V.tal) e estou tentando substituir um nokia G-140W-H pelo VSOL V2802RH
eu fiz todo o tutorial da tripleoxygen

uma duvida que tive na parte que diz :
eu devo copiar essas informações mesmo ou devo colocar informações referentes ao meu nokia? pq pelo q parece essas informações sao para outro aparelho
e se eu tiver que colocar as outras informações do meu aparelho onde eu consigo elas ??? vi um cara dizendo aqui no topico que copiou as informações do g-140w dele via SSH so que sou leigo e nao sei nem oque é SSH nem como faz pra pegar isso dai.
primeiro achei que tinha feito besteira pois fiz todo o tutorial com a fibra ligada no VSOL, e a partir dai dei factory reset e refiz todos os passos, baixei o firmware v1.9.V mas nao consegui até agora ;-;

algum anjo pelo amor de deus me ajude.

segue os prints de como ficou aparecendo no meu roteador da xiaomi>>
r8AvsP6.png

obs: o dns eu que coloquei porque no dns automatico deu 192.168.1.1 e nao funcionava ai troquei pra esse dai mas mesmo assim deu erro de gateway inacessível :/
FWhmfdZ.png
 
Última edição:
Olá pessoal,

Gostaria de compartilhar que consegui me livrar da HGU Vivo (Mitrastar GPT-2741GNAC-N1) na região de Campinas (Vivo 1).

Faço parte do grupo da Vivo que não consegue discar PPPOE apenas com GPON SN e GPON password (SLID).

Aqui consegui conexão com o Intelbras ONU R1 em modo bridge (não tentei em router) e com os seguintes comandos em telnet:

# flash set PON_VENDOR_ID MSTC
# flash set GPON_PLOAM_PASSWD XXXXXXXXXX --> SLID em ASCII com 10 digitos na forma como consta na HGU Vivo
# flash set GPON_SN MSTCXXXXXXXX --> GPON Serial Number no format 4 ASCII + 8 Hex - mesma forma como consta na HGU Vivo
# flash set OMCI_OLT_MODE 3
# flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
# flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
# flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
# flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02
# flash set HW_SERIAL_NO XXXXXXXXXXXX --> MAC address da HGU em letras MAIUSCULAS
# flash set ELAN_MAC_ADDR xxxxxxxxxxxx --> MAC address da HGU em letras minusculas
# flash set OMCC_VER 128
# flash set OMCI_FAKE_OK 1
# flash set HW_CWMP_MANUFACTURER MSTC --> Não tenho certeza se realmente é necessário...
# reboot

Detalhe importante: Na ONU Intelbras especifiquei VLAN 10/0 para internet, mas mesmo assim no PPPOE do roteador também tive que especificar a mesma VLAN para conseguir conexao...

Usei o último firmware disponível no site da Intel para realizar o procedimento.

Tomei como referência os posts do pessoal que conseguiu conexão com ODI e agradeço a todos!!
Como vocé conseguiu o valor correto do SLID? No meu modem vivo aparece só 99999999.
 
atualizando minha situação,

tenho Oi(V.tal) e estou tentando substituir um nokia G-140W-H pelo VSOL V2802RH
eu fiz todo o tutorial da tripleoxygen

uma duvida que tive na parte que diz :
eu devo copiar essas informações mesmo ou devo colocar informações referentes ao meu nokia? pq pelo q parece essas informações sao para outro aparelho
e se eu tiver que colocar as outras informações do meu aparelho onde eu consigo elas ??? vi um cara dizendo aqui no topico que copiou as informações do g-140w dele via SSH so que sou leigo e nao sei nem oque é SSH nem como faz pra pegar isso dai.
primeiro achei que tinha feito besteira pois fiz todo o tutorial com a fibra ligada no VSOL, e a partir dai dei factory reset e refiz todos os passos, baixei o firmware v1.9.V mas nao consegui até agora ;-;

algum anjo pelo amor de deus me ajude.

segue os prints de como ficou aparecendo no meu roteador da xiaomi>>
r8AvsP6.png

obs: o dns eu que coloquei porque no dns automatico deu 192.168.1.1 e nao funcionava ai troquei pra esse dai mas mesmo assim deu erro de gateway inacessível :/
FWhmfdZ.png
Para alguns, copiar os dados do tutorial funcionou, mas pra mim não. tive que substituir com os dados da minha ont nokia. E estou usando a 1.9w pq nas outras não pega ip, apesar de obter o status O5. Um detalhe é que não consegui usar ipv6 na minha operadora que usa vtal, da forma correta, já que conecta, mas não pega toda velocidade e limita o upload em 35 mega, mesmo dando o comando para habilitar a porta 2.5g. Veja se resolve seu problema fazendo isso.
 
Última edição:
Isso ai eu sei. Mas aqui uso o switch 2.5 e o ax3600. Se fizer como vc indica, eu não poderei utilizar a rede 2.5 nessa velocidade e ficarei limitado ao gigabit. por isso isso deixei a vsol em ipoe e o roteador como ap. Desta maneira, eu aproveito a porta 2.5g da vsol ligada ao switch 2.5 de 8 portas e a outra porta gigabit eu ligo no ax3600. A opção que vc fala, pra mim, só seria viável se eu tivesse o modelo com 4 portas 2.5g [se não me engano é o ax7000], porém, fica inviável. Em todo caso, eu comprei um sfp da anddear pra ver se resolve os pequenos bugs que estou tendo com a vsol.
Boa noite amigo, usando a vsol como router e utilizando somente o ipv4, ela segura de boa toda a banda de 1 Gb?
 
Post de sucesso
Substituindo um nokia G-140W-H pelo VSOL V2802RH usando Oi(V.tal) no Rio de janeiro

Segui todos os passos do site

Também coloquei o custom firmware deles 1.9.V

Porém no inicio me dava uns ips aleatorios e não conectava de jeito nenhum mas lendo dnv vi uma nota sobre usar o comando "omcicli mib get 84" no telnet e la eu peguei um id diferente do que o tutorial da TripleOxygen que no meu caso foi 1135 ao invés de 210 que era do tutorial

Essa foi minha ultima tentativa antes de ir dormir e o ip finalmente deu alguma coisa diferente no meu roteador, porem ainda era um ip esquisito formado de 2 digitos, algo assim 10.12.31.23 e continuava sem dar internet

Acordei de manhã com um agendamento tecnico da Oi no meu whatsapp (achei normal, durante o processo recebi ligação automatica da Oi dizendo que minha internet não estava boa pipipipopopo)

e quando fui verificar agora pouco depois de ir dormir frustrado simplesmente recebi um IP e a internet navegou normal

segue um teste de velocidade na porta 2.5g

Resumo pra quem tem preguiça de ler:
Tutorial da triple Oxygen
omcicli mib get 84 no telnet pra pegar o vlanid correto
aguardar a boa vontade de receber um ip e tudo funcionar

Meu setup custo beneficio atual ficou:

TP-link xz000-g7 Vivo Fibra 500mb em modo PPPoE discando no roteador
VSOL V2802RH Oi Fibra(V.tal) 700mb em modo DHCP no roteador
Roteador Xiaomi AT3000T - fazendo failover entre as duas conexões
Switch de 5 Portas Gigabit SG105 Tenda

Vou testar o modo Load Balance depois, porque antes estava ficando com uns problemas de rota em alguns sites mas ainda não testei hoje que uso as duas ONU`s ao invés das ONT`s das operadoras

Por hora ta assim jogado mas dps vou arrumar um cantinho pra colocar eles escondidos
AhZS8td.jpeg
 
Boa noite amigo, usando a vsol como router e utilizando somente o ipv4, ela segura de boa toda a banda de 1 Gb?
Aqui tá segurando até agora. funciona perfeitamente. Mas se habilitar o ipv6, limita bastante o link de 1 giga. Pode ser algo regional, vou verificar depois com calma.
 
Post de sucesso
Substituindo um nokia G-140W-H pelo VSOL V2802RH usando Oi(V.tal) no Rio de janeiro

Segui todos os passos do site

Também coloquei o custom firmware deles 1.9.V

Porém no inicio me dava uns ips aleatorios e não conectava de jeito nenhum mas lendo dnv vi uma nota sobre usar o comando "omcicli mib get 84" no telnet e la eu peguei um id diferente do que o tutorial da TripleOxygen que no meu caso foi 1135 ao invés de 210 que era do tutorial

Essa foi minha ultima tentativa antes de ir dormir e o ip finalmente deu alguma coisa diferente no meu roteador, porem ainda era um ip esquisito formado de 2 digitos, algo assim 10.12.31.23 e continuava sem dar internet

Acordei de manhã com um agendamento tecnico da Oi no meu whatsapp (achei normal, durante o processo recebi ligação automatica da Oi dizendo que minha internet não estava boa pipipipopopo)

e quando fui verificar agora pouco depois de ir dormir frustrado simplesmente recebi um IP e a internet navegou normal

segue um teste de velocidade na porta 2.5g

Resumo pra quem tem preguiça de ler:
Tutorial da triple Oxygen
omcicli mib get 84 no telnet pra pegar o vlanid correto
aguardar a boa vontade de receber um ip e tudo funcionar

Meu setup custo beneficio atual ficou:

TP-link xz000-g7 Vivo Fibra 500mb em modo PPPoE discando no roteador
VSOL V2802RH Oi Fibra(V.tal) 700mb em modo DHCP no roteador
Roteador Xiaomi AT3000T - fazendo failover entre as duas conexões
Switch de 5 Portas Gigabit SG105 Tenda

Vou testar o modo Load Balance depois, porque antes estava ficando com uns problemas de rota em alguns sites mas ainda não testei hoje que uso as duas ONU`s ao invés das ONT`s das operadoras

Por hora ta assim jogado mas dps vou arrumar um cantinho pra colocar eles escondidos
AhZS8td.jpeg
Se importa de dizer qual seu canal do YouTube?
Esse TP-Link aí tá em qual operadora?
 
Post de sucesso
Substituindo um nokia G-140W-H pelo VSOL V2802RH usando Oi(V.tal) no Rio de janeiro

Segui todos os passos do site

Também coloquei o custom firmware deles 1.9.V

Porém no inicio me dava uns ips aleatorios e não conectava de jeito nenhum mas lendo dnv vi uma nota sobre usar o comando "omcicli mib get 84" no telnet e la eu peguei um id diferente do que o tutorial da TripleOxygen que no meu caso foi 1135 ao invés de 210 que era do tutorial

Essa foi minha ultima tentativa antes de ir dormir e o ip finalmente deu alguma coisa diferente no meu roteador, porem ainda era um ip esquisito formado de 2 digitos, algo assim 10.12.31.23 e continuava sem dar internet

Acordei de manhã com um agendamento tecnico da Oi no meu whatsapp (achei normal, durante o processo recebi ligação automatica da Oi dizendo que minha internet não estava boa pipipipopopo)

e quando fui verificar agora pouco depois de ir dormir frustrado simplesmente recebi um IP e a internet navegou normal

segue um teste de velocidade na porta 2.5g

Resumo pra quem tem preguiça de ler:
Tutorial da triple Oxygen
omcicli mib get 84 no telnet pra pegar o vlanid correto
aguardar a boa vontade de receber um ip e tudo funcionar

Meu setup custo beneficio atual ficou:

TP-link xz000-g7 Vivo Fibra 500mb em modo PPPoE discando no roteador
VSOL V2802RH Oi Fibra(V.tal) 700mb em modo DHCP no roteador
Roteador Xiaomi AT3000T - fazendo failover entre as duas conexões
Switch de 5 Portas Gigabit SG105 Tenda

Vou testar o modo Load Balance depois, porque antes estava ficando com uns problemas de rota em alguns sites mas ainda não testei hoje que uso as duas ONU`s ao invés das ONT`s das operadoras

Por hora ta assim jogado mas dps vou arrumar um cantinho pra colocar eles escondidos
AhZS8td.jpeg
esse ip 10.XX.XX.XXX é o ip do telefone. na Oi isso acontece mesmo ai vc precisa reiniciar o seu router que ele vai pegar um IP de internet normal. no openwrt eu tenho um comando no startup que reinicia automaticamente a wan e ai volta ip de internet, no xiaomi vc pode tentar excluir essa faixa de IP fazendo com q o router pegue apenas o ip da internet.
 
esse ip 10.XX.XX.XXX é o ip do telefone. na Oi isso acontece mesmo ai vc precisa reiniciar o seu router que ele vai pegar um IP de internet normal. no openwrt eu tenho um comando no startup que reinicia automaticamente a wan e ai volta ip de internet, no xiaomi vc pode tentar excluir essa faixa de IP fazendo com q o router pegue apenas o ip da internet.
sabe se tem algum jeito de funcionar ipv6 usando essa vsol na oi ?
 
sabe se tem algum jeito de funcionar ipv6 usando essa vsol na oi ?
aqui funciona normal n precisei fzr nada de diferente. se n ta funcionando é problema no seu roteador. inclusive, antes de eu descobrir que precisava alterar o filtro fwdop p/ pegar ip de internet, o ipv6 ja funcionava normal
 
aqui funciona normal n precisei fzr nada de diferente. se n ta funcionando é problema no seu roteador. inclusive, antes de eu descobrir que precisava alterar o filtro fwdop p/ pegar ip de internet, o ipv6 ja funcionava normal
Tem que configurar no roteador em SLAAC/DHCPv6 na WAN, e na LAN em DHCPv6 para funcionar

então aqui aparece 1 ipv6 mas nao era pra aparecer os 2 um de cada conexao (vivo//Oi) ?

E39QthX.png


Só que eu acredito que esse ipv6 que aparece é só o da Vivo que ja tava ai antes, deixei o modo de IPV6 no automatico e nas opções manuais parece q só configura um ipv6, agora n sei o da oi ta funcionando ou não, se é o meu roteador que só ta pegando o da vivo ;-; ou se não tem como ter 2 ipv6 e eu to sendo leigo demais ;)


e afinal pra que cacetes o ipv6 faz diferença? se n fizer diferença tanto faz também ;-;
 
Esse deve ser bom.
meu canal do youtube é desativado a anos xD
sobre o TP-link ele ta na vivo fibra
Como eu sou fã da TP-Link, eu gostaria de experimentar esse TP-link xz000-g7 na BL da Claro.
esse ip 10.XX.XX.XXX é o ip do telefone. na Oi isso acontece mesmo ai vc precisa reiniciar o seu router que ele vai pegar um IP de internet normal. no openwrt eu tenho um comando no startup que reinicia automaticamente a wan e ai volta ip de internet, no xiaomi vc pode tentar excluir essa faixa de IP fazendo com q o router pegue apenas o ip da internet.
Quem sabe eu consiga configurar no Adaptador Voip Gateway Internet Phone De 2 Portas Sip Rj45 C a minha linha fixa.
 
aqui funciona normal n precisei fzr nada de diferente. se n ta funcionando é problema no seu roteador. inclusive, antes de eu descobrir que precisava alterar o filtro fwdop p/ pegar ip de internet, o ipv6 ja funcionava normal
Onde altera esse filtro fwdop na vsol?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo