[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Meus queridos, minha vsol chegou, já atualizei para versão mais recente do tripleoxygen, baseada na 1.1.8 [1.A.1 beta] e fiz a configuração na vtal nokia, mas utilizando os dados da minha ont. Porém, e sempre tem um, não vai dar pra trocar o drop interno UPC pelo APC de outra ont pq não é destacável como eu imaginava. Precisaria desoldar e resoldar. Dá pra fazer, claro, mas eu acho um trampo desnecessário, correndo risco de danificar alguma coisa. Terei que providenciar o cordão óptico de todo jeito. Assim que tiver em mãos digo o resultado. Recebi o modelo preto e achei ela menor do que eu esperava.

Meus queridos, minha vsol chegou, já atualizei para versão mais recente do tripleoxygen, baseada na 1.1.8 [1.A.1 beta] e fiz a configuração na vtal nokia, mas utilizando os dados da minha ont. Porém, e sempre tem um, não vai dar pra trocar o drop interno UPC pelo APC de outra ont pq não é destacável como eu imaginava. Precisaria desoldar e resoldar. Dá pra fazer, claro, mas eu acho um trampo desnecessário, correndo risco de danificar alguma coisa. Terei que providenciar o cordão óptico de todo jeito. Assim que tiver em mãos digo o resultado. Recebi o modelo preto e achei ela menor do que eu esperava.
Comprou onde a vsol??
Eu já pedi logo o adaptador no aliexpress. Acredito que o adaptador chegue primeiro que a onu comprada na biostech.

Tenta colocar o cabo temporário sim mesmo... Apc no upc, vai ter perda mas talvez funcione capenga enquanto chega teu adaptador ou cordao.

Última edição:
Caras, não faço ideia kkkk só tem o firmware disponibilizado pelo dev da vsol.
Talvez o triple saiba, aliás ele colocou algumas informacoes lá no post.
Eu atualizei aqui de manhã cedo e a 1.1.8 não estava passando IP pro meu roteador, tive que voltar pra 1.1.7 pra poder funcionar ...

vc vai p´recisar de um kir desse, o meu chegou hoje.

1.jpg

vc vai p´recisar de um kir desse, o meu chegou hoje.

1.jpg
Eu to ligado. O acomplador eu tenho de tuia aqui. Preciso somente do cordão. Mas enquanto não chega, já fiz os testes com o drop apc mesmo. Até o momento, está funcionando e tive uma perda em torno dos -3dbm em relação a ont nokia [era -18dbm e foi pra -21], mas bem dentro da margem de segurança. Usei os dados da ont original [rede vtal, operadora flix] e não precisei copiar os que estão no tutorial do tripleoxygen. Também não foi necessário executar o comando para habilitar toda banda da porta 2.5 e estou usando a versão mais atual, que saiu agora em junho, baseada na oficial 1.1.8 e ainda com o nome "beta". A única coisa que tive que alterar foi a vlan através do comando omcicli. Estou usando placa de rede 2.5 via usb A e um switch 2.5 de 8 portas + 1sfp+ 10g [está desconectada], tudo ligado nele [porta 2.5 da onu, roteador AX3600 xiaomi em modo AP e a onu em modo roteador. Tentei configurar em bridge, mas não quis alterar o roteador pq ele não tem suporte a iPoE, somente PPPOE. Não sei se fiz algo errado, mas só pegou o ip da rede vtal e não o interno como deveria. E neste caso, somente alguns dispositivos ficaram funcionando e outros offline]. Seguem alguns prints em spoiler dos testes iniciais. Não confio no teste do site fast pq aqui sempre deu resultados distintos, mas tb está ai.

E antes que questionem, evidente que irei trocar o drop para o adequado. Apenas quis fazer os testes iniciais pra ver se a onu veio perfeita.

b8vaS0d.png

qdrdj65.png

onIQBwa.png

Última edição:
Eu to ligado. O acomplador eu tenho de tuia aqui. Preciso somente do cordão. Mas enquanto não chega, já fiz os testes com o drop apc mesmo. Até o momento, está funcionando e tive uma perda em torno dos -3dbm em relação a ont nokia [era -18dbm e foi pra -21], mas bem dentro da margem de segurança. Usei os dados da ont original [rede vtal, operadora flix] e não precisei copiar os que estão no tutorial do tripleoxygen. Também não foi necessário executar o comando para habilitar toda banda da porta 2.5 e estou usando a versão mais atual, que saiu agora em junho, baseada na oficial 1.1.8 e ainda com o nome "beta". A única coisa que tive que alterar foi a vlan através do comando omcicli. Estou usando placa de rede 2.5 via usb A e um switch 2.5 de 8 portas + 1sfp+ 10g [está desconectada], tudo ligado nele [porta 2.5 da onu, roteador AX3600 xiaomi em modo AP e a onu em modo roteador. Tentei configurar em bridge, mas não quis alterar o roteador pq ele não tem suporte a iPoE, somente PPPOE. Não sei se fiz algo errado, mas só pegou o ip da rede vtal e não o interno como deveria. E neste caso, somente alguns dispositivos ficaram funcionando e outros offline]. Seguem alguns prints em spoiler dos testes iniciais. Não confio no teste do site fast pq aqui sempre deu resultados distintos, mas tb está ai.

E antes que questionem, evidente que irei trocar o drop para o adequado. Apenas quis fazer os testes iniciais pra ver se a onu veio perfeita.

b8vaS0d.png

qdrdj65.png

onIQBwa.png
Isso quer dizer que agora está funcionando normal a porta 2.5 sem aquele comando que usávamos anteriormente?

Isso quer dizer que agora está funcionando normal a porta 2.5 sem aquele comando que usávamos anteriormente?
Ao que parece, este problema já foi solucionado nas versões anteriores. Agora, um fato curioso é que eu consegui botar em bridge, mas não pega o ip da rede interna, só o da wan da operadora. Com isso não tenho acesso a onu vsol. E se eu botar em roteador agora, não pega mais ip. Alguém já pegou essa bronca? O modo iPoE não é o padrão da rede vtal e deveria pegar o ip? Eu quero deixar ele no modo padrão como se fosse a ont da operadora.

Última edição:
Galera, consegui reativar a vsol que estava instável, hora pegava o ip e hora não. Porém, só pega se eu deixar desabilitado na lan a opção "Mac Based Tag Decision". Tem bronca? Se eu habilitar, até funciona, mas se desligar ou reiniciar a onu, já não pega mais ip.

Ao que parece, este problema já foi solucionado nas versões anteriores. Agora, um fato curioso é que eu consegui botar em bridge, mas não pega o ip da rede interna, só o da wan da operadora. Com isso não tenho acesso a onu vsol. E se eu botar em roteador agora, não pega mais ip. Alguém já pegou essa bronca? O modo iPoE não é o padrão da rede vtal e deveria pegar o ip? Eu quero deixar ele no modo padrão como se fosse a ont da operadora.
Esse problema do upload acontece na porta 2.5Gb na medida que a latência vai aumentando. Faço um speedtest em algum servidor de Miami e veja se a velocidade de upload diminui de forma considerável.

Falaa galera, estou tentando remover meu modem da Vivo da região 1 porém sem sucesso.

Já fiz o setup da VLAN com o ID 10, GPON SN e senha utilizando o tplink xz000-G3 e o xz000-G7 porém ambos registram com O5 mas a autenticação pppoe sempre falha, alguma dica/sugestão?
Opa pessoal, estou com o mesmo problema aqui. Porém ainda só testei com o XZ000-G3, ele dá como Registred O5, mas a luz não para de piscar. Ainda não testei o XZ00-G7 pq tô com receio de comprar e não funcionar.

Alguém tá conseguindo fazer funcionar?

Valeu.

Pelo que eu soube está havendo muito desvio dessas HGU pra terceiros (eu inclusive já vi em provedores do interior, cidades que não tem disponibilidade Vivo Fibra).
O objetivo do bloqueio é dificultar a vida dessa turma.
Pior que ja vi no shodan um monte de PPP usando HGU da Vivo kkkkk

essa porcaria de vsol parou de funcionar, fica em loop reiniciando sempre, até achei que fosse a versão 1.1.8 que tinha dado pau mas fiz downgrade e continua da mesma forma, voltei para o hgu da vivo kkkk

Bom dia pessoal, ontem a minha onu VSOL chegou e consegui substituir uma onu da Fiberhome modelo AN5506-02-B e meu provedor utiliza também uma OLT Fiberhome.

Tive que só realizar a troca do SN e consegui receber a vlan de autenticação tranquilamente, porém notei que não estou conseguindo obter a minha velocidade do plano que é de 600/300, chega somente 300/300
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nos teste que realizei aqui, a onu vsol só recebe a vlan quando a onu do provedor é configurado em modo bridge, caso a onu esteja em modo router ela não recebe a vlan
Fala amigo. Bom dia.
Eu também tenho uma ONU dessas da FiberHome, a AN5506-02-B. Mas não estou conseguindo os dados de serial number.
O login admin / admin não me da as informações corretas, e não achei o login do superadmin.
Teria como ajudar????

Boa noite rapaziada. Ainda estou na batalha de me livrar do HGU da Vivo (região 1).

Decidi comprar uma ONU VSOL modelo V2801SG, porém ainda não consegui fazer funcionar.

Alguém teria alguma dica?

Esse problema do upload acontece na porta 2.5Gb na medida que a latência vai aumentando. Faço um speedtest em algum servidor de Miami e veja se a velocidade de upload diminui de forma considerável.
Agora entendi melhor. Tava vendo um dfp stick no ali, antes das cobranças do novo imposto e achei esse do link (abaixo). Será que serve? No anúncio mostra a interface ODI. Se puder me esclarecer eu agradeço pq tô afim de testar já que o ali permite usar minhas moedas na promoção dessa semana e ficou por volta de 130 (com todos os cupons aplicados).

Uma dúvida é se esses stick funcionam em iPoE ou somente em bridge.

Última edição:
Isso explica porque não fazia muita diferença aquele comando que passei aqui quando testei com link 1Gb da vtal.

Fazendo uns testes na 2802, mesmo na 1.9.4 ficou instável. Pega toda banda e do nada, depois de algumas horas, cai pela metade e o upload fica baixo, independente do servidor de testes. Resolvi botar a 1.9w, agora parece que ficou ok [ainda em testes], mas nessa não pegou ipv6 [foi a única versão testada que ocorreu isso]. Alguém teve bronca semelhante? Detalhe: não precisei rodar o comanda pra estabilizar a velocidade em toda banda na porta 2.5. Apenas atualizei e mantive as configurações.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora entendi melhor. Tava vendo um dfp stick no ali, antes das cobranças do novo imposto e achei esse do link (abaixo). Será que serve? No anúncio mostra a interface ODI. Se puder me esclarecer eu agradeço pq tô afim de testar já que o ali permite usar minhas moedas na promoção dessa semana e ficou por volta de 130 (com todos os cupons aplicados).

Uma dúvida é se esses stick funcionam em iPoE ou somente em bridge.

Alguém viu o link que eu postei e sabe dizer se esse xpon stick vai servir?

Basicamente, nosso amigo @Psygod, resetou a configuração de fabrica e configurou esse passsos:

flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003

flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02

flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0
flash set GPON_PLOAM_PASSWD 000615XXXX [ONT VIVO - SLID no VIVO1]
flash set GPON_SN MSTC03A0XXXX [ONT VIVO]

flash set PON_VENDOR_ID MSTC

@Psygod, Muito Obrigado!!!

Pessoal, boa tarde, sou novo por aqui.

Estou tentando configurar o SFP da ODI para Vivo Região 1, como acima.

Meu HGU é Mitrastar / MSTC e estou usando o ONU no eth5/SFP do Ubiquiti RouterEdge-X.

Não consigo acessar a web do ODI (consegui na primeira vez que usei, mas não sei porque não responde mais), mas o ONU responde ping e consigo telnet com Putty nele.

Rodei os comandos acima via CLI / telnet no meu ONU com os parâmetros respectivos para a minha conexão.

Usei o diag no CLI e peguei o que talvez seja o status e estou em 03. Criei um PPPoE no Ubiquiti e a resposta é timeout waiting for PADO packets.

-> Agradeço se puderem responder:

1) Existe algum comando correto / melhor para pegar o status da conexão? Não tenho acesso via web no ODI para ver o status.

2) O comando omcicli mib get 84 não retorna VLAN para mim. Recebo apenas o XXXXXXXX VlanTagFilterData xxxxx. Isso significa que não está comunicando ou que falta apenas a VLAN correta? Eu configurei VLAN 10 pela interface web, mas não tenho mais acesso.

3) Qual o comando para criar a VLAN via CLI telnet? Olhei no link do github que alguns compartilharam, mas não encontrei. É somente pela interface web?

4) Na interface do Mitrastar eu tenho outro parãmetro de SW version, algo como "tmp_hardware2.0" Os parametros de OMCI_SW_VER1 e VER2 são fixos sempre como no quote acima na ODI para MSTC?

5) Como estou na Vivo região 1 (está assim no 192.168.15.1 do MSTC) tenho de colocar o SLID como POAM PASSWD. Contudo, vi posts antigos deste tópico falando flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0 e outros GPON_PLOAM_FORMAT 1. Qual é ASCII e qual é HEX?

6) Talvez seja mais fácil resetar o ONU e reiniciar a configuração, devo ter feito algo errado em algum momento. Qual o comando telnet para reset dele? Os comandos devem ser feitos em alguma ordem ou tanto faz?

Obrigado!

Última edição:
Pessoal, boa tarde, sou novo por aqui.

Estou tentando configurar o SFP da ODI para Vivo Região 1, como acima.

Meu HGU é Mitrastar / MSTC e estou usando o ONU no eth5/SFP do Ubiquiti RouterEdge-X.

Não consigo acessar a web do ODI (consegui na primeira vez que usei, mas não sei porque não responde mais), mas o ONU responde ping e consigo telnet com Putty nele.

Rodei os comandos acima via CLI / telnet no meu ONU com os parâmetros respectivos para a minha conexão.

Usei o diag no CLI e peguei o que talvez seja o status e estou em 03. Criei um PPPoE no Ubiquiti e a resposta é timeout waiting for PADO packets.

-> Agradeço se puderem responder:

1) Existe algum comando correto / melhor para pegar o status da conexão? Não tenho acesso via web no ODI para ver o status.

2) O comando omcicli mib get 84 não retorna VLAN para mim. Recebo apenas o XXXXXXXX VlanTagFilterData xxxxx. Isso significa que não está comunicando ou que falta apenas a VLAN correta? Eu configurei VLAN 10 pela interface web, mas não tenho mais acesso.

3) Qual o comando para criar a VLAN via CLI telnet? Olhei no link do github que alguns compartilharam, mas não encontrei. É somente pela interface web?

4) Na interface do Mitrastar eu tenho outro parãmetro de SW version, algo como "tmp_hardware2.0" Os parametros de OMCI_SW_VER1 e VER2 são fixos sempre como no quote acima na ODI para MSTC?

5) Como estou na Vivo região 1 (está assim no 192.168.15.1 do MSTC) tenho de colocar o SLID como POAM PASSWD. Contudo, vi posts antigos deste tópico falando flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0 e outros GPON_PLOAM_FORMAT 1. Qual é ASCII e qual é HEX?

6) Talvez seja mais fácil resetar o ONU e reiniciar a configuração, devo ter feito algo errado em algum momento. Qual o comando telnet para reset dele? Os comandos devem ser feitos em alguma ordem ou tanto faz?

Obrigado!
Como faz para resetar esse SFP??

Pessoal, consegui subir uma ONU R1 da Intelbras na Vivo1 com os comandos do ODI, já tinha configurado antes o ODI. Unica coisa que não consegui retorno nessa ONU foi verificar as VLAN o comando não dava retorno.

Users who are viewing this thread

Voltar