[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
@FelipeSS Tem alguma chance de sair um firmware da VSOL baseado na 1.9.W que contenha o comando port set auto-nego port 0 ability 2500f asy-flow-control, o mesmo da 1.9.G?
Obrigado
O firmware é feito de acordo com a demanda dos usuários que pedem ajuda ao triple, quando ao firmware original os caras do vsol são tudo tapado, pois eu fiquei semanas em contato com o suporte técnico com os chineses, e eles não parecem estar abertos para receber feedbacks pedindo para atualizar o firmware de acordo com o que você precisa.

Na época eu passei todos os logs vindos direto da OLT para eles, com todos os passos da configuração realizados no vsol, no fim o chinês lá da área de software mandou sua mensagem final dizendo que eu deveria configurar a OLT, e que eles não teriam como resolver isso no vsol.

Mas olha só que ironia? Com o triple eu passei os mesmos dados técnicos, e o mesmo conseguiu fazer a modificação rapidinho! E olha que meu problema era uns dos únicos aqui do fórum, sendo ele, ter a especificação "OLT Huawei Only" o que impedia a autenticação correta do vlan por falta dos MEs proprietários do Huawei.

YhrFR1C.png

Galera, é normal o Rx drop em 20? Curioso tbm a lan2 ter algo na Tx pkt sendo que ela desconectada e não habilitada na bridge.

YhrFR1C.png

Galera, é normal o Rx drop em 20? Curioso tbm a lan2 ter algo na Tx pkt sendo que ela desconectada e não habilitada na bridge.
Para efeito de comparação, aqui só uso a lan2 (porta de 2.5Gb):
2024-05-30-10-44-38-Router-Mozilla-Firefox.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olá, bom dia!
Caso alguém tenha interesse os devs da vsol me enviaram a versão 1.1.8 da ont v2802rh

Efetuei o download no link https://v2.fangcloud.com/share/15dd8b8dae8451b25a126de7b4

Mas esse link é temporário.

Não lhe informaram o changelog da firmware?

O ODI Stick funciona a 2.5gb com o Mikrotik RB5009(router os 7.14). Só desativar autonegotiation e selecionar manualmente 2.5Gbps full duplex

Outra coisa que descobri pessoal, quando você conecta o módulo num roteador que possui dissipação no cage sfp , o módulo não esquenta quase nada. Antes com o Mikrotik 760igs parecia que o módulo ia pegar fogo

Para efeito de comparação, aqui só uso a lan2 (porta de 2.5Gb):
2024-05-30-10-44-38-Router-Mozilla-Firefox.png

Não lhe informaram o changelog da firmware?
Significa que algo ta errado na minha infra ?

O 1.9.g ele inicia o vsol com o parametro que ajusta o fluxo do upload. Os outros não tem esse parametro na inicialização. Então toda vez que cai a energia ou reinicia o vsol, aí tem que entrar via telnet e aplicar a configuração port set auto-nego port 0 ability 2500f asy-flow-control. Acabei de testar no 1.9.g nao pega ip pra mim aqui... somente usando o 1.9.w. Agora esperar que o pessoal do Triple Oxigem faça um novo firmware especial com base na 1.9.w e com o comando para o aumento do upload.
Estranho pq eles informam no site que as atualizações seguintes mantém as mesmas modificações das anteriores, só acrescenta. Sem falar que normalmente é assim que funciona as atualizações de modo geral.

O firmware original eu não chegue a testar... assim que recebi o vsol, eu ja atualizei para o do Tripleoxygen. Eu comprei na Biostech.... Eles pediram 10 dias uteis para o envio. Cumpriram exatamente isso, comprei dia 10/5 e recebi dia 28/05. Tem que ter um pouco de paciencia... mas veio e dentro do esperado.
Tu desse sorte. pq cmg foi completamente diferente. Pediram 8 dias úteis pra enviar [o prazo pra entrega era 16 dias úteis, ou seja, deveriam enviar na metade desse tempo]. Passaram 12 dias úteis, não enviaram e sequer deram qq satisfação. Vc tem que ficar mendigando atendimento no zap pq nem telefone fixo a loja tem. Teve gente em situação pior do que a minha aqui no tópico. Minha experiência com a biostech foi a pior de todos os tempos em uma compra online. Mais nunca quero negócio com ela. Comprei a vsol no paraguai e já está na minha cidade. Deve chegar até o começo da semana. E o processo todo levou no máximo 10 dias corridos e não úteis, já contando o tempo do sedex que pra cá deu 6 dias.

Última edição:
Estranho pq eles informam no site que as atualizações seguintes mantém as mesmas modificações das anteriores, só acrescenta. Sem falar que normalmente é assim que funciona as atualizações de modo geral.

Tu desse sorte. pq cmg foi completamente diferente. Pediram 8 dias úteis pra enviar [o prazo pra entrega era 16 dias úteis, ou seja, deveriam enviar na metade desse tempo]. Passaram 12 dias úteis, não enviaram e sequer deram qq satisfação. Vc tem que ficar mendigando atendimento no zap pq nem telefone fixo a loja tem. Teve gente em situação pior do que a minha aqui no tópico. Minha experiência com a biostech foi a pior de todos os tempos em uma compra online. Mais nunca quero negócio com ela. Comprei a vsol no paraguai e já está na minha cidade. Deve chegar até o começo da semana. E o processo todo levou no máximo 10 dias corridos e não úteis, já contando o tempo do sedex que pra cá deu 6 dias.
como vc comprou coisa do paraguai pela internet?

como vc comprou coisa do paraguai pela internet?
Pedi pra alguém ir lá buscar. Pela internet não tem como comprar. Depois foi despachado via sedex pra mim. Eu nem sai de casa.

Galera, boa tarde.

Comprei novamente o TP-Link XX230v para tentar me livrar do HGU da Vivo região 1 (modelo que possui telefone)

alterei o GPON SN conforme o GPON Número de Série, GPON Password conforme o SLID, OLT Mode em Normal, VLAN para 10 e PPOE como cliente@cliente, porém não conecta

Alguém conseguiria ajudar??
Alguém tem alguma dica?

D_NQ_NP_781601-MLB70672053606_072023-O.webp

Galera, boa tarde.

Comprei novamente o TP-Link XX230v para tentar me livrar do HGU da Vivo região 1 (modelo que possui telefone)

alterei o GPON SN conforme o GPON Número de Série, GPON Password conforme o SLID, OLT Mode em Normal, VLAN para 10 e PPOE como cliente@cliente, porém não conecta

Alguém conseguiria ajudar??
Acredito que a configuração deve ser a mesma das ONU da TP-link.
Já seguiu algum link da primeira página?

User: cliente@cliente
Senha: cliente

Podes passar o contato dessa loja que você comprou no Paraguai??? Eles entregam para todo o Brasil??
Fiz a compra na quinta na biostech, ontem, na sexta foi cancelado do nada, entrei em contato e disseram ser por conta do cartão de crédito(detalhe: o cartão foi aprovado de imediato) aí refiz a compra e estou aguardando, mas não estou colocando muita fé nessa loja não.
Não tem telefone, o atendimento é só por WhatsApp...
Se driver algum fornecedor de vsol melhor, acho que irei cancelar essa compra e comprar em outro.
Algo me diz que essa biostech compra tudo no Paraguai e traz para o Brasil. Ela fica relativamente perto, em Curitiba.

fala pessoal, estou tentando remover a ONT Technicolor TCG3323 (FGA2232CLB) da Claro por um stick ODI mas estou com problema na velocidade do link...

Consegui configurar os parâmetros básicos e estou no status O5, consigo pegar ip por DHCP porém a velocidade está horrível
yq1j1d3.png

(36Mbps download / 0.6Mbps upload com ping de 2600ms)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
=================================
EntityID: 0x03
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 10
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
EntityID: 0x04
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 12
EntityID: 0x05
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 13
EntityID: 0x06
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 14
EntityID: 0x07
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 11

OltG
EntityId: 0x00
OltVendorId: 0x48575443
EquipId:
Version: 10
ToDInfo:
Sequence number of GEM superframe: 0x0
Timestamp: secs 0, nanosecs 0

Código:
flash set HW_SERIAL_NO <serial>
flash set HW_CWMP_MANUFACTURER TMBB
flash set HW_CWMP_PRODUCTCLASS TCG2232
flash set HW_HWVER GDNT
flash set GPON_ONU_MODEL TCG2232
flash set OUI 08,c7,f5 # 3 primeiros octetos do MAC
flash set PON_VENDOR_ID TMBB
flash set GPON_SN TMBB<gpon sn>
flash set EPON_ONU_MODEL TMBB
flash set EPON_EXTONU_MODEL TCG2232
flash set LOID user
flash set LOID_PASSWD 1234567890
flash set VLAN_CFG_TYPE 1
flash set VLAN_MANU_MODE 1
flash set VLAN_MANU_TAG_VID 11
flash set OMCI_OLT_MODE 1

Já tentei várias coisas mas sem sucesso, testei todas as vlans mas deixei na 11 pois parece ser a correta de acordo com alguns posts

Consegui IP com qualquer MAC mas deixei clonado o MAC do Technicolor para receber o mesmo IP porém está com essa velocidade ridícula, alguma ideia?

Última edição:
Acredito que a configuração deve ser a mesma das ONU da TP-link.
Já seguiu algum link da primeira página?

User: cliente@cliente
Senha: cliente
@Belex obrigado por responder.

Já fiz o procedimento do Pithan (youtuber), porém não funcionou.

O software do XX230V é diferente da ONU do equipamento dele.

fala pessoal, estou tentando remover a ONT Technicolor TCG3323 (FGA2232CLB) da Claro por um stick ODI mas estou com problema na velocidade do link...

Consegui configurar os parâmetros básicos e estou no status O5, consigo pegar ip por DHCP porém a velocidade está horrível
yq1j1d3.png

(36Mbps download / 0.6Mbps upload com ping de 2600ms)

VlanTagFilterData
EntityID: 0x03
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 10
EntityID: 0x04
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 12
EntityID: 0x05
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 13
EntityID: 0x06
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 14
EntityID: 0x07
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 11

OltG
EntityId: 0x00
OltVendorId: 0x48575443
EquipId:
Version: 10
ToDInfo:
Sequence number of GEM superframe: 0x0
Timestamp: secs 0, nanosecs 0

Código:
flash set HW_SERIAL_NO <serial>
flash set HW_CWMP_MANUFACTURER TMBB
flash set HW_CWMP_PRODUCTCLASS TCG2232
flash set HW_HWVER GDNT
flash set GPON_ONU_MODEL TCG2232
flash set OUI 08,c7,f5 # 3 primeiros octetos do MAC
flash set PON_VENDOR_ID TMBB
flash set GPON_SN TMBB<gpon sn>
flash set EPON_ONU_MODEL TMBB
flash set EPON_EXTONU_MODEL TCG2232
flash set LOID user
flash set LOID_PASSWD 1234567890
flash set VLAN_CFG_TYPE 1
flash set VLAN_MANU_MODE 1
flash set VLAN_MANU_TAG_VID 11
flash set OMCI_OLT_MODE 1

Já tentei várias coisas mas sem sucesso, testei todas as vlans mas deixei na 11 pois parece ser a correta de acordo com alguns posts

Consegui IP com qualquer MAC mas deixei clonado o MAC do Technicolor para receber o mesmo IP porém está com essa velocidade ridícula, alguma ideia?
Não poderia ser problema de conector da fibra? Ai é rede própria da Claro ou é rede neutra tipo Vtal?
Não seria melhor usar a ONU VSOL?

Não, na ONU da Claro funciona bem, no ODI so sinal está bom (tx: 2.2 e rx: -20)

Não sei, como eu descubro?

Eu já tenho um roteador com suporte e SFP e o ODI
Olha a caixa (CTO) que atende seu endereço e veja é da Claro:
Z5Cx8dO.jpg

LPNbItB.jpg

IMG-1357.jpg

@Belex obrigado por responder.

Já fiz o procedimento do Pithan (youtuber), porém não funcionou.

O software do XX230V é diferente da ONU do equipamento dele.

Você fez aquela conversão de caracteres para hexadecimal?
Não precisa.

Em Tipo de SN deixe ASCII+HEX
Senha Gpon: ASCII

Acredito que o resto você fez certo.
Se puder mande um print

Você fez aquela conversão de caracteres para hexadecimal?
Não precisa.

Em Tipo de SN deixe ASCII+HEX
Senha Gpon: ASCII

Acredito que o resto você fez certo.
Se puder mande um print

Segue minhas configurações

screen-20-58-31-01-06-2024.png

screen-19-53-41-27-04-2024.png

screen-19-54-13-27-04-2024.png

Mesmo convertendo, não conecta

Última edição:
Podes passar o contato dessa loja que você comprou no Paraguai??? Eles entregam para todo o Brasil??
Fiz a compra na quinta na biostech, ontem, na sexta foi cancelado do nada, entrei em contato e disseram ser por conta do cartão de crédito(detalhe: o cartão foi aprovado de imediato) aí refiz a compra e estou aguardando, mas não estou colocando muita fé nessa loja não.
Não tem telefone, o atendimento é só por WhatsApp...
Se driver algum fornecedor de vsol melhor, acho que irei cancelar essa compra e comprar em outro.
Algo me diz que essa biostech compra tudo no Paraguai e traz para o Brasil. Ela fica relativamente perto, em Curitiba.
Nenhuma loja do paraguai entrega no brasil, até onde eu sei. Tem que ver quem vai lá buscar. Mas a loja que compraram pra mim foi a flytec. Quanto a biostech, certamente eles fazem isso, por encomenda. O que eu acho errado é eles não informarem isso ao cliente através do anúncio, onde deveria conter a informação "sob encomenda" e nenhum anúncio deles tem isso.

Users who are viewing this thread

Voltar