[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Funcionam ambas as versões de fw citadas, mesmo se tiver filtro padrão, 0x10. Só que não pega o ip quando liga ou reinicia a onu [fica zerado]. Pra que isto aconteça, eu preciso ir nas configurações de lan e desabilitar a opção "Mac Based Tag Decision" e imediatamente ele pega o ip e passo a ter internet. Depois eu posso habilitar novamente. Uma coisa que teoricamente não tem nada a ver com nada, mas aqui só funciona assim. Entretanto, preciso fazer este processo toda vez que reinicio a vsol. Instalei outras versões e algumas delas inclusive não pegam ip de jeito nenhum, mesmo se eu alterar a opção que citei. Ai deixei na 1.9w que foi a mais estável para o meu caso. Mudei o filtro pra o 0x15 na esperança de solucionar este bug, mas não surtiu efeito algum.
que esquisito isso, tenta entrar em contato com o Tryple talvez ele saiba o que esteja acontecendo
 
Boa noite,

Queria tirar uma duvida, configurei uma ODI DFP-34X-2C2 com um conversor de mídia, instalei a firmware do TripleOxygen e fiz a configuração padrão para substituir um Nokia G-1425G-B da FlixFibra;
Minha duvida é: Tendo feito a conexão corretamente; ONU State 05 / Registered / ONU ID 79 / Olt VendorId ALCL
Porém o modem não entrega um IP externo.

Tem como configurar a conexão neste firmware sem usar outro aparelho?

Se sua autenticação com o provedor for via IPoE, faz assim:

Você pode tentar remover o IP estático da sua interface pra verificar se você está recebendo um IP através do DHCP do Provedor.

Só deixar a configuração do adaptador de rede assim:
jPaVNSX.png

E no campo de "detalhes" da sua conexão, você vai ver a seguinte opção como habilitada:
SqTI52u.png


Se for PPPoE, tem que criar um "discador" na configuração de rede do Windows e usar as credenciais fornecidas pelo provedor.
 
Se sua autenticação com o provedor for via IPoE, faz assim:

Você pode tentar remover o IP estático da sua interface pra verificar se você está recebendo um IP através do DHCP do Provedor.

Só deixar a configuração do adaptador de rede assim:
jPaVNSX.png

E no campo de "detalhes" da sua conexão, você vai ver a seguinte opção como habilitada:
SqTI52u.png


Se for PPPoE, tem que criar um "discador" na configuração de rede do Windows e usar as credenciais fornecidas pelo provedor.
Pior que ao retirar o ip estático ele não pega IP da Internet.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Senhores do conselho, tenho uma VSOL funcionando bem na rede FlixFibra, porém deixei o equipamento desligado por uns 20 dias e ao ligar novamente notei que não consigo mais acessar a VSOL via Telnet. No momento que altero a opção para desativado e aplico a configuração ela trava o GUI e só é possível acessar novamente reiniciando o aparelho.

Ao tentar desativador o Firewall ACL trava o acesso a VSOL, alguem já passou por isso?
 
Última edição:
Recentemente troquei minha Claro internet fibra por uma operadora regional: G6 Internet

Consegui substituir o modem AN5506-01-A da Fiberhome pela VSOL V2802RH

  • Clonei o Pon Serial e o Vendor ID do Modem fiberhome para VSOL
  • Tive que configurar o login e password do LOID
  • Com o LOID configurado, consegui escutar a rede e pegar o ID da VLAN de internet
  • Configurei conexão PPoE no meu roteador

Na troca de operadora a principal vantagem foi a latência bem mais baixa da G6 Internet, visível no ping para servidores no exterior.

Porém a G6 Internet faz um controle de banda bem mais preciso que a Claro, mesmo tendo um plano 1Gbps a velocidade foi a mesma tanto utilizando o modem da Fiberhome quanto na VSOL V2802RH utilizando a porta 2.5GbE (flow control habilitado também).

Pode adicionar mais um caso de sucesso @KILLME e @_Piccini_ !
Olá,

Tenho o mesmo fiberhome que você, e quero comprar o VSOL V2802RH para substituir o fiberhome, aqui é fibra de provedor local e eles usam o fiberhome em bridge, você poderia fazer um passo a passo de como substituir o fiberhome pelo vsol, como você fez? Sou leigo no assunto mas queria usar a porta 2.5gbps do meu roteador com o VSOL, se puder ajudar, agradeço.
 
Olá,

Tenho o mesmo fiberhome que você, e quero comprar o VSOL V2802RH para substituir o fiberhome, aqui é fibra de provedor local e eles usam o fiberhome em bridge, você poderia fazer um passo a passo de como substituir o fiberhome pelo vsol, como você fez? Sou leigo no assunto mas queria usar a porta 2.5gbps do meu roteador com o VSOL, se puder ajudar, agradeço.
se ele fizer eu ate cancelo a venda do meu kit kkkk, fiberhome chato demais
 
Não sei se estou no tópico certo, acredito que sim. Bem pessoal, eu sou um usuário de internet desde a segunda metade dos anos noventa, mais precisamente 96/97. Passei pelo acesso discado de modem e depois o ADSL. Apesar da limitação de banda, o ADSL foi o melhor para se configurar.... Basicamente era setar os parâmetros VCI e VPI da região configurar o modem como bridge e configurar nossas redes.

Bem, hoje eu tenho uma conexão da BOI fibra com uma ONT Nokia G-240W-C desde 2019 e desde então tenho procurado maneiras de desbloquear as funções da ONT ou me livrar dela.
Eu li o tutorial do triple oxigen para uso do ODI DFP-34X-2C2 gostaria de saber se tem algum colega que possa me ajudar a achar o módulo correto no Aliexpres e tirar algumas dúuvidas sobre o adaptador SC/APC → SC/UPC ou cordão(diferenças). Para que possa fazer o processo com tranquilodade. Por exemplo: eu sou PCD(Pessoa com Deficiência) e faço atividades e digito com os pés e, por mais habilidade que possua, mexer nos conectores da fibra se torna impossivel. Quem puder me ajudar eu agradeço muito.

Obrigado!
 
Bom dia!

Eu tenho um dúvida em relação ao VSOL V2802RH. Aqui tem a Vero (fibra) e percebi que se troca a ONU deles (ZTE F6600 atualmente) pelo VSOL V2802RH, a potência de entrada do módulo óptico (dBm) sai de -18 para -22/-23 e a potência cai para certa de 1.3 (dBm). Isso é normal de acontecer? Nas ONUs anteriores também continuavam em -18 dBm e só no VSOL que muda drásticamente o valor.
 
Bom dia!

Eu tenho um dúvida em relação ao VSOL V2802RH. Aqui tem a Vero (fibra) e percebi que se troca a ONU deles (ZTE F6600 atualmente) pelo VSOL V2802RH, a potência de entrada do módulo óptico (dBm) sai de -18 para -22/-23 e a potência cai para certa de 1.3 (dBm). Isso é normal de acontecer? Nas ONUs anteriores também continuavam em -18 dBm e só no VSOL que muda drásticamente o valor.
Pelo que eu saiba o conector da ONT ZTE F6600 é APC (verde).
Já a dá Vsol, é UPC (azul). Minha sugestão é que você compre um conversor caso queira que o dBm permaneça o mesmo na Vsol
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olá,

Tenho o mesmo fiberhome que você, e quero comprar o VSOL V2802RH para substituir o fiberhome, aqui é fibra de provedor local e eles usam o fiberhome em bridge, você poderia fazer um passo a passo de como substituir o fiberhome pelo vsol, como você fez? Sou leigo no assunto mas queria usar a porta 2.5gbps do meu roteador com o VSOL, se puder ajudar, agradeço.
Varia de provedor para provedor, mas a maioria dos processos são os mesmo na maioria dos casos
Faz um backup de todos os dados da Vsol (Não esqueça do backup do VS_Key https://forum.adrenaline.com.br/thr...adora-provedor.699243/page-41#post-1076616824)
E vai dando uma lida nas páginas do tópico.
 
Não sei se estou no tópico certo, acredito que sim. Bem pessoal, eu sou um usuário de internet desde a segunda metade dos anos noventa, mais precisamente 96/97. Passei pelo acesso discado de modem e depois o ADSL. Apesar da limitação de banda, o ADSL foi o melhor para se configurar.... Basicamente era setar os parâmetros VCI e VPI da região configurar o modem como bridge e configurar nossas redes.

Bem, hoje eu tenho uma conexão da BOI fibra com uma ONT Nokia G-240W-C desde 2019 e desde então tenho procurado maneiras de desbloquear as funções da ONT ou me livrar dela.
Eu li o tutorial do triple oxigen para uso do ODI DFP-34X-2C2 gostaria de saber se tem algum colega que possa me ajudar a achar o módulo correto no Aliexpres e tirar algumas dúuvidas sobre o adaptador SC/APC → SC/UPC ou cordão(diferenças). Para que possa fazer o processo com tranquilodade. Por exemplo: eu sou PCD(Pessoa com Deficiência) e faço atividades e digito com os pés e, por mais habilidade que possua, mexer nos conectores da fibra se torna impossivel. Quem puder me ajudar eu agradeço muito.

Obrigado!
Tanto o adaptador SC-APC > SC/UPC como o cordão SC-APC > SC/UPC irá funcionar perfeitamente. Eu tenho os dois aqui. e o sinal é tx/rx fica praticamente idêntico.
lembrando que é APC para UPC




 
Boa noite senhores, tenho uma pergunta para quem usa o ODI DFP-34X-2C2;
Estou usando o firmware V1.2.2-221209 e fiz todas as configurações corretas para trocar um Nokia G-1425G-B da Flix Fibra porém algo me escapa.
A principal duvida é, ao criar a conexão WAN, seja IPoE ou Bridge, ele cria um MAC com final :C1 sendo que o MAC do modem é final :C0., está correto isso?
NA VSOL funciona normal.

Se alguém tiver uma dica ou o famoso jump of the cat, fico muito grato.

eu segui esses passos.
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_SW_VER1 3FExxxx
flash set OMCI_SW_VER2 3FExxxxxxx
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-B
flash set GPON_SN ALCLXXXXXXXX
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLXXXXXX

flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set HW_CWMP_MANUFACTURER Nokia
flash set HW_CWMP_PRODUCTCLASS G-1425G-B
flash set HW_HWVER 3FE7xxxxxxx
flash set ELAN_MAC_ADDR 783eHHHHHHC0
flash set MAC_KEY 8e4e238f-----------------
V1.2.2-221209
 
Última edição:
Meu provedor fornece IP fixo, o esquema de trocar a onu gpon para uma com porta 2.5gbps segue o mesmo esquema igual a PPoE? Ou por ser IP fixo terei mais dificuldade? Aqui é fiberhome
 
Pelo que eu saiba o conector da ONT ZTE F6600 é APC (verde).
Já a dá Vsol, é UPC (azul). Minha sugestão é que você compre um conversor caso queira que o dBm permaneça o mesmo na Vsol
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Varia de provedor para provedor, mas a maioria dos processos são os mesmo na maioria dos casos
Faz um backup de todos os dados da Vsol (Não esqueça do backup do VS_Key https://forum.adrenaline.com.br/thr...adora-provedor.699243/page-41#post-1076616824)
E vai dando uma lida nas páginas do tópico.

Eu simplesmente nem sabia que tinha diferença de conector. Sou bem leigo nessa área realmente...

A vero realmente tem o conector verde e a entrada do VSOL é azul. Vou providenciar essa adaptador então. Muito obrigado pela dica!
 
Meu provedor fornece IP fixo, o esquema de trocar a onu gpon para uma com porta 2.5gbps segue o mesmo esquema igual a PPoE? Ou por ser IP fixo terei mais dificuldade? Aqui é fiberhome
porvavelmente tu vai precisar do ip, mascara de subrede e gateway padrão
mas ja vique esse provedor é meio complicado
 
Salve salve!

Usava o Tp-Link 6610 há muitos anos já, e há meses comprei o V-Sol v2802rh que uso atualmente. Não conecto a fibra no HGU da Vivo1 já fazem muitos anos, e pelo que vi eles atualizaram e retiraram as paginas "secretas" dos HGU (main e instalador), como eu não uso faz tempo, ainda consigo acessa-las, mas como talvez precise religar a FIbra no HGU me veio uma dúvida, são apenas essas três paginas que tenho que printar? Existe alguma outra pagina ou acesso ssh que eu possa acessar pra retirar o máximo de infos possível?

Mudando de assunto, talvez eu precise ligar lá pois vou pedir pra eles aumentarem o prefixo do IPv6 que é só /64, vou pedir um /56 ou no mínimo um /60, eles fazem essa alteração? É de graça no plano residencial?

Abraço!
 
Boa noite senhores,

Gostaria de saber se existe QUALQUER maneira de alterar o mac address de um terminal gpon XZ000-G3??, não dá no firmware stock nem no custom da triple oxigen..., pra ajudar não tem ssh nem telnet.
 
Pessoal, fiz a compra do SFP da ODI - mas ele veio com a seguinte identificação: ODI DFP-34X-2C3 ao invés de ODI DFP-34X-2C2

Meu provedor é a Oi Fibra, e tenho seguido algumas informações, inclusive a do @tito89 com os comandos:

flash set OMCC_VER 136
flash set GPON_SN HWTC(redacted)
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
flash set OMCI_OLT_MODE 1
flash set OMCI_TM_OPT 2

e não obtive sucesso, alguém pode dar uma luz? Valeu!!

Cara, tenho esse 2C3, que é APC, mas aparentemente cai no mesmo caso do 2C2, existe as MIBs proprietárias da huawei mas tem que ativar. Bom, eu tenho os dois, só consegui colocar para funcionar o 2C2 com o firmware modificado pelo tripleoxygen.
 
Cara, tenho esse 2C3, que é APC, mas aparentemente cai no mesmo caso do 2C2, existe as MIBs proprietárias da huawei mas tem que ativar. Bom, eu tenho os dois, só consegui colocar para funcionar o 2C2 com o firmware modificado pelo tripleoxygen.
Bom dia! A firmware do TripleOxygen não aparece a opção de criar a conexão WAN, seja bridge ou IPoE, estou me batendo nesse caso para colocar um 2C2 em uma rede da VTal.
 
Bom dia! A firmware do TripleOxygen não aparece a opção de criar a conexão WAN, seja bridge ou IPoE, estou me batendo nesse caso para colocar um 2C2 em uma rede da VTal.

Bom, não me lembro desse fw exibir opções diretas à WAN, ele apenas permite configurar nível físico para então poder receber frames taggeados adequados.
Com o tag identificado, você configura no seu dispositivo final (normalmente router) ou até mesmo no próprio sfp; No meu caso, por hora está com pvid 210 no próprio sfp;
 
Bom, não me lembro desse fw exibir opções diretas à WAN, ele apenas permite configurar nível físico para então poder receber frames taggeados adequados.
Com o tag identificado, você configura no seu dispositivo final (normalmente router) ou até mesmo no próprio sfp; No meu caso, por hora está com pvid 210 no próprio sfp;
Se não for muito trabalho, tu poderias me enviar as telas do teu 2C2?
Principalmente onde criar a conexão em Bridge, pois na firmware nova eu consigo configurar todos os dados corretamente, ele le a Vlan certa, fica em 05 e registrado porém não pega ip de internet e acho que é por causa que não tem uma configuração WAN, como roteador eu uso um PFSense.
 
Se não for muito trabalho, tu poderias me enviar as telas do teu 2C2?
Principalmente onde criar a conexão em Bridge, pois na firmware nova eu consigo configurar todos os dados corretamente, ele le a Vlan certa, fica em 05 e registrado porém não pega ip de internet e acho que é por causa que não tem uma configuração WAN, como roteador eu uso um PFSense.
Então, agora não estou em casa para tirar prints, mas basicamente, tenho OI Vtal e possuo nesse momento, o SFP ODI DFP-34X-2C2.

Meus prints estão idênticos com o cenário do @ortega1- e @tito89.
(obviamente você deve obter as mesmas informações de sua HGU, principalmente no mac, mackey, device Number e gpon SN)

Settings:
4.jpg

VLAN Settings:

5.jpg


Para funcionar, tive que ir via Telnet (telnet 192.168.1.1) e mudar duas variáveis.

flash set OMCC_VER 136 (estava com valor 128)
flash set OMCI_OLT_MODE 1 (estava com valor 2)

E deixar o pvid como 210, que imagino que seguindo a lógica de pvid, pega todos frames sem tag que chega ao sfp e o taggeia como 210 para poder comunicar com o provedor.
Dessa forma, você não precisa criar vlan no seu firewall/roteador.

O comando omcicli mib get 84 é para identificar as vlans q estão chegando, mas via browser você consegue ver elas também (como está no print acima).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Algum progresso, fiz algumas alterações na configuração do ODI DFP-34X-2C3, li algumas mensagens acima e vi que ele é a versão APC do ODI DFP-34X-2C2.

Flashei a Firmware do TripleOxygen e coloquei as configurações da segunda forma:
ttStnMY.png

B8diUuL.png


Coloco a fibra, e nos status PON:

PbxzfRX.png


Edit:

Consegui! Eu precisar alterar algumas informações através do SSH no SFP.

Fiz o reset de fábrica e reapliquei as informações acima, executei so comandos fornecidos pelo @tito89 no post de sucesso dele:

flash set OMCC_VER 136
flash set GPON_SN HWTCxxxxx
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
flash set OMCI_OLT_MODE 1
flash set OMCI_TM_OPT 2

Após isso, coloquei o SFP no Mikrotik RouterBoard Hex S(RB760iGS) e recebi um IP.

Agora tô na luta pra funcionar o IPv6!
Cara, que show, então conseguiu aplicar o firmware do modelo UPC (ODI DFP-34X-2C2) nesse APC (ODI DFP-34X-2C3)?? Foi deboa? Eu ia fazer no meu, mas fiquei com receio de fazer por medo de brickar o dispositivo..... Já tinha a desconfiança que seria compatível, mas sem métodos para debrickar, resolvi não arriscar....
 
Bom dia Senhores, alguém conhece algum manual para dar unbrick na ODI DFP-34X-2C2? Eu comitei um comando e depois reboot e a ODI não respondeu mais pelo ip 192.168.1.1

pelo que vi ela não tem um botão de reset default.
 
Bom dia Senhores, alguém conhece algum manual para dar unbrick na ODI DFP-34X-2C2? Eu comitei um comando e depois reboot e a ODI não respondeu mais pelo ip 192.168.1.1

pelo que vi ela não tem um botão de reset default.
Se o stick está conectado na porta SFP certinho e a fibra está bem conectada no stick, receio que sua única alternativa seria acessar via UART.
 
Então, agora não estou em casa para tirar prints, mas basicamente, tenho OI Vtal e possuo nesse momento, o SFP ODI DFP-34X-2C2.

Meus prints estão idênticos com o cenário do @ortega1- e @tito89.
(obviamente você deve obter as mesmas informações de sua HGU, principalmente no mac, mackey, device Number e gpon SN)

Settings:
4.jpg

VLAN Settings:

5.jpg


Para funcionar, tive que ir via Telnet (telnet 192.168.1.1) e mudar duas variáveis.

flash set OMCC_VER 136 (estava com valor 128)
flash set OMCI_OLT_MODE 1 (estava com valor 2)

E deixar o pvid como 210, que imagino que seguindo a lógica de pvid, pega todos frames sem tag que chega ao sfp e o taggeia como 210 para poder comunicar com o provedor.
Dessa forma, você não precisa criar vlan no seu firewall/roteador.

O comando omcicli mib get 84 é para identificar as vlans q estão chegando, mas via browser você consegue ver elas também (como está no print acima).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara, que show, então conseguiu aplicar o firmware do modelo UPC (ODI DFP-34X-2C2) nesse APC (ODI DFP-34X-2C3)?? Foi deboa? Eu ia fazer no meu, mas fiquei com receio de fazer por medo de brickar o dispositivo..... Já tinha a desconfiança que seria compatível, mas sem métodos para debrickar, resolvi não arriscar....

Pode aplicar sem problemas! Vi alguns usuários acima que também aplicaram, A única diferença entre o 2C2 e o 2C3 é o conector mudando de UPC para APC.
 
Hoje entrei em contato com meu provedor local, disse que queria trocar a onu gpon cedida pelo provedor que é uma fiberhome, por uma da VSOL com porta 2.5gbps, pediram foto da VSOL e do roteador (tem 4 portas 2.5gbps). Minha solicitação foi aprovada, vão autorizar acesso da onu gpon no sistema deles, e enviar os dados PPoE para configurar, segundo eles o sistema fica na minha responsabilidade, configurar o roteador com a onu, eles só se comprometem com o cabo fibra.

Acho que dei sorte.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo