• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Alias, um tempo atrás o @vorlon postou alguns comandos da HGU "MitraStar GPT-2741GNAC-N2" da Vivo. Um desses comandos (voice show) mostra várias informações da conexão VoIP. Proavalmente essas e várias outras configurações (como VLAN VoIP) precisarão ser clonadas numa ONU com VoIP.

Código:
>voice show
>
  **************Dump CommonSetting************
 Global Parameters:
 ------------------
   BoundIfType        : Multi_WAN

Service Provider Table
 ------------------
  ********Associated Voice Enable Profile********

 Profile 0 :
   BoundIfType       : Multi_WAN
   BoundIfName       : nas1
   IP  Address       : 10.x.x.x
   Region (Locale)        : BR
   DTMFMethod             : RFC2833
   DigitMap               : (x.T|*x.T|#x.T|*x.#|#x.#|*xx*x.#|*xx*xxxx*xx#|*xx*xxxx*xxxx*xxxx#|#xx*xxxx#)
   T38                    : on
   RTPDSCPMark            : 46

>  SIP :
         Domain             : ims2.gvt.net.br
         Port               : 5060
         Transport          : UDP
         RegExpires         : 3600
         InviteExpires      : 1800
         RegRetryInterval   : 120
         DSCPMark           : 46
         Registrar Addr     : ims2.gvt.net.br
         Registrar Port     : 5060
         Proxy Addr         : 192.168.80.1
         Proxy Port         : 5060
         OutBoundProxy Addr : 192.168.80.1
         OutBoundProxy Port : 5060
         Timer B ( in ms )     : 32000
         Timer F ( in ms )     : 32000

      Enabled Account :
      -----------------------------

            Account 0 :
            -------------
            ActivationStatus    : Enabled
            VoipServiceStatus   : Up
            CallStatus          : Idle
            PhysEndpt           : 0
            Extension           : +555555555555
            URI                 : +555555555555@ims2.gvt.net.br
            DisplayName         :
            AuthName            : +555555555555
            AuthPwd             : xxxxxxxxxxxx
            TxGain              : 2 dB
            RxGain              : 2 dB
            CALLFEATURES  :
                CallWaiting             : on
                AnonymousOutgoingCall   : off
                AnonymousCallRcvBlock   : off
                DoNotDisturb            : off
                SpeedDial               : off
                WarmLine                : off
                WarmLineNum             :
            CODECSETTINGS :
                VAD                     : off
                pTime                   : 20
                CodecList               : (0) G.711ALaw
                                        : (1) G.729
                                        : (2) G.711MuLaw
                                        : (3) G.722
                                        : (4) T.38
 
Alias, um tempo atrás o @vorlon postou alguns comandos da HGU "MitraStar GPT-2741GNAC-N2" da Vivo. Um desses comandos (voice show) mostra várias informações da conexão VoIP. Proavalmente essas e várias outras configurações (como VLAN VoIP) precisarão ser clonadas numa ONU com VoIP.

Código:
>voice show
>
  **************Dump CommonSetting************
 Global Parameters:
 ------------------
   BoundIfType        : Multi_WAN

Service Provider Table
 ------------------
  ********Associated Voice Enable Profile********

 Profile 0 :
   BoundIfType       : Multi_WAN
   BoundIfName       : nas1
   IP  Address       : 10.x.x.x
   Region (Locale)        : BR
   DTMFMethod             : RFC2833
   DigitMap               : (x.T|*x.T|#x.T|*x.#|#x.#|*xx*x.#|*xx*xxxx*xx#|*xx*xxxx*xxxx*xxxx#|#xx*xxxx#)
   T38                    : on
   RTPDSCPMark            : 46

>  SIP :
         Domain             : ims2.gvt.net.br
         Port               : 5060
         Transport          : UDP
         RegExpires         : 3600
         InviteExpires      : 1800
         RegRetryInterval   : 120
         DSCPMark           : 46
         Registrar Addr     : ims2.gvt.net.br
         Registrar Port     : 5060
         Proxy Addr         : 192.168.80.1
         Proxy Port         : 5060
         OutBoundProxy Addr : 192.168.80.1
         OutBoundProxy Port : 5060
         Timer B ( in ms )     : 32000
         Timer F ( in ms )     : 32000

      Enabled Account :
      -----------------------------

            Account 0 :
            -------------
            ActivationStatus    : Enabled
            VoipServiceStatus   : Up
            CallStatus          : Idle
            PhysEndpt           : 0
            Extension           : +555555555555
            URI                 : +555555555555@ims2.gvt.net.br
            DisplayName         :
            AuthName            : +555555555555
            AuthPwd             : xxxxxxxxxxxx
            TxGain              : 2 dB
            RxGain              : 2 dB
            CALLFEATURES  :
                CallWaiting             : on
                AnonymousOutgoingCall   : off
                AnonymousCallRcvBlock   : off
                DoNotDisturb            : off
                SpeedDial               : off
                WarmLine                : off
                WarmLineNum             :
            CODECSETTINGS :
                VAD                     : off
                pTime                   : 20
                CodecList               : (0) G.711ALaw
                                        : (1) G.729
                                        : (2) G.711MuLaw
                                        : (3) G.722
                                        : (4) T.38
Esse comando mnostra inclusive o usuário e a senha do voip no servidor da VIVO, no caso de ter uma linha ativa.
A VLAN do voip é a 601 no caso da VIVO/GVT. O protocolo é IPoE ( dhcp ).
 
Foi sim https://www.biostechconecta.com.br/ inclusive na sexta eles postaram e enviaram tudo certinho pelo whats , mas vi que o envio estava errado tinham colocado via PAC eu tinha pago sedex na hora eles corrigiram com o Correio e na sexta mesmo ja enviaram pelo sedex e sabado na hora do almoço ja estava em casa, o preço deles estão bons e tem muita coisa la que não acha no Brasil.
Vlw pelo site, colega. Estou pesquisando aqui uma ONU pra comprar. Primeiro vou ver se consigo fazer um ISR Cisco substituir meu ONU. Se eu não conseguir parto para algum ONU desse site.

A propósito, alguém conhece algum ONU que tenha portas 2.5Ge e Wi-Fi (se for o 6, melhor)? Msm no Ali eu não estou conseguindo achar e não quero pegar um que seja desconhecido ou que não tenha ao menos uma boa cmm em volta pra possíveis tutoriais.
 
  • Curtir
Reações: RiX
A propósito, alguém conhece algum ONU que tenha portas 2.5Ge e Wi-Fi (se for o 6, melhor)? Msm no Ali eu não estou conseguindo achar e não quero pegar um que seja desconhecido ou que não tenha ao menos uma boa cmm em volta pra possíveis tutoriais.

Kaon PG2447 da TIM é 2.5GbE e Wifi 6. Só não sei se dá para conseguir uma por fora.
 
@_Piccini_ se puder atualizar a tabela por essa URL do google drive, aí você não precisa ficar atualizando toda hora:

Código:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dcNv6flJY7ERwvFabm8Oy0p-DD5WhYqyVhm8rbc4bN4/edit?usp=sharing



Se tiver faltando alguém que queira entrar na lista, me avise.
 
@_Piccini_ se puder atualizar a tabela por essa URL do google drive, aí você não precisa ficar atualizando toda hora:

Código:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dcNv6flJY7ERwvFabm8Oy0p-DD5WhYqyVhm8rbc4bN4/edit?usp=sharing



Se tiver faltando alguém que queira entrar na lista, me avise.


Se quiser me add na lista: Nokia G-1425G-A pela ONU intelbras R1 na Tim (V.tal)

Subi o plano para 1000/500 Mbps. A latência ficou muito boa, e o download um pouquinho limitado pois tanto a ONU quanto meu PC tem portas de apenas 1Gbps

JTEfBo9.png
 
Última edição:
Boa noite galera,
@KILLME deu certo do jeito que vc orientou muito obg, além disso tive que colocar a vlan tagging no modulo sfp porque em modo transparente não funcionava.

Tive perda de 3db no RX ao utilizar o conversor
screenshot-9.png




screenshot-10.png


screenshot-11.png



screenshot-13.png

No GPON SN vc precisa converter os 8 primeiros dígitos hexadecimal para texto para pegar o vendor. Ou seja, trocar 4B414F4E por KAON090.... etc. Acho que no PLOAM Password tem que deixar 1234567890 mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Seguindo a coragem do @RiX em comprar a ONU da VSOL eu fui lá e comprei tbm, chegou hoje, precisei de ajuda dele para acessar via telnet pois parece que vem bloqueada no firewall. Liguei ela, coloquei GPON SN, SERIAL, todos os dados da ONU e no final ainda mudei uma opção de OLT para Huawei que é a que a Claro usa e funcionou. Mais tarde vou resetar ela e ir testando valor por valor para ver o que a Claro necessita.

re3WFqI.jpg


OytOTeq.jpg


SFWDIlP.png


MYgbfW6.png


TP0nObA.png


Eu tava quase comprando essa ONU no Alibaba, iria sair no total uns 50 dólares, aí veio essa loja duvidosa vendendo por 125 reais hehehe. Muito bom.

Faltou o Speedtest:

f21cdc8a-3e95-4759-9a00-4331bf0e6b6b.png
 
Se puder add na lista: Nokia G-1425G-A pela ONU intelbras R1 na Tim (V.tal)

Subi o plano para 1000/500 Mbps. A latência ficou muito boa, e o download um pouquinho limitado pois tanto a ONU quanto meu PC tem portas de apenas 1Gbps

JTEfBo9.png

Muito bom hehehe. Adicionei lá.


Boa noite galera,
@KILLME deu certo do jeito que vc orientou muito obg, além disso tive que colocar a vlan tagging no modulo sfp porque em modo transparente não funcionava.

Issoooo, essa parada da vlan precisa explorar mesmo pois algumas operadoras parece que tem um segredo a mais aí para fazer funcionar.
 
@_Piccini_ se puder atualizar a tabela por essa URL do google drive, aí você não precisa ficar atualizando toda hora:

Código:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dcNv6flJY7ERwvFabm8Oy0p-DD5WhYqyVhm8rbc4bN4/edit?usp=sharing



Se tiver faltando alguém que queira entrar na lista, me avise.

Se puder add lá: troquei um Askey RTF3505VW-N1 pela ODI DFP-34X-2C2 na Vivo região 1.
Acho que de post pode usar o que tem os comandos: https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1076529533
 
Agora que li a primeira página, vi o seu relato, deixa eu te colocar na lista hehehe. Me mande a data, aparelho que trocou e operadora.
Se quiser também me adicionar na lista, sou da Vivo região 2.
Substitui o Mitrastar GPT-2741GNAC-N2 por um TP-Link XZ000-G3.

Também chegou o meu SFP XPON, neste final de semana vou tentar substituir um Huawei HG8245H de um provedor local.
 
Se quiser também me adicionar na lista, sou da Vivo região 2.
Substitui o Mitrastar GPT-2741GNAC-N2 por um TP-Link XZ000-G3.

Também chegou o meu SFP XPON, neste final de semana vou tentar substituir um Huawei HG8245H de um provedor local.
O meu setup é exatamente igual ao seu, mas estou na região 1 (SP - VLAN 10). Quando vc tem uma queda de energia ou precisa reiniciar, vc perde as configurações do TP-Link XZ000-G3? Vc aplicou algum firmware específico nela? Se tiver os detalhes de como fez, tenho muito interesse! Meu setup está só com internet então não preciso de VOIP nem IPTV.
 
Se quiser também me adicionar na lista, sou da Vivo região 2.
Substitui o Mitrastar GPT-2741GNAC-N2 por um TP-Link XZ000-G3.

Também chegou o meu SFP XPON, neste final de semana vou tentar substituir um Huawei HG8245H de um provedor local.

vc tem alguma data e algum post aqui no forum que vc fez o procedimento?
 
Quando vc tem uma queda de energia ou precisa reiniciar, vc perde as configurações do TP-Link XZ000-G3? Vc aplicou algum firmware específico nela?
Não perco as configurações e não apliquei nenhum firmware customizado.

Apenas coloquei o SLID (1234567890) e o serial GPON com as quatro letras iniciais convertido em hex.
Também estou usando em modo VLAN transparente, o meu próprio Firewall inicializa a conexão PPPoE via VLAN 600.

vc tem alguma data e algum post aqui no forum que vc fez o procedimento?
Desculpa mas não postei aqui no fórum quando realizei o procedimento com o TP-Link. (Vou postar aqui quando configurar o SFP XPON.)
A data em si de quando comecei a usar foi no dia 27/01/2023.
 
Tem como acessar a ODI para quem não possui o conversor de mídia?
Por ex direto em uma placa SFP ou em um router/switch mikrotik?
 
Claro fibra na VSOL V2802RH

Claro fibra precisa somente de alguns dados para funcionar, são eles:

GPON_SN (vendor + serial da ONU) e informações de OMCI (Vendor ID, Software Version, OMCC Version, Product Class e Hardware Version)

1. Acessar a ONU pelo 192.168.1.1 Login: admin Senha: stdONUi0i, vai pedir para trocar senha.
K5EJRDE.png


2. Desbloquear telnet e acesso por outro range de IP (caso vc queira acessar sua ONU pelo seu roteador), Firewall -> ACL e deixe em Disable e clique em Apply.
MXyA1sL.png


3. Conecte via TELNET na ONU utilizando o login e senha e coloque o GPON_SN (PON ID): flash set GPON_SN HWTC00000000 e saia com exit.
DpbIgjz.png


4. Vá em Setup -> GPON Settings e na opção OMCI OLT Mode coloque em Huawei OLT Mode (para abrir os campos OMCI Information (clonagem))
KJuHFpT.png


5. Vá em Setup -> OMCI Information, OMCC version: 0x80 e preencha com os dados obtidos pela sua ONU: No final do tutorial vai ter o caminho para conseguir esses dados nas ONU. *
7ez8dEr.png


6. Vá em Setup -> WAN para criar o tipo de conexão que você quiser, no meu caso Bridge, opção Default Route Selection: Specified, Channel Mode: Bridge, como vou filtrar a VLAN direto na ONU vou deixar a opção VLAN: Enable e setar VLAN ID(1-4095): 11, VLAN Cos(0-7): 0, depois selecione a porta que vou utilizar, vou selecionar as 2 mesmo LAN1 e LAN2, clique em ADD, selecione a nova conexão na listagem e clique em CONNECT.
h7O83MG.png


7. Vá em Status -> PON Status e verifique se o ONU State se mantém em 05 e LOID Status em Initial Status por mais de 5 segundos, se não repasse as configurações para ver se não errou alguma coisa.
Lip1mBx.png



*: Alguns dados podem ser cortados na hora que salvar (hardware version), mas não influi no funcionamento.

--------

Dados OMCI e GPON_SN (PON ID)

Depois de fazer login vá em Status e Device Information:
w5D0pie.png
Depois de fazer login vá em Gerência & Diagnóstico e o restante está na etiqueta cinza colada na ONU:
F0zAZCS.png

--------
Em breve atualizarei os dados OMCI de outras ONU's
Opa, essa ONU tem opção para clonar ONU Fiberhome?
 
Tem como acessar a ODI para quem não possui o conversor de mídia?
Por ex direto em uma placa SFP ou em um router/switch mikrotik?

Sim, normal, só pode correr o risco de dar alguma incompatibilidade com alguns devices.

Opa, essa ONU tem opção para clonar ONU Fiberhome?

Essas opções de clonagem são meio que "padrão", você precisa ter os dados da sua ONU antiga e torcer para funcionar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo