[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Segui os passos do @pirate32 aqui e consegui tambem substituir o Nokia G-1425G-A da Obvious (Vtal) usando a ONU Intelbras R1. Muito obrigado, meu querido! Unica diferenca eh que a VID eu peguei do modem original (210) e nao precisei rodar o comando "omcicli mib get 84", soh os demais via telnet. Moro em Porto Alegre/RS.

Unico ponto eh que estou usando um TP-Link Archer C80 pra rotear a internet e, aparentemente, ele ta conectando IPv6 corretamente, inclusive no computador/celular ele atribui varios enderecos, mas quando testo diz que nao tenho conectividade IPv6. Alguns prints aqui nesse album do imgur.

Se alguem conseguir me ajudar a entender oq preciso fazer pro IPv6 rolar, agradeco de coracao.

@_Piccini_ @KILLME tem que solicitar pra vcs incluirem as pessoas ali naquele google sheets ou ele é público?
Pelo que vi o seu roteador não está obtendo o endereço de IPv6 Global, tenta ver se tem mais opções de configuração na aba de IPv6

Pelo que vi o seu roteador não está obtendo o endereço de IPv6 Global, tenta ver se tem mais opções de configuração na aba de IPv6
Poxa aí eu vou ter que me desculpar pq na verdade eu que apaguei do print kkk devia ter deixado um pedaço pra mostrar que está pegando. Agradeço a ajuda :)

Aqui tem o print arrumado + o restante da página de configurações IPv6 com tudo que permite modificar.

Sim, eu mudei a interface pra inglês. E esse endereço DNS é do NextDNS que configurei tanto no IPv4 quanto IPv6. Juro que, olhando pra essas configurações, não parece ter mistério nenhum e até está dizendo que tá Conectado, os clientes na rede tão recebendo chuva de endereços IPv6, mas não entendi pq não tem conexão com a internet nesse protocolo (por exemplo, naquele pop-up do Windows que mostra o Status da porta Ethernet, diz que IPv6 não tem conexão com internet, mesmo que tenha os IPs na rede), como tinha no modem original. Certeza q é alguma config mas não identifico qual.

Última edição:
Isso, usei a ONU da Intelbras! Vim procurando cobre e encontrei ouro com as tuas dicas, valeuzão! Editei o post ali pra incluir essa info. Hmm pois é, oq achei esquisito é que parece estar conectando. O WAN tá como IP Dinâmico e o IPv6 aqui tá como "Normal" também. Vc conseguiria mandar os prints de como vc configurou os demais menus da ONU?

Outra coisa: como vc deixou o DHCP LAN? Pq agora que a ONU tá em bridge, eu não consigo mais acessar ela estando conectado na rede do TP-Link, ainda que estejam no mesmo range.

Aparentemente é o tp-link que não está roteando o IPv6. Para ter certeza vc pode ligar ONU direto no pc e ver se passa no teste do IPv6

Pois é, para acessar a ONU eu tenho que ligar o pc diretamente nela e setar o ip manualmente para 192.168.1.x pois pelo roteador não encontrei nenhuma forma de fazer isso

Update sobre o IPv6: consegui fazer uma gambiarra pra nao precisar soldar a porta serial e rodei o comando omcicli mib get 84, veio uma VLAN diferente da que eu estava usando (que eu tinha pego da config que vi no painel do modem anterior).

Ai usando essa nova VLAN, o proprio painel de status da ONU ta mostrando os IPs que ela pegou, entao antes ate funcionava a internet mas nao 100%, ate o Windows esta pegando o IPv6 e dizendo que tem conexao, mas os sites ainda nao reconhecem. Inclusive a conexao WAN que antes dizia "down" agora ta "Up", por algum motivo funcionava antes e eu achei q tava tudo bem kkkk Aqui tem um print exemplificando o negocio do IPv6

Entao fica a dica: precisa rodar o omcicli mib get 84 pra pegar a VLAN real oficial. AInda vou seguir testando aqui, mas ja deu pra ver que estou no caminho certo.

Olá pessoal, bom dia!

Estou tentando trocar o meu modem F680 da LIVE Tim (instalação nova, SP), porém não estou conseguindo fazer funcionar. No tópico dedicado da Tim várias pessoas conseguiram clonando apenas o Serial Number, tentei isso e também clonando todas as outras informações e mesmo assim não funciona, alguma ideia?

HwBF1mx.png
HwBFGzQ.png
HwBFMXV.png

HwBzOYB.png
HwBzN2V.png

O F680 da Tim não me permite conectar via Telnet então boa parte das informações clonada peguei através da interface/inspecionar elemento. Estou configurando Wan como PPPoE guest/guest na VLAN 100.

Última edição:
na ONU Vsol 2.5gbe tem como usar o comando pra descobrir a vlan?

Update sobre o IPv6: consegui fazer uma gambiarra pra nao precisar soldar a porta serial e rodei o comando omcicli mib get 84, veio uma VLAN diferente da que eu estava usando (que eu tinha pego da config que vi no painel do modem anterior).

Ai usando essa nova VLAN, o proprio painel de status da ONU ta mostrando os IPs que ela pegou, entao antes ate funcionava a internet mas nao 100%, ate o Windows esta pegando o IPv6 e dizendo que tem conexao, mas os sites ainda nao reconhecem. Inclusive a conexao WAN que antes dizia "down" agora ta "Up", por algum motivo funcionava antes e eu achei q tava tudo bem kkkk Aqui tem um print exemplificando o negocio do IPv6

Entao fica a dica: precisa rodar o omcicli mib get 84 pra pegar a VLAN real oficial. AInda vou seguir testando aqui, mas ja deu pra ver que estou no caminho certo.

Aparentemente é o tp-link que não está roteando o IPv6. Para ter certeza vc pode ligar ONU direto no pc e ver se passa no teste do IPv6

Pois é, para acessar a ONU eu tenho que ligar o pc diretamente nela e setar o ip manualmente para 192.168.1.x pois pelo roteador não encontrei nenhuma forma de fazer isso
Na LAN você configura como SLAAC Stateless pois Prefix Delegation seria caso você tivesse outro router para receber o prefix e encaminhar via SLAAC para os equipamentos.

Eita, como assim?

Pode mandar pra mim.
Se a vlan está vazia, certo? Segundo o comando omcicli mib get 84
Mesmo eu tendo setado via web 600.

Aí pelo comando :

Using diag​

In telnet, enter diag utility:

diag
Then type:

l2-table get entry address valid

Todas que apareceu estão com o Vid 0

Não tem um comando desses, que seta a vlan via telnet?

Flash Command (default)​

flash set OMCI_OLT_MODE 0
flash set OMCI_FAKE_OK 0
flash set OMCI_TM_OPT 2
flash set VLAN_CFG_TYPE 0
flash set VLAN_MANU_MODE 0
flash set DIRECT_BRIDGE_MODE 1
flash set PON_MODE 1
flash set PON_VENDOR_ID GPON
flash set GPON_ONU_MODEL IGD
flash set GPON_SN GPONC6FFFFFF
flash set GPON_PLOAM_PASSWD 1234567890
flash set ELAN_MAC_ADDR 6cefc6ffffff
flash set FIBER_MODE 0
flash set DEVICE_TYPE 0
flash set OMCI_VEIP_SLOT_ID 255
flash set VS_AUTH_KEY 1CAFC40AC99B014BB013849A92942FEB
reboot

Se a vlan está vazia, certo? Segundo o comando omcicli mib get 84
Mesmo eu tendo setado via web 600.

Aí pelo comando :

Using diag​

In telnet, enter diag utility:

diag
Then type:

l2-table get entry address valid

Todas que apareceu estão com o Vid 0

Não tem um comando desses, que seta a vlan via telnet?

Flash Command (default)​

flash set OMCI_OLT_MODE 0
flash set OMCI_FAKE_OK 0
flash set OMCI_TM_OPT 2
flash set VLAN_CFG_TYPE 0
flash set VLAN_MANU_MODE 0
flash set DIRECT_BRIDGE_MODE 1
flash set PON_MODE 1
flash set PON_VENDOR_ID GPON
flash set GPON_ONU_MODEL IGD
flash set GPON_SN GPONC6FFFFFF
flash set GPON_PLOAM_PASSWD 1234567890
flash set ELAN_MAC_ADDR 6cefc6ffffff
flash set FIBER_MODE 0
flash set DEVICE_TYPE 0
flash set OMCI_VEIP_SLOT_ID 255
flash set VS_AUTH_KEY 1CAFC40AC99B014BB013849A92942FEB
reboot

Se a vlan está vazia é que a olt não te autenticou, ela que tem que fornecer a tabela pra vc. Então tem que voltar para trás e rever novamente os dados de configuração.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olá pessoal, bom dia!

Estou tentando trocar o meu modem F680 da LIVE Tim (instalação nova, SP), porém não estou conseguindo fazer funcionar. No tópico dedicado da Tim várias pessoas conseguiram clonando apenas o Serial Number, tentei isso e também clonando todas as outras informações e mesmo assim não funciona, alguma ideia?

HwBF1mx.png
HwBFGzQ.png
HwBFMXV.png

HwBzOYB.png
HwBzN2V.png

O F680 da Tim não me permite conectar via Telnet então boa parte das informações clonada peguei através da interface/inspecionar elemento. Estou configurando Wan como PPPoE guest/guest na VLAN 100.

Em CWMP Product Class coloca F680

na ONU Vsol 2.5gbe tem como usar o comando pra descobrir a vlan?

Sim, mesmo comando.

Última edição:
Se a vlan está vazia é que a olt não te autenticou, ela que tem que fornecer a tabela pra vc. Então tem que voltar para trás e rever novamente os dados de configuração.
Beleza, eu não me atentei a um detalhe.

GPON SN.
No Tp-link que estou usando eu peguei os 4 primeiros dígitos da HGU da Vivo e fiz a conversão hexadecimal, certo.
Mas no ODI eu vi que cabe apenas 12 dígitos. Mas o total que está no Tp-Link são 16.

Aí fiquei nessa dúvida, se devo então descartar os 4 primeiros?

Beleza, eu não me atentei a um detalhe.

GPON SN.
No Tp-link que estou usando eu peguei os 4 primeiros dígitos da HGU da Vivo e fiz a conversão hexadecimal, certo.
Mas no ODI eu vi que cabe apenas 12 dígitos. Mas o total que está no Tp-Link são 16.

Aí fiquei nessa dúvida, se devo então descartar os 4 primeiros?

Geralmente são 16 dígitos, você converte os 8 primeiros de hexadecimal para textou ou vice-versa, vão virar quatro letras que geralmente é o vendor ID, exemplo da Huawei:

SN: 485754439C3A1BD4
GPON SN: HWTC9C3A1BD4

Na LAN você configura como SLAAC Stateless pois Prefix Delegation seria caso você tivesse outro router para receber o prefix e encaminhar via SLAAC para os equipamentos.
boa sugestão! vou tentar aqui descobrir mais sobre. Quando vc diz "Na LAN", se refere ao TP-Link que tá ligado na ONU ou na própria ONU? Olhando nas configurações IPv6 do TP-Link não parece ter SLAAC como eu vi nas configs da ONU.

No menu onde está selecionado Prefix Delegation, além dessa opção tem também ND Proxy e Custom Prefix.

Na sessão "WAN", a opção de Get IPv6 Address tem "Auto" e "Static" apenas.

UPDATE:

Acho que entendi onde tava a treta (não sei se é exatamente isso). Na ONU eu tava com uma conexão WAN e outra Bridged, apesar de estar mandando a Bridged na porta LAN. Essa WAN estava pegando IPs v4 e v6 normalmente e o meu roteador estava usando a Bridged pra solicitar mais IPs. Olhei de relance nos endereços IPv6 atribuídos na minha máquina e vi que tava com 2 prefixos diferentes, ou seja, tava pegando o prefixo da ONU e do roteador.

Aí removi a conexão WAN da ONU e deixei só a Bridged. Reconectei o roteador e agora tá bombando certinho o IPv6, testei em dois sites diferentes e tá sucesso.
Mantive Prefix Delegation no roteador.

Muito obrigado pela ajuda @dasilvaj4 e @pirate32.

Última edição:

Em CWMP Product Class coloca F680

Sim, mesmo comando.
Alterei mas mesmo assim nada, estatísticas continuam zeradas e sem IP mesmo com status O5.

Hwccdan.png

boa sugestão! vou tentar aqui descobrir mais sobre. Quando vc diz "Na LAN", se refere ao TP-Link que tá ligado na ONU ou na própria ONU? Olhando nas configurações IPv6 do TP-Link não parece ter SLAAC como eu vi nas configs da ONU.

No menu onde está selecionado Prefix Delegation, além dessa opção tem também ND Proxy e Custom Prefix.

Na sessão "WAN", a opção de Get IPv6 Address tem "Auto" e "Static" apenas.

UPDATE:

Acho que entendi onde tava a treta (não sei se é exatamente isso). Na ONU eu tava com uma conexão WAN e outra Bridged, apesar de estar mandando a Bridged na porta LAN. Essa WAN estava pegando IPs v4 e v6 normalmente e o meu roteador estava usando a Bridged pra solicitar mais IPs. Olhei de relance nos endereços IPv6 atribuídos na minha máquina e vi que tava com 2 prefixos diferentes, ou seja, tava pegando o prefixo da ONU e do roteador.

Aí removi a conexão WAN da ONU e deixei só a Bridged. Reconectei o roteador e agora tá bombando certinho o IPv6, testei em dois sites diferentes e tá sucesso.
Mantive Prefix Delegation no roteador.

Muito obrigado pela ajuda @dasilvaj4 e @pirate32.
Isso ae, aqui eu uso só a bridged também

Acho que foi erro do meu "tutorial" pois na época eu tive que ir experimentando até dar certo, então primeiro usei a ONU como roteador também e só depois que consegui setar como bridged e deixar meu xiaomi AX6 roteando. Mas não deixei claro que eu tinha apagado a configuração antiga e deixado só a bridged

Mas enfim, que bom que funcionou

Isso ae, aqui eu uso só a bridged também

Acho que foi erro do meu "tutorial" pois na época eu tive que ir experimentando até dar certo, então primeiro usei a ONU como roteador também e só depois que consegui setar como bridged e deixar meu xiaomi AX6 roteando. Mas não deixei claro que eu tinha apagado a configuração antiga e deixado só a bridged

Mas enfim, que bom que funcionou
Agora tá show, agradeço novamente pq vc deu o caminho das pedras.

Você consultou via telnet as vlans?
Via mib get 84 ele não retorna nada, sei que a VLAN é 100 pois na página do F680 deu pra ver, mas acredito que por não mostrar nada via telnet o problema seja na autentição, certo? Parece retornar O5 pra qualquer coisa que eu coloque no serial number ou ploam, então ta difícil saber o que de fato está errado. De vez em quando nas estatísticas retorna alguns HEC errors.

Via mib get 84 ele não retorna nada, sei que a VLAN é 100 pois na página do F680 deu pra ver, mas acredito que por não mostrar nada via telnet o problema seja na autentição, certo? Parece retornar O5 pra qualquer coisa que eu coloque no serial number ou ploam, então ta difícil saber o que de fato está errado. De vez em quando nas estatísticas retorna alguns HEC errors.

Se não está retornando é pq não autenticou na OLT (fake 05), depois de autenticar na OLT ela manda as VLAN's e sim, podem ser diferentes do que as padrões da ONT da operadora. Aconteceu com a Oi, Vivo e TIM da VLAN ser diferente da original. Esse seu sinal tá horrível, tá usando cabo APC na porta UPC?

Se não está retornando é pq não autenticou na OLT (fake 05), depois de autenticar na OLT ela manda as VLAN's e sim, podem ser diferentes do que as padrões da ONT da operadora. Aconteceu com a Oi, Vivo e TIM da VLAN ser diferente da original. Esse seu sinal tá horrível, tá usando cabo APC na porta UPC?
Pior que é cabo APC na porta APC mesmo, na ONT da TIM não fica muito melhor, cravado no -25, já abri alguns chamados mas nunca resolveram e como nunca percebi problemas com a internet acabei deixando pra lá

Pior que é cabo APC na porta APC mesmo, na ONT da TIM não fica muito melhor, cravado no -25, já abri alguns chamados mas nunca resolveram e como nunca percebi problemas com a internet acabei deixando pra lá

O @vinileoni conseguiu fazer funcionar na TIM, talvez ele consiga te ajudar, ele tava com problemas tbm, mas acabou conseguindo.

Olá pessoal, dei uma lida geral no tópico todo, só gostaria de uma ajuda, minha internet vivo fibra 300Mbps em Curitiba/PR que anda bem ruim na hora de jogar, principalmente a noite quando a esposa está no Netflix, filha jogando Roblox e eu tentando jogar BFV, server gringo batendo acima de 200 de ping. Hoje tenho um roteador padrão Vivo, um Mitrastar 2471.....desses quadradão.

Minha duvida seria, se seu comprar uma Gpon Tplink Xz000 G3 e um bom roteador, será que vai melhorar?

Consigo configurar assim? Ou se eu colocar o roteador vivo em Bridge e depois um roteador, já terei ganhos? Ou não?

Obrigado.

Minha duvida seria, se seu comprar uma Gpon Tplink Xz000 G3 e um bom roteador, será que vai melhorar?
Trocar a HGU não vai trazer diferença no desempenho/latência da conexão. (Principalmente em links abaixo de gigabit.)

O que recomendo você fazer é colocar o roteador da Vivo em bridge e utilizar o seu próprio roteador/firewall com QoS.

Geralmente são 16 dígitos, você converte os 8 primeiros de hexadecimal para textou ou vice-versa, vão virar quatro letras que geralmente é o vendor ID, exemplo da Huawei:

SN: 485754439C3A1BD4
GPON SN: HWTC9C3A1BD4
Era o que estava errado.
Fiz confusão por causa do Tp link que uso.

Deu certo a vlan é reconhecida com o comando.

O Gpon está no Mikrotik.
Se deixar a vlan no stick em 600 ele faz a conexão no MK, porém não pega ip.
Se colocar a vlan transparent e setar a 600 no MK ele fica com o status conectando e não sai disso.

Alguém sabe como posso redirecionar essa porta SFP1 do MK para um outro roteador? Para autenticar?

Era o que estava errado.
Fiz confusão por causa do Tp link que uso.

Deu certo a vlan é reconhecida com o comando.

O Gpon está no Mikrotik.
Se deixar a vlan no stick em 600 ele faz a conexão no MK, porém não pega ip.
Se colocar a vlan transparent e setar a 600 no MK ele fica com o status conectando e não sai disso.

Alguém sabe como posso redirecionar essa porta SFP1 do MK para um outro roteador? Para autenticar?

Qual é a resposta do comando da vlan?

Users who are viewing this thread

Voltar