Seria interessante você dar um passo a passo para os colegas que possuem provedores locais.
Quais dados foram necessários para funcionar e etc
Informações que enriquecem o tópico pois temos poucos que fizeram isso fora das grandes operadoras.
Desculpe por não ter oferecido os dados antes.
De início eu bati muito a cabeça pois esquecia direto de reiniciar após realizar as modificações OMCI. (Burrice minha.)
E A VSOL NÃO INICIALIZA SEM TER A FIBRA CONECTADA. (WTF!)
Primeiramente eu clonei tudo que consegui, o GPON Password, Versão de Hardware, HW Model, SW Version, etc. (Todas as informações que consegui configurar na página OMCI da Vsol foram populadas pelos dados da HG8245G.
Mas acredito que apenas o GPON password era necessário para pegar O5.
O difícil foi que o provedor se recusou a oferecer a senha do Huawei (Nem no plano corporativo que eu paguei por 2 anos para ter um IP Fixo eles não liberavam acesso ao Huawei).
O único jeito de acessar foi resetando mesmo. (Retirei a fibra e fiz o procedimento de reset.)
Outra coisa é que o provedor usa PPPoE, e obviamente eles (pelo menos isso) me passaram a senha para eu autenticar no meu Firewall após terem colocado em bridge alguns anos atrás.
Então com isso não tive que "caçar" as informações para conseguir autenticar no PPPoE.
Após pegar O5, conferi as VLAN's disponíveis e fui uma por uma para descobri qual era a VLAN da conexão PPPoE. (Na qual era a VLAN 1480.)
Pra agilizar o processo eu fiquei autenticado o PPPoE direto pela Vsol, demorou em média 1 minuto para achar a VLAN correta.
O engraçado é que tinha 7 VLAN's diferentes. a unica que reconheci fora a da conexão PPPoE (1480) foi a (1499) que estão usando para TR069.
Já as outras, só deus sabe porque estão lá. Na hora eu queria ver se conseguia pegar pelo menos endereço DHCP em alguma delas, MAS.... Sei lá por que deu um medo de ficar fuçando em local que não devia então deixei quieto.
Se precisar de mais alguma info é só pedir.